O diário do azeite, ou como lhe chamam no Dragão, o “Dragões Diário”, prossegue hoje a sua tentativa de reescrever a história do futebol português e deste campeonato.
Querer comparar qualquer situação que envolva os jogos do Sport Lisboa e Benfica com tudo o que se passa no futebol português desde o final dos anos 80 e que foi exposto publicamente com o processo Apito Dourado é mais que desonesto: é querer apelidar todos os adeptos de futebol de acéfalos e ignorantes. Ou seja, é querer que todos os adeptos de futebol sejam intelectualmente diminuídos como a maioria dos adeptos do FCP são.
Quer gostem quer não, a maioria dos adeptos do FCP nega o Apito Dourado e os factos nele contidos. Eu conheço alguns adeptos do FCP com quem se pode conversar. São é poucos.
De resto, são gente tipo Rui Moreira: facciosos, cegos e em alguns casos muito mentirosos.
Por isso, o diário do azeite é muito apropriado para quem vive um clube que tem mais de metade do seu palmarés ganho com métodos duvidosos.
Apropriado para um clube que forjou a data da sua fundação, para um clube que teve na sua génese um homem sério como era Monteiro da Costa, para um clube que inclusive inventou uma conversa entre Monteiro da Costa e Nicolau d’Almeida para justificar a ligação entre um grupo referenciado em 1893 e o clube fundado em 1906 por Monteiro da Costa.
Curioso é que os atrasados mentais(sim, só podem ser isto) que defendem que o FCP nasceu em 1893não têm provas documentais de nada disto.
Curioso é que na lápide de Monteiro da Costa consta que foi: “O FUNDADOR DO FC PORTO; PRIMEIRO PRESIDENTE DO FC PORTO E PIONEIRO DO DESPORTO NORTENHO”!
Curioso é que todas as publicações do FCP até finais dos anos 80 afirmavam o ano de 1906 como o ano da fundação do FCP, com a devida celebração anual.
Curioso que a tal data de 1893 seja baseada APENAS numa notícia de jornal que não especifica sequer em que data tinha sido “fundado” o tal clube. E a mesma notícia foi tão importante e tão celebrada no Porto que…nunca saíu em qualquer jornal da cidade!
Actividades do tal “clube” desta a data da edição do jornal, quer dizer, da data de fundação? Zero!
De 1893 até 1906…zero!!
O tal jogo que é jogado em 1894 foi, não com o tal “Football-Club do Porto”, mas entre uma selecção de jogadores de Lisboa e do Porto, não havendo qualquer referência em todas as notícias da imprensa QUALQUER REFERÊNCIA ao suposto clube.
Outra prova da mentira que é a nova data de fundação do FCP é que, o tal senhor Nicolau d’Almeida, não consta na lista dos 100 sócios fundadores do FCP!
Então este senhor é a génese do clube, que tinha sido presidente e tudo mais, supostamente conversa até com Monteiro da Costa, mas até falecer em 1948 nunca foi sócio do seu próprio clube?
Aceita que entre 1911 e 1948(ano da sua morte) o FCP homenageie Monteiro da Costa como seu fundador e nunca corrige o erro?
Nem os seus familiares, até Pinto da Costa inventar esta, quiseram reivindicar a fundação do clube para o seu ascendente?
Então Nicolau d’Almeida que vivia no Porto nunca quis saber do clube que fundou?
Então jornais desportivos nacionais, publicações do FCP, até folhas timbradas da direcção do FCP, vincavam 1906 como ano da fundação e de repente sai 1893 da cartola?
Por isso é que o diário do azeite, ou “Dragões Diários”, terá a credibilidade que merece: zero.
Ao contrário do Sport Lisboa e Benfica, Sporting Club de Portugal, Clube de futebol “Os Belenenses” e outros tantos clubes com história transparente por todo o país, este FC Porto é um clube de mentirosos, que vivem da trapaça e da falsidade para se tentarem perpetuar.
Esta é a verdadeira razão que, apesar dos tais muitos troféus dos últimos anos, o FC Porto tem apenas pouco mais que um milhão de adeptos em Portugal(conforme o próprio patrocinador do FCP afirmou recentemente).
Ninguém, exceptuando os próprios, gosta de viver de mentiras e de métodos trapaceiros e desonestos.
Serão sempre um clube regional, o que tem mais adeptos em Gondomar, mas sempre os terceiros ou pior no resto do país e do mundo.
A mentira não compensa.
(Obrigado ao Alberto Miguéns e ao seu blogue por toda a documentação e textos que desmontaram a mentira que é 1893 e nos quais me baseiei.)