O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Vêm aí os jogos decisivos.

. 51 comentários

O campeonato nacional está numa fase decisiva para o apuramento de quem será o campeão nacional.

Face ao que se passou nas últimas jornadas, estou convencido de que a decisão será mesmo a dois, entre Sporting e Benfica.

Do lado do nosso clube, temos pontuado em todos os campos, mesmo naquelas saídas com maior grau (teórico) de dificuldade.

Temos um ponta de lança em grande forma, Mitroglou, que tem marcado em praticamente todos os jogos.

Temos também Jonas que em conjunto com o grego vai também marcando vários golos e contribuindo para as vitórias. (Isto apesar de a minha opinião sobre o brasileiro ser a mesma de sempre).

Temos um miúdo que joga como gente grande, Renato Sanches, e o possível regresso de Lisandro para fazer dupla com Lindelof poderá trazer à defesa outra estabilidade.

Menos bom é o facto de Gaitan estar a ressentir-se do cansaço e da lesão recente, o que lhe retirou brilhantismo nos últimos jogos.

Também o facto de termos perdido todos os clássicos e derbys esta temporada é algo negativo, visto que o embate decisivo será em Alvalade com o Sporting.

Mas isso poderá até ser algo que joga a nosso favor. Porquê?

Jorge Jesus demonstra um grande nervosismo, já visto tantas vezes antes nos 6 anos que passou na Luz. Não chegando estar fora de praticamente todas as restantes competições, o Sporting de Jorge Jesus já não demonstra a mesma frescura da primeira parte da temporada, o que é também uma marca das equipas de Jesus, e parece sentir muito uma Slimani-dependência.

Sabendo que Jorge Jesus vai jogar a medo contra o Benfica pois é o seu ADN nos jogos decisivos, o embate de Alvalade será um jogo completamente diferente dos anteriores derbys desta temporada.  

Rui Vitória, se preparar o jogo e os jogadores para um Sporting mais fechado e medroso, poderá jogar com esse handicap de Jorge Jesus. O nosso treinador que veja o jogo Benfica-Porto da temporada passada. Aposto que JJ vai jogar da mesma forma, ou seja, para o empate.

Rui Vitória já tem uma certeza: não pode ir a Alvalade em busca de menos que os 3 pontos.

Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

51 comentários

  1. Pressinto que vamos a Alvalixo em igualdade pontual.

    ResponderEliminar
  2. os jogos decisivos já aconteceram na Luz contra os rivais. Esses 6 pontos devem custar o campeonato no final.

    ResponderEliminar
  3. Creio que estas enganado! O FCP tem ainda nao está fora da corrida basta ganhar ao Sportem já depois do Benfica perder com o mesmo sportem para estarem os 3 na corrida. Nao estou a ver o Benfica com pernas e conpetencia para trazer a vitoria de Alvalixo que tem de facto melhor registo tatico que o Benfica.Estas muito optimista mas pouco realista!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acredito mais na aproximação do Braga ao puerto, do que destes ao Benfica e zbording.
      O porto é, na actualidade, uma equipa mediana. E é por isso que a derrota com eles na Luz ainda hoje me custa a digerir.

      Eliminar
    2. De acordo com o Kljhklj.

      Eliminar
    3. Francisco Tavares23/2/16 18:29


      Pois, são medianos mas deram duas enrabadelas.

      Eliminar
    4. Não bebas mais que isso faz-te mal
      O braga aproximar-se do Porto??
      O Braga está em três taças, já não sai do quarto lugar, vai começar a largar o campeonato.
      O Porto vai a 3 do Benfica, e 6 do Sporting, basta o Sporting vencer o Benfica e escorregar, que ficam os 3 ali agarradinhos.

      PS: na última visita à Luz o Jesus também estava nervoso, e na recepção ao Porto estava borrado de medo... sério, deixem de dar atenção ao que dizem o Guerra e o Gomes da Silva.

      Eliminar
  4. O jogo com o porto na Luz é que era decisivo e Rui Vitória falhou em toda a linha.
    Ainda que ganhasse ao sporting, pode não ser suficiente, e se empatar ou perder pode ficar em terceiro.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tem que ganhar. Mas não acredito que o FCP seja uma ameaça.

      Eliminar
  5. Importante mesmo será vencer U.Madeira, nada de subestimar estas equipas que só por acaso já nos tiraram pontos !!! Agora uma coisa é certa, vamos ter de arriscar muito neste jogo devido ao ciclo que iremos ter a seguir, que será preponderante! Arriscar não é subestimar !!!

    Júlio César

    Nélson Semedo
    Lindelof
    Lisandro
    Grimaldo ou Sílvio

    Samaris
    Pizzi

    Gaitan
    Gonçalo Guedes ou Carcela

    Jonas
    Raul Jimenez

    Acredito que o Sporting não passará em Guimarães na próxima jornada, a ver vamos, vamos primeiro vencer o nosso difícil jogo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. a hipótese do sporting perder em Guimarães é elevadíssima!

      Eliminar
  6. Santo Tirso23/2/16 15:30

    Não há dúvida que o jogo do SCP em Guimarães em caso de não vitória pode por o campeonato ao rubro pois um empate em Alvalade já servia as aspirações do Benfica. As más decisões das equipas de arbitragem podem interferir nos resultados finais dos jogos e isso vai alimentar esta guerrilha. O SCP e o FCP não têm margem de erro por vários motivos e o SLB tem um lastro por ter ganho os últimos campeonatos.
    O que se passa com o Departamento médico do Benfica? Julgo que na próxima época deve ser feita uma reflexão sobre o tempo que alguns jogadores têm de estaleiro e quando regressam logo tem recaída.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não fales do departamento médico que ainda és acusado de estar a inventar....

      Eliminar
    2. Tem toda razão em estar a falar no departamento médico, todos nós temos olhos na cara. Tem sido avassalador, temos sorte pq temos alternativas fortíssimas no banco.

      Nota: não acredito que o duelo de treinadores faça diferença no Sporting-Benfica, faria diferença era termos os nossos melhores jogadores em boa forma, o que dificilmente vai acontecer, acredito que o resultado seja mais uma vez (como aconteceu com o porto) fruto da sorte, pode ou não pender para o nosso lado.
      Apesar de gostar dele, o Rui Vitoria, não sabe moralizar nem transformar os jogadores, para esse tipo de jogos.

      O campeonato vai-se decidir nesse jogo.

      Resta ter esperança.

      Eliminar
  7. Wishful thinking como sempre...
    Espera pelos mind games do JJ e verás o teu treinador a borrar-se todo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As aragens do alvalixo devem mesmo ser potenciadoras do intelecto. Quais mind games?? Que eu me lembre, e não foi há tanto tempo assim, nos jogos decisivos do JJ quem se borrava toda era a sua equipa. O jj sempre foi um falo barato que, a maior parte das vezes, nem consegue traduzir em palavras aquilo que pensa. Sempre foi assim. Este ano, porque já nos ganhou 3 vezes, todas essas balelas foram promovidas a mind games. Caso o Benfica obtenha um bom resultado em alvalidl ninguém se vai lembrar de falar nos mind games do filósofo do lumiar.

      Eliminar
  8. Não concordo (claro :)), penso que devemos ir preparados sim, mas não a pensar como JJ vai jogar. É exactamente o erro que JJ fazia. Tinha equipa claramente superior e cada vez caiamos porque ele tinha medo e inventava na ultima da hora.
    Preparados mas sem pensar em JJ. Nem ele sabe ainda o que vai inventar para o jogo.
    O que nos tem faltado nos derbis é confiança em nos.

    E PLURIBUS UNUM

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Confiança durante todo o jogo. É fundamental.

      Eliminar
  9. Vencer em Alvalade é não só possível, mas provável, mas requer estudo, estratégia, inteligência, "requer" um meio campo reforçado, algo que Zenit também requer... 4.3.3 ... fejsa, samaris e renato... salvio/pizzi, Jonas/mitroglou, Gaitan/carcela... just an idea... no entanto acredito que a dupla de centrais será Lisandro e Jardel, julgo que é mais seguro... pessoalmente acredito que noutro contexto ou mais lá para o fim o Benfica estabilize em... Júlio, Nelson, Luisão, Lisandro, Grimaldo, Salvio/pizzi, Samaris/Fejsa, Renato, gaitan (Carcela), JOnas e Mitroglou/Jimenez...
    Temos que saber se Grimaldo é solução valiosa para se "não renovar com Eliseu e Silvio", dois excelentes atletas mas que me parece poderem ser dispensados.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Até agora Grimaldo equivale a zero. Veremos se vai aparecer.

      Eliminar
    2. O pouco que vi dele gostei imenso! É claro que a exigência era baixissima! Veremos...

      Eliminar
    3. Do pouco que eu vi,não desgostei.

      Eliminar
    4. Grimaldo ainda não teve oportunidades, mas já vi alguns pormenores. Cruza muito bem, algo que hoje em dia é difícil ver em muitos dos principais campeonatos europeus (como é possível!!!)é jovem tem muita margem de progressão, ira ser sem duvida um grande jogador.

      O Rui Vitoria, dificilmente foge ao seu modelo táctico, acho o principal defeito dele, e o Benfica com isso fica muito vulnerável no meio campo, visto que na maior parte dos jogos fica sempre em desvantagem numérica no miolo do terreno.

      O Benfica devia jogar com o bloco compacto, todos a pressionarem em sintonia, mas com o passar dos minutos, o Mitroglou (bom ponta de lança) não tem capacidade para defender (não é como o lima)dos anos anteriores. Devido a isso, muitas das vezes o que vemos é o jogo partido ao meio.

      Outra nota que deixo é os laterais deveriam apertar os extremos e nao deviam dar tanto espaço para cruzamentos.

      Para finalizar e algo muito importante, para mim o fejsa é muito melhor que o samaris, dá outro nível de segurança, muitas das vezes vejo o samaris na zona do central em vez de estar a frente dos mesmos (é um apontamento pessoal)

      Eliminar
    5. Qual é realmente o teu nível de treinador? E qual é o clube que treinas? Só pra malta ficar a saber.

      Eliminar
    6. ó anónimo das 22.12h tenho a certeza que não falas de religião, politica, economia, da geoestratégia dos estados unidos, rússia e china, etc etc, não tens mestrado, logo não podes mandar uns bitaites inúteis (até porque o que escrevi é duma enormidade brutal, duma incoerência atroz..) ... fico fodido com argumentos de merda... mas não vivemos numa democracia caralho???, não se podem mandar uns bitaites só para estarmos na treta... foda-seeeeeee!!!!!!!!!! Digam que as minhas ideias são de merda e porquê que isso ainda aceito agora esta conversa para inibir a livre expressão... vai viver prá Coreia do Norte pá!

      Eliminar
  10. E sobre o Salvio, Shadows? Não tem mesmo mais nada a dizer? Primeiro vem com difamações e acusações reles, depois como ele jogou no jogo seguinte enfia a viola ao saco e assobia para o lado?

    Ficava-lhe bem um "mea culpa", mas seria pedir muito.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda noutro post o disse. Mantenho tudo o que afirmei. O Salvio jogou menos de 20 minutos e apresentou zero de futebol. Além de que não faz uma arrancada, um pique de bola. Nada.
      Estás a ver o Gaitan? É o que dá forçar os jogadores entrarem sem as lesões resolvidas.
      Não sei se achas que aqui vamos buscar as informações à mercearia mas garanto-te que não.
      Abraços!

      Eliminar
    2. Saber que têm inside information sobre este assunto do salvio deixa-me realmente apreensivo, não é natural essas dores "insuportáveis" que referiste, resta saber se eram por exemplo musculares, sendo musculares existe alguma razão cientifica, digamos assim... quero acreditar que tudo vai correr bem! Ele merece!

      Eliminar
    3. Foi um risco muito grande e ainda por cima num jogo de máxima exigência.

      Eliminar
    4. Concordo, o Salvio (já foi de longe o melhor do Benfica)e por isso merece todo o nosso respeito, mas neste momento ainda não tem capacidades, talvez daqui a 1 mes, mes e meio. Neste momento temos alternativas melhores.

      Eliminar
    5. Aqui há contacto directo com o departamento médico do Benfica que lhes passam as informações que precisam para manter os benfiquistas sem informados.
      #aquinãohásegredosmédicos
      #estátudomuitobemorganizado.

      Eliminar
    6. moleculas, à conta das inside informations ainda estamos hoje à espera das trutas. não acredito nem por um instante. e sombras, pensei que já tínhamos percebido que esses "menos de 20 minutos" são bem mais próximos dos 25

      Eliminar
  11. Ao contrário do autor do post, sou da opinião que qualquer um dos 3 grandes pode ainda ser campeão e a liga vai ser disputada até à penúltima ou mesmo última jornada.

    O único cenário para que isso não aconteça é mesmo o cenário do Sporting conseguir vencer em Guimarães/Benfica/Estoril. Se isso acontecer o Sporting sai deste ciclo dificil para a liga com, pelo menos, 7 pontos de vantagem para o 2º lugar (atendendo aos critérios de desempate - confronto direto). Em 8 jogos (mesmo contando com Dragão e Braga) é pouco crível que o Sporting perca tal vantagem (até porque é expectável que nem Porto nem Benfica consigam o pleno nas últimas 10 jornadas - ainda que possível) e uma diferença pontual dessa ordem cria sempre muita confiança em quem vai em 1º e "desmotivação" e pressão extra em quem segue na perseguição.

    Se o Sporting não conseguir vencer em Guimarães estou em crer que o derby não é decisivo qualquer que seja o resultado da mesma forma que não será se o Benfica vencer o derby mesmo que o Sporting tenha vencido em Guimarães.

    Resumidamente, o campeonato vai ser muito disputado até ao final salvo se o Sporting conseguir vencer os próximos 3 jogos.

    cumps

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo plenamente, o Porte terá sempre uma palavra a dizer. O Sporting ira ter um jogo difícil com Guimaraes, mas eles também o sabem e vão fazer todo para o ganhar, resta saber como ira correr. Se o Benfica ganhar ao Sporting é bom que o Porto ainda esteja na luta pelo titulo. Pois o campeonato pode-se decidir nesse jogo (grande jogo de xadrez)

      Quem irá Ganhar???

      Eliminar
  12. Então mas por aqui já só pensam no jogo com o Sporting? Lembrem-se que antes vão ter um jogo com o União da Madeira.

    No Sporting vs Benfica vai-se decidir (talvez em 50%) a questão do título caso o Sporting seja o vencedor desse jogo e caso o Sporting tenha ganho em Guimarães.

    Caso o Sporting não ganhe em Guimarães, parece-me que nada ficará decidido no derby seja qual for o resultado.

    Mas é melhor vocês não andarem a pensar que vão a Alvalade e que conseguem vencer com toda a facilidade... Nós vamos ser muitos leões a apoiar a nossa equipa e a desejar dar um passo rumo à conquista de um título que nos foge há vários anos!

    Padrinho Godinho Lopes

    ResponderEliminar
  13. A fase decisiva já vem desde o jogo do Porto.
    Foi o que se viu, sinceramente já não acredito muito neste campeonato pois não vejo uma vitória em Alvalade.

    ResponderEliminar
  14. Quando faltam 11 Jornadas, há 3 momentos decisivos para as decisões do Campeonato :

    1 O derby em Alvalade, só a vitória interessa a ambos, e o empate por parte do Sporting pode ser um resultado menos mau, já para o Benfica o empate não será um resultado positivo, só a vitória interessa, e por razões várias, incluindo a questão mental!

    2 O Sporting e FC Porto cairem na L Europa cenário mais que provavel esta semana, e o Benfica mais bem posicionado para continuar na Champions. A longevidade Europeia pode ser decisiva!

    3 Abril poderá ser o mês de todas as decisões nas contas do título, mas tambem do Vice e 3º classificado, pormenor importante devido à Champions proxima Edição, o 3º classificado Português terá de cumprir duas pre eliminatórias para atingir Grupos Champions em ano de Europeu, jogadores chegam mais tarde de ferias!

    Agora entroncando, na Champions, e no calendário do Benfica em Abril, caso supere o Zenit :

    02 Abril Braga casa!
    05/06 Abril L Campeões quartos 1ª mão ?
    10 Abril Académica fora
    12/13 Abril L Campeoes quartos 2ª mao ?
    17 Abril V Setubal casa
    20 Abril Braga casa (meia final da T Liga, a unica data disponivel, e já alinhavada, pelo calendário Europeu do Braga)!
    24 Abril Rio Ave fora
    30 Abril V Guimaraes casa!

    Isto é, o Benfica se estiver nos uartos final da Champions, terá em Abril 8 jogos, 3 deles a meio da semana, e com uma enorme carga competitiva. Se Sporting e Porto forem esta semana eliminados na Europa, não terão esta carga competitiva em Abril, com 9 meses de competição nas pernas, e quando o desgaste fisico e mental mais se acentua.

    Duarte Borges Coutinho

    ResponderEliminar
  15. benfiquista de gaia23/2/16 18:34

    nao chego a perceber essa do lisandro para fazer dupla com lindelof....e o jardel e fraco?????por amor de deus..estabilidade a defesa??? no meu entender e muito simples ..bastava ir buscar de borla o guardaredes ao moreirense..como e possivel toda a gente se calar em relaçao ao golo do paços??? acham normal??? quantos frangos presisa para encher a capoeira ??? alguem me responda.....NOTA FINAL::: nao existe um portista ou um sportinguista que nao goste do julio cesar....todos eles gostam e com muita razao....

    ResponderEliminar
  16. Luz de STOP ao pior pivô da TVI, vai para o PORTO CANAL ou para a Sporting TV, si! Sousa Martins, permitiu ontem um voltar ao tempo das FP25 ABRIL. Nada contra o SCP, instituição, mas que m*** tenham noção do ridículo, Sousa Martins não passa de um muito mau profissional.

    Xeque rede

    ResponderEliminar
  17. Quem quer aprender um pouco de futebol que veja o Juventus Bayern. O que faz Guardiola não se explica. Em Turim, com Robben praticamente a ala direito. É incrível. É como ver a atuação de um grande ator num filme. Não há pai para Guardi. Mesmo que perca este jogo, a filosofia é de arrepiar.

    ResponderEliminar
  18. Parei de ler quando referes que a entrada do Lisandro com a saída do Jardel traz mais estabilidade à defesa.


    Ass. Labreca

    ResponderEliminar
  19. Vou jogar mais um pouco de FM para copiar isto do Guardiola. Este golo do Robben é mais uma pintura de equipa.

    ResponderEliminar
  20. Boa noite!

    Passem pelo meu blogue e leiam o meu artigo sobre Renato Sanches e porque o considero a fibra do meio-campo encarnado

    http://davidjosepereira.blogspot.pt/2016/02/renato-sanches-fibra-do-meio-campo.html

    Depois deixem o vosso feedback, é importante para um debate saudável sobre o tema.


    Abraço

    ResponderEliminar
  21. "Jorge Jesus demonstra um grande nervosismo"

    Bem pelo contrário. Se há coisa que JJ não tem de estar é nervoso, até porque este ano já arrumou o Ferrari mal kitado em duas ocasiões. E a guiar um Mini...

    "Rui Vitória já tem uma certeza: não pode ir a Alvalade em busca de menos que os 3 pontos."

    Isto sim, é de ficar nervoso...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cala-te JotaPê lagartão porque ninguem te leva a sério. És um infiltrado. Preocupa-te com o teu clube. Sabes dizer se o teu presidente já retirou o carro imobilizado das garagens do clube? Informa aí como está o caso dos depósitos na Madeira. Se fossem depósitos feitos pelo Benfica já os Inácios, o Brilhantinas e o Nalgas tinham pedido a descida de divisão e sairiam comunicados de manhã à tarde e à noite. E o Tonel que é feito dele??? ainda joga futebol. Podes dizer alguma coisa sobre isso??? Olha adianta aí o que podes informar sobre a Doyen. Já pagaram ??? ou não pagaram ao estilo doyen a quem doer??? e se pagaram onde foram buscar o dinheiro??? O que pensas tu sobre o grande aumento de ordenado do teu presidente??? concordas?? Achas bem teres tido um presidente que disse que tinha pago a àrbitros para favorecerem o teu clube??? então que clube é o teu??? Essa é que era a vossa verdade desportiva. E já agora adianta aí a tua opinião sobre o caso do chinês. Aquela cena de arbitros terem ido com o teu clube à China com fatinho e tudo do teu clube, cumprindo melhor do que o Marco. Podes dar informações sobre uma certa dupla de centrais que pareciam uma cesta rota? Caso Manaca o que pensas tu sobre isso??? e já agora essa cena da pistola em punho num intervalo nas cabinas dos árbitros parece-te bem, ou achas que colocava em causa a verdade desportiva. E que sabes dizer sobre o Manaca?. qual a tua opinião sobre o teu clube durante mais de 4 anos não ter sido punido com uma grande penalidade??? repito porque podes não ter prestado bem atenção. mais de 4 anos 4. Que dizes??? e para não cansar por agora que verdade desportiva é a vossa quando queriam um penalti num corte de cabeça limpinho????Essa verdade desportiva muito vossa à viscondes parece-te bem??? e o que tu pensas do teu clube nunca ter atingido uma só final da liga dos campeões??? achas que quando dizem que são a maior potência desportiva estão a ser sérios ou é só basófia??? Maior potência desportiva ??? repara o que apareceu na net: """Se eu não vencesse um campeonato nacional ...• há 13 anos, em futebol ...
      • há 33 anos, em basquetebol ...• há 27 anos, em hóquei em patins ......• há 21 anos, em voleibol ...
      • há 18 anos, em corta-mato ...• há 9 anos, em andebol ...• há 5 anos, em atletismo de pista ...
      • há 4 anos, em atletismo em pista coberta ...• há 3 anos, em corta-mato curto ...
      • há 3 anos, em ténis de mesa ...• há 1 ano, em futsal ...... não teria lata para afirmar
      "... queremos manter estatuto de maior potência desportiva nacional"!!!"" concordas ou tambem insistes na ideia peregrina da maior potência desportiva???. Confessa aqui para nós que realmente são a maior potência NA INVEJA E ÓDIO AO HEPTA FINALISTA DA LIGA DOS CAMPEÕES DE SEU NOME BENFICA ?????????????????

      EHEHEHHEHEHEHEHEHEHEHEHEHE CRESCE E APARECE Ò INFILTRADÃO

      Eliminar
  22. Acho que o problema do benfica nos últimos clássicos são o André Almeida que sempre que joga com o fcp e scp joga muito repremido ou com medo e isso
    Resulta de varios golos ou perigos eminentes na sua ala e o samaris que também nesses jogos não aparece nem a defender nem com a apoiar no ataque ,os
    Passes vão todos para a bancada e os remates vão sempre para as nuvens e finalmente o pizzi sempre que ele joga com essas equipas não consegue fazer bem o papel de extremo e muitas das vezes perde a bola no meio campo e resulta em contra ataques por por isso no jogo do Sporting recomendo a por o Nelson Semedo no lugar do andre almeida
    , talisca no lugar do samaris pq o fedja ainda esta lesionado e no lugar do pizzi por o carcela ou o Gonçalo guedes.

    Mitroglou jonas

    Gaitan G.Guedes
    Ou ou
    Carcela carcela

    R.sanches talisca

    Eliseu N.Semedo
    Jardel lindelof

    J.cesar

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking