O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

A maldição.

. 33 comentários

O texto seguinte foi remetido pela benfiquista Carolina, 22 anos, de Coimbra.

Obrigado por partilhares o que te vai na alma!

"Os jogos do Benfica são inevitavelmente um momento que marca o dia de todos nós. Marcam ainda mais quando temos a oportunidade de rumar aos estádios espalhados por Portugal, para acompanhar e apoiar bem de perto os nossos jogadores. 

O SLBenfica, como Maior clube de Portugal e um dos Maiores do Mundo, angaria sócios, adeptos e simpatizantes por todos os cantos do nosso País. E, eu, sendo de Coimbra não consigo marcar presença em todos os jogos do nosso clube. Contudo, considero que sou sócia assídua para quem tem que fazer cerca de 500 km sempre que quer ir à nossa catedral.

Esta época será sempre recordada por uma série de factores que mudaram o paradigma do nosso querido clube: mudança de treinador, aposta nos nossos jovens e redução do nosso passivo. Contudo, para mim, será também recordada pela "Maldição".

Em 5 jogos vistos esta época, não consegui ver o SLBenfica ganhar um que fosse....PIOR!!!...nem um empate vi. A rever: logo no início da época rumei ao Estádio Municipal de Aveiro, onde o Futebol Clube de Arouca ganhou por 1-0, com um golo apontado nos minutos iniciais. Seguiram-se os jogos no Dragão (1-0), na Luz contra o scp (0-3) e a presença na noite europeia contra o Atl.Madrid (1-2).

Porém, nenhum destes jogos, com excepção à recepção aos lagartos - em que fomos humilhados com um caseiro 0-3 - me desanimou...Ou por ser início de época e querer desculpar esse mesmo novo paradigma implementado na Luz, exigindo a cada um de nós uma paciência acrescida (nenhum Benfiquista está habituado a desculpar e perdoar derrotas), ou por estarmos a jogar com equipas de elite europeia que há dois anos lutavam pela conquista do troféu mais desejado a nível de clubes, ali mesmo, na nossa catedral. 

Contudo, chegou o momento do tão esperado SLBenfica-porto. Um jogo, que poderia e deveria afastar o colectivo do norte da luta pelo Campeonato. Seria a golpada final a um inimigo que já nos fez tão mal, ali mesmo, em nossa casa, com um estádio vestido a rigor, afastando definitivamente tal tripeirada de um título que lhes foge, pode fazer esta época, três anos. O desfecho já todos sabemos qual foi...somando assim mais uma derrota ao meu historial deste ano. E mais do que a normal tristeza e desilusão sentida, surgiu um novo sentimento, talvez ainda pior...Preocupação!

À entrada do último terço do campeonato, perder pontos torna-se cada vez menos aceitável se queremos lutar pelo tão ambicionado TRI.

Ai...como queremos este título, muito mais do que outro qualquer, quando já estivemos a 8 de desvantagem e fomos os principais alvos de chacota dos nossos rivais e imprensa nacional...

A minha preocupação aparece também quando penso que o milagre da perda de pontos dos nossos rivais directos não acontecerá outra vez....pelo menos, não é normal que isso aconteça..claro que pode acontecer, mas não é expectável que assim seja, até porque à medida que o campeonato for avançando, haverá menos jogos para que tal se suceda.

E olhando para o calendário que se avizinha, vemos-nos obrigados a ganhar em Alvalade..tarefa nada fácil, para não dizer muito complicada, quando ainda não ganhámos a nenhum dos grandes e quando vamos com 3 pontos de desvantagem, podendo ficar a 6 e quiçá arredados de forma definitiva do nosso tão ambicionado 35.

Claro que o scp tem teoricamente um calendário muito adverso, mas se há coisa que nenhum benfiquista deseja é depender de outros para conseguir os seus objectivos. Impera vencer!!!

E se para vencer, seja necessário não sair de casa para apoiar o nosso SLBenfica, que assim seja. Ficarei trancada em casa...a ver tão nobre Instituição triunfar!"

Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

33 comentários

  1. Muito bom! Lúcido e cheio de emoção e razoabilidade.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Elias Freitas17/2/16 16:56


      Incrível, já saímos mesmo da austeridade, 500km para ver o Benfica quando se pode ver os jogos numa tv ou pc perto de si.

      Carrega LFV, podes começar a gastar no reforço do plantel.

      Eliminar
    2. Alguma vês viste um jogo ao vivo, sobretudo no estádio da Luz (se quiseres Alvalade ou Antas)? bem me perecia que não!!!

      Eliminar
  2. Uma grande chapelada para a indefectível Carolina!

    Mas no Universo Benfiquista há milhoes de Carolinas, de Zés e Maneis e que infelizmente mereciam mais, bem mais, porque a História Gloriosa do Sport Lisboa e Benfica foi construida com vitórias, gordas, constantes, consistentes, retumbantes, cá dentro, e lá fora e hoje meus amigos?

    A Carolina tem 22 anos, e eu pergunto, quantos Campeonatos e Taças de Portugal festejou e vivenciou a Carolina? Pois é, uma pobreza franciscana : 4 Campeonatos, e 3 T Portugal, nas viu o seu Clube em duas Tças Europeias a combater a tal Maldição ...

    Mas a Carolina não desiste, e incredula, muito provavelmente assistiu à saída do Treinador que conquistou 3 Campeonatos, 1 T Portugal, e que devolveu o Glorioso Sport Lisboa e Benfica às Finais Europeias, e hoje assiste impavida às vitórias desse extraordinário Treinador no nosso Clube rival, e eu pergunto, por incompetencia de quem? Quem o escorraçou do Benfica, para provar a competencia da putativa estrutura? Alguém ainda acredita no Tri perante os 3 derbys e 2 classicos anteriores perdidos? Alguem acredita num modesto empate em Alvalade? Alguem acredita que o mediocre Treinador mas eloquente Prof Rui, conseguirá vencer em Alvalade o iletrado/boçal mas excelente Treinador Jesus?

    É verdade, a Carolina, e as Carolinas mereciam um Presidente verdadeiramente Benfiquista, e não o "homem da inteira confiança do Senhor Pinto da Costa..." ou um sócio tricolor, que não há muito tempo oferecia Decos a Clubes rivais!

    Duarte Borges Coutinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Defender um treinador que foi embora porque não aceitava 5 jogadores da formação no plantel??? Ainda bem que foi embora...
      Até parece que o SCP está muito afastado de Benfica ou não teve fracassos ou está a jogar melhor...

      Mais um pormenor: desde que JJ está no SCP já comprou 15 ou 16 jogadores, alguns já têm guia de marcha (e ainda há quem duvide de que era o responsável pelos jogadores que entravam no Benfica)

      Eliminar
    2. Nao me interpretou bem, eu defendo o Prof Rui porque irá lançar muitos jovens da Formação, e está com pé e meio nos quartos da Champions, coisa que o Artur Jorge tambem alcançou em 1995!

      Quantos Campeinatos ganhou o Paulo Bento no Sporting? Mas é verdade, lançou Nani, Veloso, Patricio, Carriço, Adrien e tantos outros, e Campeonatos, quantos ganhou?

      Em Maio iremos para o Marquês festejar todos esses títulos conquistados pelo Prof Rui!



      Duarte Borges Coutinho

      Eliminar
    3. E o JJ é garantia de ganhar alguma coisa? se o JJ é assim tão bom, porque é que o Sporting perde tantos pontos, mesmo descontando os pontos que ganhou com sorte (incluindo aí Toneis, empurrões, vários ultimos minutos)?
      Ganhou no Benfica com grandes planteis e mesmo assim ofereceu 2 campeonatos ao Porto (o do Kervin foi oferecido em várias bandejas).

      Eliminar
    4. caríssimo duarte borges coutinho, muitos parabéns! honestamente e sem ironia. o conteúdo do seu comentário não importa, nem é para aqui chamado. apenas gosto de salutar a primeira vez que leio (ou (não) ouvida) a palavra "impávida(o)" sem ser seguido da tradicional "e serena(o)".

      Eliminar
    5. Este Duarte está com uma grande dor de corno!
      Marquês de Montanelas.

      Eliminar
  3. Carolina, é muito bonito gostar de um clube e apoiar, fazer sacrifícios pessoais por esse clube. Mas permita aqui só uma breve, ligeira
    correcção. Sim, o seu SLB é o maior clube de Portugal, sem dúvida. Mas, Maior apenas em nº de adeptos, porque de resto não sei em que
    aspecto é o maior. A não ser que se esteja a referir a ser o maior clube por andar há mais de 30 Jornadas sem ter penaltys contra, ou por
    ser o maior a oferecer 4 jantares a cada árbitro, delegado, observador nos jogos disputados no estádio da Luz e no Seixal. E, quanto a ser
    um dos maiores do Mundo, para si o Mundo deve começar em Condeixa e acabar em Alcácer do Sal, só pode.

    Porque na Espanha, França, Itália, Alemanha, Inglaterra, Brasil, Argentina há muitos clubes que são muito maiores!! E, olhe em Portugal
    até um clube que é melhor, muito melhor que o seu.


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tanto ódio nessa cabeça homem.
      O tempo que gastaste para escrever essa parvoíce podias ter usado para fazer qualquer coisa de útil...

      Miguel F.

      Eliminar
    2. Sim, há um melhor. Melhor na arte de bem receber. Além das jantaradas, oferece ainda lanches guarnecidos de fruta e lait au chocolat. Para os mais aplicados, umas viagens à terra natal da filha do borrácueca. Perdão, à esposa. Mas sim, é um clube diferente. Desde o presidente até ao roupeiro. O presidente, um bom samaratino, chega ao ponto de por a "rodar" as filhas, perdão, enganei-me mais uma vez, as mulheres por todos os elementos da claque que tão bem o secundaram nos momentos de maior aflição: fugas do país, detenções e visitas a tribunais.
      São melhores em tudo. Na arte de negociar tamb+em não há igual. Enquanto outros clubes, os segundos melhores, tiveream de investir para ter um centro de estágio, os "mais melhores de contumil e arredores" conseguiram que um respeitável político da nossa praça lhes construísse um e o arrendasse pela quantia exorbitante de 500€ ao mês.
      Tens razão, contra factos não há argumentos.

      Eliminar
    3. Poderá elucidar-me qual o clube em Portugal muito melhor que o Benfica? Refere-sr ao clube que
      não conquista um campeonato desde 2002, ou seja, há 14 anos? Ou refere-se antes ao clube condenado por sentença transitava em julgado por corrupção? Grato e ansioso pela resposta.

      Eliminar
    4. O Benfica é um dos colossos do futebol mundial ! O outro grande em Portugal é o Anti-Benfica. Grande parolo ressabiado este recreativo.

      Eliminar
    5. FCP - 7 Títulos Internacionais
      SLB - 2 Títulos Internacionais

      FCP - Único clube em Portugal a ser BI-TRI-TETRA- PENTA-Campeão !!!

      Se isto não é ser Melhor, vou ali e já venho.

      O problema é que muitos não sabem distinguir a diferença entre o Maior e o Melhor !!!

      Eliminar
    6. MAFIA e CORRUPCAO...a imagem de marca do teu clube.

      Eliminar
    7. Oh caalas pergunta ao ferguson que ele diz te qual a dimensão do folcuporto

      Eliminar
    8. de facto o mais fácil seria dizer ... nem vale a pena responder. mas vou me dar ao trabalho de isso!
      que houve fugas do país pelo presidente do porto, através de informação de alguém da pj para não ser detido para averiguações. toda a gente sabe. que o porto pagou "putas" a arbritos, toda a gente sabe. que o benfica (basta ver as declarações do senhor que apitou a meia final da taça dos campeões com o marselha) fez igual, toda a gente sabe. que o sporting fez o mesmo (aí só especulo que sejam iguais!) toda a gente sabe. agora sim, passando ás questões!
      mas quais as notícias (nem falo em factos, apenas em notícias que muitas das vezes não passam de rumores ... falsos) em que viram que o pinto da costa oferecia a mulher/companheira/namorada a alguém das claques ou a outra pessoa? será possível nós escrevermos algo, sem ofender a dignidade humana ao outro?

      Eliminar
    9. quanto ao senhor daniel matias, máfia e corrupção será um bom tema a discutir num blog não benfiquista e não portista. onde para início de discussão falaremos de calabote. arrumando a anterior questão, passaremos aos senhor rui dias. vossa excelência á similar atitude de outros bloguistas/comentadeiristas, poderão dizer a mesma coisa mil vezes. essa coisa NÂO se tornará verdade! independentemente das vezes que as disserem. o senhor fergunson disse em fevreiro de 2004 é que o porto, dada a sua superioridade interna, pode dar se ao luxo de fazer rotatividade de jogadores e que a sua presença assídua na liga dos campeões era natural pois não tinha oposição interna. para o porto era tão normal ganhar como ir ao supermercado comprar as taças.
      posto isto, espero que fique claro que quanto mais divulgarem essa frase, mais vezes estarão a divulgar que o senhor fergunson disse que em portugal, não há opositor superior ou ao mesmo nível futebolístico do porto.

      Eliminar
    10. ANONIMO...pudemos falar do Calabote quando quizer...mas falaremos tambem das viagens ao Brazil.

      Eliminar
    11. Caro "anónimo" das 18 fevereiro, 2016 01:30 todos nós sabemos a estrategia suja que o clube condenado por corrupção utiliza e utilizou nos ultimos 30 anos! Todos sabemos que parte do metodo assenta em "dizer que diz", "lançar para o ar", "desdizer"....no fundo aldrabar! Ora, como nao poderia deixar de ser, o meu caro amigo fez exactamente o mesmo!

      Ora vamos lá ás palavras do Ferguson:

      «Nos jogos da Champions League, os árbitros têm imensa arrogância porque sabem que no fim de semana seguinte estão longe de nós, a arbitrar no país deles. Perdi duas eliminatórias europeias contra equipas de José Mourinho, mas não foi por causa da performance dos jogadores - mas, sim, por causa do árbitro. O jogo de 2004 frente ao FC Porto foi inacreditável. E a pior decisão nem foi o facto de ele ter invalidado um golo limpo do Scholes que nos daria o 2-0. A poucos minutos do fim, Ronaldo foi derrubado pelo defesa-esquerdo do FC Porto. O juiz de linha assinalou a falta, mas o árbitro mandou seguir. O FC Porto contra-atacou e ganhou o livre que acabaria por resultar no golo do empate», escrever Ferguson no seu livro."

      De certeza absoluta que ele disse isto dada a superioridade do clube corrupto e coiso e tal.... fica aqui o link do video para lhe reavivar a memoria:

      https://www.youtube.com/watch?v=f1PwIiD5fgk

      E sabe o meu amigo de onde vinha já esta história? As meias-finais da Taça das Taças entre o fócuporco e o Aberdeen diz-lhe alguma coisa? Sabe quem era o treinador do Aberdeen?...

      Sabes muito mas andas a pé! Os anos podem ir passando mas as memorias nao se perderão e até ao fim dos meus tempos estarei sempre cá disponivel para vos colocar no vosso sitio! Ganharam o que ganharam á custa da corrupção e terão que viver com isso!

      Eliminar
    12. Ahahhahahjhaaha... Ressabianço do sr Ferguson que levou 2 banhos de bola nessas 2 eliminatórias que você refere. Mas uma coisa é certa :o porto nunca chegou a uma final europeia com um golo com a mão. E nessa mesma noite o sr árbitro foi visto numa casa de meninas acompanhado de staff do Benfica. É só perguntar ao António Noronha,ele estava lá.

      Eliminar
  4. os mentirosos q andam a dizer q o Benfica nao ganha aos grandes esquecem que desde Setembro ganhamos a estas equipas grandissimas : ATELTICO MADRID, GALATASSARAY, ASTANA, ZENIT. Todos sao grandissimos e muito mais grande do q lagartos ou corruptos. Benfica até morrer !!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. agradeço que não seja mentiroso. o benfica não voltou a ter ciclismo.

      Eliminar
  5. Redução do passivo? Desculpe?

    ResponderEliminar
  6. Quem fala assim não é gago! Esta miúda é a maior!

    ResponderEliminar
  7. Concordo com a menina e até acrescento que seremos campeões se empatarmos em alvalidle e ganharmos os restantes jogos

    ResponderEliminar
  8. Há pessoas assim. A fé e a superstição fazem-nos ter atitudes irónicas.
    Tenho um amigo que não deixa entrar a mulher na sala de estar quando o Benfica está a jogar. Diz que dá azar.

    ResponderEliminar
  9. Muito bem carolina, não desistas porque ainda vamos festejar em grande este ano. Quando as coisas são difíceis, no final dão mais sabor.

    ResponderEliminar
  10. 1. A melhor coisa que qualquer pessoa minimamente interessada pode fazer com vista a poder prever o que aí vem, para além de ir acompanhando os jogos e ter algum grau de sensibilidade e intuição, é ter o calendário da Liga ao lado.

    2. O 35 não vai ser fácil, mas não é impossível. Conforme já referi, 20% de hipóteses. Podem até ter existido campeões que não tenham vencido os confrontos directos com os rivais (no ano passado, apenas vencemos o FCP em casa), mas não conheço campeões que tenham perdido todos os confrontos directos.

    3. São coisas completamente diferentes. Leia-se: 6 pontos conquistados aos rivais no ano passado (e como foram importantes aqueles golos de Lima e Jardel), face a 0 até ao presente momento.

    4. Isto tanto conta para os que não conquistamos, como para aqueles que directamente SCP e FCP conquistam. Por muito que propagandeiem em contrário, num jogo entre concorrentes directos ao título, estão sempre em jogo muito mais que 3 pontos. E, neste aspecto tão fundamental (inviabilizador de quaisquer aspirações, caso SCP e FCP não andassem a dar abébias com os Uniões e Aroucas do campeonato), o Benfica tem falhado em toda a linha.

    5. Nunca conheci um campeão que tenha dependido dos “pequenos” para lhe fazerem a papinha e ser campeão. Pode acontecer, mas não é provável, admita-se. O jogo do Benfica joga-se em Alvalade. Se o Benfica passar agora em Paços e mesmo admitindo um empate com o Rio Ave (fora, à 31ª), o 35 é possível, desde que:

    A) Não perca em Alvalade;
    B) SCP deixe pontos em Guimarães, não vença o Benfica, o Arouca faça uma gracinha quando for a Alvalade, perca ou empate no Dragão à 32ª e estampa-se, na última jornada, fora, em Braga.

    6. Se o Benfica fizer os mínimos, o FCP não preocupa. Se começar a complicar já em Paços, pomo-nos a jeito para os playoffs da LC. Guimarães, Arouca, FCP e Braga poderão ser “as bóias de salvação” que sustenta a hipótese do 35 do Benfica. Mas o Benfica terá sempre de fazer a sua parte, em Alvalade sobretudo. Sem desbaratar pelo caminho.

    7. O que me aborrece no meio de tudo isto? São demasiados “ses”. Sem qualquer necessidade. Com melhores condições que no ano passado, estamos a fazer pior. Nas últimas 12 jornadas, não poderemos sequer dar-nos ao luxo de perder, apenas empatar, no máximo, 2 jogos – salvo se JJ começar a navegar na maionese (o que é habitual por esta altura e parecem já começar a surgir os primeiros sinais).

    8. A questão não é se podemos ser campeões (yes, we can). A questão central é se temos necessidade de estar nesta situação (jogo decisivo em Alvalade, a depender de 3ºs, sem possibilidades de perder 1 jogo que seja em 12 jornadas) e o que levou a ela. Mas isso, fica para outra oportunidade.

    RedMist

    ResponderEliminar
  11. Saudações Benfiquista para Coimbra.
    Eu no seu lugar não ía ver mais jogo nenhum do Glorioso este ano.
    E não acredito em maldições, malapatas ou feitiços... mas mais vale prevenir...
    CP

    ResponderEliminar
  12. O porto fez-vos mal a que? Só se for por retirar o vosso orgulho de terem sido o único campeão europeu português e ter mais troféus internacionais.

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking