O BLOG Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com


quinta-feira, 11 de dezembro de 2025

As narrativas que vão caindo de maduras e nos divertem

Sem comentários
As narrativas que vão caindo de maduras e nos divertem

Sem ir ver, quer o nosso leitor arriscar quantos jogadores tinha o SLBenfica da formação entre os convocados do jogo de ontem? (Benfica 2-0 Nápoles) Pois era um a titular (Tomás Araújo) e mais oito (OITO!!!) no banco. Tirando o Pavlidis, com 27 anos e o Manu com 24 (completados em Junho), no banco o jogador mais velho tinha 23 anos (Samu) e de campo tinha 21 (Andreas) e o mais novo (e que se estreou tinha... 17 anos).

Nada mal para as teorias de que o Mourinho não aposta na formação, que o SLBenfica não aposta na formação...

Também interessante ver como jogo a jogo o SLBenfica se começa a superiorizar taticamente aos adversários e apenas um erro próprio (que acontecem cada vez menos) e uma expulsão (que podia ter sido um amarelo se feita a falta com mais juízo) nos retirou a vitória no derby onde fomos superiores em toda a linha.

Ora, aos poucos, Mourinho está a dar dimensão táctica à equipa - algo que os comentadores e benfiquistas sabichões acham que acontece do dia para a noite (o Xabi Alonso, riu-se!) - e vai dando espaço aos jogadores que melhor o interpretam nos treinos, que querem e sabem ir mais além da anarquia tática ou do impulso atrevido.

Para os adeptos, jogadores como Neres, Prestianni, Schelderup, etc com bola são excelentes e entusiasmam a bancada porque gostam de ir para cima do adversário... Porém o que o Mourinho quer são jogadores abnegados pela equipa, disciplinados taticamente e que interpretem o plano coletivo e o adversário antes de pensar na finta para o Instagram: Rio, Dedic, Barreiro, Ausrsnes, Dahl, ontem o Ivanovic...

Quem se lembra do FCPorto de Mourinho, ou mesmo do seu Chelsea sabe que o Mourinho se tiver jogadores com cultura tática, o seu talento se multiplica por muito e a equipa ganhar muito com isso.

Na prática, como no Real Madrid, os sócios precisam decidir se querem estar com o treinador... ou com os jogadores de Instagram? Ou escolhem fabricar heróis de pés de barro... ou escolhem o Clube.

O Real Madrid tem esse problema por serem estrelas que se consideram acima do trabalho; o SLBenfica tem o mesmo problema porque os miúdos se consideram talentosos acima do que realmente podem trazer ao jogo.

Tenho para mim que se decidirmos estar com José Mourinho... ele vai levar uma equipa de "ninguéns" (os que não se armarem em estrelas) a excelentes resultados. Pode até nem vencer o campeonato este ano (porque é preciso pagar a festa ao FCPorto) ou nem se qualificar para a Champions (que demoraram os jogadores a entender o que era preciso)... mas seguramente o melhor ainda está para vir.

Têm a palavra os benfiquistas... e as redes que fabricam tudo quando corre mal ou quando podem criticar... só não têm habilidade para criar a pressão positiva e estar ao lado do Treinador e do processo certo.

0

Enviar um comentário

Ao comentar anonimamente insira um nickname personalizado (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog. O NGB mantém registo dos comentários.

ranking