A actual Direcção parece ter adoptado uma soberba típica dos que perderam as eleições sem entender que foi por erro próprio apenas, mas neste caso é típico sim ee quem não entendeu não venceu as eleições... foi a campanha escolhida pelos seus adversário que fez questão de as perder.
Se já se tornou normal (porém irrelevante) que a soberba de quem perdeu e não entendeu os erros próprios que levaram milhares de sócios que queriam uma mudança - como eu - a não querer que a mudança fosse aquela... a falta de humildade de quem ganhou e parece nada ter aprendido já não me parece aceitável.
Vem isto a propósito de um post de instagram de um funcionário não eleito que vem dar lições de moral, do alto cagança de quem nunca foi eleito, aceite ou reconhecido pelos sócios. Aliás este tipo de posturas só dão razão a quem nunca o aceitou.
O muro continua bem erguido - e com isso o SLBenfica e os seus adeptos continuarão divididos... E assim vai continuar porque todos estão mais preocuapados com o próprio umbigo do que entender o que está errado e em realmente contribuir para que seja diferente. Nunca foi pelo SLBenfica (nem para os que lá estão, nem para os que para lá quiseram ir)... sempre foi pelo Poder.
Os que perderam uma eleição cantada preocupam-me pouco. Foi a opção deles e com isso acabaram por não ter a responsabilidade de um papel a desempenhar, mais ainda quando acumulam o mesmo erro em três eleições seguidas. Fim da história para esses que querem julgar os outros ignorando os erros de palmatória absurdos que cometeram... 3x e ainda querem falar dos erros dos demais!
O que me preocupa realmente é ja terem decorrido 30 dias desde a ultima volta, aproximadamente 45 dias desde a primeira volta e mais de 90 meses desde que a actual Direcção "arrancou" para uma "campanha" (se é que se pode chamar aquilo campanha).
Não foram apresentadas quaisquer medidas para os primeiros 100 dias que permitam controlar a narrativa e fixar os benfiquistas aos temas fundamentais.
A esta direcção pedia-se:
- Anuncio imediado da estrutura de responsabilidades para o Futebol Profissional, incl. Futebol Feminino, Futebol de Formação, Scouting e Departamento de Performance. A isto também Direcção Técnica e liderança do Caixa Futebol Campus. Mesmo que alguns seja reconduzidos, é fundamental uma apresentação da estratégia desportiva do futebol para o próximo quadriénio.
- Anúnicio imediato da estrutura de responsabilidades e estratégia para o quadriénio nas modalidades
- Apresentação dos detalhes estruturais dos District, com calendários previstos e, desejavelmente, resposta antecipada a boa parte das questões dos sócios, procurando tornar a AG um proforma. A minhas foram apresentadas em mais que uma solicitação no formulário e estão todas aqui: Benfica District ou o retrato de um clube sportinguizado pelos adeptos?
- Anúncio da elaboração de um plano estratégico para o próximo mandato, em parceria com um consultora estratégica tipo Deloitte ou McKinsey, que permita traçar as linhas de oportunidade para os próximos 10 anos e que rapidamente recoloquem o Benfica na liderança ao nivel da inovação, marketing, comercial, matchday, etc.
- Negociação disruptiva dos direitos televisivos até 2028 através de uma abordagem inovadora que permita aliar um modelo de streaming, interactive data e experiência imersiva, inclusivé interligada com modelos multicam, visualização de diferentes posições como se estivesse no estádio, integração com actividade comercial etc.- isto não só permite aumentar fortemente as receitas (por agregar várias fontes) como marca a bitola para a Liga que não poderia nunca ter menos que isto para a centralização.
São apenas 5 pontos, não era preciso cometer o erro das campanhas eleitorais de andar a prometer "mundos e fundos" sem qualquer sentido. Destes 5 pontos, os dois primeiros são só uma questão de vontade, tal como o terceiro aliás. O quarto era apenas uma questão de iniciativa e querer ter visão estratégica especializada e apenas o último requer dependência de terceiros para ser viável.
A estes pontos era só acrescentar um básico, óbvio e simples: chamar os candidatos para discutir as propostas que fizeram para o Clube e potenciar muitas dessas ideias, criando um Conselho Consultivo integrado por esses candidatos e mais algumas personalidades benfiquistas do mundo empresarial e desportivo, um ex-atleta das modalidades (Carlos Lisboa por exemplo), um ex-atleta do futebol (Nuno Gomes era boa opção) e um elemento eleito pelos sócios em votação online no site onde cada sócio podia nomear outro sócios para o efeito (ou autonomear-se) e quem obtivesse maior percentagem de recomendação, a partir de 20% dos votos, poderia ser selecionado.
Era só querer...
PS- Por muito boa vontade, dedicação que tenha o funcionário do SLBenfica, por muito agradecido que lhe esteja Rui Costa, depois do post de ontem, eu convidaria o respectivo funcionário a sair, de forma respeitosa, como se se tratasse de um novo projecto profisssional ou uma nova ambição para o seu futuro.
segunda-feira, 8 de dezembro de 2025
A soberba que não surpreende!
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)



0
Enviar um comentário
Ao comentar anonimamente insira um nickname personalizado (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog. O NGB mantém registo dos comentários.