O Novo Blog Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. email: novogeracaobenfica@gmail.com


sábado, 30 de abril de 2011

Deve e haver das Modalidades

 ●  8 comentários  ● 
É verdade que o Vieira disse que ia ser o mandato desportivo, sim.

No futebol, o campeonato já foi e na Champions ficou a humilhação, que se repetiu a cada jogo com o maior adversário, uma delas deixou-nos fora da Taça Portugal. Resta a Liga Europa.

No futsal ficou pelo caminho sequer a final da UEFA Futsal Cup quando entramos para a fase final do campeonato. A única modalidade que nos resta que não temos o Porto pelo caminho.

O volei andou um ano a jogar bem para falhar no essencial e nos momento decisivos, perdendo o título para uma equipa com 1/2 do orçamento. Valeu a Taça Portugal.

O andebol levou uma tareia recente do Porto e está longe de ter pedalada para o título. Resta-nos a EuroChallenge cujo acesso á meia final se joga amanhã, domingo.

O basquete entrou na fase final a todo o gás, tal como o Porto. Vai decidir-se tudo no final com os azuis, com eles em vantagem por terem vencido a fase regular.

O hoquei patins ao cabo de várias temporadas e com uma equipa com um orçamento elevadíssimo (mas acho que justificadamente) finalmente vencemos o Porto uma vez e vencemos a Taça Portugal. Veremos a fase final e decisiva do campeonato.

Gostei deste título no site do SLB

 ●  4 comentários  ● 
O SLB é vice-campeão de voleibol! Como muda o ADN...

Com Jorge Jesus

 ●  11 comentários  ● 
Rui Costa saiu a terreiro no momento certo para ter a frase certa: Jorge Jesus fica no Benfica seja qual for o resultado da Liga Europa. Simples, objectivo e oportuno num momento onde a imprensa se ia recriar com esse fantasma antes da deslocação a Braga.

Eu até sei que há uns quantos dirigentes do Sporting a desejar essa situação para dar o dito pelo não dito com o Domingos e resgatar precisamente o Jorge Jesus apelando ao seu sportinguismo. Não vai acontecer.

Já no caso de Coentrão eu percebo que vá sair, não há como segurá-lo. Fica apenas o desejo que seja intransigentes: 30 milhões em dinheiro ou nada. Se há jogador por quem não deve ser muito complicado fazer essa exigência, é com o Fábio.

Com a perdida do Taiwo para o Milan, essa saída do Fábio deixa-me preocupado porque o Carole não o substitui ainda, talvez no final da próxima temporada esteja desenvolvido para ser titular do Benfica.

Também preocupado me deixa a quantidade de aquisições já feitas a «custo zero», até porque não vamos ter dois planteis. Não pode haver revolução, mas deve haver limpeza. Tenham o cuidado de acautelar os jovens e os empréstimos com muita antecedência para que possam criar valor nos jogadores emprestados e não destruir.

Rodrigo custou muito dinheiro para estar emprestado e deveria regressar para substituir o «esgotado» Cardozo que parece ter chegado ao fim da linha, voltando o Benfica a ter um avançado de área com velocidade e mobilidade. Nelson Oliveira e David Simão também justificam a integração no lugar de estrangeiros sem qualidade como Weldon e Filipe Menezes.

Roderick justifica o empréstimo a um clube da primeira Liga, fazendo regressar o «Puyol do Benfica» - o Miguel Victor (não é uma torre, mas é um guerreiro) para terceiro/quarto central, dado que Leo parece chegar para possibilitar a venda de Sidnei que definitivamente não vai «pegar» no Benfica.

Depois há que garantir também os empréstimos com sucesso desportivo para o Oblak, Yartey, Alípio, Ruben Pinto e Miguel Rosa.

Fico sem saber o que faremos a tanto jogador que chega porque olhem: Wass quando temos o Amorim e o Maxi mas percebo a subida do Amorim. Mas subindo para o meio campo depois ficamos ele, com o Javi, o Nuno Coelho e o Matic a juntar ao Airton. Tantos? Dos que chegam o Mora parece vir para emprestar mas também não sei se é bom.

Há aqui muita movimentação por perceber. Espero que não signifiquem muitas saidas entre os melhores (Javi, Coentrão, Cardozo, Aimar, Maxi...)

PS- Alguém é capaz de tirar aquele Pedro Guerra da BenficaTV? Até fico enjoado quando o oiço.

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Satisfazem-se com pouco?

 ●  15 comentários  ● 
«Será caro para uma equipa italiana, mas também para outra qualquer equipa mundial. É um rapaz que tem progredido imenso. Está a jogar bem e está cada vez mais visível aos grandes clubes. Se o perdermos terá de ser por uma verba que nos satisfaça» Rui Costa ao Record

Espero que o Rui Costa não tenha tido o cuidado de usar a expressão «por uma verba que nos satisfaça» para proteger o Benfica de negócios abaixo da clausula de rescisão, sim porque é muito possível que o Vieira se satisfaça com uma verba na ordem dos 25 milhões + jogadores para emprestar ou para os juniores e ainda objectivos que ninguém conhece.


Já que o GB não fez, eu faço o apanhado das sondagens:
» Em 390 votantes, 318 acham que a época do Benfica foi Medíocre (206 - 52%) ou Muito Má (112 - 28%). Para os que trabalham ou mesmo os que estudam, se com opiniões destas não deve haver um claríssimo pedido de responsabilidades e, mais que isso, um ASSUMIR das mesmas, então é preciso perceber que o clube não é dos benfiquistas.

» Precisamente sobra as responsabilidades, houve 387 votantes mas era possível escolher mais que um responsável pela Medíocre temporada. Ainda assim, 252 votos para Luis Filipe Vieira juntamente com aquilo que ele demonstrou total incompetência para combater, a Corrupção com 166 votos (quase menos 100). Para terem uma ideia, consideram quase que a corrupção teve tanta responsabilidade como o treinador campeão. Esclarecedor.
Assim, se o clube é dos benfiquistas e estes consideram a época Medíocre ou Muito Má e consideram Luis Filipe Vieira um destacado responsável... Tudo dito!

» Já sobre a solução para essa responsabilização, foi com estranheza que vi que a maioria dos 325 votantes consideram que o presidente deve sair no fim do mandato (85 votos - 26%) ou se não ganhar a Liga Europa (90 votos - 27%). Praticamente com os mesmo votos, portanto as opiniões dividem-se, acham que deve ficar mas mudar o modelo de gestão - assumo daqui que estejam a falar do Rui Costa e da responsabilidade no futebol.

Ou seja, em resumo depreendo que os benfiquistas estão genericamente insatisfeitos com a temporada actual (quase 30% consideram Muito Má a temporada) e consideram em grande escala o Presidente como o culpado desta situação (65%). Acham que deve sair se não conquistar títulos, sair no final do mandato ou, no mínimo, mudar o modelo de gestão e voltar a candidatar-se a presidência.

FACTO: Se o Vieira mantiver as coisas como estão este ano, estará a ir contra a vontade da maioria dos benfiquistas.

Almoço «inimigo»

 ●  14 comentários  ● 
Então parece que ontem o jogo com o Braga deu direito a visita do Benfica ao Altis, com almocinho e tudo? Grande coerência

O que AVB disse ao Intervalo ontem

 ●  13 comentários  ● 
"Pronto pessoal, uma palestra rápida só para vos dizer para não se esquecerem de tomar a "Formula Póvoas" agora ao intervalo, mas só depois do chichizinho que vai servir para o antidoping"

O Hulk ainda disse que queria ver como seria jogar na equipa corrupta sem aquilo, mas o informático não deixou...

Amarelinha??

 ●  17 comentários  ● 
Não... Vontade de vencer e fazer história, orgulho em defender a camisola.
Já que temos recebidos imensos comentários a falar de "amarelinha" na equipa do Porto ficam a saber que esta é a amarelinha da equipa do Porto este ano a nível internacional.

Não alinho em teorias da conspiração e essas insinuações soam-me a alucinações de quem julga que existem comprimidos mágicos que actuam em 5/10 minutos. Não passa de uma forma de menorizar um facto muito simples: este Porto está a jogar á bola como o Benfica da época passada e a diferença a nível interno são as ajudinhas dos árbitros que lhes permite focarem-se nos jogos internacionais. A nível internacional percebe-se que apesar de tudo têm grande equipa.

Só na cabeça dos mais cegos é que jogar bem á bola é sinal de doping.

Se o Benfica quer ganhar na Liga Europa tem que mostrar a mesma sede de vitória e a mesma força anímica e na Europa o resto são teorias de conspiração e desculpas de mau perdedor. Acredito que pela final teremos a equipa de novo num pico de forma. O alcançar do sonho está á distância de dois jogos que estamos proibidos de perder por serem contra quem são e não se vai lá a inventar estórias mas sim a jogar futebol a sério.

Vencer a Liga Europa é essencial para impedir que os corruptos se distanciem ainda mais em títulos internacionais conquistados. Força Benfica!

Benfica 2 Braga 1 Soube a pouco

 ●  9 comentários  ● 
Este jogo era um dos jogos mais importantes na história do Benfica desde 94 quando o Benfica defrontou o Parma para as meias finais da Taça das Taças. E tanto nessa altura como hoje o resultado final não espelhou a superioridade do Benfica no relvado.

O Benfica entrou para este jogo com a melhor equipa possível tendo em conta as limitações provocadas pelas lesões e dificuldades físicas de Gaitán, Peixoto e Carlos Martins durante a semana. Surpreendemente (ou talvez não) todos os três jogaram hoje embora se tenha notado que fisicamente não estavam no seu melhor.

O Benfica entrou no jogo a demonstrar uma grande vontade de alcançar a vantagem no marcador, com Saviola a fazer um remate á figura de Artur, Cardozo a marcar um golo em fora-de-jogo e a conseguir com que o Braga fosse relativamente inócuo durante a primeira parte. O facto é que os bracarenses conseguiram manietar a construção de jogo do Benfica com uma pressão alta que condicionava a circulação de bola da equipa. Contudo com o avançar do relógio a vontade crescia, as oportunidades continuavam a surgir muito por mérito de um Cardozo endiabrado que teve a oportunidade de ouro ao minuto 43 quando foi isolado por Saviola. Desta vez, e apesar da sua lentidão o paraguaio conseguiu ganhar a bola mas infelizmente acertou em cheio no poste. Muito azar, pois tinha conseguido pôr a bola fora do alcance do guarda-redes bracarense. Este golo seria perfeitamente adequado tendo em conta o que as duas equipas fizeram em campo.

A segunda parte quase que começou com o golo que veio dar justiça ao resultado pelos pés de Jardel numa recarga a cabeceamento de Cardozo após jogada de insistência por Maxi. O estádio quase que vinha abaixo com a festa de um golo anunciado quase desde o começo do jogo.
Infelizmente, e como tem sido apanágio tantas vezes esta época os benfiquistas tiveram que sofrer de novo quando Vandinho igualou o marcador numa jogada estudada do Braga num lance de bola parada. Francamente não acho que haja muitas culpas a apontar a ninguém... A movimentação foi bem feita e o cabeceamento indefensável.
No entanto, Cardozo repôs alguma justiça no marcador quando ao minuto 59 num livre frontal marcou um grande golo com um remate ao ângulo. Noite inspirada do Tacuara que já tinha feito imenso por merecer este golo.

Depois começaram as substituições com Jara a substituir Carlos Martins, Gaitán César Peixoto. Jara esteve endiabrado e ainda mexeu um pouco com a equipa mas Gaitánestava francamente desinspirado ou limitado fisicamente. Airton também entrou para o lugar de Saviola que esteve bastante apagado na segunda parte nos minutos finais para segurar a vitória numa substituição pragmática de Jorge Jesus. Após o segundo golo e nos últimos dez minutos ambas as equipas pareciam ter mais medo de sofrer um golo do que vontade marcar outro e isso reflectiu-se nas oportunidades de golo. Para mim é questionável a atitude do Braga, é que desta vez não vão ter a ajuda do Xistra...

De salientar a óptima exibição de Aimar que esteve em todo o lado do campo e demonstrou uma sede enorme de vitória e uma técnica invejável. Coentrão e Maxi fizeram das tripas coração e fizeram todos os possíveis para que não se notasse a ausência de Sálvio e Gaitán como aconteceu no jogo da Taça de Portugal. Grande exibição de ambos os laterais. Cardozo, escusado será dizer, esteve bastante bem e só me interrogo porque não demonstra sempre esta atitude em campo...

No final, o resultado peca por escasso. O Benfica foi a única equipa que se esforçou para ganhar enquanto que o Braga jogou para marcar o golinho da vantagem fora de casa. Conseguiram-no e agora acalentam esperanças de chegar á final em Braga o que é bastante injusto porque o Benfica, pelo domínio territorial, pela posse de bola e pelas oportunidades que teve merecia marcar mais um golo. Uma diferença de dois golos era o resultado justo neste jogo.

De salientar a entrega dos jogadores: Cardozo correu e fartou-se de responder ás solicitações dos colegas, criando imensas oportunidades de golo, Coentrão e Maxi como de costume deixaram a pele em campo e saíram totalmente esgotados, Aimar demonstrou o que é preciso para se ser um jogador de classe mundial: aliar a uma técnica invejável uma entrega inquestionável e os outros jogadores estiveram sempre concentrados e deram o seu melhor.

Apenas fico preocupado com a precária condição física da equipa. Nota-se que vários jogadores estão por arames e tenho medo de que isso se reflicta no jogo da segunda mão...

Não acredito que seja um problema para a final porque até lá acho que é possível ter a maior parte dos jogadores de novo em pico de forma.
E parece que vamos ter final portuguesa pois o Porto cilindrou por completo o Vilarreal... Isso deixa-me extremamente preocupado pela manifesta incapacidade de encarar o Porto que toda a estrutura encarnada demonstrou esta época. No entanto é obrigatório chegarmos a Dublin. Se vencermos a final aos Corruptos a época para mim fica salva.

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Vista para Dublin? Não me parece...

 ●  17 comentários  ● 
Ganhámos, é verdade. Mas nos últimos 20 minutos começamos a ficar com credo na boca e se alguém tapasse a boca a alguém do SLB, os jogadores rebentavam! Mais: a equipa nem na mentalmente "fez das tripas coração" para ultrapassar o cansaço e dar mais um bocado para ganhar por mais um pelo menos! Aimar já fazia pena, de tanto correr. O Maxi, idem e o Fábio estava diminuído! O resto, a passo! O Saviola, apeteceu-me bater-lhe! Pior: de novo JJ mostrou medo e pouca vontade para transmitir "a sede" aos jogadores!



Quantas mais vezes iremos jogar uma meia finall europeia com um adversário português, logo em teoria mais que ao alcance? Só tinhamos era de "massacrar" o Braga! No mínimo, carregar o jogo todo em cima deles! Ou estes jogadores não querem ganhar? Ou já não aguentam mais? Mesmo com dezenas de jogos nas pernas, perante uma oportunidade destas o cansaço fica para trás. Motivação! Crença! Vontade férrea de vencer! Tudo isto falta... E nem JJ transmite isto, nem o plantel do SLB permite grande rotação! Erros, atrás de erros!



Vamos a Braga em vantagem, é verdade. Mas esses cabrões vão por para trás todo o cansaço (o plantel é mais curto) e vão lutar até mais não! E os nossos o que vão fazer? Eu tenho um palpite! Mas não digo, não quero que ele se concretize, nem quero que me chamem taliban!



O CRAC é corrupto? É! Mas deram 5-1 ao Villareal. E perdiam 0-1 ao intervalo! Sabem porquê? Xistra? Hummm, não! Vontade! Vontade de serem maiores que nós! E, por muito que doa, já são! Só falta a formalidade dos números! Em títulos! Por isso digo: até poderemos chegar a Dublin. Mas lá chegados, temos andamento para eles? Hummm...



Somos secundários em relação ao CRAC. Dói mas é assim! E se queremos inverter isto, tem de ser já! No espaço de 8 anos ver o CRAC três vezes (já ganharam duas e...) numa final europeia é demais para mim! Demais mesmo! Se para vocês não é... Se não acham que as coisas tão mal... É como já disse, como mudou o nosso ADN!


PS: será que o Falcao não deveria ter vindo para o SLB? Fracassar nestes negócios... é a nossa morte! Como falhámos como Mourinho, Jardel... Qual o denominador comum? Adivinhem!

Alguém que explique isto aos jogadores

 ●  8 comentários  ● 
Alguém faça o favor, na estrutura do SLBenfica, de explicar aos jogadores que está muito mais em jogo hoje do que a passagem à Final da Liga Europa. Muito mais!

Está em causa em primeiro lugar o único troféu de dimensão europeia que o SLBenfica pode conquistar desde a década de 90 em que esteve em várias finais europeias, especialmente da Liga dos Campeões.

Está também em causa a vontade férrea de chegar a uma final europeia e desejar defrontar novamente o FCPorto para, em frente a toda a Europa do futebol, mostrar que temos força, capacidade e determinação para os vencer - precisamente o contrário de tudo o que temos demonstrado nos últimos anos perante essa equipa.

Está obviamente em causa o prestígio do SLBenfica e o desejo dos sócios.

Mas...
Mas... está também em causa impedir a demonstração de superioridade do eixo da corrupção em Portugal. Nós até podemos alegar que são corruptos, que são ajudados pelas arbitragens, que têm tudo controlado, etc....

... O que não poderemos nunca desmentir é que as duas equipas directamente controladas por Pinto da Costa chegariam a uma final europeia no mesmo ano, defrontando-se entre si, depois de deixarem pelo caminho equipas como Spartak Moscovo, Dínamo Moscovo, Arsenal, Liverpool, Sevilla, Besiktas... enfim!

Perante este cenário tornar-se-á difícil sustentar a tese nacional de favorecimento EVIDENTE dessas equipas perante as arbitragens (e até adversários). Ou seja, aquilo que todos sabem e vêem no que diz respeito a esse favorecimento, tornar-se-á secundário perante o argumento "E na Europa? Também lá chegámos com a ajuda da Liga e arbitragem"?

É isso que hoje e daqui a 15 dias também estará em causa e continuará em causa na Final, caso lá cheguemos como desejo e prevejo.

PELA HONRA!
PELA VERDADE!
PELO BENFICA!

quarta-feira, 27 de abril de 2011

A propósito do camião de jogadores, um olhar sobre Bruno César

 ●  7 comentários  ● 
Márcio Kidura é o autor do texto que deixo abaixo. Quem é o Márcio? Um blogger brasileiro, que acompanha o futebol brasileiro, mas também mundial e com quem me tenho correspondido já há algum tempo. Produz um excelente blogue (http://retratonaparede.blogspot.com/), vejam. Se repararem na barra à direita, já tem algumas postagens acerca do SLB. Pedi-lhe, como adepto do futebol brasileiro e acompanhando-o de perto, que traçasse um perfil de Bruno César, reforço do SLB para a próxima temporado. Aqui fica:
"Bruno César é meia-atacante, canhoto e com um chute muito forte, seu ponto forte. No Corinthians e nos clubes anteriores sempre se destacou por seus chutes e mesmo sendo um jogador de criação, fez muitos gols. "Apareceu" para o Brasil no campeonato Paulista (regional) de 2010, levando uma equipe pequena (Santo André) a final do campeonato, em duas partidas da final, perdeu uma e venceu a outra para o Santos que se sagrou campeã. No segundo semestre de 2010 foi a grande revelação do campeonato Brasileiro, ganhando o prêmio de revelação do ano, da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Porém, em 2011 não conseguiu mostrar o mesmo futebol de 2010, sendo barrado em alguns jogos e quando teve chances não aproveitou, mas é um jogador de uma técnica apurada, veloz e chute mortal, boa contratação para o Benfica, adaptando-se bem será um grande reforço."




Hoje, anunciaram-se mais três contratações para 2011/12. Miúdos do Varzim. Interrogo-me: porquê? Se bem sabemos que a política do SLB não passa pelo aproveitamento destas possíveis boas aquisições! Para quê, se nunca conseguimos um retorno positivo destes empréstimos (como o CRAC e a sua rede de empréstimos na Liga)? Para quê, se já temos contratados um "camião" de jogadores para a próxima época? Vai ser desmantelado o plantel? Juro que não entendo! Nem eu, nem ninguém...




Mas OK, pela enésima vez nesta época, vou alinhar pela conversa do "vamo-nos unir, que agora é para ganhar..." O pior é o resto. Ainda assim, ser do Benfica, nos dias de hoje, é assim: acreditar sempre, apesar de tudo de racional nos dizer que não vale a pena! Como mudou o nosso ADN! O que diria Nelinho? Coluna? Humberto? Chalana? Álvaro? Veloso? E tantos outros!



PS: Apesar da "brincadeira" nos custar dinheiro (venda de Di Maria), fiquei contente com a vitória do Barcelona! Não gosto do modo como "Mou" fala sobre Guardiola e sobre as constantes insinuações que faz. Como se se pudesse queixar muito dos árbitros... Se o Pepe não foi bem expulso, vou ali e venho. E atacando frontalmente alguém que nunca lhe fez nada. Habituaram-no mal no CRAC. "Algumas vezes dá-me nojo viver neste mundo, mas é o nosso mundo..." disse Mourinho depois do jogo! Quando andavas no Recreativo da Cedofeita não tinhas nojo do Mundo, pois não? Ser sovado tanta vez dói, não?

Para o ano é para lutar pelo título?

 ●  16 comentários  ● 
Apesar de todo o entusiasmo dos meus colegas de blogue em projectar um futuro pós-Vieira eu acredito que aquilo com que nos devíamos preocupar de momento é o futuro próximo do clube. Nomeadamente a época 2011/2012.

Independentemente de o Benfica conquistar a Liga Europa este ano o facto é que o Benfica falhou estrondosamente os objectivos a que se propôs esta época:
- Falhou a reconquista do campeonato (e com isto já vão mais de 20 anos desde o último bi e o ultimo tricampeonato do Glorioso aconteceu antes de eu ter nascido) tendo sido humilhado na Luz pelos Corruptos,
- Foi eliminado da Taça de Portugal e novamente humilhado pelos Corruptos na Luz,
- Fez uma campanha patética na Liga dos Campeões - o objectivo principal na Europa era passar ás eliminatórias.
 Para mim, chegar á final da Liga Europa é o mínimo que se pode exigir depois de todos estes falhanços desta época. E a Taça da Liga não serve de consolação, é uma competição sem prestígio e cuja existência continuada anda no fio da navalha.

Contudo, o Benfica tem que iniciar a preparação da próxima temporada o quanto antes de modo a reconquistar o Campeonato Português. Esse deve ser o principal objectivo do próximo ano pois é a conquistar campeonatos que o Benfica se afirmou como o maior clube português e é a conquistr campeonatos que o Porto é actualmente o maior clube português a nível desportivo.

Como tal acho que os benfiquistas devem estabelecer um termo de comparação bastante simples com quem mostrou ambição e preparou esta temporada de forma tão competente que deu uma abada ao Benfica.
Basta ver algumas das coisas que os corruptos fizeram tanto a nível de preparação do plantel como a nível da secretaria:

- Fortaleceram o plantel e a equipa nas posições mais necessitadas. Venderam os jogadores cujo ciclo no Porto já se tinha notoriamente esgotado: Raúl Meireles e Bruno Alves e usaram essas verbas para contratarem João Moutinho, James Rodriguez e fortaleceram a defesa com jogadores como Otamendi. Basta ver a importância que Moutinho assumiu na equipa do Porto e como o Sporting afundou para se compreender que foi provavelmente uma das melhores jogadas do futebol português no ano passado. James Rodriguez demonstrou que é um jovem promissor e um suplente capaz nas alas e teria sido bastante útil no Benfica para dar descanso a Gaitán pois não há alternativas para médio ala esquerdo.
Só de pensar que Moutinho foi oferecido ao Benfica e Rodriguez esteve para vir para o Benfica...

- Mantiveram os jogadores que asseguraram o maior rendimento desportivo á equipa: Hulk, Varela e Falcão.

Apesar de toda a gente no príncipio da época apontar a defesa do Porto como frágil o simples facto é que é a melhor defesa do campeonato e não arranjaram confusão onde não era preciso pois não despacharam o mal-amado Helton da baliza para estourar as verbas do negócio Raul Meireles/Bruno Alves no 3º guarda-redes do Atlético de Madrid.
Comparativamente, não venderam um dos esteios da defesa em Janeiro quando estavam na luta pelo campeonato. Basta ver a diferença de solidez na defesa do Benfica após a saída de David Luiz - Luisão não dá para tudo.

- Asseguraram o controlo da Liga de Clubes com a conivência de LFV. Com Fernando Gomes na presidência da Liga assistimos ás arbitragens mais vergonhosas dos últimos 10 anos no mínimo. LFV, por negligência deixou que este indivíduo assumisse a Presidência da Liga com grande prejuízo para o Benfica em termos de arbitragens e tratamento arrogante e prepotente dado por Vítor Pereira ao clube (que incluiu ameaças a que ninguém da Direcção se dignou a responder).

Basicamente o Porto construiu um plantel fortíssimo com dois jogadores por posição, em que apenas se notou a ausência por lesão de Falcão numa certa fase da época, em que conseguiu manter as principais vedetas do plantel ao mesmo tempo que contratou Moutinho.

Enquanto isso o Benfica vendeu os jogadores que garantiam um maior rendimento á equipa: Di Maria e Ramires na pré-época e David Luiz em Janeiro e não garantiu jogadores que compensassem essas saídas no imediato: Gaitán e Sálvio demoraram imenso tempo a adaptar-se e a renderem mas o Benfica nunca mais ganhou a consistência defensiva que tinha com Ramires e David Luiz. Faltou vir ou Wesley ou Elias, faltou James Rodriguez para rodar com Gaitán, faltou um substituto directo para David Luiz e faltou um guarda-redes que verdadeiramente garantisse pontos em vez de os oferecer.
Independentemente das críticas que posso dirigir a Jorge Jesus pela má gestão do plantel em alguns momentos da época ele não recebeu todas as condições necessárias para voltar a repetir o sucesso da época passada. Isto porque a Direcção pôs o sucesso financeiro á frente do desportivo (embora mesmo esta afirmação seja questionável pois gastou-se balúrdios em muitos sul-americanos de qualidade duvidosa e em Roberto).

Agora só me resta perguntar: Como vai ser preparada a época de 2011/2012 pelo Benfica?
Será que se vão usar as lições aprendidas esta época?

O Benfica precisará de:
- Fortalecer as posições no plantel mais carenciadas. Existem posições para as quais só existe um jogador: nomeadamente as posições de lateral-direito e esquerdo. É necessário garantir um segundo Ramires, alguém que possa substituir Ruben Amorim para dar consistência ao meio-campo.

- Manter os jogadores que têm um rendimento desportivo elevado e sintam a camisola. Para mim é inconcebível a venda de Coentrão abaixo do valor da cláusula quando o Benfica tem que lutar pelo campeonato para o ano e precisa de jogadores que sintam o clube como o Caxineiro.
A vender alguém tem que ser quem não rendeu tanto este ano como devia e que não deixa a pele em campo - Cardozo - independentemente de eu apreciar muito o avançado pelos seus números.

- Assegurar a contratação de jogadores que sejam mais-valias para a equipa e experientes no futebol europeu. E isto não se consegue só com jogadores a custo zero... O Benfica vai precisar de garantir um "Moutinho" que revolucione a equipa.

- Sempre que possível roubar um alvo dos rivais.

Pura e simplesmente se isto não for garantido então torna-se claro que esta Direcção não está interessada em disputar o título no próximo ano e está sim mais interessada em realizar dividendos com a venda dos principais activos do plantel e garantir lucro para os parceiros do Fundo.

- Para além da construção de um plantel vencedor o Benfica tem que assegurar que os Estatutos da FPF sejam finalmente aprovados. Com estes Estatutos aprovados o Benfica não conseguirá o controlo da Arbitragem e Justiça mas garantirá que esses orgãos também nunca mais sejam controlados totalmente pelos Corruptos com a aplicação do Método de Hondt que garante a proporcionalidade de eleitos cosoante o número de votos (daí que mesmo que a candidatura de Fernando Seara não seja a vencedora será suficiente para impedir os Corruptos de dominarem de novo a arbitragem). Desta forma esgota-se a influência conquistada pelos Corruptos na Liga.

A próxima época vai definir não só o futuro desta Direcção no Benfica como o próprio lugar do clube no panorama do futebol português. Será que o Benfica vai ser finalmente ultrapassado em títulos pelos Corruptos? Se tal acontecer a Direcção do clube tem que renunciar com a vergonha de tal acontecimento - senão é porque não têm qualquer interesse pelo clube mas estão sim agarrados ao tacho e a arrastar o Benfica para baixo!

Vamos desistir II?

 ●  Sem comentários  ● 
Primeiro quero dizer a todos os que nos criticam de dizer mal de tudo e não defendermos o que e nosso acho que é mais ao contrario, eu apenas critico por sou do tempo, e olha que não sou muito velho , de ir para a cama ouvir os relatos do Benfica na famosa Taça dos Campeões Europeus,de ver os miúdos irem para a rua marcar golos de cabeça como o rui águas, ou mesmo com a mão de vata, irmos ganhar ao dragão depois de a equipa equipar no autocarro, ver o Benfica ir a Londres e dar um banho de bola e hoje o que vejo? Os miúdos irem para a rua marcar golos como o falcão ou correr tanto com o hulk , chegamos ao dragão já a pensar que é impossível ganhar por causa de umas bolas de golf,ou melhor como J J assumiu disse o ano passado aos jogadores" se não ganharmos aqui o titulo podemos ganhar para a semana em casa " mas que falta de ambição e essa????
Como disse eu vou fazer um post a falar da constituiçao dos orgaos sociais da sad do Benfica vou tentar fazer um post coerente e sem falar muito com o coração.

Domingos Soares de Oliveira- Algum se lembra como entrou no Benfica? Primeiro sei que é do Sporting logo ai não podia estar ali, não me venham com as tangas que que aquilo é um empresa profissional e queremos la os melhores independentemente do clube que seja. Pode ser o homem mais competente do mundo , que isso eu não ponho em questão, mas mal entrou criou guerras com tudo e todos não sei se lembram mas com a entrada dele consegui correr com duas personalidade bem benfiquistas , o sr Tinoco faria e Andrade de Sousa, que foram aqueles que "salvaram " o Benfica das mãos de Vale e Azevedo. Esta aqui um resumo o que este senhor quer para o Benfica vejam la se isto esta acontecer

http://www.slideshare.net/NetmaisConsultores/benfica-domingos-soares-de-oliveira

Tirando a parte que somos todos nos sócios e adeptos a fazer e a parte da construção tudo o resto parece que ainda há muito trabalho a fazer.
Além da remuneração fixa de 216 mil euros – salário médio mensal de 15,4 mil euros, tem ainda um prémio de 99 mil euros por conseguir por o Benfica com 20 milhões de euros de prejuízo.

Rui cunha - Gosto , fala pouco mas quando fala tem razão, critica quando tem de criticar , defende quando tem de defender, não entra na feira de vaidades e acima de tudo tem um ADN muito forte de Benfica.Alem disto esta no Benfica de borla.

Rui Costa - O que dizer deste grande benfiquista?!?! Deve ter sido o único ídolo que tive por tudo o que esta a volta dele, chorei com ele quando marcou o golo ao Benfica, gritei alto e bom som o seu nome no jogo despedida no Benfica, meti o nome dele não camisola da seleçao no ultimo jogo que vez contra a Grécia no estádio da luz, mas e agora ?? Ainda esta aprender a ser dirigente como diz Luís Filipe Vieira?? Eu espero sinceramente que sim porque não quero ver um homem destes que ama o nosso clube e que sabe o que é o futebol mundial ser resumido a estar a boca do túnel a dar força aos jogadores , ou então para acalmar as claques quando diz que não há ninguém mais benfiquista que ele ,e isso eu acredito.

Rui Gomes da Silva - Deste senhor tenho a dizer que é um grande benfiquista , defende as vezes o indefensavel ( o Roberto podia ser assim) , mas acho que deixou entrar um bocado pela feira das vaidades, o que esta ele a fazer no programa como o dia seguinte?? Porque tanta publicidade a volta deste senhor?? Acho que podia ser muito útil a defender o Benfica na liga e na federação porque já se viu que tem muito jeito para essas tipo de coisas.

BenficaSempre

Esse sim era o meu Benfica, não este

 ●  1 comentário  ● 
Com a devida vénia ao blog Céu Encarnado, deixo-vos uma passagem de uma entrevista do Nelinho - antigo jogador do SLBenfica - sobre o que era preciso para jogar no SLBenfica antigamente (quando ganhávamos mais campeonatos do que o Porto ganhava jogos!):

Estive lá cinco anos, mas em dois andei a apanhar bonés. Não é como agora, que joga qualquer um. Tínhamos de ir subindo e mostrar alma à Benfica. Quem não a tivesse era posto de parte e quem não fosse convocado não podia amuar.

E com a devida vénia ao blog Céu Encarnado, porquê? Não só pelo cuidado que teve em partilhar esta passagem da entrevista, como pela óbvia conclusão sobre o SLBenfica actual:

by Éter

OS BENFIQUISTAS MAIS JOVENS, POR FAVOR CLIQUEM NO LINK DA ENTREVISTA E LEIAM! Muito importante para perceberem porque chamam a este clube, O Glorioso.

PS- Esta foto do Nelinho é de uma reportagem da RTP, onde voltou à Luz para assistir a um jogo e onde chorou de emoção e celebrou os golos do Benfica como uma criança. Para meditar...

terça-feira, 26 de abril de 2011

Ministério Público processa FPF

 ●  3 comentários  ● 
O Ministério Público (MP) confirmou hoje ter interposto uma acção para que a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) adeqúe os seus estatutos ao Regime Jurídico das Federações Desportivas (RJFD).

Fonte oficial da Procuradoria-Geral da República assegurou hoje à agência Lusa que "foi, de facto, interposta a acção contra a FPF no dia 13 de abril".

A mesma fonte, questionada sobre a eficácia da acção, referiu que se a sentença for favorável ao MP, "serão declaradas nulas as cláusulas contrárias ao disposto na Lei, passando a Lei a regular supletivamente todas as matérias constantes das cláusulas nulas".

Na semana passada, uma fonte conhecedora do processo já tinha assegurado à Lusa que o MP tinha notificado a FPF de que estaria disposto a avançar com o processo judicial de adaptação dos pontos estatutários que não estão conforme a legislação, conferindo 30 dias ao organismo para se pronunciar.
Até ao final deste prazo, os sócios ordinários da FPF vão reunir-se em Assembleia-Geral (AG) extraordinária, a 30 de Abril, para discutir e votar os três artigos do projeto de estatutos chumbados na especialidade, a 19 de Março, depois da aprovação do documento na generalidade.

Apesar de o projecto da direção da FPF de adaptação dos estatutos ao RJFD ter sido aprovado na generalidade, foram chumbados os pontos n.º 3, 4 e 5 do artigo 24.º, sobre o recurso ao método de Hondt para a eleição dos Conselhos de Arbitragem, Disciplina, Justiça e Fiscal, o ponto n.º 2 do artigo 35.º, sobre a composição da AG, e os n.º 2 e 3 do artigo 37.º, sobre a definição e direitos de votação dos delegados na AG.
Por discutir e votar está ainda o regulamento eleitoral decorrente do projecto de adaptação dos estatutos do organismo ao RJFD.

»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»

Afinal em Portugal ainda há quem queira fazer justiça.
O Ministério Público estará, aparentemente, na disposição de fazer IMPOR a Lei - a tal "coisinha" que é suposto ser igual para todos, mas que os "Patrões do Sistema" continuam a insistir que têm uma lei só para eles.

Só é pena que nesta acção não estejam previstas penas de irradiação do futebol de todos aqueles que têm estado a impedir que a FPF esteja de acordo com a lei e, com isso, o futebol português mais justo.

Começa a festa! E é à bruta!

 ●  3 comentários  ● 
Anuncia A Bola on line que o Benfica está interessado, não em um, mas em dois brasileiros! Dois putos brasileiros! Perguntas: porquê da implantação destas notícias num momento como este? Ou por outro lado, vindo isto n' A Bola, e não no Record, a quem servem estas notícias? Bem vi que têm como base a sempre duvidosa CS brasileira, mas... que estranho! Num momento de crise, contratações são sempre meio de apaziguar espíritos...

Mas estou descansado! Porque sei que o Benfica não tem por hábito contratar miúdos sul americanos, porque jogadores com a idade referida temos nós emprestados a ganhar experiência... Tranquilo!

PS: O Sporting começa a abrir os olhos. Ouviram as palavras de hoje do presidente lagarto? Até eles já se aperceberam, de seguida é arrepiar caminho. E nós?

Vamos desistir?

 ●  9 comentários  ● 
Pessoal afinal vamos todos desistir e assistir no sofa ao enterro do Benfica? Vamos todos continuar no sofá e ver o pinto da costa a gozar connosco ? o noddy do J. Moutinho a dizer para apagar as luzes? O hulk a gozar por teres perdido 5 não dragão? O pintainho com a musica da um frango no telemóvel que lhe chama Roberto? Será que não temos amor próprio ? Vamos deixar um grupo de senhores acabarem com o nosso grande amor? Vamos deixar que todos , sim todos os anos , o Benfica tenha um jogador emprestado que no final da época vá para o porto?Continuar a contratar camiões de jogadores que a primeira coisa que dizem e que querem sair? Ter um capitão , atenção eu acho que e muito importante no Benfica , que todos os anos diz que quer sair? Continuar a comprar Filipe Menezes e eder luis quando temos DavidSimão e Nelson oliveira? Miguel Vítor e inferior a sidney? Em todas as modalidades começamos com três pontos a menos por no dragão não ganhamos em nada? Porra chega de uma vez por todas , ou então tenham a coragem de fazer um assembleia geral e dizer aos sócios que o Benfica ganhador que todos nos amamos acabou, e agora e um grupo de pessoas que quer comprar 20 jogadores por época e brincar a benficatv, Sim porque a única e grande riqueza que o Benfica tem somos nos, sócios e adeptos em geral que basta o Benfica fazer 2 jogos seguidos bons para enchermos o nosso estádio e o estádios dos outros,depois aparece um anormal a pedir para não seguirmos o nosso grande amar e ficar em casa.Eu ao contrario da alguns bloggers acho que o Benfica precisa de um limpeza geral , primeiro não olhava a nomes tudo o que não era do Benfica de alma e coração como todos nos ia logo andar. Depois o sr Rui Gomes da Silva tinha de decidir se quer ser comentador ou vice presidente. Acho que de um clube que tem de ser gerido com todo o profissionalismo nao pode ter um vice presidente a fazer comentarios em programas ridiculos. O silvio cervant nem vou comentar .... de todos acho que o unico que tem perfil para estar la é o Rui Cunha.Isto e nos orgaos sociais mas tarde irei fazer um post sobre a SAD eu que eu queria mesmo e não deixar que ninguém baixe os braços , penso que todos nos ainda temos muita força

BenficaSempre

FInalmente alguém tem a coragem

 ●  4 comentários  ● 
Se não quiseram perceber os vários tópicos anteriores, percebam este:

From: Domingos Amaral
To: Sócios do Benfica

Caros sócios do Benfica
Depois das quatro coças que levámos este ano do FC Porto, está na altura de metermos na cabeça que só no dia em que formos todos (direção, treinadores, jogadores e adeptos) mais competentes e eficazes que eles, é que vamos voltar a ser o clube mais forte de Portugal. Neste momento, são eles. Isso acontece não apenas porque têm a melhor equipa no presente, mas sobretudo porque, nos últimos vinte e tal anos, criaram uma “cultura” de competência e eficácia em tudo o que faziam.

Aproveitaram melhor treinadores que os outros não souberam aproveitar (Robson, Oliveira, Mourinho ou Jesualdo); descobriram primeiro novos talentos (Artur Jorge e agora Villas-Boas); “roubaram” jogadores que eram de outros mas só ali explodiram (Futre, Deco, Maniche, e no presente Varela e Moutinho); desviaram para lá talentos que outros quase contrataram (Jardel e hoje Falcão ou Alvaro Pereira); compraram quase sempre melhor (Pepe, Hulk, Lucho, Lisandro, etc.); e venderam quase sempre melhor (a lista é grande). Portanto, no lado bom e bonito do futebol, foram mais competentes e eficazes.

E também o foram no lado mau e sinistro do futebol. O FC Porto é mais competente e eficaz que os outros no submundo e nas manigâncias, nas pressões aos árbitros e na manipulação da Liga, na fúria das claques e nos cânticos selvagens, nas pedradas e na criação de medo nos outros.

Em 30 anos, foram quase sempre mais competentes e eficazes, tanto a fazer o bem como a fazer o mal. É por isso que ganham mais vezes. Enquanto não reconhecermos esta verdade, e não trabalharmos melhor que eles, eles continuarão alegres e nós tristes. Perder custa muito mais quando não se percebe porquê.

Não censuro os que desistem

 ●  20 comentários  ● 
Olho para a sondagem aqui ao lado e vejo que 85% dos benfiquistas consideram a época do Benfica «Mediocre» ou «Muito Má». Consideram claramente Luis Filipe Vieira o responsável por essa situação. Mais de 50% considera que o presidente devia sair no final da temporada ou no final do mandato.

Mas curiosamente quando se manifestam os benfiquistas parece que têm medo de exigir responsabilidades ao presidente e resolvem descarregar na equipa. Acho bem que o façam, mas eles estão mesmo muito longe de ser os principais culpados.

Tenho que chegar a conclusão, até depois de um mail que recebi de um colega de blog, que na verdade o Vieira abdicar do poder e do protagonismo é o mesmo que bater na mãe. Nem pensar!

Se os benfiquistas não responsabilizam o homem e preferem continuar a comprar jornais e comer as histórias que os próprios dirigentes plantam e que os adversários encomendam. Preferem continuar a trocar de treinador a cada temporada e camiões de jogadores a chegarem ano após ano para serem apelidados de vedetas e salvadores, de novos craques mesmo quando ainda não passaram as «Chegadas» do aeroporto...

O que posso eu fazer? Tenho que concordar que o Vieira é a única solução, que o momento actual do Benfica é o melhor que se pode ter e ambicionar, que ver o Porto ganhar em Portugal e na Europa é normal porque são corruptos e pronto, que andar em humilhações europeias na Champions é o ADN actual do Benfica, que acumulamos prejuizos e negócios mal explicados, etc. etc. etc. mas é tudo normal porque porra temos um estádio, um centro de estágio e a benficatv, temos muitos sócios e vá-se lá saber o que isso quer dizer, «recuperámos a credibilidade».

E não esquecer que apesar das humilhações aos pés do Porto quatro vezes num ano, já para não falar nos anos anteriores. Também já estamos habituados e é assim porque o árbitro isto e aquilo.

Não voltarei a apontar seja o que for ao Vieira, vou limitar-me a calar-me e assistir de camarote a esta situação. Quando se aperceberem do que está a acontecer ao Benfica, não faltarão estes todos que o apoiam a chamar-lhe malandro e vagabundo daqui a uns anos como fizeram com o Vale Azevedo.

Por mim, assumo que o clube é do Vieira. Que ele é que manda e que ele é a única solução, porque os outros têm todos defeitos, problemas ou são abutres. Ele é que é bom porque com ele tem tudo corrido bem.

Citando outros companheiros do blog: Têm o que merecem, se não contam comigo para me inconformar com isto, também não contarão para pactuar com este funeral ao Benfica.

segunda-feira, 25 de abril de 2011

As próximas épocas já começaram (II)

 ●  14 comentários  ● 
Desde já peço desculpa ao autor do tópico anterior, mas o título e o tema pareceram-me bem! E podem abrir uma série de debates sobre o futuro do SLB! Debaixo de diferentes perspectivas.

Concordo em pleno com o SouBenfica quando diz que LFV não sente o Benfica. É verdade. A ambição do presidente esgota-se no "não futebolístico", para ser mais genérico, no não desportivo. Deixa as modalidades para outros. No entanto, com o mediatismo do futebol e ânsia de protagonismo, LFV não deixou ninguém gerir a área! José Veiga, o DD com resultados visíveis, foi afastado por que ameaçava o feudo! Rui Costa, pelo carinho que os benfiquistas lhe sentem e pela possibilidade de vir a ganhar, também! Se isto não é verdade, desafio algum dos habituais leitores a explicar as funções do Maestro! Porque este foi desautorizado em directo?

De novo, concordo com o meu camarada quando diz que LFV deve prosseguir o mandato até ao fim! No entanto, deve preparar a sua saída! Desde já! Porquê: o modelo está esgotado, os resultados desportivos são fracos e o estado anímico entre os adeptos precisa de um "boost" de união! Mais: o típico discurso presidencial cansa e encaminha o clube rumo ao abismo e à secundarização desportiva! Se ao nível estrutural, o Benfica é uma referência, no futebol o fracasso é evidente! E quando eu disse anteriormente que o Benfica já não era o maior clube, referia-me aos títulos. A verdade é essa! E LFV mostra-se incapaz de reverter esse rumo! O Benfica de hoje perdeu a vontade de ganhar! De viver! De "odiar" a derrota. É um fidalgo acomodado e à sombra do passado! É um passeio de vedetas! De vaidades! Onde todos entram... E poucos trabalham! E em 10 anos de magistratura de LFV no futebol, reconheça-se: dois campeonatos é pouco! E os milhões foram muitos!

Qual o problema? Mentalidade e dirigentes!

- Primeiro: dirigentes. Na presidência, precisamos de uma figura consensual e forte. Lançaria Fernando Seara. Um homem competente, benfiquista e de capacidade reconhecida e exigente nos resultados! Muito mesmo! E alguém que conhece o futebol nacional!

- Para a pasta do futebol, esta estaria entregue a Nuno Gomes e a Rui Costa, com amplas responsabilidades e respondendo ao presidente.

- Na área técnica, um treinador que responda só a Rui Costa, mas com uma ampla estrutura de treinadores a seu cargo, para as diferentes áreas do terreno. Um adjunto, com poderes alargados e um outro, mais ligado ao Benfica, responsável pela transmissão de valores do clube e ligação directa aos juniores e à sua observação.

- Paralelo ao corpo técnico e ao futebol jovem, um coordenador geral de futebol jovem, que definiria (em conjunto com o treinador principal) o padrão técnico a seguir pelos juniores e seniores, bem como seria o responsável pela observação de jovens valores nacionais e internacionais. Contratação de jogadores até aos 19 anos seriam da responsabilidade deste coordenador. Nomes: Rui Vitória, Edgar Borges ou Carlos Mozer. António Veloso seria um coadjuvante. Este gabinete seria o responsável por encontrar parcerias com outros clubes, estabelecendo objectivos e contrapartidas. Nuno Gomes seria o "chefe" deste departamento.

- Política desportiva: plantel de 25/7 jogadores. Um núcleo duro de 10 jogadores que permaneçam no plantel entre 6 e os 10 anos. Uma aposta constante nos jovens formados na casa, com uma política de empréstimos na 1ª Liga e 2ª Liga ou outras Ligas estrangeiras. Deve-se lançar pelo menos 2 jovens da cantera por ano. Aposta mais firme na contratação de jogadores europeus e também em jogadores já feitos. Jovens estrangeiros até 22 anos, no máximo dois. Mais: exigência rigorosa no planeamento do plantel, com observação ao princípio "um lugar, dois jogadores" de semelhante valia.

- Por último, um factor importante: o Sport Lisboa e Benfica deve estender a sua influência (a política de empréstimos pode servir para isto) aos demais clubes da Liga. Só estando no centro de uma concertação de posições é que o SLB pode evitar a hostilidade de outros, por consequência menor permeabilização desses mesmos clubes aos "andrades"! Na Liga, só com aliados é que impedimos o tráfico de influências que permite o CRAC manter-se na frente. É o caminho! Só no aproveitar de desavenças é que podemos chamar para o nosso lado alguns clubes, como no caso Kléber ou nas escaramuças Guimarães x Braga! Não podemos desprezar o peso desse tráfico. Só o aumento do nosso peso é que evitamos que o CRAC domine os lobbies da arbitragem e justiça desportiva. Assim, espalhando figuras afectas a esses clubes nos lugares de relevo é que teremos a garantia que estes não caem nas mãos do CRAC! É o modelo correcto? Não sei. Mas no mínimo é o que evita a corrupção andrade!

- Por último, o fomento de um "nacionalismo" benfiquista! Não o bacoco que LFV institui, mas um de superioridade! E de necessidade de superioridade! Na instituição dessa mesma sede! Esse será o caminho! Um explanar dos exitos passados e a obrigação de, na actualidade termos de estar à altura de outros tempos!

É uma proposta... A melhor? Não sei. É mais uma proposta! Vamos juntar as nossas ideias neste blogue! Pô-las num dossier, em tertúlias, jantares convívio... A bem do SPORT LISBOA E BENFICA!

As próximas épocas já começaram

 ●  18 comentários  ● 
Ainda há um título para ganhar, sim. Um título que pode e deve entrar para a história do Benfica e que só a vitória se exige nos três jogos que faltam, dado que esta época, para o Benfica são apenas mais três jogos. Nada mais que isso.

Se o Vieira saísse do seu casulo onde tudo corre bem e se desse ao trabalho de ouvir os benfiquistas, saberia como se vê na sondagem ao lado que os benfiquistas querem que as coisas mudem. Ou muda-as ele, ou os benfiquistas terão que mudar de presidente.

Mas mesmo que se consiga «salvar a época» com a Liga Europa, é bom que Vieira não transforme como habitual essa conquista num «balão de oxigénio» e se esqueça de mudar o que tem que ser mudado.

Não interessa agora falar dos jogadores A ou B, se vem realmente o Nolito ou se o Taiwo preferiu o Milan. Pode até vir o Messi, que nada vai conseguir mudar. O que me preocupa é o que tem que ser melhorado e não com quem isso vai ser «escondido em campo». É preciso então... Sentir o Benfica

O GB já fez aqui alguns tópicos a «por o dedo na ferida» sobre o quanto falta a paixão pelo Benfica no nosso clube. Doa a quem doer, isso é uma verdade cruel. Eu prefiro claramente ter no Benfica aqueles que sentem o nosso clube do que aqueles que todos dizem são os melhores profissionais do mundo na sua área. Ou querem ver que não há benfiquistas sérios e competentes?

Já todos sabemos que por personalidade ou por interesse, o Vieira não é esse apaixonado pelo Benfica. Nunca o foi, nunca o será. Sempre foi, sim, apaixonado pelo atingimento de metas quase sempre não desportivas e, honra seja feita, atingiu-as quase todas. Mas isto é de um clube desportivo que estamos a falar e não nos contentamos com isso.

No Benfica falta mais gente com o ADN de Rui Costa, Nuno Gomes ou Rúben Amorim, de Sheu ou Pietra, de Henrique Vieira ou José Jardim, de Carlos Lisboa ou João Coutinho, de Rui Cunha ou Rui Gomes da Silva entre muitos outros.

Ou se termina de vez com a «feira de vaidades», a vontade de protagonismo e os interesses pessoais que populam o Benfica hoje em dia, ou andaremos ano após ano a lamentar-nos porque raio os outros lá em cima nos ganham consecutivamente.

O actual problema de mentalidade que se vive no Benfica, que constantemente nos faz tremer nos momentos mais decisivos, deve-se em grande parte à falta de organização e fragilidade iminente que existem no Clube. Parece haver sempre «algo por tratar», algo deixado ao acaso...

Ninguém é perfeito. Luis Filipe Vieira não é, como Rui Costa ou João Coutinho não o serão, mas estes dois, na liderança do futebol e modalidades respectivamente, têm claramente mais a dar ao Benfica do que o modelo actual que, já todos percebemos, está esgotado.

Eu discordo em absoluto de uma ruptura directiva. Não faz sentido começar tudo de novo, aparecer agora um novo candidato do nada que esteve calado e ausente todos estes anos, para agora ser o novo Vieira, ou seja, ele sim seria o «Salvador da Pátria», que o Vieira seria o «novo malandro», enfim seria mais um...

Contudo, na minha perspectiva chegou o fim da linha para Luis Filipe Vieira, Domingos Soares Oliveira e Paulo Gonçalves. Cada um à sua maneira fez o melhor que soube e pôde pelo Benfica, mas acho que todos percebemos que não chega, que não têm o necessário «ADN Benfica» - principalmente Domingos Soares Oliveira e Paulo Gonçalves.

Na minha opinião, a solução passa por Luís Nazaré ou Rui Gomes da Silva na presidência. Uma solução de continuidade, mas num estilo diferente, mais sentido, mais... Benfica.

Se as modalidades estão bem entregues a João Coutinho e Carlos Lisboa, respectivamente Vice Presidente e Director Geral para as modalidades, já o futebol tem que ficar entregue a alguém do futebol: Rui Costa, Humberto Coelho e Nuno Gomes respectivamente para Presidente da SAD, Director Geral do Futebol (profissional e formação) e Coordenador Operacional do Futebol Profissional juntamente com Sheu Han. Na formação, o Coordenador Operacional do Futebol de Formação seria João Santos, actual treinador dos juniores e responsável pelo projecto do modelo táctico único «aproveitado» pelo Armando Carneiro que na minha opinião está a mais a partir do momento em é também empresário FIFA e tem uma empresa para tal - conflito de interesses óbvio.

O Benfica não pode nunca mais ser gerido, liderado ou influenciado por departamentos não desportivos, como foi o caso do Financeiro e do Jurídico que têm tido uma influência, na minha opinião negativa nestes últimos anos. O saldo, no futebol principalmente, é claramente negativo.

Não estou a defender a saída de Luis Filipe Vieira antes do final do seu mandato em 2012. Estou a defender é a que seja feito um trabalho de transição nesse sentido, já desde o final desta temporada, para voltar a re-centrar o Benfica num clube desportivo, com objectivos desportivos e ambições desportivas em primeiro lugar. Tudo o resto deve ser construído em torno dessas conquistas desportivas.

Mesmo nos planteis do Benfica temos que estabelecer níveis de construção para podermos garantir todos os índices necessários ao sucesso (Mística, Experiência, Potencial e Juventude):
» Jogadores de base - mais experientes (acima dos 26 anos), com mais de três anos no plantel, constituindo 1/2 do plantel, com objectivo de permanência no clube.
» Jogadores de potencial - mais jovens (até aos 24 anos), com permanência no clube ligada à conquista de títulos, com objectivo de realizar mais-valias financeiras, constituindo 1/3 do plantel.
» Jogadores da formação - dois a três novos jogadores por ano ou de dois em dois anos, com evolução em função da sua qualidade e potencial para um dos dois níveis acima.

Em resumo, o problema não está nos jogadores, nem nos treinadores. Acho que os últimos 20 anos já deram para perceber isso (foram 22 treinadores e muitos, mas muitos jogadores).

O problema também não está em Luis Filipe Vieira porque o presidente foi responsável por algumas acções e projectos não-desportivos importantíssimos no Benfica. Tudo tem o seu momento e foi um presidente muito importante num momento onde precisámos claramente de alguém como ele.

Só que o Benfica, graças a esta equipa de gestão, mudou - É certo que desportivamente, pelo caminho perdeu-se muito mas muito tempo e dinheiro, mas o saldo é positivo apesar de tudo. Porque o Benfica mudou é hora de dar ao Benfica o que o Clube agora precisa mais para dar o passo seguinte e acho que a solução está no que propus acima.

domingo, 24 de abril de 2011

Os sinais de ontem...

 ●  22 comentários  ● 
Que ar de enfado, o de JJ, quando acabou o jogo! Terminar a partida, a olhar para o relógio a sofrer até ao fim! Mais uma vez, apenas Coentrão, Javi e Martins jogaram com raça, o resto está de "férias"! Honestamente, acham que o que vimos ontem e na Quarta chega para bater o SC Braga na Liga Europa? Uma equipa cheia de gana de nos ganhar? O Benfica está acomodado e fanfarrão! Cansado não será! Antes sem vontade! Sem sede! Sem a sede de ganhar a equipas e clubes que nos odeiam! E isso é meio passo!


Os insultos dos adeptos... estamos efectivamente descontentes! Melhor ainda, fartos! É a inépcia de quem nos dirige que nos levou a este estado! Já nem o maior clube português somos! Falta vontade. O que vimos ontem são as primeiras tentativas (ténues) de passar esta falta que nos faz em sermos os maiores de Portugal!


Falta humildade a JJ. E falta competência a LFV... A Rui Costa não falta nada! Já que nada faz, a não ser apanhar multas! Há sim fanfarronice... Muita! E quem nos dirige não percebe isso! Só passa uma mensagem de vitimização, comodismo à custa do passado... E pouco mais! E a Taça da Liga é pouco para os avultados investimentos... Muito pouco!


O Benfica precisa de sangue novo! Rapidamente! Antes que nos afundemos sem retorno! E só a Liga Europa, creio, pode safar JJ. E LFV... Vencer a Liga Europa será muito importante! Se nos ficarmos pela conquista da competição menos importante a que nos propusemos no início da época, será um fracasso! E será a altura para abrir caminho para gente nova no futebol do SLB. Novo treinador e se calhar, novo presidente. No mínimo, um entregar de pasta em definitivo por parte de LFV! A sua incompetência para o futebol está mais do que provada!



PS: Viram David Simão? E nós com o Felipe Menezes... É de partir o coco! E eu ainda me rio mais com aqueles que dizem que o Simão está bem no Paços, que no Benfica não tinha as chances necessárias! O Felipe Menezes já não teve chances a mais? Pah, não gozem!



PS2: Sugestão para contratação! Vejam as estatísticas. Era observá-lo in loco... Não deve ser caro...

PS3: Moreira merece a titularidade! Perante o jogo de ontem, Roberto teria de encostar! No futebol é assim: joga quem rende mais e não por teimosia!

Saber mostrar o descontentamento

 ●  11 comentários  ● 
Como qualquer benfiquista de sentimento, não fiquei propriamente entusiasmado com a conquista da Taça da Liga. Não só porque se trata, claramente, de uma competição inferior face à Taça de Portugal e ao Campeonato.

Como todos sabem ser uma "regra" minha, apenas estive em Coimbra porque não tive encargos com a aquisição dos bilhetes, sendo essa a única condição para (em Portugal) ver jogos do SLBenfica fora do Estádio da Luz.

O jogo não foi propriamente entusiasmante em termos de qualidade, o próprio Jorge Jesus disse na conferência de imprensa que o SLBenfica "só aguentou" 60 minutos e daí em diante teve grandes dificuldades físicas.

Obviamente que os benfiquistas pediam, e foi também pedido aqui no blog por alguns escribas, uma vitória inequívoca, inapelável e convincente. Não só pela dinâmica do Paços - muito por "culpa" do nosso David Simão - mas também devido ao tal cansaço dos jogadores, essa exibição e vitória não foi possível. Claro está que o incompetente do Pedro Proença ainda meteu um dedinho na história, mas como sabem recuso falar de arbitragens quando nós próprios não fazemos tudo.

Como se o cansaço e a vitória magra não bastassem, ainda se assistiu ao "desprezado" Moreira a ser eleito o melhor em campo, com mais serviço que o Cássio e ainda a exibições displicentes como a de Cardozo.

Percebo, por isso, a imagem que hoje vi na televisão de Jorge Jesus no momento do apito final (quase parecia um "ufff...") e percebo também o descontentamento dos adeptos pela desilusão desta temporada, tendo ainda que aceitar ouvir o treinador a considerar-se uma luz no destino do SLBenfica e o Presidente a esconder-se das responsabilidades, o inverso do que fizera quando fomos campeões.

Agora há uma coisa que não entendo: Desacatos e insultos aos jogadores? Darem-se ao trabalho de ficar a espera dos jogadores para os interpelar e insultar? Desrespeitar o capitão de equipa ao ponto de recusar os seus agradecimentos?

ISSO NÃO, MEUS AMIGOS!

Atenção: Não confundam este meu desacordo com estar a considerar que os jogadores devem estar imunes ao descontentamento dos benfiquistas. Nada disso! Quem conhece as minhas opiniões sabe perfeitamente que não há em mim espaço para "endeusar" os jogadores.

O que não se pode fazer é descarregar as frustrações de uma temporada em cima dos jogadores e esquecer todas as acções internas do Clube que condicionaram as suas prestações.

Na minha opinião, os jogadores são os últimos culpados desta situação. E mesmo que tivessem sido os mais culpados, não era com insultos que se demonstrava essa situação.

Enquanto os responsáveis pelas situações continuarem a passar incólumes a todas as responsabilidades e continuarmos a "queimar" jogadores e treinadores...

PS- Ainda acham o David Simão "apenas" um jogador jeitoso formado no SLBenfica? Quem decide contratar o Menezes ou Eder Luis e vê o David Simão, devia sentir vergonha...

Final II

 ●  1 comentário  ● 
Ganhamos . Era o mínimo que os nossos jogadores podiam ter feito , mas o que me saltou a vista foi que afinal Jorge jesus sabia como aguentar os dois golos de vantagem sobre o porto , o mais irritante é porque não fez na quarta e fez hoje....
Simples , e muito fácil pelo menos para a maioria dos adeptos que não são catedráticos de futebol. Meter Airton ao lado de Javi e César Peixoto atrás e o Coentrao mais a frente chegou para aguentar a tentativa do Paços chegar ao empate, eu sei que o Paços não e o porto mas acho que era assim que devíamos ter jogado contra o porto . Mas pronto o que passou , e hoje Jorge Jesus conseguiu ter um banho de humildade de reconhecer que o adversário estava melhor e meteu o segundo trinco para segurar a vitoria, mas também só os burros não aprendem!
Ontem tivemos um desaire frente ao F. Bastardo espero que esta equipa de voleibol que é uma equipa feita por grande campeões consiga era aos Açores buscar novamente a decisão para o nosso pavilhão.

BenficaSempre

ranking