As próximas épocas já começaram
O Novo Blog Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. email: novogeracaobenfica@gmail.com


segunda-feira, 25 de abril de 2011

As próximas épocas já começaram

 ●  + 18 comentários  ● 
Ainda há um título para ganhar, sim. Um título que pode e deve entrar para a história do Benfica e que só a vitória se exige nos três jogos que faltam, dado que esta época, para o Benfica são apenas mais três jogos. Nada mais que isso.

Se o Vieira saísse do seu casulo onde tudo corre bem e se desse ao trabalho de ouvir os benfiquistas, saberia como se vê na sondagem ao lado que os benfiquistas querem que as coisas mudem. Ou muda-as ele, ou os benfiquistas terão que mudar de presidente.

Mas mesmo que se consiga «salvar a época» com a Liga Europa, é bom que Vieira não transforme como habitual essa conquista num «balão de oxigénio» e se esqueça de mudar o que tem que ser mudado.

Não interessa agora falar dos jogadores A ou B, se vem realmente o Nolito ou se o Taiwo preferiu o Milan. Pode até vir o Messi, que nada vai conseguir mudar. O que me preocupa é o que tem que ser melhorado e não com quem isso vai ser «escondido em campo». É preciso então... Sentir o Benfica

O GB já fez aqui alguns tópicos a «por o dedo na ferida» sobre o quanto falta a paixão pelo Benfica no nosso clube. Doa a quem doer, isso é uma verdade cruel. Eu prefiro claramente ter no Benfica aqueles que sentem o nosso clube do que aqueles que todos dizem são os melhores profissionais do mundo na sua área. Ou querem ver que não há benfiquistas sérios e competentes?

Já todos sabemos que por personalidade ou por interesse, o Vieira não é esse apaixonado pelo Benfica. Nunca o foi, nunca o será. Sempre foi, sim, apaixonado pelo atingimento de metas quase sempre não desportivas e, honra seja feita, atingiu-as quase todas. Mas isto é de um clube desportivo que estamos a falar e não nos contentamos com isso.

No Benfica falta mais gente com o ADN de Rui Costa, Nuno Gomes ou Rúben Amorim, de Sheu ou Pietra, de Henrique Vieira ou José Jardim, de Carlos Lisboa ou João Coutinho, de Rui Cunha ou Rui Gomes da Silva entre muitos outros.

Ou se termina de vez com a «feira de vaidades», a vontade de protagonismo e os interesses pessoais que populam o Benfica hoje em dia, ou andaremos ano após ano a lamentar-nos porque raio os outros lá em cima nos ganham consecutivamente.

O actual problema de mentalidade que se vive no Benfica, que constantemente nos faz tremer nos momentos mais decisivos, deve-se em grande parte à falta de organização e fragilidade iminente que existem no Clube. Parece haver sempre «algo por tratar», algo deixado ao acaso...

Ninguém é perfeito. Luis Filipe Vieira não é, como Rui Costa ou João Coutinho não o serão, mas estes dois, na liderança do futebol e modalidades respectivamente, têm claramente mais a dar ao Benfica do que o modelo actual que, já todos percebemos, está esgotado.

Eu discordo em absoluto de uma ruptura directiva. Não faz sentido começar tudo de novo, aparecer agora um novo candidato do nada que esteve calado e ausente todos estes anos, para agora ser o novo Vieira, ou seja, ele sim seria o «Salvador da Pátria», que o Vieira seria o «novo malandro», enfim seria mais um...

Contudo, na minha perspectiva chegou o fim da linha para Luis Filipe Vieira, Domingos Soares Oliveira e Paulo Gonçalves. Cada um à sua maneira fez o melhor que soube e pôde pelo Benfica, mas acho que todos percebemos que não chega, que não têm o necessário «ADN Benfica» - principalmente Domingos Soares Oliveira e Paulo Gonçalves.

Na minha opinião, a solução passa por Luís Nazaré ou Rui Gomes da Silva na presidência. Uma solução de continuidade, mas num estilo diferente, mais sentido, mais... Benfica.

Se as modalidades estão bem entregues a João Coutinho e Carlos Lisboa, respectivamente Vice Presidente e Director Geral para as modalidades, já o futebol tem que ficar entregue a alguém do futebol: Rui Costa, Humberto Coelho e Nuno Gomes respectivamente para Presidente da SAD, Director Geral do Futebol (profissional e formação) e Coordenador Operacional do Futebol Profissional juntamente com Sheu Han. Na formação, o Coordenador Operacional do Futebol de Formação seria João Santos, actual treinador dos juniores e responsável pelo projecto do modelo táctico único «aproveitado» pelo Armando Carneiro que na minha opinião está a mais a partir do momento em é também empresário FIFA e tem uma empresa para tal - conflito de interesses óbvio.

O Benfica não pode nunca mais ser gerido, liderado ou influenciado por departamentos não desportivos, como foi o caso do Financeiro e do Jurídico que têm tido uma influência, na minha opinião negativa nestes últimos anos. O saldo, no futebol principalmente, é claramente negativo.

Não estou a defender a saída de Luis Filipe Vieira antes do final do seu mandato em 2012. Estou a defender é a que seja feito um trabalho de transição nesse sentido, já desde o final desta temporada, para voltar a re-centrar o Benfica num clube desportivo, com objectivos desportivos e ambições desportivas em primeiro lugar. Tudo o resto deve ser construído em torno dessas conquistas desportivas.

Mesmo nos planteis do Benfica temos que estabelecer níveis de construção para podermos garantir todos os índices necessários ao sucesso (Mística, Experiência, Potencial e Juventude):
» Jogadores de base - mais experientes (acima dos 26 anos), com mais de três anos no plantel, constituindo 1/2 do plantel, com objectivo de permanência no clube.
» Jogadores de potencial - mais jovens (até aos 24 anos), com permanência no clube ligada à conquista de títulos, com objectivo de realizar mais-valias financeiras, constituindo 1/3 do plantel.
» Jogadores da formação - dois a três novos jogadores por ano ou de dois em dois anos, com evolução em função da sua qualidade e potencial para um dos dois níveis acima.

Em resumo, o problema não está nos jogadores, nem nos treinadores. Acho que os últimos 20 anos já deram para perceber isso (foram 22 treinadores e muitos, mas muitos jogadores).

O problema também não está em Luis Filipe Vieira porque o presidente foi responsável por algumas acções e projectos não-desportivos importantíssimos no Benfica. Tudo tem o seu momento e foi um presidente muito importante num momento onde precisámos claramente de alguém como ele.

Só que o Benfica, graças a esta equipa de gestão, mudou - É certo que desportivamente, pelo caminho perdeu-se muito mas muito tempo e dinheiro, mas o saldo é positivo apesar de tudo. Porque o Benfica mudou é hora de dar ao Benfica o que o Clube agora precisa mais para dar o passo seguinte e acho que a solução está no que propus acima.

18 comentários blogger

  1. Parabéns SouBenfica. O tópico mais esclarecido que te vi escrever desde que te juntaste à equipa do blog.

    Não discordo de nada do que escreveste e apoiaria claramente uma solução dessas. Há mais, mas agrada-me o facto de este caminho não ser "radical". O Benfica precisa de algo "radical"? É discutível.

    Os nomes são interessantes (discutíveis, claro, em especial o do João Santos), confesso-te, ainda que ache que Luís Filipe Vieira tem um ego demasiado grande para que isso fosse possível. Era preciso por o Benfica à frente e sabemos bem que ele não é assim, não é defeito é feitio.

    Quando te queres dar ao trabalho de não "criticar por criticar" fazes excelentes tópicos.

    ResponderEliminar
  2. nem uma palavrinha para a comissão de arbitragem e toda a camarilha que a sustente dentro e fora do poder?

    ResponderEliminar
  3. O gomes da silva era optimo..era a chacota total...."o Olho Vivo".... :)))))))))

    ResponderEliminar
  4. O ADN do Henrique Vieira é dispensável.

    ResponderEliminar
  5. Luisão

    Entristece-me de sobremaneira a ignóbil contestação que tem vindo a ser alvo o nosso capitão Luisão, maior e mais representativo símbolo da actual geração de jogadores do Benfica.

    Por mais insignificante que seja quanto à sua representatividade no universo da massa adepta benfiquista, este grupo de pretensos contestatários escolheu mal o alvo para mostrar o seu desagrado pelos últimos desaires desportivos. Luisão não merecia tamanha ingratidão dos adeptos, tal como não a merecem outros briosos atletas, com Fábio Coentrão à cabeça. Pelos anos que leva de clube, pela entrega, pela categoria, pelo exemplo que tem dado em campo e no balneário, nomeadamente nesta mesma época, Luisão deveria ser preservado da fúria de alguns irresponsáveis de memória curta e parca lucidez.

    Se há um ponto onde estou totalmente sintonizado com o Presidente Luís Filipe Vieira, e cada são vez menos, este será em torno da importância de manter a todo o custo Luisão no clube, porque ele é somente o melhor jogador do Benfica da actualidade e - a par de Fábio Coentrão - o que melhor interpreta a alma benfiquista.

    O comportamento deste grupo de imbecis envergonha-me. O nosso capitão não merecia tamanha ingratidão.

    ResponderEliminar
  6. 2º lugar, Taça da Liga, 1/2 final da Taça de Portugal, 1/2 final da Liga Europa. Será isto uma má época? É má, se nos basearmos na nossa ambição e na ambição do Benfica, mas tendo em conta os últimos 20 anos, será uma época razoável.

    O problema desta época foi o título do ano passado. No Benfica ainda não se sabe ganhar. Fomos campeões nacionais e já se falava em ganhar a liga dos campeões, quando a prioridade deveria ser fazer o bi-campeonato. Mais importante que uma boa participação na europa, era ser de novo campeões nacionais. Antes de se querer conquistar a europa, há que ganhar cá dentro.

    Espero que a prioridade do Benfica nos próximos 2/3 anos seja o campeonato nacional.

    Quanto ao ADN Benfica, é importante mas não decisivo. O que eu quero no Benfica é pessoas competentes. Damásio e Vale e Azevedo tinham ADN Benfica.Se à competência se juntar ADN Benfica ainda melhor.

    ResponderEliminar
  7. Ahahahah!
    Este Gandaia consegue roçar o hilariante:

    Para começar, logo em grande uma saída "à Vieira": O problema está... em termos sido campeões. Mais um que diz que o problema é ganharmos títulos... loooooool. Esta mania dos benfiquistas de, depois de ganharem, quererem ganhar mais e mais, não é? LOOOOOL Que ridículo!

    Depois dizer que ser benfiquista é importante mas não é decisivo. LOOOOOOOOOOOOL mas que estupidez imensa. Quer dizer que para construir o futuro do Benfica podes até ser o Pinto da Costa, se tiveres um rotulo atribuido pelo Deus-Sol Vieira que és... Competente!

    UMA VERGONHA ESSE COMENTÁRIO! Chama-se defesa de Vieira acima de tudo... ao ponto de criticar vitórias? lamentável

    ResponderEliminar
  8. Glorioso desalento25 abril, 2011 15:58

    Gandaia
    2º lugar com duas derrotas inquestionáveis aos pés do primeiro e com sete derrotas - SETE - no campeonato.

    Taça da Liga,
    Ganhaste a única competição onde não tiveste que enfrentar o Porto.

    1/2 final da Taça de Portugal,
    A vencer a 1a mao por 2-0, perder NA LUZ por 1-3. Claramente positivo...

    1/2 final da Liga Europa.
    Veremos o que acontece, mas fica já o registo de só a sorte te ter permitido sequer chegar à Liga Europa depois da humilhante participação na Champions.

    O GB tem razão, és uma tristeza puto.

    ResponderEliminar
  9. Fui lendo este post divergindo pontualmente mas a partir de certa altura, santo deus.

    Vieia desportivamente? Nao. Vieira nas instalaçoes desportivas? Sim. E, e sim, nao ate chegarmos a cooptaçao.

    Mas o que sito? Pelo muito respeito que tenha pelo Benfiquismo do Luis Nazare e pela sua qualidade profissional esta provado que nao tem o carisma para ser Presidente do Benfica e entao a Rui Gomes da Silva nem se pode dar a duvida pois a mais do que aquilo que alcançou e cujo desempenho e aceitavel pensar nele para outros voos e estragar o que tem feito.

    Rui Costa, ainda e para muita gente o salvador, nao para mim, ja que tendo depositado nele muita esperança fiquei desiludido nuns encontros que tive com ele onde se me revelou uma pernalidade inversa a que eu imaginava e o seu passado recente tem comprovado as impressoes desses contactos. Nao e um lider, isso eu ja sabia, nao imaginava era que as qualidades que publicamente transparece nao passassem de uma carapaça.

    E um grande Benfiquista, e, mas isso nao chega e grandes Benfiquistas ha muitos por esse pais que ja trabalharam e muito, gratuitamente, para o clube.

    De Vieira, direi o que digo ha muito tempo, o seu passado nao abona o seu Benfiquismo, esta no Benfica como poderia estar no Sportig ou Porto, foi uma questao de oportunidade que ele agarrou entrando pela porta do cavalo.

    Desportivamente, Vieira para o Benfica significa zero. Gastou centenas de milhoes para um activo de dois campeonatos e pouco mais, continua a trazer o clube garrotado por um clube de cidade
    estribado nun sistema corrupto do qual ele foi aliado no passado e mesmo com a condenaçao deese sistema ele nem assim consegue destrui-lo.

    Logicamente que o seu passado o tolhe e tivesse o tal ADN e perante a sua impossibilidade de motu proprio abriria a porta a outro alguem, mas, que sabemos, nunca o fara porque isso e que nao faz parte do seu adn.

    Vieira e o patrimonio imobiliario: Temos sem duvida inatalaçoes desportivas de nivel mundial, com custo na ordem dos 200M€, ainda que acima do orçamentado e que segundo as suas afirmaçoes ja deviam estar pagas e nao estao, mas temos tambem um passivo acima de 400M€ e a mim nao me preocupa so a falta de titulos, preocupa-me tambem muito esta divida que tenho a certeza Vieira mantera, talvez estrategicamente e que alguem ha-de pagar.

    Se somarem este passivo e as receitas dos ultimos dez anos verao que isto e o orçamento gordo de um dos Ministeris mais despendiosos do Estado e o que e que ganhamos. Dois campeonatos epouco mais.

    Poderia falar das estrategias da formaçao, das modalidades e de outras areas mas nao vele a pena pois com Vieira sera sempre isto.

    Auto valorizar-se nas minguas vitorias e andar desaparecido e (quantas vezes) nas derrotas.

    Aqueles Presidentes do passado, Bogalho, Mauricio Vieira de Brito, Borges Coutinho, Jorge de Brito e outros enfrentavam os inimigos de peito aberto, davam a cara nas derrotas e escondiam-se nas vitorias. Sao formas de estar e e porisso que estamos assim.

    E depois instristece-me ler todos os dias desabafos de Benfiquistas a chorara baba e ranho, porque o Xistra isto , o larapio aquilo, o provença, o sousinha o so ares a dias e quejandos que nos roubaram, que fizeram e aconteceram.

    A CULPA E DE QUEM NOS DIRIGE OU TEM DUVIDAS QUE COM CORAGEM E INTELIGENCIA, O CORRUPTO, OS AVENÇADOS, OS AFILHADOS E TODOS OS LAMBEBOTAS QUE POR AI ANDAM NAO TINHO RECOLHIDO TODOS AO BOIERO.

    AS SELECÇOES GANHAM AOS MELHORES COM A MAIORIA DE ATLETAS DO NOSSO CLUBE E NOS EM PORTUGAL NAO GANHAMOS NADA.

    PORQUE? por falta de CORAGEM E INTELIGENCIA.

    ResponderEliminar
  10. Gandaia e Vieira é competente pq?

    ResponderEliminar
  11. Força benfica!!!

    olheiromiope.blogspot.com

    ResponderEliminar
  12. 1º - Não disse que Vieira era competente.

    2º - Quando disse que o Benfica não soube ganhar referia-me a quem está no Benfica, particularmente o Vieira e Jorge Jesus. E o problema do título passado foi o Vieira e o Jesus pensarem que eram os maiores do mundo e que iam limpar tudo na época seguinte.

    3º - O Damásio e o Vale e Azevedo provam que não é decisivo ser do Benfica.

    Pensava que tinha sido explicito, mas pelos vistos a vontade em atacar tudo o que mexe nem permite analisar o que as pessoas comentam e ao não concordar, pensam logo que estou a defender o Vieira, o que nem era o caso.

    ResponderEliminar
  13. Li com muita atenção o post, parece-me correcto em termos de estrutura. Não discuto nomes porque é sempre subjectivo. Agora sei que o Benfica precisa urgentemente para o futuro de entender que as festas são feitas no fim dos campeonato e não no início, no Natal ou na páscoa.
    Meus senhores, o que distingue o Benfica dos corruptos, além do sistema (claro), é que muita da gente que gravita no nosso clube vive para aparecer nas televisões (e agora com o Benfica TV nem se fala), nos jornais, nos sites, enfim... sempre que podem gostam de aparecer ao lado de uma festa qualquer...
    Ou no Benfica, dirigentes, jogadores e sócios percebem que as festas são para ser feitas em Maio ou nunca mais lá vamos. Um exemplo, é imperdoável que a equipa de voleibol, a dois dias do primeiro jogo da final do campeonato, andasse às voltas do estádio da luz a mostrar a taçinha de portugal!!! Mas a quem é que interessa isto? aos jogadores, aos dirigentes? aos adeptos? o resultado? a equipa perdeu sábado, claro... não respeitou o adversário, desconcentrou-se com uma porcaria de uma taça de portugal quando o objectivo é o título, seja em que modalidade.
    Se nos lembrarmos que na semana da supertaça, em futebol, andamos a fazer joguinhos amigáveis enquanto os corruptos se fecharam a trabalhar...
    Enfim... por exemplo, acho inacreditável que os jogadores das nossas camadas jovens deem entrevistas à Benfica TV com os campeonatos a decorrer como se fossem estrelas!!! Isso é impensável lá nos corruptos porque eles antes disso preferem fazer jogadores e levantar taças e só depois falam para a imprensa!!!!

    ResponderEliminar
  14. João Santos é fraquíssimo como treinador de camadas jovens. Na minha opinião, somos a formação que , neste momento, tem mais potencial em Portugal, vejam todas as camadas jovens da selecção nacional, e vejo, na benficatv os juniores a jogarem grande futebol contra as outras equipas mas a perderem jogos fulcrais contra os rivais. E querem criar uma boa equipa principal?

    ResponderEliminar
  15. MEOs
    Todos esses cus de bois de que estamos a falar e do qual muitos concordamos, têm que ser dirigidos a quem de direito. Eu fiz na semana passada um "emilio" a 4 directores do nosso CLUBE onde expus algumas preocupações que a nós Benfiquistas nos afligem.
    O primeiro era o LFV continuar a fazer aquilo que de bom tem feito - estádio, Seixal, Marketing - incremento de sócios - Casas do Benfica - Benfica TV - Museu, Fundação e outras valências mais, sendo a principal a de recuperar o bom nome do nosso AMADO CLUBE que andava na lama e a valer 25 tostões quando entrou e que hoje transformou numa marca que vale 250 kilos de euros.

    O Mal do LFV é o futebol. Tem, como lhe pedi nesse "emilio" que o entregue a um Benfiquista de gema e acima de qualquer suspeita, que tenha o tal ADN de que vocês falam e que seja um BOM FILHO DA PUTA, capaz de enfrentar o FILHO DA PUTA DO CORRUPTO lá de cima.
    Assim uma espécie de GASPAR RAMOS/VEIGA, mas numa versão ainda mais explosiva e que blinde o nosso balneário com uma argamassa de betão armado com 2 metros de espessura e não com aqueles vidros finos e lisos de 3 milimetros que lá temos.

    No poste preconizam-se as saídas de Domingos Soares de Oliveira e de Paulo Gonçalves...gostaria de saber porquê...fizeram alguma trafulhice? Remataram ao lado da baliza sobre a linha de golo? Falharam algum penalti???
    Faltam aos treinos??? Não dão o litro durante o jogo??? Não sentem a camisola???
    Creio que, apesar do DSO ser ao que dizem um ex-adepto do Ceportém isso não quer dizer que seja um submarino desse merdoso clube. Defende e de que maneira o nosso clube com o que melhor tem, que é pôr a sua inteligência e profissionalismo ao nosso serviço e quem disso duvidar deve ser estúpido. (desculpem o insulto quem se sentir atingido)

    Quanto a Paulo Gonçalves, podem crer que é um Benfiquista Indefectivel. Conheço-lhe toda a familia...repito...TODA A SUA FAMILIA...que se cruza com a minha e somos por isso primos politicos. Apenas há um Ceportinguista nessa família, todos os restantes (que são muiiiitos)... BENFIQUISTAS ATÉ DIZER CHEGA E SOFREDORES TANTO NAS DERROTAS COMO NAS VITÓRIAS.

    Fez na cidade do Porto a sua vida académica, pois quando viemos de Angola os seus Pais aí se fixaram-se, sendo que no Porto há uma imensidão de Benfiquistas e ele mais os seus familiares directos, eram desses.

    Luis Nazaré ou Gomes da Silva para a Presidência??? Não. Não têm perfil. Tem que ser um nome que tenha autoridade e voz de comando para se impor ante os poderes azuis e broncos instalados. Arranjem outros nomes e olhem que já não é nada cedo.

    Mas, se o LFV encontrar o tal "filho da puta" bom, que seja mesmo, mesmo, mesmo bom para tomar conta do futebol - Humberto Coelho por exemplo, que é um nome por todos respeitado - porque não há-de o LFV continuar a incrementar e a consolidar a obra que começou???

    Afinal de contas é na vertente de futebol que falhou mas o nosso SAGRADO E AMADO CLUBE é muito mais que futebol.

    Não...não sou um seguidista Vieirista...sou BENFIQUISTA e até se dá o caso que, como Monárquico que sou, o PRESIDENTE DO BENFICA é para mim, A PRIMEIRA FIGURA DO PAÍS...qualquer que ele seja.
    PS
    Já vi alguns blogues também a cascarem no JOAO GABRIEL, duvidando do seu Benfiquismo e chegam a dizer até, que é um lagarto. Nada disso!!! Na última assembleia votou a meu lado com os mesmos votos que eu e olhem que tenho 36 anos de sócio.
    Há muitas inverdades na net...

    ResponderEliminar
  16. Viriato de Viseu, só te falta acreditares no Pai Natal.

    ResponderEliminar
  17. E No coelhinho da Páscoa também caro Geração.
    Mas tu sabes muito bem o que penso sobre o Benfica e na condução do nosso clube sob a batuta do LFV.
    O Homem tem muitos erros, mas não devemos ter memória curta já que nos momentos difíceis, foi para os cornos do touro.
    O problema é que é aceitável em muitas coisas mas quase um zero na vertente de Futebol. Se ele quiser defender-se e resguardar-se podia entregar esse departamento a quem saiba da poda - e nem é Rui Costa, tem que ser outro com mais barba - caso contrário vai perder as próximas eleições e os meus 50 votos, contribuirão para que tal aconteça.

    GERAÇAO,
    Vocês falam...falam...falam...mas onde é que está a figura que em Outubro de 2012, assumirá os destinos do nosso clube?
    Não há nem um rumor??? Uma dica, uma Aposta? Luis Nazaré e Gomes da Silva não, tem que ser uma figura que tenha uma voz mais grossa. Vamos lá, já é tempo para se ir preparando esse Outubro...

    ResponderEliminar
  18. Gandaia, ganhar o campeonato do ano passado fez mal ao Vieira. Demonstrou a muito benfiquista o que o Benfica pode ser quando existe uma estrutura focada com todos a remar para o mesmo lado e com um presidente que não excedesse as suas funções.

    Infelizmente o ego e os negócios pessoais do Vieira não deixaram que isso fosse repetido esta época.

    Mas o ano passado acordou os benfiquistas. Agora ou o clube passa a ganhar ou o futuro dele á frente do clube está acabado.

    ResponderEliminar

Atenção: O NGB mantém um registo completo de todos os comentários. Se não estiver registado, assine sempre o seu comentário. Se não o fizer, não se queixe se não for publicado. Seja moderado na linguagem. Se não o for, não se queixe se o seu comentário não for publicado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no âmbito do NGB

ranking

recentes

Mensagens populares