O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

segunda-feira, 25 de abril de 2011

As próximas épocas já começaram (II)

. 14 comentários
Desde já peço desculpa ao autor do tópico anterior, mas o título e o tema pareceram-me bem! E podem abrir uma série de debates sobre o futuro do SLB! Debaixo de diferentes perspectivas.

Concordo em pleno com o SouBenfica quando diz que LFV não sente o Benfica. É verdade. A ambição do presidente esgota-se no "não futebolístico", para ser mais genérico, no não desportivo. Deixa as modalidades para outros. No entanto, com o mediatismo do futebol e ânsia de protagonismo, LFV não deixou ninguém gerir a área! José Veiga, o DD com resultados visíveis, foi afastado por que ameaçava o feudo! Rui Costa, pelo carinho que os benfiquistas lhe sentem e pela possibilidade de vir a ganhar, também! Se isto não é verdade, desafio algum dos habituais leitores a explicar as funções do Maestro! Porque este foi desautorizado em directo?

De novo, concordo com o meu camarada quando diz que LFV deve prosseguir o mandato até ao fim! No entanto, deve preparar a sua saída! Desde já! Porquê: o modelo está esgotado, os resultados desportivos são fracos e o estado anímico entre os adeptos precisa de um "boost" de união! Mais: o típico discurso presidencial cansa e encaminha o clube rumo ao abismo e à secundarização desportiva! Se ao nível estrutural, o Benfica é uma referência, no futebol o fracasso é evidente! E quando eu disse anteriormente que o Benfica já não era o maior clube, referia-me aos títulos. A verdade é essa! E LFV mostra-se incapaz de reverter esse rumo! O Benfica de hoje perdeu a vontade de ganhar! De viver! De "odiar" a derrota. É um fidalgo acomodado e à sombra do passado! É um passeio de vedetas! De vaidades! Onde todos entram... E poucos trabalham! E em 10 anos de magistratura de LFV no futebol, reconheça-se: dois campeonatos é pouco! E os milhões foram muitos!

Qual o problema? Mentalidade e dirigentes!

- Primeiro: dirigentes. Na presidência, precisamos de uma figura consensual e forte. Lançaria Fernando Seara. Um homem competente, benfiquista e de capacidade reconhecida e exigente nos resultados! Muito mesmo! E alguém que conhece o futebol nacional!

- Para a pasta do futebol, esta estaria entregue a Nuno Gomes e a Rui Costa, com amplas responsabilidades e respondendo ao presidente.

- Na área técnica, um treinador que responda só a Rui Costa, mas com uma ampla estrutura de treinadores a seu cargo, para as diferentes áreas do terreno. Um adjunto, com poderes alargados e um outro, mais ligado ao Benfica, responsável pela transmissão de valores do clube e ligação directa aos juniores e à sua observação.

- Paralelo ao corpo técnico e ao futebol jovem, um coordenador geral de futebol jovem, que definiria (em conjunto com o treinador principal) o padrão técnico a seguir pelos juniores e seniores, bem como seria o responsável pela observação de jovens valores nacionais e internacionais. Contratação de jogadores até aos 19 anos seriam da responsabilidade deste coordenador. Nomes: Rui Vitória, Edgar Borges ou Carlos Mozer. António Veloso seria um coadjuvante. Este gabinete seria o responsável por encontrar parcerias com outros clubes, estabelecendo objectivos e contrapartidas. Nuno Gomes seria o "chefe" deste departamento.

- Política desportiva: plantel de 25/7 jogadores. Um núcleo duro de 10 jogadores que permaneçam no plantel entre 6 e os 10 anos. Uma aposta constante nos jovens formados na casa, com uma política de empréstimos na 1ª Liga e 2ª Liga ou outras Ligas estrangeiras. Deve-se lançar pelo menos 2 jovens da cantera por ano. Aposta mais firme na contratação de jogadores europeus e também em jogadores já feitos. Jovens estrangeiros até 22 anos, no máximo dois. Mais: exigência rigorosa no planeamento do plantel, com observação ao princípio "um lugar, dois jogadores" de semelhante valia.

- Por último, um factor importante: o Sport Lisboa e Benfica deve estender a sua influência (a política de empréstimos pode servir para isto) aos demais clubes da Liga. Só estando no centro de uma concertação de posições é que o SLB pode evitar a hostilidade de outros, por consequência menor permeabilização desses mesmos clubes aos "andrades"! Na Liga, só com aliados é que impedimos o tráfico de influências que permite o CRAC manter-se na frente. É o caminho! Só no aproveitar de desavenças é que podemos chamar para o nosso lado alguns clubes, como no caso Kléber ou nas escaramuças Guimarães x Braga! Não podemos desprezar o peso desse tráfico. Só o aumento do nosso peso é que evitamos que o CRAC domine os lobbies da arbitragem e justiça desportiva. Assim, espalhando figuras afectas a esses clubes nos lugares de relevo é que teremos a garantia que estes não caem nas mãos do CRAC! É o modelo correcto? Não sei. Mas no mínimo é o que evita a corrupção andrade!

- Por último, o fomento de um "nacionalismo" benfiquista! Não o bacoco que LFV institui, mas um de superioridade! E de necessidade de superioridade! Na instituição dessa mesma sede! Esse será o caminho! Um explanar dos exitos passados e a obrigação de, na actualidade termos de estar à altura de outros tempos!

É uma proposta... A melhor? Não sei. É mais uma proposta! Vamos juntar as nossas ideias neste blogue! Pô-las num dossier, em tertúlias, jantares convívio... A bem do SPORT LISBOA E BENFICA!
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

14 comentários

  1. Fernando Seara será a aposta para a FPF.

    ResponderEliminar
  2. Concordo com quase tudo o que se diz neste post , inclusive nas tertulias para discutir o nosso benfica, apenas nao concordo com o nome de fernando seara pois penso que nesta altura o benfica devia ter alguem que tivesse um bocado de "maldade" ....

    ResponderEliminar
  3. Maldade? Eu já assisti a uma palestra dada pelo FS e digo-vos: passar-lhe a perna não é para qq um!

    ResponderEliminar
  4. Se tu o dizes eu acredito eu vejo o seara como um grande benfiquista mas um bocado mole....

    ResponderEliminar
  5. TRAMONTANO26/4/11 00:36

    Jedi

    Fernando Seara, deixa-o ir para a FPF.

    Rui Costa, se quando abandonou a carreira era uma esperança, esta hoje provado e aqui tem sido repetido a saciedade que nao tem perfil para o cargo, porque se o tivesse nao se tinha deixado amordaçar e desacreditarm ao ponto de ja o terem apelidado em alguns blogues de emplastr, o que nao subscrevo.

    Nuno Gomes, que bem conheço, um exemplo de homem e atleta, merece ficar no clube mas nao metam o Nuno ja e nas circunstancias actuais num cargo onde muitas vezes nao se pode ser politicamente correcto e o Nuno isso nao sabe ser.

    Tambem acho que LFV deve acabar o mandato, o que o Benfica nao precisa e mais convulsoes, mas tambem nao acredito que saia pelo seu pe.

    Acho imperativo, para bem do Benfica, que LFV deixe o clube no fim deste mandato pois o seu ciclo esta esgotado.

    PS. O Geraçao dizia num comentario, ao post anterior, que a oposiçao esta em silencio:

    E verdade esta em silencio mas nao esta quieta e eu ate fico admirado que aquele que esta disposto a liderar e a congregar os Benfiquistas
    passe ai debaixo das barbas do Benfiquistas da capital e ninguem tenha dado por ele.Pois bem eu a umas boas centenas sei que as coisas nao estao paradas e no momento certo, que convirao ainda nao e o indicado, ele aparecera.

    E muito bom augurio que pouca gente saiba o que se passa.

    A grande maioria dira que bem o conhece e de certo subscrevera a sua candidatura.

    Concordarao comigo que a eleiçao de Vilarinho gerou fracturas que ainda hoje se mantem e estou certo que se este homem for elito sera tambem um factor de agregaçao e isso sera o mais importante para o nosso clube e com essa força partiremos para a implantaçao da verdade desportiva no desporto Portugues.

    ResponderEliminar
  6. subscrevo e mais umas coisinhas:
    - reintegrar o josé veiga no clube com papel preponderante na organizaçao direi politica ( e nao desportiva que fique entre nuno gomes e rui costa) das cedencias e contrataçoes: um triumvira com maos totalmente livres, com orçamento definido e independantes da tutela do presidente
    - mudança da estratégia de comunicaçao do clube com blindagem total do balneario (à porto) e pouco intervencionismo do presidente
    - referendo marcado nos estatutos em tudo o que é vital ou importantissimo no clube como por exemplo cedencia dos direitos televisivos
    (incluindo clausulas que permitam o desenrolar dos jogos nos domingos à tarde diga-se)
    - criaçao duma sociedade de segurança composta unicamente de benfiquistas (socios pagantes) tal como o braga fez para a organizaçao dos jogos em casa
    - bilhetes à preços muito acessiveis para trazer malta à bola (nao me conformo de saber que assisti à jogos como benfica-real ou benfica-porto com mais de 100 mil no antigo estadio e vejo somente 35000 no ultimo jogo contra os corruptos, incrivel!)

    ResponderEliminar
  7. Jedi, no geral concordo com o que dizes no post.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  8. Fernando Seara tem estado ao lado de LFV e deve ser uma pessoa com quem LFV fala muitas vezes e se virem a sua postura na programa em que intervém todas as semanas na TVI, facilmente concluem que ele nunca será uma pessoa com maldade! Por isso é que tem grandes hipóteses de se tornar presidente da FPF. Com isto não estou a dizer que ele não seria um óptimo presidente do nosso clube! Bem pelo contrário!

    Quem julga que o Benfica começa a vencer com regularidade se tiver uma espécie de corrupto a comandar os seus destinos está redondamente enganado. Os benfiquistas não o permitiam pois as criticas abalariam qual estratégia nesse sentido. Vejam o que aconteceu com o apagão!!!

    Independentemente de quem for o presidente, as dificuldades para vencer serão sempre imensas. Se as coisas não mudarem ao nível organizativo do futebol, nomeadamente com a aprovação dos Estatutos nos moldes em que estavam previstos, vamos assistir a mais do mesmo!

    Não quer isto dizer que o SLB não pode fazer melhor ou mesmo ganhar mas, para isso, não tenham dúvidas, só com a máxima união de todos nós conseguiremos lutar com a corrupção e o clube corrupto.

    Observem o fenómeno Braga, que de clube com muitos benfiquistas tornou-se, em 2 anos, num clube com gente que odeia o Benfica e os benfiquistas! E, para tal, bastou alguns incendiários...

    Mesmo que o modelo preconizado no post fosse o melhor, bastava um época falhada para tudo ser posto em questão. Depois não é por decreto que se faz um jogador estar seis anos no Benfica. Basta que tenham categoria para terem os colossos a atrás deles para se irem embora e, se o Benfica os obriga a ficar, pode ter de os suportar com grandes ordenados e sem grande motivação! Eu cansei-me de de ler pelos blogues que não se deveria deixar sair ninguém ou então só pela cláusula de rescisão. Agora todos acharão que não vender Cardozo por 25 milhões foi um grande erro mas, se na altura, LFV tivesse feito isso os ataques teria sido cerrados. É com esta postura que nós, adeptos, condicionasmos, e muito, a gestão de um clube como o Benfica!

    Só com a defesa acérrima dos benfiquistas e uma imprensa pronta a defender as atitudes da Direcção se conseguiria lutar contra o sistema, ora, isso não é possível. Se por um lado, os benfiquistas gostam de ser independentes e não têm papas na língua para atacar a própria direcção do clube, por outro, a CS está cheia de antis e bajuladores para além dos vendidos!

    Só resta ao Benfica ter grandes jogadores e um treinador que perceba estas coisas. O ideal seria alguém que detestasse o corrupto e não tivesse medo de o desmontar pois os jogadores ganhariam muito com isso! Eu não conheço nenhum, já quanto a treinadores que detestam o Benfica, eles são aos muitos!

    Devíamos discutir qual o melhor caminho para o nosso clube, sem dúvida, mas antes disso é apoio que temos de dar, é que temos um Liga Europa para tentar ganhar!!!

    ResponderEliminar
  9. Devaneios de amadores...perder para reinar?

    Enfim, já se viu tudo no Benfica. Uma linha de pensamento que ainda permanece quando ocorre um conjunto de más decisões técnicas e de maus resultados desportivos no futebol profissional
    é a política da terra queimada. Ou seja, colocar tudo e todos em causa, começar tudo do zero, presumindo assim, que os que estao de fora conhecem melhor o que é o Benfica e têm soluções rápidas e inatacáveis para todos e qualquer problemas.

    Primeiro que tudo, não é o timming certo para estes delírios. Em vez de debater cenários hipotéticos e imaginar cenas de filmes que só passarão daqui a dois anos, o Benfica tem um meia-final europeia para disputar e deve estar unido e concentrado em vencê-la.

    Segundo, o tempo não volta a trás. O caminho da profissionalização, da responsabilidade e da cada vez maior exigência a todos os níveis é uma conquista do clube na última década. Dirigentes amadores, da era anterior à revolução empresarial do futebol, embora benfiquistas, não chegam para o desiderato do clube.

    Por último, não gosto de unanimismos. Quero um presidente liderante, com ideias e projectos, que tenha voz própria e que decida por sí. Luís Felipe Vieira tem sido um grande presidente, com uma grande visão do clube, e que tem honrado a sua história e projectado o seu futuro.

    Só no final do seu mandado se fará a avaliação da sua obra, assim como só no final da época se fará avaliação do trabalho de Jorge Jesus. Corrigir os erros e melhorar a estrutura é algo que deve acontecer continuamente no Benfica, sem necessidade de revoluções, tiros nos pés e de continuos regressos à casa partida, que só dão mais tempo e maior vantagem aos rivais. Não duvido que internamente, haverá uma reflexão sobre os problemas desta época, mas no actual momento, há que carregar todas as forças e capacidades para a Liga Europa.


    Força Jorge Jesus.
    Força Benfica.
    Hugo

    ResponderEliminar
  10. LFV fez o que tinha a fazer mas nunca vai abdicar do poder no clube e isso é mais que evidente. Ele afirmou nem á três semanas que se vai recandidatar em 2012 porque quer construir o Museu Cosme Damião.

    Basicamente o seu grande propósito é construir um museu.

    ResponderEliminar
  11. Agora caro Tramontano fico feliz por saber que já há benfiquistas a moverem-se para se candidatarem á presidência do clube.

    Para mim o Presidente ideal do Benfica seria o Gaspar Ramos. Esse punha os Corruptos a fiar fino. No entanto, está queimado entre muitos benfiquistas.

    Agora acho que não são necessários consensos e nem LFV deve abrir caminho a outro candidato. O Benfica não é uma monarquia, candidata-se quem quer ao lugar de Presidente e os sócios escolhem. Ficava muito feliz que LFV se candidatasse juntamente com outro candidato viável para ver a abada que levava em vez de fazer artimanhas como as que fez ao José Eduardo Moniz.

    ResponderEliminar
  12. Bom e oportuno poste pois é com tempo e calma que se preparam as coisas do futuro.
    Fernando Seara? Ele tem ADN Benfiquista até dizer chega, mas não é um bocado mole??? Temos que arranjar um bom "filho da puta" que enfrente os poderes instalados que estão sob a pata do filho da puta lá de cima e é claro este filho da puta também. É demasiado educado e de boas maneiras para o fazer e isso é a sua "perdição" neste interin. Mesmo assim caso fosse votado, era com deleite que via um Viseense no cadeirão Presidencial que é para mim, a PRIMEIRA FIGURA DO PAÍS. Mas para isso tínhamos que AVINAGRAR o homem e ensinar-lhe a dizer algumas asneiras.
    MEOS
    Não se pode arranjar um Presidente que tenha uma mistura de: GASPAR RAMOS/HUMBERTO COELHO/BAGÃO/FERNANDO TAVARES/FERNANDO SEARA/JAIME ANTUNES/VIEIRA/GOMES DA SILVA e MÁXIMO???

    Quanto à chefia do Departamento de Futebbol, nem Rui Costa (que será sempre o meu menino) nem Nuno Gomes...é necessário uma pessoa com mais barba e bigode!!!

    Pronto, têm aqui o meu contributo...venham mais.

    ResponderEliminar
  13. É um homem ligado à Cultura, Vermelhusco. A construir museus a esta velocidade arrisca-se a fazer mais que a actual Ministra.

    ResponderEliminar
  14. o Pinto da Costa come 'Fernandos Searas' e 'Bagões Félixs' ao pequeno-almoço...

    o Benfica não pode ter PADRES como Presidentes...

    ponham-se com ideias dessas e batemos o record dos lagartos dos 18 anos sem serem Campeões....

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking