O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Para o ano é para lutar pelo título?

. 16 comentários
Apesar de todo o entusiasmo dos meus colegas de blogue em projectar um futuro pós-Vieira eu acredito que aquilo com que nos devíamos preocupar de momento é o futuro próximo do clube. Nomeadamente a época 2011/2012.

Independentemente de o Benfica conquistar a Liga Europa este ano o facto é que o Benfica falhou estrondosamente os objectivos a que se propôs esta época:
- Falhou a reconquista do campeonato (e com isto já vão mais de 20 anos desde o último bi e o ultimo tricampeonato do Glorioso aconteceu antes de eu ter nascido) tendo sido humilhado na Luz pelos Corruptos,
- Foi eliminado da Taça de Portugal e novamente humilhado pelos Corruptos na Luz,
- Fez uma campanha patética na Liga dos Campeões - o objectivo principal na Europa era passar ás eliminatórias.
 Para mim, chegar á final da Liga Europa é o mínimo que se pode exigir depois de todos estes falhanços desta época. E a Taça da Liga não serve de consolação, é uma competição sem prestígio e cuja existência continuada anda no fio da navalha.

Contudo, o Benfica tem que iniciar a preparação da próxima temporada o quanto antes de modo a reconquistar o Campeonato Português. Esse deve ser o principal objectivo do próximo ano pois é a conquistar campeonatos que o Benfica se afirmou como o maior clube português e é a conquistr campeonatos que o Porto é actualmente o maior clube português a nível desportivo.

Como tal acho que os benfiquistas devem estabelecer um termo de comparação bastante simples com quem mostrou ambição e preparou esta temporada de forma tão competente que deu uma abada ao Benfica.
Basta ver algumas das coisas que os corruptos fizeram tanto a nível de preparação do plantel como a nível da secretaria:

- Fortaleceram o plantel e a equipa nas posições mais necessitadas. Venderam os jogadores cujo ciclo no Porto já se tinha notoriamente esgotado: Raúl Meireles e Bruno Alves e usaram essas verbas para contratarem João Moutinho, James Rodriguez e fortaleceram a defesa com jogadores como Otamendi. Basta ver a importância que Moutinho assumiu na equipa do Porto e como o Sporting afundou para se compreender que foi provavelmente uma das melhores jogadas do futebol português no ano passado. James Rodriguez demonstrou que é um jovem promissor e um suplente capaz nas alas e teria sido bastante útil no Benfica para dar descanso a Gaitán pois não há alternativas para médio ala esquerdo.
Só de pensar que Moutinho foi oferecido ao Benfica e Rodriguez esteve para vir para o Benfica...

- Mantiveram os jogadores que asseguraram o maior rendimento desportivo á equipa: Hulk, Varela e Falcão.

Apesar de toda a gente no príncipio da época apontar a defesa do Porto como frágil o simples facto é que é a melhor defesa do campeonato e não arranjaram confusão onde não era preciso pois não despacharam o mal-amado Helton da baliza para estourar as verbas do negócio Raul Meireles/Bruno Alves no 3º guarda-redes do Atlético de Madrid.
Comparativamente, não venderam um dos esteios da defesa em Janeiro quando estavam na luta pelo campeonato. Basta ver a diferença de solidez na defesa do Benfica após a saída de David Luiz - Luisão não dá para tudo.

- Asseguraram o controlo da Liga de Clubes com a conivência de LFV. Com Fernando Gomes na presidência da Liga assistimos ás arbitragens mais vergonhosas dos últimos 10 anos no mínimo. LFV, por negligência deixou que este indivíduo assumisse a Presidência da Liga com grande prejuízo para o Benfica em termos de arbitragens e tratamento arrogante e prepotente dado por Vítor Pereira ao clube (que incluiu ameaças a que ninguém da Direcção se dignou a responder).

Basicamente o Porto construiu um plantel fortíssimo com dois jogadores por posição, em que apenas se notou a ausência por lesão de Falcão numa certa fase da época, em que conseguiu manter as principais vedetas do plantel ao mesmo tempo que contratou Moutinho.

Enquanto isso o Benfica vendeu os jogadores que garantiam um maior rendimento á equipa: Di Maria e Ramires na pré-época e David Luiz em Janeiro e não garantiu jogadores que compensassem essas saídas no imediato: Gaitán e Sálvio demoraram imenso tempo a adaptar-se e a renderem mas o Benfica nunca mais ganhou a consistência defensiva que tinha com Ramires e David Luiz. Faltou vir ou Wesley ou Elias, faltou James Rodriguez para rodar com Gaitán, faltou um substituto directo para David Luiz e faltou um guarda-redes que verdadeiramente garantisse pontos em vez de os oferecer.
Independentemente das críticas que posso dirigir a Jorge Jesus pela má gestão do plantel em alguns momentos da época ele não recebeu todas as condições necessárias para voltar a repetir o sucesso da época passada. Isto porque a Direcção pôs o sucesso financeiro á frente do desportivo (embora mesmo esta afirmação seja questionável pois gastou-se balúrdios em muitos sul-americanos de qualidade duvidosa e em Roberto).

Agora só me resta perguntar: Como vai ser preparada a época de 2011/2012 pelo Benfica?
Será que se vão usar as lições aprendidas esta época?

O Benfica precisará de:
- Fortalecer as posições no plantel mais carenciadas. Existem posições para as quais só existe um jogador: nomeadamente as posições de lateral-direito e esquerdo. É necessário garantir um segundo Ramires, alguém que possa substituir Ruben Amorim para dar consistência ao meio-campo.

- Manter os jogadores que têm um rendimento desportivo elevado e sintam a camisola. Para mim é inconcebível a venda de Coentrão abaixo do valor da cláusula quando o Benfica tem que lutar pelo campeonato para o ano e precisa de jogadores que sintam o clube como o Caxineiro.
A vender alguém tem que ser quem não rendeu tanto este ano como devia e que não deixa a pele em campo - Cardozo - independentemente de eu apreciar muito o avançado pelos seus números.

- Assegurar a contratação de jogadores que sejam mais-valias para a equipa e experientes no futebol europeu. E isto não se consegue só com jogadores a custo zero... O Benfica vai precisar de garantir um "Moutinho" que revolucione a equipa.

- Sempre que possível roubar um alvo dos rivais.

Pura e simplesmente se isto não for garantido então torna-se claro que esta Direcção não está interessada em disputar o título no próximo ano e está sim mais interessada em realizar dividendos com a venda dos principais activos do plantel e garantir lucro para os parceiros do Fundo.

- Para além da construção de um plantel vencedor o Benfica tem que assegurar que os Estatutos da FPF sejam finalmente aprovados. Com estes Estatutos aprovados o Benfica não conseguirá o controlo da Arbitragem e Justiça mas garantirá que esses orgãos também nunca mais sejam controlados totalmente pelos Corruptos com a aplicação do Método de Hondt que garante a proporcionalidade de eleitos cosoante o número de votos (daí que mesmo que a candidatura de Fernando Seara não seja a vencedora será suficiente para impedir os Corruptos de dominarem de novo a arbitragem). Desta forma esgota-se a influência conquistada pelos Corruptos na Liga.

A próxima época vai definir não só o futuro desta Direcção no Benfica como o próprio lugar do clube no panorama do futebol português. Será que o Benfica vai ser finalmente ultrapassado em títulos pelos Corruptos? Se tal acontecer a Direcção do clube tem que renunciar com a vergonha de tal acontecimento - senão é porque não têm qualquer interesse pelo clube mas estão sim agarrados ao tacho e a arrastar o Benfica para baixo!
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

16 comentários

  1. Caro Vermelhusco o bruno carvalho começou assim ,e ja' cede o canal aos corruptos.vai-te lavar vermelhusco , ainda sais do banho AZULAO.benfica sempre,contra os contras.

    ResponderEliminar
  2. Vermelhusco , infelizmente ma proxima epoca ja começou mal ja compras 12 jogadores e estamos prestes a destruir uma equipa campeao em 2 anos....

    ResponderEliminar
  3. nunca entendi o porque de o nosso presidente nada ter feito para pelo menos tentar impedir,o Fernando Lopes na presidencia da liga,não entendi o porque de a direcção do benfica nada ter dito quanto ás ameaças do Vitor Pereira,sou a favor da venda do Cardozo porque acho que ele anda no Benfica contra vontade e só faz falta quem cá está....
    Mas como benfiquista apoio o presidente e sua direcção,não é a deitar abaixo ninguem do nosso glorioso que atingimos seja o que for,o momento é de união como já mostramos ser capazes de o fazer em tempos bem mais dificeis dos que os da actualidade.Não é a devolver camisolas aos jogadores e com assobiadelas que eles vão jogar melhor.Amanhã vamos apoiar o nosso BENFICA e mostrar que estamos com a equipa.Abraços e VIVA O BENFICA SEMPRE

    ResponderEliminar
  4. AGuia livre se tu és cego o suficiente pra não perceber a diferença na qualidade de preparação do Porto e do Benfica esta temporada então o problema é teu.

    A mim custa-me imenso ver tamanha falta de competência por parte da direcção do Benfica. Em vez de andar aqui a clamar por demissões do Vieira ou a pensar nas eleições de 2012 prefiro apontar á próxima temporada que quero que seja ganha pelo Benfica. Esta aí o que acho que tem de ser feito.

    O Benfica perdeu este campeonato que acabou inteiramente por culpa própria e isso não se pode repetir sob pena de deixarmos de ser o maior clube português em títulos.

    ResponderEliminar
  5. VERMELHUSCO,
    O Aguia-Livre (Obelovoardaaguia) que conheço não escreve assim...nem pouco mais ao menos.

    Trata-se de um androide a querer arranjar problemas entre nós.

    ResponderEliminar
  6. Viriato por acaso este águia livre é um benfiquista que acabou de iniciar o seu blogue sobre o Benfica.

    É uma pena é que tenha uma falta de nível que não consiga aceitar pontos de vista diferentes. Enfim, nada a que os participantes deste blogue não estejam habituados.

    ResponderEliminar
  7. Para esclarecimento de alguns ,sou Benfiquista ,so'cio e defendo o Benfica ,agora mais que nunca.nao e' hora de questionar , mas sim de apoiar,Nao podemos esquecer a e'poca toda ,desde o i'nicio,que fomos empurrados para tra's e criar instabilidade agora nesta fase decisiva e' o que o sistema quer, e esta' a conseguir.por favor nao fossem os a'rbitros a equipa crescia ,ganhava confiança,os novos jogadores adaptavam-se e rendiam ,mais e mais rapidamente,e a pressao crescia para o lado deles,entendam isto ,por favor. Basta ver os ultimos jogos ,ha' um habito entranhado nos arbitros em prejudicar o Benfica,'as vezes pergunto-me porque? Se ofendi alguem peço desculpa,pois tambem ando irritado com isto.amanha la' estou.

    ResponderEliminar
  8. VERMELHUSCO,
    Não pode ser, AGUIA-LIVRE só há um...O do BELOVOARDAAGUIA e mais nenhum !!!
    Vou já dar um ponto final a isto.
    Por favor põe o link desse blogue, para avisar o homem que está a usurpar o nik de um ÍCONE !!!
    É uma blasfémia !!!!

    ResponderEliminar
  9. http://campeaosomosnos.blogspot.com/

    Este é o blogue Viriato. No entanto, acho que este aguia livre desconhece o original... Não vale a pena ser rude com outro benfiquista. Apenas uma chamada de atenção ao colega blogger que está a usurpar o nick de outro companheiro de escrita.

    ResponderEliminar
  10. Amigos ,se vos posso chamar assim,tenham calma.Eu sou leigo em informatica ,alia's nao tenho qualquer formaçao,mas assim que comecei a visitar a net no Magalhaes da minha filha,e vi os blogs sobre o Benfica, decidi criar um quase por brincadeira. Aí foi-me pedido um nome e lembrei-me do nome ,e como foi aceite,ficou.Nao sabia da existencia do(AGUIA-LIVRE) ali`as o meu nome e' AGUIA LIVRE sem traço.nao se irritem que vou fechar a loja .fiquem bem e Benfica sempre.

    ResponderEliminar
  11. Xavier Reis27/4/11 22:34

    GR - Roberto, Moreira, Oblak;
    DD - Maxi Wass;
    DE - Coentrão, Diego Renan;
    DC - Luisão, Sidnei;
    DC - Jardel, Miguel Vitor;
    MDC - Javi Garcia, Airton,
    MC - Matic, Ruben Amorim;
    MOC - Bruno César, Carlos Martins; David Simão
    EE - Gaitan, Rodrigo;
    PL - Santiago Garcia, Kardec;
    ED - Urreta, Jara;

    Óbvio que não percebo de táctica como Jorge Jesus, mas parece-me que o benfica de este ano era uma equipa previsível, o que contribui para muitos desaires... Era uma equipa que trocava a bola quase ao primeiro toque, com futebol sempre a alta velocidade, com ataques sucessivos e com dificuldade em segurar a posse de bola (que em jogos da Champions e da Taça de Portugal, jogos a eliminar é importantíssimo).
    Penso tambem que uma equipa não pode jogar com 5 jogadores a atacar e 5 jogadores a defender, porque num meio-campo com 4 jogadores, apenas Javi era um jogador de contenção, que dava apoio aos centrais e que muitas vezes dobrava Coentrão... O benfica de este ano pareceu-me desequilibrado tacticamente porque fazia falta um Ramires, que ajudava Javi em missões defensivas...

    Por isso penso que a alteração para um 4x3x3 seria benéfico porque o plantel seria bastante equilibrado, necessitando apenas de 3 ou 4 compras: um suplente para Maxi, um suplente para Coentrão e um PL matador que fizesse muitos golos e trabalhasse para a equipa...
    Outra hipótese seria um 4x4x2 losango, onde o médio direito seria na práctica um medio-centro (Amorim ou Matic) que equilibraria o meio-campo defensivo (a semelhança do ano passado)... Ai o extremo esquerdo jogaria um pouco mais recuado, sendo que Rodrigo e Jara seriam os segundos avançados com Kardec e Santiago Garcia a matadores e Urreta com suplente de Gaitan...

    Quanto a vendas, Coentrão seria obrigatoriamente para manter (isto se após conversa estivesse disponivel para isso, com o merecido aumento no ordenado), e as vendas seriam de Saviola, Aimar e Cardozo por serem os jogadores mais fáceis de subsituir... Cardozo (20M), Aimar (7M), Saviola (5M)... Seriam 32M, com poucos gastos... Se fosse necessário penso que a vender seria Javi Garcia porque Airton é um excelente jogador, apenas precisa de minutos e Yebda também é um bom jogador...

    Vendas obrigatórias seriam os "patinhos-feios" do plantel actual... Julio Cesar, Luis Filipe, Peixoto, Balboa, Zoro, Fellipe Bastos, Patric, Weldon, Eder Luis, Freddy Adu, Shaffer, Jorge Ribeiro, Makukula, Nuno Gomees (dar oportunidade para fazer contrato da vida dele)...

    ResponderEliminar
  12. Boa noite a todos,
    Um post pertinente, realista e sobretudo que deve ser olhado como um "What not to do" para a proxima época.
    Ao teu comentario a preparacao da equipa para este ano só acrescentaria que a compra do James não foi reforço de equipa foi pensar com 12 meses de avanço, pensando desde logo num jogador para render Hulk, caso ele confirmasse todo o seu potencial, como aconteceu, com naturalidade.
    O Benfica vendeu quem tinha de vender mas: Gaitan não é, nem nunca vai ser, extremo esquerdo. Também não é um 10, ele tem dificuldades no passe, perde dezenas de bolas por jogo. Gaitan, tal como Jara é um 2º avançado, ideal para uma equipa que joga em contra-ataque, algo que não acontece na Luz. E Ramires não foi substituido em Agosto. Mais grave: Não foi substituido em Janeiro. Ainda mais grave: Veio um rapaz, de meio metro, 24 anos, que nem os argentinos conhecem, para coisa nenhuma. E um miudo de 19 anos que até pode vir a ser bom jogador, mas só daqui a 2 anos. Até lá, é preciso rapidamente arranjar um substituto para a saida inevitavel de Coentrão. O ideal, portugues, de seleccao, com 23 anos, já fugiu, Silvio.
    Ou seja, preparámos mal esta época e já estamos a preparar mal a proxima.
    Triste, muito triste.
    Gosto muito do Jesus, mas as 2 derrotas com o FCP em casa deste ano tiraram-me todas as esperanças nesta equipa.
    Vai custar-me, fui ver todos os jogos este ano, e sei que vão criticar, mas amanha não vou dar 25e para ir apoiar um grupo de jogadores que nem sempre forma uma EQUIPA e sua a camisola como devia.
    Claro que quero que o Benfica ganhe, mas confesso que a ideia do Benfica perder uma final europeia para o FCP me tira sequer a vontade de ver o jogo com o Braga.
    Desculpem este desabafo de um sócio de RP do Sport Lisboa e Benfica.
    Pedro N

    ResponderEliminar
  13. Só me preocupa o seguinte:
    - o camião de jogadores já adquiridos! rendimento desportivoo duvidoso (n há nomes que sonantes, como se impõe no SLB)
    - mais ordenados p pagar (devemos ter umas contas jeitosas devemos)
    - e a burrice em n aprender as lições que temos levado nos últmos anos!

    ResponderEliminar
  14. aguia livre, nao acho que devas fechar loja nenhuma! Até és bem vindo em vir comentar aqui e espero que continues a escrever no teu blogue sobre a paixão que nos une a todos! O nosso Benfica. :)

    ResponderEliminar
  15. Eagle One28/4/11 11:48

    "Será que o Benfica vai ser finalmente ultrapassado em títulos pelos Corruptos?"

    Bom, se deres tanta importância a um Campeonato e a uma Supertaça, estás a seguir o raciocínio doa pasquins cá do sítio. A ordem de importância é a seguinte: Campeonato - Taça - Taça da Liga - Supertaça, ou seja como nos Jogos Olímpicos, Ouro, Prata, Bronze e Título de Presença. Se vires o quadro de medalhas nos Jogos Olímpicos, um país que tenha só uma medalha de ouro, fica á frente de outro que tenha 5 de prata e 10 de bronze.
    Em relação ao plano Internacional, a UEFA em 1979 fez um ranking europeu de clubes, onde atribuía para os vencedores da TCE - TVT - TU, 7 - 6 - 5 pontos respectivamente; aos finalistas, 5 - 4 - 3 pontos respectivamente; e aos semi-finalistas 3 - 2 - 1 pontos respectivamente. Podemos concluir que para a UEFA o vice-campeão europeu tem tanta importância como o vencedor da Taça Uefa, ou seja que o Benfica tem em sua posse o equivalente a 5 Taças Uefa, por ter sido 5 vezes vice-campeão europeu.

    ResponderEliminar
  16. Eagle one essa é uma estatística interessante mas para mim a taça da liga é menos importante q a supertaca.

    E se o Benfica tem mais campeonatos que o Porto eles tem mais títulos internacionais. Muitos mais. Segundo a tua linha de raciocínio a taça intercontinental nao nada nem a supertaca europeia.

    É inadmissível que o Benfica tenha menos títulos que o Porto independentemente da importância dos mesmos. E tendo em conta o ritmo a que os corruptos andam a ganhar campeonatos mais dez anos e apanham o Benfica.

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking