O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Uma dose de realidade!

. 3 comentários
Numa altura como esta, faz falta uma coisa: lucidez! E essa lucidez só é atingida pela realidade dos números! E pela crueza das imagens!


Em primeiro lugar, todos conhecem a minha posição em relação a quem gere o meu querido clube, ao nível do futebol! Porém, muitos existem para uma defesa exacerbada do mesmo, sem olhar a mais nada, apenas utilizando insulto para defender uma determinada postura de LFV! O que é facto é que a mim custou-me muito a noite de ontem! Fui gozado pór adeptos do CRAC perante mais uma humilhação no Estádio da Luz. Fruto do acaso? Do sistema? Em 5 jogos feitos com o CRAC esta época, perdemos 4! Nesses jogos sofremos 12 (!) golos! Marcámos 2(?)! Essas mesmas 4 derrotas custaram-nos, no efeito imediato e prático, a perda da Supertaça, a eliminação da Taça (com um 0-2 de avanço) e a confirmação na Luz da perda do Campeonato! Para da humilhação de "levar" 5 no Dragay! A nossa única vitória foi perfeitamente inútil! Quer eu, quer os defensores de LFV não podem fugir disto! E ambos sentimos o peso das derrotas humilhantes e ambos fomos vilipendiados pelos adeptos do CRAC!


Muitos dizem que não é LFV que perde as bolas a meio campo ou que nomeia Xistra para arbitrar os jogos! Toda a razão! Outra vez teremos que ir à realidade:


Desde 2003/04 (isto para ser simpático e não recuar até ao início da magistratura de influência de LFV no futebol) até 2010/11 os factos são estes:


- 81 jogadores foram contratados! Isto sem contar com aqueles que nem chegaram a vestir a nossa camisola e andaram por aí aos empréstimos! E sem contar com os miúdos que foram integrados no plantel. OITENTA E UM! Perfaz uma média de 10 jogadores por temporada! Pensemos ainda nos ordenados desses jogadores!


- 7 treinadores teve a equipa principal do SLB! Sem contar com os interinos! SETE! É, quase, um treinador por época! Só Jesus se aguentou duas temporadas seguidas!


- Foram gastos, grosso modo, mais de 200 milhões!


- Em vendas, em milhões, o Benfica rentabilizou Simão (c. 20), Miguel (c.10), Tiago (c.10), Ricardo Rocha (c.5) e Nelson (c.5). Com isto, refiro-me ao período pré-JJ! Após isso, temos Di Maria (c.30), Ramires (c. 23) e David Luiz (c. 25)! Ou seja, antes do actual técnico potenciar estes três jogadores, dois dos quais já estavam na Luz e nada fazia prever esta ascenção, o Benfica realizou, em grandes transferências, cerca de 50 milhões de euros (mais uns pozinhos de outras transferências menores). Após, JJ contabilizámos cerca de 80 milhões! Ou seja, não chega para cobrir o gasto! Pior: não produzimos lucro! Vamos comparar com as vendas do CRAC? É melhor não!


- É verdade que LFV trouxe (vamos acreditar que sim) Simão, Di Maria, Ramires e David Luiz! E Maxi, Javi Garcia ou Fábio Coentrão. Mas caramba, em 80 e tal jogadores...


- Neste espaço de tempo, o SLB não produziu e aproveitou um único jogador da formação. O mais próximo que tivemos foi Moreira ou Manuel Fernandes! Vamos contabilizar os gastos sem retorno do Seixal? Humm, não!


- Política de contratações mal explicada. Gastamos dinheiro em estrangeiros de 20 anos mas não aproveitamos os nossos miúdos... Breve exemplo: Carole de 19 anos. Por que não apostámos num júnior? Não faria pior... Os negócios com os clubes de Madrid... As idas a África e ao Brasil... Porquê?


- Factos: no consulado de LFV tivemos um Estádio novo (obra a meias com Mário Dias sublinhe-se), o Centro de Estágios, a Benfica TV, um aumento exponencial de sócios, recuperação da competitividade das modalidades, dinamismo das Casas e recuperação da credibilidade financeira junto da Banca. Tudo isto muito importante e que nos enche de orgulho! Mas títulos? Não!


- Títulos: dois Campeonatos, duas Taças da Liga, uma Taça de Portugal e uma Supertaça! Contemos os do CRAC? Com ou sem sistema...


- Depois temos aquelas coisas não contabilizáveis, mas à vista: humilhações constantes às mãos do CRAC! Distâncias pontuais para o 1º lugar nunca vistas. SLB atrás do Sporting, golpe na democracia das últimas eleições, o constante showoff e autoadulação, etc, etc.


Agora é o seguinte: qual o clube europeu, habituado a ganhar aguenta um presidente tanto tempo com tão poucas e insignificantes vitórias? Não me lembro! Como é que no SLB passaram dezenas de jogadores e tantos treinadores, diferentes Directores Desportivos, etc e o único que não muda é o presidente?! Como é chamado Rui Costa a dirigir o futebol e é desautorizado em público? O que faz Rui no SLB?

Mas a culpa também é nossa, dos adeptos! Porquê? Preocupamo-nos demasiado com o sistema. Aparecemos muita vez a aplaudir a propaganda! Não fazemos sentir devidamente aos jogadores que vestem a nossa camisola o peso da mesma! Lá acima, os jogadores temem mais o presidente (e corja que o rodeia) e os adeptos que os adversários! No Benfica não! Mandamos umas assobiadelas inócuas que servem para enervá-los e... pronto. Só quando os jogadores sentirem que o CRAC é para odiar e para ser vencido é que iremos a algum lado...


Mais doses de realidade: o Benfica vai perder o estatuto de clube com mais títulos em futebol. Isso seria impensável há 10 anos atrás! E pergunto eu: como estaremos daqui a outros 10 anos? Vamos alinhar no discurso fácil do sistema (recordemos de novo quem ajudou o Gomes a ir para a Liga? Não!), vamos estar estórias de termos mais sócios? Nós queremos títulos!
Somos os maiores em...

Esta época está marcada pelo fracasso! Mais uma vez! Nas três provas nacionais mais importantes caímos aos pés do nosso maior rival! Inimigo! E está tudo bem? Não! Algo tem de mudar! Para limpar a cara, temos no Sábado a Taça da Liga... Vencer é imperativo. E Liga Europa? Só mesmo o Benfica transfigurado pode vencer. Esperança: reduzida


Lamento camaradas: a realidade é assim! Não a pintem de outro modo! E para o ano, não nos iludamos, mais do mesmo face ao camião de jogadores já contratados! E no início iremos estar inchados de esperança, graças à inflamação de ego do presidente. Em Abril de 2012, se não invertermos isto, estaremos iguais!

A realidade é esta! PONTO!
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

3 comentários

  1. Repito o que já disse no post anterior:

    Se os Benfiquistas são os primeiros a justificar tudo com os árbitros, a corrupção e o sistema podemos mesmo culpar os jogadores ou o JJ quando já sabem que, cada derrota que sofrem - e em particular com o Porto - terão sempre o álibi de que foi o árbitro, o sistema, a corrupção, o CRAC, etc. que não os deixou ganhar?

    Qualquer jogador do Porto, em qualquer modalidade, já aprendeu que deve ter mais medo dos próprios adeptos do que de qualquer adversário! Viram ontem algum deles “queixarem-se” ou “importunarem-se” com bolas de golf? Fodias-te! Para quê ter medo do Benfica ou da Luz quando, se não jogarem, quando regressarem é bem pior?

    E os nossos? Sabem isto? Não, pelo contrário! Sabem que sempre que perderem virão os arautos da vitimização desculpá-los com o sistema e com a corrupção! Aliás ainda virão dizer que eles têm é que ser apoiados incondicionalmente!

    Pois, coitadinhos dos meninos! Novos, a ganharem milhões, com gajas boas ao lado e, depois de cada derrota, vão para banhos e massagens! Se nós não os apoiarmos incondicionalmente seríamos mesmo ingratos!

    Sabem que mais?

    TANSOS! Tansos é o que nós somos!

    E os que olharem para esta época e continuarem a dizer que não fosse os árbitros e a corrupção nós éramos os “maiores”, logo nada temos a aprender, ninguém tem nada a justificar, nada há que mudar, nada há a fazer; esses, são o cancro deste clube que, de vitimização em vitimização, nos vão conduzir a que cada época em que somos o primeiro dos últimos seja sempre um sucesso moral!

    TANSOS!

    ResponderEliminar
  2. é uma vergonha..
    novas eleições precisam-se !!

    ResponderEliminar
  3. quando é que acaba este mandato?

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking