O Novo Blog Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. email: novogeracaobenfica@gmail.com


sexta-feira, 15 de abril de 2011

Contra o Porto B...

 ●  14 comentários  ● 
Contra os corruptos da Pedreira na Liga Europa será que agora se vão atrever a atirar bolas de golfe aos nossos jogadores?

Estou curioso para ver a diferença de tratamento da UEFA em relação a esses casos com o que acontece neste triste País.
E com um árbitro estrangeiro em vez do Xistrema a apitar quero ver quantos é que vão levar na Luz e na Pedreira.

PSV 2 Benfica 2 A chama imensa

 ●  3 comentários  ● 
Depois do resultado de 4-1 na 1ª mão eu não acreditava que seria possível o PSV dar a volta á eliminatória. Contudo, até ao minuto 40 as coisas estiveram bastantes complicadas e uma eliminatória que tinha tudo  para ser de sonho esteve muito perto de se tornar um pesadelo. Felizmente, os jogadores reagiram e empataram o jogo.

O Benfica entrou para este jogo com algumas surpresas no onze: a ausência de Aimar e a titularidade de César Peixoto numa equipa talhada para o contra-ataque e quiçá a pensar numa gracinha semelhante ao que se verificou nas meias-finais da Taça de Portugal.
Contudo, o Benfica entrou com tudo no jogo e com os olhos na baliza adversária e logo nos primeiros 10 minutos podia ter sentenciado de vez a eliminatória com oportunidades de Gaitán e Saviola. O Benfica entrou forte mas pouco depois deste lance, ao minuto 17 o PSV colocou-se na frente do marcador aproveitando o forte pendor ofensivo do Benfica. Sálvio sai lesionado pouco depois sendo substituído por Carlos Martins e o PSV marca o 2-0 aos 25 numa fase de grande desorientação do Benfica.
Para mim, este perigo deveu-se á péssima gestão do jogo por parte da equipa. Os jogadores têm que saber moderar o ritmo e controlar o posicionamento no relvado e a posse de bola consoante o resultado. Esta equipa infelizmente só sabe jogar a uma velocidade e a inconsistência defensiva causada pela ausência de mais do que um médio que defenda, a instabilidade nos centrais (o Benfica já testou imensos esta época) e os tremeliques de Roberto tornam a equipa menos sólida se não menos entusiasmante.

De qualquer das formas o Benfica reassumiu o controlo do jogo, a entrada de Carlos Martins levou a que houvesse maior controlo da bola e combatividade no meio-campo após o descontrolo que levou aos golos dos holandeses além de que o português contribuía e muito para os desequílibrios ofensivos do Benfica. Se o que disse da equipa do Benfica é verdade, a defesa do PSV parece de papel.
O golo que repôs justiça no marcador chegou já mesmo no fim da primeira parte de uma falta cavada por Carlos Martins e de um livre muito bem marcado por este: os defesas do PSV a dormir deixam que a bola passe por eles na entrada da pequena área, Isaksson alivia mal a bola (algo que deveria ter sido feito por um defesa) e Luisão num remate acrobático gela o estádio do PSV.

Na segunda parte, o Benfica esteve sempre mais perto de empatar que o PSV de dilatar a vantagem, os jogadores recuperaram a tranquilidade e viu-se a importância de dominar a bola a meio-campo: César Peixoto e Carlos Martins davam água pela barba aos holandeses, Gaitán podia ter marcado não fosse Isaksson ter feito uma defesa magistral mas o golo acabou por chegar após falta para pénalti sobre Peixoto.
Desta vez Cardozo não falhou (muito tremi eu) e a eliminatória ficou definitivamente resolvido.
No resto do jogo o Benfica controlou o andamento do jogo não permitindo quaisquer veleidades aos holandeses e com o apito final do árbitro todos os benfiquistas puderam festejar o regresso a uma meia-final europeia após 17 anos de travessia no deserto.

Uma nota final para dois factos que quero salientar: Luisão já leva 30 golos com a camisola do Benfica. É um dos 10 jogadores estrangeiros com mais golos pelo clube. César Peixoto demonstrou definitavemente que o seu lugar não é a lateral-esquerdo mas sim no meio-campo onde, apesar da sua lentidão, oferece uma ajuda preciosíssima a Javi Garcia a nível defensivo mas também consegue fazer muito bem a transição defesa-ataque. Por incrível que pareça acho que o seu posicionamento no meio campo é a chave para dar mais consistência defensiva ao Benfica bem como para a equipa conseguir controlar melhor os ritmos de jogo. Não acredito que mereça ser titular mas é um suplente precioso.

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Fazer História... em Português

 ●  6 comentários  ● 
As finais foram feitas para se ganhar!
O SLBenfica tem via aberta para a final e para a vitória na final da Liga Europa.

O sorteio e a nossa caminhada ditou um final perfeito: Primeiro eliminar a equipa B dos corruptos e depois fazer deles os primeiros dos últimos na final em Dublin.

PARA GANHAR!

Assunto Encerrado

 ●  9 comentários  ● 
Explicações e pedido de desculpas ontem efectuado pelo Sergio Bordalo na BenficaTV. Ficou claro que o Homem e Benfiquista obviamente não teve nem quis ter qualquer sentimento reles de desprezo pela vida de ninguém, aliá só consigo justificar esse tipo de destaque vindo de pessoas que têm efectivamente esses sentimentos e como tal tentam espelha-los nos demais.

Para mim, explicações dadas e pedido de desculpas efectuado pela frase que levou a pensar algo diferente... Assunto Encerrado

quarta-feira, 13 de abril de 2011

O próximo título do Porto só para 2055

 ●  7 comentários  ● 
Foi isto que o Sérgio L. Bordálo quis dizer. O Sérgio confia demais nesta direcção, senão também não o deixavam fazer aquele «lamebotismo» que caracteriza 100% dos programas da BenficaTV, por isso achou legítimo dizer que o próximo título do clube corrupto será daqui a tantos anos que o homem dos peidos já estará mais que no mundo dos mortos, devido à idade, claro. Vaso ruim não quebra, diz o povo, mas também não exageremos, o que ele conseguiu eternizar foram as práticas de corrupção e não a sua própria existência.

Mas os gajos dos comunicados do Porto parecem ser mais experientes e se calhar até mais conhecedores do Vieira que o jovem Sérgio e lá perceberam que se para os próximos anos o Vieira vai continuar a presidente do Benfica, então só com a morte breve do homem dos peidos é que seria possível cumprir-se aquela frase.

Na verdade, ao contrário do que escreveu o GB o Sérgio não tem que pedir desculpa por nada... ele tem é que lamentar ser tão ingénuo ao acreditar que com este rumo voltamos a ser campeões brevemente e de forma continuada, que o próximo título do Porto já só ir acontecer daqui a muitos anos, quando infelizmente o senhor dos peidos já tiver sido vencido pela velhice - mesmo este «jogo» o gajo já deve ter tentado comprar com corrupção, mas não me parece que consiga.

Eu, ao contrário do Sérgio, desejo que o homem dos peidos viva muitos e bons anos, tantos quantos forem precisos para alguém com coragem (chame-se Vieira ou Zé dos Anzóis) tenha a coragem, inteligência, audácia e a capacidade de por o Benfica no caminho certo e de volta à liderança do futebol nacional.

Em conclusão, o Sérgio desejou que o próximo título do Porto fosse lá para 2055, o Porto sentiu-se ofendido por achar que com o Vieira a presidente alguém acreditasse que o Porto não vencia já para o ano outra vez. Não passou de um mal entendido.

terça-feira, 12 de abril de 2011

Solidariedade para com o Sérgio L. Bordalo

 ●  20 comentários  ● 
SOLIDARIEDADE não significa concordar com a opinião/posição, até porque discordo em absoluto... mas sim não alinhar no aproveitamento que está a ser dado à situação.

Não considerando mais do que uma frase infeliz, desnecessária, despropositada E NADA SENTIDA SEGURAMENTE, queria solidarizar-me com o Sérgio Bordalo no seguimento do comunicado do FCPorto a repudiar uma frase deste sócio do SLBenfica.

Antes de mais gostaria de destacar o facto de a BenficaTV merecer tanta atenção ao FCPorto ao ponto de verem atentamente todos os programas do nosso canal.

Depois dizer apenas que o SLBenfica não pode nem deve responder a este comunicado. O Sérgio Bordalo não é funcionário da BenficaTV nem do SLBenfica, responde, mas apenas em nome pessoal, por toda a sua conduta e o blogger GeraçãoBenfica estará solidário ao lado dele nesta questão, por considerar inaceitável tentarem transformar uma frase infeliz e delirante de um sócio do SLBenfica (não mais que isso) numa "guerra institucional".

Se o Sérgio tivesse dito esta frase despropositada na cara de Pinto da Costa, na qualidade de benfiquista anónimo, este teria dado o sentido e importância que a mesma merece: Nenhuma!

Bem sei que dá muito jeito ao FCPorto tentar fazer confundir o SLBenfica com opiniões/posições pessoais ou individuais de benfiquistas. Dá muito jeito, e mais ainda se for para se fazerem de puritanos defensores da moral e bons costumes, perante situações manifestamente infelizes e fruto de impulsos que não deveriam ter acontecido.

Logo eles que têm dirigentes com escutas a evidenciar corrupção comprovada, logo eles que criaram um clima de terror a Jorge de Brito ao ponto de o fazer sair do estádio das Antas num estado extremo de risco para a saúde, logo eles que têm o "guarda Abel" com o historial que se lhe conhece, etc. etc. etc.

Estes senhores não têm qualquer moral para este tipo de papel lastimável. Obviamente que o Sérgio Bordalo não tem a moral e falta de honestidade que caracteriza este tipo de gente que foi capaz deste tipo que coisas acima descritas e muitas outras que não escrevi.

Claro que não estou a ignorar a frase que levou a todo esta situação, mas também não a vou considerar mais do que apenas uma frase infeliz, desnecessária e despropositada, obviamente sem o sentido efectivo que lhe quiseram dar. Obviamente que o Sérgio não deseja a morte de ninguém, obviamente também que o Sérgio não é capaz das atrocidades que muitos dos hoje se sentem ofendidos já foram capazes de cometer... obviamente que o Sérgio não o deveria ter dito!

Mas mal seria se o SLBenfica aceitasse responsabilizar-se pelas palavras de um sócio do SLBenfica, mal seria se fosse dada a uma frase infeliz (e nada mais que isso) a importância e o sentido literal que lhe querem dar para contribuir para a vitimização que já ontem tinhamos assistido numa conferência de imprensa também ela surrealista e de apelo à vitimização, apontando já a 2011/12.

Sérgio, não elogio nem ignoro a frase porque era desnecessária - como seguramente o sabes, mas sei que tens espinha vertebral e sentido de honestidade e respeito ao ponto de a teres mandado para o ar impulsivamente e obviamente não fazer parte de qualquer sentido efectivo que deva ser levado a serio. Impõe-se, como sabes, um pedido de desculpas pelo teu excesso... mas apenas isso.

Manual para Envergonhar pessoas sérias

 ●  9 comentários  ● 
Acho que nunca tinha visto este tipo falar. Aliás, eu nem sabia que ele sequer falava ou invés de dizer "sim chefe" ao Pinto da Costa. Infelizmente falou pelos piores motivos, envergonhando qualquer pessoa séria, seja de que clube for.

Depois de todas as escutas, de todos os favorecimentos que não são 15 num jogo, mas muitos mais em mais de 15 anos... eis que se marca uma conferência de imprensa para tentar transformar este campeonato em algo limpo do lado do FCPorto.

Pois, caro Antero Henrique, isso é IMPOSSÍVEL! Ninguém no seu perfeito juízo algum dia acreditará na vossa seriedade ou honestidade. IMPOSSÍVEL.

Mas aprendam, por favor, caros benfiquistas a ler nas entrelinhas. O que começou na Luz com Pinto da Costa, continuou com Villas Boas no lançamento do jogo com o Portimonense e tem agora mais um episódio com esta cena inacreditável apresentada por Antero Henrique...

.... TEM O ÚNICO OBJECTIVO DE PREPARAR O CAMPEONATO DE 2012/13. Como em todos os outros, vai começar com jogos com arbitragens "simpáticas" que permitirão ao FCPorto distanciar-se dos rivais, obrigando-os a um campeonato de perseguição.

O FCPorto, como sempre, está apenas a "aproveitar-se" de uma infeliz iniciativa do SLBenfica, com o apagão, para mesmo em caso de vitória e conquista do campeonato, tentar passar a mensagem que, afinal, o SLBenfica é que foi beneficiado em todo o campeonato. A ideia é justificar, claramente, o início de temporada do ano que vem.

VAMOS DEIXAR? Nós os benfiquistas sei que não... mas e o SLBenfica?

segunda-feira, 11 de abril de 2011

19 Pontos? Aceita quem quiser

 ●  23 comentários  ● 
Nunca percebi mexidas como as que Jesus fez com o Portimonense ou agora com a Naval. Poupar jogadores, sim... mas meter as segundas linhas todas ao mesmo tempo, por muito bons que sejam nunca dá bom resultado.

Bem sei que muitos de nós estão mais preocupados com o sucesso na Liga Europa do que com o resultado do jogo com a Naval ou até com o título entregue ao FCPorto. Eu não...

Também sei que não gostam de comparações, mas o FCPorto terá a mesma ambição que nós em termos de Liga Europa e bastou olhar para o jogo de Portimão para ver jogar Falcão, Hulk, Moutinho, Belluschi e Rolando a suportar as entradas dos "menos rodados".

Eu peço imensa desculpa ao que encontram sempre boas desculpas para sair em defesa de quem erra no SLBenfica - errar de forma displicente tornou-se algo aborrecido, mas não inaceitável - mas eu não consigo conceber ver o meu Clube de sempre e para sempre a ficar a quase 20 pontos de atraso do primeiro classificado...

O SLBenfica é o Campeão Nacional da época passada e este ano deixou o FCPorto passear-se sem derrotas no campeonato (proeza que até agora só pertencia ao SLBenfica) e, como se não bastasse, deixar-nos a quase 20 pontos e com uma copiosa derrota por 5-0 no Dragão. Desculpem lá mas a culpa não pode ser só das arbitragens...

O que pode justificar, numa época tão negativa, ser necessário tirar toda a equipa titular antes de jogos europeus?

PS- Com a derrota de ontem, conseguimos perder mais jogos que... o SportingCP

domingo, 10 de abril de 2011

Não sabem o que é o Benfica!

 ●  16 comentários  ● 
Eu já nem vou por em causa que jogadores que são segundas escolhas entrem em campo sem vontade de provar que merecem ser primeiras escolhas. É verdade que essa falta de ambição devia ser motivo mais que suficiente para não serem jogadores do Benfica, mas dou de barato essa.

O que não consigo tolerar é que haja, em primeiro lugar, quem contrate jogadores sem ponta de qualidade para jogarem no Benfica como Peixoto, Luis Filipe ou Kardec. Depois que tem essa coragem, consiga aceitar que andem em campo jogadores a andar como Menezes ou Sidnei.

Neste triste cenário, mesmo os que querem esforçar-se um bocadinho mais e trabalhar para evoluir como Carole ou Roderick, acabam abafados pela falta de qualidade, ambição de profissionalismo dos demais.

Uma atenuante: Se para o Cardozo, Sálvio, Gaitan, e companhia, entregar o campeonato na Luz foi "apenas" aborrecido - nessa noite seguramente não deixaram de jantar ou dormir de descansados, à sombra da teoria "bah, já estava perdido por isso é igual"... então porque raio haveria de ser importante ao Menezes, Peixoto, Luis Filipe e companhia perceberem que o SLBenfica seja em que jogo for tem obrigatoriamente que ganhar?

Esta mentalidade envergonha os benfiquistas.

ranking