O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

sábado, 30 de abril de 2011

Deve e haver das Modalidades

. 8 comentários
É verdade que o Vieira disse que ia ser o mandato desportivo, sim.

No futebol, o campeonato já foi e na Champions ficou a humilhação, que se repetiu a cada jogo com o maior adversário, uma delas deixou-nos fora da Taça Portugal. Resta a Liga Europa.

No futsal ficou pelo caminho sequer a final da UEFA Futsal Cup quando entramos para a fase final do campeonato. A única modalidade que nos resta que não temos o Porto pelo caminho.

O volei andou um ano a jogar bem para falhar no essencial e nos momento decisivos, perdendo o título para uma equipa com 1/2 do orçamento. Valeu a Taça Portugal.

O andebol levou uma tareia recente do Porto e está longe de ter pedalada para o título. Resta-nos a EuroChallenge cujo acesso á meia final se joga amanhã, domingo.

O basquete entrou na fase final a todo o gás, tal como o Porto. Vai decidir-se tudo no final com os azuis, com eles em vantagem por terem vencido a fase regular.

O hoquei patins ao cabo de várias temporadas e com uma equipa com um orçamento elevadíssimo (mas acho que justificadamente) finalmente vencemos o Porto uma vez e vencemos a Taça Portugal. Veremos a fase final e decisiva do campeonato.

Gostei deste título no site do SLB

. 4 comentários
O SLB é vice-campeão de voleibol! Como muda o ADN...

Com Jorge Jesus

. 11 comentários
Rui Costa saiu a terreiro no momento certo para ter a frase certa: Jorge Jesus fica no Benfica seja qual for o resultado da Liga Europa. Simples, objectivo e oportuno num momento onde a imprensa se ia recriar com esse fantasma antes da deslocação a Braga.

Eu até sei que há uns quantos dirigentes do Sporting a desejar essa situação para dar o dito pelo não dito com o Domingos e resgatar precisamente o Jorge Jesus apelando ao seu sportinguismo. Não vai acontecer.

Já no caso de Coentrão eu percebo que vá sair, não há como segurá-lo. Fica apenas o desejo que seja intransigentes: 30 milhões em dinheiro ou nada. Se há jogador por quem não deve ser muito complicado fazer essa exigência, é com o Fábio.

Com a perdida do Taiwo para o Milan, essa saída do Fábio deixa-me preocupado porque o Carole não o substitui ainda, talvez no final da próxima temporada esteja desenvolvido para ser titular do Benfica.

Também preocupado me deixa a quantidade de aquisições já feitas a «custo zero», até porque não vamos ter dois planteis. Não pode haver revolução, mas deve haver limpeza. Tenham o cuidado de acautelar os jovens e os empréstimos com muita antecedência para que possam criar valor nos jogadores emprestados e não destruir.

Rodrigo custou muito dinheiro para estar emprestado e deveria regressar para substituir o «esgotado» Cardozo que parece ter chegado ao fim da linha, voltando o Benfica a ter um avançado de área com velocidade e mobilidade. Nelson Oliveira e David Simão também justificam a integração no lugar de estrangeiros sem qualidade como Weldon e Filipe Menezes.

Roderick justifica o empréstimo a um clube da primeira Liga, fazendo regressar o «Puyol do Benfica» - o Miguel Victor (não é uma torre, mas é um guerreiro) para terceiro/quarto central, dado que Leo parece chegar para possibilitar a venda de Sidnei que definitivamente não vai «pegar» no Benfica.

Depois há que garantir também os empréstimos com sucesso desportivo para o Oblak, Yartey, Alípio, Ruben Pinto e Miguel Rosa.

Fico sem saber o que faremos a tanto jogador que chega porque olhem: Wass quando temos o Amorim e o Maxi mas percebo a subida do Amorim. Mas subindo para o meio campo depois ficamos ele, com o Javi, o Nuno Coelho e o Matic a juntar ao Airton. Tantos? Dos que chegam o Mora parece vir para emprestar mas também não sei se é bom.

Há aqui muita movimentação por perceber. Espero que não signifiquem muitas saidas entre os melhores (Javi, Coentrão, Cardozo, Aimar, Maxi...)

PS- Alguém é capaz de tirar aquele Pedro Guerra da BenficaTV? Até fico enjoado quando o oiço.

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Satisfazem-se com pouco?

. 15 comentários
«Será caro para uma equipa italiana, mas também para outra qualquer equipa mundial. É um rapaz que tem progredido imenso. Está a jogar bem e está cada vez mais visível aos grandes clubes. Se o perdermos terá de ser por uma verba que nos satisfaça» Rui Costa ao Record

Espero que o Rui Costa não tenha tido o cuidado de usar a expressão «por uma verba que nos satisfaça» para proteger o Benfica de negócios abaixo da clausula de rescisão, sim porque é muito possível que o Vieira se satisfaça com uma verba na ordem dos 25 milhões + jogadores para emprestar ou para os juniores e ainda objectivos que ninguém conhece.


Já que o GB não fez, eu faço o apanhado das sondagens:
» Em 390 votantes, 318 acham que a época do Benfica foi Medíocre (206 - 52%) ou Muito Má (112 - 28%). Para os que trabalham ou mesmo os que estudam, se com opiniões destas não deve haver um claríssimo pedido de responsabilidades e, mais que isso, um ASSUMIR das mesmas, então é preciso perceber que o clube não é dos benfiquistas.

» Precisamente sobra as responsabilidades, houve 387 votantes mas era possível escolher mais que um responsável pela Medíocre temporada. Ainda assim, 252 votos para Luis Filipe Vieira juntamente com aquilo que ele demonstrou total incompetência para combater, a Corrupção com 166 votos (quase menos 100). Para terem uma ideia, consideram quase que a corrupção teve tanta responsabilidade como o treinador campeão. Esclarecedor.
Assim, se o clube é dos benfiquistas e estes consideram a época Medíocre ou Muito Má e consideram Luis Filipe Vieira um destacado responsável... Tudo dito!

» Já sobre a solução para essa responsabilização, foi com estranheza que vi que a maioria dos 325 votantes consideram que o presidente deve sair no fim do mandato (85 votos - 26%) ou se não ganhar a Liga Europa (90 votos - 27%). Praticamente com os mesmo votos, portanto as opiniões dividem-se, acham que deve ficar mas mudar o modelo de gestão - assumo daqui que estejam a falar do Rui Costa e da responsabilidade no futebol.

Ou seja, em resumo depreendo que os benfiquistas estão genericamente insatisfeitos com a temporada actual (quase 30% consideram Muito Má a temporada) e consideram em grande escala o Presidente como o culpado desta situação (65%). Acham que deve sair se não conquistar títulos, sair no final do mandato ou, no mínimo, mudar o modelo de gestão e voltar a candidatar-se a presidência.

FACTO: Se o Vieira mantiver as coisas como estão este ano, estará a ir contra a vontade da maioria dos benfiquistas.

Almoço «inimigo»

. 14 comentários
Então parece que ontem o jogo com o Braga deu direito a visita do Benfica ao Altis, com almocinho e tudo? Grande coerência

O que AVB disse ao Intervalo ontem

. 13 comentários
"Pronto pessoal, uma palestra rápida só para vos dizer para não se esquecerem de tomar a "Formula Póvoas" agora ao intervalo, mas só depois do chichizinho que vai servir para o antidoping"

O Hulk ainda disse que queria ver como seria jogar na equipa corrupta sem aquilo, mas o informático não deixou...

Amarelinha??

. 17 comentários
Não... Vontade de vencer e fazer história, orgulho em defender a camisola.
Já que temos recebidos imensos comentários a falar de "amarelinha" na equipa do Porto ficam a saber que esta é a amarelinha da equipa do Porto este ano a nível internacional.

Não alinho em teorias da conspiração e essas insinuações soam-me a alucinações de quem julga que existem comprimidos mágicos que actuam em 5/10 minutos. Não passa de uma forma de menorizar um facto muito simples: este Porto está a jogar á bola como o Benfica da época passada e a diferença a nível interno são as ajudinhas dos árbitros que lhes permite focarem-se nos jogos internacionais. A nível internacional percebe-se que apesar de tudo têm grande equipa.

Só na cabeça dos mais cegos é que jogar bem á bola é sinal de doping.

Se o Benfica quer ganhar na Liga Europa tem que mostrar a mesma sede de vitória e a mesma força anímica e na Europa o resto são teorias de conspiração e desculpas de mau perdedor. Acredito que pela final teremos a equipa de novo num pico de forma. O alcançar do sonho está á distância de dois jogos que estamos proibidos de perder por serem contra quem são e não se vai lá a inventar estórias mas sim a jogar futebol a sério.

Vencer a Liga Europa é essencial para impedir que os corruptos se distanciem ainda mais em títulos internacionais conquistados. Força Benfica!

Benfica 2 Braga 1 Soube a pouco

. 9 comentários
Este jogo era um dos jogos mais importantes na história do Benfica desde 94 quando o Benfica defrontou o Parma para as meias finais da Taça das Taças. E tanto nessa altura como hoje o resultado final não espelhou a superioridade do Benfica no relvado.

O Benfica entrou para este jogo com a melhor equipa possível tendo em conta as limitações provocadas pelas lesões e dificuldades físicas de Gaitán, Peixoto e Carlos Martins durante a semana. Surpreendemente (ou talvez não) todos os três jogaram hoje embora se tenha notado que fisicamente não estavam no seu melhor.

O Benfica entrou no jogo a demonstrar uma grande vontade de alcançar a vantagem no marcador, com Saviola a fazer um remate á figura de Artur, Cardozo a marcar um golo em fora-de-jogo e a conseguir com que o Braga fosse relativamente inócuo durante a primeira parte. O facto é que os bracarenses conseguiram manietar a construção de jogo do Benfica com uma pressão alta que condicionava a circulação de bola da equipa. Contudo com o avançar do relógio a vontade crescia, as oportunidades continuavam a surgir muito por mérito de um Cardozo endiabrado que teve a oportunidade de ouro ao minuto 43 quando foi isolado por Saviola. Desta vez, e apesar da sua lentidão o paraguaio conseguiu ganhar a bola mas infelizmente acertou em cheio no poste. Muito azar, pois tinha conseguido pôr a bola fora do alcance do guarda-redes bracarense. Este golo seria perfeitamente adequado tendo em conta o que as duas equipas fizeram em campo.

A segunda parte quase que começou com o golo que veio dar justiça ao resultado pelos pés de Jardel numa recarga a cabeceamento de Cardozo após jogada de insistência por Maxi. O estádio quase que vinha abaixo com a festa de um golo anunciado quase desde o começo do jogo.
Infelizmente, e como tem sido apanágio tantas vezes esta época os benfiquistas tiveram que sofrer de novo quando Vandinho igualou o marcador numa jogada estudada do Braga num lance de bola parada. Francamente não acho que haja muitas culpas a apontar a ninguém... A movimentação foi bem feita e o cabeceamento indefensável.
No entanto, Cardozo repôs alguma justiça no marcador quando ao minuto 59 num livre frontal marcou um grande golo com um remate ao ângulo. Noite inspirada do Tacuara que já tinha feito imenso por merecer este golo.

Depois começaram as substituições com Jara a substituir Carlos Martins, Gaitán César Peixoto. Jara esteve endiabrado e ainda mexeu um pouco com a equipa mas Gaitánestava francamente desinspirado ou limitado fisicamente. Airton também entrou para o lugar de Saviola que esteve bastante apagado na segunda parte nos minutos finais para segurar a vitória numa substituição pragmática de Jorge Jesus. Após o segundo golo e nos últimos dez minutos ambas as equipas pareciam ter mais medo de sofrer um golo do que vontade marcar outro e isso reflectiu-se nas oportunidades de golo. Para mim é questionável a atitude do Braga, é que desta vez não vão ter a ajuda do Xistra...

De salientar a óptima exibição de Aimar que esteve em todo o lado do campo e demonstrou uma sede enorme de vitória e uma técnica invejável. Coentrão e Maxi fizeram das tripas coração e fizeram todos os possíveis para que não se notasse a ausência de Sálvio e Gaitán como aconteceu no jogo da Taça de Portugal. Grande exibição de ambos os laterais. Cardozo, escusado será dizer, esteve bastante bem e só me interrogo porque não demonstra sempre esta atitude em campo...

No final, o resultado peca por escasso. O Benfica foi a única equipa que se esforçou para ganhar enquanto que o Braga jogou para marcar o golinho da vantagem fora de casa. Conseguiram-no e agora acalentam esperanças de chegar á final em Braga o que é bastante injusto porque o Benfica, pelo domínio territorial, pela posse de bola e pelas oportunidades que teve merecia marcar mais um golo. Uma diferença de dois golos era o resultado justo neste jogo.

De salientar a entrega dos jogadores: Cardozo correu e fartou-se de responder ás solicitações dos colegas, criando imensas oportunidades de golo, Coentrão e Maxi como de costume deixaram a pele em campo e saíram totalmente esgotados, Aimar demonstrou o que é preciso para se ser um jogador de classe mundial: aliar a uma técnica invejável uma entrega inquestionável e os outros jogadores estiveram sempre concentrados e deram o seu melhor.

Apenas fico preocupado com a precária condição física da equipa. Nota-se que vários jogadores estão por arames e tenho medo de que isso se reflicta no jogo da segunda mão...

Não acredito que seja um problema para a final porque até lá acho que é possível ter a maior parte dos jogadores de novo em pico de forma.
E parece que vamos ter final portuguesa pois o Porto cilindrou por completo o Vilarreal... Isso deixa-me extremamente preocupado pela manifesta incapacidade de encarar o Porto que toda a estrutura encarnada demonstrou esta época. No entanto é obrigatório chegarmos a Dublin. Se vencermos a final aos Corruptos a época para mim fica salva.

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Vista para Dublin? Não me parece...

. 17 comentários
Ganhámos, é verdade. Mas nos últimos 20 minutos começamos a ficar com credo na boca e se alguém tapasse a boca a alguém do SLB, os jogadores rebentavam! Mais: a equipa nem na mentalmente "fez das tripas coração" para ultrapassar o cansaço e dar mais um bocado para ganhar por mais um pelo menos! Aimar já fazia pena, de tanto correr. O Maxi, idem e o Fábio estava diminuído! O resto, a passo! O Saviola, apeteceu-me bater-lhe! Pior: de novo JJ mostrou medo e pouca vontade para transmitir "a sede" aos jogadores!



Quantas mais vezes iremos jogar uma meia finall europeia com um adversário português, logo em teoria mais que ao alcance? Só tinhamos era de "massacrar" o Braga! No mínimo, carregar o jogo todo em cima deles! Ou estes jogadores não querem ganhar? Ou já não aguentam mais? Mesmo com dezenas de jogos nas pernas, perante uma oportunidade destas o cansaço fica para trás. Motivação! Crença! Vontade férrea de vencer! Tudo isto falta... E nem JJ transmite isto, nem o plantel do SLB permite grande rotação! Erros, atrás de erros!



Vamos a Braga em vantagem, é verdade. Mas esses cabrões vão por para trás todo o cansaço (o plantel é mais curto) e vão lutar até mais não! E os nossos o que vão fazer? Eu tenho um palpite! Mas não digo, não quero que ele se concretize, nem quero que me chamem taliban!



O CRAC é corrupto? É! Mas deram 5-1 ao Villareal. E perdiam 0-1 ao intervalo! Sabem porquê? Xistra? Hummm, não! Vontade! Vontade de serem maiores que nós! E, por muito que doa, já são! Só falta a formalidade dos números! Em títulos! Por isso digo: até poderemos chegar a Dublin. Mas lá chegados, temos andamento para eles? Hummm...



Somos secundários em relação ao CRAC. Dói mas é assim! E se queremos inverter isto, tem de ser já! No espaço de 8 anos ver o CRAC três vezes (já ganharam duas e...) numa final europeia é demais para mim! Demais mesmo! Se para vocês não é... Se não acham que as coisas tão mal... É como já disse, como mudou o nosso ADN!


PS: será que o Falcao não deveria ter vindo para o SLB? Fracassar nestes negócios... é a nossa morte! Como falhámos como Mourinho, Jardel... Qual o denominador comum? Adivinhem!

Alguém que explique isto aos jogadores

. 8 comentários
Alguém faça o favor, na estrutura do SLBenfica, de explicar aos jogadores que está muito mais em jogo hoje do que a passagem à Final da Liga Europa. Muito mais!

Está em causa em primeiro lugar o único troféu de dimensão europeia que o SLBenfica pode conquistar desde a década de 90 em que esteve em várias finais europeias, especialmente da Liga dos Campeões.

Está também em causa a vontade férrea de chegar a uma final europeia e desejar defrontar novamente o FCPorto para, em frente a toda a Europa do futebol, mostrar que temos força, capacidade e determinação para os vencer - precisamente o contrário de tudo o que temos demonstrado nos últimos anos perante essa equipa.

Está obviamente em causa o prestígio do SLBenfica e o desejo dos sócios.

Mas...
Mas... está também em causa impedir a demonstração de superioridade do eixo da corrupção em Portugal. Nós até podemos alegar que são corruptos, que são ajudados pelas arbitragens, que têm tudo controlado, etc....

... O que não poderemos nunca desmentir é que as duas equipas directamente controladas por Pinto da Costa chegariam a uma final europeia no mesmo ano, defrontando-se entre si, depois de deixarem pelo caminho equipas como Spartak Moscovo, Dínamo Moscovo, Arsenal, Liverpool, Sevilla, Besiktas... enfim!

Perante este cenário tornar-se-á difícil sustentar a tese nacional de favorecimento EVIDENTE dessas equipas perante as arbitragens (e até adversários). Ou seja, aquilo que todos sabem e vêem no que diz respeito a esse favorecimento, tornar-se-á secundário perante o argumento "E na Europa? Também lá chegámos com a ajuda da Liga e arbitragem"?

É isso que hoje e daqui a 15 dias também estará em causa e continuará em causa na Final, caso lá cheguemos como desejo e prevejo.

PELA HONRA!
PELA VERDADE!
PELO BENFICA!

quarta-feira, 27 de abril de 2011

A propósito do camião de jogadores, um olhar sobre Bruno César

. 7 comentários
Márcio Kidura é o autor do texto que deixo abaixo. Quem é o Márcio? Um blogger brasileiro, que acompanha o futebol brasileiro, mas também mundial e com quem me tenho correspondido já há algum tempo. Produz um excelente blogue (http://retratonaparede.blogspot.com/), vejam. Se repararem na barra à direita, já tem algumas postagens acerca do SLB. Pedi-lhe, como adepto do futebol brasileiro e acompanhando-o de perto, que traçasse um perfil de Bruno César, reforço do SLB para a próxima temporado. Aqui fica:
"Bruno César é meia-atacante, canhoto e com um chute muito forte, seu ponto forte. No Corinthians e nos clubes anteriores sempre se destacou por seus chutes e mesmo sendo um jogador de criação, fez muitos gols. "Apareceu" para o Brasil no campeonato Paulista (regional) de 2010, levando uma equipe pequena (Santo André) a final do campeonato, em duas partidas da final, perdeu uma e venceu a outra para o Santos que se sagrou campeã. No segundo semestre de 2010 foi a grande revelação do campeonato Brasileiro, ganhando o prêmio de revelação do ano, da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Porém, em 2011 não conseguiu mostrar o mesmo futebol de 2010, sendo barrado em alguns jogos e quando teve chances não aproveitou, mas é um jogador de uma técnica apurada, veloz e chute mortal, boa contratação para o Benfica, adaptando-se bem será um grande reforço."




Hoje, anunciaram-se mais três contratações para 2011/12. Miúdos do Varzim. Interrogo-me: porquê? Se bem sabemos que a política do SLB não passa pelo aproveitamento destas possíveis boas aquisições! Para quê, se nunca conseguimos um retorno positivo destes empréstimos (como o CRAC e a sua rede de empréstimos na Liga)? Para quê, se já temos contratados um "camião" de jogadores para a próxima época? Vai ser desmantelado o plantel? Juro que não entendo! Nem eu, nem ninguém...




Mas OK, pela enésima vez nesta época, vou alinhar pela conversa do "vamo-nos unir, que agora é para ganhar..." O pior é o resto. Ainda assim, ser do Benfica, nos dias de hoje, é assim: acreditar sempre, apesar de tudo de racional nos dizer que não vale a pena! Como mudou o nosso ADN! O que diria Nelinho? Coluna? Humberto? Chalana? Álvaro? Veloso? E tantos outros!



PS: Apesar da "brincadeira" nos custar dinheiro (venda de Di Maria), fiquei contente com a vitória do Barcelona! Não gosto do modo como "Mou" fala sobre Guardiola e sobre as constantes insinuações que faz. Como se se pudesse queixar muito dos árbitros... Se o Pepe não foi bem expulso, vou ali e venho. E atacando frontalmente alguém que nunca lhe fez nada. Habituaram-no mal no CRAC. "Algumas vezes dá-me nojo viver neste mundo, mas é o nosso mundo..." disse Mourinho depois do jogo! Quando andavas no Recreativo da Cedofeita não tinhas nojo do Mundo, pois não? Ser sovado tanta vez dói, não?

Para o ano é para lutar pelo título?

. 16 comentários
Apesar de todo o entusiasmo dos meus colegas de blogue em projectar um futuro pós-Vieira eu acredito que aquilo com que nos devíamos preocupar de momento é o futuro próximo do clube. Nomeadamente a época 2011/2012.

Independentemente de o Benfica conquistar a Liga Europa este ano o facto é que o Benfica falhou estrondosamente os objectivos a que se propôs esta época:
- Falhou a reconquista do campeonato (e com isto já vão mais de 20 anos desde o último bi e o ultimo tricampeonato do Glorioso aconteceu antes de eu ter nascido) tendo sido humilhado na Luz pelos Corruptos,
- Foi eliminado da Taça de Portugal e novamente humilhado pelos Corruptos na Luz,
- Fez uma campanha patética na Liga dos Campeões - o objectivo principal na Europa era passar ás eliminatórias.
 Para mim, chegar á final da Liga Europa é o mínimo que se pode exigir depois de todos estes falhanços desta época. E a Taça da Liga não serve de consolação, é uma competição sem prestígio e cuja existência continuada anda no fio da navalha.

Contudo, o Benfica tem que iniciar a preparação da próxima temporada o quanto antes de modo a reconquistar o Campeonato Português. Esse deve ser o principal objectivo do próximo ano pois é a conquistar campeonatos que o Benfica se afirmou como o maior clube português e é a conquistr campeonatos que o Porto é actualmente o maior clube português a nível desportivo.

Como tal acho que os benfiquistas devem estabelecer um termo de comparação bastante simples com quem mostrou ambição e preparou esta temporada de forma tão competente que deu uma abada ao Benfica.
Basta ver algumas das coisas que os corruptos fizeram tanto a nível de preparação do plantel como a nível da secretaria:

- Fortaleceram o plantel e a equipa nas posições mais necessitadas. Venderam os jogadores cujo ciclo no Porto já se tinha notoriamente esgotado: Raúl Meireles e Bruno Alves e usaram essas verbas para contratarem João Moutinho, James Rodriguez e fortaleceram a defesa com jogadores como Otamendi. Basta ver a importância que Moutinho assumiu na equipa do Porto e como o Sporting afundou para se compreender que foi provavelmente uma das melhores jogadas do futebol português no ano passado. James Rodriguez demonstrou que é um jovem promissor e um suplente capaz nas alas e teria sido bastante útil no Benfica para dar descanso a Gaitán pois não há alternativas para médio ala esquerdo.
Só de pensar que Moutinho foi oferecido ao Benfica e Rodriguez esteve para vir para o Benfica...

- Mantiveram os jogadores que asseguraram o maior rendimento desportivo á equipa: Hulk, Varela e Falcão.

Apesar de toda a gente no príncipio da época apontar a defesa do Porto como frágil o simples facto é que é a melhor defesa do campeonato e não arranjaram confusão onde não era preciso pois não despacharam o mal-amado Helton da baliza para estourar as verbas do negócio Raul Meireles/Bruno Alves no 3º guarda-redes do Atlético de Madrid.
Comparativamente, não venderam um dos esteios da defesa em Janeiro quando estavam na luta pelo campeonato. Basta ver a diferença de solidez na defesa do Benfica após a saída de David Luiz - Luisão não dá para tudo.

- Asseguraram o controlo da Liga de Clubes com a conivência de LFV. Com Fernando Gomes na presidência da Liga assistimos ás arbitragens mais vergonhosas dos últimos 10 anos no mínimo. LFV, por negligência deixou que este indivíduo assumisse a Presidência da Liga com grande prejuízo para o Benfica em termos de arbitragens e tratamento arrogante e prepotente dado por Vítor Pereira ao clube (que incluiu ameaças a que ninguém da Direcção se dignou a responder).

Basicamente o Porto construiu um plantel fortíssimo com dois jogadores por posição, em que apenas se notou a ausência por lesão de Falcão numa certa fase da época, em que conseguiu manter as principais vedetas do plantel ao mesmo tempo que contratou Moutinho.

Enquanto isso o Benfica vendeu os jogadores que garantiam um maior rendimento á equipa: Di Maria e Ramires na pré-época e David Luiz em Janeiro e não garantiu jogadores que compensassem essas saídas no imediato: Gaitán e Sálvio demoraram imenso tempo a adaptar-se e a renderem mas o Benfica nunca mais ganhou a consistência defensiva que tinha com Ramires e David Luiz. Faltou vir ou Wesley ou Elias, faltou James Rodriguez para rodar com Gaitán, faltou um substituto directo para David Luiz e faltou um guarda-redes que verdadeiramente garantisse pontos em vez de os oferecer.
Independentemente das críticas que posso dirigir a Jorge Jesus pela má gestão do plantel em alguns momentos da época ele não recebeu todas as condições necessárias para voltar a repetir o sucesso da época passada. Isto porque a Direcção pôs o sucesso financeiro á frente do desportivo (embora mesmo esta afirmação seja questionável pois gastou-se balúrdios em muitos sul-americanos de qualidade duvidosa e em Roberto).

Agora só me resta perguntar: Como vai ser preparada a época de 2011/2012 pelo Benfica?
Será que se vão usar as lições aprendidas esta época?

O Benfica precisará de:
- Fortalecer as posições no plantel mais carenciadas. Existem posições para as quais só existe um jogador: nomeadamente as posições de lateral-direito e esquerdo. É necessário garantir um segundo Ramires, alguém que possa substituir Ruben Amorim para dar consistência ao meio-campo.

- Manter os jogadores que têm um rendimento desportivo elevado e sintam a camisola. Para mim é inconcebível a venda de Coentrão abaixo do valor da cláusula quando o Benfica tem que lutar pelo campeonato para o ano e precisa de jogadores que sintam o clube como o Caxineiro.
A vender alguém tem que ser quem não rendeu tanto este ano como devia e que não deixa a pele em campo - Cardozo - independentemente de eu apreciar muito o avançado pelos seus números.

- Assegurar a contratação de jogadores que sejam mais-valias para a equipa e experientes no futebol europeu. E isto não se consegue só com jogadores a custo zero... O Benfica vai precisar de garantir um "Moutinho" que revolucione a equipa.

- Sempre que possível roubar um alvo dos rivais.

Pura e simplesmente se isto não for garantido então torna-se claro que esta Direcção não está interessada em disputar o título no próximo ano e está sim mais interessada em realizar dividendos com a venda dos principais activos do plantel e garantir lucro para os parceiros do Fundo.

- Para além da construção de um plantel vencedor o Benfica tem que assegurar que os Estatutos da FPF sejam finalmente aprovados. Com estes Estatutos aprovados o Benfica não conseguirá o controlo da Arbitragem e Justiça mas garantirá que esses orgãos também nunca mais sejam controlados totalmente pelos Corruptos com a aplicação do Método de Hondt que garante a proporcionalidade de eleitos cosoante o número de votos (daí que mesmo que a candidatura de Fernando Seara não seja a vencedora será suficiente para impedir os Corruptos de dominarem de novo a arbitragem). Desta forma esgota-se a influência conquistada pelos Corruptos na Liga.

A próxima época vai definir não só o futuro desta Direcção no Benfica como o próprio lugar do clube no panorama do futebol português. Será que o Benfica vai ser finalmente ultrapassado em títulos pelos Corruptos? Se tal acontecer a Direcção do clube tem que renunciar com a vergonha de tal acontecimento - senão é porque não têm qualquer interesse pelo clube mas estão sim agarrados ao tacho e a arrastar o Benfica para baixo!

Vamos desistir II?

. Sem comentários
Primeiro quero dizer a todos os que nos criticam de dizer mal de tudo e não defendermos o que e nosso acho que é mais ao contrario, eu apenas critico por sou do tempo, e olha que não sou muito velho , de ir para a cama ouvir os relatos do Benfica na famosa Taça dos Campeões Europeus,de ver os miúdos irem para a rua marcar golos de cabeça como o rui águas, ou mesmo com a mão de vata, irmos ganhar ao dragão depois de a equipa equipar no autocarro, ver o Benfica ir a Londres e dar um banho de bola e hoje o que vejo? Os miúdos irem para a rua marcar golos como o falcão ou correr tanto com o hulk , chegamos ao dragão já a pensar que é impossível ganhar por causa de umas bolas de golf,ou melhor como J J assumiu disse o ano passado aos jogadores" se não ganharmos aqui o titulo podemos ganhar para a semana em casa " mas que falta de ambição e essa????
Como disse eu vou fazer um post a falar da constituiçao dos orgaos sociais da sad do Benfica vou tentar fazer um post coerente e sem falar muito com o coração.

Domingos Soares de Oliveira- Algum se lembra como entrou no Benfica? Primeiro sei que é do Sporting logo ai não podia estar ali, não me venham com as tangas que que aquilo é um empresa profissional e queremos la os melhores independentemente do clube que seja. Pode ser o homem mais competente do mundo , que isso eu não ponho em questão, mas mal entrou criou guerras com tudo e todos não sei se lembram mas com a entrada dele consegui correr com duas personalidade bem benfiquistas , o sr Tinoco faria e Andrade de Sousa, que foram aqueles que "salvaram " o Benfica das mãos de Vale e Azevedo. Esta aqui um resumo o que este senhor quer para o Benfica vejam la se isto esta acontecer

http://www.slideshare.net/NetmaisConsultores/benfica-domingos-soares-de-oliveira

Tirando a parte que somos todos nos sócios e adeptos a fazer e a parte da construção tudo o resto parece que ainda há muito trabalho a fazer.
Além da remuneração fixa de 216 mil euros – salário médio mensal de 15,4 mil euros, tem ainda um prémio de 99 mil euros por conseguir por o Benfica com 20 milhões de euros de prejuízo.

Rui cunha - Gosto , fala pouco mas quando fala tem razão, critica quando tem de criticar , defende quando tem de defender, não entra na feira de vaidades e acima de tudo tem um ADN muito forte de Benfica.Alem disto esta no Benfica de borla.

Rui Costa - O que dizer deste grande benfiquista?!?! Deve ter sido o único ídolo que tive por tudo o que esta a volta dele, chorei com ele quando marcou o golo ao Benfica, gritei alto e bom som o seu nome no jogo despedida no Benfica, meti o nome dele não camisola da seleçao no ultimo jogo que vez contra a Grécia no estádio da luz, mas e agora ?? Ainda esta aprender a ser dirigente como diz Luís Filipe Vieira?? Eu espero sinceramente que sim porque não quero ver um homem destes que ama o nosso clube e que sabe o que é o futebol mundial ser resumido a estar a boca do túnel a dar força aos jogadores , ou então para acalmar as claques quando diz que não há ninguém mais benfiquista que ele ,e isso eu acredito.

Rui Gomes da Silva - Deste senhor tenho a dizer que é um grande benfiquista , defende as vezes o indefensavel ( o Roberto podia ser assim) , mas acho que deixou entrar um bocado pela feira das vaidades, o que esta ele a fazer no programa como o dia seguinte?? Porque tanta publicidade a volta deste senhor?? Acho que podia ser muito útil a defender o Benfica na liga e na federação porque já se viu que tem muito jeito para essas tipo de coisas.

BenficaSempre

Esse sim era o meu Benfica, não este

. 1 comentário
Com a devida vénia ao blog Céu Encarnado, deixo-vos uma passagem de uma entrevista do Nelinho - antigo jogador do SLBenfica - sobre o que era preciso para jogar no SLBenfica antigamente (quando ganhávamos mais campeonatos do que o Porto ganhava jogos!):

Estive lá cinco anos, mas em dois andei a apanhar bonés. Não é como agora, que joga qualquer um. Tínhamos de ir subindo e mostrar alma à Benfica. Quem não a tivesse era posto de parte e quem não fosse convocado não podia amuar.

E com a devida vénia ao blog Céu Encarnado, porquê? Não só pelo cuidado que teve em partilhar esta passagem da entrevista, como pela óbvia conclusão sobre o SLBenfica actual:

by Éter

OS BENFIQUISTAS MAIS JOVENS, POR FAVOR CLIQUEM NO LINK DA ENTREVISTA E LEIAM! Muito importante para perceberem porque chamam a este clube, O Glorioso.

PS- Esta foto do Nelinho é de uma reportagem da RTP, onde voltou à Luz para assistir a um jogo e onde chorou de emoção e celebrou os golos do Benfica como uma criança. Para meditar...

terça-feira, 26 de abril de 2011

Ministério Público processa FPF

. 3 comentários
O Ministério Público (MP) confirmou hoje ter interposto uma acção para que a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) adeqúe os seus estatutos ao Regime Jurídico das Federações Desportivas (RJFD).

Fonte oficial da Procuradoria-Geral da República assegurou hoje à agência Lusa que "foi, de facto, interposta a acção contra a FPF no dia 13 de abril".

A mesma fonte, questionada sobre a eficácia da acção, referiu que se a sentença for favorável ao MP, "serão declaradas nulas as cláusulas contrárias ao disposto na Lei, passando a Lei a regular supletivamente todas as matérias constantes das cláusulas nulas".

Na semana passada, uma fonte conhecedora do processo já tinha assegurado à Lusa que o MP tinha notificado a FPF de que estaria disposto a avançar com o processo judicial de adaptação dos pontos estatutários que não estão conforme a legislação, conferindo 30 dias ao organismo para se pronunciar.
Até ao final deste prazo, os sócios ordinários da FPF vão reunir-se em Assembleia-Geral (AG) extraordinária, a 30 de Abril, para discutir e votar os três artigos do projeto de estatutos chumbados na especialidade, a 19 de Março, depois da aprovação do documento na generalidade.

Apesar de o projecto da direção da FPF de adaptação dos estatutos ao RJFD ter sido aprovado na generalidade, foram chumbados os pontos n.º 3, 4 e 5 do artigo 24.º, sobre o recurso ao método de Hondt para a eleição dos Conselhos de Arbitragem, Disciplina, Justiça e Fiscal, o ponto n.º 2 do artigo 35.º, sobre a composição da AG, e os n.º 2 e 3 do artigo 37.º, sobre a definição e direitos de votação dos delegados na AG.
Por discutir e votar está ainda o regulamento eleitoral decorrente do projecto de adaptação dos estatutos do organismo ao RJFD.

»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»

Afinal em Portugal ainda há quem queira fazer justiça.
O Ministério Público estará, aparentemente, na disposição de fazer IMPOR a Lei - a tal "coisinha" que é suposto ser igual para todos, mas que os "Patrões do Sistema" continuam a insistir que têm uma lei só para eles.

Só é pena que nesta acção não estejam previstas penas de irradiação do futebol de todos aqueles que têm estado a impedir que a FPF esteja de acordo com a lei e, com isso, o futebol português mais justo.

Começa a festa! E é à bruta!

. 3 comentários
Anuncia A Bola on line que o Benfica está interessado, não em um, mas em dois brasileiros! Dois putos brasileiros! Perguntas: porquê da implantação destas notícias num momento como este? Ou por outro lado, vindo isto n' A Bola, e não no Record, a quem servem estas notícias? Bem vi que têm como base a sempre duvidosa CS brasileira, mas... que estranho! Num momento de crise, contratações são sempre meio de apaziguar espíritos...

Mas estou descansado! Porque sei que o Benfica não tem por hábito contratar miúdos sul americanos, porque jogadores com a idade referida temos nós emprestados a ganhar experiência... Tranquilo!

PS: O Sporting começa a abrir os olhos. Ouviram as palavras de hoje do presidente lagarto? Até eles já se aperceberam, de seguida é arrepiar caminho. E nós?

Vamos desistir?

. 9 comentários
Pessoal afinal vamos todos desistir e assistir no sofa ao enterro do Benfica? Vamos todos continuar no sofá e ver o pinto da costa a gozar connosco ? o noddy do J. Moutinho a dizer para apagar as luzes? O hulk a gozar por teres perdido 5 não dragão? O pintainho com a musica da um frango no telemóvel que lhe chama Roberto? Será que não temos amor próprio ? Vamos deixar um grupo de senhores acabarem com o nosso grande amor? Vamos deixar que todos , sim todos os anos , o Benfica tenha um jogador emprestado que no final da época vá para o porto?Continuar a contratar camiões de jogadores que a primeira coisa que dizem e que querem sair? Ter um capitão , atenção eu acho que e muito importante no Benfica , que todos os anos diz que quer sair? Continuar a comprar Filipe Menezes e eder luis quando temos DavidSimão e Nelson oliveira? Miguel Vítor e inferior a sidney? Em todas as modalidades começamos com três pontos a menos por no dragão não ganhamos em nada? Porra chega de uma vez por todas , ou então tenham a coragem de fazer um assembleia geral e dizer aos sócios que o Benfica ganhador que todos nos amamos acabou, e agora e um grupo de pessoas que quer comprar 20 jogadores por época e brincar a benficatv, Sim porque a única e grande riqueza que o Benfica tem somos nos, sócios e adeptos em geral que basta o Benfica fazer 2 jogos seguidos bons para enchermos o nosso estádio e o estádios dos outros,depois aparece um anormal a pedir para não seguirmos o nosso grande amar e ficar em casa.Eu ao contrario da alguns bloggers acho que o Benfica precisa de um limpeza geral , primeiro não olhava a nomes tudo o que não era do Benfica de alma e coração como todos nos ia logo andar. Depois o sr Rui Gomes da Silva tinha de decidir se quer ser comentador ou vice presidente. Acho que de um clube que tem de ser gerido com todo o profissionalismo nao pode ter um vice presidente a fazer comentarios em programas ridiculos. O silvio cervant nem vou comentar .... de todos acho que o unico que tem perfil para estar la é o Rui Cunha.Isto e nos orgaos sociais mas tarde irei fazer um post sobre a SAD eu que eu queria mesmo e não deixar que ninguém baixe os braços , penso que todos nos ainda temos muita força

BenficaSempre

FInalmente alguém tem a coragem

. 4 comentários
Se não quiseram perceber os vários tópicos anteriores, percebam este:

From: Domingos Amaral
To: Sócios do Benfica

Caros sócios do Benfica
Depois das quatro coças que levámos este ano do FC Porto, está na altura de metermos na cabeça que só no dia em que formos todos (direção, treinadores, jogadores e adeptos) mais competentes e eficazes que eles, é que vamos voltar a ser o clube mais forte de Portugal. Neste momento, são eles. Isso acontece não apenas porque têm a melhor equipa no presente, mas sobretudo porque, nos últimos vinte e tal anos, criaram uma “cultura” de competência e eficácia em tudo o que faziam.

Aproveitaram melhor treinadores que os outros não souberam aproveitar (Robson, Oliveira, Mourinho ou Jesualdo); descobriram primeiro novos talentos (Artur Jorge e agora Villas-Boas); “roubaram” jogadores que eram de outros mas só ali explodiram (Futre, Deco, Maniche, e no presente Varela e Moutinho); desviaram para lá talentos que outros quase contrataram (Jardel e hoje Falcão ou Alvaro Pereira); compraram quase sempre melhor (Pepe, Hulk, Lucho, Lisandro, etc.); e venderam quase sempre melhor (a lista é grande). Portanto, no lado bom e bonito do futebol, foram mais competentes e eficazes.

E também o foram no lado mau e sinistro do futebol. O FC Porto é mais competente e eficaz que os outros no submundo e nas manigâncias, nas pressões aos árbitros e na manipulação da Liga, na fúria das claques e nos cânticos selvagens, nas pedradas e na criação de medo nos outros.

Em 30 anos, foram quase sempre mais competentes e eficazes, tanto a fazer o bem como a fazer o mal. É por isso que ganham mais vezes. Enquanto não reconhecermos esta verdade, e não trabalharmos melhor que eles, eles continuarão alegres e nós tristes. Perder custa muito mais quando não se percebe porquê.

Não censuro os que desistem

. 20 comentários
Olho para a sondagem aqui ao lado e vejo que 85% dos benfiquistas consideram a época do Benfica «Mediocre» ou «Muito Má». Consideram claramente Luis Filipe Vieira o responsável por essa situação. Mais de 50% considera que o presidente devia sair no final da temporada ou no final do mandato.

Mas curiosamente quando se manifestam os benfiquistas parece que têm medo de exigir responsabilidades ao presidente e resolvem descarregar na equipa. Acho bem que o façam, mas eles estão mesmo muito longe de ser os principais culpados.

Tenho que chegar a conclusão, até depois de um mail que recebi de um colega de blog, que na verdade o Vieira abdicar do poder e do protagonismo é o mesmo que bater na mãe. Nem pensar!

Se os benfiquistas não responsabilizam o homem e preferem continuar a comprar jornais e comer as histórias que os próprios dirigentes plantam e que os adversários encomendam. Preferem continuar a trocar de treinador a cada temporada e camiões de jogadores a chegarem ano após ano para serem apelidados de vedetas e salvadores, de novos craques mesmo quando ainda não passaram as «Chegadas» do aeroporto...

O que posso eu fazer? Tenho que concordar que o Vieira é a única solução, que o momento actual do Benfica é o melhor que se pode ter e ambicionar, que ver o Porto ganhar em Portugal e na Europa é normal porque são corruptos e pronto, que andar em humilhações europeias na Champions é o ADN actual do Benfica, que acumulamos prejuizos e negócios mal explicados, etc. etc. etc. mas é tudo normal porque porra temos um estádio, um centro de estágio e a benficatv, temos muitos sócios e vá-se lá saber o que isso quer dizer, «recuperámos a credibilidade».

E não esquecer que apesar das humilhações aos pés do Porto quatro vezes num ano, já para não falar nos anos anteriores. Também já estamos habituados e é assim porque o árbitro isto e aquilo.

Não voltarei a apontar seja o que for ao Vieira, vou limitar-me a calar-me e assistir de camarote a esta situação. Quando se aperceberem do que está a acontecer ao Benfica, não faltarão estes todos que o apoiam a chamar-lhe malandro e vagabundo daqui a uns anos como fizeram com o Vale Azevedo.

Por mim, assumo que o clube é do Vieira. Que ele é que manda e que ele é a única solução, porque os outros têm todos defeitos, problemas ou são abutres. Ele é que é bom porque com ele tem tudo corrido bem.

Citando outros companheiros do blog: Têm o que merecem, se não contam comigo para me inconformar com isto, também não contarão para pactuar com este funeral ao Benfica.

segunda-feira, 25 de abril de 2011

As próximas épocas já começaram (II)

. 14 comentários
Desde já peço desculpa ao autor do tópico anterior, mas o título e o tema pareceram-me bem! E podem abrir uma série de debates sobre o futuro do SLB! Debaixo de diferentes perspectivas.

Concordo em pleno com o SouBenfica quando diz que LFV não sente o Benfica. É verdade. A ambição do presidente esgota-se no "não futebolístico", para ser mais genérico, no não desportivo. Deixa as modalidades para outros. No entanto, com o mediatismo do futebol e ânsia de protagonismo, LFV não deixou ninguém gerir a área! José Veiga, o DD com resultados visíveis, foi afastado por que ameaçava o feudo! Rui Costa, pelo carinho que os benfiquistas lhe sentem e pela possibilidade de vir a ganhar, também! Se isto não é verdade, desafio algum dos habituais leitores a explicar as funções do Maestro! Porque este foi desautorizado em directo?

De novo, concordo com o meu camarada quando diz que LFV deve prosseguir o mandato até ao fim! No entanto, deve preparar a sua saída! Desde já! Porquê: o modelo está esgotado, os resultados desportivos são fracos e o estado anímico entre os adeptos precisa de um "boost" de união! Mais: o típico discurso presidencial cansa e encaminha o clube rumo ao abismo e à secundarização desportiva! Se ao nível estrutural, o Benfica é uma referência, no futebol o fracasso é evidente! E quando eu disse anteriormente que o Benfica já não era o maior clube, referia-me aos títulos. A verdade é essa! E LFV mostra-se incapaz de reverter esse rumo! O Benfica de hoje perdeu a vontade de ganhar! De viver! De "odiar" a derrota. É um fidalgo acomodado e à sombra do passado! É um passeio de vedetas! De vaidades! Onde todos entram... E poucos trabalham! E em 10 anos de magistratura de LFV no futebol, reconheça-se: dois campeonatos é pouco! E os milhões foram muitos!

Qual o problema? Mentalidade e dirigentes!

- Primeiro: dirigentes. Na presidência, precisamos de uma figura consensual e forte. Lançaria Fernando Seara. Um homem competente, benfiquista e de capacidade reconhecida e exigente nos resultados! Muito mesmo! E alguém que conhece o futebol nacional!

- Para a pasta do futebol, esta estaria entregue a Nuno Gomes e a Rui Costa, com amplas responsabilidades e respondendo ao presidente.

- Na área técnica, um treinador que responda só a Rui Costa, mas com uma ampla estrutura de treinadores a seu cargo, para as diferentes áreas do terreno. Um adjunto, com poderes alargados e um outro, mais ligado ao Benfica, responsável pela transmissão de valores do clube e ligação directa aos juniores e à sua observação.

- Paralelo ao corpo técnico e ao futebol jovem, um coordenador geral de futebol jovem, que definiria (em conjunto com o treinador principal) o padrão técnico a seguir pelos juniores e seniores, bem como seria o responsável pela observação de jovens valores nacionais e internacionais. Contratação de jogadores até aos 19 anos seriam da responsabilidade deste coordenador. Nomes: Rui Vitória, Edgar Borges ou Carlos Mozer. António Veloso seria um coadjuvante. Este gabinete seria o responsável por encontrar parcerias com outros clubes, estabelecendo objectivos e contrapartidas. Nuno Gomes seria o "chefe" deste departamento.

- Política desportiva: plantel de 25/7 jogadores. Um núcleo duro de 10 jogadores que permaneçam no plantel entre 6 e os 10 anos. Uma aposta constante nos jovens formados na casa, com uma política de empréstimos na 1ª Liga e 2ª Liga ou outras Ligas estrangeiras. Deve-se lançar pelo menos 2 jovens da cantera por ano. Aposta mais firme na contratação de jogadores europeus e também em jogadores já feitos. Jovens estrangeiros até 22 anos, no máximo dois. Mais: exigência rigorosa no planeamento do plantel, com observação ao princípio "um lugar, dois jogadores" de semelhante valia.

- Por último, um factor importante: o Sport Lisboa e Benfica deve estender a sua influência (a política de empréstimos pode servir para isto) aos demais clubes da Liga. Só estando no centro de uma concertação de posições é que o SLB pode evitar a hostilidade de outros, por consequência menor permeabilização desses mesmos clubes aos "andrades"! Na Liga, só com aliados é que impedimos o tráfico de influências que permite o CRAC manter-se na frente. É o caminho! Só no aproveitar de desavenças é que podemos chamar para o nosso lado alguns clubes, como no caso Kléber ou nas escaramuças Guimarães x Braga! Não podemos desprezar o peso desse tráfico. Só o aumento do nosso peso é que evitamos que o CRAC domine os lobbies da arbitragem e justiça desportiva. Assim, espalhando figuras afectas a esses clubes nos lugares de relevo é que teremos a garantia que estes não caem nas mãos do CRAC! É o modelo correcto? Não sei. Mas no mínimo é o que evita a corrupção andrade!

- Por último, o fomento de um "nacionalismo" benfiquista! Não o bacoco que LFV institui, mas um de superioridade! E de necessidade de superioridade! Na instituição dessa mesma sede! Esse será o caminho! Um explanar dos exitos passados e a obrigação de, na actualidade termos de estar à altura de outros tempos!

É uma proposta... A melhor? Não sei. É mais uma proposta! Vamos juntar as nossas ideias neste blogue! Pô-las num dossier, em tertúlias, jantares convívio... A bem do SPORT LISBOA E BENFICA!

As próximas épocas já começaram

. 18 comentários
Ainda há um título para ganhar, sim. Um título que pode e deve entrar para a história do Benfica e que só a vitória se exige nos três jogos que faltam, dado que esta época, para o Benfica são apenas mais três jogos. Nada mais que isso.

Se o Vieira saísse do seu casulo onde tudo corre bem e se desse ao trabalho de ouvir os benfiquistas, saberia como se vê na sondagem ao lado que os benfiquistas querem que as coisas mudem. Ou muda-as ele, ou os benfiquistas terão que mudar de presidente.

Mas mesmo que se consiga «salvar a época» com a Liga Europa, é bom que Vieira não transforme como habitual essa conquista num «balão de oxigénio» e se esqueça de mudar o que tem que ser mudado.

Não interessa agora falar dos jogadores A ou B, se vem realmente o Nolito ou se o Taiwo preferiu o Milan. Pode até vir o Messi, que nada vai conseguir mudar. O que me preocupa é o que tem que ser melhorado e não com quem isso vai ser «escondido em campo». É preciso então... Sentir o Benfica

O GB já fez aqui alguns tópicos a «por o dedo na ferida» sobre o quanto falta a paixão pelo Benfica no nosso clube. Doa a quem doer, isso é uma verdade cruel. Eu prefiro claramente ter no Benfica aqueles que sentem o nosso clube do que aqueles que todos dizem são os melhores profissionais do mundo na sua área. Ou querem ver que não há benfiquistas sérios e competentes?

Já todos sabemos que por personalidade ou por interesse, o Vieira não é esse apaixonado pelo Benfica. Nunca o foi, nunca o será. Sempre foi, sim, apaixonado pelo atingimento de metas quase sempre não desportivas e, honra seja feita, atingiu-as quase todas. Mas isto é de um clube desportivo que estamos a falar e não nos contentamos com isso.

No Benfica falta mais gente com o ADN de Rui Costa, Nuno Gomes ou Rúben Amorim, de Sheu ou Pietra, de Henrique Vieira ou José Jardim, de Carlos Lisboa ou João Coutinho, de Rui Cunha ou Rui Gomes da Silva entre muitos outros.

Ou se termina de vez com a «feira de vaidades», a vontade de protagonismo e os interesses pessoais que populam o Benfica hoje em dia, ou andaremos ano após ano a lamentar-nos porque raio os outros lá em cima nos ganham consecutivamente.

O actual problema de mentalidade que se vive no Benfica, que constantemente nos faz tremer nos momentos mais decisivos, deve-se em grande parte à falta de organização e fragilidade iminente que existem no Clube. Parece haver sempre «algo por tratar», algo deixado ao acaso...

Ninguém é perfeito. Luis Filipe Vieira não é, como Rui Costa ou João Coutinho não o serão, mas estes dois, na liderança do futebol e modalidades respectivamente, têm claramente mais a dar ao Benfica do que o modelo actual que, já todos percebemos, está esgotado.

Eu discordo em absoluto de uma ruptura directiva. Não faz sentido começar tudo de novo, aparecer agora um novo candidato do nada que esteve calado e ausente todos estes anos, para agora ser o novo Vieira, ou seja, ele sim seria o «Salvador da Pátria», que o Vieira seria o «novo malandro», enfim seria mais um...

Contudo, na minha perspectiva chegou o fim da linha para Luis Filipe Vieira, Domingos Soares Oliveira e Paulo Gonçalves. Cada um à sua maneira fez o melhor que soube e pôde pelo Benfica, mas acho que todos percebemos que não chega, que não têm o necessário «ADN Benfica» - principalmente Domingos Soares Oliveira e Paulo Gonçalves.

Na minha opinião, a solução passa por Luís Nazaré ou Rui Gomes da Silva na presidência. Uma solução de continuidade, mas num estilo diferente, mais sentido, mais... Benfica.

Se as modalidades estão bem entregues a João Coutinho e Carlos Lisboa, respectivamente Vice Presidente e Director Geral para as modalidades, já o futebol tem que ficar entregue a alguém do futebol: Rui Costa, Humberto Coelho e Nuno Gomes respectivamente para Presidente da SAD, Director Geral do Futebol (profissional e formação) e Coordenador Operacional do Futebol Profissional juntamente com Sheu Han. Na formação, o Coordenador Operacional do Futebol de Formação seria João Santos, actual treinador dos juniores e responsável pelo projecto do modelo táctico único «aproveitado» pelo Armando Carneiro que na minha opinião está a mais a partir do momento em é também empresário FIFA e tem uma empresa para tal - conflito de interesses óbvio.

O Benfica não pode nunca mais ser gerido, liderado ou influenciado por departamentos não desportivos, como foi o caso do Financeiro e do Jurídico que têm tido uma influência, na minha opinião negativa nestes últimos anos. O saldo, no futebol principalmente, é claramente negativo.

Não estou a defender a saída de Luis Filipe Vieira antes do final do seu mandato em 2012. Estou a defender é a que seja feito um trabalho de transição nesse sentido, já desde o final desta temporada, para voltar a re-centrar o Benfica num clube desportivo, com objectivos desportivos e ambições desportivas em primeiro lugar. Tudo o resto deve ser construído em torno dessas conquistas desportivas.

Mesmo nos planteis do Benfica temos que estabelecer níveis de construção para podermos garantir todos os índices necessários ao sucesso (Mística, Experiência, Potencial e Juventude):
» Jogadores de base - mais experientes (acima dos 26 anos), com mais de três anos no plantel, constituindo 1/2 do plantel, com objectivo de permanência no clube.
» Jogadores de potencial - mais jovens (até aos 24 anos), com permanência no clube ligada à conquista de títulos, com objectivo de realizar mais-valias financeiras, constituindo 1/3 do plantel.
» Jogadores da formação - dois a três novos jogadores por ano ou de dois em dois anos, com evolução em função da sua qualidade e potencial para um dos dois níveis acima.

Em resumo, o problema não está nos jogadores, nem nos treinadores. Acho que os últimos 20 anos já deram para perceber isso (foram 22 treinadores e muitos, mas muitos jogadores).

O problema também não está em Luis Filipe Vieira porque o presidente foi responsável por algumas acções e projectos não-desportivos importantíssimos no Benfica. Tudo tem o seu momento e foi um presidente muito importante num momento onde precisámos claramente de alguém como ele.

Só que o Benfica, graças a esta equipa de gestão, mudou - É certo que desportivamente, pelo caminho perdeu-se muito mas muito tempo e dinheiro, mas o saldo é positivo apesar de tudo. Porque o Benfica mudou é hora de dar ao Benfica o que o Clube agora precisa mais para dar o passo seguinte e acho que a solução está no que propus acima.

domingo, 24 de abril de 2011

Os sinais de ontem...

. 22 comentários
Que ar de enfado, o de JJ, quando acabou o jogo! Terminar a partida, a olhar para o relógio a sofrer até ao fim! Mais uma vez, apenas Coentrão, Javi e Martins jogaram com raça, o resto está de "férias"! Honestamente, acham que o que vimos ontem e na Quarta chega para bater o SC Braga na Liga Europa? Uma equipa cheia de gana de nos ganhar? O Benfica está acomodado e fanfarrão! Cansado não será! Antes sem vontade! Sem sede! Sem a sede de ganhar a equipas e clubes que nos odeiam! E isso é meio passo!


Os insultos dos adeptos... estamos efectivamente descontentes! Melhor ainda, fartos! É a inépcia de quem nos dirige que nos levou a este estado! Já nem o maior clube português somos! Falta vontade. O que vimos ontem são as primeiras tentativas (ténues) de passar esta falta que nos faz em sermos os maiores de Portugal!


Falta humildade a JJ. E falta competência a LFV... A Rui Costa não falta nada! Já que nada faz, a não ser apanhar multas! Há sim fanfarronice... Muita! E quem nos dirige não percebe isso! Só passa uma mensagem de vitimização, comodismo à custa do passado... E pouco mais! E a Taça da Liga é pouco para os avultados investimentos... Muito pouco!


O Benfica precisa de sangue novo! Rapidamente! Antes que nos afundemos sem retorno! E só a Liga Europa, creio, pode safar JJ. E LFV... Vencer a Liga Europa será muito importante! Se nos ficarmos pela conquista da competição menos importante a que nos propusemos no início da época, será um fracasso! E será a altura para abrir caminho para gente nova no futebol do SLB. Novo treinador e se calhar, novo presidente. No mínimo, um entregar de pasta em definitivo por parte de LFV! A sua incompetência para o futebol está mais do que provada!



PS: Viram David Simão? E nós com o Felipe Menezes... É de partir o coco! E eu ainda me rio mais com aqueles que dizem que o Simão está bem no Paços, que no Benfica não tinha as chances necessárias! O Felipe Menezes já não teve chances a mais? Pah, não gozem!



PS2: Sugestão para contratação! Vejam as estatísticas. Era observá-lo in loco... Não deve ser caro...

PS3: Moreira merece a titularidade! Perante o jogo de ontem, Roberto teria de encostar! No futebol é assim: joga quem rende mais e não por teimosia!

Saber mostrar o descontentamento

. 11 comentários
Como qualquer benfiquista de sentimento, não fiquei propriamente entusiasmado com a conquista da Taça da Liga. Não só porque se trata, claramente, de uma competição inferior face à Taça de Portugal e ao Campeonato.

Como todos sabem ser uma "regra" minha, apenas estive em Coimbra porque não tive encargos com a aquisição dos bilhetes, sendo essa a única condição para (em Portugal) ver jogos do SLBenfica fora do Estádio da Luz.

O jogo não foi propriamente entusiasmante em termos de qualidade, o próprio Jorge Jesus disse na conferência de imprensa que o SLBenfica "só aguentou" 60 minutos e daí em diante teve grandes dificuldades físicas.

Obviamente que os benfiquistas pediam, e foi também pedido aqui no blog por alguns escribas, uma vitória inequívoca, inapelável e convincente. Não só pela dinâmica do Paços - muito por "culpa" do nosso David Simão - mas também devido ao tal cansaço dos jogadores, essa exibição e vitória não foi possível. Claro está que o incompetente do Pedro Proença ainda meteu um dedinho na história, mas como sabem recuso falar de arbitragens quando nós próprios não fazemos tudo.

Como se o cansaço e a vitória magra não bastassem, ainda se assistiu ao "desprezado" Moreira a ser eleito o melhor em campo, com mais serviço que o Cássio e ainda a exibições displicentes como a de Cardozo.

Percebo, por isso, a imagem que hoje vi na televisão de Jorge Jesus no momento do apito final (quase parecia um "ufff...") e percebo também o descontentamento dos adeptos pela desilusão desta temporada, tendo ainda que aceitar ouvir o treinador a considerar-se uma luz no destino do SLBenfica e o Presidente a esconder-se das responsabilidades, o inverso do que fizera quando fomos campeões.

Agora há uma coisa que não entendo: Desacatos e insultos aos jogadores? Darem-se ao trabalho de ficar a espera dos jogadores para os interpelar e insultar? Desrespeitar o capitão de equipa ao ponto de recusar os seus agradecimentos?

ISSO NÃO, MEUS AMIGOS!

Atenção: Não confundam este meu desacordo com estar a considerar que os jogadores devem estar imunes ao descontentamento dos benfiquistas. Nada disso! Quem conhece as minhas opiniões sabe perfeitamente que não há em mim espaço para "endeusar" os jogadores.

O que não se pode fazer é descarregar as frustrações de uma temporada em cima dos jogadores e esquecer todas as acções internas do Clube que condicionaram as suas prestações.

Na minha opinião, os jogadores são os últimos culpados desta situação. E mesmo que tivessem sido os mais culpados, não era com insultos que se demonstrava essa situação.

Enquanto os responsáveis pelas situações continuarem a passar incólumes a todas as responsabilidades e continuarmos a "queimar" jogadores e treinadores...

PS- Ainda acham o David Simão "apenas" um jogador jeitoso formado no SLBenfica? Quem decide contratar o Menezes ou Eder Luis e vê o David Simão, devia sentir vergonha...

Final II

. 1 comentário
Ganhamos . Era o mínimo que os nossos jogadores podiam ter feito , mas o que me saltou a vista foi que afinal Jorge jesus sabia como aguentar os dois golos de vantagem sobre o porto , o mais irritante é porque não fez na quarta e fez hoje....
Simples , e muito fácil pelo menos para a maioria dos adeptos que não são catedráticos de futebol. Meter Airton ao lado de Javi e César Peixoto atrás e o Coentrao mais a frente chegou para aguentar a tentativa do Paços chegar ao empate, eu sei que o Paços não e o porto mas acho que era assim que devíamos ter jogado contra o porto . Mas pronto o que passou , e hoje Jorge Jesus conseguiu ter um banho de humildade de reconhecer que o adversário estava melhor e meteu o segundo trinco para segurar a vitoria, mas também só os burros não aprendem!
Ontem tivemos um desaire frente ao F. Bastardo espero que esta equipa de voleibol que é uma equipa feita por grande campeões consiga era aos Açores buscar novamente a decisão para o nosso pavilhão.

BenficaSempre

sábado, 23 de abril de 2011

Pedia-se uma vitória inequívoca

. 15 comentários
Ficámos pela vitória tímida sem se perceber porquê, porque o Paços era inofensivo. Se é assim que querem os adeptos confiantes, estão muito enganados. A Taça é nossa, outra vez.

Final

. 12 comentários
Hoje é o dia da final da taça da liga , infelizmente , é a única final que temos assegurada ate agora. As únicas coisas que posso pedir ao jogadores e equipa técnica e que ganhem e defendam com unhas e dentes o manto sagrado! E no final espero que o Benfica levante a taça , mas sem grande festejo e sem grande alarido , apenas como um dever cumprido.Porque ate final da época temos 4 jogos , espero eu , que o dever dos nossos jogadores e oferecer 4 vitorias aos adeptos e mesmo assim ninguém lhes vai perdoar a época mais humilhante de sempre do nosso glorioso clube.

BenficaSempre

Encontrados os culpados no Benfica

. 9 comentários
Os "canetas de aluguer" da confiança de Luis Filipe Vieira apressaram-se a arranjar um bode espiatório, para este poder defender qual «salvador da pátria» que ele tanto gosta de ser: JORGE JESUS!

Em menos de nada, está tudo esquecido. Nada do que foi feito no péssimo mau planeamento tem influência no que se passou em toda a temporada. Apoios directos a Fernando Gomes e amizades à vista com Joaquim Oliveira que até esteve mais uma vez ao lado de Vieira no clássico... nada disso existe.

O que existe é uma imprensa, curiosamente só A Bola, que saltou a terreiro para acusar Jorge Jesus. Mas esses malandros que querem desestabilizar o Benfica não perdem pela demora porque temos o grande Luis Filipe Vieira que no próprio dia já estava a falar à BenficaTV em defesa do grande Jorge Jesus e lançando recados aos benfiquistas.

MAS SERÁ AQUELA GENTE DA ADMINISTRAÇÃO DA SAD ACHA QUE SOMOS TODOS ESTÚPIDOS??? Acham eles que nós já não vimos esse filme vezes sem conta? Ainda acreditam que esses «joguinhos de bastidores» nos atiram areia para os olhos?

Está tudo pronto para depois de uma normalíssima vitória sobre o Paços de Ferreira, o Vieira voltar a defender o Jesus, fazer mais uma vez de «salvador do benfiquismo» contra a imprensa desestabilizadora e pronto! Siga para bingo que está tudo bem e as humilhações já passaram.

Pobre Benfica entregue a estas manobras para enganar não os adversários, mas os próprios benfiquistas. Se fossem tão lestos a defender o Benfica como são a defender o «tacho», talvez isto não estivesse assim.

PS- A Taça da Liga é para ganhar porque é um troféu, mas por mim podem metê-la num sítio bem escondido do futuro museu. Eu quero é ganhar títulos de campeão. Já votei ali na sondagem ao lado excepto em como classifico a temporada. Com Liga Europa será «Medíocre», sem Liga Europa será «Muito má», esta Taça a mim nem sequer abana o ponteiro.

PS2 - Parabéns ao Paulo Fernandes pelo grande trabalho no futsal como destacou o GB no tópico anterior.

O que faltava ao Futsal do SLBenfica

. Sem comentários
No apogeu do futsal do SLBenfica, por altura de a meio da época passada conquistámos a UEFA Futsal Cup, talvez eu tenha sido dos únicos benfiquistas que afirmou que faltava "sumo" ao futsal do SLBenfica, tendo tido na altura a coragem de dizer que André Lima era o "elo mais fraco" da equipa, não pela sua falta de competência, mas acima de tudo pela sua falta de experiência para um "comboio" daquele tamanho.

Volvida uma temporada, no arranque de mais uma final four da UEFA Futsal Cup, sem Ricardinho - um dos melhores do Mundo na modalidade, o SLBenfica logrou uma marca nunca antes alcançada à passagem da fase regular do campeonato - 72 pontos.

Quem vê hoje o SLBenfica jogar, mesmo num momento de transição "pós-Ricardinho", vê muito trabalho de casa, muito trabalho táctico que deve ser elogiado a Paulo Fernandes, talvez um dos melhores (senão o melhor) treinadores de futsal em Portugal.

Foi com pena minha que vi a saída do André Lima do SLBenfica. Apesar de compreender que as suas ambições serão maiores que isso, acho que permanecer ligado ao SLBenfica e à equipa técnica teria sido uma grande mais valia para o SLBenfica e para o seu futuro.

Os meus parabéns ao Dr. João Coutinho, vice-presidente do SLBenfica para as modalidades, pela coragem em fazer a alteração técnica no rescaldo da UEFA Futsal Cup - o tempo deu-lhe razão.

Para finalizar, a minha tristeza por o Futsal, como outras modalidades, não ter patrocínios de relevo e com importância no orçamento das modalidades, não restando outra alternativa senão as camisolas a ser "compostas" com a imagem da "BenficaViagens" ou da Naturplan, como se sabe uma empresa onde João Coutinho é responsável.

Onde pára o o tal apoio/patrocínio de 12 anos da Sagres?
Quanto paga a MEO para estar nas camisolas do Basquete, Andebol e Volei?

sexta-feira, 22 de abril de 2011

Jesus puxa dos «galões»? Que vergonha...

. 20 comentários
"Cheguei com um crédito muito menor do que tenho hoje. Continuo a trabalhar com a mesma paixão e sabedoria. Ganhámos identidade, prestígio internacional, paixão e qualidade de futebol. Tudo isso foi uma conquista desde a minha chegada", destacou Jorge Jesus.

"Tenho dado muitas alegrias aos adeptos", desabafou

Record

Aqui temos mais um exemplo como o Benfica é um «carrocel de vaidades», onde mais uma vez há sempre alguém a gabar-se que fez, que conquistou, que trouxe, etc.

Eu até gosto do Jorge Jesus, mas alguém é capaz de dizer a este gajo que ele é uma formiguinha insignificante comparado com o Benfica? Como o GB já escreveu uma vez, quando ele chegou ao Benfica conquistou o 32º título, não conquistou 32 títulos.

O sucesso foi da equipa, dos jogadores, de todos. E não apenas dele ou do Vieira, que é outro que também gosta de se colar aos títulos.

Treinadores como o Jorge Jesus, que conquistam o primeiro título com mais de 50 anos, há muitos, mas Benfica há só um.

Sondagens disponíveis

. 11 comentários

Da grandeza do Benfica

. 2 comentários
Cerca de 40 horas depois daquela que foi uma das mais negras páginas do nosso clube, podemos racionalizar a coisa mais um bocado! O meu tópico "Uma dose de realidade" dá uma imagem do desgoverno que é o futebol do SLB nos últimos 8/10 anos. Pena é que muitos escamoteiem a realidade que apresentei...O clube recuperou estabilidade, mas o futebol não! Ganhou títulos, é certo. Mas não inverteu em nada o ciclo!
O Presidente do Benfica não pode ser um bacoco! Um provinciano! Tem que ser um senhor! Imperial! Que saiba defender o clube até às últimas consequências! Seja em que patamar for! Seja no campo, seja nos bastidores! LFV é um amador! Apenas isso. Com mania das grandezas! E LFV impôs no Benfica a fanfarronice, a bajulação ao seu querido líder! Matou-nos a sede de vitória! Ofereceu dinheiro aos jogadores para ganhar no Jamor... Como se os jogadores do SLB precisassem de mais dinheiro ainda! O que os jogadores precisam, estes não têm! SEDE! Venceram uma vez, já não precisam de mais! O Petit ontem proferiu palavras bem duras para com o SLB! Reais! Ouçam-nas... O site do Benfica, nos tempos seguintes ao título do ano passado foi esclarecedor:o nº 32 por todo lado... E aquela semana a seguir ao título de 2005 meteu-me nojo! Festas, recepções, um nunca mais acabar de fanfarronice! Resultado: derrota ante o Setúbal na final do Jamor!
O Benfica é grande demais para estar entregue a um fanfarrão! Esta incompetência sucessiva à frente do futebol é apenas o resultado disso! FANFARRONICE! Isto no CRAC não acontece: os jogadores estão sempre injectados: de amarelinha, mas também de vontade! De nos humilhar! E é essa vontade que nos relega para o 2º lugar que hoje ocupamos na numeração de troféus! Acham que esta remontada aconteceria no Dragão? Mas também acham que 10 anos de humilhação aconteceriam no Real Madrid? No Barcelona? Nunca! O Benfica já não da estirpe destes clubes. Deixou-o de ser há muito. E continuamos a caminho do abismo...
Por fim: JJ. Tem culpas! Muitas! Também ele é um fanfarrão! Já demonstrou capacidades! Mas também uma indesculpável verborreia e uma pouca vontade de vencer. Eu continuo com ele, mas ele, até ao fim da época tem ganhar! A Taça da Liga e a Liga Europa! Estou-me borrifando para o resto! JJ tem de perceber que no SLB ou se ganha ou não se serve! O Benfica tem de viver só vitórias! Títulos! E não de bajulação e fanfarronice!
PS: onde tem andado LFV? Se tivessemos ganho já tinha aparecido... O costume!
PS2: E lá apareceu Rui Costa, enviado para serenar o povo! O Maestro aparece, diz para termos calma e a turbe desaparece! Onde anda o responsável pelo futebol???

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Até estes Vieira, até estes... Aprende

. Sem comentários
A Direcção do Sporting Clube de Portugal, e de acordo com a política de proximidade com os Sócios, decidiu organizar, entre as 18 e as 19h30 do dia 27 de Abril, no Auditório Artur Agostinho, no Estádio José Alvalade, uma sessão de esclarecimento com o objectivo de tomar conhecimento de sugestões e anseios dos Associados.
As inscrições, com o limite de 250 Sócios (capacidade do Auditório), devem ser feitas através do e-mail sessaosocios@sporting.pt ou na Loja Verde – Piso 1, no Estádio José Alvalade. No referido e-mail, o Sócio deverá mencionar o seu nome completo, bem como o número de Associado.

Dado o limite de número de participantes, as inscrições carecem de confirmação a remeter pelo Clube. Os Associados que queiram participar na sessão de esclarecimento devem ter a quota actualizada (Março 2011).
Site do Sporting

Gostei do tópico anterior do Redmoon: LFV só tem um caminho: ganhar, ganhar, ou ir embora.

LFV só tem um caminho: ganhar, ganhar, ou ir embora.

. 17 comentários
Doeu. E de que maneira. Nos últimos anos terá sido mesmo a derrota mais dolorosa. Mais uma vez com o nosso maior adversário. Mais uma vez no nosso estádio. Mais uma vez sem contemplações!

A verdade nua e crua salta à vista. O Porto é melhor. Nesta altura, muito melhor. Esta era, como todos sabemos, uma época crucial. Poderia ter sido, definitivamente a época da viragem. E numa época tão importante como esta, o Porto foi letal, uma vez mais.

Vê-se nos olhos dos jogadores do Porto o quanto querem cada vitória. Vê-se nos seus olhos a mentalidade guerreira, o olhar assassino, a frieza própria de quem sabe que é melhor e está habituado aos grandes momentos... Vê-se a força de uma cidade...

Sim, porque eu costumava pensar que era defeito o Porto ter sempre fracassado no seu desígnio de se tornar um clube nacional... Enganei-me. De facto, o regionalismo é a sua força, o seu culto, a sua identidade. É um clube com um código genético próprio e que sabe o que representa: Representa a oposição ao poder das massas, ao poder de Lisboa, em suma, ao Benfica, clube que representa tudo o que eles odeiam. Isso, quer queiramos quer não tem muita força, é essa a camisola que os jogadores do Porto vestem. A identidade faz muita falta a uma equipa, e acho que é essa identidade, saber aquilo que se representa, que em tempos o Benfica teve e hoje não tem.

Podem-se sempre encontrar factores que ajudem a explicar o sucesso ou insucesso. Pode-se sempre criticar o que temos, criar um ideal, ambicionar encontrar para nós um Pinto da Costa por exemplo, tarefa tão impossível como ambicionar encontrar um novo Mourinho. A verdade é que Pinto da Costa nunca faria no Benfica aquilo que foi capaz de fazer no Porto, porque a força do Porto alimentou-se do ódio e da revolta bairrista contra os poderes instalados. Contra que é que se iria revoltar o Benfica, clube que sempre teve tudo? O Benfica nunca vai ter sucesso se tentar copiar o modelo do Porto.

Alguns dizem que o Vieira não sente o clube... Que o Vieira não está no clube a tempo inteiro... Há obviamente vários factores que ajudam a explicar o fracasso mas, caramba, o Abrahmovic também não sente o Chelsea desde pequenino, o Glazer também não chora pelo United, isso em si não é um problema desde que se seja competente e se tomem boas decisões.

No fundo, apesar de outros factores, o essencial, aquilo que faz quase sempre a diferença entre o sucesso e o insucesso no futebol é a qualidade dos planteis. E o do Porto é melhor, quer queiramos quer não. Este Porto seria candidato a uma final da Liga dos Campeões. E o Benfica? O Benfica tem 13 bons jogadores e acaba aí. Se Maxi se aleija, a equipa fica coxa; se Sálvio e Gaitan encostam, a equipa não tem asas nem velocidade. Jorge Jesus é refém da falta de soluções, refém da falta de jogadores já feitos e com outra maturidade mas, também responsável pelas insuficiências demonstradas. Responsável, porque há ali segundas linhas que custaram muito dinheiro e simplesmente não servem. Este ano partimos para a guerra com "meninos", essa é que é essa.

Jara por exemplo, pode vir a ser um excelente jogador mas, neste momento é um Sabry, inculto tacticamente, sem noção das vezes em que perde bolas que colocam a equipa em dificuldades. Com Mourinho, encostava logo e levava com um curso intensivo de jogo colectivo. Kardec está verde. Saviola só a espaços apareceu. Cardozo esteve ausente e fez frete a época inteira.

Jorge Jesus tem culpas no cartório? Evidentemente. Começando em algumas escolhas que fez e acabando num discurso provinciano de balofice desnecessária e auto-endeusamento. Jorge Jesus deve sair do Benfica? Evidentemente que não. É o melhor que o Benfica teve em vinte anos, e deve ser capaz de evoluir e aprender com os erros. Dá para imaginar o que Jorge Jesus faria com este plantel, mais Falcão, Álvaro Pereira, James (que escaparam debaixo dos nosso nariz), e ainda Di Maria, Ramirez e David Luiz? E ainda com mais um ou outro jogador maduro, que pediu e nunca chegou?


Para o fim deixei a Direcção, e vou tentar ser coerente com aquilo que sempre disse. Este presidente fez muita coisa boa nestes 10 anos, herdou uma situação dificílima, para mais quando aliado à situação difícil do clube, teve pela frente o melhor Porto de sempre, o Porto de Mourinho e o que se lhe seguiu. Entendo que o fracasso desportivo dos últimos 10 anos está associado a esses dois factores, indiscutivelmente.

E tenho sido apoiante de LFV, e seu defensor também, essencialmente porque neste blogue está permanentemente a ser atacado, às vezes justamente e, na minha opinião, muitas vezes com argumentos totalmente descabidos. Mas diga-se, aqueles que não gostam e escrevem contra o presidente têm toda a legitimidade para o fazer, e todos os que o fazem não são mais nem menos Benfiquistas do que eu.

Pessoalmente, sempre fiz um esforço para compreender que, por muito que queiramos no futebol não há milagres, e que os mandatos anteriores foram, nas palavras do presidente, os mandatos da recuperação do clube e da criação das bases do o sucesso futuro. Entendi por isso dar-lhe o benefício da dúvida quando, nas últimas eleições anunciou que este seria o mandato do sucesso desportivo. Entendi que LFV merecia essa oportunidade.

E mantenho-me fiel ao meu desígnio. É o sucesso desportivo que nas próximas eleições vai ser avaliado. Acho que LFV, mais do que ninguém, tem noção desse facto: só o sucesso desportivo o pode salvar.

LFV não marca golos nem perde bolas a meio campo mas, é responsável pelo projecto, responsável pela escolha dos recursos humanos, responsável pelas vendas de jogadores importantes e pelas contratações falhadas. E se no primeiro ano do novo mandato o sucesso lhe deu crédito, este segundo ano ameaça retirar-lhe todo o credito acumulado. Apesar disso, esta época, não podendo ser já brilhante, ainda pode ser salva mas, é obvio que para LFV o balão de oxigénio se está a esgotar.

Termino por isso, da mesma forma que terminei há vários meses num post similar: Este não é mais o mandato da recuperação do clube. A missão de derrubar este grande FCP é difícil, para mais quando para a próxima época Pinto da Costa já anunciou o maior orçamento da história do clube. Mas este foi anunciado como o mandato do sucesso desportivo, e LFV só tem um caminho: ganhar, ganhar, ou ir embora.




PS. Os adeptos e sócios do Benfica têm evidentemente o direito à crítica, ao aplauso e à indignação. Mas seria bom que todos percebêssemos que o Benfica não é feito de taças nem de latão. O Benfica são as pessoas, somos todos nós, para o bem e para o mal. Eu não sou do Benfica das bolas de golf, das luzes apagadas ou dos motins que se anunciam. Exige-se calma, respeito e ponderação. No Sporting os sócios também "sabiam", também precisavam de comprar uma guerra e encontrar um culpado. Correram com Paulo Bento. Foi o princípio do fim.

É disto que gostamos?

. 6 comentários
Removi o video Vermelhusco

Depois de receber isto em cinco emails e ver em mais de dez amigos no Facebook, acho que os benfiquistas deviam parar para pensar se é este tipo de humilhações que queremos. A culpa não é de certeza dos benfiquistas, que têm apoiado a equipa em casa, fora, em Portugal e no estrangeiro. Para pensarmos

Mais um branqueamento dos merdia

. 11 comentários
Por acaso já alguém viu nos merdia alguma referência à tentativa de agressão de Sopaponaru ao árbitro ou de uma agressão a um segurança, ou seja, ao público?

Alguém encontrou alguma referência a este assunto? É que não encontro nada no rascord nem no jornal da pide, a bolha.

Mensagem para os mais irritados

. 7 comentários
Parem de destilar veneno e linhas nos blogs, nos cafés e nas conversas com os amigos se depois chega a hora da verdade e se baldam às AG, permitem as manobras eleitorais atrás de um escudo de que isto é tudo abutres e só há um justiceiro. Se não querem mais a humilhação (apenas mais uma) deste ano, lembrem-se e nunca esqueçam:



Concordo com o Bola7, a vontade que dá é virar as costas a isto até que queiram outro Benfica, com outra liderança... mas de preferência antes que matem o Benfica (leiam o tópico do Bola7).

Esta foto é o Benfica de hoje...

. 12 comentários
Esperei doze horas para poder escrever o mais frio possível (se é que isso será possível nos próximos dias/semanas) sobre mais uma humilhação que sofremos em casa...sim humilhação, porque nunca na história do Benfica se perdeu uma eliminatória tendo primeiro ganho 2-0 fora.

Ao contrário do que advém os seguidistas, o que aconteceu nesta horrível quarta feira de Abril não foi nem mais nem menos do que aquilo que eu e outros bloggers haviamos previsto acontecer esta temporada.

Como eu gostava de estar errado, mas infelizmente voltei a ter razão. Esta época começou a ser perdida quando após o título Jorge Jesus assumiu um protagonismo nunca antes visto no Benfica. O treinador colocava-se á frente dos jogadores nos festejos do título, como se fosse ele o grande obreiro disso mesmo. Aliás, basta ver as fotos da festa do título da liga e da taça da liga para o ver sempre á frente da equipa nas fotos...sintomático não?

O segundo episódio do fim do domínio de UM ANO aconteceu a semanas do arranque da temporada. Em entrevista á RTPN Jorge Jesus despedia Quim em directo. Minutos depois confirmava Huntelaar e pouco depois dizia que muito dificilmente o Benfica não seria Bi-Campeão. Pois bem, nove meses após essa entrevista, nem o Benfica tem guarda redes á altura, nem tem Huntelaar, está a 19 pontos do líder e em cinco jogos contra o actual campeão perde por 12-4 em golos. Como se isso não fosse pouco, o Benfica apresenta-se em campo com Júlio César, Carole, Luis Filipe, Sidnei, Airton, César Peixoto Felipe Menezes e Alan Kardec para jogar com os dois últimos da liga e perde cinco pontos como se da coisa mais natural do mundo se tratasse....e ainda se “justifica” com o facto de termos que poupar os habituais titulares. Curioso é como essa equipa que tem sido tão poupada não tivesse ontem andamento para os jogadores adversários! Doping? Ópá tenham juízo, eles tem é muito mais vontade de ganhar!!!

Uma equipa lutadora e crente nas suas capacidades deu lugar a uma equipa “à Sporting”, sem futebol, sem garra e sem respeito pela história deste clube. Uma equipa que já perdeu 9 jogos em 27 e está sujeita a pela primeira vez na história moderna a perder dez jogos do campeonato numa só temporada!!

A esta foto juntaria apenas Moreira, Maxi, Luisão, Roderick, Ruben Amorim, Javi Garcia, Pablo Aimar, Saviola e obviamente Nuno Gomes que espero ver como dirigente. Todos os outros não sabem o que é o Benfica, o que representa jogar com a mais bela camisola que eu sinto no corpo todos os dias, todas as horas, todos os minutos, todos os segundos da minha vida. Jogar com a camisola mais linda e mais valiosa que eu um dia vi na vida deveria ser por si só motivação suficiente para se lutar até á exaustação...com ela era capaz de morrer (literalmente) em campo para levar o meu clube á vitória, mas claro, eu sou um simples homem que um dia pela mão do seu primo foi á Luz com 3 ou 4 anos e rapidamente se apaixonou por este clube, fazendo-se sócio, pagando cativos, viajando para todo o lado (literalmente!!), pagando por vezes perto de 100 euros por um bilhete...para depois ser envergonhado na minha própria casa perante o nosso maior inimigo, sim inimigo!!

Estes gajos não sabem o que é ver um jogo destes e não conseguir dormir toda a noite. Não sabem o que é sair de manhã para ir trabalhar e só ter vontade de partir tudo o que me aparece á frente com a raiva de ter sido de novo envergonhado NA MINHA PRÓPRIA CASA.
FODASSE PÁ, ESTES GAJOS NÃO SABEM O QUE É O BENFICA!!!


Eu quero no Benfica um Presidente que seja só Benfiquista!
Eu quero que deixem Rui Costa trabalhar!
Eu não quero adeptos de outros clubes como administradores da SAD ou responsáveis do Gabinete Jurídico!
Eu quero referências do Benfica no Departamento de Futebol do Benfica!
Eu não quero ex-jogadores do Porto a “negociar” jogadores para o Benfica!
Eu quero jogadores portugueses como Coentrão e Carlos Martins que lutam até á exaustão!
Eu não quero jogadores que horas depois de assinarem pelo Benfica dizem que “o Benfica é um trampolim para um grande na europa” (Bruno César)
Eu não quero que o Benfica venda os seus melhores jogadores a preço de saldo ao Chelsea e Real Madrid!
Eu não quero que o Benfica gaste 6/7/8 Milhões de Euros em jogadores de equipas “B” Espanholas!

Fdx, EU SÓ QUERO UM BENFICA Á BENFICA!

Uma dose de realidade!

. 3 comentários
Numa altura como esta, faz falta uma coisa: lucidez! E essa lucidez só é atingida pela realidade dos números! E pela crueza das imagens!


Em primeiro lugar, todos conhecem a minha posição em relação a quem gere o meu querido clube, ao nível do futebol! Porém, muitos existem para uma defesa exacerbada do mesmo, sem olhar a mais nada, apenas utilizando insulto para defender uma determinada postura de LFV! O que é facto é que a mim custou-me muito a noite de ontem! Fui gozado pór adeptos do CRAC perante mais uma humilhação no Estádio da Luz. Fruto do acaso? Do sistema? Em 5 jogos feitos com o CRAC esta época, perdemos 4! Nesses jogos sofremos 12 (!) golos! Marcámos 2(?)! Essas mesmas 4 derrotas custaram-nos, no efeito imediato e prático, a perda da Supertaça, a eliminação da Taça (com um 0-2 de avanço) e a confirmação na Luz da perda do Campeonato! Para da humilhação de "levar" 5 no Dragay! A nossa única vitória foi perfeitamente inútil! Quer eu, quer os defensores de LFV não podem fugir disto! E ambos sentimos o peso das derrotas humilhantes e ambos fomos vilipendiados pelos adeptos do CRAC!


Muitos dizem que não é LFV que perde as bolas a meio campo ou que nomeia Xistra para arbitrar os jogos! Toda a razão! Outra vez teremos que ir à realidade:


Desde 2003/04 (isto para ser simpático e não recuar até ao início da magistratura de influência de LFV no futebol) até 2010/11 os factos são estes:


- 81 jogadores foram contratados! Isto sem contar com aqueles que nem chegaram a vestir a nossa camisola e andaram por aí aos empréstimos! E sem contar com os miúdos que foram integrados no plantel. OITENTA E UM! Perfaz uma média de 10 jogadores por temporada! Pensemos ainda nos ordenados desses jogadores!


- 7 treinadores teve a equipa principal do SLB! Sem contar com os interinos! SETE! É, quase, um treinador por época! Só Jesus se aguentou duas temporadas seguidas!


- Foram gastos, grosso modo, mais de 200 milhões!


- Em vendas, em milhões, o Benfica rentabilizou Simão (c. 20), Miguel (c.10), Tiago (c.10), Ricardo Rocha (c.5) e Nelson (c.5). Com isto, refiro-me ao período pré-JJ! Após isso, temos Di Maria (c.30), Ramires (c. 23) e David Luiz (c. 25)! Ou seja, antes do actual técnico potenciar estes três jogadores, dois dos quais já estavam na Luz e nada fazia prever esta ascenção, o Benfica realizou, em grandes transferências, cerca de 50 milhões de euros (mais uns pozinhos de outras transferências menores). Após, JJ contabilizámos cerca de 80 milhões! Ou seja, não chega para cobrir o gasto! Pior: não produzimos lucro! Vamos comparar com as vendas do CRAC? É melhor não!


- É verdade que LFV trouxe (vamos acreditar que sim) Simão, Di Maria, Ramires e David Luiz! E Maxi, Javi Garcia ou Fábio Coentrão. Mas caramba, em 80 e tal jogadores...


- Neste espaço de tempo, o SLB não produziu e aproveitou um único jogador da formação. O mais próximo que tivemos foi Moreira ou Manuel Fernandes! Vamos contabilizar os gastos sem retorno do Seixal? Humm, não!


- Política de contratações mal explicada. Gastamos dinheiro em estrangeiros de 20 anos mas não aproveitamos os nossos miúdos... Breve exemplo: Carole de 19 anos. Por que não apostámos num júnior? Não faria pior... Os negócios com os clubes de Madrid... As idas a África e ao Brasil... Porquê?


- Factos: no consulado de LFV tivemos um Estádio novo (obra a meias com Mário Dias sublinhe-se), o Centro de Estágios, a Benfica TV, um aumento exponencial de sócios, recuperação da competitividade das modalidades, dinamismo das Casas e recuperação da credibilidade financeira junto da Banca. Tudo isto muito importante e que nos enche de orgulho! Mas títulos? Não!


- Títulos: dois Campeonatos, duas Taças da Liga, uma Taça de Portugal e uma Supertaça! Contemos os do CRAC? Com ou sem sistema...


- Depois temos aquelas coisas não contabilizáveis, mas à vista: humilhações constantes às mãos do CRAC! Distâncias pontuais para o 1º lugar nunca vistas. SLB atrás do Sporting, golpe na democracia das últimas eleições, o constante showoff e autoadulação, etc, etc.


Agora é o seguinte: qual o clube europeu, habituado a ganhar aguenta um presidente tanto tempo com tão poucas e insignificantes vitórias? Não me lembro! Como é que no SLB passaram dezenas de jogadores e tantos treinadores, diferentes Directores Desportivos, etc e o único que não muda é o presidente?! Como é chamado Rui Costa a dirigir o futebol e é desautorizado em público? O que faz Rui no SLB?

Mas a culpa também é nossa, dos adeptos! Porquê? Preocupamo-nos demasiado com o sistema. Aparecemos muita vez a aplaudir a propaganda! Não fazemos sentir devidamente aos jogadores que vestem a nossa camisola o peso da mesma! Lá acima, os jogadores temem mais o presidente (e corja que o rodeia) e os adeptos que os adversários! No Benfica não! Mandamos umas assobiadelas inócuas que servem para enervá-los e... pronto. Só quando os jogadores sentirem que o CRAC é para odiar e para ser vencido é que iremos a algum lado...


Mais doses de realidade: o Benfica vai perder o estatuto de clube com mais títulos em futebol. Isso seria impensável há 10 anos atrás! E pergunto eu: como estaremos daqui a outros 10 anos? Vamos alinhar no discurso fácil do sistema (recordemos de novo quem ajudou o Gomes a ir para a Liga? Não!), vamos estar estórias de termos mais sócios? Nós queremos títulos!
Somos os maiores em...

Esta época está marcada pelo fracasso! Mais uma vez! Nas três provas nacionais mais importantes caímos aos pés do nosso maior rival! Inimigo! E está tudo bem? Não! Algo tem de mudar! Para limpar a cara, temos no Sábado a Taça da Liga... Vencer é imperativo. E Liga Europa? Só mesmo o Benfica transfigurado pode vencer. Esperança: reduzida


Lamento camaradas: a realidade é assim! Não a pintem de outro modo! E para o ano, não nos iludamos, mais do mesmo face ao camião de jogadores já contratados! E no início iremos estar inchados de esperança, graças à inflamação de ego do presidente. Em Abril de 2012, se não invertermos isto, estaremos iguais!

A realidade é esta! PONTO!

ranking