AS DUAS FACES DA MESMA MOEDA
"Há tempos de usar de coruja e tempos de voar como o falcão". - D. João II
Há momentos assim!
Em que nos apetece dar tempo ao tempo, sem ter razão antes do tempo!
E - por isso - escrever pouco ... para que os que leram o que vimos escrevendo, perante o silêncio, se lembrem da razão que tivemos (antes do tempo)!
E, para que, com isso, os “avençados”, pagos com o dinheiro de todos, fiquem sem motivos de bajulação adicional a quem lhes assina o cheque (pequenino, que não merecem mais, por tanto se deitarem para os usarem como tapetes)!
2 temas, tão só: a saída de Francisco Oliveira da estrutura do Benfica e a derrota no Dragão!
FRANCISCO OLIVEIRA
Fiquei - confesso - surpreendido com a saída de Francisco Oliveira da estrutura do Benfica!
Durante os anos que lá estive, ele era um dos homens que Luis Filipe Vieira ouvia.
De tal forma que não raramente o “mandava vir do Brasil” para ter, de viva voz, presencialmente, a sua opinião sobre tudo e sobre nada!
Uma ligação com 14 anos em que desempenhou as funções de scouting no Brasil e que Francisco Oliveira fez cessar, a seu pedido, “... em clara discordância com a política de contratações, ... nos últimos anos, naquele país, ... depois de ver vários jogadores, sem qualidade e, apesar do seu parecer negativo, terem chegado ao Clube.”
Pois em vez de agradecer a colaboração de Francisco Oliveira, encerrando o assunto, a “estrutura” - ou quem manda nela, porventura com um pesos enorme na consciência estar a ser confrontado com a verdade - decidiu atacar o ex colaborador do Clube!
Pondo os avençados do costume a recordar duas ou três más “escolhas”.
Esquecendo que muitas delas, dessas que referem expressamente - eu estava lá dentro e sei do que falo - foram por exigência do técnico da altura!
E - isso é que é grave - que foi pela sua mão que chegaram Luisão, David Luiz, Di Maria, Ramirez, Gaitan, Enzo Pérez, e muito outros !!!
E - acreditem - não “trouxe” Oscar ... porque alguém não quis!
Querem fazer um balanço?
Ou será que, agora, preferem - esses, que escrevem, e os que se prestam à triste figura de divulgarem, nas redes sociais, o que lhes enviam - o trabalho desenvolvido por Jorge Gomes, esse ex colaborador do F. C. Porto e que considera o clube de Pinto de Costa uma "religião"?
Eu, por mim, dou crédito ilimitado a Francisco Oliveira e - quando lá chegar - agradecerei muito o trabalho desenvolvido pelo outro ... mas não o quererei lá nem mais um minuto!
Não ganhar nem viver de comissões ... dá-me uma liberdade total!
Para pensar e fazer o que quero!
A DERROTA NO DRAGÃO ... E O MEDO
Contra o Porto, confirmou-se a velha máxima: Quem tem medo de ganhar, acaba sempre por perder!
Foi o que aconteceu, anteontem, ao Benfica!
E quando quisemos ganhar ... já não conseguimos!
Por momentos - quando vi as alterações introduzidas no 11 inicial - recordei-me logo de outros tempos, em que começávamos a perder estes jogos grandes nas decisões da equipa técnica!
O que não se percebe são estes receios, este medo, contra quem está a jogar muito menos que o Benfica!
O que vale é que, depois de sábado, a vida voltará - estou convicto - ao normal ... já na próxima jornada!
Na Luz ... e em Guimarães!!!
A DERROTA NO DRAGÃO ... E A INFLUÊNCIA ARBITRAL
Já agora ... sexta feira ... recebi um mail do site “
Influência Arbitral” em que me recordavam que - e cito -
“... com esta nova nomeação do Artur Soares Dias, nos últimos 12 campeonatos já são 20 nomeações de árbitros estatisticamente favoráveis ao F. C. Porto e apenas 4 de árbitros estatisticamente favorável ao Benfica. Pior é constatarmos que em 19 dos 20 jogos foram nomeados árbitros com os quais o rendimento médio do F. C. Porto é superior ao do Benfica em mais de 10%.”!
Mas o Benfica - como constatamos - com tanta gente “lá dentro”, só ataca depois de perder!
O que, reconheçamos, não ajuda à razão que temos!
A DERROTA NO DRAGÃO ... E O VAR
Sue Carless, uma adepta inglesa - uma senhora respeitável, adepta apaixonada do Aston Villa, que conheci na Madeira, na última vez que lá fui ver o Benfica, a pé, a caminho dos Barreiros, e com quem, desde então, troco mensagens assiduamente - escrevia-me, ontem, depois do jogo no Dragão:
“Something needs to be done about VAR. It is ruining football.”
Os nossos erros próprios - táticos exibicionais - escondem muita incompetência ... mas - como diria José Mourinho, ainda sobre o VAR:
“I don't make mistakes on PlayStation”!
Pois contra o Benfica... parece que sim!
Com o - para mim - mais escandaloso de todos os casos no Dragão: a não expulsão de Marega, aos 3 minutos, por uma agressão inadmissível, que o VAR não quis ver!
A DERROTA NO DRAGÃO ... E O PRESIDENTE AUSENTE
No sábado - esperávamos todos pelo que seria uma oportunidade de ouro para o Presidente, que só aparece quanto ganhámos, dar a cara num momento menos feliz da equipa.
Afinal ... confirma-se!
Ele só ganha e só aparece quando pode recolher os louros!
Porque nunca é responsável de nada que não seja ... ganhar!
Ou - se calhar - alguém se esqueceu de lhe meter o fato de treino preto dos momentos importantes e impediu as declarações ...
De uma maneira ou de outra - o que importa reconhecer - é que a culpa não é dele! Da equipa, do Lage, do Tiago, até - quem sabe - do tratador de relva - ... mas dele ... isso nunca!
Perante ataques com bolas de golfe ao nosso guarda-redes, por uma arbitragem num só sentido em partes do jogo, e perante a frustação de todos os benfiquistas com a derrota, era obrigação do Presidente dar a cara e falar aos sócios e adeptos.
E também assim mandar uma mensagem clara e pública ao Conselho de Arbitragem.
Afinal... Duas faces da mesma moeda!
Como diria D. João II:
"Há tempos de usar de coruja e tempos de voar como o falcão".
Até um dia...
P.S.: Os peões bem podem passar todos os dias a usarem o meu nome como forma de parecerem relevantes... continuarão a falar sozinhos e... irrelevantes.