A questão do Naming há muito que está na agenda do SLBenfica, desde 2009-20010 lembro-me eu de que se começou a falar nisso como modelo de angariação de receitas.
Há uns anos o CM inventou, como sempre, a notícia de uma venda do naming a 10 anos por 100 milhões. o SLBenfica rapidamente
desmentiu e reforçou que basicamente isto era não ter qualquer noção da realidade deste tipo de negócios.
Bem sei que agora dá jeito aos tontinhos do twitter dizer que o Benfica disse que queria vender por 100M e vai acabar em saldo por 3,5M... isso mesmo já eu li hoje em vários dos criticos profissionais que, insisto, não fazem mais do que desviar as atenções dos assuntos essenciais.
Já aqui vos dei conta várias vezes que entrar nesta polarização de que ou és contra o Vieira ou és a favor, além de estupido é um favor que fazem ao homem. É a narrativa dele desde 2003, quando ele acredita que fundou o SLBenfica. Saibam discutir os assuntos sem os polarizar, aceitem as coisas boas, regozijem-se com as vitórias... e metam foco nas criticas ao que realmente merece ser criticado... e assim talvez o vejamos fora do SLBenfica mais cedo do que pensam.
Ora vamos lá olhar primeiro para o
estudo feito pelo Jornal de Negocios em 2016:
"O montante médio deste tipo de contratos, para as várias modalidades, ronda os 48,8 milhões de euros ao longo de uma média de 19 anos, segundo dados compilados por sites internacionais, recolhidos pelo Negócios. Contas feitas, por ano os clubes encaixam cerca de 2,5 milhões de euros, a nível global"Ora... assim contas rápidas, à média mundial este tipo de acordos representam 25M a 10 anos.... Porém obviamente que isto é uma média e há clubes que conseguem valores mais elevados.
A Juventus vendeu o naming do Estadio por 103M por 10 anos e alargado ainda à Academia e aos equipamentos de treino e jogo do futebol feminino.
Portanto, liga italiana e uma das equipas mais famosas do mundo: 103M por tudo.
O City ampliou o contrato com a Emirates que inclui o Estádio e as camisolas por 7 anos, salvo erro, por 110M... Falamos de Liga Inglesa, jogos em todo o mundo, um dos clubes mais falados do Mundo, etc... e é preciso ter em conta a ligação do clube ao lado do mundo de onde vem o dinheiro.
Achar que a Liga portuguesa, que todos conhecemos por ser das menos credíveis do Mundo e das que menos competitividade tem... jamais pode almejar a este tipo de contratos.
O Dortmund, por exemplo, tem um naming por 5M€/ano... e falamos de economias e ligas com publicos alvo muito superiores à portuguesa.
O naming do Estádio da Luz e do Caixa Campus tem que ser visto à luz do retorno que pode dar à marca. Uma marca que invista 50, 70, 100M em determinado prazo... isso tem que representar muito mais em lucros para eles, caso contrário não justifica o investimento.
Não pode ser, como com as marcas portuguesas, por uma questão de notoriedade, porque isso não permite contratos a longo prazo e temos o país que temos... 10M de pessoas, das quais cada vez menos vinculo têm ao futebol pelo contexto corrupto, polémico e sujo que o mesmo tem.
Neste contexto, o Domingos Soares Oliveira diz que tem tentado - dentro da sobranceria que caracteriza a actual direcção - vender os direitos directamernte... mas lá perceberam finalmente que o SLBenfica não tem dimensão mundial para oferecer às marcas a exposição que precisam, ou que justifica este caso.
A Allianz, por exemplo, que além de ter quase 10% do Bayern tem o naming do Allianz Arena onde jogam o Bayern e o Munique1860 ao patrocinar clubes como o Bayern e a Juventus "fala" para populações de 83 e 60 milhões de pessoas... contra os 10 milhões que temos por cá.
O SLBenfica assumiu, finalmente, a incapacidade de liderar um processo desta complexidade, porque a marca não tem a notoriedade que necessita dado o contexto em que está inserida... e não tem a ver com titulos e vitórias porque a menos que ganhassem 4 Champions em 6 anos... as vitórias cá na Liga basicamente interessam aos tugas. Perguntem aqui ao lado a um espanhol quem foi o campeão dos ultimos 3 anos e surpreendam-se com o desconhecimento... já nós sabemos os vencedores de todas as grandes ligas.
Isso deveria explicar-vos alguma coisa.
A WME é, efectivamente, um parceiro que potencialmente pode permitir elevar esta negociação para um patamar relevante, mas deixo o aviso:
- Na minha opinião, ou se muda o posicionamento da marca... ou nem a WME nem qualquer outro parceiro fará milagres.
O SLBenfica tem que se virar para o Digital, para a relação com os fans, para a diferenciação, para as experiências, para a personalização e para eventos que tenham expressão fora de portas.
Por isso vos falei há dias de pensar num contexto de marcas como a RedBull (como esta há outras), cujo projecto é fazer com o SLBenfica o que clubes maiores a nivel europeu não podem ou não aceitam fazer - Tipo Liverpool, Real Madrid, etc...
Transformar o modelo de posicionamento da marca por completo... e associá-la aos valores da marca do naming sem perder a identidade do clube: PELO CONTRARIO.
Mais: O Benfica com os contraros da Emirates e Adidas em aberto, pode dar-se ao luxo de fazer um processo de "make over" total que inclua o Estadio, a Academia, as Camisolas... e com isso mudar completamente o posicionamento e a imagem.
Tem para oferecer uma "torcida" como dizem os brasileiros muito comprometida com o clube, uma expressão para lá de Portugal, ainda que muito "curta" face a outros paises. Pode aproveitar o contexto turistico do país e potenciar os eventos, o modelo digital e experiencias no Estádio, na Academia e até no contexto do branding dos equipamentos.
EXTREME MAKEOVER... é o que é preciso para podermos, em Portugal, ter sucesso com este tipo de namigs e ser bem pagos por isso.
Estarão os benfiquistas dispostos a isso? Pois... é uma questão que temos todos de pensar.