O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

domingo, 21 de março de 2021

Quanto não vale uma amizade?!

. 15 comentários

 


Corria a época de 2018/2019 quando um treinador bi-campeão, que tinha perdido o campeonato anterior na última jornada - contra um FCPorto escandalosamente levado ao colo - foi despedido dia 3 de Janeiro de 2019 quando o SLBenfica estava em 4º lugar a... sete pontos do lider (SETE!).

Decorria, na altura, a jornada 15 e o SLBenfica vinha de dois jogos com resultados negativos: 

- Empate para a Taça da Liga 1-1 contra o Aves (depois de duas vitórias anteriores)
- Derrota por 2-0 contra o Porto B para o campeonato

Antes disso, duas semanas complicadas tinham valido ao SLBenfica do treinador Bi-Campeão duas derrotas com Moreirense e Belenenses... que se sucederam a dois empates: Chaves e Sporting.

Claro que, pelo caminho ficam esquecidas vitórias como os 6-2 ao SCBraga (motivo do tópico de hoje), 4-1 ao PAOK na Grécia (não se vos diz alguma coisa), vitória contra o FCPorto em casa (1-0)... 

Acham que vale a pena referir que venceu dois campeonatos a Jorge Jesus, quando este estava no SportingCP (que fazia "All Ins" e ignorava a formação) a basicamente destilar ódio pelo SLBenfica?

Pausa para comparação:

Na altura, para os benfiquistas e para o Presidente sete pontos (SETE!) eram impensáveis... e o quarto lugar para o qual caimos naquela tarde em Portimão... não poderia ser sinónimo de outra coisa que não o despedimento.

Pausa para recordar a tabela classificativa acima outra vez!

Como sempre, a partir das duas semanas "negras" e com a eliminação da Champions... o Presidente do SLBenfica esqueceu-se do treinador... desapareceu como lider e abandonou o treinador às criticas. Nessa altura não houve entrevistas... talvez estivesse demasiado ocupado a telefonar para o Brasil.

Por essa altura já o treinador que fora acusado de roubar segredos do SLBenfica... vira anulada em tribunal uma ação judicial que exigia 14M€... para mais tarde lhe pagarmos nós esse valor (senão mais) voltando a contratá-lo!

Entrou então Bruno Lage! Um bálsamo para as mentalidades tacanhas e mesquinhas do futebol português. OS MESMOS, repito, OS MESMOS que sob o comando do treinador Rui Vitória tinha perdido sete pontos para o lider... arrancaram para um final de campeonato avassalador que terminou numa liderança da classificação final.

Pelo caminho não ficaram vitórias magras e nos últimos minutos, como o Ruben Amorim, ficaram jogos para a história como os 10-0 ao Nacional (que já tinha levado 4 de Rui Vitoria) e ficaram mais de 100 golos marcados no campeonato!!!

A época de 20/21 começa com um 5-0 ao SportingCP... Derrotas até Janeiro apenas com FCPorto em casa (0-2) e para a Liga dos Campeões onde a equipa de mostrava claramente jovem para aquela caminhada, assim como o treinador.

Chegámos à 2a volta e ao jogo com o FCPorto só com uma derrota (precisamente com este adversário) e nesse jogo, à jornada 20, o SLBenfica perde por 3-2 no Dragão e, onde - dizem os mentideiros - Bruno Lage perdeu o balneário...

Reparem que o SLBenfica termina a Jornada 20 só com duas derrotas (frente ao FCPorto) e o resto só contava por vitórias.

Seguiram-se, até à paragem pelo confinamento, maus resultados pela margem mínima sempre contra o Braga e Shakhtar (derrotas) e três empates consecutivos (Shakhtar, Moreirense e Setubal). No regresso foram mais dois empates, uma vitória e duas derrotas.

... E surge o despedimento de Bruno Lage.

Pausa para mais uma vez ver a classificação actual:


Seis empates e três derrotas à jornada 23... Bruno Lage tinha à jornada 24 quatro derrotas (duas com o FCPorto) e tinha 4 empates. Ou seja perdeu apenas mais um ponto que Jorge Jesus (assumindo que o SLBenfica vence hoje o SCBraga).

Ou seja, se o Jorge Jesus não vence o SCBraga hoje, à mesma jornada o actual treinador do SLBenfica terá, pelo menos perdido os mesmos pontos que justificaram o despedimento de Bruno Lage... e muito menos do que aqueles que justificaram a saída de Rui Vitória (que perdeu apenas 13 quando foi despedido).

Assim, Rui Vitória perdeu 13 pontos antes de ser despedido - à jornada 15; Bruno Lage perdeu apenas mais um ponto que Jorge Jesus antes de ser despedido à jornada 24 (20 pontos perdidos) - e isto assumindo a vitória hoje, algo que nem me passa pela cabeça que não ocorra e de forma irrepreensível.

Na prática, é caso para perguntar a Luis Filipe Vieira: Quanto não vale uma amizade?!

14 Milhões perdoados por espionagem desportiva, substituídos por 6M de ordenado... e um percurso desportivo igual ou pior aos outros que foram despedidos...

Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

15 comentários

  1. Não és tu que apoias este presidente e estrutura??? Já reparaste que andas perdido nos tópicos??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim tu ò idiota. Ainda estás a rir porquê?. Pensas que todos são acéfalos como tu!

      Eliminar
    2. Claro ou sou eu que andei aqui anos a fio a defender o dono e atacar quem discordava dos teus posts de lixo...

      Eliminar
  2. Tu não estás ultrapassado porque tu nem sequer existes!!! Dizes uma coisa hoje outra amanhã. Alguém te leva a sério?! Só tipos como tu. Para os néscios que perdem tempo a ler o que tu escreves só digo o seguinte: algum de vocês acreditava no futuro de chouriço e do maçarico no Benfica, ambos queimados pelo grupinho do pizzi. E vejam as suas carreiras pós-Benfica. Quanto ao presente vão ver as casas de apostas para o jogo de hoje.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Néscios que perdem tempo... hum, assumo que comentaste sem ler ou que és um néscio?

      Eliminar
  3. A presumida amizade de que Vieira se serviu com o evidente objectivo de armar um circo mediático propício à sua reeleição.
    A malta, pelos vistos, gostou e votou no aldrabão.
    Despedir o Jesus é caro e põe a nu a gestão errática do homem das luzes.
    Vinha jogar o triplo e arrasar, mas afinal ajudou o mentiroso a enterrar ainda mais o Benfica.
    De facto,
    quanto não vale uma amizade?
    Ou seja, o exclusivo interesse individual sobrepõe-se aos do Benfica, que ele diz pôr acima dos seus próprios.
    Ele chama a isso credibilidade.
    Extraordinário, não?

    ResponderEliminar
  4. Jesus tem estatuto, coisa que Lage e Vitória não tinham.
    Lage foi promovido à pressa e tendo sempre o cutelo sobre o pescoço.
    Aliás, foi promovido com a indicação expressa de que era uma escolha provisória.

    Vitória foi contratado por ser bom pai e chefe de família e também, verdade seja dita, por ter feito umas coisas engraçadas em clubes de 2ª e 3ª linha.

    O certo é que, aos dias de hoje, Lage e Vitória, continuam no desemprego, embora desfrutando de uma situação financeira desafogada proporcionada pelo Benfica.
    A um (Vitória) abriu-lhe a porta de um contrato milionário na Arábia que lhe possibilitará continuar a viver bem até ao fim da vida, mesmo que não volte a treinar.

    Ao outro (Lage), continua, tanto quanto sei, a pagar-lhe religiosamente 100.000 mensais até voltar a treinar.

    Jesus, se não fosse o amigo, certamente continuaria lá por terras de Vera Cruz, a desfrutar de uma áurea de glória, da qual se presumia único capaz de tantas e inauditas proezas, até que o incógnito e desconhecido Abel Ferreira, mostrou que afinal também pode ser rei no Brasil.

    E até o Jesualdo coitado, à beira dos 100 anos de idade, conquistou com todo o mérito o título de vice campeão da Libertadores, cujo "seu" Santos (embora despedido) apenas baqueou perante o Palmeiras, do "conceituadíssimo" Abel, também ele Ferreira de apelido.

    ResponderEliminar
  5. Boa tarde. Quero passar um pouco pelos diversos conteúdos que escreveu e que, com o devido respeito me parece com muitos temas. Só quero falar sobre um para me tornar claro: acho que não temos que falar do jovem do sporting. É que o Renato na boca deles tinha 30 ou 35 anos e este tem 15. As novelas depravadas que eles e os amigos não se fartaram e fartam de martelar, mas agora o deles é que é dos infantis que jogou ontem pelos seniores. É que há cada bacoco!, para não lhes chamar o que eles mereciam!!! Os comentadores da aliança, claro!

    ResponderEliminar
  6. O Bruno Lage não foi despedido na 24ª jornada, foi mais tarde. Depois do confinamento empatou na Luz com o Tondela salvo erro, foi empatar a Portimão, ganhou ao Rio Ave (contra 9), e depois perdeu na Madeira e com o Santa Clara em casa, se não estiver a falhar em nada. Quando parou o campeonato já tinham havido pelo menos umas seis jornadas da segunda volta: Belém na Luz, Porto fora, Braga na Luz, Gil fora, Moreirense na Luz, e Setúbal fora. Pelas minhas contas serão pelo menos 28 jogos até o Bruno Lage ser despedido.

    ResponderEliminar
  7. Falhei por um jogo, o Bruno Lage foi despedido depois da 29ª jornada, os últimos cinco jogos do Campeonato e a Final da Taça já foram com o Veríssimo. Atenção que não sou advogado de defesa do Jesus, e quanto a mim tem sido uma enorme decepção, mas quisemos a "cabeça" do Lage e o Vieira deu, antes tínhamos querido a "cabeça" do Vitória ele também a deu, agora também aceitamos a "cabeça" do Jesus, mas trocamos pela "cabeça" do Vieira. Entre Vieira e Jesus, se só puder sair um, que seja o Vieira, se tiverem que ir os dois, que vão os dois. Se só sair o Jesus, daqui a sensivelmente um ano estaremos a exigir a "cabeça" de quem vier a seguir e a do Vieira também, obviamente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Correcto... bem remarcada a questão. O que só prova então que o Jesus já perdeu praticamente tantos pontos em 23 jornadas como o Lage em 29

      Eliminar
  8. Despedir jesus é incomportável em termos financeiros e de efeitos colaterais para vieira.

    Sendo assim, gera-se uma guerra fria, em que cada um dos lados usa a imprensa para passar mensagens. Vieira marcou posição na entrevista (espécie de entrevista vá....) em que afirmou que, por ele, apostariamos na formação. Ou seja, não me culpem a mim, jesus é que quis investimento, eu queria formação. A máquina de propaganda, ao serviço de vieira & friends, é eficiente.

    ResponderEliminar
  9. Helder Silva21/3/21 17:56

    Estás a falar do treinador bi-campeao que despachou o Basileia, esse colosso do futebol mundial, com 5 sem resposta e fez o pleno na fase de grupos da Champions League? Se não me engano o Benfica não quis disputar os oitavos de final por altruismo pois quis dar a oportunidade a outros de ganharem a competição. Chateia ser sempre o mesmo a ganhar. Afinal há mais vida além da Champions.
    Deixando-nos de brincadeiras, nesse ano conquistamos os 2 lugar graças ao frango do Rui Patricio na ultima jornada. O campeonato perdemos no jogo em casa contra os andrades. Ah GB. Vai lá recuperar o post em que deste os parabéns à unica equipa que quis ganhar esse jogo

    ResponderEliminar
  10. E? qual a conclusão?
    Que os treinadores deveriam ser despedidos mediante o número de pontos perdidos?

    Eu tenho um respeito e simpatia por Rui Vitória e Bruno Lage, muito superior ao que nutro pelo Jesus.
    Mas acho que cada um dos primeiros foram despedidos numa altura em que já não tinham controlo algum sobre a equipa. Estavam irremediavelmente perdidos e foi o melhor para o Benfica, como os resultados seguintes vieram provar.
    Não é isso que acontece agora com Jorge Jesus. Seria uma idiotice e um crime de lesa-Benfica despedir Jesus.

    É melhor que os outros? Nalgumas coisas sim, noutras não. Não existem treinadores perfeitos.
    Os treinadores, como os jogadores, são uma peça (muito importante) numa máquina complexa que se chama equipa de futebol.
    Têm de encaixar nessa máquina. Na filosofia da equipa, no tipo de jogadores, no tipo de discurso, no sistema de jogo, na hierarquia do clube. Num sem número de pormenores e "pormaiores".

    É essa avaliação, não-técnica, que tem falhado no recrutamento dos jogadores do Benfica e também no dos treinadores. Neste campo têm sido tomadas decisões em que o benefício da equipa de futebol tem sido o aspeto que menos interessa. Em detrimento de outros aspetos e outros interesses.

    AP

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking