O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

sexta-feira, 12 de março de 2021

Populismo e Polarização: Eis o Benfica

. 48 comentários

A Patricia Mamona é uma das atletas portuguesa de maior exito e que mais tem orgulhado Portugal com os seus feitos desportivos no triplo salto.

Infelizmente foi também afectada pelo COVID do qual se libertou poucas semanas antes dos Europeus de Atletismo. O relato da atleta deveria merecer o respeito de muitos especialistas (e de inconscientes negacionistas) que andam por aí a achar que os atletas passam por isto como se fosse uma lesão numa unha do dedo mindinho.

Multipliquem estes relatos por quase 50 elementos, 26 dos quais ao mesmo tempo... juntem-lhes semanas a fio de alterações nos modelos de treino conjunto e talvez o que ande o treinador a dizer sobre o impacto do COVID ao largo de 3 meses... talvez não seja tão disparatado.

Porém o ponto que me traz isto nem sequer é tanto o COVID em si mesmo, mas sim o Populismo e Polarização em que se transformou o SLBenfica na última década - CULPA DE LUIS FILIPE VIEIRA que agora prova do próprio veneno.

Se alguém se der ao trabalho de ver as redes sociais, um indicador importante quando não se pode avaliar / analizar as reacções dos benfiquistas e as conversas entre si no estádio, nos cafés, na rua... vemos que actualmente pouco ou nada se fala em soluções, ninguém reclama baseado em soluções, mas apenas em críticas.

Actualmente há os que insultam, humilham e criticam tudo o que acontecer... e há os que tentam defender os que estão no Benfica e atacar os outros. Basicamente isto é o SLBenfica!

Um exemplo paradigmático disto é a vitória do FCPorto contra a Jueventus... demorou poucos segundos a que os das criticas aproveitassem para critica o Vieira a partir dessa derrota e outros tentasse defender essa crítica.

O que acho impressionante é que ninguém consiga entender como isto não faz mais do que entrar no jogo do actual presidente do SLBenfica que, desde 2003, entrou no SLBenfica precisamente assim... ou ele ou o apocalise. 

Agora vemos gente que quero acreditar ser gente de bem, benfiquistas de coração, que mais não fazem do que encher o Twitter de criticas, insultos e aproveitamentos absurdos de qualquer situção possivel e imaginária para criticar o Presidente do SLBenfica.

Não me interpretem mal: O que está em causa não são as criticas ao Presidente! São mais que devidas e merecidas. Não é uma questão de conteudo, mas sim de forma...

Ontem via na televisão um tipo que representava os livreiros e as editoras, a queixar-se das medidas e apoios do governo... quando a jornalista lhe perguntou "então que medidas acha que deviam ser implementadas?", o homem arrancou para uma resposta de 3 minutos em que não disse mais do que generalidades inconclusivas - a chamada "palha".

E isto é hoje em dia a sociedade e o futebol e o Benfica, sendo o clube mais representativo na sociedade, são um exemplo disso: A CRITICA é que comanda! Quem apoia critica os que não apoiam o seu pensamento e vice versa.

Ninguém fala de medidas alterantivas, ninguém diz o que deveria ser feito, ninguém se atreve a dizer, por exemplo, quando criticam o Pizzi, quem é que devia jogar naquela posição... e os que querem dizer é sempre no sentido que se devia ir buscar alguém ou no sentido de que o do vizinho é que é bom.

NÃO! Os benfiquisitas têm que criticar pelo lado construtivo! Não chega dizer o que está mal... é preciso dizer como se faz melhor e pressionar a que se faça melhor! Foi por isso que o Vieira ganhou de goleada na eleições... porque além de ser um candidato apoiado pelos esquemas podres do futebol portugues, Noronha Lopes não soube dizer o que faria melhor... só soube dizer o que estava mal e que não podia continuar assim.

Eu respeito, de verdade, todos os benfiquistas que andam pelo Twitter a angariar opositores. Até respeito as pessoas que andam a gastar dinheiro nas placas para por na rua e nas bandeiras etc. Tipicamente, quando é um esforço demasiado centrado num grupo de pessoas que são sempre os mesmos... é de estranhar, porque não há almoços gratis... como não havia quando vários do "sistema" meteram mais de 1M€ numa campanha vazia como a de Noronha, algo que mais parecia uma celebração de benfiquismo (que é do melhor que há na vida!) mas no final não eram mais que grandes benfiquistas (espero!) juntos. Ideias reais, bases sustentadas para a mudança: ZERO.

Eu há muito que aqui escrevo que Vieira tem uma liderança demasiado longa e desprovida de sentido, aburguesada e sem chama. Há três eleições que sou a favor da sua saída...

... porém, infelizmente, o que está a ser feito pelos benfiquistas não ajuda a isso... antes pelo contrário. Estamos a fazer o oposto do que deveria ser feito.

Os benfiquistas deviam juntar-se naqueles podcasts porreiros, em tertulias virtuais, etc... mas para discutir ações concretas. "Caguem no Vieira" devia ser o mote! Vamos ignorar o Vieira e discutir o SLBenfica: quem está a mais? quem deveria estar que não está? qual a estrategia para um mundo cada vez mais digital? qual o posicionamento futuro da marca no pós-pandemia? que estrategia para o futebol? quem são os melhores valores da formação e como protegê-los e lança-los? etc.

Discutam-se medidas concretas! O tema do digital, para mim, é crítico! Como o posicionamento global da marca. 

Eu, por exemplo, vejo claramente um SLBenfica numa parceria com uma marca como a RedBull (naming do Estádio, patrocinador estratégico) para alterar o posicionamento da marca Benfica, dar o salto para o digital e para eventos globais, entrar noutros desportos e, especialmente, em eventos na Luz e Seixal que permitam fomentar o benfiquismo ao mesmo tempo potenciam patrocinadores, marcas e valor.

Quando quiserem ter estas discussões... talvez se torne evidente que as soluções para o SLBenfica estão fora do clube e não dentro. Até lá... será uma pena ver gente de bem fazer figuras ridiculas.



Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

48 comentários

  1. YusufBagera12/3/21 10:13

    Excelente artigo. Infelizmente na sociedade atual, dominada pelas redes sociais, a crítica é a forma mais usada de comunicação. Também sou contra o Vieira, mas tal como o Trump, quanto mais se criticar e quantas mais iniciativas e ações se fizerem contra o Vieira, mais polarizados ficam os sócios e mais facilmente o Vieira mantém o seu "reinado". Será preciso haver alguém q apareça a defender o Benfica, que apresente soluções, que fale sobre o q é preciso fazer bem e q se esqueça que o Vieira existe. Enquanto pairar no ar que ou é Vieira ou é o fantasma de Vale e Azevedo, o nosso glorioso não se livrará desta doença que contaminou a estrutura fo nosso Benfica.

    ResponderEliminar
  2. A diferença é clara: a Patrícia Mamona teve COVID-19 e, mesmo assim, lutou, esforçou-se e venceu.
    Os jogadores e treinador do Benfica tiveram COVID-19 e perderam quase tudo o que havia em disputa este ano.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A diferença este caso é como a estupidez de um atrasado mental que não percebeu nada do post.
      Irra que és mesmo burro

      Eliminar
    2. Exato!! Isto!! 100%!!

      PS: tal como os corruptos do fcp!
      Lutem, esforcem-se, garra, vontade, resiliência, mística!

      Eliminar
    3. caro anónimo das 11.49 não é preciso insultar... basta ser condescendente com a incapacidade de ele não ter percebido o tópico. Malta assim vem só aqui confirmar o tópico: são binários.

      Eliminar
    4. Claro! Vamos discutir ideias concretas para melhorar a gestão do Benfica num blogue ou nas redes sociais.
      Vamos discorrer sobre tudo aquilo que deverá ser feito para melhorar o clube, atualizá-lo e devolvê-lo às vitórias.
      No fim, tanto brainstorming vai ter exatamente o mesmo efeito que os comentários furiosos do benfiquista comum, frustrado com os resultados da equipa principal de futebol: zero!
      Depois de tudo isso continuará lá o LFV e a sua pandilha. Com todas essas boas intenções ele ou o sucessor que ele indicar continuarão a ganhar eleições uma e outra vez, porque a máfia não se combate com palavras, mas sim com ações. Ou vocês acham mesmo que esta direção está aberta a receber sugestões vindas de adeptos e sócios anónimos?
      Eu também vi esse filme. Era da Disney e tinha veados e coelhinhos...

      Eliminar
    5. Já agora, incapacidade de não perceber é sinónimo de capacidade de perceber.
      Gosto da facilidade com que se chama de "burro" ou "incapaz" aos outros quando os comentários não vos convêm ou quando se considera que andar a fazer discursos ditos positivos e construtivos será o caminho para mudar este Benfica. Não com esta direção, muito menos com a escumalha com quem eles fazem negócios desde há anos e que dependem uns dos outros para sobreviver.

      Eliminar
  3. Talvez não seja mau parar para reflectir se algumas acções de protesto, num clube com a projecção internacional do Benfica expondo-o ao ridículo quase semanalmente não servirão antes os seus inimigos e sirvam apenas para denegrir a imagem do clube. O Benfica é muito grande e não merece tanta crítica disparatada, e repito nós não somos os do outro lado da segunda circular que até invadiram a academia para agredir jogadores, treinadores e tudo o mais que lhe aparecesse pela frente. O BENFICA não é isto e o tom arruaceiro de algumas manifestações públicas são próprias de arruaceiros e macacos. Saudações Benfiquistas

    ResponderEliminar
  4. quem escreveu isto é avençado?onde estavas quando perderam pontos atra´s de pontos a seguir ás eleiçoes?nao me digas que as vitorias consecutivas ate eleiçoes foram coincidencia? desculpas é ladainha de incompetencia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Santanoco, não percebi a tua pergunta. Eu estou aqui (neste blog) desde Maio de 2008. E tu?

      Eliminar
    2. a minha pergunta nao percebeste?pq se escondem atras de desculpas?pq ganharam os jogos todos ate eleiçoes? no dia a seguir apareceu o covid. repito as vossas desculpas sao muito infantis. mas servem para lerdos que deixam os filhos passar fome só para pagar quotas acreditarem.

      Eliminar
  5. Só te esqueces que ela teve covid, teve dores musculares e mesmo assim, por ter grande vontade de triunfar e se uma profissional exemplar, consegui trazer o ouro para Portugal.
    Os nosso podem ter passado mal mas atitude para mudar o rumo das coisas é o que ninguém vê.
    O Benfica pode não ganhar os jogos todos mas pelo menos tem de lutar por eles todos. É nisso que continuamos a anos luz da equipa de marrretas do norte

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lê o que ela diz na entrevista. Basicamente diz que tinha bastante receio de não conseguir pela forma como se sentia... alem de que falamos (a nivel pulmonar) de correr 100m vs correr 10kms. nao deve ser bem a mesma coisa, digo eu....

      Eliminar
  6. Bom artigo, muito bom mesmo.
    Assino por baixo com tudo que escreveste. Parabéns

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. RedBull???!!!

      Oh Caro GB,

      qual a grande marca internacional que se quer meter neste futebolzinho corrupto, menor, adulterado, fraco, cheio de faltas, c/médias de 45 m por jogo?!

      O SLB é grande, enorme mas estas marcas tem juízo e outros países/clubes para investir!
      Utopias...GB!

      Eliminar
  7. Não há pachorra para este discurso de desculpabilização da péssima gestão do Vieira, aliás parece que o GB só aparece nestas alturas para postar num tom completamente paternalista , mas para ti amigo eu tenho algumas respostas, 1: Os outros clubes sofreram do mesmo , se o SLB teve mais casos então foi porque não cumpriu á risca o plano do SNS , apenas se deve culpar a si próprio e não vir com o discurso do coitadinho, lembro que falhas existem , mas neste caso particular o SLB só tem a si próprio para se culpar, 2: Os casos por COVID não influenciam todos da mesma maneira, (eu por exemplo tenho um caso na minha familia de um jovem de 22 anos que apenas teve uma diarreia) por isso esta retórica falsa de todos e repito TODOS os atletas terem tido sintomas semelhantes ou mesmo iguais á Mamona é pura e simplesmente uma tentativa futil de distorcer a realidade dos factos , 3 : Os Benfiquistas pensam por si e de certeza absoluta não precisas de vir para aqui dizer o que os Benfiquistas devem e não devem pensar , mais te digo que a insatisfação é geral e neste momento te garanto se houvesse eleições o Vieira perdia por muitos, isto porque qualquer adepto já viu a demagogia e a mentira que impera no SLB , 4 : RED BULL ? a sério , pelo amor de deus , mais areia para os olhos, mas alguma empresa neste momento quer a sua marca no SLB ? ainda por cima a red bull ? , GB as empresas querem as suas marcas noutras empresas bem sucedidas e que possam ampliar a sua area de interação e marketing , o SLB não é nem uma coisa nem outra, 4: O Vieira falhou o projecto que nunca teve , ou seja nunca vi o Vieira a apostar genuinamente num projecto Europeu , Nunca vi o Vieira a apostar verdadeiramente em jovens dos nossos escalões de formação , o que vi foi um presidente sempre sedento por vender quanto mais melhor. para finalizar , eleições antecipadas para de uma vez por todas tirarmos este mentiroso e escroque do nosso clube .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. assino tudo o que dizes e se me permites de acrecentar que a imagem do Benfica està de tàl meneira beliscada que atingiu patamares horriveis hoje em dia os verdadeiros Benfiquistas até se escondem de vergonha com a imagem dos valores que o Benfica representava e que este pato bravo meteu no armazem dos esquecidos.
      Bem haja pessoas como tu que sentem o verdadeiro Benfica.

      Eliminar
    2. Indeepp tu realmente leste neste post uma defesa ao Vieira?
      Obrigado por concordares com o post então... a falta de capacidade para ver para além do posionamento binário e polarizado é bem evidente no teu comentario

      Eliminar
    3. O caso do Covid no Benfica faz-me lembrar a incompetência do departamento médico que chegava a juntar uma dezena de jogadores no estaleiro, alguns por longos períodos ou que agravavam a lesão por jogarem antes de estarem a 100% ou apanharem uma infecção durante o tratamento.

      Eliminar
    4. Agora é o binário e polarizado...

      ATENÇÃO:
      Num texto claro e articulado, escrito por quem manifestamente sabe pensar, como está ao alcance de poucos, intelegível, o caro ByGB consegue discernir "falta de capacidade para ver para além do posicionamento binário e polarizado".
      Caro ByGB, é um luminoso simplificador!

      Eliminar
  8. 1 - Quanto à Covid, é inequivocamente um problema sério, mas não tão sério quanto o medo que foi incutido nas pessoas e que empurrou muitos milhões em todo o mundo, para a miséria. Esta é que é a verdade.

    2 - A raiva e o ódio que muitos têm a Vieira, tolhe-lhes o entendimento e o discernimento para discutir o Benfica e o seu futuro. Vieira sobrepôs-se ao Benfica. Creio que neste momento há mais ódio a Vieira do que amor ao Benfica. As emoções no seu melhor. O futebol no seu...pior.

    3 - A marca Benfica, embora ainda forte e apelativa, tenderá a morrer se o produto final que é o futebol continuar com fracas e apagadas performances. Por muitos renaming's, muitas operações de marketing e cosmética que sejam feitas, se o futebol profissional não tiver boas prestações - nomeadamente ao nível internacional - nada feito.
    Todas as grandes marcas mundiais tiveram metamorfoses significativas a vários níveis, mas o produto final manteve e em muitos casos reforçou a sua identidade e o seu prestígio. Casos por exemplo da Mercedes e BMW (indústria automóvel), Adidas, Puma e Nike, Nestlé (alimentar) e muitas, muitas mais. Mas, lá está, o produto saiu reforçado junto dos vários segmentos de consumidores.

    No caso do Benfica, o produto final (futebol) já está pelas ruas da amargura, com prestações horríveis, para não dizer humilhantes, principalmente a nível internacional.

    Chegar lá acima, dá trabalho mas...chega-se.
    Mas quando o trambolhão é enorme, a recuperação da reputação e da credibilidade, demora anos, décadas. E não é certo que se lá chegue.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens toda a razão. Foi quando vi filas de ambulâncias à porta de um hospital, algumas delas mais de um dia à espera que desconfiei que nos estavam a enfiar um barrete. Mas quando fiquei mesmo convencido foi quando vi outro hospital a alugar contentores frigoríficos para arrumar os corpos porque a morgue já não tinha capacidade. Realmente isto não é nada de especial, podemos andar à vontade.

      Eliminar
    2. "mas não tão sério quanto o medo que foi incutido nas pessoas e que empurrou muitos milhões em todo o mundo, para a miséria"

      A 15 de Janeiro tinham sido contabilizados mais de 2 milhões de mortes provocadas pelo Covid 19 entre mais de 92 milhões de infectados e está a sugerir que o medo que foi incutido às pessoas não tinha razão de ser?

      Deve viver nalgum bunker à prova de sismos,tsunamis e acidentes nucleares...só pode!



      Eliminar
    3. rui castro12/3/21 16:22

      oh messier wick, 92 milhões de infectados, numa população mundial de sensivelmente 8 mil milhões, dá o "horror" de infectados de...0,0115% - PASME-SE SÓ O HORROR :-)
      quanto a mortos, dos 92 milhões de infectados, morreram (infelizmente) 2 milhões, segundo diz, o que dá uma percentagem "assustadora" de...2.25%

      é por causa de borrados como tu é que os governos fecharam as pessoas em casa, matando-as à fome, porque do vírus, pouquíssimos morreram e morrerão.
      mas deves ser funcionário público ou reformado, os únicos que se podem dar luxo de ter medo do vírus e se terem escondido debaixo da cama desde 16 de março de 2020.

      Eliminar
    4. " porque do vírus, pouquíssimos morreram e morrerão "

      Com apedeutas, não vale a pena perder muito tempo!

      Eliminar
  9. O problema da covid é quando ataca o povo anónimo e incógnito, que o mandam ligar para a linha SNS24 e o deixam pendurado até a chamada cair sem o atenderem.
    Depois nos hospitais sabemos bem pelas imagens e notícias o caos em que aquilo está.

    Quando um atleta de alta competição fica infectado, tem a acompanha-lo um corpo clinico que o monitoriza dia e noite.
    As sequelas são mínimas.
    O Ronaldo por exemplo teve covid e regressou ainda melhor.
    Estes problemas são na verdade problemas sérios quando a onda bate na rocha e quem se lixa é o mexilhão, ou seja, o zé povo.
    Quanto ao reposicionamento da marca Benfica, temo que o caminho que o clube está a tomar, seja irreversível.
    O futebol como identidade da marca está fraco e não antevejo melhores dias.
    A marca Benfica valerá neste momento, entre 200 a 300 milhões de euros.
    Mas a paixão dos adeptos, essa não tem preço e o que lhes está destinado é sofrer.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As sequelas sao minimas? Convido-te a ler o que partilha a Patricia, que nem sequer é dos atletas mais afectados.

      Eliminar
    2. Não preciso de ler o que partilha a Patrícia.
      O que pretendi dizer e agora reafirmo, é que um ou uma atleta de alta competição, quando fica infectado, tem ao seu dispor um acompanhamento médico, diria quase que personalizado, o que atenua bastante os efeitos secundários ou sequelas. A monitorização é contínua e muito cuidada.
      Outra coisa é seres por exemplo um...desempregado, um trolha e caíres desamparado num hospital, mandado pela SNS24 após não sei quantas chamadas e rezares a todos os santinhos para que tenhas sorte de seres atendido com um mínimo de dignidade.
      De todos os atletas e treinadores que tiveram o azar de ficar infectados, todos regressaram mais cedo ou mais tarde às suas actividades e no caso da Patrícia com rendimento desportivo muito bom, o que indicia que foi muito bem tratada e acompanhada.
      Mas sei de muitos (mesmo muitos) casos de amigos/conhecidos que ficaram infectados e que, quase 1 ano depois, ainda não recuperaram paladar, olfacto, ainda se sentem cansados e com medo do que ainda possa vir.

      Eliminar
    3. Pois então o Ronaldo não "regressou muuito mmelhor"? Se calhar regressou, mas eu é que não vi se ele já jogou algum jogo. "E o burro sou eu"!!!

      Eliminar
  10. Uma parceria com a Red Bull so se for para trazer a dita cuja da América latina dentro das latas, mesmo assim tem muitos processos e suspeições encima agredece ao teu dono que tanto proteges e defendes.. Mas continua o sonho comanda a vida, o Da Fonseca diz que quer ser tocador de gaita de beiços..

    ResponderEliminar
  11. cada um tem o seu covid e o Benfica também tem o seu, que é como se sabe, uma forma de gestão centralizada numa só pessoa que põe e dispõe.
    a probabilidade de sobreviver à covid-19 é muito, muito alta, diria que quase 100%
    já a probabilidade de sobreviver a uma gestão errática, ziguezagueante, motivada quase e tão somente por interesses pessoais, é muito, muito baixa.
    o Benfica está ligado à máquina, ao ventilador da propaganda que procura convencer os seus apaniguados que tudo está bem e a correr sobre rodas.
    mas a realidade é bem diferente. para muito pior.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vai dizer isso às familias das pessoas que morreram seu tapado mental.

      Eliminar
    2. O post do anónimo das 11:35 refere que a probabilidade de sobreviver à covid é muito alta, próxima dos 100%, o que é verdade.
      em Portugal, por exemplo, a taxa de sobrevivência era ainda há pouco tempo, de 97,67%
      é óbvio que uma só morte que ocorra, é de lamentar, mas vir para aqui balbuciar insultos, diz muito acerca do autor "valentão".

      Eliminar
  12. Sabemos que a Covid não produz os mesmos sintomas.
    Por exemplo no caso do Benfica e tanto quanto se soube pela imprensa, o cansaço continuou muito depois de terem sido dados como recuperados.
    Uma coisa é o que é pedido a um(a) saltador(a), outra completamente diferente a um futebolista de alta competição em que se pede normalmente que corra por jogo, nunca menos de 10 quilómetros.
    Seferovic, já depois de recuperado, disse que só aguentava uma parte de um jogo de futebol.
    Qualquer sprint de 20 metros o deixava de rastos...
    Às vezes não basta só querer e ter vontade. Também é preciso poder.

    ResponderEliminar
  13. Ok, então aqui vai a minha crítica construtiva em 3 simples pontos:

    1 - Mudança de Presidente
    2 - Mudança de Presidente
    3 - Mudança de Presidente.

    Tudo o resto vem por acréscimo, mudança de ambição, com a consequente mudança de treinador e verdadeiro reforço de plantel. Assim, deixámos de fazer fortunas apenas com vendas de jogadores para passar a fazer fortunas em receitas desportivas.

    ResponderEliminar
  14. OK, correr com Vieira do Benfica, é o desejo de muitos, compreendo e até subscrevo.
    Mas que alternativas há a Vieira ?
    Alternativas sérias, credíveis, com propostas de valor que enriqueçam o Benfica.
    Alguém as conhece ?
    Quer os nomes, quer as propostas ?
    As ilações que devem ser tiradas das últimas eleições, é que o Benfica não tem alternativas a Vieira. Infelizmente.
    Tal como Portugal não tem alternativa consistente e credível a António Costa. Infelizmente.
    Varrer por varrer, correr por correr, sem que haja alternativas, é demasiado perigoso.
    Hoje os clubes são realidades demasiado complexas para se reivindicarem cortes de cabeças e soluções mágicas e simples.
    Tenho pena que o Benfica esteja a perder vitalidade e não motive pessoas capazes e competentes a aparecerem com ideias e projectos.
    O que tem aparecido, são candidaturas tacticistas que mais não procuram do que protagonismo ou alguns tachos para satisfação das vaidadezinhas pessoais.
    E por favor, não me venham com o nome do Bagão Felix, como sucede de outras vezes em que este assunto vem à liça.
    Bagão Felix é na verdade um ilustre benfiquista, mas tem mais de 70 anos e quer desfrutar da sua boa reforma, no seu monte alentejano na companhia da família, escrever de vez em quando umas colunas de opinião nalguns jornais e nada mais.
    Não tem nem vida nem feitio para se candidatar a presidente do Benfica.
    Até porque os homens e mulheres sérios/as demais, não estão para este tipo de aventuras e missões.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Prontos, Vieira eternum, sem ele acaba, o mais engraçado abrem a bocarra, anunciar que são 10 milhões de adeptos e não há um, um que avance?? Algo vai mal no Reino de Deus...

      Eliminar
    2. Este texto é uma catrefada de nada! Também não acho que Bagão seja o Presidente que o Benfica precisa, mas por ter 70 anos? No fc porto há um que mais de 80 e é você que o desafia?
      O que o Benfica precisa é de UM PRESIDENTE DE "RUPTURA" COM NUITA COISA!!!!

      Eliminar
  15. Tendo em conta que a nível de futebol, a equipa deixou de jogar à bola desde Fevereiro de 2020..
    O Covid é só uma desculpa! Algo se passa internamente lá dentro...

    E isso não se pode falar de solução sem se saber qual o problema.

    O que falta internamente ao Benfica? Paixão clubística e não só Paixão empresarial.

    E acima de tudo a nível de estratégia de equipa..
    Vencer só com formação.. não faz sentido.. até porque um bom jogador da formação.. nem uma época faz completa e saí logo (e.g. Félix e Renato S.)

    Tem de haver um equilíbrio..
    Tem de haver um Jonas e um Félix..
    Juventude e experiência..

    Mas para além disso.. tem de haver cultura de vitória..
    Parar de andar a celebrar uma conquista europeia há mais de 50 anos.. e construir o futuro HOJE!!

    Parar de andar a celebrar vendas ou finanças como se de um titulo fosse..
    Para que gastar 100€ milhões num plantel.. quando se calhar com 30 milhões, o resultado era o mesmo?

    O Benfica é um clube desportivo.. os resultados que interessam são os desportivos..

    Porque afinal de contas, saúde financeira não os garante!!

    O problema do Benfica é estrutural..


    Pablito

    ResponderEliminar
  16. A REDBULL compra clubes não faz parcerias.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E o Benfica por acaso não está à venda??? Claro que sim...

      Eliminar
  17. Corram com o Vieira, e não se preocupem que os candidatos vão aparecer e se calhar até não vão ser poucos. o que está a impedir que essas pessoas apareçam é precisamente esse pulha que está no poder e que parece que não quer sair de lá, sabendo-se que as eleições, pouco ou nada tiveram de transparência.

    ResponderEliminar
  18. Há muito a discordar neste post, mas, acima de tudo, discorto totalmente do nucleo/perspetiva deste texto. E esta prespectiva é muito comum seja no que for.

    Eu, como adepto e do Benfica e consumidor do produto Benfica, não tenho que saber quem deve jogar, quem se deve contratar, quem se deve formar e promover, como se deve gerir as contas, etc etc.

    Eu não estou a ser recompensado, não tenho formação, não tenho informações internas nem externas relativas ao clube e por isso não tenho qualquer capacidade de análise ao clube muito menos qualquer capacidade de definição de planos e medidas.

    O que eu posso e é meu direito é apontar se estamos mal ou se estamos bem. Posso e tenho o direito de apontar se devemos manter quem dirige o clube e quem este sim tem todas as RESPONSABILIDADES acima mencionadas, ou se devemos mudar.

    Posso e tenho o direito de apontar a um sucessor, seja ele que for, nem que seja o Zé do tasco.

    Neste momento não é que o problema seja eu criticar as opções de Vieira... o problema é que eu posso e critico as opções de Vieira desde há 7 anos e INFELIZMENTE o tempo deu e continua-me a dar razão.

    Eu posso vir para aqui pedir e tentar mostrar que temos que mudar. Eu posso vir para aqui dizer que deviamos ter votado em RGS, que deviamos jogar em 4 4 1 1, quem deviamos contratar... mas uma coisa eu poder fazer isso, outra coisa é esta ideia de exigir que eu só posso criticar Vieira se tiver um plano economico e desportivo detalhado ao longo de uma dissertação de 201 páginas para o Benfica a 10 anos.

    Se o Vieira pode aniquilar o futuro do Benfica a 10 anos, eu não preciso de ter um plano a 10 anos para o criticar.

    Obrigado.

    ResponderEliminar
  19. Olha tu ou quem que seja no futebol fomenta o nome do clube quando ganhas ou no mínimo fazes grandes campanhas europeias, é isso que dá valor e exposição à marca e ao as merdas que fazem há anos ou terem ideias como mudar o emblema para agradar a chineses, quero que os chineses se lixem todos

    OK falando de estratégia para o futebol, é muito simples, foi sempre o que fazíamos d deixamos de fazer, foi o que o Porto passou a fazer desde o final dos anos 70 e década de 80, comprar desde que tenham qualidade o que de melhor há no mercado nacional, da formacao se existir alguma qualidade aproveitar é as lacunas existentes no plantel comprar lá fora, de preferência em mercados acessíveis como por exemplo fizemos no mercado nórdico nos anos 80

    De acordo quer quer o RGS quer o Noronha não fizeram uma campanha inteligente, disse durante a campanha

    Quanto aos jogadores eu pergunto mas o Tapsoba, Zaidu, Pedro Gonçalves, Taremi não prestavam para o Benfica? Não se adaptariam com mais rapidez? Claro que nem sempre eles vão render, mas são melhores aqueles em quem gastamos milhões?

    Quanto à comunicação essa tem que ser independente de quem é o presidente, e tem que ter autonomia para fazer os seus editoriais, devia acompanhar e de fazer reportagem em igualdade de circunstâncias com todos os candidatos.

    Nunca se devia antecipar receitas sem ser aprovado numa assembleia geral o mesmo para contratos com extensão para lá dos respectivos mandatos

    Criar uma boa rede de olheiros, utilizar ex jogadores nessa função

    No futebol não há nada para inventar, o que marca a diferença é a competência com que se faz as coisas, a forma como se gere as coisas, ter como objectivo as conquistas do clube, acima de quaisquer outros itens, e por fim existir alma, paixão, mística benfiquista, não ganharemos sempre nem isso nunca aconteceu mas estávamos mais perto de ganhar mais vezes, até porque para nós tornar-mo-nos melhores precisamos de enfrentar concorrência forte, a mim não me interessa que o Benfica ganhe 10,9 ou 8 campeonatos e depois a Europa seja constantemente eliminado da champions e não faça campanhas dignas da sua história e daqueles que a fizeram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Imagine que agarre nesses jogadores e os mete agora no Benfica? O que é que de bom viria? Acha que o problema é esse? Já agora o Taremi??? É que toda a gente critica o Gilberto que é um dos "sérios" a aplicar-se. Para concluir, só um dos candidatos das últimas eleições dava uma volta de 180º a esta vergonha de presidentes, contabilistas, colaboracionistas mansos que andam ali saltar de posição em posição. Ponha-se os olhos na alcateia e veja-se o que mais uma vez estão a fazer e nós direitinhos ao desastre, já ali e não há mais tempo! O futuro desses falidos é risonho e o do Benfica é a miséria. É tudo!

      Eliminar
  20. E o Vi€ira? Dores das costas, frio, humidade, problemas de coração, COVID... Anos e anos de desculpas para não acompanhar o Benfica.

    anti-antis

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking