O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

sexta-feira, 30 de abril de 2010

Domingo falamos, oh Flop!

. 3 comentários
Fiz este tópico só mesmo para não me esquecer de lhe responder na segunda-feira e para que fique bem na retina dos jogadores, profissionais e dirigentes que possam ler o GB.

NO FEAR. There are no shortcut to be a CHAMPION!

. 3 comentários
DEIXEM-SE DE MERDAS!!!! É um jogo de futebol, num campo com as medidas tradicionais, com 11 jogadores para cada lado e a ser transmitido para os quatro cantos do mundo. E nesses quatro cantos, meus amigos, o que todos esperam e desejam é no final poder cantar a uma só voz:



Assim sendo, que não haja medo, pois nada há a temer. Muitas noticias têm sido postas a circular e o que eles pretendem é que se instale um clima de terror e pânico. De medo de fazer a festa!!!!

Os jogadores e equipa técnica do SLBenfica têm mais é que deixar tudo em campo e trazer a vitória. Não apenas o campeonato, mas A VITÓRIA!

E não tenham pena dos milhões de Benfiquistas que vão aguardar em Lisboa pelos heróis.... celebrem antes com os benfiquistas do Porto e do Norte, que são muitos milhões também. O Norte, como Portugal inteiro, vai vestir-se de vermelho e branco para ver passar os campeões de Portugal.

Ouvi, espero que não se confirme, que não haverá passeio de consagração entre o Dragão e o Aeroporto... desejo que assim NÃO SEJA! Cheguem à hora que quiserem e poderem chegar, mas festejem... festejem muito com todos os nossos adeptos.

Antes disso, em campo, mostrem a raça, o querer e ambição, deste Benfica CAMPEÃO!

A Liga quis que não houvesse festa no Norte e no Porto... mas a festa TEM QUE ACONTECER, mesmo que a festa em Lisboa só se faça às 8.00 da manhã no Marquês de Pombal.

Como um dia Luis Filipe Vieira disse, Benfica não é Lisboa ou Porto... Benfica é Portugal e neste momento temos que partilhá-lo com todos os benfiquistas.

CARREEEEEEGA BENFICA!

Sei que vocês querem vencer, que querem ser os melhores! Vencer e serem os melhores são momentos paralelos que caminham de mãos dadas. Por isso, quando chega a hora de treinar, de correr, de suar, de lutar... YOU DO IT! E façam-no até ao topo das vossas capacidades, pois é assim que lá chegarão! Não irão chegar através de nenhum atalho... NÃO HÁ ATALHOS PARA SER UM CAMPEÃO! Mas se realmente queremos ganhar e ser o melhor que conseguirmos ser, aproveitem cada oportunidade, aceitem cada desafio e dêem o vosso melhor!

Sei que não ganharão sempre, não é sequer realista. Mas sabem que mais... quanto maior for a vossa dedicação, maiores serão as possibilidades. E quando não conseguirem, tentem de novo, e de novo, e de novo.
..
Excerto de Between the water and the wood

quinta-feira, 29 de abril de 2010

Benfica e Barcelona unidos pelo bom futebol

. 8 comentários
Há cerca de um ano, o Blog GeraçãoBenfica recebeu um primeiro contacto do autor do Blog Paradigma Guardiola. Esse blog apresenta-se tendo como propósito de explorar o Padrão de pensamento e de crença de futebol de Pepe Guardiola, o médio defensivo catalão, herdeiro da filosofia de Cruyff e representante da escola holandesa no modelo ofensivo do FCBarcelona.

O autor do Blog, Matias Manna, faz um trabalho notável de exploração do modelo futebolístico do Barça, desde as camadas jovens, até ao futebol sénior, recorrendo a videos, fotos e texto descritivo, com análises colectivas e individuais.

Desde o primeiro momento do contacto, o Blog GeraçãoBenfica destaca na sua barra lateral este blog sob o título "PARA QUEM QUER PERCEBER O FUTEBOL", um Blog Absolutamente Notável.

No passado dia 26, o Matias Manna fez o favor de me enviar um email com o seguinte conteúdo:

Hola!

Estoy pensando en realizar trabajos sobre diferentes equipos que se pueden enmarcar al paradigma guardiola. Uno de ellos es el Benfica. Tu tienes videos, de cómo presiona al rival, sobre todo como sale jugando con David Luiz en la defensa, como abre el campo, que ejercicios de entrenamiento realiza su entrenador y demás.

Estaría muy agradecido en poder contactarte y generar este conocimiento.

Infelizmente, o GB não dispõe deste tipo de informação, pelo que gostaria de lançar o repto aos benfiquistas que disponham esta informação ou forma de a obter que nos contactem para o email do blog geracaobenfica@gmail.com ou através da caixa de comentários deste tópico.

Adicionalmente, partilho com os benfiquistas que irei entrar em contacto com o SLBenfica no sentido de, caso seja possível, o nosso clube - através da estrutura do futebol - disponibilize esta informação ao Matias.

A blogosfera benfiquista é única e com um fortíssimo poder de mobilização. O futebol do Barcelona é reconhecido mundialmente e o Blog tem bastante visibilidade entre os "blaugrana", por isso, lanço o repto aos bloggers para conserguirmos reunir esta informação sobre o SLBenfica e colocar a nossa equipa no nível que merece: Entre os melhores do Mundo.

O de sempre... e para sempre!

. Sem comentários
A notícia do Maisfutebol sobre a afluência às bilheteiras para o último jogo da época não me surpreende. Contudo, faz-me recordar um passado, não muito distante, do último título do SLBenfica, há cinco épocas.

Corria a época de 2005/05 e sob o comando de Trapattoni, o meu lugar cativo era pouco mais acompanhado no início de época do que por umas 15 a 20.000 pessoas por jogo. 1/3 do Estádio tinha público e o restante ficava às moscas. Dava, na altura, para ouvir os suspiros de cada benfiquista por não haver mais do que um ou dois golos por jogo e pela postura de "já que não ganhas... não percas" que Trapattoni incutiu na equipa.

Curiosamente, no final da época, com o título a ser possível, os últimos 3 ou 4 jogos na Luz eram repletos de adeptos, mas ainda assim poucas as vezes que se excederam as 45.000 pessoas... 55.000 no final mesmo.

É o chamado "grito do Ipiranga do adepto de poltrona". O tal adepto que responde ao inquérito aos sócios que hoje recebi do SLBenfica por email com um 10 na questão de se o jogo ou a importância do mesmo é decisiva na opção de ir ou não ao Estádio. Confesso-vos que não sou desses adeptos, como sabem. Não me lembro da última época em que, podendo, não fui à Luz em cada jogo.

Boa medida e boa prática do Clube, que já vem de longa data, a de abrir apenas a aquisição de bilhetes a sócios e só apenas se estes não esgotarem o estádio, poderem abrir a não sócios. É um incentivo à filiação no SLBenfica, ao "estatuto do sócio". Ao mesmo tempo, quem quiser evitar tudo isto e estar ao lado da equipa em todos os momentos, tem mais é que anualmente comprar o RedPass (cliquem no link para mais informações sobre as condições).

Tudo isto, acontece quando Jorge Jesus se prepara para entrar na história do SLBenfica. Depois dos golos, da pontuação, do baixo número de golos sofridos, da qualidade de jogo, etc... eis que Jorge Jesus se prepara para entrar na história como um dos poucos treinadores que no mesmo ano bateu o FCPorto por três vezes em três jogos.

Bem sei que nem todos os treinadores tiveram essa oportunidade, dado que alguns apenas tiveram os normais dois jogos e outros não perderam nunca contra o FCPorto, mesmo em época diferentes.

Mas obviamente que a rivalidade está aí, roça até o estatuto de "inimigos" (algo que não consigo compreender) e todos temos o nosso papel nesse "filme". A realidade é que ter vencido 2 em 3 jogos é já uma excelente demonstração de superioridade do SLBenfica face a uma equipa que é apelidada de elevada qualidade e bla bla bla outras coisas que tais.

Quando falo em fazer o "pleno", reforço que temos necessidade de GANHAR no Estádio do Dragão. Não que seja essencial para o título, dado que o empate é suficiente, mas depois da vitória na Luz sobre o Sporting e Porto...falta apenas (mais uma) demonstração de qualidade para quebrar o que se tornou um mito jornalístico: O Benfica não ganha no Dragão.

O que espero de Jorge Jesus, mais do que a conversa do título - da qual considero que tem sido muito hábil a fugir - é que apresente no Sábado um discurso absolutamente positivo, dominador e ambicioso. Não chega jogar, não chega de todo empatar e pode até nem chegar ganhar...é preciso mostrar no Dragão porque somos primeiros.

Não dando ao FCPorto e aos jogos do Dragão maior importância que aquela que efectivamente tem - 3 pontos - todos sabemos que nos últimos anos (pelos motivos corruptos que conhecemos) a rivalidade entre um clube indissociavelmente regional e um clube de dimensão supra-nacional cresceu de forma muito efectiva.

Tudo isto perde sentido se, como em outras épocas, a vitória de pouco servir. Mas quando se está em primeiro... é absolutamente crítico poder estar no Dragão e MOSTRAR porque estamos em primeiro... porque vencemos na regularidade... e no confronto directo.

Por tudo isto, na próxima segunda-feira estarei de férias para que me seja possível ter todo o tempo do Mundo para celebrar o 32º título de Campeão Nacional pelo SLBenfica. Não haverá Liga de Clubes ou adversários que me impeçam, pois estou absolutamente convicto que, no Dragão, não quereremos apenas ser campeões ou, jogar apenas mais um jogo, mas sim ir à casa do rival mostrar a nossa dimensão... a dimensão das nossas vitórias.

Quanto ao árbitro do jogo, é aquele que ficou (ainda mais) famoso com o golo que entrou uns 30cms num Benfica x Porto e foi... anulado. E também, obviamente, pelos seus dotes musicais:


Ainda sobre o árbitro, fica o meu feeling que interessa ao FCPorto que tudo corra pela normalidade e que o Benfica ganhe o caneco rapidamente... pois o que interessa mesmo é preparar os próximos 4 anos e para isso já contrataram o ponta de lança Fernando Gomes.

Haver agora arbitragens polémicas que favoreçam o FCPorto ou confusões que entrem na agenda e levantem pontas soltas, não interessa nada para o momento actual e só serviria para activar o radar de algumas pessoas para certas manobras de bastidores.

Para terminar, não posso deixar de registar o interesse da PGR em que as escutas saiam do Youtube. Andam numa roda viva para que fique esquecido para todo o sempre o que se passa, e pelos vistos interessa que continue a passar, no futebol português.

terça-feira, 27 de abril de 2010

Juju "Pepsodente" Bebedeira irritado com Ricardo Costa

. 3 comentários
Então o Juju estava a preparar-se para estar no Marquês para festejar o título do SLBenfica na próxima semana e o Ricardo Costa, o tal que dizem que defende o Benfica, diiiiiizem, decidiu que mais uma vez os regulamentos para o FCPorto deviam ser... especiais.

A Comissão Disciplinar da Liga Portuguesa de Futebol Profissional divulgou, nesta terça-feira, o mapa de castigos relativo à 28ª jornada. Entre as sanções, destaque para Jesualdo Ferreira. O treinador, expulso frente ao V. Setúbal, pagará apenas multa e estará no banco no clássico frente ao Benfica.

Fantástico Ricardo Costa... Depois do castigo que seria no mínimo de seis meses, ter virado 4 meses... só mesmo esta de uma expulsão não dar castigo e apenas multa. Com gente assim a "apoiar" o Benfica, quem precisa do Fernando Gomes???

Eu estive a pesquisar e só encontrei o regulamento da Liga e FPF para a generalidade dos clubes. Alguém me envia o regulamento do FCPorto?

Quem não quis ficar atrás do Ricardo Costa na passadeira ao FCPorto foi... a Nandinha Couto. Na possibilidade fortíssima de o Benfica ser campeão antecipado já nesta jornada, e no Porto mais uma vez, o que decidiu essa senhora?

Que a jornada decisiva irá decorrer às 20.15 de Domingo, terminando já depois das 22.00, o que, na melhor das hipóteses fará a equipa do Benfica chegar a Lisboa já bem depois das 3 ou 4.00 da manhã - sim porque também no Porto há MILHARES de Benfiquistas que irão festejar com a equipa nas ruas do Porto.

Ainda bem que dizem que o tal amigo do Pinto da Costa vem para a liga para transformar e incrementar o "factor negócio" do futebol português... Seja o que for que ele faça, será bem melhor que isto, é certo... Basta gerar um cêntimo, já é bem melhor do que esta ANORMALIDADE.

A essa senhora só tenho a dizer uma coisa: A segunda-feira está marcada como FÉRIAS no emprego, por isso... por mim até podem chegar às 8.00 da manhã, que eu lá estarei. Aliás... até será mais bonito ver o Marquês de manhã cheio, não de carros, mas de pessoas a celebrar o campeonato.

Que lo chupen e lo sigan chupando

. 11 comentários
Há uns tempos escrevi aqui que o Hóquei Patins é uma modalidade de pouca visibilidade nacional, mas onde reina um enquadramento de jogos de poder e corrupção talvez ainda maior que no futebol.

Todos sabemos tratar-se da modalidade de eleição de Pinto da Costa, foi lá que começou e criou as suas raizes de corrupção e tráfico de influências... daí até ver que poderia ganhar ele também além de apenas o Clube, foi um pulinho que o trouxe para o futebol.

O Hoquei em Patins é há mais de uma década dominado pelo FCPorto. Da FPF à arbitragem, passando pela organização de jogos, definição de calendários... enfim. A teia é brutal.

Face isso, foi com ENORME SATISFAÇÃO que vi o Benfica contribuir para o fim desta modalidade em Portugal. Basicamente, o que o SLBenfica advoga é que poderá deixar a modalidade em virtude da vergonhosa campanha recente que visou unicamente as represálias ao Benfica por termos desenvolvido um projecto competitivo que atraiu jogadores como Caio (ex-FCPorto).

Obviamente que o projecto desportivo do Hoquei não poderia ficar quieto e tratou de retirar pontos ao Benfica, afastando-nos da luta pelo título e permitindo o nono título de campeão consecutivo ao FCPorto.

Sabe o GB que o objectivo de Pinto da Costa é chegar aos 10 títulos, para atingir uma marca histórica sem igual na Europa e que jamais será batida.

Basta olharem para o panorama europeu do Hoquei para verem que essa hegemonia nacional, quando Portugal tem uma selecção que dá cartas nos campeonatos mundiais e europeus, é totalmente abafada por qualquer clube de média dimensão. Ora, uma hegemonia de quase uma década, já tinha obrigação de fazer figura na Europa... mas não, lá fora a "música é outra" e não há arbitragens estupidamente descaradas a favor do FCPorto.

Posto isto, e dado que o Benfica se limita a existir para dar nome e dimensão à modalidade, o GB apoia incondicionalmente a decisão de o SLBenfica retirar a equipa profissional do campeonato nacional, dedicando-se apenas à formação de jovens e fomentando a prática desportiva.

Poderemos, e deveremos, olhar para a Federação de Patinagem como o GB sugere que seja feito para a Liga de Clubes de futebol e a FPF, ou seja, podemos até ser derrotados, mas deveriamos invariavelmente apresentar soluções e projectos de dinamização da modalidade.

Contudo, e dado que isso num cenário de curto prazo parece estar fora de questão... se querem uma modalidade a "usar" o nome e a marca do SLBenfica para promover o "brinquedo" de Pinto da Costa...

... Que lo chupen e lo sigan chupando!

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Ligações perigosas... O Cavalo de Tróia

. 5 comentários
Olhamos para a próxima jornada e o que vemos? FCPorto x Benfica!

Factos da última jornada: possivelmente por esquecimento do árbitro, Falcão levou o amarelo que o deixa fora do jogo com o Benfica porque se limitou a dar uma bordoada no Bruno Ribeiro.

O próprio jogador atingido sai-se com esta: «Se dependesse de mim, dizia que o amarelo a Falcao devia ser retirado. Vai ser um grande jogo e os grandes jogadores, como é o caso do Falcao, merecem estar nesses momentos. Até para benefício do espectáculo. Mas não posso fazer nada (...) No final do jogo, cumprimentámo-nos, estivemos a conversar e ele disse que não teve intenção de me atingir. Acredito nele, temos de confiar nas pessoas. Estive a ver as imagens e também fico com a mesma sensação, que não houve intencionalidade»

Comovente, não?

Esta missiva vem na sequência de outras de Jesualdo e de Rolando no final do jogo com pérolas como esta: «Como vi o amarelo ao Falcao? É um lance que fica na consciência de quem o praticou. Foi uma jogada que toda a gente viu, o Falcao tentou proteger a bola e acabou por ver um amarelo. Fica na consciência de quem lhe deu o amarelo. O clássico com o Benfica é um jogo como outro qualquer, que só pensamos em ganhar.»

Ora, fica claro para todos que no que toda ao FCPorto, as regras e regulamentos é o que menos interessa. Se o jogador atinge o outro é o que menos interessa... o que interessa é que ele é bom jogador e que como tal não deveria ficar fora do jogo com o Benfica. Aparentemente, o Falcão é o único que não quer jogar contra o Benfica (como eu o compreendo), de outra forma não teria feito aquela anormalidade.

Todos sabem das ligações históricas profundamente corruptas da equipa de Setúbal ao FCPorto. Mesmo os sócios dos sadinos dizem à boca cheia que os dois jogos com o FCPorto são 6 pontos garantidos para os corruptos, porque de outra forma acabam-se as ajudas financeiras e os jogadores emprestados pelo FCPorto e pelo Araújo, assim como as garantias de permanência na 1a Divisão. À luz disto, não é estranho que o jogador do Setúbal tenha saído a terreiro a defender aquele que pode ser quase considerado como... um colega de equipa.

Vamos complicar? O que é estranho nisto tudo é que o Setúbal tem o seu alinhamento para as eleições da Liga já definido: FERNANDO GOMES. Então vejamos, o Clube do Sado é gerido praticamente em função dos desejos do FCPorto e alinha-se com o Fernando Gomes - o tal que vai regenerar tudo e mais alguma coisa e que LFVieira está deliberadamente a apoiar... alguém arrisca o resultado do 2+2?

Estamos perante a mais fina estratégia do Cavalo de Tróia por parte do Sistema sobre o SLBenfica. Para os mais distraídos,reza a história que o cerco grego à Tróia durou cerca de 10 anos. A guerra terminou após a execução do grande plano do guerreiro grego Odisseu. Sua ideia foi presentear os troianos com um grande cavalo de madeira. Disseram aos inimigos que estavam desistindo da guerra e que o cavalo era um presente de paz. Os troianos aceitaram e deixaram o enorme presente ser conduzido para dentro de seus muros protectores. Após uma noite de muita comemoração, os troianos foram dormir exaustos. Neste momento, abriram-se portas no cavalo de madeira e saíram centenas de soldados gregos. Estes abriram as portas da cidade para que os gregos entrassem e atacassem a cidade de Tróia até sua destruição.

Como já perceberam, são muitos os factos capazes de explicar a teoria do "Cavalo de Tróia" é muito possivelmente a que está por detrás desta manobra de poder levada a cabo pelo Sistema.

No tópico O Poder, a Liga e a FPF eu já apontei e desmontei algumas das possíveis defesas a esta acção do SLBenfica.

Não me venham com tretas sobre o futuro da Liga. O que está em causa, meus amigos, não é o poder que a Liga terá, mas sim o poder que a Liga tem que transitar para a FPF. É fundamental garantir a capacidade de controlar o processo de transição e a nomeação dos futuros donos da arbitragem e da disciplina... para os próximos 4 anos.

domingo, 25 de abril de 2010

Imagens para a história

. 2 comentários



Uma imagem vale mais que 1000 palavras (Obrigado JJD)

One Done... Two to Go

. 7 comentários
Das três festas possíveis para hoje, apenas duas dependiam só de nós... e numa dessas, talvez a mais importante pela dimensão épica e histórica foi: CONSEGUIIIIIIIDA!

A TAÇA É NOSSAAAAAAAAAA!

O Benfica é Campeão Europeu de Futsal! Parabéns campeões!

Ohhhh Sport Lisboa e Benfica, o Campeãaaaaaao,
Mostra a tua Raça, o Querer e Ambição!
Nós só queremos o Benfica Campeão!

25 de Abril... À Benfica

. 2 comentários
Ontem iniciámos o fim-de-semana que comemora o 25 de Abril, assim:



Agora queremos mais e ninguém pode ficar indiferente... ninguém pode ficar em casa.

As 15.00 em casa do Sporting de Espinho, uma vitória bastará para trazer o quarto título de voleibol para a Luz

Mais tarde, as 18.30 no Pavilhão Atlântico, os mais bravos guerreiros vão lutar para trazer para a Luz o título de campeão europeu de futsal, na luta pela conquista da UEFA Futsal Cup.

Pelo meio, enquanto vemos o Futsal, será impossível não termos os ouvidos no jogo da Figueira da Foz que começa às 18.00 e onde bastará o Braga perder pontos para arrancarmos todos em euforia para o Marquês de Pombal.

Fica o pedido do GB, se o fim de semana correr MESMO bem, era bonito ver as três equipas juntas no Marquês a festejar com os adeptos.

65 mil a gozarem a nossa equipa! (e o Benfiquismo do Juju)

. 2 comentários
Fiquei muito irritado com os 65 mil adeptos do SLBenfica que hoje encheram a Luz. Por amor de Deus!!! Corria a segunda parte do jogo quando o 3º piso começou e o resto do estádio acompanhou "Só mais um, só mais um".

Ora, todos sabemos que a comunhão entre os sócios, Jorge Jesus e a equipa é uma realidade. Sem hesitar, o nosso treinador esquematizou novamente mais um ataque que permitisse cumprir com o desejo dos adeptos e orientou a equipa rumo a mais um golo - o quinto golo!

Mas eis senão quando, depois deste golo, os mesmos adeptos iniciaram e alargaram a todo o estádio, novamente, "Só mais um, só mais um". Ora... todos sabemos que Jorge Jesus não admite estar sempre a mexer na equipa, se os sócios queriam 6 golos, têm que se habituar a cantar o "À meia duzia é mais barato" ou teriam cantado logo "Só mais dois". De outra forma, não há planeamento e manobra estratégica que resista. A equipa é rigorosa... os adeptos têm que se começar a habituar a ser também! Ou querem mais um... ou querem mais dois! Não vale é mentir e gozar com os nossos jogadores! ahahahahahahahahahahahah


Uns momentos antes, soube-se que o coração benfiquista de Jesualdo falou mais forte que a sua vontade de ser corrido do FCPorto em segundo lugar. O Juju fez questão de ser expulso para não ter que assistir no relvado do Dragão à festa do título do SLBenfica, pois sabe que corre o risco de... festejar também.

Outro que, pelos mesmos motivos estará ausente é Falcão! Já antecipando que ia iniciar o jogo já praticamente arredado da luta pelo troféu de melhor marcador, preferiu ficar em casa e "cavar" um amarelo que o excluísse do jogo. Aparentemente, farta-se de chorar no ombro da mulher que devia era ter vindo para o Benfica...


Eu, tal como o Jesus e ao contrário do Jesualdo, quero a vitória do Braga amanhã!!! Ser campeão amanhã não me dá jeito! Já tenho umas coisas marcadas e se não se importarem deixamos isso para a próxima semana...

... é que já tenho o bilhete para o jogo no campo do Ladrão - arranjado à borla, pois claro, dado que todos sabem que recuso pagar para ver jogos fora da Luz - e obviamente que não queria tirar brilho à viagem, porque será muito mais gira se pudermos ir para lá cantar "nós somos campeões" a partir dos 15 ou 20' da primeira parte, quando os azuis já estiverem a levar uma lá dentro. Ah! E desta vez façam-nos o favor de não meter o Nuno na baliza... é que o Amorim ficou com queixas no abdómen de tanto se rir do frango que ele deu para a Taça da Liga.

Para terminar, sobre o jogo de hoje... dizer apenas que nem foi preciso acelerar para meter uma mão cheia de golos na equipazinha reles do Jorge "Bichinho" Costa. Andámos em ritmo de passeio durante 90' e ainda deu tempo para andar a "servir" o hattrik de Cardozo (e poderia ter sido "Poker").

Uma palavra para o fiscal de linha que acompanhava o ataque do Benfica na primeira parte. Conseguiu em 5 ou 6 foras de jogo que assinalou, acertar apenas... NUM! Dass... é preciso ser muito bem pago para tamanha demonstração de vontade de cortar o jogo ao Benfica.

sábado, 24 de abril de 2010

O Poder, a Liga e a FPF

. 9 comentários
Sim... estou sempre de volta deste tema da Liga de Clubes, das eleições e de Fernando Gomes... e reparo que alguns benfiquistas, em prol de apoiar a decisão do Presidente apenas "porque sim", têm procurado justificar o injustificável:

Defesa 1 - O Presidente sabe o que faz, portanto eu concordo!

Defesa 2 - Não concordo, mas se o presidente diz que sabe o que está a fazer eu apoio!

Defesa 3 - É irrelevante apoiar Fernando Gomes porque a Liga vai ficar sem arbitragem e disciplina!

Defesa 4 - Fernando Gomes tem boa relação com Joaquim Oliveira (foi administrador de duas empresas dele) e vai beneficiar o Benfica nos direitos televisivos!

Defesa 5 - O Rui Alves é muito ligado ao Pinto da Costa e como não temos nenhum candidato credível, sobra apoiar o Fernando Gomes.


Bem, eu nem vou entrar pelas "Defesas" 1 e 2 porque se trata de sensibilidade pessoal. Eu sou incapaz de compreender atitudes dessas, pelo que não vou criticar ou tecer quaisquer comentários.

Quanto às "Defesas" 3, 4 e 5 a realidade é que não tem qualquer ponta de sentido! Em primeiro lugar, o que está em causa para o "Sistema" agora não é conquistar a Liga pelo seu poder, mas sim conquistar a Liga para poder CONTROLAR a transição (inevitável) do poder de arbitragem e disciplina para a FPF.

O "Sistema" neste momento tem 1/2 do processo controlado, ou seja, já têm controlado a FPF e nomeadamente o CJ (ultimo elemento de recurso disciplinar). Falta contudo garantir que a transição do poder será efectuada de modo a que possa ser o "Sistema" a nomear e/ou eleger os futuros "donos" da Arbitragem e Disciplina na FPF.

Não é, de todo, inocente que a FPF esteja fora da lei no que diz respeito ao novo regime jurídico das federações. A FPF manteve o compasso de espera na certeza que as eleições da Liga existiriam sempre no final desta época.

Não é, de todo, inocente a saída do Fernando Gomes, no timming que foi, da SAD do FCPorto, antecedendo a decisão posterior do CJ da FPF a desautorizar a Liga. Daí até fazer um enorme "show off" que levou à saída de Hermínio Loureiro, foi um pulinho. Já repararam que o FCPorto muito ameaçou com sanções à Liga e nada fez por isso????

O que está em causa, meus amigos, não é o poder que a Liga terá, mas sim o poder que a Liga tem que transitar para a FPF. É fundamental garantir a capacidade de controlar o processo de transição e a nomeação dos futuros donos da arbitragem e da disciplina... para os próximos 4 anos.

Quanto à outra questão dos direitos televisivos... bom, isso então é perfeitamente louco!!!! Se Fernando Gomes pretende chamar o processo a si, aumentando a competitividade de todos os clubes pequenos, adivinhem lá quem vai ficar penalizado????? O Benfica representa 80 a 90% das audiências em Portugal...

Basicamente, o que vai acontecer é que irão retirar ao Benfica a capacidade de negociar isoladamente e com isso maximizar o seu retorno financeiro, alegadamente... em prol do futebol português. Na prática o Benfica ganhará mais (não é dificil), mas objectivamente menos do que poderia ganhar.

Por fim, dizer que escolher Rui Alves era pior... por amor de Deus. Se não temos capacidade de iniciativa para apresentar um candidato com perfil e projecto credível, então não há como justificar que apoiemos alguém com o "curriculum" de Fernando Gomes.

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Ainda as eleições da Liga: Nem tudo o que parece, é!

. 5 comentários
Aos que têm comentado e enviado emails sobre as "intenções samaritanas" de Fernando Gomes, peço-vos que façam apenas um pequeno exercício de memória ao seu passado:

- Número 2 histórico (de sempre e para sempre) de Pinto da Costa no FCPorto
- Ex Administrador da Olivedesportos e da Cosmos - empresas de Joaquim Oliveira

Que melhor curriculum pode ter este homem para que se acredite que não está a ser encenada uma forma de controlar o Benfica?



FINAL da UEFA Futsal Cup

. Sem comentários
O Benfica qualificou-se hoje para uma histórica FINAL da UEFA Futsal Cup.
Domingo todos ao Pavilhão Atlântico para apoiar a equipa.

Meio Milhão de visitas

. 1 comentário
Celebro com os meus leitores as 500.000 visitas em pouco menos de dois anos e com algumas interrupções do blog pelo caminho, o que considero muitíssimo interessante.

O GB ocupa hoje o lugar 1744 no ranking dos sites mais visitados em Portugal. Obrigado!!!


Grande posição de JJ

. 4 comentários

Como sabem, antes de Liverpool e mesmo antes do jogo na Luz com Sporting, havia manifestado o meu desacordo com a posição do JJ no lançamento do jogo, dado que me parecia demasiado "suave" quando se pediu que fosse assertivo e imperativo. O resultado desses dois jogos, num deu em derrota e no outro deu numa primeira parte menos conseguida.

Se é certo que se cresce com as criticas, desde que construtivas, também é certo que temos que saber apoiar quando é motivo para tal. E Jorge Jesus esteve hoje implacável. Tanto no lançamento do jogo, como na reacção a Carlos Queiroz:

A propósito do jogo:
"Com maior ou menos dificuldade, temos de ganhar (...) O Olhanense é parecido com a Académica. Quando defronta as melhores equipas, consegue bons jogos e bons resultados" (...) Sabemos que vai ser difícil, mas queremos ganhar. A equipa tem uma convicção muito forte".

Sobre a convocatória para o Mundial, onde Carlos Queiroz não contou praticamente nunca com jogadores do Benfica para esse percurso, ainda que venha agora armar-se em parvo a tentar recolher os louros de algumas opções que são APENAS da responsabilidade de Jorge Jesus:
"Se estes jogadores não forem convocados, muita gente anda distraída".


Posição semelhante pedia-se a Luis Filipe Vieira a propósito das eleições para a Liga de Clubes. Podem vir com a conversa da "confiança no Presidente", mas eu não confio em absolutamente nenhuma decisão que conte com o papel interventivo de alguém intima e proactivamente ligado ao modelo vigente de corrupção no futebol português, como foi o caso de Fernando Gomes, nos últimos anos.

O que Luis Filipe Vieira está a fazer, mais não é do que fez Damásio há uns largos anos e que acabou na validação do actual (que devia estar extinto) Regime Jurídico das Federações... que basicamente permitiu ao FCPorto (via AFPorto) dominar todo o processo de decisão do futebol português (do CJ da FPF à Liga de Clubes).

Deviam ter aprendido a lição, será possível que não é estranho para Luis Filipe Vieira que os seguidores de Pinto da Costa (clubes como Setúbal, Belenenses, Olhanense, Académica, etc.) estejam com Fernando Gomes???? Então querem ver que andaram mais de 30 anos alinhados e agora lembraram-se "por artes mágicas" de ir contra ele????

O Benfica pode até voltar a ser campeão no próximo ano, estou seguro que a capacidade de Jorge Jesus em campo é muito superior ao impacto da acção de Pinto da Costa fora do campo... Mas temos mesmo necessidade de contribuir para "por no poleiro" quem deliberadamente nos quer prejudicar?

Não me venham com a merda dos argumentos da distribuição mais justa dos direitos televisivos e de que este Fernando Gomes é que vai descobrir a pólvora e acabar com o monopólio de Joaquim Oliveira, quando andou a coabitar com ele na estrutura accionista do FCPorto durante 10 anos.

Mas querem enganar quem? Eu já escrevi o meu ponto de vista por diversas vezes (link1; link2; link3; link4; link5; link6; link7; link8).

Estarei assim tão longe de uma realidade apenas ao alcance de Luis Filipe Vieira e de Bettencourt (esse que admira a gestão do FCPorto e com quem sempre esteve e estará alinhado)????

Liga de Clubes (Eleições): Eis o que eu temia

. 4 comentários
Fernando Gomes terá o apoio de Benfica e Sporting na sua candidatura à presidência da Liga, depois de um jantar com Vieira e Bettencourt, num hotel da capital, esta quinta-feira.

O presidente benfiquista, apesar de falar em nome próprio, garante que "de certeza que a nossa instituição vai apoiar", justificando: "os benfiquistas têm bastante confiança nas minhas decisões,(...) sei o que estamos a fazer, há que mudar o futebol, e de certeza que esta é a segunda fase da mudança do futebol".
in RTP Desporto

Já disse o que tinha a dizer sobre isto várias vezes (link1; link2; link3; link4; link5; link6; link7; link8). Estou absolutamente incrédulo com isto!!!! INACREDITÁVEL

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Do pavilhão para o relvado: A comunhão perfeita

. 4 comentários
Quem costuma acompanhar as modalidades de pavilhão do SLBenfica, e são muitos, sabe do que vos vou falar. A comunhão entre adeptos e jogadores/treinadores das modalidades do SLBenfica.

Para os que não têm gosto ou oportunidade de ir ver os jogos, passo a explicar:

No final de cada jogo, independentemente do resultado, os jogadores habitualmente permanecem ainda algum tempo no recinto de jogo (ou regressam depois de saírem) para alongamento e interacção com os adeptos. Há de tudo: Autógrafos, fotografias, conversas de ocasião, oportunidade para rever amigos, enfim... uma comunhão perfeita.

Resultado? Para muitos jogadores, alguns dos habituais adeptos das modalidades fazem já parte do jogo. Já sabem ver quando eles não estão, já sabem aquela palavra e aquele cumprimentos que vão receber... e até reconhecem eles os adeptos na rua.

Infelizmente, o futebol profissional tem outra "dimensão". Não é jogado num recinto coberto, o que deixa alguns momentos entregues ao acaso das condições climatéricas... e não tem propriamente uma capacidade de 3.000 pessoas e uma assistência corrente de 1000 a 2000 pessoas. Basicamente no futebol profissional a realidade é 6x maior.

Contudo, a admiração das crianças e adultos para com alguns (para não dizer todos) os jogadores é também bastante maior. Questionem-se, cada um de vós, se não destaca quando vê o Luisão, o David Luiz ou mesmo o Weldon, o Mantorras ou Filipe Menezes... O Roderick, até. As crianças idem. Um "olá" de um dos jogadores do SLBenfica é um "Euromilhões" para uma criança.

Há um jogador do Benfica que o sabe melhor que ninguém e em 80% dos jogos faz questão de comungar dessa "mística" e passar alguns minutos junto dos adeptos. Não é sempre no mesmo sítio, nem procura ninguém em especial.

É alguém que inclusivamente intervém junto das forças de segurança ou stewards (os tais adeptos para a FPF), sempre que estes consideram que os adeptos se estão a exceder no contacto com o jogadores.

Para o David Luiz, não há porque ser visto como um pedaço de cristal. É junto dos benfiquistas que ele se sente bem, é no meio de nós que ele está feliz... é ali que gosta de partilhar o resultado do esforço dos 90minutos.

É raro, para não dizer impossível, que alguma vez se recuse a um autografo, uma palavra, um gesto... Ao frio, ao sol ou à chuva, há sempre uns minutinhos para dedicar aos adeptos, que lhe retornam com admiração, devoção e apoio.

Até aqui nada de novo... o nosso menino David poderá até deixar-nos - tem perfil para ser capitão do Benfica durante muitos e muitos anos - o futebol é assim e ninguém o poderá censurar por se deixar seduzir por um futuro melhor, financeiramente. Sim, financeiramente, porque em termos de paixão pelo clube... o David será sempre um jogador do Benfica.

O que estas linhas me lembraram, vai direitinho para aquele grande estratega que no final dos jogos obrigava (agora começa a ser tradição) os jogadores a irem aplaudir/agradecer aos adeptos. Para Jorge Jesus:

Porque não incentivar a que haja mais comportamentos como os do David. Bem sei que devem ser espontâneos, mas também sem que não custa ajudar a mudar o hábito.

Imagine-se o que não passará a representar estar sentado numa cadeira do Piso 0 da Luz, se isso puder dizer que haverá uma grande possibilidade, quase certeza, de no final tirar uma foto, ter um autografo, receber um "olá" de um dos jogadores do plantel do Benfica. Não importa quem...

Bem sei que ao início isso será uma euforia, mas com o tempo passará a ser uma comunhão bonita entre jogadores e adeptos. Uma tradição que passará dos adeptos para os jogadores aquilo que de mais especial representa ser benfiquista.

Um momento que só no Benfica se poderá ver, porque só no Benfica há aquele sentimento especial que move alguns jogadores e todos os adeptos: A MÍSTICA!

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Transparência? Vamos lá falar de transparência...

. 3 comentários
Gostam todos de apontar o dedo da transparência ao Benfica...

Há uns tempos vieram com a história dos milhões gastos em jogadores, que dizem que têm uma proveniência duvidosa... E depois fazem o mesmo largando milhões e milhões em jogadores como Pongolle, Valeri, Matias Fernandez, Tomas Costa, Farias, Belluchi, Grimi, etc. quando o Benfica apontou a nomes que projectaram Portugal pela sua qualidade, como DiMaria, Javi Garcia, Ramires, Saviola, etc.

Depois lembraram-se de por em causa as arbitragens. Uma equipa que marca 70 golos em 27 jogos, sofre apenas 16 golos (melhor ataque e melhor defesa), passa um campeonato inteiro só com uma derrota (e da forma ardilosa como todos viram)... tem ajuda dos árbitros? Bom, nesse caso o que dizer as arbitragens do Braga e FCPorto?

Como se tudo isto não bastasse, além também das Cortinas de Fumo (link1; link2; link3; link4; link5; link6; link7; link8) que andam a ser levantadas para, sem sobressaltos, "plantar" na Liga Fernando Gomes e manter na FPF o Madaíl e assim continuar a garantir o pleno controlo dessas instituições...

... Agora ainda temos a "dança de cadeiras" a acontecer durante a parte final da época quando os clubes envolvidos lutam pelos mesmos objectivos:

» O Sporting contrata o treinador do adversário que o pode deixar fora da Liga Europa - Guimarães;

» Por sua vez, o Guimarães "anuncia" o sonho antigo de contratar o treinador que pode ainda ultrapassar o clube na classificação - Nacional.

» O Marítimo, na roda destes - há apenas três pontos a separá-los do Guimarães - anuncia já a saída de Van Der Gaag, porque é preciso garantir o "poleiro" para o Jorge Costa, de saída do Olhanense, mas que poderá também entrar na rota do Nacional.

» Para Olhão, encaminha-se já Augusto Inácio, que tem a sua equipa a um ponto do Marítimo, dois do Nacional e três do Guimarães (todos eles com os treinadores já anunciados como estando de saída). Esta equipa, que na próxima jornada é "actor principal" da luta pelo título pois recebe o Braga.

Ou seja, entre o quarto classificado e o sétimo estão 10 pontos e quatro equipas. Dessas, todas podem ainda ir (ou não) à Liga Europa, nas vaga disponível (juntamente com o FCPorto). Estas equipas, com a próxima época em disputa poderão entre si trocar de treinadores:

» Paulo Sérgio BENTO de Guimarães para Alvalade (parecendo óbvio que a luta pelo 4º lugar terminou ontem);

» Manuel Machado do Nacional para Guimarães, (parecendo óbvio que a luta pelo 5º lugar de acesso à Liga Europa terminou ontem)

» Carlos Carvalhal poderá avançar para o Nacional ou mesmo para Guimarães, com Inácio e Jorge Costa a serem também actores principais (enquanto treinadores alinhados e submissos do Sistema) nestas equações.

Curioso como quase todos estão a comprar o treinador que está atrás deles na classificação, não é? Não só mostra o poder podre do futebol, como ainda mostra BURRICE de ir buscar quem não foi capaz de ser melhor. Pelo menos nisso o Pinto da Costa vai ser mais esperto ao ir buscar o Domingos... ficou à frente.

Agora a minha pergunta é: Quando tudo isto se está a passar, porque será que alguém achou relevante levantar a poeira de que Luis Filipe Vieira e António Salvador haviam feito as pazes (sabendo-se do alinhamento integral de Salvador com o FCPorto) para criar uma noticia de Eduardo no SLBenfica?
Transparência? Querem mesmo falar de transparência? Então deixem de usar o Benfica como cortina de fumo para a VERGONHA que passa no futebol nacional.

O meu único lamento é a total ausência de atitude da Direcção do SLBenfica contra estas palhaçadas, escudando-se em silêncios surdos e comunicados inócuos.

Novas Escutas na BenficaTV (Programa "45 minutos")

. 2 comentários
SEM COMENTÁRIOS!


terça-feira, 20 de abril de 2010

Aleeeeeerta Totó!

. 3 comentários
Dado que este tipo é administrador de uma empresa de sondagens, vou começar exactamente por uma sondagem:

1. É estúpido!?
2. É burro!?
3. É atrasado mental?
3. É todas essas coisas?

Só aguentei cerca de 10 minutos a ver o Trio de Ataque na RTPN. Até estava minimamente aceitável de seguir, quando este atrasado mental começou a vomitar asneiras.

Desde tornar num escândalo a arbitragem de João Ferreira na Luz por causa de um pseudo-cartão vermelho - que já todos vimos que foi inexistente - passando por identificar penaltys evidentes quando o jogador do Setúbal ontem nem tocou no Matias Fernandez... até passar o tempo em provocações estúpidas e anormais contra o António Pedro Vasconcelos... houve tudo o que pode caracterizar alguém muuuuuito estúpido.

Eu diria que este gajo é o exemplo acabado do Sportinguista: Ainda que o seu clube esteja em deterioração evidente a todos os níveis (e mais alguns), o que interessa é disparar a torto e a direito contra o SLBenfica. O clube deles pode até acabar ou descer de divisão, mas o orgulho de apontar o dedo ao Benfica é que não pode ser posto em causa... A culpa será sempre do Benfica.

Alguém que consegue persistir em temas que o próprio clube já veio em comunicado "desculpar-se" pela precipitação, alguém que consegue passar o tempo a encontrar "bodes espiatórios" no SLBenfica para justificar os erros de gestão do seu próprio clube... bom, está tudo dito.

Em resposta ao "RESERVADO", os SuperDragões bloqueiam estrada

. 9 comentários

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Marquês de Pombal RESERVADO!

. 2 comentários
APAREÇAM, AS VAGAS SÃO ILIMITADAS


Mais uma "jogada de secretaria"

. 11 comentários
Não me dei ao trabalho de ver a estatística, mas arrisco dizer que em 70% dos jogos desta época, o SLBenfica terá jogado DEPOIS do SCBraga, como aliás aconteceu esta jornada. Curiosamente, entrando naquelas tradicionais três jornadas em que equipas que lutam pelos mesmo objectivos tinham antigamente que jogar no mesmo dia e hora, eis que... o Braga passa a jogar depois do Benfica.

Objectivamente, só vejo um motivo: Em caso de vitória do Benfica na Luz frente ao Olhanense, um potencial desaire do Braga na Figueira da Foz (Naval) não permitir aos benfiquistas festejar o titulo antecipado no Estádio da Luz.

Sabem que mais? De Deus quiser, seremos campeões NO DIA DA LIBERDADE, em celebração do que o futebol português precisa também: Uma revolução que nos permita libertar não da ditadura, como em 1974, mas deste Sistema Corrupto.

domingo, 18 de abril de 2010

Matematicamente... Pedroto às voltas no caixão!

. 6 comentários
E a três jornadas do fim... O FCPorto está matematicamente fora do título! Resta-nos, agora, cumprir o desejo de Pinto da Costa e dedicarmos o título ao José Maria Pedroto... o tal título que Pinto da Costa disse há dois dias que afinal já não era assim tão importante.

Sobre o jogo, o que dizer de um jogo que teria sido um passeio se o Carlos Xistra não tivesse feito das suas, por não anular o lance que deu o primeiro golo da Académica, visto que teve na sua origem um toque com a mão.

De resto, defensivamente, estivemos inapeláveis e, ainda que o resultado possa não o evidenciar, estivemos totalmente dominadores defensivamente, dado que ao longo de 90' nunca o Quim teve que se aplicar em qualquer defesa. Sofremos dois golos, em dois remates de longe (um deles tocou num defesa)...

No ataque, infelizmente estivemos hoje um pouco desconcentrados, com alguns passes falhados, mas contámos com a inspiração individual de DiMaria, Carlos Martins, Aimar e Weldon.

Uma nota final para corroborar das palavras finais de João Gabriel e Jorge Jesus: O Benfica esperava ter um estádio cheio de benfiquistas e os benfiquistas esperavam lotar o Estádio Cidade de Coimbra... mas infelizmente, conforme já tinhamos falado durante a semana, muitos clubes procuram apenas Enriquecer à custa do SLBenfica e vender o clube ao FCPorto, obrigando os benfiquistas a pagar bilhetes a 60 e 65€ para assistir a um jogo de futebol onde o adversário do Benfica nem sequer é capaz de obrigar o nosso guarda-redes a uma defesa em 90'.

Fiquei ainda muito feliz com o golo de Ruben Amorim, que como sempre fez questão de transpirar todo o seu benfiquismo naquele momento ao gritar bem alto "ISTO É O BENFICAAAA".

A "marca do campeão" diz que há 18 jogos que não perdemos para o campeonato, 70 golos marcados e apenas 16 sofridos, numa brilhante marca de 1/2 campeonato sem sofrer golos (15 jogos).

PS- É, para mim, de destacar ainda o tópico anterior: Lapidar... João Gobern (o anti-Sistema)

Lapidar... João Gobern (o anti-Sistema)

. 1 comentário
É um facto! Já não há jornalistas destes... e os que há estão silenciados atrás de funções menores e com pouca expressão jornalistica. São preferencialmente pouco lidos ou ouvidos porque simplesmente incomodam.

A Zona Mista da RTPN é um programa interessante. Obviamente, e talvez por ter João Gobern a por o "dedo na ferida" e a chamar os "bois pelos nomes" não pode dar a horas que seja muito visto. Dá às 23h de Sábado e repete ao Domingo às 11.15.

Esse programa é uma verdadeira apologia entre o serviçalismo inqualificável que é feito por Bruno Prata ao Sistema; e a postura sincera, honesta e politicamente incorrecta de João Gobern.

É interessante ver o moderador dessa rubrica da RTPN a dizer que a opinião de Bruno Prata (tal como a de João Gobern) é imparcial! LOL! Cada vez que o homem abre a boca, estende a passadeira ao Pinto da Costa, ao Porto e a todos os seus aliados.

Recomendo vivamente que atentem ao link acima e oiçam a "Zona Mista" onde, entre outras coisas, destaco dois temas
:

» Mais uma tentativa do Sistema e da RTP em promover Domingos Paciência enquanto um grande treinador, com imediata defesa dessa tese por Bruno Prata, mas como uma explicação tão simples, quanto honesta e verdadeira de João Gobern: Domingos Paciência só teve a época que teve, porque o antecederam Jesualdo e Jesus (especialmente), os reais "obreiros" da equipa e dos processos que a constituem.

Recordo a este propósito que no início da época, quando apareceram os desaires na Intertoto, o Domingos e o Presidente do Braga acusaram Jorge Jesus de ter sido quem havia feito a planificação e preparação da época, apontando-o como culpado pelo desaire.

Ora, se bem conhecemos JJ, em Março/Abril do ano passado a planificação estava mais que adiantada, e identificados os jogadores-alvo. Hugo Viana foi um deles, tal como o regresso de Luis Aguiar.

A resposta de João Gobern é não só oportuna, como muitíssimo adequada à verdade dos factos, ainda que Bruno Prata tenha tentado fazer a apologia do próximo treinador do FCPorto como sendo um José Mourinho dos tempos modernos. Enfim...

» O outro tema foi a contraposição entre a postura de Luis Filipe Vieira, que não quer que haja posturas triunfalistas no estádio do Dragão, por parte de adeptos ou jogadores, caso se dê a hipótese de festejarmos o título nesse campo; E a postura de Pinto da Costa que vem demonstrar um imenso mau perder ao sugerir que festejemos o título no Tunel do Marquês, continuando a branquear o festejo de Hulk, Sapunaru, Rodriguez, Fucile e Helton no tunel... da Luz, um festejo de KickBoxing.

Novamente, enquanto Bruno Prata tentou uma reles e infundada justificação para a as palavras do seu "patrão" e ao invés de elogiar a postura de Luis Filipe Vieira, procurou recordar expressões e posturas passadas... já João Gobern voltou a "por o dedo na ferida" e explorou a já falta de originalidade do Presidente portista, que aparentemente anda a usar as piadas de outros adeptos de "palas", como o Eduardo Barroso.

***

Também lapidar esteve desta vez Jorge Jesus no lançamento do jogo. Excelente o discurso, desta feito.

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Eleições para a Liga: Incrédulo

. 11 comentários
Podem até chamar-me de teimoso, mas não consigo MESMO ver a Lista de Fernando Gomes como uma lista séria, de gente séria, com objectivos sérios.

De acordo com uma notícia do DN (vale o que vale), "FC Porto, Braga e Nacional, que apoia o seu líder Rui Alves, são dos poucos clubes que não estão dispostos a votar no economista".

A mim ninguém me tira da cabeça que a candidatura de Rui Alves e de Fernando Gomes estão ambas orquestradas entre si. Rui Alves está para o Sistema, como Mário Soares esteve para as presidênciais. Ou seja, na minha opinião o Sistema pretendeu lançar Rui Alves para dissimular a posição de Fernando Gomes junto dos "clubes alinhados" (Braga e FCPorto), ao mesmo tempo que estes incentivavam os "clubes submissos" a alinhar nesse mesmo caminho.

Basta pensarem um bocadinho. Em Portugal só há três tipos de Clubes:

» O Benfica
» Os Clubes Alinhados (FCPorto e o parceiro volante que é lançado para complicar as contas ao Benfica - Já foi o Boavista, Nacional, o Guimarães e agora é o Braga).
» Os Clubes Submissos (que sobrevivem às custas das malas de dinheiro e empréstimos de jogadores, a troco do alinhamento com as decisões dos "Clubes Alinhados" e favorecimentos no campo)

Ora, sabendo nós que clubes como Académica, Setúbal, Marítimo, Naval, Olhanense, etc nunca votariam favoravelmente a uma lista que não recolhesse o agrado de Pinto da Costa e, por consequência, todo o sistema que envolve ainda Madaíl e Oliveira, é fácil de entender que estamos perante um esquema muito bem montado.

Cronologia dos factos:
» Fernando Gomes é um "histórico" das Antas, um homem da confiança de Pinto da Costa e, de alteta a dirigente, ocupa vários cargos no FCPorto;
» Fernando Gomes é apanhado nas escutas do Apito Dourado com António Araújo;
» Fernando Gomes estabelece, no tempo, uma relação de amizade com a SAD do Benfica através de Domingos Soares Oliveira;
» Fernando Gomes simula uma saída litigiosa com a SAD do FCPorto, alegadamente em desacordo com a política de investimentos financeiros, ainda que seja um dos administadores mais bem pagos;
» Fernando Gomes, após um período de silêncio, aparece para... Se candidatar à Liga de Clubes. De Pinto da Costa, ao invés do normal sarcasmo ou critica, recebe... o silêncio e uma pseudo-insignificância;
» Luis Filipe Vieira afirma em entrevista que considera Fernando Gomes "pessoa de grande valor";
» Rui Alves apresenta a sua candidatura, sem quaisquer apoios e recebe de Pinto da Costa fartos elogios em entrevista ao Jornal da Madeira.
» Começam a aparecer as noticias de que Fernando Gomes reune o apoio de todos os clubes (incluindo o Benfica), com destaque apenas para a ausência de apoio de Braga, FCPorto e Nacional.

Volto a recordar que é absolutamente impensável a hipótese esses "Clubes Submissos" votarem favoravelmente a uma lista que não recolhesse o agrado de Pinto da Costa, pois isso colocaria em causa a continuidade de um conjunto de situações que lhes vão permitindo sobreviver e manter-se nas divisões de futebol profissional.

Posto isto, parece-me muitíssimo provável que o SLBenfica esteja a cair na armadinha do Sistema caso opte efectivamente por apoiar Fernando Gomes que estará agora estrategicamente distanciado do Sistema e de Pinto da Costa, apenas para garantir a eleição e posteriormente fará o que tem que ser feito: BENEFICIAR OS CLUBES ALINHADOS E OS CLUBES SUBMISSOS!

Agora pensem nas próximas 4 épocas, tantas quanto duram os novos mandatos para a Liga e FPF (que também vai ter eleições):

» Liga » Controlada!
» FPF » Controlada!
(Com isso... Arbitragem e Disciplina » Controladas!)
» Luta pelo título: FCPorto
» Champions: Intromissão nas lutas dos lugares cimeiros » Braga e Nacional

Ora, é tão fácil entender que o que está por detrás do fantoche do Rui Alves é garantir-lhe o acesso às provas europeias de forma sustentada e constante para assim aumentar o orçamento e lhe permitir contratar mais jogadores do Fundo Giorgio/Salvadinho.

Portanto, para os próximos quatro anos temos o FCPorto a ser levado ao colo para os títulos e o Braga e Nacional a garantirem, também levados ao colo, que o Benfica não volta a tocar na Champions.

DEIXEMO-NOS ANDAR! Ao fim ao cabo contentamo-nos com pouco e este campeonato já vai alimentar muito benfiquista durante mais uns 5 ou 6 anos... e assim vamos andando, cantando e rindo.

Coloquem-se no lugar dos "homens do Sistema"! Quantos de vós não prefeririam que o Benfica fosse mesmo campeão este ano, para assim deixar os benfiquistas entreterem-se com o título enquanto é montado um plano digno de ser chamado de "Cavalo de Troia do Sistema"????

Desportivamente confio a 100% na actual estrutura liderada por Jorge Jesus (há factores de melhoria, mas onde não há?). Mas pergunta que deixo é... o que aconteceria, a titulo nacional, se tivessemos arte e engenho para combater estas "falcatruas de secretaria"?

Eu digo-vos, FCPorto, Braga e Nacional seriam reduzidos aquilo que realmente são: Clubes de expressão regional.

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Eu SHOW David Luiz

. 1 comentário
Numa crónica para o blog Futebol Deporto Rei, eu escrevi assim "David Luiz nunca por menos de 30 a 35M€ (trata-se de um dos melhores centrais europeus da actualidade e recordo que Pepe, da forma como todos sabemos, saiu por 30M€)". O jornal Record afirma hoje que a SAD não negociará abaixo dos 30M€, o que me parece adequadíssimo.

Na análise do derby escrevi: "QUE JOGADOR, MEU DEUS! (...) ele hoje esteve absolutamente gigante, brilhante. A primeira parte menos feliz da equipa, pela segunda vez consecutiva para o campeonato, foi colmatada por uma brilhante exibição de um jogador notável em termos de qualidade, determinação, confiança e bravura. Se houver coragem, David Luiz receberá claramente hoje uma das melhores notas de sempre pelos comentadores e paineleiros dos jornais desportivos. BRILHANTE! Na primeira parte foi um jogador inexcedível a dobrar os companheiros que estavam menos bem."



No derby deu um show brilhante que alguém já transportou para video e que abaixo disponibilizamos. Para os mais entendidos, e sabendo nós de como a Sportinvest actua nestes casos, pedia que libertassem o video noutra plataforma que não seja passível de ser bloqueada pela Sportinvest pois este video merece ser visto e revisto vezes sem conta.

E é mesmo isso que penso deste absoluto fenómeno que chegou à Luz desconhecido com Vieira, José Veiga e Bertolucci a conduzirem o processo. Rapidamente demonstrou o seu valor com uma excelente "entrada a frio" em Paris frente ao PSG... e daí em diante foi só crescer.

Como sabem não sou favorável a que estes "investimentos de empresários" se tornem regra ou proliferem no plantel aos magotes. Mas ainda assim, os exemplos que chegaram por Bertolucci, empresário em muito ligado a Vieira, não podem até ver ser ignorados: Luisão, David Luiz e Ramires (importante não repetir episódios como: Patric ou Shaffer). Em todos eles, o Benfica ganhou excelentes jogadores e poderá fazer muito dinheiro de lucro.

O ideal, como eu defendi há uns meses, é que todos os anos possamos receber um jogador neste enquadramento de parceria, em que o empresário suporta uma parte do investimento e o jogador muito acima da média nos chega em condições de outra forma impossíveis (valores tipicamente inferiores a 5M€ de custo real para o Benfica, dado que os demais 2,5 a 3M€ são suportados pelos empresários). O compromisso que temos que assumir é do possibilitar a venda do jogador quando atingir um patamar de valorização significativo, ou em alternativa, adquirir a parte do investimento dos empresários como fizemos com o Luisão.

Sobre isto, recordo que Bertolucci receberá 20% do valor da transferência de David Luiz, ou seja, cerca de 6M€.

Ainda sobre o clássico, deixo-vos este video também interessante:

ranking