O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

quinta-feira, 29 de abril de 2010

O de sempre... e para sempre!

. Sem comentários
A notícia do Maisfutebol sobre a afluência às bilheteiras para o último jogo da época não me surpreende. Contudo, faz-me recordar um passado, não muito distante, do último título do SLBenfica, há cinco épocas.

Corria a época de 2005/05 e sob o comando de Trapattoni, o meu lugar cativo era pouco mais acompanhado no início de época do que por umas 15 a 20.000 pessoas por jogo. 1/3 do Estádio tinha público e o restante ficava às moscas. Dava, na altura, para ouvir os suspiros de cada benfiquista por não haver mais do que um ou dois golos por jogo e pela postura de "já que não ganhas... não percas" que Trapattoni incutiu na equipa.

Curiosamente, no final da época, com o título a ser possível, os últimos 3 ou 4 jogos na Luz eram repletos de adeptos, mas ainda assim poucas as vezes que se excederam as 45.000 pessoas... 55.000 no final mesmo.

É o chamado "grito do Ipiranga do adepto de poltrona". O tal adepto que responde ao inquérito aos sócios que hoje recebi do SLBenfica por email com um 10 na questão de se o jogo ou a importância do mesmo é decisiva na opção de ir ou não ao Estádio. Confesso-vos que não sou desses adeptos, como sabem. Não me lembro da última época em que, podendo, não fui à Luz em cada jogo.

Boa medida e boa prática do Clube, que já vem de longa data, a de abrir apenas a aquisição de bilhetes a sócios e só apenas se estes não esgotarem o estádio, poderem abrir a não sócios. É um incentivo à filiação no SLBenfica, ao "estatuto do sócio". Ao mesmo tempo, quem quiser evitar tudo isto e estar ao lado da equipa em todos os momentos, tem mais é que anualmente comprar o RedPass (cliquem no link para mais informações sobre as condições).

Tudo isto, acontece quando Jorge Jesus se prepara para entrar na história do SLBenfica. Depois dos golos, da pontuação, do baixo número de golos sofridos, da qualidade de jogo, etc... eis que Jorge Jesus se prepara para entrar na história como um dos poucos treinadores que no mesmo ano bateu o FCPorto por três vezes em três jogos.

Bem sei que nem todos os treinadores tiveram essa oportunidade, dado que alguns apenas tiveram os normais dois jogos e outros não perderam nunca contra o FCPorto, mesmo em época diferentes.

Mas obviamente que a rivalidade está aí, roça até o estatuto de "inimigos" (algo que não consigo compreender) e todos temos o nosso papel nesse "filme". A realidade é que ter vencido 2 em 3 jogos é já uma excelente demonstração de superioridade do SLBenfica face a uma equipa que é apelidada de elevada qualidade e bla bla bla outras coisas que tais.

Quando falo em fazer o "pleno", reforço que temos necessidade de GANHAR no Estádio do Dragão. Não que seja essencial para o título, dado que o empate é suficiente, mas depois da vitória na Luz sobre o Sporting e Porto...falta apenas (mais uma) demonstração de qualidade para quebrar o que se tornou um mito jornalístico: O Benfica não ganha no Dragão.

O que espero de Jorge Jesus, mais do que a conversa do título - da qual considero que tem sido muito hábil a fugir - é que apresente no Sábado um discurso absolutamente positivo, dominador e ambicioso. Não chega jogar, não chega de todo empatar e pode até nem chegar ganhar...é preciso mostrar no Dragão porque somos primeiros.

Não dando ao FCPorto e aos jogos do Dragão maior importância que aquela que efectivamente tem - 3 pontos - todos sabemos que nos últimos anos (pelos motivos corruptos que conhecemos) a rivalidade entre um clube indissociavelmente regional e um clube de dimensão supra-nacional cresceu de forma muito efectiva.

Tudo isto perde sentido se, como em outras épocas, a vitória de pouco servir. Mas quando se está em primeiro... é absolutamente crítico poder estar no Dragão e MOSTRAR porque estamos em primeiro... porque vencemos na regularidade... e no confronto directo.

Por tudo isto, na próxima segunda-feira estarei de férias para que me seja possível ter todo o tempo do Mundo para celebrar o 32º título de Campeão Nacional pelo SLBenfica. Não haverá Liga de Clubes ou adversários que me impeçam, pois estou absolutamente convicto que, no Dragão, não quereremos apenas ser campeões ou, jogar apenas mais um jogo, mas sim ir à casa do rival mostrar a nossa dimensão... a dimensão das nossas vitórias.

Quanto ao árbitro do jogo, é aquele que ficou (ainda mais) famoso com o golo que entrou uns 30cms num Benfica x Porto e foi... anulado. E também, obviamente, pelos seus dotes musicais:


Ainda sobre o árbitro, fica o meu feeling que interessa ao FCPorto que tudo corra pela normalidade e que o Benfica ganhe o caneco rapidamente... pois o que interessa mesmo é preparar os próximos 4 anos e para isso já contrataram o ponta de lança Fernando Gomes.

Haver agora arbitragens polémicas que favoreçam o FCPorto ou confusões que entrem na agenda e levantem pontas soltas, não interessa nada para o momento actual e só serviria para activar o radar de algumas pessoas para certas manobras de bastidores.

Para terminar, não posso deixar de registar o interesse da PGR em que as escutas saiam do Youtube. Andam numa roda viva para que fique esquecido para todo o sempre o que se passa, e pelos vistos interessa que continue a passar, no futebol português.

0

Enviar um comentário

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking