O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Eleições para a Liga: Incrédulo

. 11 comentários
Podem até chamar-me de teimoso, mas não consigo MESMO ver a Lista de Fernando Gomes como uma lista séria, de gente séria, com objectivos sérios.

De acordo com uma notícia do DN (vale o que vale), "FC Porto, Braga e Nacional, que apoia o seu líder Rui Alves, são dos poucos clubes que não estão dispostos a votar no economista".

A mim ninguém me tira da cabeça que a candidatura de Rui Alves e de Fernando Gomes estão ambas orquestradas entre si. Rui Alves está para o Sistema, como Mário Soares esteve para as presidênciais. Ou seja, na minha opinião o Sistema pretendeu lançar Rui Alves para dissimular a posição de Fernando Gomes junto dos "clubes alinhados" (Braga e FCPorto), ao mesmo tempo que estes incentivavam os "clubes submissos" a alinhar nesse mesmo caminho.

Basta pensarem um bocadinho. Em Portugal só há três tipos de Clubes:

» O Benfica
» Os Clubes Alinhados (FCPorto e o parceiro volante que é lançado para complicar as contas ao Benfica - Já foi o Boavista, Nacional, o Guimarães e agora é o Braga).
» Os Clubes Submissos (que sobrevivem às custas das malas de dinheiro e empréstimos de jogadores, a troco do alinhamento com as decisões dos "Clubes Alinhados" e favorecimentos no campo)

Ora, sabendo nós que clubes como Académica, Setúbal, Marítimo, Naval, Olhanense, etc nunca votariam favoravelmente a uma lista que não recolhesse o agrado de Pinto da Costa e, por consequência, todo o sistema que envolve ainda Madaíl e Oliveira, é fácil de entender que estamos perante um esquema muito bem montado.

Cronologia dos factos:
» Fernando Gomes é um "histórico" das Antas, um homem da confiança de Pinto da Costa e, de alteta a dirigente, ocupa vários cargos no FCPorto;
» Fernando Gomes é apanhado nas escutas do Apito Dourado com António Araújo;
» Fernando Gomes estabelece, no tempo, uma relação de amizade com a SAD do Benfica através de Domingos Soares Oliveira;
» Fernando Gomes simula uma saída litigiosa com a SAD do FCPorto, alegadamente em desacordo com a política de investimentos financeiros, ainda que seja um dos administadores mais bem pagos;
» Fernando Gomes, após um período de silêncio, aparece para... Se candidatar à Liga de Clubes. De Pinto da Costa, ao invés do normal sarcasmo ou critica, recebe... o silêncio e uma pseudo-insignificância;
» Luis Filipe Vieira afirma em entrevista que considera Fernando Gomes "pessoa de grande valor";
» Rui Alves apresenta a sua candidatura, sem quaisquer apoios e recebe de Pinto da Costa fartos elogios em entrevista ao Jornal da Madeira.
» Começam a aparecer as noticias de que Fernando Gomes reune o apoio de todos os clubes (incluindo o Benfica), com destaque apenas para a ausência de apoio de Braga, FCPorto e Nacional.

Volto a recordar que é absolutamente impensável a hipótese esses "Clubes Submissos" votarem favoravelmente a uma lista que não recolhesse o agrado de Pinto da Costa, pois isso colocaria em causa a continuidade de um conjunto de situações que lhes vão permitindo sobreviver e manter-se nas divisões de futebol profissional.

Posto isto, parece-me muitíssimo provável que o SLBenfica esteja a cair na armadinha do Sistema caso opte efectivamente por apoiar Fernando Gomes que estará agora estrategicamente distanciado do Sistema e de Pinto da Costa, apenas para garantir a eleição e posteriormente fará o que tem que ser feito: BENEFICIAR OS CLUBES ALINHADOS E OS CLUBES SUBMISSOS!

Agora pensem nas próximas 4 épocas, tantas quanto duram os novos mandatos para a Liga e FPF (que também vai ter eleições):

» Liga » Controlada!
» FPF » Controlada!
(Com isso... Arbitragem e Disciplina » Controladas!)
» Luta pelo título: FCPorto
» Champions: Intromissão nas lutas dos lugares cimeiros » Braga e Nacional

Ora, é tão fácil entender que o que está por detrás do fantoche do Rui Alves é garantir-lhe o acesso às provas europeias de forma sustentada e constante para assim aumentar o orçamento e lhe permitir contratar mais jogadores do Fundo Giorgio/Salvadinho.

Portanto, para os próximos quatro anos temos o FCPorto a ser levado ao colo para os títulos e o Braga e Nacional a garantirem, também levados ao colo, que o Benfica não volta a tocar na Champions.

DEIXEMO-NOS ANDAR! Ao fim ao cabo contentamo-nos com pouco e este campeonato já vai alimentar muito benfiquista durante mais uns 5 ou 6 anos... e assim vamos andando, cantando e rindo.

Coloquem-se no lugar dos "homens do Sistema"! Quantos de vós não prefeririam que o Benfica fosse mesmo campeão este ano, para assim deixar os benfiquistas entreterem-se com o título enquanto é montado um plano digno de ser chamado de "Cavalo de Troia do Sistema"????

Desportivamente confio a 100% na actual estrutura liderada por Jorge Jesus (há factores de melhoria, mas onde não há?). Mas pergunta que deixo é... o que aconteceria, a titulo nacional, se tivessemos arte e engenho para combater estas "falcatruas de secretaria"?

Eu digo-vos, FCPorto, Braga e Nacional seriam reduzidos aquilo que realmente são: Clubes de expressão regional.
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

11 comentários

  1. Caro GB, concordo com o teu raciocínio. Aliás já falámos disso. Acho bem que continues batendo nesta tecla pois pode ser que alguém do Benfica te leia.

    ResponderEliminar
  2. Rui Alves é apenas um figurante nesta peça que, espero bem, não acabe em tragédia. Apenas está ali para desviar atenções do verdadeiro candidato do FCP que é, obviamente, Fernando Gomes.
    A saída deste da SAD portista foi mera encenação, mas de tão má qualidade que não dá para acreditar que alguém no seu perfeito juízo ache que saiu em conflito.
    Não é preciso ler muitas fábulas de Esopo para identificar um lobo.

    ResponderEliminar
  3. Não tenho a menor dúvida que tens toda a razão.

    ResponderEliminar
  4. Plenamente de acordo.
    Sobre estes temas sou um leitor(e admirador) atento. Continua nessa linha de raciocinios para deleite de quem te lê.

    Sobre a Liga o nosso ENORME não pode fazer rigorosamente nada. São 32 os clubes a votar e, tirando por agora o Guimarães, o Corrupto tem-nos a todos na mão.

    ResponderEliminar
  5. Acho muito jogo de cintura sem ser necessário... Os corruptos já têm os clubes na mão, por isso é só dizerem quem apoiam que vai tudo atrás...

    ResponderEliminar
  6. ACREDITO QUE TUDO ISTO SEJA VERDADE
    MAS ISTO É A PARTE FÁCIL
    QUE É APONTAR O PROBLEMA

    O DIFICIL É APONTAR SOLUÇÕES
    QUE OLHANDO À COLIGAÇÃO DE INTERESSES
    QUE BEM EVIDENCIA
    NÃO SE VÊ BEM COMO ULTRAPASSAR
    ASSIM DE REPENTE

    OU ARRANJAMOS UMA LISTA NOSSA E PERDEMOS
    OU NÃO APOIAMOS NINGUEM

    GOSTARIA DE SABER QUAIS AS SUAS PROPOSTAS

    BENFIQUISTA DO CORAÇÃO

    ResponderEliminar
  7. Vermelhusco17/4/10 10:03

    Infelizmente (porque uma tramoia destas e horrivel e so mesmo neste Pais) concordo contigo.
    No entanto, e complicado o Benfica fazer alguma coisa. Ha que esperar pela mudanca dos estatutos na FPF e nas proximas eleicoes da FPF tentar meter la alguem que nao prejudique o Benfica.

    O proximo ano vai ser muito complicado.

    ResponderEliminar
  8. Tudo o que aqui descreveste é infelizmente verdade mas gostaria de saber em tua opinião o que poderia o benfica fazer? que candidato poderia o benfica apoiar? estara alguem credivel e bem intencionado disponivel para ir para a liga de clubes para ser atacada e difamada?
    Cumprimentos
    Paulo socio do glorioso SLB
    PS: O futebol portugues é um lodo...se não fosse o meu amor ao Benfica deixava de ir á bola...alias só vou ao estadio da luz não sustento chulos...

    ResponderEliminar
  9. Acho que tem razão no que diz, mas o Benfica só muda este estado de coisas vencendo dentro do campo e tirando o poder, ou dinheiro, da sporttv. neste momento, há pouco que o nosso clube possa fazer. os clubes, como diz bem, estão controlados e isso só vai mudar com o Benfica campeão muitas vezes. Na minha opinião, se voltarmos a estar bem dentro do campo, como esta época, não vai demorar muito tempo até que o sistema caia naturalmente.

    ResponderEliminar
  10. É uma loucura no jogo Braga-Leixoes não dá uma unica repetição de situações duvidosas a favor do Leixoes.
    Filha da P... do sistema Oliveiradesportos

    André Silves

    ResponderEliminar
  11. Vermelhusco17/4/10 23:54

    De facto, acabar com tal sistema e extremamente ccomplicado... Ha que continuar a ganhar para comecar a abrir brechas no Sistema.
    Se os corruptos voltarem a demonstrar esta fraqueza para o ano, muitos dos submissos e alinhados vao comecar a tentar tirar vantagem disso (como o Braga ja faz este ano). E vai criar muitas divisoes.

    Claro que o proximo ano vai ser ainda mais dificil que este, pois sou da opiniao que este ano o Porto subestimou grosseiramente a qualidade do Benfica e foi apanhado de surpresa. Para o ano nao teremos essa vantagem.

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking