O Novo Blog Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. email: novogeracaobenfica@gmail.com


sexta-feira, 7 de outubro de 2016

Cancelo e Bernardo titulares da seleção!

Avatar
 ●  41 comentários  ● 
Vender dois talentos desta dimensão por 15M€/cada teria sido gestão danosa, Sr. Presidente.... porém quando à frente da equipa técnica tem um labrego que não os quer usar porque lhes falta "nascer dez vezes", vender estes dois jogadores sem um minuto jogado por 15M€/cada... é apenas conter o estrago.

Quim Machado no Belem... seis pontos sei pra quem

Avatar
 ●  15 comentários  ● 
Limpinho... o Quim Machado é metido no Belem pelo pastilhas. Seis pontos em caixa!

Vamos falar do SL Benfica? Eleições.

Avatar
 ●  124 comentários  ● 
As eleições no Sport Lisboa e Benfica foram marcadas.

Mais uma vez, o ato eleitoral que deveria ser considerado como acontecimento fundamental na vida do clube é tratado como se tratasse de um empecilho.

Só assim se explica que se marque a data de 27 de Outubro, uma quinta-feira. Um dia útil, a meio da semana. Há interesse na participação massiva dos benfiquistas? Não me parece.

Mas a falta de respeito pela solenidade do momento eleitoral e pela possibilidade de todos os benfiquistas poderem participar vai mais longe.

É alvo de propaganda constante a informatização das Casas do Benfica e a sua ligação umbilical com o clube. Dá para tudo, menos para votar.

Isto porque de mais de 100 Casas espalhadas pelo país, só QUATRO é que estarão a funcionar para que os sócios possam votar! Vila Nova de Famalicão, Évora e Faro.
 
Ou seja, benfiquistas para votar que não estejam nas imediações destas Casas ou do Estádio, ou se dispõem a fazer dezenas ou centenas de kms para votar(gastando dezenas de euros em deslocações) e num dia de trabalho, ou então não poderão exprimir o seu direito como sócios.

Apenas aos sócios das Ilhas e estrangeiro é que é estendida a possibilidade de votar via internet.

Isto não é novo mas em vez de ao menos se disfarçar o azedume pela participação dos sócios na vida do clube, cada vez mais se dificulta essa participação sem qualquer pudor.

Já agora, que país democrático utiliza o voto electrónico para um ato de eleição? Não conheço nenhum.

Fico a aguardar que me expliquem os méritos de marcar uma eleição para meio da semana e com as restrições ao voto que estão bem à vista.

Provavelmente, sou eu que estou a exagerar pois tenho "ódio pessoal" a quem decide isto até porque é evidente que isto facilita a vida aos benfiquistas. 

quinta-feira, 6 de outubro de 2016

A discussão não é (nem pode ser) se antes tínhamos Bananas e agora temos Laranjas na TV

Avatar
 ●  39 comentários  ● 
Num dia em que se discutiu um tema importante a atual na vida do clube, e julgo até ser louvável que haja discórdia e se possa tomar contacto com diversas opiniões válidas, há um ponto que para mim é importante voltar a frisar, porque julgo ser absolutamente essencial...

Ah e tal que eu escrevi um texto esta manhã, com alguns a concordarem e outros a discordarem, o habitual...

Mas depois noto que a grande maioria dos que discordam vêm com o argumento do: “E como é que era no tempo do Pôncio e do Guilherme Aguiar?” E “se nós somos atacados temos de responder!” E “uma coisa é a posição oficial do clube e outra é o que se diz nos programas televisivos”, E o “dantes é que era, quando tínhamos uns bananas a defender o Benfica neste tipo de programas” tudo argumentos, e este é o meu ponto, para justificar uma estratégia de comunicação do Benfica, que para muitos, não sendo ideal se torna agora justificada (e defendida) em função dos argumentos mencionados acima.

Ora bem, mas este é o ponto FULCRAL de toda a discussão!

O ponto é precisamente muitos Benfiquistas acharem que o que o Benfica faz nesses programas televisivos, com gente que representa o Benfica institucionalmente ou tem emprego e recebe ordenado dentro do Estádio da Luz, se tornou justificado e necessário em função de X ou Y;

O ponto é precisamente aqueles que antes consideravam errada a prestação do Pôncio e do Aguiar acharem agora correta uma posição igual ou parecida do Pedro Guerra por exemplo, apenas e só porque se trata do Benfica!

O título do meu texto desta manhã, e é importante lembrar era: “Quem tem Pedro Guerra não pode fazer-se vítima de coisa nenhuma!

E de facto não pode, e 99% dos comentários, mesmo dos que APARENTEMENTE discordam do texto desta manhã, vão de encontro a essa ideia!

No fundo, todos concluem que o Benfica faz aquilo que precisa de fazer, que faz porque os outros fazem, que faz porque os outros lhe obrigam a fazer, que faz porque não pode ficar calado, que faz porque para calar essa gente tem de se descer ao mesmo nível, que faz porque passou a ser acertado ou preciso fazer, quando, noutros tempos, feito por outros (e pelos motivos dos outros) já era errado fazer ou já era o Sistema a funcionar!

Ou seja, de uma forma clara, o Benfica também faz! O Benfica também contribui para o clima, o Benfica também insinua e condiciona, o Benfica também escolhe responder a provocações no mesmo tom e alimentar o mesmo circo... O Benfica, em suma, está bem longe de, em relação a este tema, se poder considerar AGORA vítima do quer que seja! Era esse o ponto fulcral do texto!

O Benfica faz igual, independentemente dos motivos!

E para aqueles que agora queiram vir com o ah e tal que o problema é a aversão ao Pedro Guerra, eu quero voltar a repetir que não é!

O meu ponto desde há anos (sim, é de há anos, não é de agora) é esses papéis miseráveis em muitos desses programas televisivos serem exercidos por gente de DENTRO do Benfica... Esse é que é para mim o problema... Isso é aquilo de que não gosto!

E não vale virem agora e mais uma vez com o argumento de que "estás a confundir aquilo que são comunicados oficiais do clube com aquilo que se passa em programas de debate desportivo", até porque, de facto, é facílimo confundir e é o próprio Benfica a facilitar essa confusão!

Porque a ideia que passa, e qualquer pessoa inteligente e capaz de ser isenta por cinco minutos será capaz de perceber, é que é facílimo para qualquer adversário ter a ideia (mesmo que errada), que a Direção do Benfica prefere ficar calada e transparecer uma certa moralidade que não tem, porque coloca os seus cães de fila a fazer o trabalho sujo por si nos programas de TV sob a capa de uma suposta independência opinativa que de facto não têm! Essa é a lenha que todas as semanas damos aos adversários e uma capa que nos é dificílimo despir, mesmo que aquilo que LFV diz hoje no comunicado até seja verdade!

Esse é que é o PORMAIOR que se sobrepõe (NA MINHA OPINIÂO, CLARO ESTÁ) a qualquer outro argumento que se possa ter!

O Benfica oficial e o de ficção confundem-se, porque em alguns casos é representado pelos mesmos "artistas"!

A minha opinião em relação a Pedro Guerra por exemplo, seria muitíssimo diferente SE ESTE NÃO FOSSE o Diretor de Conteúdos da Benfica TV... Se fosse apenas um indivíduo que sempre que o ouço a debitar aquilo que para mim possam ser alarvidades (nem sempre claro está, e também diz muita coisa em que me revejo), não tivesse de confundir com a posição oficial do meu clube!

O argumento não é nem pode ser o que o Sporting faz ou nos obriga a fazer! O argumento não é nem pode ser se dantes tínhamos Bananas e agora temos laranjas na TV!

O problema é o Benfica, manifestamente, não conseguir fazer face a este problema lançado contra nós de Alvalade de forma mais elevada sem passar por farinha do mesmo saco, e farinha pior na minha opinião por fazê-lo com gente que se senta em cadeiras de couro todos os dias no Estádio da Luz e que leva para os programas documentos que saíram da sua fotocopiadora e dos seus arquivos!

Isso é o que está em discussão, pelo menos para mim!

Fazemos igual ou parecido? Fazemos! (Independentemente dos motivos que nos levam a fazê-lo)

Então se fazemos igual, das duas uma: Ou continuamos a fazer mas sem nos fazermos de vítimas nem reclamarmos uma falsa moralidade que não temos!

Ou então comunicados não chegam, é preciso mudar a atitude e a estratégia e sermos mais inteligentes!

Essa é a dúvida que será esclarecida nos próximos dias!


É apenas ódio pessoal...

Avatar
 ●  33 comentários  ● 

O que move o Shadows no tópico anterior chama-se "ódio pessoal" contra Pedro Guerra. É precisamente isso que o impede de ver o que foi esclarecedoramente explicado pelo BenficaEagle em Comunicado Oficial da Direção de Comunicação SLB.

Lamento que o Shadows não sabia distinguir o seu distanciamento face à postura de Pedro Guerra e aproximação da posição de Rui Gomes da Silva, do que foi escrito no Comunicado oficial do SLBenfica.

Os comentadores dos programas televisivos são PAGOS pelas respetivas estações de televisão para desempenharem a (triste) figura que fazem todas as semanas nos canais televisivos.



Rui Gomes da Silva representa o Benfica, não representa lá o Benfica nem a sua firma de Advogados, da mesma forma que Manuel Serrão não representa nenhuma das suas atividades de profissional liberal associados ao mundo da moda, nem Rui Oliveira e Costa representa a Eurosondagem... tudo pelo mesmo motivo que Pedro Guerra não representa o Benfica, nem o Miguel Guedes dos Blind Zero.

Cada um está lá como assalariado do canal onde faz figuras pouco elogiáveis em prol do que se tornou clubite absurda e sem sentido ao invés de programas de conversa e discussão sobre futebol, infelizmente só ao nível de programas onde, entre outros, participa Carlos Daniel. É pena, mas é o que temos.

Confundir Pedro Guerra ou Rui Gomes da Silva, ou mesmo André Ventura com o Benfica, é ódio pessoal. Só isso. 

Se cada um dos "paineleiros" procura junto dos seus clubes ter acesso a informação e meios para tentar fazer figura de mais tonto entre os tontos... isso é já a forma como cada um faz o que tem para fazer. Se o Blog NovoGeraçãoBenfica ligar para o Sport Lisboa e Benfica a pedir informações para aqui escrevermos, se não forem confidenciais, também nos dão. Nunca as pedimos!

Agora... confundir tudo isto com a triste figura do minion do Saraiva, do Presidente... da claque ou dos inúmeras páginas oficiais, repito, oficiais do Clube a instigar ao ódio e mal dizer... é apenas ódio pessoal.

Não sei o que move o Shadows contra essas pessoas. Admito, porque o tenho como inteligente e idóneo, que seja a dificuldade em se rever no comportamento deles. Eu percebo... mas daí até não saber respeitar a existência de pessoas que vivem de forma diferente da nossa... e arrastar o Benfica para essa conversa... é apenas ódio pessoal

O Comunicado do Benfica (E MUITÍSSIMO BEM) "separou o trigo do joio". Mostrou o que é uma estrutura profissional, séria e honesta. Tudo o resto... é apenas ódio pessoal, o tal que o Presidente pediu que deixemos de lado face aos rivais, mas no que respeita ao Shadows, o Presidente esqueceu-se de dizer para não direcionarem o ódio aos outros benfiquistas que têm uma postura diferente da dele. 

Comunicado esclarecedor. A confusão vai continuar.

Avatar
 ●  37 comentários  ● 
Surpreendentemente ou não, a Comunicação do SL Benfica veio a público lançar um comunicado que desdiz o que o presidente tinha afirmado no dia anterior quanto ao apelo lançado aos comentadores benfiquistas presentes na TV.

Ora se a BTV é considerada(e bem) um canal oficial de comunicação do clube, então o director de conteúdos da BTV será responsável por, pelo menos, parte da comunicação do clube.

Quando o comunicado considera que quem está no painéis televisivos o faz apenas na condição de adepto e/ou simpatizante do Glorioso, também está correcto nessa caracterização, excepto no caso do execrável Guerra.

Não pode a “Comunicação” do Benfica vir dizer que a BTV é um canal oficial de comunicação do clube e depois considerar o Director de Conteúdos desse canal um adepto/simpatizante sem ligações à Direcção ou à Comunicação do clube! Até porque foi o próprio presidente do Benfica a escolher Guerra para o cargo que exerce na BTV.

E afinal ainda hoje o mesmo Guerra veio a terreiro tornar a falar nos outros, nas dívidas, nos perdões de dívida, etc, etc. Então afinal Vieira é escutado ou não pelo seu núcleo mais próximo?

O mesmo se aplica a André Ventura, que na ânsia de obter destaque, está a colar-se ao Guerra achando com isso que marca pontos no universo benfiquista. Nada mais errado! Nem o comentador da CMTV pode achar que num dia é o promotor da recandidatura de Vieira e no outro nada tem a ver nem o podem ligar à direcção do clube ou ao seu presidente.

Mas então Rui Gomes da Silva não está também nesse grupo de adeptos/simpatizantes? Na minha opinião não.

Rui Gomes da Silva está no painel do “O Dia Seguinte” há muitos anos. E não exerce qualquer cargo executivo no Benfica desde a sua saída da SAD. É vice-presidente apenas de nome e com papel de representação formal do clube em algumas ocasiões institucionais. Não participa nem decide nada no clube.

Muitas foram as vezes que assumiu opiniões contrárias aquilo que Vieira decidia ou queria decidir no Benfica.

Foi dos poucos que assumiu não apreciar Jorge Jesus enquanto o treinador ainda estava no Benfica, assumiu claramente que nunca renovaria o contrato com a Olivedesportos mesmo quando eram públicas as negociações de Vieira com Oliveira, e até se mostrou contra o chamado “aburguesamento” das estruturas do clube o que lhe custou ataques pessoais vindos dessas mesmas estruturas. 

Está livre de acusação quanto a declarações polémicas ou que passam alguns limites? Não está. Mas são a excepção e não a regra embora devesse ter mais cautela com declarações por vezes infelizes que profere. Mas não passa as semanas a levar resmas de papel para a tv com relatos sobre o que se passa nos adversários. Podem não apreciar o seu estilo mas nada tem a ver com paus mandados.

Rui Gomes da Silva não precisa de advogados de defesa, mas a maldade de quem o quer misturar com a escumalha que povoa os painéis dos programas de “debate desportivo” é óbvia e tem o objectivo de o substituir por algum banana tipo Cervan, o que dá muito mais jeito a quem “comunica” dentro do Benfica.

O comunicado relembra no seu último ponto o apelo do presidente Vieira. Como escrevi no primeiro post do dia, restava saber se seria sinceridade ou hipocrisia.

Este comunicado esclarece que tudo vai continuar na mesma. Depois venham apontar o dedo aos outros…

Nota: O Benfica Eagle, e bem, frisou no post anterior que ao contrário de outros e outras, a diversidade e liberdade de opinião neste blogue faz com que não tenhamos quaisquer ligações ao clube a não ser as de coração. E são apenas essas e a nossa consciência que nos faz manter dia após dia um blogue apenas por amor ao clube. Daí que todos os dias sejam dezenas de comentários eliminados com insultos e ameaças. É para o lado que dormimos melhor embora fiquem registados para memória futura.

Sei que faz confusão a muita gente que tenhamos na barra lateral links para outros blogues não-benfiquistas. Pois é em nome dessa mesma diversidade e liberdade que lá estão e continuarão. Todos ganhamos em ler e opinar com os adversários. Também ganhamos quando expomos as mentiras que se escrevem sobre o Benfica. Mas não contem com o NGB para ser voz oficial de ninguém nem eco de uma estratégia de comunicação com palas. 

Até porque com o mal dos outros clubes, dormimos nós muito bem.

Quem tem Pedro Guerra não pode fazer-se vítima de coisa nenhuma

Avatar
 ●  87 comentários  ● 
Guerra, uma ova!

Para que fique claro, no futebol não há guerras, pelo menos para a grande(ÍSSIMA) maioria dos adeptos.

Essa guerra de que alguns agora falam e que outros promovem, são meia dúzia de fanáticos entretidos, que viram nos programas de debate desportivo que inundam as TV´s todos os dias uma extensão do próprio desporto, uma espécie de campeonato de quem debita as melhores bojardas, dentro do verdadeiro campeonato dos golos...

Não menos importante, viram nisso também um tacho, um emprego principescamente pago, uma autêntica Universidade do típico desenrascanço tuga e da arruaça!

Felizmente também, à GRANDíSSIMA maioria dos adeptos, sejam eles de que clube forem, apenas o campeonato dos golos interessa, apenas o campeonato que se joga às quartas-feiras e aos Domingos os move, sendo capazes até, imagine-se, de viver o seu clubismo com fervor e paixão sem comprar um único jornal desportivo nem assistir a nenhum desses programas de debate da bola, essas novelas tóxicas da vida real que se alimentam das tricas, das calúnias e das mentiras!

Sim, imagine-se, existe gente capaz de viver o seu clube de forma saudável!

Inventar uma guerra no desporto é de quem não sabe o que é o desporto... Quando se falam em guerras entre países, o objetivo é aniquilar o outro país; quando se fala em guerras religiosas o objetivo é aniquilar a outra religião; quando se fala em guerras raciais o objetivo é extinguir a outra raça...

E quem anda nestas guerras é movido por ódio cego e seguramente não anda a beber cafés com aqueles com quem trava guerras e supostamente quer matar!

No desporto não, e é preciso perceber a diferença para se perceber que esta tal “guerra” que agora querem inventar, simplesmente não existe... São meia dúzia de fanáticos, torno a repetir, sem qualquer capacidade mobilizadora de arrastar para esta guerra qualquer pessoas inteligente!

Nunca passarão de meia dúzia de arruaceiros à pedrada e a espancarem-se num sítio qualquer, a matar o tempo porque a vida os atraiçoou em muitíssimas outras vertentes!

Porque o Benfica não é nada sem Sporting ou FCPorto, e isso tem de ficar claro... Ninguém quer (nem pode) aniquilar ou fazer desaparecer ninguém! A grandÍSSIMA maioria de adeptos convive bem com qualquer adepto de outra cor, são amigos, família, vão à bola juntos, e o que retiram da bola é o orgulho momentâneo e a oportunidade de lançar uns piropos ao outro! Às quartas e aos Domingos, repito, porque no resto dos dias têm vida própria e outros hábitos e outros gostos saudáveis com que entreter o tempo!

Agora, levar o desporto para a guerra por causa dos Guerras ou dos Inácios?! Dos Saraivas e dos Gabriéis?! Dos Pinas e dos Ruis Gomes?! A sério que é isso que me querem dizer?! Mas quem é essa gente senhores?! A quem interessa assim tanto aquilo que dizem?!

Alguém pode dizer em sua plena consciência que alguém vence essas guerras verbais?! Todos perdem, essa é que é a verdade! Todos perdem, por knock out! Começando logo por aqueles que ainda perdem tempo a assistir ao que por lá se diz! Porque é de facto deplorável aquilo que alguns (sim, os nossos também) fazem todos os dias, e àquilo que no fim de tudo ainda têm a lata de chamar de programa desportivo! A sério?! Desporto?! Aquilo?!

E sim, já aqui falei do Pedro Guerra uma vez e do quanto me repugna vê-lo de quando em vez debitar bojardas às Segundas-Feiras (sim, volta e meia também perco tempo com ele!)

Mas a sério?! A sério que querem criticar os Saraivas e os Pinas e os Inácios, e dizer que vamos para a guerra por causa destes, quando nós temos um Guerra?!

Um Guerra que cria o alinhamento dos programas em que participa;

Um Guerra que fala por cima dos outros;

Um Guerra que diz sempre que tem “informação que...” mas que depois nunca prova nada e deixa tudo no ar;

Um Guerra que só fala do Sporting;

Um Guerra que só fala do Jesus;

Um Guerra que só fala que o Octávio vai sair e nunca há meio de sair;

Um Guerra que só compara o ordenado do Coates e do Semedo para criar guerras e mau estar;

A sério?! Vamos para a guerra baseado em quê?! Por nos acharmos hoje vítimas de uma guerra em que também participamos, e na qual fizemos questão de também lá colocar as nossas melhores armas na arte de debitar bojardas desde o primeiro dia, e sempre em sintonia com uma mensagem pública que aos clubes interessa passar?!

Poupem-me a esta hipocrisia Senhores, porque a verdade nua e crua, é que somos tão culpados como todos os outros!

E onde é que fica a bola no meio disto tudo? Ah sim, a bola, de repente chega o Domingo e percebemos que afinal até é de bola que se trata!

Será que estas tricas entram no balneário e afetam coisa alguma?! Claro que não! Ou alguém acredita que esta gente milionária que treina e dá chutes na bola perde um minuto do seu tempo sequer a assistir a esses programas de merda televisiva, quando a maioria nem português fala?!

Quem é que quer saber dos facebooks e dos Saraivas e dos Guerras e dos comunicados da Juve Leo?! É a tal meia dúzia, repito, a tal meia dúzia que faz das tricas o fio condutor dos seus dias e que depois quer chamar à guerra de guerra desportiva, para recrutar soldados que se estão pura e simplesmente marimbando para isto tudo e que tudo que esperam é pelos golos para poderem festejar aos Domingos!

Como diz e muito bem o Shadows no seu último post, se LFV acordou ontem para esta realidade, ainda bem que acordou! Tarde, mas mais vale tarde que nunca! Mas que não aproveite a ocasião, apenas porque agora se fartou, para se vitimizar e fazer de coitadinho como se o clima que se vive não tenha nada a ver com ele! Como se não tenha sido sequer o Benfica o pioneiro (espero não estar enganado aqui) de colocar nestes programas javardos, gente com cargos dentro do próprio clube, gente que trabalha dentro do Estádio da Luz e que simplesmente não tem liberdade para discordar de qualquer posição directiva!

Ou será que já se esqueceu, por exemplo, da história das SMS que o nosso Departamento de Comunicação lançou e nunca provou?! São só os outros a lançar mentiras?!


Ah pois!   

ranking