O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

sexta-feira, 28 de outubro de 2016

Vieira: o presidente que precisamos em 2016.

. 62 comentários
Sim, sou eu que estou a afirmar isto.

Tenho várias razões para pensar assim:

- Resultados desportivos: o último mandato foi inegavelmente um sucesso quer a nível do futebol quer a nível das modalidades. Um tricampeonato é algo que a grande maioria dos benfiquistas ainda não tinha vivido.

- Modelo organizacional: o Benfica tem hoje uma organização tipo empresarial que é eficaz a servir o clube e o seu modelo de governação baseado em Luis Filipe Vieira e Domingos Soares de Oliveira. A criação das estruturas de apoio administrativo bem como toda a estrutura montada no Seixal têm dado frutos em vários campos de atuação do clube.

- Projecção da marca Benfica: hoje o clube tira maior proveito da potencialidade da marca Benfica e internacionalmente recuperou alguma da visibilidade que teve até princípio dos anos 90, altura em que disputou em 3 anos 2 finais da Taça dos Campeões(hoje Liga dos Campeões).

- Casas do Benfica: é inegável o serviço prestado pelas Casas do Benfica por todo o mundo. A aposta na criação de novas Casas do clube bem como a uniformização de imagem e informatização das mesmas foram aspectos inovadores entre os clubes portugueses e permite uma maior ligação entre associados, adeptos e clube, não importa em que parte do mundo estejam.

- Estruturas do futebol português: com alguns percalços devido à relação de proximidade com Pinto da Costa, Vieira tem sabido proteger o clube de mal maiores quanto à influência permanente que a AF Porto e os portistas ligados à direcção do FCP têm tentado colocar na arbitragem. Só assim foi possível conseguir 3 campeonatos seguidos e remeter o FCP para o lugar secundário a que pertence.

Estes são os motivos pelos quais acho que Luis Filipe Vieira é mesmo o presidente que precisamos para este momento da vida do clube.

Mas quer isto dizer que mudei de ideias quanto a Vieira ou ao resto? Não.

Continuo a achar que:

- Vieira não cumpre o que os estatutos exigem para ser candidato sequer a presidente, citados na quinta-feira pelo próprio sobrea aplicação dos mesmos a possíveis alternativas ou sucessores, o que torna o clube numa ditadura tipo Venezuela em que tudo se exige aos adversários mas nada se aplica aos que estão no poder.

- A escolha para a direcção de “zeros” tipo Cervan ou antigos opositores que apenas pretendem promoção à custa do clube são uma imagem de marca de Vieira. A sua limitação nas relações com os grandes clubes europeus em que nem umas linhas de inglês arranha e ainda cai em situações embaraçosas como aquela que envolveu as bocas ao director do Man United.

- A gestão financeira do clube, baseada no aumento sucessivo da dívida, é perigosa e cada vez mais preocupante. Quantos países e empresas não estão em processos de resgate ou reestruturação dolorosos por terem passado anos a praticarem essa política baseada em emissão/aumento da sua dívida?

A forma como LFV e DSO “generosamente” abdicam de fatias das receitas do clube em nome de operações de antecipação de valores e com empresas obscuras como a XXIII Capital Limited, como o clube parece estar prisioneiro da teia Doyen/clubes associados e o facto de ter abdicado do projecto da BTV para devolver à Sporttv o monopólio nacional do futebol. O acordo com a NOS já se viu estar longe de ser o melhor para o SLB.

- A vergonha que foi o caso da “porta 18” em que alguém da confiança total de Vieira utilizou o clube, suas instalações e uma viatura cedida ao mesmo para negócios ilícitos sob a protecção da carta branca que funcionários sabiam ter por parte do presidente para “se mexer” dentro do clube. Por muito menos se demitem ministros.

- O retomar de relações amistosas com Pinto da Costa e o FC Porto são uma mácula impossível de apagar. Ter acordado pessoalmente(e em privado) com Pinto da Costa a escolha de Luis Duque para depois ser ultrapassado com a colocação do “sem espinha” Proença ou o apoio sucessivo a figuras ligadas ao Apito Dourado como Fernando Gomes ao invés de promover pessoal independentes e/ou ligadas ao Benfica são factos difíceis de aceitar.

- A utilização da estrutura administrativa do Benfica para dar lugares “compensatórios” como agradecimento por serviços/favores prestados como no caso da filha do responsável do departamento de sócios, no caso da irmã do director de informação da TVI, e tantos outros como até o já citado motorista do caso “porta 18” que de repente foi promovido a director. Fernando Tavares dizia em 2012 que Vieira era dono do clube. É o que parece.

- A criação de uma estrutura de propaganda que utiliza a BTV e alguns dos comentadores adeptos do clube para ecoar um discurso alinhado e pouco respeitoso para com as raízes e história democráticas do Sport Lisboa e Benfica.

- O afastamento dos sócios da vida do clube com reflexo na tomada de posse mais pobre das últimas décadas. Bancadas e plateia despidas de gente, falta de paixão e entusiasmo por um momento marcante no clube como é o acto eleitoral. Uma imagem fiel do que são também as AG’s.

Eu sou do tempo em que “uma casa” na Luz com 70 mil pessoas era encarada como fraca devido à lotação de 120 mil pessoas e à grandeza do clube. Hoje “uma casa” de 50 mil pessoas é encarada como uma coisa do outro mundo pela propaganda.    

Estes são alguns dos motivos porque não apoio Vieira e porque entre o “deve e o haver” penso que o saldo dos 15 anos em que está no clube ainda está longe de ser positivo.

No entanto, como principiei por dizer, Vieira é nesta altura o presidente que o Benfica precisa. 

Terá nas promessas que tem repetido o machado sobre o seu pescoço, em especial quanto ao passivo.

Espero que traga mais sucesso ao futebol com o contínuo regresso ao bom nome europeu que o Benfica granjeou durante décadas, que continue a valorizar os jovens do Seixal e que eles possam ter espaço na equipa principal, que finalmente se veja o Benfica a reduzir a sua dívida, a ampliar o alcance da marca Benfica no Oriente(China em especial) sem esquecer as Américas.

A bem do Sport Lisboa e Benfica.
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

62 comentários

  1. Respostas
    1. De se tirar o chapéu! Grande post. Parabéns pela lucidez de raciocínio. Seria fantástico que neste mandato se conseguisse maior transparência nalguns aspectos relacionados com as transferências de jogadores, que em muitos casos indiciam negociatas. A grandeza do Glorioso nao se coaduna com isso, nem preciso disso para obter o sucesso. Vencer é o nosso apelido!
      Carrega Benfica!!!

      Eliminar
  2. Entendi a tua linha de raciocínio, apesar de não me rever em algumas delas, aceito como válida e respeitável a tua análise.

    ResponderEliminar
  3. Pronto. Agora vamos deixar o Vieira em paz, e levar o foco para dentro do campo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito atentos, mas sim.

      Eliminar
    2. Exacto!!!
      Temos tudo para fazer história!
      Tetra este ano, será a machadada final nos pequenos clubes que se acham grandes!
      E a continuar desta forma, com calma, chegamos ao penta, HEXA e HEPTA!!!
      Somos grandes!... Minto... Somos SLB! Os maiores, caralh*!!!!!!!
      Queira Vieira e restante equipa, e isto está aí, ao virar da esquina!!!!

      Eliminar
    3. Tens o Pizzi, por exemplo para te focar. Que craque, não?

      Eliminar
    4. jorgen, não exageres...! :)

      Sergey, temos uma oportunidade única de decepar a corrupção que domina o FCP e cortar as pernas a um treinador sobrevalorizado que matou muitas vezes as ambições do SLB e a um presidente índio que em vez de querer contribuir para melhorar o futebol prefere puxá-lo ainda mais para a sarjeta.

      Eliminar
  4. O monte de merda, tu queres é continuar com um presidente que trafulha tudo e todos , e consegue reunir na sua lista de honra, todo o tipo de gente que lhe garante impunidade...
    Não passam de corruptos protegidos por um regime com tentáculos para alem do imaginável...
    És poetanto um FDP que gosta de vebcer atropelando, todas as regras e valires éticos...
    E mais seu FDP; tudo tem um fim, e podes ter a certeza, que vão pagar pie todo o mal que andam a fazer ao
    futebol, e tu tb não vais escapar grande FDP...
    Não quero que publiques isto seu cão, basta-me que leias, e medites no
    que eu te digo...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cala-te palhaço andrarto
      !!

      Eliminar
    2. Coitado, já começa a ver a vida a andar para trás.

      Eliminar
    3. Águia Preocupada28/10/16 17:22

      Se és benfiquista, o que duvido, sê respeitoso e combate a opinião dos outros com a tua opinião formada e bem argumentada. O que tu aqui expuseste, é abaixo do razoável. É mesmo abaixo de lixo que é o que tu és!

      Eliminar
    4. Pelos erros ortográficos vê-se mesmo que te estavas a espumar.

      Eliminar
    5. ... meu cão... o que me ri :)

      André Jesus

      Eliminar
    6. O que é que a EDP, os canídeos e os "valires éticos" significam na tua prosa??
      Anónimo - és tu Nuno GRANIZO (Saraiva)?

      Eliminar
    7. Um pobre de espírito em total harmonia consigo próprio!

      THERN

      Eliminar
  5. Ao estilo Gato Fedurento:

    Gostas do Vieira, não, mas é bom presidente, sim;
    Vais votar nele, não, mas queres que os outros votem, sim;
    Fez coisas mal, fez, mas mesmo assim serve, serve;
    Ganhamos bastante, ganhamos, mas gostas dele, não...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não. É ao estilo benfiquista de gema.

      Eliminar
    2. Então... perdoado.

      Eliminar
    3. Ahahaha o melhor comentário nesta pagina INTEIRA.

      Descreve perfeitamente o Shadows neste assunto. Ou seja, uma anedota sem qualquer racionalidade.

      Eliminar
  6. Apoiante scp28/10/16 15:40

    Perfeito! Parabéns ao Bruno de Carvalho! Surpreendeu-me com a "inteligência" do uma no cravo e outra na ferradura! Sem dúvida alta tecnologia ao serviço da demagogia e especulação pura! Muito bom...

    ResponderEliminar
  7. vejam quem esteve na tomada de posse de Luís Filipe Vieira..Humberto Coelho, vice-presidente da FPF (deve ter o pelouro relacionado com o Benfica), Presidente Tribunal Arbitral do Desporto ( órgão que decidirá o caso "Vouchers"), Presidente da APAF (pois claro) e João Loureiro, Presidente do Boavista... Por que será?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Talvez porque o SLB é o maior clube de Portugal, uma das maiores instituições do país, e um colosso de nível mundial no âmbito desportivo. Talvez só por isso...

      Um sócio do SLB

      Eliminar
    2. Até me esqueci de comentar essa do João Loureiro...o que esse trafulha estava lá a fazer?

      Eliminar
    3. Águia Preocupada28/10/16 17:28

      Porque estava lá essa gente toda? Olha, porque o Benfica é um clube Nacional, Internacional e sabe o que são as relações públicas!
      Na inauguração dos estádios, inclusive da Luz, não esteviveram Durão Barroso à altura primeiro ministro e Jorge Sampaio, Presidente da República?! Será que todos os presentes gostavam destes dois? Olha o Barroso levou uma assobiadela monumental... Mas foram recebidos no cararote. como mandam as regras!
      Não sejas palhaço e imbecil. Essa argumentação é isso que demonstra!

      Eliminar
    4. Então comenta Shadows. Tens uma quota para artigos que podes escrever, é? :)
      Força nisso.

      Eliminar
    5. Águia preocupada, estás a gozar certo? João Loureiro?! O gajo que com seu pai inquinou as arbitragens e assim conseguiu um título de campeão para o Boavista? Não brinques!

      Filipe, quota ilimitada como todos no blogue! :) Segunda feira teremos novidades sobre...Gaia.

      Eliminar
  8. Começou mais uma temporada de Narcos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso é na bafureira ó lagarrto cabeçudo. O gordo falências no seu R5 a cair de podre.

      Eliminar
  9. Percebo o teu ponto de vista, Shadows e partilho muitas das tuas ideias. E já há alguns dias que tomei a decisão de durante o próximo (este) mandato não voltar a falar de Vieira. Odeio a personagem e os que o rodeiam. Mas também acho que Vieira deve continuar e cumprir as promessas feitas. Se reduzir o passivo e se mantiver a liderança no futebol cá estarei no final deste mandato para o elogiar. Mas, promessas de Vieira...no fim veremos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso mesmo, F.L.. Não deixarei de criticar o que me parecer criticável mas perderei menos tempo com ele. O que acho ficou claro. Abraço

      Eliminar
  10. Wow Shadows, surpreendeste-me com este post! Muito bem. Subscrevo esta posição, já tendo descoberto há uns tempos que não há só preto e branco, também há muito cinzento...

    E vamos ao que interessa: o jogo de hoje!

    O meu onze seria:

    Ederson
    Nélson Semedo, Lindelof, Jardel e Grimaldo
    Fejsa
    Pizzi, André Horta e Cervi
    Gonçalo Guedes e Mitroglou

    Mas acho que vão jogar Luisão e Salvio, em vez de Jardel e André Horta, com o Pizzi a 8 e o Lindelof no lado esquerdo...

    Fundamental ganhar antes de ir a casa do Fruta Corrupção Pancadaria!

    Carrega Benfica!

    Benfiquista Primário

    ResponderEliminar
  11. Águia Preocupada28/10/16 17:46

    Olha Shadows, gostei de ler a tua (permite-me que te trate por tu)exposição.
    Compreendo o que expuseste, mas, partilhando da enumeração de coisas boas e más, não partilho da ideia de que Vieira é o presidente que precisamos neste momento. Sê-lo-á, talvez apenas porque: "Quem comeu a carne, tem que roer os ossos!" E este ditado a propósito da dívida colossal que é ele e apenas ele que tem que resolver!
    Mas, quero contribuir para o debate, juntando aos teus argumentos mais algumas situações que se prendem essencialmente com o clube e os sócios.
    Jamais perdoarei a este personagem, a antecipação de eleições ("por motivos de estratégia"!)!
    Jamais aceitarei o envolvimento de gente afecta a outros clubes como funcionários superiores, porque esses manobra ele bem porque não sentem o clube!
    Jamais esquecerei que foi ele o único presidente a mandar os sócios para o c###lho! Imagine-se o Presidente da República a fazer isso aos portugueses!!!
    Jamais pactuarei com todos os atropelos perpetrados à democracia que sempre foi uma bandeira do clube!

    Sim, reconheço que o clube está mais moderno, mais organizado, mais reconhecido, mais internacionalizado. Mas também é verdade que isto tudo foi a custo de muitos milhões que estão por pagar!
    E Portugal também está muito mais moderno, mais evoluído, mais reconhecido, mais internacional! Sinais dos tempos! Exigência dos tempos!
    Portanto Vieira, não fez mais que a sua obrigação! Se o Benfica ganhou alguma coisa, Vieira também ganhou muito!
    E não me agrada, que o Benfica crie e alimente eucaliptos que tudo seca!


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Quem comeu a carne, tem que roer os ossos!" - isto mesmo.

      Escreves muito do que penso mas agora ele terá este mandato para finalmente fazer diferente. Se não o fizer....

      Eliminar
  12. Shadows, desta vez tiro-te o chapéu. Normalmente és tu que me tiras... mas do sério. Está na hora de todos juntos fazermos força pelo 36. Mas tens razão, há coisas sobre as quais devemos manter o olho, até para bem do nosso Benfica.

    André Jesus

    ResponderEliminar
  13. Prioridade: Baixar Passivo.
    Concordo em 91,53% ;)
    MM

    ResponderEliminar
  14. fiquei a espera da vossa lista,para poder votar. aqui escondidos com pseudonimos, na minha terra chama-se cagaco, cobardia, maricoides. Fazem melhor? avancem e este era o momento.

    Aguia Vermelha

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem que escreveste em nome próprio! :)

      Eliminar
  15. Precisamos e do Jonas a jogar e de mais misseis do GG.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então hoje não há insultos? Estás doente?

      Eliminar
  16. Portanto, o Vieira é bom desportivamente, financeiramente, logisticamente e empresarialmente. Mas não gostas dele. É o Presidente que o Benfica precisa porque é o unico que se candidata. As coisas que focas negativas são apenas fait-divers, nada factual. "Não gosto deste. Não gosto daquele. Escandalos em que nunca o nome do LFV aparece. Amizades destes ou daqueles". Enfim fait-divers. O essencial? Só coisas positivas. Mas como "benfiquista de gema" não gostas de ver um clube de novo a ser o topo do desporto em Portugal.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nada factual?! Oh Ruizinho.....! Limpa as lentes, sff...

      Eliminar
  17. Eh pah estou estupefacto!!! :D :D :D Nunca pensei ler isto!!! Ele ofereceu-te algum lugar na estrutura???? Eheheheh.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ofereceu sim. Vou ficar a substituir uma pequena viga na estrutura do estacionamento. :) Abraço!

      Eliminar
  18. Não concordando a 100% com tudo o que escreves, parabéns Shadows. Conseguiste fazer um post com o pragmatismo que te tem faltado até aqui.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Henrique. Vamos ver o futuro. :)

      Eliminar
    2. Eu que sou tão crítico do shadows tenho de reconhecer a lucidez do post. O Benfica de hoje não tem nada a haver do que era no pós Vale e Azevedo. E isso é mérito do Vieira e da sua equipa, que soube rodear-se de bons profissionais e ter open mind. Mas que não nos torne acéfalos. Nem tudo ao mar nem tudo à terra. Parabéns shadows!!!

      Eliminar
  19. É natural que não se goste, o fcp em onze anos de Vieira ganhou 9 (NOVE!) campeonatos. Ou melhor, o Benfica ganhou 2 em 11.

    Isto é factual, é uma miséria pegada. Nunca um presidente da história do Benfica teve tantos anos sem ganhar nada.

    O passivo é pouco mais do que uma desgraça, e a limitação de anos para candidatura à presidência é estranha. Entre outras coisas, como a equiparação dos votos das casas mais recentes ao estatuto dos sócios mais antigos.

    O facto do Benfica dominar hoje não apaga os 11 anos anteriores, que foram muito, mas mesmo muito fraquinhos.

    Se o Benfica vai conseguir voltar a dominar o futebol português, como no passado, é algo que está por descobrir, coisa que um tri campeonato nada diz.

    Isto é, para mim é imperdoável regressar aos tempos anteriores de um título a cada 3-4 anos. Veremos.

    ResponderEliminar
  20. Perfeito. sou capaz de roubar

    ResponderEliminar
  21. Se alguma vez houve razão para votar Vieira, foi agora... e no entanto, não sendo de Lisboa, razões de natureza profissional permitiram-me estar em Lisboa e fiz um pequeno esforço para ir votar... em branco.

    Repito, este mandato de Vieira foi bastante bom. Podia ser melhor, claro, mas desportivamente foi muito bom. O profissionalismo e competência da estrutura do Benfica são comprovadas pelo sucesso desportivo em múltiplas modalidades mas, mais do que isso, pela visão estratégica revelada. Vieira tem melhorado com o passar dos anos e não tem medo de arriscar, como prova a decisão que se tem revelado mais do que acertada, de deixar que JJ levasse o ego para outro lado e se tivesse contratado alguém capaz de potenciar a qualidade que sai do Seixal. Foi uma decisão corajosa, arriscada, que era mais fácil não ter sido tomada. Há, no Benfica, portanto, visão, estratégia, capacidade para a implementar e coragem.

    É por tudo isto que acho que Vieira não precisa de alguns tiques e algumas medidas que fazem empalidecer um pouco a evolução que foi capaz de liderar, no Benfica. A alteração estatutária de que tanto se fala é, talvez, a maior nódoa. Essa conta, para mim, tal como conta alguma falta de transparência em outras situações, como os negócios com o Atletico de Madrid. Por outro lado, gosto pouco de situações de unanimismo. Daí o voto em branco, nesta altura, mas tranquilo, porque me parece que o Benfica tem um rumo desportivo claro e sólido e em termos financeiros, tem condições para tornar nem mais sólida a sua situação.

    Vieira não precisou dos meus votos e eu usei-os como forma de dizer que sim, que a liderança foi eficaz, mas que pode ser melhor e pode, mesmo, construir um Benfica dominador, não só em termos desportivos e financeiros, mas também o pode fazer à altura das tradições democráticas e dos valores do clube. Pode não valer nada para mais ninguém, mas conta para mim e para a forma como vivo o Benfica.

    ResponderEliminar
  22. GB, gamaste a pass ao Sombras? :)

    Abraço pah e responde aos SMS

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking