O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

quinta-feira, 20 de outubro de 2016

O peso em espectadores.

. 30 comentários
Os três «grandes» estão a levar mais espectadores aos seus estádios esta época e a inflacionar os números gerais das assistências. Essa é a principal tendência após as sete primeiras jornadas da Liga, que está de volta a partir desta sexta-feira, depois de três semanas de paragem. Na II Liga o fenómeno Famalicão continua, com números melhores que várias equipas do campeonato principal. 

O Sporting lidera os números totais de espectadores, com 178.363 contra 167.169 do Benfica e 107.525 do FC Porto, sendo que tem mais um jogo em casa nesta altura que os principais rivais e também foi o único que já recebeu um jogo grande, o clássico com o FC Porto da 3ª jornada.

Em termos de média de assistências vai na frente o Benfica, sendo que ambos os rivais de Lisboa estão bastante acima dos dragões, tal como já aconteceu na época passada. De acordo com os números oficiais da Liga de clubes e contabilizando apenas o campeonato, o Benfica apresenta nesta altura uma média de 55.723 espectadores nos três jogos que já recebeu, para uma taxa de ocupação do Estádio da Luz de 86,20 por cento. O Sporting tem em média 44.591 espectadores e uma taxa de ocupação de 89.09 por cento em Alvalade. A média do FC Porto é de 35.842, para 71,64 por cento de taxa de ocupação do Dragão.


O jogo com maior assistência até agora foi o Benfica-Feirense da 7ª jornada, 58.637 espectadores. 

O pódio da Liga é dominado pelos três jogos já disputados na Luz: o segundo é o Benfica- V. Setúbal da 2ª jornada (56.351) e o terceiro o Benfica-Sp. Braga da 5ª jornada (52.181), que se jogou a uma segunda-feira. O Sporting-FC Porto (49.399) é o quarto jogo do ranking, enquanto o primeiro encontro no Dragão surge na oitava posição e é o FC Porto-V. Guimarães da 4ª jornada, com 40.105.

Nesta altura todos os chamados grandes melhoram a sua média de assistências em relação aos números finais da época passada, sendo a subida do Porto a menos acentuada. Serve de termo de comparação e revela para já apenas uma tendência, cuja evolução vai depender do campeonato, uma vez que ao longo da época há uma série de variáveis que poderão influenciar os números.

O caso do FC Porto dá uma boa noção de como o momento da equipa é importante também no que diz respeito à presença de adeptos no estádio, pelo menos na Liga portuguesa. Na temporada passada, com o deteriorar dos resultados e exibições da equipa, as assistências foram caindo com o andar da época. Nos 10 últimos jogos em casa, apenas no clássico com o Sporting, à antepenúltima jornada, o Dragão passou a barreira dos 140 mil espectadores, chegando aos 41.316. Atingiu o mínimo da época na derrota com o Tondela à 28ª jornada, 16.297 espectadores, a segunda pior de sempre para o campeonato na história do novo estádio, atrás apenas do jogo com o Penafiel na época anterior, com 16.009. E teve outro jogo abaixo dos 20 mil espectadores, o empate com o Rio Ave que acabou por precipitar a saída de Julen Lopetegui, em Janeiro: 19.116." - Artigo completo em Maisfutebol.
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

30 comentários

  1. E vai agora o Benfica para a 5ª partida fora de portas em 8 jornadas

    ResponderEliminar
  2. Análises e estatísticas que não levam em linha de conta as percentagens, as quantidades de 'espectadores' que entram de graça, por convite, com bilhetes de 4, 6 Euros !!!

    Limitam-se a contar, a somar os nºs que passam pelos torniquetes, como se fosse tudo tão simples !!

    Mas é assim com papas e bolos que se enganam os tolos. Sentem sempre necessidade de se pôr em bicos de pés, de dizer que são 300.000 sósias
    os mais maiores bons grandes melhores do Mundo, quiçá da Europa !!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sei se sabe a quantidade de espectadores a determinado evento desportivo e/ou outro espectáculo pago e sujeito a impostos é controlado e aferido na sua totalidade e descriminado em assistência pagante e não pagante. Inclusive os lugares obrigatórios destinados ás autoridades como Bombeiros, PJ e outros.

      Quanto ao assunto em questão e como sempre, mesmo que custe muito a engolir aos adeptos de outros clubes o Benfica como é norma há décadas é o clube que arrasta mais espectadores aos estádios, seja nos jogos em casa, quer nos jogos fora.

      Mas ainda mais lhes custa quando se analisa a receita bruta e liquida dos jogos do Benfica em casa em comparação com as dos seus clubes e igualmente o rácio entre receita vs espectador que é largamente favorável ao Benfica. Nos jogos fora acontece precisamente o mesmo.

      Isto já para não falar não no número de sócios per si, mas sim analisar a receita obtida por sócio... e mais uma vez fica demonstrado a grandeza incomparável do Benfica.

      Analista de mercado

      Eliminar
    2. Águia Preocupada20/10/16 17:53

      Se não fosses parvo o que é que gostarias de ser? Aquilo que és: CORRUPTO tal como o teu clube!

      Eliminar
    3. Quid, na verdade não encontro no artigo qualquer comentário a menorizar o fcp ou o scp ou qualquer tentativa de valorizar os números do Benfica em detrimento dos demais. Trata-se de uma análise contabilistica, seca e fria dos dados recolhidos.

      Assim sendo, não compreendo o teor do seu comentário, salvo se o objetivo for de alguma forma ofender ou melindrar os responsáveis do blog ou do Maisfutebol (de onde a informação foi retirada.

      Tenha calma, as assistências como bem sabe não dão títulos a clube algum...

      Eliminar
    4. Calma Quid. Assim não duras até aos 200 anos. As estatísticas estão aí.

      Eliminar
    5. Basta ir ao Site do SLB e vê-se lá as promoções que fazem em todos os jogos em casa. Basta ver que quase metade são jovens que entram de graça... e basta saber que a SLB SAD nem sequer divulga o valor das receitas e diz que as 'dá' ao SLb Clube.. Mas aparecem aqui uns lambisgoias armados em analistas a quererem ensinar o pai nosso ao vigário, como se fossemos todos parvos!!!

      São os tais analistas que querem comparar um jogo efectuado às 21 horas de uma sexta-feira no Dragão e um jogo às 16 horas na Luz.

      E, depois são levados, enganados pelas noticias embusteiras dos pasquins de Lisboa que tudo empolam tipo o SLB vai jogar a Arouca e mete lá 4.900 pessoas num domingo à tarde..e o FCP vai jogar a Braga numa segunda-feira e leva lá 7.000 pessoas!!!

      Mas lá está, o que conta é a propaganda.

      Eliminar

    6. Ou quid o teu presidente é que diz que tem um estadio cheio de convidados a assobiar.
      O Benfica n mostra as receitas? Mostra quid o teu cérebro é que é muito fraquinho.
      O Braga tem media de assistencia de 10.000, o Porto vai lá e aquilo leva só 7.000 e ainda te gabas perante esta vergonha.


      Quando o quid conseguir escrever um parágrafo sem ser monumental burro, eu vou a fátima a fazer o pino.


      Eliminar
    7. Quid tu dizes tanta coisa sem sentido que nem vale a pena responder a todas mas algumas têm piada.

      Ora vou acreditar no que dizes dos 4,900 e dos 7000.
      Ora primeiro estas a comparar um jogo com o Arouca com um jogo com o Braga ??? Todo o respeito pelo arouca mas foi de rir.
      Segundo- Lisboa - Arouca 310 KM. Porto-Braga 50 km ... Tudo parecido. Já agora aconselho a ires ver os números de um Belenenses-Porto
      Terceiro Arouca leva 7000(se dizes que metemos 4900 convém deixar alguma coisa para os outros ou não ) , Braga 30 mil. Depois é ires ver os preços dos bilhetes para uns e outros.

      Até podes ter escolhido o exemplo ao calhas mas foi só penaltis sem sentido nenhum.

      Eliminar
    8. É sempre hilariante ouvir um ladrão a falar dos outros. No dia que encontrarem a pistola do vice presidente que "deu" um tiro na cabeça, num wc do estádio do ladrão, podes abrir essa boca de corrupto para falar do Benfica. Até lá, vai agradecendo a ajuda da psp do porto em amparar os assassinatos e outros crimes dessa vergonha de clube.

      É lindo ver no que deu a estratégia e forma de estar do clube das put@s. Tanto título roubado para nada, a chama que os punha a mexer (sem contar com a amarelinha do dr. póvoas) é o ódio ao Benfica, mas isso, por si só não chega, e agora, sem as put@s, o clube do velho porco não anda, não há chama, porque nunca ganharam para eles, apenas contra os outros, não sabem o que é ganhar pelo clube e para o clube..e ainda bem. Agora fermentam na própria merd@. Nenhuma pessoa de coimbra para baixo se identifica com essa MERD@ e é muito bem feito e assim será durante muitos anos, enquanto as pessoas se lembrarem do que foi essa MRD@ de clube durante 40 anos, sempre a ofenderem tudo e todos, ofenderam todas as cidades e mais algumas, agora deitam-se na cama que fizeram.

      A maior prova da grandeza do Benfica, é estar presente nas maiores vitórias dos rivais. Nem quando ganharam a champions, faltou a musiquinha de insulto ao Slb..e isso meu caro bêbado corrupto, nem que vivas 500 anos, vais saber o que é. O Benfica, só joga e só ganha..para o Benfica..o resto....é conversa de bêbado.

      Eliminar
    9. Fonix eu também ia malhar no gajo mas anteciparam-se.
      Ainda assim é notável que com jogos marcados para horas inconvenientes venha para um blog rival mandar hotsites,em vez de ir aquelas espécies de assembleias que há lá para os lados de contumil reclamar com o bimbo. lol

      Eliminar
    10. O papa tripas coitadinho lol A sorte deles é que os administradores da sad do porco ocupam metade do estádio, são tantos. A outra metade são bêbados que entram à pala.

      Eliminar
    11. Águia Preocupada21/10/16 00:05

      E parece que o velho peidorrento já trocou uma put@, por outra... Ah! Ah! Ah! Lá se foi a netinha, coitadinha que deixou tesa que nem um carapau!
      Agora é uma colombiana... Onde é que a terá conhecido?
      Qualquer dia vai com o diabo para as profundezas do inferno, com o bucho cheio de viagra!!!

      Eliminar
    12. Eu sei que dar a cara num Blogue vermelho, é preciso ter coragem.. porque as armas à partida não são iguais. Uns podem insultar, eu não posso!!

      Apenas dei o exemplo de, na mesma jornada, o SLB ter ido jogar a Arouca num domingo à tarde de sol... pelas 16 horas e ter levado 4900
      adeptos. Quando o FCP a uma segunda-feira à noite de frio, dia de trabalho levou 7000 portistas a Braga. Mas, claro, os pasquins de Lisboa
      deram relevo à maré vermelha (de apenas 4900) pessoas em Arouca!!

      Foi só isso que falei. Da força da mentira e da propaganda. E, claro que não se podem comparar o nº de assistências de jogos na Luz às 16 horas de domingo com as tais promoções feitas pelo clube.

      Mas, claro, já sei, é perder tempo... para os Maneis Tadeus é muito fácil chamar e ofender atrás de um teclado!!

      Eliminar
    13. Quid o Benfica tem 55 mil espectadores grátis ou a pagar 4,6 euros.
      O Porto tem 16mil espectadores a pagar balurdios.

      É a vida.
      O que interessa é que no final do ano o Porto tem 60M de prejuízos com 75M de euros em vendas e o Benfica tem 20M de lucros com o mesmo número em vendas hahahha

      É a vida. Nós a caminho do tetracampeonato e voces da terra derrota. Habituate a perder sem fruta!

      Eliminar
    14. Masterpiece22/10/16 18:14

      Nem com o andar dos anos consegues aumentar o nível desses neurónios ...

      Fazes +/- 57kms do Porto a Braga e voltas a fazer os mesmos 57 kms no regresso, e os benfiquistas tem de fazer +/- 300 kms para ir até Arouca, saem do estádio depois das 18 horas e tem que voltar a palmilhar mais 300 kms , e no dia seguinte também vão trabalhar....

      O que achas que a maioria dos seres pensantes preferiria fazer se não fosse por amor ao clube ?

      Eliminar
  3. Boa percentagem de ocupação. A do Sporting é mais alta, também influenciada por já lá ter havido um jogo "grande", mas não me choca. Há várias campanhas de motivação para ir ao estádio, o presidente está sempre a pedir e a puxar pela malta e parece-me que estão com grande militância, algo que nós podíamos melhorar.

    Gostava que tivéssemos taxas de ocupação como as de Inglaterra ou como as do Borussia de Dortmund, mas acho que é impossível. Só que fosse na ordem dos 95% já ficava contente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As taxas de ocupação em casa dos 3 grandes não têm qualquer interesse porque os estádio têm todos lotação diferentes. Os números para fazerem sentido deviam ter o mesmo denominador. Sò faz sentido comparar as assistências.
      Já a comparação das taxas de ocupação fora dos 3 grandes podem fazer sentido desde que a lotação se mantenha a mesma para os mesmos.

      Eliminar
    2. A taxa de ocupação em percentagem dá automaticamente um denominador comum (a percentagem). Como é que comparar a dos grandes não faz sentido e comparar a dos outros faz? Não percebi nada do teu comentário :(

      RS

      Eliminar
    3. RS, a matemática para muita gente não faz sentido. Em Portugal, em geral, é uma miséria. O que posso eu fazer?
      Sabes qual é a diferença entre o numerador e o denominador?

      Eliminar
    4. O Marítimo teve maior taxa de ocupação que o Sporting na época passada.
      Tentaram arranjar uma estatística onde vocês eram os primeiros e no final deixaram-se ultrapassar pelo marítimo hahahahahhaahahha

      Que cambada de losers.

      Enquanto isso o Benfica foi é e continuará a ser o clube que leva mais pessoas aos estádios !

      Eliminar
  4. Acho que também seria interessante saber quem leva mais espectatores fora e aí acho que o Sporting e Benfica estao bastante mais proximos.

    Sao interessantes estes numeros - será que a rivalidade mais acerrima entre os dois clubes de Lisboa contribui também para esses valores ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Sporting vai à luz e "leva" 65mil pessoas
      O Benfica vai a alvalade e "leva" somente 40 e tal mil pessoas.(sim o estádio nem 50m pessoas leva)

      Atenção com as estatísticas!!!
      Com os lagartos temos de estar sempre de olhos abertos.
      Os jogos fora só contam sem os grandes!

      Eliminar
  5. Não percebo que sentido faz afirmar "ambos os rivais de Lisboa estão bastante acima dos dragões, tal como já aconteceu na época passada" quando, quer numa quer noutra época, o Sporting está mais perto do Porto que do Benfica...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois pá... mas isso não convém dizer é, que os lagartitos aqui do blogue podem ficar melindrados.

      Eliminar
  6. só duas notas à 7 jornada:
    total de espetadores:708801
    total de espetadores jogos SLB:190510
    taxa ocupação jogos fora:
    tondela 4973 espetadores (99,46%)
    nacional 5017 espetadores (89,81)
    arouca 5351 espetadores (N.A.)
    chaves 8000 espetadores (100%)
    ainda têm duvidas? no final do campeonato aposto com quem quiser que pelo menos 40% das assistências totais do campeonato são dos jogos do SLB?...depois os outros é que são os maiores!...deixem-os falar!!!::::)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Liga NOS 2015/16
      total de espetadores: 3 305 708,00
      Espetadores jogos SLB(casa e fora): 1 141 311,00 (35%)
      o resto....é paisagem!!!....:)

      Eliminar
    2. Até podias lá meter 3 milhões... a entrar de graça e com bilhetes a 4 e 6 Euros !!

      Eliminar
    3. mas quê??...em chaves por exemplo a bilhetes a 80€??? vergonhinha na cara!!...aliás...basta perderes 2 minutos a ver a as receitas de bilheteira que estão nas contas...vê-se logo que pagam 1€ e ainda recebem 2€ de troco!...vai-te lavar!!!

      Eliminar
  7. Já que falam de assistências, alguém consegue explicar este fenómeno nos jogos no dragão:
    2ª Jornada
    Liga NOS FC Porto 1 - 0 Estoril Praia (assist > 36.210)
    (marcador 1º golo >> camisola 10)
    4ª Jornada
    Liga NOS FC Porto 3 - 0 Vitória SC (assist > 40.105)
    (marcador 1º golo >> camisola 5)
    6ª Jornada
    Liga NOS FC Porto 3 - 1 Boavista FC (assist > 31.210)
    (marcador 1º golo >> camisola 10)
    8ª Jornada
    Liga NOS FC Porto 3 - 0 FC Arouca (assist > 31.310)
    (marcador 1º golo >> camisola 10)

    Liga Campeões FC Porto - Roma (assist > 46.310)
    (marcador 1º golo >> camisola 10)
    Liga Campeões FC Porto - Copenhaga (assist > 34.325)
    (marcador 1º golo >> camisola 25)

    Ou seja, o nº de assistências finaliza sempre com o número da camisola do marcador do primeiro golo!!!
    Coincidências!

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking