O Novo Blog Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. email: novogeracaobenfica@gmail.com


sábado, 14 de setembro de 2013

Honrar e vencer, foi a receita de hoje.

Avatar
 ●  5 comentários  ● 


Honrar aqueles que perderam a vida a lutar pela preservação da natureza e pela defesa da propriedade de outros foi um momento de emoção.
Os bombeiros, que em Portugal são vistos como uma força de segurança de segunda categoria, merecem todas as homenagens e apoios que se puder fazer.
Parabéns Benfica pela iniciativa. 
Um abraço a quem perdeu um familiar, um amigo, um colega nos incêndios.

Quanto ao jogo, a coisa resume-se em poucas palavras.
O Benfica esteve melhor, gostei muito do Enzo, do Fejsa e do Garay.

Mas nada de euforias. Quem estava do outro lado era a equipa do Etíope, que estreou-se a marcar...com o Benfica, numa jogada em que Luisão, visto o lance na televisão, fica muito mal na 'fotografia'.

O que me preocupa neste momento é a onda de lesões. Tirando o Siqueira, que acabou de chegar, alguma coisa tem que se estar a passar para tantas lesões musculares. A preparação física do plantel mais uma vez está em causa.

Bem, vencemos, agora vem um teste mais difícil frente aos belgas do Anderlecht, a quem tenho uma azia enorme desde 1983.

Grande momento de Enzo Perez...!

 ●  7 comentários  ● 
LINDO!!!


Parabéns ao SLBenfica pela bonita homenagem aos nossos Heróis, os Bombeiros!

Sport Lisboa e Benfica - Paços de Ferreira

Avatar
 ●  5 comentários  ● 


A culpa é dos jogadores, afinal!

 ●  33 comentários  ● 
Diz-nos o Correio da Manhã, e aposto que muitos desta vez já consideram para este efeito um jornal credível, que afinal a culpa é dos jogadores pela VERGONHA de vermos reportagens televisivas com os nossos jogadores a serem "humilhados" com a imprensa durante 10min numa fila de taxis quando regressaram da selecção...

"Uma fonte oficial do Benfica" - o que já de si mostra que há gente que fala com segundas intenções (sejam a de ser bufo, de entalar alguém ou de desculpar alguém) - disse ao CM que os jogadores é que não avisaram a que horas chegavam, pois se o tivessem feito teria lá ido alguém...

Ora deixa cá ver se percebi:

O Benfica tem uma SAD, alegadamente carregada de profissionais competentes e muito bem organizada, que espera que sejam os jogadores a dizer a que horas é que está marcado o regresso dos jogadores a Lisboa vindos da selecção?

Portanto, o SLBenfica não tem lá ninguém que, proactivamente, contacte a Federação (que deve ser quem trata das viagens deles, digo eu) para coordenar as horas de regresso dos nossos activos que valem milhões e definiu num regulamento que os jogadores é que têm que ligar a avisar?

Assumindo que assim é (eu já acredito em tudo nesta "organização à Benfica"), então em três jogadores (Marko, Djuricic e Fesja) não havia um único que soubesse as regras? Nem um?

Outra duvida: o Marko da primeira vez (antes do jogo com o SCP) soube a regra e agora já não sabia?

Mais uma: Então e chegado o dia do regresso, mesmo assumindo a existência dessa regra inacreditável, ninguém estranhou na SAD não saber a que horas eles chegavam? Ninguém se lembrou de ligar aos jogadores? À Federação Sérvia? Às mulheres dos jogadores? Ao aeroporto?

Fica a sugestão à "fonte oficial dos encarnados": que tal mudarem a regra para que seja o Benfica a gerir os processos logísticos relativos aos nossos jogadores? Que tal a SAD coordenar este tipo de situações com as federações e os jogadores se limitarem a cumprir? O que acha a "fonte oficial das desculpas de mau pagador"? Não era melhor para o Benfica e mais simples para evitar mal entendidos e estas situações?

Ou então podem também escolher culpar os malandros dos jogadores e dizer que está tudo bem e quem aponta estas questões está sempre a tentar desestabilizar. Os jogadores, tal como a imprensa, os árbitros, o sistema e até os adeptos andam é que prejudicam o Benfica, que faz tudo bem...

Para mais logo, já sabem: CARREGA BENFICA e Todos à Luz! Hoje o Costinha regressa a casa com já com parte da carta de despedimento preenchida com uma goleada, mesmo com a habitual tentativa de ajuda do Bruno Paixão

Ainda sobre os 'Sócios das Casas'.

Avatar
 ●  2 comentários  ● 

Que fique claro que não menosprezo o papel das Casas do Benfica. Pelo contrário, valorizo bastante o papel que desempenham nas suas comunidades pelo país fora e em especial no estrangeiro.

No entanto, como comentei no post sobre este assunto, não confundo a paixão com a parte financeira.

As Casas do Benfica são propriedade do clube?
Os seus lucros, quando existem, revertem para o clube ou para particulares?
Falta um modelo de financiamento para as Casas do Benfica, que lhes permita desempenhar outro papel como meio de divulgação do benfiquismo?
Que apoios dá o clube às Casas?

São perguntas que quando respondidas pelos próprios poderão esclarecer mais benfiquistas sobre a realidade.

O que não concordo é que em situação alguma um sócio de uma Casa ou de outra coisa qualquer, quando não é sócio do Benfica, receba o mesmo benefício que um sócio do clube.
Ou que milhares de benfiquistas que não são sócios da nenhuma Casa e que vivem também a dezenas ou centenas de kms do Estádio da Luz, sejam descriminados em favor de um grupo específico.

Sobre este tema, uma sugestão seria que os sócios do Benfica que sejam ao mesmo tempo sócios de uma Casa pudessem ver a sua quota repartida pela Casa. 
Assim, os benefícios dados a esses seriam justos pois seriam sócios do clube, e ao mesmo tempo estaríamos a apoiar as Casas do Benfica, num modelo de financiamento em que as Casas teriam de prestar contas ao Benfica devido a esse apoio.

Neste momento, a única coisa clara é que um presidente de uma Casa só tem que ser sócio do Benfica há um ano, e passa a deter 50 votos, enquanto um sócio do Benfica demora 25 anos até poder ter os mesmos 50 votos.
É que quem não é sócio do Benfica mas sócio de uma Casa tem acesso a descontos que a generalidade dos não-sócios não têm.

Convido qualquer membro de Casas do Benfica que queira compartilhar a sua realidade a escrever para o email do blogue sobre o tema. 
Publicaremos com todo o gosto para que mais gente possa compreender as dificuldades das Casas em se financiar e a sua visão sobre tudo isto.

sexta-feira, 13 de setembro de 2013

O nosso Tribunal Constitucional

 ●  11 comentários  ● 
Quando fiz o tópico de ontem sobre o Neo-Benfiquismo que tanto me entristece, procurei enquanto escrevia uma boa analogia com a realidade nacional para mais facilmente explicar porque estamos a ser "destruídos" por esta situação actual, que apelido de "Neo-Benfiquismo" (a nova percepção que os benfiquistas têm do Clube).

Ontem não tinha encontrado o melhor exemplo, mas enquanto lia hoje uma noticia da actualidade política, vi que efectivamente há um exemplo que encaixa na perfeição: a tentativa do Governo português de culpabilizar os juízes do Constitucional pela situação actual do país...

Ou seja, reparem como as iniciativas/medidas que o Governo procura levar a cabo, e que foram "bloqueadas" pelo Constitucional, tinham efectivamente o objectivo de aliviar as contas do país e nos permitir cumprir com as nossas obrigações. Porém, não é menos verdade que há uma lei fundamental que não pode ser esquecida, como por vezes se pede.

Ora, perante isto, o Governo tem duas hipóteses:

- Ou procura definir medidas que sejam executáveis à luz da lei fundamental, que já existia antes deste Governo lá chegar e, boa ou má, tem que ser cumprida enquanto existir no formato actual.

- Ou altera a lei antes de definir caminhos que a lei constitucional, como está, não permite.

O Governo não está a fazer nada disto! 
Não mexe na Constituição porque não quer "mandar uma mensagem" aos eleitores de que lhes quer tirar benefícios, mas também não quer manter esses benefícios ao Povo e "atacar" antes os interesses que têm impedido de mexer em segmentos da economia que afectam quem os "mantém no poleiro".

Então que caminho têm escolhido? Tentar fazer passar leis que não são possíveis sem alterar a lei, para poder manter os privilégios a todos os que o protegem os políticos. Perante as dificuldades, culpa-se os juízes de falta de sentido de estado, quando estes se limitam apenas a fazer cumprir a lei... Algo que, alias, se fosse comum aos demais segmentos da justiça, funcionaria muito melhor como um todo.

Isto para dizer o quê...

No SLBenfica podemos continuar a proteger os erros que continuamos a cometer, desculpando-nos com os "nossos juízes do constitucional", que são a imprensa, os árbitros e o FCPorto... E tal como no Governo, vamos tendo sucessos pontuais, mas nunca faremos um trabalho competente, com resultados estruturais que nos farão sair do "buraco".

... Ou por outro lado, sem levantar ondas, podemos melhorar primeiro todo o trabalho que fazemos "em casa", resolver o nosso amadorismo contínuo, para nos preparamos para enfrentar os nossos rivais que sao igualmente muito profissionais e competentes a fazer as coisas certas e... As coisas ilegais. Na verdade, será como "mudar a lei Constitucional" do Presidente Vieira, alterando a sua forma de liderar e as pessoas que o ajudam a gerir o Benfica.


Se optarmos pela primeira via, vamos continuar todos os anos "a caminho da UE e do FMI", ou seja, os sócios do Benfica... A arranjar constantemente desculpas para os insucessos e pedir que nos continuem a apoiar e a acreditar, a continuar a pagar-nos as quotas, RedPass e afins, que chegará o dia que finalmente "cumpriremos as metas de crescimento e do défice" ou seja, finalmente conquistaremos títulos recorrentes.

Se, por outro lado, optarmos por nos prepararmos em casa primeiro, tal como Gaspar tentou, teremos um período inicial em que nos reorganizamos e invertemos o caminho descendente ou inconstante, mas depois seremos mais fortes, teremos mais gente a apoiar-nos em consenso ao invés de haver constantes divergências... E invariavelmente acabaremos por conquistar mais títulos, de forma mais solida e sustentada...  Contribuindo sem duvidas para o enfraquecimento real não só do nosso adversário como dos seus métodos "sujos".

Atentem ao exemplo da BenficaTV. Só foi possível desferir este "golpe" ao Sistema, porque fomos capazes de estruturar um produto e ataca-los de forma mais preparada e competente do que eles, aproveitando para ser muito fortes (reparem quem sao agora as caras da BTV) quando eles viviam à sombra do monopólio, procurando sempre inventar desculpas para nos relativizar...

ACORDA BENFICA!

Nova categoria: Sócio das Casas

Avatar
 ●  34 comentários  ● 


Depois daquela revisão de estatutos que permite que alguém com um ano de sócio do clube possa ser eleito para presidente de uma Casa do Benfica e deter na sua mão 50 votos, quando um sócio do clube só pode ter igual número de votos ao fim de 25 anos de associado, agora ficamos a saber que um sócio de uma Casa do Benfica, que não tem que ser sócio do clube, detém os mesmos descontos que um sócio do clube. 

Fazendo uma pesquisa nos vários sites de Casas do Benfica, todas publicitam descontos para sócios da Casa nos jogos, que terão obrigatoriamente de ter sido sancionados previamente pelo Benfica.

Se na Luz os preços não baixam para o público, apesar da promessa eleitoral, porque não-sócios do clube deverão ter acesso a descontos, descriminando os outros milhares de benfiquistas? 

Porque as Casas do Benfica continuam a ser beneficiadas em prejuízo dos outros benfiquistas?

Valerão os 50 votos das Casas tudo o que se possa lhes atribuir?

Não menosprezo o papel das Casas, em especial no estrangeiro. Mas há limites. 
O clube deverá ser a razão de tudo, e não um meio para beneficiar alguns.  

quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Explicar o Neo-Benfiquismo da discordia

 ●  59 comentários  ● 

Eu tenho tentado abordar sobre diversas perspectivas um conjunto de temas que considero prioritários serem alterados antes de realmente nos virarmos para fora do clube e lutarmos contra arbitragens, corrupção, jogos de influências e bastidores, imprensa, etc.

O sentimento que fica é um de dois:

- Ou fez um excelente trabalho quem lutou para que os benfiquistas se "virassem para fora" e procurassem no exterior sempre os culpados das nossas incapacidades de conquistar titulos, ao ponto de hoje ser perfeitamente aceite que podemos cometer imensos erros de palmatória, que serão todos esquecidos ao primeiro fora de jogo mal marcado ou ao primeiro penalty perdoado a um adversário...

- ... Ou realmente eu não sei explicar esta situação, o que é bem possível à luz de uma questão bem importante para o contexto das redes sociais e da blogsfera: A faixa etária. A media de idades de quem "circula" diariamente na blogsfera andará entre os 17 e os 32 anos (um estudo recente, que analisou este fenómeno em Portugal, apontava para os 18 aos 30).

Ora, atentemos a dois exemplos de que "Benfica" que estes benfiquistas conhecem:

- Alguém de 30 anos terão visto o Benfica campeão 7 vezes e vencer 6 taças de Portugal em... 30 anos!
- Alguém de 20 anos virão o Benfica campeão 3 vezes e vencer 2 taças de Portugal em... 20 anos!

Bicampeonatos, zero em qualquer dos casos e duas taças de Portugal por apenas uma vez.



Poucos conhecem realmente quem foi (em campo) Humberto Coelho, Toni, Bento, Veloso, Nené, Chalana... ou mesmo alguns mais próximos como Diamantino, Mozer, Rui Aguas... e já nem sequer ouso falar em nomes que se confundem com os titulos do Benfica como Simões, Eusébio, Coluna, Costa Pereira, Angelo, Cruz, Germano, Santana, José Aguas, Torres, José Augusto, Cávem...........


Olhando aos mesmos dois benfiquistas, o de 30 anos viu o FCPorto 20 vezes campeão e o de 20 anos viu o FCPorto 14 vezes campeão.

Ora a generalidade dos leitores deste blog considerará, de forma estatística, perfeitamente normal o SLBenfica perder um campeonato para o FCPorto.

Por outro lado, é indesmentível que o SLBenfica, conquistou 32 titulos nacionais, algo que ninguém mais conquistou. E qualquer sócio com mais de 55 anos, além de ter acompanhado mais de 20 desses titulos, viu até o SLBenfica ser campeão europeu e fazer vergar não o Monaco, nem o Celtic, nem o Braga... mas o Real Madrid e o Barcelona em dois aos consecutivos.

Dito isto, a generalidade dos benfiquistas da última geração SABE APENAS que o Benfica é um colosso desportivo... na verdade nunca o viu, pouco vibrou e assistiu a várias conquistas do nosso adversário.

Os benfiquistas mais velhos e mais novos vivem por isso a louca paixão de poder voltar a celebrar como antigamente, ou pelo menos celebrar como celebra o nosso adversário mais directo e que, a este ritmo, daqui a 5 ou 7 anos terá mais campeonatos nacionais conquistados que o SLBenfica.

Aquilo a que se tem assistido é a uma "instrumentalização" desse desejo dos benfiquistas. Tal como durante anos gozámos com os sportinguistas com o "pró ano é que é", acabamos agora a viver do mesmo, a viver da expectativa que um dia vai ser possível vencer o "bicho papão"... que um dia vão acabar os jogos de poder, as jogadas de bastidores, o aliciamento dos árbitros, a imprensa que usa os factos para vender, etc.

Ano após ano passamos por cima dos nossos próprios erros, das situações que nos "matam por dentro" para nos focarmos na luta contra o que acreditamos que se não existisse... todos os nossos erros seriam superiorizados pela natural vitória que conquistariamos... porque sim.

Ou seja, esta geração acredita mesmo que poderiamos continuar a ter péssimos planeamentos, a ter uma gestão desportiva ineficiente, a viver sob uma total ausência de estratégia desportiva de alta competição, a armadilhar o nosso clube com uma política de comunicação miserável... desde que o FCPorto não fosse beneficiado, que a imprensa não vendesse à custa do Benfica ou se o Vale Azevedo não tivesse desviado 4 ou 5 milhões do Benfica!

Pausa para indignação!

Estou de volta! É impressão minha ou temos as nossas próprias prioridades totalmente invertidas? Então queremos limpar o futebol português e não limpamos a nossa própria casa? E quando falo em limpeza não digo em mandar embora A ou B, mas sim em reestruturar modelos de gestão desportiva, desenvolver uma estratégia de comunicação e relação com os intervenientes do futebol nacional e internacional, dotar o Clube de pessoas apaixonadas pelo Clube e com capacidade de envolvimento no fenómeno desportivo, etc....

A quem interessa continuar ano após ano a prometer e a falhar nos momentos-chave?

Se estivessem no lugar dos nossos adversários, o que pensariam "deste Benfica"? Curiosamente, ou talvez não, a generalidade dos que conheço desejam que nos mantenhamos assim com estas prioridades e inflecções durante muitos anos...

Existe corrupção no futebol nacional? SIM! 
É dominada pelo poder instalado no Norte, nomeadamente através do FCPorto e uma rede de influências criada ao longo dos ultimos anos? SIM
A imprensa procura mais o sensacionalismo do que a imparcialidade e factos desde que represente mais vendas? SIM
Vale e Azevedo roubou dinheiro ao SLBenfica? SIM!

São tudo factos indesmentíveis... mas a história demonstra que com eficiencia, estratégia desportiva, gestão virada ao futebol, recursos com legado claro no Benfica, modelo de comunicação eficaz e capaz de antecipar os factos, etc... todos esses factos serão mais fáceis de combater.

Não é a manter a nossa casa num reboliço de tiros nos pés, mas apenas a virarmo-nos para o exterior e dizer que não perdoamos um deslize ao nosso adversário que vamos mudar seja o que for. Será mais do mesmo que assistimos nos últimos 10, 15 anos...

Mais uma vez reforço... o que defendo não significa que a "luta" contra a corrupção e contra o Sistema não deva existir, mas sim que teremos que "arrumar a casa" e mantê-la arrumada para que isso seja possível. E isso não tem acontecido, de todo!

Quando se procura que o SLBenfica não cometa alguns erros de palmatória que acabam prejudicando o SLBenfica e lemos "falem mas é dos árbitros" ou "e aquele penalty oferecido aos corruptos" ou "deviam era falar no que o Record escreveu", etc, etc. etc... sabemos que algo vai mal.

Será que vamos continuar por muito mais tempo sem entender que não podemos continuar a ser amadores contra profissionais? Ou seja, é preciso de uma vez primeiro resolver o problema do nosso amadorismo e só depois apontar aos problemas externos ao Benfica.

É preciso, de uma vez, por todas entenderem que o SLBenfica não pode continuar a cometer erros de palmatória quando tem um adversário que é extremamente competente... seja a fazer as coisas certas, seja a fazer as ilegais.

Se queremos vencê-los, primeiro temos que fazer bem as coisas certas, temos que ter uma organização competente, conhecedora, atenta aos pormenores, com capacidade de antecipação e reacção... e depois aí sim poderemos decidir se queremos também entrar no terreno deles com as armas deles (os jogos de bastidores) ou se queremos, apoiados nessa capacidade de organização e de estrutura... simplesmente AFUNDAR o nosso adversário e as suas estratégias corruptas - eu optaria por este segundo caminho - mas reforço que nada resulta se continuarmos com o amadorismo de até agora.

Já olharam aos dois exemplos recentes de termos jovens estrangeiros recém contratados a chegarem dos jogos da selecção e a serem sujeitos aos jornalistas durante 10min enquanto esperam pelo... táxi!? Obviamente que o assunto foi depois explorado pela imprensa e o Benfica sai mal visto... Será que a culpa é da imprensa ou de quem não se sabe organizar?

A tal organização que promete mundos e fundos a um jogador para vir para o Clube e depois à primeira contrariedade, porque não o acompanha e não planeia a "explosão" do jogador em conjunto com ele e com o seu empresário, depois se sujeita a ver o jogador vir para a imprensa dizer que "Não esperava estrar nesta situação no Benfica". Era ou não perfeitamente evitável!?

Essa é a mesma organização que leva o plantel do SLBenfica ao funeral do Sr. Fernando Martins.... de fato de treino do Benfica! Por favor..... há mínimos!

Uma sugestão para os que continuam a preferir falar dos outros em vez de exigir mais e melhor de nós próprios: 

Perguntem aos vossos pais e avós porque são benfiquistas e quais os três momentos mais marcantes que viveram como benfiquistas... depois parem para pensar e comparem-nos com a vossa própria resposta.

Talvez depois disso mudem as vossas prioridades.

Vamos a isto, Rui Gomes da Silva?

Avatar
 ●  38 comentários  ● 

"Temos de nos convencer e convencer os que não fazem parte do grupo da batota - felizmente a maioria - que o deixar andar, que qualquer tentativa de conciliação com corruptos, que a busca de "pontes de entendimento" com quem não cumpre as regras é ... incompreensível, inadmissível e inaceitável!" - Rui Gomes da Silva.

Esta citação do longo texto publicado por Rui Gomes da Silva na sua página do Facebook é a meu ver muito significativa.
A expressão "nos convencer" é claramente um recado para dentro do Benfica, mais propriamente aqueles que são os decisores do dia-a-dia do clube.

Duvido que haja algum benfiquista que considere com seriedade 'pontes de entendimento' com quem vence há 30 anos com a ajuda de batota e corrupção. Com quem odeia o fair-play, o jogo limpo, e odeia o Benfica.

Então a quem se pode estar a referir Rui Gomes da Silva? 
Na minha opinião, a não-benfiquistas que continuam a estar confortavelmente instalados na estrutura do Benfica.  

Recordo Domingos Soares de Oliveira, profissional competente, mas que não compreende o que é ser benfiquista porque não o é, que declarou há muitos meses na BolaTV que falava todas as semanas com dirigentes do FC Porto para tratar de assuntos comuns relacionados com o Futebol português, considerando isso normal. 

"Deixei, também, de acreditar em arrependidos que se zangam com os anteriores "donos" ... para nos enganarem mais facilmente." - Rui Gomes da Silva.

Este recado também é claro e preciso. Nem é preciso explicar a quem se refere e a quem atinge directamente.

"Teremos, então, de interiorizar que o medo e qualquer tentativa de conciliação em inferioridade (como sinónimo de submissão) apenas nos enfraquecerá, como teremos de nos convencer que os outros só entendem uma linguagem: a do "olho por olho, dente por dente"." - Rui Gomes da Silva.

O medo ou receio do FC Porto mais uma vez vem dos não-benfiquistas como DSO ou Jorge Jesus, e daqueles que sendo benfiquistas(mesmo não o sendo de gema), têm demasiado em risco se atacarem frontalmente o FC Porto e os seus dirigentes, em especial Pinto da Costa.

Confesso que me surpreendeu esta postura pública de Rui Gomes da Silva. Habituou-nos nos últimos anos a evitar chocar com a passividade da direcção do Benfica, assumindo apenas algumas posições mais duras como por exemplo com os direitos televisivos do Benfica e a Olivedesportos.

Mas não partilho da ideia de que a sua exposição no 'Dia Seguinte' esteja a ser prejudicial ao Benfica.
Tem assumido sozinho, pois sabemos que mais ninguém tem dado a cara pela defesa pública do Benfica, o bom e o mau. Tem tido o papel ingrato de aparecer após as derrotas, após os insucessos, tendo que justificar ou morder a língua perante assuntos incómodos.

Duvido que muitos tivessem o jogo de cintura necessário para enfrentar em directo uma personagem sinistra e cínica como Guilherme Aguiar ou um trauliteiro e odioso Dias Ferreira.

Olho por olho, dente por dente, caro Rui Gomes da Silva.

A pergunta que lhe faço, Rui Gomes da Silva, é: 
VAMOS A ISTO, PELO BENFICA?

quarta-feira, 11 de setembro de 2013

É nestes pormenores...

Avatar
 ●  47 comentários  ● 

Não tinha visto, mas um comentário no post anterior trouxe isso à atenção e fui à procura.

Os 3 sérvios que regressaram hoje não tinham ninguém do Benfica à espera.
Com semanas de Lisboa, jovens, custava muito aos responsáveis do futebol do Benfica terem enviado uma carrinha do clube para os recolher no aeroporto?
É assim que se preservam os jogadores?
Que se acarinham e se faz sentir que o Benfica é um clube que protege os seus jogadores?
Não me parece.

Podem ver a reportagem aqui.

Uma selecção vulgar.

Avatar
 ●  18 comentários  ● 
Uma selecção portuguesa com o Bruno Alves a capitão de equipa é mesmo só para insultar todos os grandes capitães da história. Aliás, deixou o seu calibre de caceteiro bem visível com a cotovelada que os comentadores de serviço, Bruno Prata e um dos jornalistas azuis da RTP Porto, nunca apelidaram de agressão e que a muito custo lá tiveram que admitir que era para vermelho directo. Quanto ao jogo, demasiados jogadores com fraca produção para um Brasil q.b.. Nani com a mania que é uma vedeta e um 'Ronaldo' enterrou até onde o deixaram. Pelo menos um dos golos do Brasil nasce do seu egoísmo. A defesa foi um passador, em especial nos centrais que estavam sempre mal posicionados. Bruno Alves, além do que já se sabe, não tem categoria para ser titular da selecção. No meio campo, Moutinho demasiado discreto deixando em Meireles as despesas do jogo. Esta selecção serve apenas para o Mendes promover jogadores. Paulo Bento lá teve de fazer o favorzinho aos espanhóis dispensando por 'lesão' o Ronaldo e substituindo o Pepe ao intervalo. O Mendes agradece. Agradeço ao Scolari por não ter colocado o Brasil de prego a fundo, senão eram mais 5.

terça-feira, 10 de setembro de 2013

A culpa é da imprensa e dos árbitros e do Vale Azevedo e....

 ●  33 comentários  ● 

"Não vejo o FC Porto ir à Luz como o Benfica veio ao Dragão com as linhas fechadas e a tentar sair em contra-ataque. O Benfica não joga assim contra as outras equipas. Contra nós adultera tudo, foi isso que vi durante os anos em que estive no FC Porto. Isso pagou-se caro. Há um estigma quando defrontam o FC Porto, há um bloqueio e alteram o seu ADN e a sua forma de jogar."
Vitor Pereira in Record

Impossível desmentir que este "estigma" tem afectado o SLBenfica na última década. A pessoa em questão merece-me muito pouca consideração por um conjunto de atitudes, mas ignorando o mensageiro e observando a mensagem, sinceramente não é possível desmentir.

O SLBenfica tem claramente que inverter esta situação, é preciso criar o nosso próprio modelo de conduta, de liderança do nosso destino.

As 7 vidas do Joaquim

Avatar
 ●  6 comentários  ● 

É como os gatos. Tem 7 vidas. Faliu a churrascaria em Luanda, abriu uma casa de alterne no Porto, 0 "Zimbo". Faliu o Zimbo, abriu uma queijaria em Alvalade. Faliu a queijaria e com a ajuda de João Rocha abriu a Olivedesportos para agenciar jogadores. A agência deu para o torto e entrou no mundo da publicidade aporveitando o nome da firma. Entrou na RTP e com a ajuda de amigos, (do alheio) abraçou os jogos em directo na RTP. Parecia um negócio florescente, mas em 2003 voltou a ameaça de falência. Gilberto Madaíl e os lobies calçaram-no novamente com a entrega de parte da organização do Euro 2004. Em 2005 por interferência de José Sócrates, o BCP empresta-lhe 300 milhões para comprar a lusomundo. Nunca pagou um tostão durante os últimos 7 anos. Acabou por perder a Controlinveste (antiga Lusomundo), perdeu os jogos do Benfica, mas alguém o há-de aparar novamente.
MARINHO NEVES 


Está praticamente desenhado, e deverá ser assinado esta terça-feira, o memorando de entendimento, entre os bancos BCP e BES e Joaquim Oliveira, para modificar a estrutura accionista do grupo Controlinveste, que controla o DN, JN, O Jogo e a rádio TSF. A informação é avançada hoje pelo Diário Económico, citando vários fontes.

Em cima da mesa está a transformação da dívida em capital e a entrada de dois novos accionistas: o angolano António Mosquito e, eventualmente, Luís Montez como o próprio confirmou ao Diário Económico. “ Disse que estava disponível para fazer parte de um solução para a Controlinveste mas é prematuro avançar com um acordo porque não tenho informação financeira disponível para tomar uma decisão”, justificou o empresário dono de várias rádios e da promotora Música no Coração.

Com este novo acordo, Joaquim Oliveira mantém os 25% de capital da Controlinveste, assumindo o BCP e o BES cerca de 30% das acções. Os empresários António Mosquito e Luís Montez deverão ficar com o restante e introduzir entre 15 a 20 milhões de euros no grupo.

Desta forma, refere o Diário Económico, a dívida da Controlinveste seria reduzida de forma substancial, passando dos actuais 230 milhões para cerca de 64 milhões de euros. Porém, e aqui reside a grande questão, tanto Mosquito como Montez consideram que este último valor é insustentável, exigindo uma redução a rondar os 40 milhões de euros.

Na próxima segunda-feira, dia 16, as partes deverão voltar a reunir, já com toda a informação financeira sobre o grupo de media disponível, para tomar uma decisão final. - daqui

Entrevista de Domingos Soares Oliveira ao DE

 ●  5 comentários  ● 


      Cortesia do blog  Meu SLBenfica


Ainda hoje ou amanhã faremos a nossa habitual análise da entrevista. Até lá, partilhem a vossa opinião/comentário.

Conseguem criticar assim?

 ●  2 comentários  ● 
Há umas semanas, quando o Benfica anunciou a BenficaTV Premium, eu tive o cuidado de, mais uma vez, lançar algumas ideias sobre o que entendia que deveria mudar no canal. Quem quiser poder ir recordar o tópico O Fim das dúvidas na BenficaTV?

Nesse texto, uma das ideias que dei, entre outras, foi direccionada aos conteudos e dizia assim:

"» Conteúdos exclusivos: Treinos, Entrevistas com os jogadores, Recuperação de jogos e momentos clássicos.

Outra coisa que falta à BenficaTV é termos diariamente conteúdos com jogadores da equipa principal, equipa B e até juniores. Quantos só conhecem os jogadores pelas entrevistas dos jornais - cada vez mais limitadas infelizmente e outros nem sabem que certos jogadores são craques na equipa B ou nos juniores. 

Temos que aproximar os adeptos dos jogadores. Se não o quiserem fazer pessoalmente (acho que seria importante também), que o façam via BenficaTV. Com programas, presenças dos jogadores em programas de estúdio, entrevistas individuais ou mesmo de grupo, destaques de percurso e perfil extra-futebol, etc." 

É, por isso, com grande satisfação que vejo aparecerem na grelha programas como este:




Eu sei que é muito fácil virem para o NGB com discursos moralistas que criticamos A, B ou C, que achamos que nada está bem, que não atacamos X, Y ou Z que vocês gostariam de usar para desculpar o que está mal.


Mas a verdade indesmentível e já várias vezes comprovada com FACTOS é que no NGB faz-se critica construtiva. Ou seja, identifica-se o que está menos bem e sugerem-se caminhos alternativos. Às vezes, como muitos de vocês preferem ver, temos sorte e acabamos por acertar antes do tempo... Coincidências, portanto.

... Nós por cá continuamos a preferir acreditar que as nossas ideias, como outras, são lidas, ajustadas, melhoradas e implementadas sempre que alguém percepciona interesse nas mesmas.

Será que quem nos critica conseguirá criticar assim como nós, contribuindo com algo de relevante ao invés de apenas destilar veneno e procurar desculpas?!?

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Não presta...anda lá perdido na terra dele...

Avatar
 ●  7 comentários  ● 


Post para a 'turma do DSO'.

Avatar
 ●  30 comentários  ● 

Um dia gostaria de perceber quanto custa ao Benfica manter-vos,'turma do DSO', em funcionamento. Pouco não é concerteza.

Mas dou algo como certo: vocês de benfiquistas têm muito pouco. São gente com palas, atrasados para quem o Benfica significa apenas mais um punhado de euros no seu bolso, mercenários como aqueles que mandam para o car#%%$ quem ama o clube.

Publico um excerto retirado de um texto do 'Ontem...':

"Os adeptos atacam-se uns aos outros, conspiram muito, têm paranóias, desculpabilizam tudo por submissão a um incompetente que pode dizer o que quiser. Penso que foi após ler as reacções a mais uma frase imbecil de Vieira que percebi que não vale a pena tentar abrir os olhos de quem só os abrirá quando levar com a realidade toda, de chofre em cima. Parece impossível, mas há uma maioria de gente que ouve o seu Presidente dizer que não pode ser julgado pelos campeonatos que ganha e o aplaude, defendendo que o conceito faz todo o sentido. É como tenho dito algumas vezes: se Pinto da Costa fosse chamado para Vice da Direcção de Vieira, muitos seriam os que aplaudiriam a medida, arranjando cenários enviesados que justificassem tal escolha. No fundo, e apesar de o exemplo parecer absurdo, não diverge muito do que se passa actualmente. Vejamos o que estes adeptos aceitam por parte do Presidente do Benfica:

- Um Presidente que antecipa eleições para não ter concorrência;

- Um Presidente que, em eleições, não vai a debate porque acha que não tem de explicar o seu projecto (qual projecto?) e porque os outros candidatos só o querem atacar;

- Um Presidente que, cavalgando a excelente época 2009/2010, decide mudar os estatutos para uma blindagem completa no poder;

- Um Presidente que não cumpre estatutariamente os requisitos para ser Presidente;

- Um Presidente que foi, durante décadas, amigo pessoal de Pinto da Costa e com ele festejou golos do Porto contra o Benfica;

- Um Presidente amigo pessoal de Joaquim Oliveira, Salvador e Pinto da Costa (até ao nefasto desenlace);

- Um Presidente que, após ver a equipa ser insultada, apedrejada, humilhada em Braga, vem dizer que o Presidente Salvador é muito seu amigo e atira, pouco tempo depois, o plantel em estágio para... as instalações do Braga;

- Um Presidente que apoiou para a Liga um corrupto do Apito Dourado;

- Um Presidente que apoiou "inequivocamente" para a Federação um corrupto do Apito Dourado;

- Um Presidente que, ao ganhar as eleições, manda para o caralho os que nele não votaram;

- Um Presidente que vai para as Assembleias-Gerais com um ar de enfado ou gozo, olhando a maior parte do tempo para o telemóvel;

- Um Presidente que, em 12 anos no Benfica, ganhou... 2 campeonatos. O primeiro dizendo que não devia ter sido ganho; o segundo dizendo que foi demasiado festejado e que por isso a época seguinte ficou logo estragada;

- Um Presidente que, desde que entrou no Benfica, promete coisas que não cumpre, aparecendo depois prometendo outras coisas que também não cumpre, mentindo descaradamente aos sócios e adeptos do Benfica, sem sentir qualquer tipo de vergonha na cara;

- Um Presidente que encheu os cargos de poder no clube com adeptos de outros clubes;

- Um Presidente que é sócio do Porto há mais anos do que é sócio do Benfica;

- Um Presidente que, à mínima contestação, decide lançar epítetos sobre os benfiquistas que o criticam e atira a poeira Vale e Azevedo para cima deles;

- Um Presidente que só pode comparar-se com Vale e com Damásio (que hoje é seu grande apoiante) porque sabe que com todos os outros fica exposta de forma evidente ao ridículo.

- Um Presidente que recebe o Proença no Seixal e, diz ele, adora as lições que o árbitro deu aos jogadores.

A lista é interminável de acções absurdas e prejudiciais ao Benfica. Bastaria escolher uma para que o benfiquista devesse querer este homem longe do clube. No entanto, nada disto se passa. A maioria benfiquista está com o seu líder, faça ele o que fizer. E haverá sempre forma de justificar o injustificável, afinal estão aí os árbitros para o que der e vier. Mas quais árbitros? Os árbitros que são escolhidos por Vítor Pereira, homem da equipa que o Presidente inequivocamente apoiou para a Federação? Ou os árbitros, entre os quais Pedro Proença, sobre os quais o Presidente não fala? Não interessa. Há sempre uma explicação. Por mais estúpida que ela seja.

Percorre-se a blogosfera benfiquista e é um mar de desculpas, paranóias, conspirações, teorias. Está tudo contra o Benfica, é por isso que não ganhamos. 
A Comunicação Social está contra o Benfica, os árbitros estão contra o Benfica, os outros clubes todos estão contra o Benfica, a UEFA está contra o Benfica, a FIFA está contra o Benfica, o Planeta Terra está contra o Benfica. Só Vieira não está contra o Benfica. Esse defende-nos dos mauzões, apoiando corruptos ou recebendo árbitros na nossa casa - é uma estratégia, mais uma, de grande alcance político que só não percebe quem está de má consciência. Só os abutres, os papagaios, os petardeiros, os garotões, os anti-benfiquistas não o percebem. 


Um dos problemas para este estado de coisas é a ignorância generalizada sobre o Benfica. A maior parte dos que escrevem na blogosfera não conhece o clube. Muitos não põe os pés nos estádios épocas a fio; muitos nunca leram a História do clube; muitos começaram a acompanhar a realidade do clube há poucos anos, quando a internet lhes trouxe mais informação - que eles seleccionam de forma criteriosa, filtrando-a e coando em mais paranóias e conspirações. 
A verdade é simples: poucos são os que vivem e conhecem o Benfica para lá das notícias de jornais. E, portanto, levam por um lado com a propaganda de Vieira - com Delgado sempre na linha da frente - e por outro com a propaganda de Pinto da Costa. A primeira não a percebem como tal - há mesmo quem ache que o «A BOLA» ataca o Benfica, o que é extraordinário -, a segunda extrapolam-na para níveis curiosíssimos de demência. No fim, o objectivo é só um: defender Vieira. Não é defender o Benfica, é defender Vieira, dê lá por onde der. 

Há que reconhecer mérito ao Presidente do Benfica pela estratégia delineada. Sendo um completo incompetente, mentiroso, apoiante de corruptos, conseguiu com o malabarismo de lançar medo através de Vale e Azevedo arregimentar uma larga maioria de benfiquistas. Depois foi dar poder às Casas, conquistar os mais velhos com o medo de que o clube volte aos tempos negros de Vale e Azevedo, mudar os estatutos e agora está como quer: sairá só quando lhe apetecer e assim poder planear bem a forma como sairá, de mansinho, do clube. É que há muita coisa que será descoberta; convém deixar a batata quente, no momento certo, para outro digerir. Até lá, teçam-se loas a Vieira, que ele vai cumprindo o seu desígnio de prestidigitador. 

«Deves querer um novo Quique, não? Ou queres um Camacho ou um Fernando Santos? Não me digas que queres o Koeman de volta?». 
Juro que isto é uma das frases feitas que qualquer bom vieirista me diz sempre que iniciamos discussão sobre o clube. Atenção: desconto aqui os imbecis; falo de gente com neurónios, gente com capacidades intelectuais mínimas para pensar a realidade. Quem contratou esses treinadores? Quem os despediu? Quem os deixou cair, servindo-se deles como bodes expiatórios e armadura? Quem vai pondo e dispondo, mudando de rumo sempre que a contestação for forte? 
Terá sido Vale e Azevedo a contratar Quique? 
Damásio terá comprado Fernando Santos e o despedido depois da primeira jornada? 
Não me digam que foi Rangel que apostou em Koeman? 
Bruno Carvalho comprou, demitiu e comprou novamente Camacho? A coisa é tão absurda que dá vontade de rir. Depois lembramo-nos que estamos a falar do Benfica e choramos."




Tenham coragem...

 ●  16 comentários  ● 

... sem focar exclusivamente no parágrafo "Há dias aqui no blog um portista comentava que ficavam felizes que continuássemos a disparar sobre os árbitros e a manter as nossas ineficiências. Diziam eles que lá em cima não se assobiam árbitros, assobiam-se é os jogadores que não dão tudo, que desistem de correr quando a bola se aproxima da linha de fundo, ao invés de dar tudo para a apanhar... Tem graça, na Luz os jogadores mandam-nos para o caralho se o fizermos... Critiquem mas é os árbitros e a imprensa..."

Os que aparecem rapidamente a comentar este parágrafo (que mantenho totalmente!!!) gostava e o ver a comentar o resto do que está escrito!!!


Já agora, comentar este parágrafo e esquecer o outro acima "Ah esperem, ganham pelos árbritos? Quais? Os que o Presidente da FPF controla? O tal tipo que andavam muito indignado que fosse apoiado pelo Benfica, mas que continuam a aceitar apesar de o Benfica continuar a ser "roubado"?"

... dá muito jeito, não dá!?!

E já agora não confundam o destinatário (também da jeito, eu sei)... Somos mesmo nós, os benfiquistas. Não é uma critica ao Presidente, mas sim ao statu quo que se instalou no Benfica.

Acorda Benfica! Amanhã já é tarde...

 ●  30 comentários  ● 
Continuo a ver nos blogs imensos tópicos a "cascar" na imprensa, árbitros, adeptos, tudo o que mexe... Antecipo que o DSO deve gostar bastante dessa "teoria do Calimero". 

Aquela teoria que começa por dizer "claro que nos aborrecemos, sentimos muito as derrotas", tentando mostrar algo que nem deveria merecer uma palavra, que é o facto de quem está no Benfica realmente preocupar-se e sentir o Benfica. Mas quando se começa por tentar justificar algo que deveria ser natural......

Essa é a tal teoria que diz "então mas nos somos os maiores e só falam mal é de nós? Que injustiça, assim nunca ganharemos"...

Que jeito que dá não é? A imprensa, os árbitros, o tempo, o treinador, os jogadores... Hásempre uma desculpa para continuarem há anos e anos a cometer os mesmos erros...

Sabem porque não se metem com os outros? Por um factor muito importante:

Nao sei se alguma vez praticaram desporto de alta competição, mas quem o fez e de águia ao peito, sabe bem que em competição o  que o interessa é... GANHAR. 

Os TITULOS! Os tais que há dias ouvimos o Presidente dizer que não pode ser julgado pela sua ausência... Mas depois leio todos estes textos nos blogs e vejo que afinal há quem possa ser julgado pela ausência de títulos: NÓS OS SÓCIOS E ADEPTOS! A nossa culpa é que não apoiamos, que exigimos, que não incendiamos as redacções, que não batemos nos árbitros, nas famílias e não os perseguimos no trabalho e nas escolas dos filhos...

Que grande lata!

Então o Benfica nada faz para superar os erros, continuando a dar tiros nos pés e a arranjar matéria de critica... E querem que os jornais falem do quê?

Sabem do que se fala nos outros? De uma dinâmica de VITÓRIA! 
E sabem porquê? Não, não é o sistema... É porque eles GANHAM!

Ah esperem, ganham pelos árbritos? Quais? Os que o Presidente da FPF controla? O tal tipo que andavam muito indignado que fosse apoiado pelo Benfica, mas que continuam a aceitar apesar de o Benfica continuar a ser "roubado"?

O Benfica realizou o maior investimento da história em futebol... E continua com resultados ao nível do Sporting nos últimos 20 anos! O Benfica tem este ano o melhor plantel que o escalão etário dos até aos 35/40 anos alguma vez se lembra e já leva 5 pontos de atraso e não venceu o SportingCP perto da falência...

O Redmoon explicou, eu tenho falado nisso! Até quando vamos continuar a disparar para o lado? Há dias aqui no blog um portista comentava que ficavam felizes que continuássemos a disparar sobre os árbitros e a manter as nossas ineficiências. Diziam eles que lá em cima não se assobiam árbitros, assobiam-se é os jogadores que não dão tudo, que desistem de correr quando a bola se aproxima da linha de fundo, ao invés de dar tudo para a apanhar... Tem graça, na Luz os jogadores mandam-nos para o caralho se o fizermos... Critiquem mas é os árbitros e a imprensa...

domingo, 8 de setembro de 2013

Siqueira sobre os seus primeiros dias no Benfica.

Avatar
 ●  2 comentários  ● 



"Um namoro antigo que virou casamento. Assim vem sendo considerado a contratação de Guilherme Siqueira pelo Benfica. Após três temporadas buscando contar com o lateral-esquerdo em seu elenco, enfim o clube português pôde concretizar a negociação com o atleta brasileiro que foi um dos melhores da sua posição do futebol europeu nos últimos anos.

Pela importância da contratação, Guilherme Siqueira foi recebido na sua chegada ao Benfica por um dos principais ídolos do futebol português, Rui Costa. Ele que se aposentou em 2008 tem mais de 150 jogos pelo time de Lisboa e virou diretor do clube. Siqueira revelou como foi esse contato com Rui Costa. “Foi uma recepção à altura de um clube grande. Conhecer o Rui Costa foi gratificante. É possível ver que ele conhece muito de bola, jogou muito. Deu os melhores conselhos e é uma pessoa ligada aos jogadores. Com certeza vai me ajudar muito”, admitiu Siqueira, que em recente pesquisa foi apontado como o quinto lateral-esquerdo brasileiro mais valioso do mundo.

Mesmo com pouco tempo na cidade de Lisboa, Guilherme Siqueira já se mostra totalmente adaptado a capital portuguesa e também ao novo clube. “Os primeiros dias estão sendo maravilhosos. Uma adaptação super fácil, pelo idioma e pelo povo que tem costumes parecidos com os do Brasil. A cidade é grande e muito linda. Sobre o clube só tenho elogios. Uma estrutura invejável, não falta nada aqui”, declarou o lateral que teve sua negociação concretizada minutos antes do fechamento da janela.

O Benfica divulgou nesta semana a lista dos 25 jogadores inscritos para a disputa da Champions League. Guilherme Siqueira está entre os atletas relacionados. Será a primeira vez que ele disputará a principal competição europeia e ele não esconde a expectativa. “É mais um sonho que estou realizando na minha carreira. Estou muito motivado em jogar essa Champions vivendo o meu melhor momento. Temos uma chave muito disputada, mas sabemos da grandeza do Benfica e vamos lutar até o fim pela classificação”, garantiu. A estreia do Benfica na competição acontece no próximo dia 17 em casa contra o Anderlecht. Além da equipe belga, completam o grupo: Olympiacos e Paris Saint-Germain." 
Informação "AV Assessoria de Imprensa".

E para algo completamente diferente...

 ●  17 comentários  ● 

MAIS UM CASO CLÍNICO!


Parece que ultimamente só ando de volta do foro médico, mas aqui terei de voltar a deixar uma pincelada!
A nossa asa direita, após ter sido visceralmente punida com a perda de Sálvio durante boa parte da época, parece ter agora tremida para os próximos tempos também o contributo de Sulejmani.

O jogador está em risco para o jogo com o Paços, após ter sofrido uma lesão no jogo entre a Sérvia e a Croácia. Fica aqui o Vídeo para "rever" algo que espero vir a ser punido com alguns meses de castigo ao Simunic, defesa croata que colocou em perigo o nosso jogador.

Sulejmani já descansou os responsáveis encarnados ao garantir, depois dos primeiros exames, que "não há nada fraturado", tendo apenas ficado com "um grande inchaço na coxa direita". "Telefonaram-me do Benfica a perguntar se eu estava bem. Respondi que sim, que iria ficar um par de dias em Belgrado para o hematoma desaparecer um pouco. Felizmente não foi afetado o joelho que já tinha sido operado", afirmou à Imprensa local, em referência à lesão que o afastou dos relvados, ainda no Ajax, durante mais de meia temporada.



Já agora, e para aqueles que só vêm o sistema do lado de fora, fica aqui a pergunta/provocação: Também terá sido alguém do fc fruta que pagou ao Simunic para agredir e deixar fora de combate o Sulejmani? É que muita gente continua a achar que é SÓ o sistema que nos tem impedido de ganhar, por isso, será lógico presumir que o croata estava pago para nos eliminar os pontas direitas para toda a época! Será?!

E já agora, fazendo contas... é assim:
Sálvio, no mínimo 6 meses,
Gaitam, no mínimo 1 mês,
Sulejmani... tremido e "inchado",

não havendo outros que não adaptações.... que tal Urreta Mister??? POR FAVOR!!!!! E se mesmo assim não quiseres... tens o Ivan Cavaleiro, a quem podes dar minutos, que serão muito importantes para o seu desenvolvimento!! Mas também te peço uma coisa... Não percas tempo a apostar novamente em Djalós ou Carlos Martins... ok? Tens sangue novo e com muita qualidade á espera de uma oportunidade!

Quanto ao resto já sabem, Carrega Benfica, Sintam a Mística!!

ranking