O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

domingo, 29 de setembro de 2013

Pelo Poder... ou Pelo Benfica?

. 21 comentários
Tenho lido alguns textos muito interessantes na blogsfera sobre o momento actual do SLBenfica e focados especialmente no Presidente Luis Filipe Vieira. Não me surpreende minimamente, pois desde 2009 que defendo que a estratégia de poder do Presidente lhe ia precisamente... retirar o poder.

Contudo, não quero com isto entrar no que tenho lido em muitos textos de benfiquistas de coração onde apontam ao Presidente tudo e mais alguma coisa, inclusivamente entrando por caminhos de insultos e desrespeito.

Ou seja, neste mesmo blog no final de 2009 eu referi que o Presidente perdia o meu voto por ter escolhido "manobrar" as eleições de modo a não correr o risco de as perder. Não sei quem o aconselhou a seguir esse caminho, mas sei que esse mesmo caminho é o que agora lhe está a fazer o "cerco apertar".

Ou seja, desde então, o receio de perder (no campo e fora dele) têm levado o SLBenfica e concretamente o Presidente a tomar atitudes que resultam que acabe mesm por acontecer o tanto temem: Perder.

Fecharam o Clube aos sócios, fecharam-se eles próprios, Direcção, num conjunto de posturas que as vitórias dariam dimensão... mas as derrotas dão fragilidade.

Luis Filipe Vieira tornou-se explicavelmente o alvo de toda a fúria dos adeptos. E digo inexplicavelmente porque na verdade acredito que o Presidente quer mesmo o melhor para o SLBenfica e quer mesmo fazer o Benfica regressar aos titulos e glória do passado. Mas está muitíssimo mal aconselhado...

Quem aconselha o Presidente do Benfica é, na minha opinião, onde está o verdadeiro problema do Sport Lisboa e Benfica. A culpa é de quem incentivou a política de "dividir para reinar" transportando os benfiquistas para disputas entre si e para a criação de uma legião de defesa do Presidente.

Muitos blogs, jornalistas, comentadores, etc. apontam ao Presidente do SLBenfica e, de forma muito pouco inteligente, optam também eles pelo caminho mais fácil que é o de julgar o que foi mal feito, criticar as consequências e avaliar o momento de forma negativa.

Engraçado! Para isto não é preciso ser benfiquista... qualquer mentecapto sabe dizer onde o Presidente errou, criticar as opções tomadas e dar conta dos maus resultados. Prognosticos no fim do jogo? Obrigadinho...

Eu escrevo neste blog desde que o fundei em Maio de 2008 e aqui como na minha vida, preocupo-me pouco com dar "palmadinhas nas costas" quando as coisas correm bem - para isso há muitos blogs que ganham imensa actividade em épocas de sucesso desportivo. Por outro lado tento ser parte da solução ao sugerir alternativas, mudanças e alterações de fundo ANTES dos factos ocorridos.

Tento manter a lucidez que me impede de decidir ao som do sucesso desportivo. Fui dos primeiros a apontar o dedo a Luis Filipe Vieira perante a sua tentação de renovar com Joaquim Oliveira em Fevereiro de 2012. Sim! Mantenho hoje tudo o que sempre escrevi na altura em que o Presidente tinha a expectativa de renovar o acordo com Joaquim Oliveira e tal só não ocorreu porque perdemos a vantagem que levavamos no campeonato e chegámos ao final perdendo o titulo. É minha convicção que sem espaço desportivo para anunciar o que ninguém queria... o Presidente não teve opção senão recuar e arrancar com o projecto da BenficaTV, pensado por Domingos Soares Oliveira e que viria então a ter o sucesso que vemos.

Hoje em dia é fácil vir dizer que eu estava errado. Não creio que tenha estado, mas fico feliz que não tenha acontecido o que eu previa. Prefiro claramente perder aquele titulo e afastar Oliveira, do que o inverso.

Tudo isto para dizer que mantenho a minha confiança em Luis Filipe Vieira enquanto não aparecer uma alternativa que me apresente capacidade para fazer melhor... e ao contrário do que muitos escrevem, fazer melhor não é fácil se a ideia base não passar por alterar o que entendo ser fundamental: A SAD.

Podem continuar a discutir o apoio ao Fernando Gomes, se o treinador é o Jesus, se deviam ter vendido, mantido ou comprado o jogador A ou B... tudo isso serão sempre "fogachos" que umas vezes irão correr bem, outras (muitas) mal.

O que Luis Filipe Vieira tem que perceber e decidir é se quer estar no Benfica pelo poder... ou pelo Benfica?

Se quiser ficar no Benfica pelo poder... antecipo que mais um campeonato perdido o poderá ter que obrigar a sair do Clube pela porta pequena e, como muitos dizem, daqui a dois anos será recordado como o Presidente que não ganhava e não, como ele pensa, pelo Estádio, Centro de Estágio ou Museu.

Se o Presidente realmente acredita que vai ficar na história do SLBenfica por ter feito o Estádio, Centro de Estágio ou o Museu, porque passou os jogos para a BenficaTV ou pelas balelas da credibilização. ESQUEÇA! Isso seria verdade se tivesse vencido e de forma consistente... Se tudo se mantiver como até agora, o Presidente vai ser recordado como o Presidente com mais mandatos e menos títulos, como o Presidente do período em que o FCPorto assumiu a hegemonia.

É isso que o Presidente quer?

Vamos continuar com buzinas nas AG? Vamos continuar a mudar de discurso conforme o vento? Vamos continuar a negociar o que interessa negociar, mesmo que isso represente abrir brechas no benfiquismo e nos benfiquistas? Vamos continuar a preservar pessoas ao invés de resultados?


A minha sugestão de solução!


O Presidente, ao cabo de 12 anos no SLBenfica deve fazer como muitos gestores fazem em grandes empresas - aliás é este um dos grandes méritos do Presidente, o de ter tornado o SLBenfica numa grande empresa. Luis Filipe Vieira deverá passar, em vocabulário empresarial, a "Chairman" do Grupo Sport Lisboa e Benfica e nomear alguém da sua confiança e com competência efectiva para os lugares executivos relacionados com o core business do SLBenfica, o futebol.

Ou seja, o Presidente deveria manter-se na Presidência do Clube e da SAD, mas criar um nucelo duro de dois gestores com competências efectivas e experiência real em: Gestão Desportiva e Gestão Financeira, ainda que ambos reportassem directamente ao Presidente (as únicas pessoas da estrutura que o fariam) de forma operacional e funcional, o Administador Executivo (CEO) seria o elemento principal da estrutura em plena sintonia com o Presidente. Ou seja, a liderança desportiva tem que ser autónoma e o factor principal de comando da SAD. Seria qualquer coisa assim:


Como podem ver, tendo o cuidado de não colocar nomes para não ferir algumas mentes mais sensíveis, desta forma o Presidente criaria um "nucleo duro" responsável por toda a estratégia da SAD, suportado em mais três Administradores (poderiam ser 4 para ser número impar no total) com pelouros como os indicados.

O Presidente seria o decisor máximo dos processos estratégicos, ficando o CEO com a responsabilidade da execução da estratégia e o CFO responsável pelo controlo financeiro, comercial e de marketing de toda a SAD.

Primeiro define-se o que se pretende e depois procuram-se os nomes que encaixem neste modelo. Ao contrário tem-se optado por adaptar os modelos às pessoas que queremos ter. Isso tem dado o resultado que está à vista...

Alguns factores chave face à realidade actual:

- Entregar o futebol a um gestor profissional, com uma componente remuneratória variável de 50% do vencimento indexado aos resultados desportivos.
- Separação do Dpt de Comunicação Institucional do Dpt de Comunicação da SAD, ainda que operacionalmente funcionassem integrados, o futebol e a SAD teriam que ser autonomos e sob a responsabilidade do CEO.
- Criação do Gab. de Direito Desportivo liderado por um especialista na área e com acesso e relação com as mais altas instâncias do direitos desportivo nacional e internacional, funcionando também como um factor dinamizador, finalmente, de propostas de alteração dos regulamentos da FPF e LPFP.
- Integração de dois elementos dos Orgãos Sociais do Clube em representação dos interesses dos sócios na SAD (aqui sim dou nomes: Rui Cunha e Rui Gomes da Silva) e também para sinergias e dinamização das modalidades profissionais do Clube.
- J. Eduardo Moniz com o pelouro de Media e Multimedia, ou seja, com a dinamização dos orgãos de comunicação externa do Clube, mas em sintonia com o CEO, ou seja, a política definida para os meios do SLBenfica seria em função da estratégia e política desportiva.
- Reformulação de todo o futebol de formação, com implementação de projectos de apoio à transição das camadas jovens (a começar nos juvenis) até ao futebol profissional com vista à integração de valores. E alteração da direcção da formação para um especialista internacional que apoiasse nesse processo de reestruturação durante 5 anos.

Com isto sim, eu acredito que o SLBenfica ficaria mais preparado para desenvolver estratégias sólidas que protegessem os seus activos, que reposicionassem a relação com os sócios, que permitissem antecipar acontecimentos com impacto na estratégia, que possibilitaria melhor gestão e intervenção na impresa, que criaria melhores condições para todos os atletas do SLBenfica, que lidaria de forma mais eficaz com as manobras de interesses e corrupção do futebol português reduzindo a exposição do Benfica às mesmas... em resumo: Venceriamos mais vezes, porque seriamos melhores dentro e fora de campo.

De igual forma, o Presidente do SLBenfica ficaria menos exposto ao mediatismo das circunstâncias e aos resultados desportivos - sim, eu sei... ficaria também menos "ligado" aos sucessos, por consequência - e com isso permitir também reformular a sua acção junto dos benfiquistas, pois o Presidente é-o para os benfiquistas... foi para isso que foi eleito.

Poderia ter maior disponibilidade para acompanhar as modalidades, para estar nos pavilhões, nos jogos da nossa formação, etc. Isto tornaria a imagem do Presidente mais positiva, mais próxima dos benfiquistas... menos pelo poder... mais pelo Benfica!
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

21 comentários

  1. Tens razão. Não foi à muito tempo, mas em 2003... passado tanto tempo é verdade que não há alternativas( nem veigas, nem carvalhos, nem juízes, zero alternativas).
    E porque não há alternativas???
    Eucaliptos não dão alternativas...

    ...com muita pena deste lampião, a constituição da sociedades anónimas desportivas vieram para dar responsabilidade. Após vários clubes darem a facada no romantismo das instituições o que se observa???

    -Fundos de jogadores e co-propriedades.... passivos a subirem, escaladores sociais por toda a parte...

    Gostei desta parte sem nomes:

    "Como podem ver, tendo o cuidado de não colocar nomes para não ferir algumas mentes mais sensíveis, desta forma o Presidente criaria um "nucleo duro" responsável por toda a estratégia da SAD, suportado em mais três Administradores (poderiam ser 4 para ser número impar no total) com pelouros como os indicados"

    -É engano meu... ou está lá o nome do 33º naquele quadro???

    Não tem poder pedagógico para ser o 34º. Gastou o tempo com amigos(inimigos do Benfica), criados do tempo de alverca.

    Fez obra, muito obrigada. Mas é altura de outro cidadão Benfiquista assumir a sorte desportiva. Convinha era o 33º abrir "o dialogo dos caminhos" para não aparecer outro ainda pior que ele ou um daqueles amigos dele( olha, tipo veiga que ele impôs)

    Repensar o Benfica é urgente, antes que gastem o sabonete da Marca.

    Vivas ao Benfica de todos os tempos.

    ResponderEliminar
  2. Águia Preocupada29/9/13 19:10

    Oh! Geração! Um texto tão grande para isto? Mas será que ainda não percebeste que qualquer estratégia, qualquer mudança, qualquer renovação com Vieira à frente do Benfica nunca, repito, NUNCA! vai funcionar?
    Vieira quer lá saber das modalidades, de idas ao pavilhão - até ao estádio é sacrificio para ele lá ir... - da formação... Ele só vê negócios que lhe dêem lucrps chorudos! Ele está no Benfica pelo poder e nunca pelo Benfica! Ele sabe lá o que é o Benfica!
    O Benfica precisa de mudança. Precisa de gente nova e sangue na guelra! Precisa, enfim, de um VERDADEIRO BENFIQUISTA à frente dos seus destinos!
    Por essa eu não esperava oh! Geração!
    P.S. Lê a carta aberta do Fernando Arrobas da Silva!

    ResponderEliminar
  3. Geração Benfica,

    Sinceramente, acho que temos é um excesso de dirigentes dentro do Benfica. O mais engraçado é que se a SAD/clube estão a dar prejuízo, a primeira coisa que as empresas fazem é despedir ou cortar nos vencimentos. O que é que vemos no Benfica? O contrário!

    Isto leva-me a ter a certeza que o Benfica neste momento existe só para aquela gente encher os seus bolsos.

    ResponderEliminar
  4. Compreendo que ainda tentes arranjar soluções com o LFV, mas acho que ele já demonstrou, mais do que uma vez, que nao é bom gestor de pessoas e nao sabe delegar no futebol. Portanto toda essa estrutura nao pode ser implementada pois o principal responsável nao a saberia escolher e gerir! Vê o exemplo de como foi com o Veiga, Rui costa, e agora com o Jesus depois de uma época que acabou como acabou e ele nao teve coragem de fazer o melhor p o Benfica - fez antes o que quis com a sua teimosia

    ResponderEliminar
  5. Compreendo que ainda tentes arranjar soluções com o LFV, mas acho que ele já demonstrou, mais do que uma vez, que nao é bom gestor de pessoas e nao sabe delegar no futebol. Portanto toda essa estrutura nao pode ser implementada pois o principal responsável nao a saberia escolher e gerir! Vê o exemplo de como foi com o Veiga, Rui costa, e agora com o Jesus depois de uma época que acabou como acabou e ele nao teve coragem de fazer o melhor p o Benfica - fez antes o que quis com a sua teimosia

    ResponderEliminar
  6. Infelizmente o Presidente do SLB tem o condão de se rodear, na parte desportiva, de incompetentes que só têm prejudicado o n/ Clube.
    Não acredito que a gestão desportiva seja alterada, e, se o fôr será para pior.
    Como é possível premiar um treinador que se ajoelhou no campo dos corruptos (?), ao faze-lo perdeu toda a confiança do plantel e perdeu a consideração que a maioria dos benfiquistas tinha por ele.
    Penso que ao premiar a atitude de submissão do treinador, o Presidente tornou-se conivente, e como tal, penso que chegou a hora de partir.

    ResponderEliminar
  7. Águia Preocupada

    Diria rigorosamente o mesmo.

    ResponderEliminar
  8. Oh Geração esquece, o LFV não é solução de nada no Benfica, é o problema do Benfica, não vale a pena dares uma no cravo e outrra na ferradura, porque estás sempre a defender o LFV de tudo e a apontares as culpas para os outros, aliás este sentimento deve ter virado moda no universo Benfica, a culpa é sempre dos outros nunca é nossa, basta ler as primeiras linhas e percebe-se logo quem é o autor do texto.
    No mais os outros podem dar a sua opinião e dizerem isto e aquilo, mas quem toma a decisão é sempre quem manda, ou seja a decisão final é da pessoa que chefia, e o proprio LFV já disse isto varias vezes, por isso não faz o minimo sentido aquilo que teimas em continuar a dizer, quem manda é ele logo ele é o maior responsavel, não vale apenas atirarem mais areia para os olhos das pessoas

    ResponderEliminar
  9. João Oliveira29/9/13 23:16

    Gostei de ler o post e até podia ser possível o Benfica melhorar com essas alterações. Mas ainda assim não acredito que nada disso volte a dar titulos ao Benfica.

    Gostava que quem anda a pedir cabeças no Benfica parasse um pouco para pensar. O que iria mudar? Quanto a mim NADA. A única coisa que ia acontecer era mais um pouco de fôlego para a corrução. Mais uns meses de descanso e quando o Benfica voltasse a apertar os calos novamente ia ser mais do mesmo.

    Existe um jogo que me marca nestes últimos anos. Para além do fora-de-jogo à duas épocas ou do inicio de época de à 3. O jogo que mais me marcou foi o Académica-Benfica da época passada. Nesse jogo o Benfica deixou apenas por uma vez os jogadores da Académica entrarem dentro da área e Xistra conseguiu marcar 2 penaltis inexistentes. O Benfica não podia fazer mais nada naquele jogo. O Benfica jogou aquele jogo sozinho contra o árbitro. E se marcasse 3 golos provevelmente iria sofrer mais um de qualquer forma (talvez fora de jogo que está na moda). Bastavam esses 2 pontos, ou os da primeira jornada com o Braga, ou os que o Porto ganhou em Braga ou em casa com o Moreirense, com o Sporting, com o Rio Ave, etc, etc. É muito roubo. E mesmo assim conseguimos ter 4 pontos de avanço porque os jogadores deles falharam penaltis e porque desde esse jogo contra a Académica perdemos apenas 4 (!!!) pontos em mais de 20 jornadas (2 desses pontos contra eles). Houve jogos em que eles mesmo falhando penaltis os árbitros marcaram mais do que 1. Não tiveram penaltis nem expulsões até às 2 ultimas jornadas. Como é que se vence isto??? Acham que é mesmo possível vencer isto só porque vamos mudar de direcção???

    Para terminar não quero que me rotulem de Vieirista. Ando farto dessa m... dos Vieiristas e dos Anti-Vieiristas. Quero é que os benfiquistas comecem a pensar em como se pode mudar este estado de coisas. Vieira em 10 anos já tentou de tudo. Viu inclusive um processo do apito dourado não dar em nada. Outros antes dele tentaram de tudo. Alguns presidentes do Sporting à alguns anos atrás tentaram de tudo. Foram todos engolidos pelo sistema. Foram todos trucidados pela falta de vitórias que apenas vão acontecer muito esporadicamente seja no Benfica ou noutro clube qualquer.

    O que eu propunha aos benfiquistas era debater a forma de travar este sistema corrupto. Perdermos tempo com isso esquecendo o Vieira, o Rui Costa ou o Jesus. Afinal de contas somos o nós os adeptos que ainda temos o maior poder sobre o futebol. O problema é que somos manietados pela CS que insiste até à exaustão na ideia de que aquele sistema que ouvimos nas escutas são histórias da carochinha e fazem-nos passar constantemente por tolinhos. Com os sportinguistas a começarem a abrir os olhos pode ser a altura ideal para desferir o golpe. Com os adeptos dos 2 clubes de Lisboa em sintonia a CS não vai conseguir esconder mais o que se passa e vai ser obrigatorio tomar medidas no futebol português

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bastava ter ganho o jogo a eles em vez de ir-mos cheios de medo jogar para o empate parecíamos o olhanense
      Rui filipe

      Eliminar
    2. não, a culpa do Benfica ter jogado para o empate, foi do arbitro, foi da C.S., foi de todos menos da equipa do Benfica e do JJ

      Eliminar
    3. Águia Preocupada30/9/13 00:42

      Claro que somos espoliados em todos os jogos! Claro que perdemos pontos em duplicado: Nos nossos jogos em que nos roubam e nos jogos dos nossos adversários em que são oferecidos de bandeja golos que valem pontos!
      E é aqui que está o buzilis. Eles fazem tudo o que querem perante o silêncio dum presidente que é incompetente, que tem medo! Porquê, só ele saberá!
      Veio agora falar. Mas fala tudo muito atabalhoado, sem sentido, sem nexo. E sobretudo sem alma, sem incisão, sem intimidar quem quer que seja... Ouvi-lo, faz-nos esboçar um sorriso insonso, esmorecido, ôco, débil, inconsistente e provoca-nos um encolher de ombros indiferente e indolente!
      É preciso alguém que saiba utilizar as palavras. Que lhes dê sentido e saiba passar a mensagem com convicção e autoridade. E isso, meu caro, Vieira não sabe e quiçá não pode! Mas isso é problema dele. Se tem telhados de vidros, aguente-se e resolva-os. O Benfica é que não pode ser prejudicado ano após ano por causa de problemas que não são do clube!
      O polvo é complicado e há muitas forças a defendê-lo ou no mínimo, a branqueá-lo! Não é fácil combatê-lo e muito menos vencê-lo! Mas com silêncios e apoios inusitados é que não se consegue nada. É como a preguiça que morreu à sede... Pois o Benfica também irá morrer às mãos de um presidente inábil e inapto!

      Eliminar
  10. Acham k eles se tivessem a hipótese como já tiveram de vir jogar a luz para ser campeões k vinham como nós fomos lá , pensem um bocadinho e depois digam-me alguma coisa
    Rui Filipe

    ResponderEliminar
  11. Grandissimo Honesto, Sério e Digno Benfiquista João Oliveira,

    Subscrevo totalmente o seu comentário. Que todos nós fossemos como tu e os corruptos teriam bem mais dificuldade para respirar.

    Cumprimentos Benfiquistas

    Anti-Portistas Filhos da Fruta

    ResponderEliminar
  12. Quem escreveu o texto não teve coragem de assinar mas teve o desplante de propor a abertura de uns tachos se calhar para amigos chegados através do tráfico de influências e tu pensas que o Vieira é parvo ou corrupto para ceder a pressões dos parasitas?Tem juizo Geração.

    Manuel Antonio Penicheiro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu assino como sempre assinei na blogsfera. Amigos meus? Loool ao se forem por ai mais uns nicknames de blogs... Havia de ser ca um festival eheheheh

      Podias ter juízo e capacidade para interpretar a mensagem e não o mensageiro. Mas não...

      Eliminar
    2. O Penicheiro disse tudo. Assim como o João Oliveira.
      A maior parte das pessoas pensam e reflectem e não se deixam enganar.

      Rui Costa


      Eliminar
    3. Manuel António e Rui Costa,

      Os dois são o espelho daqueles que em vez de apoiar o Benfica preferem apoiar um homem. Pena é que essa vossa inteligência não vos permita analisar e comentar a análise e proposta de fundo que o GB faz.
      Coisa a que muito poucos se dão ao trabalho de fazer.

      Eliminar
    4. Esqueceste-te que o homem é presidente do teu clube eleito por grande maioria. Para mim, pessoalmente, apoiar o presidente é apoiar o Benfica porque eu respeito as regras democráticas.
      Eu não consigo distinguir as duas coisas, sabes porquê? Porque as pessoas não se podem dissociar das posições que ocupam, especialmente quando são conseguidas através das urnas. Ele não foi escolhido, foi ELEITO. Escolhido foi o Salazar.

      Rui Costa P.

      Eliminar
    5. Rui Costa P. de Palheiro, deduzo eu, o facto de ter sido eleito não quer dizer que possa fazer o que lhe apetece durante a sua governação e continuar a não apresentar resultados desportivos, que é para isso que o Benfica existe e não para ser uma sociedade de construção civil.

      Qualquer sócio, se assim o entender, e conseguir reunir as condições para isso, tem a possibilidade de exercer o seu direito estatutário de questionar e pôr em causa o mandato da direcção, como por exemplo está a acontecer no Barcelona e como aconteceu, recentemente, no Sporting. Não consigo perceber como é que isto põe em causa o regime democrático. O Rui deve apanhar uma azia sempre que é apresentada uma moção de censura na Assembleia da República pois os coitados que estão a ser alvo dela foram democraticamente eleitos!!!

      Eliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking