O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Porque Luis Filipe Veira não consegue?

. 18 comentários

Quero começar este post por cumprimentar aquele que para mim é o blogger mais brilhante da blogoesfera desportiva portuguesa: o Geração Benfica.
O post 'Pelo Poder...ou Pelo Benfica?' é um exemplo da sua objectividade, capacidade de análise de pensar o Benfica e, acima de tudo, de um benfiquismo à prova de bala.
Devo dizer que subscrevo 99% do que ele escreve e do que escreveu neste post em particular.

Mas com uma diferença substancial: não acredito que Luis Filipe Vieira queira mudar o rumo da sua gestão.
Foram já várias as vezes que o presidente do Benfica pareceu estar a adotar um discurso diferente, uma postura diferente, mas nunca passou disso.

As oportunidades para o fazer têm acontecido nos 12 anos que já leva de Benfica. Nunca o fez.
Não nos aspectos chave.

Por exemplo, a gestão do futebol do Benfica.
Já se percebeu que LFV não tem disponibilidade para estar a acompanhar diariamente o futebol do clube, nem a habilidade e capacidade para o gerir. 

Pode tentar tapar o sol com a peneira, atirando nomes como Shéu, Lourenço Coelho ou Rui Costa para o ar, mas a realidade do dia a dia revela que Jorge Jesus não responde a nenhum deles. Só ao presidente.
E JJ não tem também capacidade para ser um manager 'à inglesa', nem o futebol português essa vocação.
  
E a falta que faz um responsável máximo que simbolize o poder do clube, que tenha esse poder, todos os dias junto do futebol. 
Todos os dias apoiando, protegendo mas também disciplinando e orientando equipa técnica e jogadores nos valores do clube, e no superior interesse do Sport Lisboa e Benfica.

Já que falou no Bayern, não temos o que eles têm há anos a gerir o futebol: gente do balneário e com capacidade de gestão.
Rummenigge, Sammer, ou ainda antes Beckenbauer.
Os mais novos que não sabem que foram estes senhores pesquisem na net e no Youtube.

Outra razão pela qual não acredito em Luis Filipe Vieira, é por ainda na passada terça-feira ter perdido mais uma oportunidade de se demarcar do poder azul que asfixia a liderança do futebol português.
Não o fez, vindo pela enésima vez lamentar-se depois do mal feito ao Benfica, como se viu na última jornada.

Nós últimos 4 anos, várias foram as vezes que conflitos de interesses colocaram LFV entre as relações pessoais e o benfiquismo. O que escolheu?
A resposta vem com nomes: António Salvador(o amigo), Joaquim Oliveira(o amigo do Benfica) ou Fernando Gomes(manchado pelo Apito Dourado). 
São nomes e argumentos já mais que citados, mas que permancecem actuais.

Luis Filipe Vieira rodeia-se das pessoas erradas? Então o que o impede de corrigir esses erros de casting? 
Um gestor que acumulou uma fortuna de milhões de euros, um património imobiliário invejável, não é capaz de escolher 5 ou 6 pessoas para consigo tornarem o Benfica novamente no clube português mais forte?

Ainda outra razão pela qual não acredito em Luis Filipe Vieira, é que ele próprio não se revê  nos valores que sempre nortearam todos os presidentes do Benfica: ganhar!
Na sua última entrevista à BTV, afirmou com todas as letras que não o podem julgar por ser ou não campeão. Continuou a atirar para o futuro os triunfos desportivos, reclamando como sucessos segundos lugares e finais perdidas. Isso nunca foi apanágio do Benfica.

Mas o Geração Benfica levantou outra questão muito pertinente:
A falta de alternativas visíveis e credíveis.
Não é que não existam, mas por várias razões não dão a cara. Não se assumem publicamente.
Alguns deles poderão até estar actualmente dentro do próprio Benfica.

Isso no entanto, não é desculpa para que os benfiquistas não possam exigir um novo rumo em qualquer altura.
As alternativas aparecerão, em qualquer altura. 

Os benfiquistas demonstram semana após semana o desencanto com a sua liderança, quer no banco quer na direcção. 

Caso Luis Filipe Vieira insista em não tomar as medidas adequadas para, de uma vez por todas, colocar o Sport Lisboa e Benfica no caminho dos títulos, os benfiquistas têm que de todas as formas obrigar o clube a tomar outro rumo.

Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

18 comentários

  1. benfiquista do coração30/9/13 10:13

    Mais uma vez se provou
    que candidato apoiado pelo peidoso
    PERDE eleições

    Mais uma vez se provou que o povo
    CAGA pró peidoso, mesmo lá na área dele

    O peidoso só tem influência
    nos bandalhos dos APINTOS

    Naqueles que vão à casa iluminada
    que gostam de chocolatinhos
    quinhentinhos e muita fruta para dormir

    Não se percebe porque TRIBUNAIS e POLICIAS
    não fazem justiça com o peidoso

    SE os tribunais e policias tivessem os "tomates"
    do povo, já há muito o peidoso
    estava vendo o sol mais ofuscado

    ResponderEliminar
  2. Desculpem-me dizer isto, mas concordo muito mais com este texto que o anterior! Não que o Geração benfica não tenha razão, mas dou por mim a pensar, que ele está a fazer sugestões não a um presidente novo, que chegou á 2 anos as lides do futebol. Nao! Estava a dirigir-se a um Presidente do Benfica á mais de 12 anos. que ganhou 2 titulos nacionais e aumentou o passivo para numeros astronómicos.
    Concordo plenamente com o SHADOWS, o presidente do meu clube, já teve mais de que oportunidades para mudar. E no entanto, vemos ser constantemente cometidos os mesmos erros, as mesmas desculpas e sempre, SEMPRE, o bajular-se a ele próprio por feitos, que apesar de terem o seu valor, não são aquilo que os adeptos do MAIOR clube do Mundo pretendem. TÍTULOS e mais títulos.
    Sublinhar que a atitude do GERAÇAO BENFICA é de louvar, aliás traz para a mesa algumas sugestões pertinentes, mas seriam perfeitas se os Protagonistas desta hitória fossem outros.
    Eu como benfiquista que sou, desde que me lembro, não aguento mais esta RESIGNAÇÃO que se faz sentir pela maior parte dos benfiquistas, com as desculpas que não ganhamos por causa dos arbitros e da corrupção e da falta de sorte.
    Meus amigos o sucesso procura-se e luta-se com unhas e dentes para o atingir, e a correupção combate-se e denuncia-se, não se apoia nem bajula-se tala como está a ser feito pelo nosso presidente. Que por muito que queira explicar-se e arranjar desculpas foi ele que apoiou a entreda de FERNALDO GOMOS, para presidente da FPF.
    Amigos eu não gosto de adiar, e sou vos sinceros, prefiro uma mudança já que me garanta titulos num futuro próximo do que andar a adiar e a esperar por promessas que não vêem sendo cumpridas á mais de 12 anos, por que 12 anos é muito tempo, e já deu para ver que a história vai dar sempre no mesmo- Benfica em segundo sem nada do que se possa GABAR.
    Andre Guimarães

    ResponderEliminar
  3. Concordo,plemanente com esta exposição.O BENFICA com este PRESIDENTE, não voltará
    a ser o BENFICA de antigamente!.
    Já é hora dos sócios e os que amam o BENFICA, dizerem um BASTA , e chega de tantas humilhações!
    Saudações.

    ResponderEliminar
  4. Vieira não consegue porque há muitos benfiquistas que puxam para trás, que estão aliados aos gajos do norte. Em vez de união temos desunião.
    Et Pluribus Unum não serve para nada.

    Rui Costa Palheiro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Referes-te aos benfiquistas que estão aliados com Fernando Gomes?
      Aqueles benfiquistas que foram sócios do FC Porto mais de 20 anos?
      Aqueles benfiquistas que colocaram a trabalhar no Benfica alguém que disse que para ele o FC Porto é uma religião?
      É que se te referes a esses, concordo 100% contigo.

      Eliminar
  5. O PC tem o LFV preso pelos tomates e vice-versa. Cada um sabe os esquemas do outro.
    O objectivo de ambos é apenas um, amealhar o máximo de dinheiro que podem sem dar nas vistas.
    Ou porque é que acham que o passivo do FCP mal baixa? Ou porque é que acham que o SLB, com todas as suas receitas, continua a somar passivo?

    O objectivo é puramente manter o status quo, pois ambos continuam a somar os cifrões.
    E para o público se manter entretido e afastado disto têm-se as arbitragens, os insultos, a porrada, a discussão do qual o maior e qual o melhor, etc. etc.

    Só os adeptos vivem o futebol. Acham mesmo que quem manda nas equipas quer saber de ganhar? Só querem é manter as coisas como estão para continuar a roubar dinheiro.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem mais, a malta não quer ver que o "sistema" á maior do que se pensa...a saída de LFV do Benfica significa o fim provisório do maior clube de Portugal, significará um renascer não tenho duvidas nenhumas disso! Como acham que Sportem chegou ao que chegou?? A quem interessou o Sporting andar pelas ruas da amargura?? Ao Benfica, Braga e ao Porto!!! Qual o elo de ligação destes??!! Pois...
      Já andam aí alguns aos pulos por Rui Moreira ser presidente da camara do Porto, lol, mas já se esqueceram quem participou num jantar desse senhor ?Quem foi mesmo o gajo que abandonou um programa de futebol e de seguida foi dragão de ouro!!! Já repararam como tudo fica ligado aos mesmos que á uns anos andava todos amigos...tipo anos Alverca!
      Quanto a LFV eu tenho uma opinião, neste momento ele é o Benfica e como quero vê-lo fora do meu clube deixei de ser sócio, desliguei a Benfica TV e nunca vou fazer nada pelo Benfica enquanto este mercenário presidir o meu clube! Mas hoje anda tudo assim, contra tudo mas, o Benfica ganha 2 joguitos e fica tudo muito feliz e cheio de esperança num treinador que está provado não sabe ganhar nada e não é competente, jogar bem não chega meus amigos!!

      Eliminar
  6. Shadows, totalmente de acordo com a análise, serena, que fazes.

    Ainda não percebi porque não avançamos para acções concretas como, por exemplo, um grupo de sócios tomou no Barcelona, apresentando uma moção de censura à direcção do clube.

    No entanto, tenhamos a noção de que, se avançarmos para esta iniciativa, que nada tem de errado num clube gerido democraticamente, é necessária uma mobilização brutal pois vamos ter as casas do Benfica em peso nessa assembleia com todos os votos que lhes foram atribuídos, vergonhosamente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estás a sugerir o quê, um golpe de estado? No Benfica?
      Mas tu és mesmo benfiquista? As decisões democráticas dos benfiquistas não têm valor, já não prestam?
      Quais são as alternativas? Existem?
      Então matam-se as pessoas e depois resolve-se o imbróglio? É isso que defendes?
      Lembra-me a tentativa de implantação da República, mata-se o Rei e depois logo se resolve o problema e implanta-se a República. Todos sabemos onde isso nos levou. Até hoje.

      Rui Costa Palheiro

      Eliminar
    2. Rui Costa Palheiro não pretenda dar lições de benfiquismo porque V.Exa nem sequer me conhece.

      Curioso referir-se a golpes de estado quando parece estar a defender alguém que alterou estatutos para evitar que outros benfiquistas pudessem concorrer!!! Já para não falar da vergonha que é a atribuição de votos que foi definida para as casas do Benfica, que hoje em dia mais parecem as distritais dos partidos politicos. Uma vergonha.


      Se estivesse tão preocupado com o Benfica (Instituição e não equipa de futebol) como parece, tinha perdido algum tempo a comentar o post "AG de ontem: Não contem comigo para isto", que é bem demonstrativo do estado em que se encotra o clube. Talvez por isso tantos benfiquistas optam por opinar na blogoesfera em vez de o fazerem no local onde estavam habituados que eram as AG do clube.

      A sua referência à monarquia também diz muito de como vê a alternância democrática no clube e a utilização dos sócios de todos os instrumentos legais que têm estatutáriamente à sua disposição para questionar e em última instância destituir uma direcção. Para si o sucessor de Vieira deveria ser o seu filho, querem ver!!!

      Se estas coisas a sí não o incomodam então estamos conversados. pode crer que a equipa de futebol é apenas o espelho desta desgraça em que o clube vive há uns anos.

      Eliminar
  7. Shadows acreditas que passado 12 anos o LFV vai mudar alguma coisa? parece-me que não, quanto às alternativas as pessoas não têm que andar em campanha permanente, nem a mostrarem-se a toda a hora, que como se sabe se o fizerem os adeptos e socios e os chamam logo de oportunistas, paraquedistas, entre outros epitetos, logo LFV que saia pelo seu proprio pé que a seu tempo apareceram benfiquistas validos, agora alguns podem é não se querer meter no ambiente do futebol e percebo bem porquê, pois o ambiente do futebol não interessa a ninguem e é há uns anos a esta parte, um ambiente mafioso e onde reina a corrupção e a impunidade, e onde todos sem excepção querem ganhar a qualquer preço, eu falo por mim se pudesse provavelmente não tinha nenhum interesse em ser dirigente do Benfica, gosto do Benfica mas tambem gosto de outras coisas na vida

    ResponderEliminar
  8. Parece-me que as coisas se irão precipitar após o jogo da Champions, onde receio que iremos passar um mau bocado.
    Abraço
    Rui

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Precipitar em que aspecto, vai haver um golpe de estado?
      Não me digas que desejas a derrota do Benfica.

      Rui Costa Palheiro


      Eliminar
    2. Caro Rui Palheiro,

      Não diria um "golpe de estádio", mas uma tomada de consciência de muitos benfiquistas que caminhámos para mais uma época desastrosa, com a clara responsabilidade do Presidente.
      Abraço,
      Rui

      Eliminar
    3. Caro Rui,

      Não achará estranho que isso aconteça após um jogo contra uma das equipas mais ricas do mundo em casa dela? apenas se levarmos 5 ou 6 a zero... Não concorda comigo?

      cmps

      Eliminar
  9. Resposta com duas palavras:
    Não quer!!!!

    ResponderEliminar
  10. Para mim é claro, o Vieira tem vários negócios obscuros e não lhe convém desmarcar de certa gente. Daqui a alguns anos, quando ele não estiver na presidência, é que vamos descobrir o verdadeiro Luis Filipe Vieira. E preparem-se, não virá coisa boa...


    Rui Pinto

    ResponderEliminar

  11. A vontade não é muita pois teria diversos amigos a cobrar-lhe,

    Mas mesmo que quisesse a verdade é que não pode,

    Senão leiam e vejam se depois disto ele não se calou e só agora (( ""NÃO FALO DE ARBITRAGENS"", dizia há um mês)) depois de muito pressionado e com o apoio a fugir-lhe não deixou cair todas as juras vindo debitar mais uns blablablas inconsequentes mas que ele pensa que serenam a massa associativa.

    Ele nunca sairá disto, comunicados e conversa fiada e não é preciso ser um expert em psicologia humana para concluir que só in extremis sairá disto.

    M http://2.bp.blogspot.com/-gWX-jNBzzUQ/Ujwxh7c2LtI/AAAAAAAAfMs/0g_FUE1cLIg/s1600/Digitalizar0013.jpg


    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking