O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

sábado, 28 de setembro de 2013

AG de ontem: Não contem comigo para isto

. 30 comentários
Lamentável, é a forma como classifico a AG de ontem, e por vários motivos.

O primeiro de todos é precisamente o mesmo que me fez votar em branco nas duas últimas eleições, depois de antes ter votado em Luís Filipe Vieira. Aliás na ultima, em grande parte por manter na sua equipa dois benfiquistas que admiro (Rui Cunha e Rui Gomes da Silva) iria ter o meu voto, mas mais um "golpe de asa" fez-me recuar, porque a minha dignidade vem primeiro.

A AG de ontem deixou claro o que há muito digo, aparte de todo o mérito e dos defeitos que o Presidente e a direcção tenham... O SLBenfica deixou de ser dos sócios. Esta Direcção entende que ao ser eleita, faz o que entender porque.... Foi eleita.

Comecemos pelo que fez sair muita gente abandonar a AG: a buzina!

Aguenta-se o Presidente exaltado, aguenta-se sentir a Direcção a dar explicações absurdas sobre o relatório e contas e até se aguenta ouvir um vice presidente a dizer que não apresentaram novas contas depois do chumo da ultima AG porque sentiram que o chumbo não teve a ver com as contas, o que é absolutamente absurdo...

... Mas estar numa AG onde o vice presidente da mesa usa uma buzina para calar os sócios quando lhe apetece, ou quando pronunciam algo que saia unicamente da vulgaridade, ou... Quando pronunciam a palavra "SAD"... Isso não!

Se alguém vinha falar de resultados desportivos, do passivo da SAD, etc PLIIIM!!! Calado...

De fazer inveja a qualquer "reality show" dizia um sócio na AG.

No caso dos que queriam falar da SAD não deixa de ter a sua graça, pois na verdade minutos antes o Nuno Gaioso tinha referido precisamente várias vezes a SAD e o impacto dos resultados da SAD nos do clube, o que faz sentido dado que somos (Clube) o sócio maioritário... Mas se forem os sócios a levantar o tema... PLIIIIIM!

Quanto aos resultados, novamente dá-se o facto de ter ficado a sensação que houve mais sócios propensos ao NÃO do que ao SIM, mas na verdade... Houve mais votos SIM do que NÃO.

A votação foi electrónica. Recuso entrar na conversa de que os votos foram eletronicamente alterados como ontem já se dizia na AG, mas isso acontece por culpa da direcção, pois inacreditavelmente não divulgaram o número de votantes em cada sentido. 

Ou seja, ao invés de (como sempre e como faz sentido) referirem: X número de sócios, correspondente a Y número de votos votaram SIM... Não, só foram divulgados os resultados de 10.500 votos a favor e 2.700 contra entre 522 votantes.

Fica a ideia que não o fizeram porque em número de sócios na verdade houve mais a votar não. Eu acho que era preferível a Direcção saber lidar com esse facto do que o ocultar. Passa assim a ideia que isso não se deve saber...

... Não entendo isso!!! Os votos são claros, nada houve de ilegal e não é suposto ter em conta o número de votantes, mas sim o de votos, para efeitos de decisão. Mas isso não invalida que os dados não sejam todos claros e que não se tirem ilações dessa conjugação.

Quanto às duvidas que isso levantou no pavilhão sobre a independência do voto electrónico, eu não quero sequer entrar por aí, ainda que já o afirmei ontem que a forma como a direcção faz estas coisas é que leva a estas desconfianças. O que me preocupa nos votos é outra coisa:

Ver chegar, por exemplo, um Presidente de uma Casa do Benfica que terá levado para a sala o direto a... 70 votos! 50 da Casa e 20 dele próprio. Eu fiquei com essa sensação no registo, mas não tive depois forma de o comprovar, mas curiosamente também me apercebi que os próprios das Casas desconheciam que "votavam duas vezes".

Ora, a confirmar-se esta ideia com que fiquei... Os resultados são fáceis de explicar e, pior, quem estiver na Direcção (seja esta ou outra equipa) ganhará qualquer eleição nos próximos 20 anos. Mais uma vez, a culpa não é só da Direcção, mas sim dos 200.000 que ficaram em casa ontem e que também ficararam em casa quando se discutiu os estatutos. Agora aguentem.

Enfim, eu que até considero que este Presidente tem capacidade, como Presidente do Clube, para entrar na história, fico profundamente desiludido com tudo isto e mais ainda ao ver que ele considera mesmo que vai entrar na história, mas pelo Museu, Estádio, etc.. Está tão enganado, Presidente!

Não sou capaz de me rever nestas "manobras" que considero profundamente desnecessárias e, porventura, incentivadoras de comportamentos extremados como aconteceram ontem, a envolver o próprio presidente e um sócio que o desafiara e que vira o Presidente...reagir.

Isto vai acabar mal para todos. Principalmente para o Benfica.

Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

30 comentários

  1. Manobras? Quando há falta de confiança não há volta a dar. Quem está desconfiado, desconfiado fica.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas ha necessidade disso?

      Eliminar
    2. Não devia haver. Mas seguramente que os culpados não estão só de um lado da barricada. Há quem tenha outra interpretação do que ocurreu ontem. No fundo foi mais do mesmo. Uma assembleia geral tem uma ordem de trabalhos que as pessoas não querem respeitar. Têm de misturar alhos e bugalhos porque não conseguem falar daquilo que não sabem. Se eram as contas do clube que estavam a ser discutidas não haveria muito para discutir sem ter de falar nas da SAD? Não foi dito que haveria uma altura para serem discutidos outros assuntos?

      Ou há falta de democracia ou as pessoas não sabem é viver em democracia...

      Eliminar
    3. Meu caro, caso não saibas, para o comum dos sócios que não é accionista da SAD, ali é o único espaço e momento para discutir TUDO. Sempre foi assim, basta ires ao link que coloquei.

      Aliás é absurdo não se poder discutir uma empresa da qual o clube é dono

      Eliminar
  2. André Guimarães28/9/13 09:34

    Ao ler este teu texto, sinto dó em ver o que o meu clube se tornou. Sinto dó porque, no benfica já não são a maioria dos sócios que mandam. Outra coisa que me entristece e sendo sincero me desilude cada vez mais, é que os benfiquistas estão resignados com o que se passa. Seja fora ou dentro de campo, não interessa, os benfiquistas desistiram. Desistiram de lutar por um clube melhor.
    Uma nota: este presidente está a tornar o meu clube em algo que eu não consigo perceber.(ás vezes dou por mim a pensar o que é que ele ganha com tudo isto!) secou toda a concorrência, mudou os estatutos a seu favor e mais, quando um presidente numa entrevista diz que " não pode ser avaliado pelos resultados desportivos" mostra bem o carácter e seriedade deste senhor.
    Eu peço a este blog e a outros que comecemos a mudar a forma de pensar dos benfiquistas. Que comecemos uma nova luta. (Afinal temos que começar em algum lado) unam-se a outros blogs e vamos começar a mudar a forma de pensar dos benfiquistas!! Todos juntos conseguiremos.

    POIS o GRANDE PROBLEMA DO BENFICA MEUS SENHORES, ESTÁ DENTRO DO BENFICA!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. João Oliveira28/9/13 13:57

      O Benfica não é a maioria? Mas o que é que aconteceu ontem? O que é que aconteceu nas ultimas eleições?

      Já chega desta lenga-lenga. Respeitem democraticamente o que os sócios escolheram.

      Eliminar
    2. Nao rapaz. o Benfica de hoje em dia não é mairria dos sócios. O benfica de hoje em dia é um benfica que distingue uns sócios dos outros. Democraticamente? Como é possível um o voto de um sócio valer apenas um voto, e o de outro só por der sócio á mais anos, valer 50 votos? isto é democracia?

      Sabes do que é que já chega? CHEGA DE BENFIQUISTAS COMO TU! benfiquistas iludidos. benfiquistas que acreditam que Vieira tem as melhores intenções do benfica e não está lá só para beneficio próprio. Chega de benfiquistas que se consideram mais que os outros. Chega de apoios incondicionais a quem nos envergonha com o que diz em cada entrevista, a quem continua a aumentar o passivo e a dizer que esta tudo bem, a quem diz que não pode ser avaliado pelos resultados desportivos!
      O benfica já nao é um clube, é um CIRCO!!!
      E o palhaço mor, continua impavido e sereno no seu trono a olhar para nós como seres inferiores que nem sequer têm direito a opinião contrária áquilo que vem sendo "feito" por ele.
      Andre

      Eliminar
  3. Claramente há uma falta de transparência e todos vimos uma mesa da AG ao serviço não do clube e dos sócios, mas sim da direcção.
    Parece-me que os senhores da mesa não sabem bem qual o seu papel e o lugar que ocupam.
    Bruno1904

    ResponderEliminar
  4. Santo Tirso28/9/13 11:09

    Pelos vistos a Assembleia Geral do Clube não decorreu com o previsto por alguns associados,mas lembro com conhecimento de causa por ter já presidido a Assembleias distintas,como é difícil gerir as emoções que elas originam.
    Há sempre a possibilidade de impugnar qualquer Assembleia,desde que os assuntos a tratar na convocatória não tiveram os esclarecimentos devidos conforme os Estatutos do Clube.A representatividade e o número de votos de cada Associado,é lhe conferida pelos Estatutos até á sua revisão,e como creio que todos os Associados do Benfica têm pensamentos democráticos,vão no futuro aceitar os resultados saídos de Eleições,e quando elas acontecerem,apresentarem listas alternativas credíveis.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha este a confundir a obra prima do mestre, com a prima do mestre de obras.

      Mas alguém aqui está a por em causa a legitimidade de adequabilidade da direcção?

      O que se critica é a atitude e a forma com que se lida com os sócios.

      Quanto ao sentido de voto, não é sequer questionável

      Eliminar
  5. sport vieira e benfica... daqui a uns anos os 83% desaparecem misteriosamente como os milhares de apoiantes do vale que sao na maioria os mesmos vieiristas... RIP Benfica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. João Oliveira28/9/13 14:01

      Bem ou mal, democraticamente os benfiquistas têm tomado as suas opções. E se não conseguem aceitar o que a democracia ditou então este clube não é para essas pessoas

      RIP Benfica??????? Não andas mesmo atento.

      Eliminar
  6. É difícil a aceitar a palavra de democracia e verificar que continua história das percentagens e dos Benfiquistas de primeira e segunda.
    É estranho assumir que alguém que até possa ser como eu ( contra Vieira )... fique estarrecido por verificar que os mesmos que o acusam de prepotência e tirania... utilizem exactamente os mesmos procedimentos para com outros Benfiquistas que não são da sua opinião.
    É curioso constatar que ser dos 17%... permite livre direito ao insulto e a um estatuto de sabedoria e genialidade superior, tornando os 17% uma elite de seres iluminados que pode menorizar e ofender os tais infelizes dos 83%... que nada sabem? São apenas carneiros mal informados? Não têm um único indivíduo honesto e conhecedor da realidade entre si? Nem dominam a economia, gestão, história ou factos da actualidade Benfiquista?
    É caricato que se acuse Vieira de todo um rol de comportamentos desviantes... e depois na oposição nos tornemos uma minoria que tem permissão para desfazer e ironizar sobre a maioria... no fundo o procedimento - tipo de todas as tiranías existentes na história mundial.
    Por mim e como Benfiquista que votará contra Vieira e sabendo que digo algo extremamente impopular ( porque nada agradável de ouvir )... digo, contestemos nas assembleias, nos meios de comunicação se possível, criemos opções presidenciais credíveis e fortes, critiquemos o que está mal... mas por favor, mantenhamos a preservação dos valores dos fundadores e tenhamos atitudes de divisão entre Benfiquistas, com extremismos e ataques constantes a irmãos de caminhada.
    Sejamos diferentes e lutemos por aquilo que queremos... mas sem nos igualarmos no pior do que criticamos... não ofendamos Benfiquistas porque Vieira ofende... não desvalorizemos outros Benfiquistas porque Vieira nos desvaloriza... não oprimamos a opinião de outros Benfiquista porque Vieira oprime... não nos tornemos naquilo que mais detestamos e combatemos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não são 17%, são 13% os que estiveram contra.

      Presidente do Instituto Superior de Estatística

      Eliminar
  7. Não discutam os sentidos de voto porque isso... Não tem sentido!

    Alguém consegue discutir a forma como se conduziu e fez a AG?

    ResponderEliminar
  8. O voto de cada um e menos ainda os resultados, não são discutíveis.

    O que me entristeceu não foi a aprovação - até foi melhor assim talvez - o q me entristeceu foi como foram feitas as coisas

    ResponderEliminar
  9. Na minha pobre e ignorante opinião aquilo que se passa aqui é o mesmo que se passou no SCP, mas com as agravante que temos um sistema artilhado ou seja temos as Casas que foram abertas e/ou visitadas por LFV como suas lacaias. A geração mais velha mesmo em minoria mas que está sempre presente nas AG, possui mais votos e como aparecem "poucos" (mesmo tendo constituído 3/4 dos presentes) dos sócios com menos votos serão sempre dizimados.
    A censura nada que o LFV nunca tenha demonstrado em privado com os benfiquistas assíduos dos eventos, neste momento estamos numa fase que o osso ainda tem um bocado de carne e as provas contra a sua gestão supostamente ruinosa não estão escondidas ou modificadas, em resumo pela primeira vez Vieira teme aquilo que aconteceu a Godinho Lopes, e como sabem por estudos antropológicos a ultima fase de uma ditadura é sempre a mais violenta enquanto se tenta eliminar a oposição. Como Nero estamos a ver o Glorioso a arder ...Bem-vindos a Alverca.

    ResponderEliminar
  10. Pessoalmente e é apenas uma opinião que julgo ter direito a ter... penso ser igualmente importante reflectir tanto sobre a forma como decorreu a AG ( o que é muito importante )... como com a forma como fora dela e na oposição se adoptam demasiadas vezes os comportamentos que reprovamos entre Benfiquistas.
    Convém termos alguém na oposição para lá colocar... que não adopte exactamente os mesmo comportamentos que reprovamos em Vieira... e convenhamos que se enquanto oposição e entre Benfiquistas se desvaloriza e menoriza uns e outros... com a já célebre teoria das percentagens... podemos estar a ser incoerentes.
    A minha preocupação que transcende a AG... é que podemos criticar o que quisermos na dita AG... só que se não for atempadamente encontrado um candidato a futuras eleições que incorpore os valores de Cosme Damião, continuaremos sempre só nisto... conversa e mais conversa.
    Não é com candidatos como Rangel que carrega nas costas processos nos tribunais questionáveis que se pode pensar em vencer eleições, fazer a mudança e mais ter um novo Presidente que nos satisfaça.
    Tarda a busca de uma alternativa credível para o futuro do Benfica, continuamos com conversas e criticas e mais conversas e criticas... e depois caminhamos para o problema do costume, na véspera de eleições lá se desencanta um candidato à pressão que inspira zero de confiança e que não se destaca pela incorporação e demonstração dos valores Benfiquistas jáenquanto oposição e... depois Vieira é eleito e dizemos... foram os tais por cento... todavia acredito que os tais por cento se encontrarem melhor do que Rangeis ou ex directores da porto tv não mais votarão em Vieira.

    ResponderEliminar
  11. Santo Tirso28/9/13 15:48

    Caro GeraçãoBenfica:todos temos direito a opinião seja ela qual for,e como deve ter reparado sou participante neste blog á pouco tempo,mas já reparei que tem dificuldade em lidar com o contraditório.Isto de um associado ter mais que um voto,não é original no Benfica como sabe,e as casas do Benfica terem 50 votos acho bem,pois elas representam o Benfica nas diversas localidades.Os Associados da Zona de Lisboa,foram sempre que decidiram o destino do Benfica,e só com as votações em algumas Casas, foi permitido ter as mesmas condições em participar nos atos eleitorais.

    ResponderEliminar
  12. Todos os comentários, por mais elaborados que sejam, que não venham assinados, nem passam da porta de entrada.
    A regra já é conhecida, por vezes alguns passam por trazerem conteúdo importante à discussão, mas a partir de hoje baterão todos na trave.
    Não custa nada colocar um nome no fim do comentário.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nick Name como coloco, e como também sempre coloca o caro Shadows...
      ou o nome real, como não costumo colocar e o caro Shadows também não?

      Eliminar
  13. Quanto aos votos das Casas e dos Benfiquistas dessas mesmas casas, não ponho em questão o que nos diz o Geração...antes pelo contrário. Um benfiquista que tenha um ano se sócio, e que venha em representação de uma casa, tem logo 51 votos.
    E quem é que me diz a mim que os sócios dessa casa autorizam ou não que o seu representante vote por todos eles?
    Houve uma Assembleia nessa "tal" Casa do Benfica em que o R&C foi discutido e apurou-se o sentido de voto?
    Os 50 votos para as Casas foi sempre algo que nunca engoli.
    Eu que sou sócio correspondente e que tinha direito a 50 votos, depois da revisão (golpada) dos últimos estatutos fiquei apenas com 20...e porquê? Porque tenho a minha morada de Viseu. E onde é que é a morada da Casa do Benfica de Viseu, de Gaia, de Arganil...e por aí fora???

    Já sobre a A.G. e da forma como decorreu, acho que foi EXEMPLAR....repito...EXEMPLAR !!!
    Havia um periodo de tempo para se discutir o R&C e só o R&C e isso foi comunicado em português entendivel.

    Depois de votado electronicamente o R&C havia OUTRO, repito....OUTRO período de tempo para as pessoas opinarem o que lhes desse na realíssima gana..da SAD...do futebol...da formação...dos apoios malditos etc. etc. TUDO, nesse periodo de tempo não havia tabús...

    Só que as pessoas teimavam em falar de tudo no periodo do R&C...e aí...soou a campainha.. e muito bem.

    TEM QUE HAVER ORDEM NOS TRABALHOS !!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A ordem de trabalhos tem um ponto único:

      http://www.slbenfica.pt/noticias/detalhedenoticia/tabid/2788/ArticleId/31801/language/pt-PT/Assembleia-Geral-Ordinaria-e-ja-esta-sexta-feira-as-20h30.aspx

      Eliminar
    2. Volto a referir o que já disse antes. Calar os sócios é errado!

      Considerar a conversa sobre a SAD fora de âmbito é errado. Como já disse, o Clube é dono da SAD e as contas do clube, como disse o Nuno Gaioso, são influenciadas pelo resultado da SAD.

      Só não percebes porque não queres...

      Eliminar
  14. Bruno Carvalho abandonou a Assembleia Geral (AG) do Benfica, que se realizou esta noite na Luz, depois de ter sido interrompido por ter falado das contas da SAD. A explicação surgiu na página do próprio na rede social Facebook, onde diz que o Benfica se tornou num clube "onde a democracia está morta" e lança críticas a Virgílio Duque Vieira, vice-presidente da Mesa da AG que assumiu a condução dos trabalhos por indisponibilidade de Luís Nazaré, candidato nas eleições autárquicas deste domingo.

    "O vice-presidente da Assembleia Geral, numa atitude lamentável e censória interrompeu a minha intervenção porque eu fiz referência ao Passivo da SAD e segundo ele só se podia falar das contas do clube. O que esse senhor parece não saber é que o clube detém, direta e indiretamente, a maioria do capital da SAD pelo que é uma empresa participada e, portanto, eu tinha toda a legitimidade de abordar esse tema", começou por explicar.

    "É pena que o Benfica se tenha tornado nisto, num Clube em que a opinião é controlada e onde a democracia está morta", prosseguiu, concluindo que tem "vergonha". "Estou certo que Cosme Damião também teria vergonha", acrescentou ainda.

    Rui Tavares

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sei porquê?... mas Bruno de Carvalho faz - me sempre lembrar aquela musica dos
      « Beatles » só que em versão « Blue Submarine ».

      É giro ver declarações do ex: director do porto canal e associado antiquíssimo do SLB ou se calhar não?
      O tal, que pretendeu ganhar umas eleições de forma tão absolutamente democrática, com a chamada entrada pela « porta do cavalo » utilizando os estatutos e não a votação dos sócios.
      Não quero Vieira nem por sombras... mas dispenso « cavalos de troia » que procuram fazer o trabalho de sapa dos azuis... enfim quem quiser cair nos contos que nos trazem os carteiros azuis está no seu direito.. já eu...obrigado, mas chega de barretes!

      Eliminar
    2. O BC é Portista e o LFV?

      Eliminar
    3. Duvido que seja...( inscrições de sócio à parte que isso também se inscreve o pinto da costa como Benfiquista num segundo ).
      Presumo que Vieira seja « apenas » péssimo em tudo o que respeita a futebol e que ainda não se tenha apercebido que proporcionalmente à sua capacidade de gestão... existe um incompetência e uma apetência inata para o erro na área desportiva.

      Eliminar
    4. José Rama30/9/13 02:37

      Que se saiba o BC não causou nenhum dano ao SLB, quanto a LFV vai alegremente descaracterizando e enterrando o nosso clube.
      Por este andar o museu será útil para mostrar como o Benfica conquistou no passado importantes troféus.

      Eliminar
    5. Sim o BC não conseguiu ainda causar nenhum dano ao clube, pois depois de ter utilizado daquela « democracia muito particular do clube do norte » ao tentar ganhar eleições não através de voto... mas pela porta dos fundos e sem adversário )!
      E sim é difícil causar dano directo o clube... sem estar dentro dele ou conhecer sequer o mesmo... porque o seu conhecimento de ser sócio é recém - nascido e idosa... é a sua ligação ao porto canal e à cidade do porto.
      O paraquedismo é um desporto é certo... mas não é futebol e o azul que transparece dos comentários de BC... nunca e em momento algum me enganará.

      Eliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking