O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Um artigo feito "em cima do joelho"

. 2 comentários

Caro colega da Casa do Benfica 

O nosso clube realiza, na próxima sexta feira, dia 27, uma Assembleia Geral de aprovação de contas.
Parece-nos muito importante que as casas do Benfica tenham uma participação activa nesta, como em todas as outras, Assembleias Gerais. 

Nesse sentido apelamos a que as Casas do Benfica façam o esforço de participarem nessa A. G., o que compreendemos, não será muito fácil, principalmente para aquelas mais distantes de Lisboa. 

Nesse sentido, vimos recordar que podem substabelecer num sócio do SLB, a sua capacidade participativa nessa A.G. 

Recordamos que muitos Delegados Regionais, poderão estar, eventualmente, disponíveis para essa representação. 

Se assim for a vontade da vossa casa, incluso enviamos uma minuta para substabelecerem, para essa A.G., e só para ela, a vossa qualidade de sócios do S.L. Benfica. 

Se subsistirem dúvidas não hesitem em contactar-nos. 

Saudações benfiquistas 

A Direcção da ACB - in Facebook


Vou passar adiante o convite da Associação de Casas a que compreendem que as pessoas das casas distantes não apareçam, coitados não podem porque é longe, e que para isso se disponibilizam a nomear os ditos delegados... que trazem logo na bagagem cada um 50 votos!

Portanto, um Delegado com direito a 5 votos (5 a 10 anos de sócio), será que pode votar como sócio (5 votos) e como representante de uma casa do SLBenfica (50 votos)? Bom... se for possível tornar-se num "todo poderoso" com 55 votos é totalmente surrealista, mas eu prefiro assumir (dado o meu desconhecimento) que isso não é possível... 

Assim, assumindo que sendo delegado a representar uma casa só pode votar em nome da casa (50 votos), transformamos logo alguém que tinha 20, 5 ou 1 voto em alguém que vale... 50 votos!

Portanto, se lá aparecerem 50 pessoas a representar Casas do Benfica... são 2500 votos! Para terem uma ideia, há um ano quando a malta das claques resolveu aparecer para criar confusão, foram 600 votantes e 11.000 votos em questão. Numa situação, infelizmente, normal serão talvez menos de metade.

Ou seja, à luz do artigo 52º, o dito delegado, independentemente do numero de votos a que teria direito... passa a ter 50 votos. Se isto é democracia, vou ali e já venho! Depois ainda há quem apele a que apareçam muitos destes... Na verdade, estes senhores, vindos sem sequer conhecer as contas e, por isso, nada discutidas na Direcção das Casas... vão lá votar "porque sim" e com isso são 2500 votos à cabeça.

Agora imaginem lá que estes 50 metem na cabeça bloquear as contas, lá está, "porque sim"!? São precisos 126 sócios com 5 a 10 anos de filiação para inverter essa situação que, se fosse por maldade, poderia prejudicar o SLBenfica.

Lá está... mas quando eu apelei aqui que aparecessem nas AG onde se discutiu os Estatutos estavam todos entretidos a celebrar pela milésia quinquagésima vez o facto de termos sido campeões umas semanas antes.

Sugestão, se não for pedir muito ao senhor que escreveu este texto no Facebook, por uma questão de lisura e respeito pelos valores do SLBenfica, peçam às casas que nomeiem delegados com pelo menos mais de 20 anos de sócio para assim pelo menos irem votar com o mesmo numero de votos que iriam a titulo individual. Respeito! Sei lá... acham que vale a pena pensar em respeitar o SLBenfica?

PS- eu sei que habitualmente não aparecem tantos (50) delegados, mas quis apenas destacar o exemplo que, no meu entender, está pouco cuidado. Não me choca os 50 votos... choca-me que as contas não tenham que ser discutidas e ratificadas em acta da Casa primeiro e que o Delegado não tenha que ter pelo menos mais de 20 anos de sócio, equiparando-se ao que teria se estivesse a titulo individual. É só isto mesmo.
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

2 comentários

  1. Águia Preocupada26/9/13 22:47

    Estranho! E tendencioso este convite! A mim, que por tudo e por nada me enviam e.mails, o menos que seria de esperar era um convite para a dita assembleia. Mas não! Claro, de mim não têm a certeza de capitalizar os 50 votos!
    Ao que o Benfica (quinha e de vieirinha) chegou...
    Acordemos a amanhã caiamos lá em peso! Eu espero ir...

    ResponderEliminar

  2. As casas do Benfica são desde há muitos anos as Meninas dos meus olhos de Benfiquista e só de Santarem para cima conheço fisicamente mais de 80%.

    Andei muitos anos na implantação de muitas, inaugurações e aniversários e por isso conheço bem a realidade e conheço este presidente da ACB,

    Agora Caro Geração fica a saber que o que imaginas é que é a realidade e o delgado que representar uma Casa deposita na urna 50 votos pela Casa e deposita os dele conforme a sua antiguidade.

    Disso não tenho dúvidas.

    Quanto ao facto de irem muitos ou poucos votar depende da necessidade que a direcção sinta que vai ter na Assembleia pois há um circuito de comunicação interna que mobiliza as Casas conforme as pretensões do momento.

    Estou bem por dentro disso porque ainda vou a alguns aniversários, inaugurações agora já são poucas porque o País está quase coberto e além disso continuo a manter contactos com presidentes, directores e muitos Benfiquistas que aí conheci, Ainda esta semana tive dois convites mas também há à Casas onde não quero entrar devido às negociatas e seguidismo que praticam.

    As casa no passado tinham muito mais dinamica e intervenção e autonomia. Hoje muitas e principalmente as mais representativas estão domesticadas e outras para não entrarem em choque, calam-se.

    Por isso digo que se Viera quisesse levar a efeito alguns iniciativas que demonstrassem o poder do Benfica seria fácil mas é Viera que prefere que os Benfiquistas vivam neste turbilhão de ansiedade e recio de sermos roubados em qualquer esquina.

    Como alguém me diz:

    Viera meteu o Benfica no sistema porque ele sempre fez parte dele.

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking