O Novo Blog Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. email: novogeracaobenfica@gmail.com


sábado, 2 de fevereiro de 2013

Ecos de Braga

 ●  4 comentários  ● 

Portugal 2 de Fevereiro de 2013

O tema nada tem que ver com a alegada relação entre Salvador, presidente do Braga, e a possível eliminação do FCP da Taça da Liga. Mas sim com os dois bons resultados obtidos em Braga e de seguida, um pouco mais abaixo, em Paços de Ferreira para a Taça de Portugal.
Quem leu o texto n.º 2 acerca do último clássico com o FCP, recorda-se da questão que coloquei acerca dos sistemas de jogos: “o “proactivo” 4-4-2 do Benfica contra o “reactivo” 4-3-3 do FCP. Uma equipa a fazer tudo para ganhar, outra a fazer tudo para não perder. Benfica vs FCP é sempre assim, pelo menos desde que Pedroto treinou o FCP.” E acrescentei: “o problema vem precisamente da estrutura física do 4-4-2 e do 4-3-3. Dê-se as voltas que se derem, o Benfica colocando mais unidades de vocação ofensiva, os 2 jogadores de área (mais móveis, mais fixos ou um de cada tipo), tem sempre, mas mesmo sempre, menos jogadores no meio campo.
Os adeptos que estiveram atentos aos dois jogos em questão, repararam que quer em Braga quer em Paços, fosse por causa de lesões, fosse por causa de gestão de plantel, Jorge Jesus fez alinhar Gaitan como 8 em Braga, Aimar em Paços, Lima como único ponta de lança nos dois jogos, dois médios ala, Sálvio e Ola Jonh em Braga, Sálvio e Gaitan em Paços. À frente da defesa, jogaram Matic e Enzo Peres em Braga, Matic e André Gomes em Paços. Quanto aos defesas, Maxi e Melgarejo em Braga, dois defesas que sobem bastante, André Almeida e Melgarejo em Paços.
Ou seja, fosse porque razão fosse, Jesus jogou em 4-2-3-1 neste dois jogos difíceis, e conseguiu duas boas vitórias.
Que mais se pode dizer? Que ambos os jogos tiveram momentos de alguma pasmaceira, de algum encaixe mútuo, onde a maior preocupação foi não deixar jogar o adversário, esperando que alguém cometesse um erro. E como sabemos a probabilidade do Benfica cometer erros é menor do que a dos adversários, em face do valor de cada plantel.
Assim resulta que o jogo do Benfica perde espectacularidade (é uma característica deste modelo de jogo), mas aumenta a eficácia das transições ofensivas. O facto de só existir um ponta de lança, leva que a defesa do adversário suba mais no terreno, empurrando o seu meio campo para a frente, tal como o meio campo empurra o ataque. Assim sobra mais distância entre a linha defensiva adversária e a sua baliza. Ver golo n.º 2 do Benfica em Braga, um exemplo perfeito do que é o contra ataque.
Defendo há muito tempo que o 4-4-2, seja o modelo clássico, seja o modelo em losango, não serve para todos os jogos do Benfica. Há adversários que pelas suas características de jogo aliadas ao facto da arbitragem não premiar o Benfica por atacar mais (errando sistematicamente em foras de jogo, faltas e até grandes penalidades), devem ser abordados noutro modelo de jogo que não puxe tanto o Benfica para a frente, e permita ao adversário que se atreva mais, deixando espaço na rectaguarda por onde o Benfica pode criar mais e melhores situações de golo.
Defendi isso após o jogo com o FCP. Defendo isso novamente, pela evidente relação entre o 4-2-3-1 e os dois bons resultados obtidos em Braga e Paços de Ferreira. Este último que nos permite estar com um pé e meio na final do Jamor, após vários anos de ausência a jogar em 4-4-2.

A mentira, documentada.

Avatar
 ●  3 comentários  ● 

Nunca é demais relembrar o que o FC Porto de Pinto da Costa é. 
Uma fraude.


A delegação do FCP.

Avatar
 ●  2 comentários  ● 

imagem daqui

Para que se foi contratar Michel?

Avatar
 ●  11 comentários  ● 


"Michel não foi inscrito pelo Benfica nem encaminhado para outro clube nos últimos dias de janeiro. O avançado foi contratado ao P. Ferreira no último verão mas é nesta altura um problema para o emblema encarnado.

Recrutado a par de Luisinho e a troco de cerca de 500 mil euros, Michel Souza da Silva não encontrou espaço no plantel às ordens de Jorge Jesus e foi cedido ao Sp. Braga como contrapartida pela transferência de Lima para a Luz.

Contudo, o brasileiro apresentou-se no Estádio AXA com uma situação recorrente: excesso de peso.

Maisfutebol sabe que Michel chegou a ter quase vinte quilos acima do peso normal nos últimos meses, sendo esse o principal obstáculo para a sua utilização na presente temporada.

Aliás, não obstante a qualidade demonstrada com as camisolas de Paços de Ferreira e Penafiel, o avançado foi sujeito por várias vezes a multas dos clubes por violação dos códigos internos, nomeadamente o incumprimento das dietas determinadas.

Desde o início da presente temporada, o jogador de 26 anos foi utilizado em apenas quatro encontros (três como suplente utilizado na Liga, para um total de 31 minutos, e um como titular na Taça de Portugal).

Michel jogou com a camisola do Sp. Braga entre 23 de setembro e 19 de outubro de 2010. Depois, nada.

Em dezembro, o clube arsenalista chegou a acordo com o Benfica para o término do período de empréstimo, com o avançado a regressar ao emblema da Luz.

Nos últimos dias de mercado, não foi encontrada uma solução para o jogador nem este foi inscrito pelo Benfica na Liga de clubes. Ou seja, continua a constituir um problema." - in Tasca do Sobral.

Os sócios de segunda, chamados correspondentes.

Avatar
 ●  25 comentários  ● 

Estatutos do Benfica:

Artigo 74º - Casas do Benfica.
2. Os membros dos órgãos sociais das entidades supra referidas deverão, preferencialmente, ser sócios do SPORT LISBOA E BENFICA, sendo obrigatória esta qualidade com pelo menos um ano de associado para os membros que exerçam a presidência dos referidos órgãos.


Artigo 12º - Sócios correspondentes.
3. Os sócios correspondentes que passem a sócios efectivos usufruirão de todos os direitos inerentes a esta categoria, nos termos dos presentes Estatutos, e mantêm a antiguidade, com as restrições previstas no nº 3 do Artigo 17º.

Tabela publicada no site do Benfica:

Anos de AssociadoNº de Votos
Sócios com mais de 1 ano e até 5 anos1
Sócios com mais de 5 anos e até 10 anos5
Sócios com mais de 10 anos e até 25 anos20
Sócios efectivos com mais de 25 anos50

Ou seja, um sócio 'correspondente' não pode ter mais de 20 votos. Há casos de vários sócios, denominados 'correspondentes', que à luz dos mais recentes estatutos passaram de 50 votos para 20 votos.

Enquanto isso, as Casas do Benfica viram o seu número de votos aumentado para 50
Para ser presidente da Casa, e por isso deter o poder desses 50 votos, alguém só precisa de ser sócio há pelo menos um ano. Um ano!

Muitos adeptos do Benfica, em especial no estrangeiro, não são sócios devido a este tipo de descriminações. 
Um sócio correspondente paga menos que um efectivo. 
Um simples adepto não paga nada.

Como sempre, quem perde é o Benfica.

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Manchetes

Avatar
 ●  6 comentários  ● 
Eu todos os dias quando chego ao trabalho dou uma vista de olhos nas capas dos jornais. Leio as "gordas" e fico rapidamente com uma ideia do que se passa. Não tenho tempo para mais do que isso.
Quando chego aos jornais desportivos, eu, tal como a grande maioria das pessoas, já estou "formatado" para que 90% das notícias sejam sobre o nosso clube, sendo que 70% delas normalmente são treta. Talvez 90% não seja correto, dada a devoção do Jogo ao futebol corrupto do porto, mas 89% é de certeza.

Hoje, por ter sido um dia diferente, a visita à Banca de Jornais do Sapo motivou-me a escrever este post. É que em cada capa dos três jornais desportivos encontrei 3 "pérolas":

A Bola

"Tudo sobre o dia mais louco do leão: da contratação falhada dum ponta de lança às agressões da mesa da Assembleia Geral"
- É sempre um gozo ver o caos que reina no sporting clube do porto. Ontem então bem podiam candidatar-se a filial do Circo Cardinali.

"Erros de arbitragem favoreceram mais uma vez o Benfica" - por rui moreira
- Confesso que esta afirmação foi o que mais nojo e pasmo me causou. Palavras não existem para descrever o asco que sinto a este gajo. F*$@-s€!! Para bem de todos os que vivem no Porto, principalmente os benfiquistas, só espero que a candidatura deste animal à Câmara Municipal do Porto seja um fiasco...

"Queremos provar que somos os melhores" por vitor pereira
- Este artista quer fazer passar a ideia de que foi por mérito que ganhou o campeonato no ano passado, e que será por mérito que quer ganhar o de este ano... É mesmo triste quando as pessoas vivem da mentira, e pior do que isso, acabarem por acreditar mesmo nela.

Record

"Sporting é a delegação do FC Porto" - por Fernando Tordo
Eis a revelação do dia. Para ler o que este senhor anunciou (mas que já toda a gente sabe) até abri a página do Record:
Em entrevista a Record, o benfiquista Fernando Tordo comenta a atualidade do clube de Alvalade, considerando "lamentável que um clube com a grandeza do Sporting tenha servido de delegação antibenfiquista do FC Porto em Lisboa"
É triste, mas é verdade.

"Sonho de criança" - por Bryan
Não sou nada fã dos jogadores que são "do clube desde pequeninos". Se forem estrangeiros, soa sempre a falso. Este tipo de discurso, tal como o discurso da "ponte para um clube maior" são os que mais detesto. Começas mal...

"Fui vítima de uma conspiração por parte do Conselho Diretivo, mas o poder não cairá na rua" - por Daniel Sampaio
Lá estão eles com o síndrome da perseguição e da conspiração... Típico!

O Jogo

"Este futebol não é para qualquer equipa" - por vitor pereira
Mais do mesmo discurso bacoco. Triste...

Para além dos pontos, marcar mais golos do que o Benfica é "um objetivo motivador" - por vitor pereira
E ele continua... Por muito que queiram ser grandes, têm sempre que meter o Benfica ao barulho!

"Bryan faz lembrar Alex Sandro" - por Geovanni
Típica propaganda d'O Jogo. Até através de uma contratação de um jogador do Benfica se serve para promover os do fcp... Eu sei que foi o Geovanni que o disse, mas ele também disse muitas outras coisas acerca do Bryan. Qual a escolhida pelo pasquim? Esta, pois claro...

Amanhã deve regressar a normalidade, com 89% das notícias a serem dedicadas ao nosso Glorioso!

PS 1: PARABÉNS ANDRÉ GOMES!!! Tu mereces esta convocatória! Não sei é se a FPF merece que vás...
PS 2: Onde é que os corruptos arranjaram tanto guito para comprar tudo o que é percentagens soltas nos passes dos jogadores deles? 8,75 milhões por 70% do James nesta altura???

Godinho Lopes: o desespero de um pato bravo.

Avatar
 ●  5 comentários  ● 
«Eu respeito as instituições, tanto o Benfica como o FC Porto, mas defendo o Sporting. Tendo o presidente do Benfica faltado ao decoro na relação com Luís Duque, só com um pedido de desculpas público é que voltamos às relações com o Benfica. Não precisamos de favores nem de esmolas e esta direção irá tomar iniciativas na defesa dos interesses do Sporting». - O Pasquim do Serpa.

"O presidente do Sporting revelou que foi pressionado pelo Benfica para trocar Insúa por Kardec e Nolito. Da parte do clube da Luz, a resposta não podia ser mais... mordaz.

«Quem mente uma vez, mente sempre, e o senhor Godinho Lopes já mostrou que tem boa escola», afirmou fonte oficial do Benfica, contactada por A BOLA.

Godinho Lopes, além de ter revelado pressões da parte do Benfica, disse mesmo que Luís Filipe Vieira chegou a pedir-lhe uma reunião para negociar a transferência de Insúa, oferecendo em troca Nolito e Kardec." - O Pasquim do Serpa

Godinho Lopes está desesperado. Hoje jogou o suposto trunfo do anti-benfiquismo
Atacar o clube que lhes minou e levou Moutinho e Izmailov, não. Esses são amigos.

Tem-se visto o que tens defendido o teu clube. Cimentaste o 'Sporting Clube do Porto'. 
Mente com todos os dentes que tem. Ordenados em dia o quê? Aquela notícia sobre os ordenados em atraso pagos no dia do SCP-SLB...foi sonho?

Estamos a falar do mesmo pato bravo desta notícia:
"Godinho Lopes renunciou, ontem, a todos os cargos que desempenhava no Sporting, depois de ter sido detido pela Polícia Judiciária por suspeita de corrupção e gestão danosa relativas ao aluguer de navios-hotel durante a Expo-98." - in Record.

E desta:
O colectivo da 5ª Vara Criminal de Lisboa concluiu que não foi feita prova, mas não deixou de vincar que as dúvidas subsistiram, nomeadamente em relação à conduta de Godinho Lopes e Januário Rodrigues. No entanto, como salientou a juíza Cristina Cerdeira, em caso de dúvida a decisão "abona sempre o réu"." - daqui.

Hoje foi já recusada a 1ª providência cautelar. Espero que tenhas o que mereces. 

Jogadores do mês.

Avatar
 ●  1 comentário  ● 
"Matic foi o melhor jogador de dezembro e janeiro da Liga, na votação conjunta da Liga e do Sindicato dos jogadores.

O médio do Benfica foi escolhido por 18,7 por cento dos votantes, à frente do também benfiquista Cardozo (12,2 por cento) e do portista Jackson Martinez (9,8 por cento).

Miguel Rosa, do Benfica B, foi por seu lado eleito o melhor da II Liga. Conseguiu 11,2 por cento dos votos, contra 9.5 de Luís Pinto, do Arouca, e 8,9 por cento de Tiago Silva, do Belenenses.

Matic vai receber o prémio antes do jogo de domingo com o V. Setúbal e Miguel Rosa antes do Benfica B-União de segunda-feira.

Esta eleição resulta dos votos dos treinadores e dos adeptos registados no site da Liga." in Maisfutebol.

Bomba relógio prestes a rebentar...

Avatar
 ●  25 comentários  ● 
"Só que, depois, apareceu Jorge Jackshe, outro dos implicados na história, que disse o seguinte: "É lógico que ele [Fuentes] estava envolvido noutros desportos. E quando falávamos disso, ele mostrava-se orgulhoso. Se virem os vídeos feitos pela polícia, vão ver os nomes de código nos sacos de sangue a identificar os atletas - só que estes nomes nunca aparecem e isso é porque o Governo de Espanha está a encobrir os factos."

"Também em 2006, Eufemiano Fuentes deu uma entrevista ao "Le Monde" em que garantiu ter trabalhado com futebolistas do Real Madrid, Valência, Barcelona e Bétis, entre outros. Pouco depois, o Barcelona processou o jornal francês que, sem provas físicas, ficou de mãos atadas.

Mas as suspeitas sobre Fuentes e o futebol espanhol não se ficaram por aí: quando foi encarcerado preventivamente, em 2010, o companheiro de cela garantiu que o ouviu dizer: "Se eu fosse dizer o que sei, adeus Campeonato da Europa e adeus Mundial". Os indícios são fortes."

"Eufemiano Fuentes parece estar pronto a abrir o jogo. Na segunda audição, o médico entrou a matar: "Se me derem uma lista com os códigos dos sacos, eu identifico toda a gente que aí está." E agora entramos no mundo do surrealismo. A juíza, Julia Santamaria, perante a vontade de Fuentes, disse que não estava interessada em saber.

Os representantes do CONI (Comité Olímpico Italiano) e da AMA (Agência Mundial Antidopagem) não quiseram acreditar: "Primeiro, os espanhóis recusam-se em fornecer-nos as provas materiais. E agora a juíza recusa-se a perguntar a Fuentes os nomes que ele mesmo se propôs a entregar. É incompreensível."

A juíza defendeu-se, garantindo que não impediria de Eufemiano Fuentes relevar os nomes mas que o não forçaria a tal, porque "infringiria os direitos" das pessoas implicadas no processo.

O julgamento da "Operação Puerto" continua." - retirado daqui.

O encobrimento não poderá durar muito mais tempo. Armstrong conseguiu fazê-lo durante quase 10 anos. Mas será impossível suster que nomes comecem a surgir na praça pública.

Estamos sem qualquer dúvida perante o esquema de doping mais sofisticado de sempre, cujos tentáculos mancham o desporto europeu de uma forma que as consequências são imprevisíveis.

É que o Super Homem só mesmo na banda desenhada. Mesmo numa forma física invejável, por métodos naturais, não é possível ver-se jogadores correrem quase com a mesma pujança durante um jogo inteiro. 

E os italianos é que são os mafiosos...mas só lá é que os esquemas de batota vão sendo condenados.


Efeméride triste.

Avatar
 ●  27 comentários  ● 

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Contratações

Avatar
 ●  5 comentários  ● 

SL Benfica garante empréstimo de Bryan Garcia
O Sport Lisboa e Benfica garantiu esta quinta-feira o empréstimo do defesa-esquerdo Bryan Garcia por seis meses.
O futebolista brasileiro tem 20 anos e chega do América Mineiro.




SL Benfica assegura contratação de Diogo Rosado
O médio Diogo Rosado foi contratado pelo Sport Lisboa e Benfica, por empréstimo, até ao final da presente temporada. O Clube da Luz ficou com opção de compra.
O futebolista tem 22 anos e chega dos ingleses do Blackburn Rovers.



Fonte: Site do Sport Lisboa e Benfica

Nota de Inglaterra:
QPR: ODEMWINGIE FICOU À PORTA (LITERALMENTE): Avançado nigeriano apareceu nas instalações do QPR ao mesmo tempo que o WBA anunciava que ainda não havia acordo entre os clubes, pelo que o jogador não estava autorizado a negociar. Posto isto, o QPR decidiu que era melhor Odemwingie não entrar, e este voltou para trás.

Última hora: Violência em Alvalade - Daniel Sampaio agredido.

Avatar
 ●  Sem comentários  ● 
"O vice-presidente da Assembleia Geral do Sporting, Daniel Sampaio, foi agredido durante a sessão de esclarecimento aos sócios, realizada no Estádio José Alvalade." - AQUI.

"Daniel Sampaio foi esta tarde agredido na sessão de esclarecimento aos sócios do Sporting." - AQUI.

Atualização: Afinal foram só arremessados ovos...já nem há violência como antigamente... 

O Portugal desportivo é o que é muito porque...

Avatar
 ●  4 comentários  ● 




- Retirado da página de Facebook de 'FC Porto, a Mentira Desportiva'

Elites bolorentas fazem lembrar...

Avatar
 ●  12 comentários  ● 
...aquele cão cheio de pulgas que não larga o osso apesar de já não ter mais nada para comer.

Os últimos desenvolvimentos no Sporting, aqui, revelam o desespero de um grupo de pessoas, que se julgam os reais proprietários de um clube que já está mais que moribundo. 
Está ligado à máquina esperando que surja um milagre.

Segundo o que é público, além de reunirem as assinaturas e nº de votos necessários, os 2 sócios do SCP também tiveram que angariar milhares de euros para custear a assembleia geral. Ridículo e revelador do respeito que quem escreveu estes estatutos tem pela intervenção legítima dos associados.

Depois de todo o espectáculo público que tem sido o braço de ferro para a marcação da referida AG, eis que surge a data: 9 de fevereiro.

Como reage a elite bolorenta que ocupa o Conselho Directivo? Não respeita a vontade legítima desses sócios e interpõe uma providência cautelar.

Mas a falta de respeito por quem faz o clube não fica por aqui.

Depois de exigir que os 2 sócios depositassem o valor para que se pagasse o local e despesas de realização da AG, eis que a mesma é marcada para...a bancada do Alvalade XXI.

Estabelecendo paralelos com os outros clubes grandes...

Qual o papel dos sócios hoje em dia? 
São mesmo os donos do clube, ou são uns impecilhos na acção dos senhores feudais?
Devem ainda ser chamados assim, sócios, ou passar a ser chamados de 'silent partners'? 
Caladinhos, sem acção, limitando-se a ver o seu clube ser gerido conforme os interesses de meia dúzia?

Nota: Parece que ontem, ESTES andaram outra vez a vomitar o seu ódio, conforme relatado AQUI.

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Já estamos na A5.

Avatar
 ●  4 comentários  ● 

"Lima, autor do primeiro golo do Benfica na Mata Real, diz que o triunfo por 2-0 em Paços de Ferreira confere «uma excelente vantagem» às águias por um lugar na final da Taça de Portugal. 

«Um pé na final? Não. Foi o primeiro jogo, há mais um na Luz. Conseguimos uma grande vantagem, mas sabemos que a equipa do Paços é muito perigosa e forte. A equipa está num excelente caminho, voltou a demonstrar uma humildade tremenda, respeitando todos os adversários. Sinal disso são as grandes exibições», sublinhou o avançado brasileiro na zona de entrevistas rápidas.

«Foi um jogo muito difícil, de contacto. Fomos felizes nas oportunidades que tivemos e fizemos dois golos. Sabíamos que o Paços está com confiança e que iria ser muito difícil, mas o Benfica foi forte nos duelos e concretizou as oportunidades que teve», comentou." - in Pasquim do Serpa.


Já estamos a subir para Carnaxide. Só falta aquela descida e sair para o Estádio Nacional.

A estrutura da ampulheta no Benfica ( Parte II )

 ●  43 comentários  ● 

Benfica contrata ex-portista com cláusula de 20 milhões
Nélson Semedo e Manuel Liz no Benfica

Muitos dos nossos leitores nem devem saber quem é o ex-portista com a cláusula de 20 milhões !!
Encontram explicação para que um atleta que na última época jogou 307 minutos ( lá vou eu colocar por extenso, trezentos e sete minutos !! ) e que valha uma cláusula de 20 milhões ?!

Chama-se João Amorim e é o único que não tem responsabilidade nisto. João Amorim foi emprestado ao Trofense, sem passar pela "Casa da Partida"....

Nelson Semedo é conhecido por Nelsinho. Assinou contrato por 6 anos !!
Foi emprestado ao Fátima, actual 7º classificado da 2º divisão Zona Sul onde foi 8 vezes suplente utilizado.

Quanto a Manuel Liz, é avançado. Também foi emprestado ao Fátima. Leva 473 minutos esta época ( Pelo menos mais que João Amorim toda a época de 2011 / 2012 no Gondomar ).
Mas um avançado que no Fátima em 473 minutos faz 1 golo, é suficiente para um contrato de 6 anos ?!

Só o plantel júnior teve 7 reforços. Numa base piramidal, coerente, com uma política consistente no futebol de formação, deveriam ter entrado 2 jogadores apenas.
Dos 7 atletas contratados, apenas 2 são portugueses :
- Filipe Oliveira ex- União de Leiria e Élton Carvalho ex- União de Coimbra, que chegou agora no mercado de Inverno


Há alguma política coerente e de mais valia para o Sport Lisboa e Benfica no último patamar de formação do Clube ?

Não.
Porque a estrutura é uma ampulheta...


E se os direitos televisivos do Benfica forem...

Avatar
 ●  75 comentários  ● 
...vendidos à SportTV, mas num formato diferente do actual?

Explicando:

Suponham que a direcção do Benfica, não acredita que os jogos na BTV possam desde logo assegurar uma receita interessante, a nível nacional. 

Suponham que face ao elevado serviço de dívida do clube, cada mês que passa é mais difícil cumprir as obrigações financeiras.

Suponham que face a tudo isto, Luis Filipe Vieira decide ceder os direitos de transmissão em Portugal Continental e Ilhas dos jogos do Benfica no Estádio da Luz, por um período de 2 ou 3 anos, à SportTV, por valores a rondar os 20 milhões de euros/época


O Benfica ficaria dono em exclusivo dos direitos para fora de Portugal, usando-os na expansão da BTV a nível internacional.

Pergunto: 

Concordariam com esta solução?

- 20 milhões/época pelos jogos 
- Prazo do contrato entre 2 a 3 anos

Após o termino do contrato, o Benfica assumiria a transmissão definitiva dos seus jogos unicamente na BenficaTV, dentro e fora de Portugal.


terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Uma homenagem a um benfiquista que partiu.

Avatar
 ●  6 comentários  ● 


Apercebi-me há pouco que um blogger benfiquista, o Vítor Hugo do blogue 'Força Mágico SLB' faleceu há 3 dias, vítima de uma leucemia.

Fica aqui a homenagem a um dos nossos, um benfiquista, e acima de tudo os sentidos pêsames de toda a equipa do NGB à família e amigos. 


Há coisas que nunca mudam...

 ●  9 comentários  ● 

O SLBenfica optou por deixar sair Bruno Cesar pelo valor que o comprou, aceitando que perdeu apenas o valor gasto em salários. Nolito parece estar de saída para o Granada em busca das oportunidades que Jesus não lhe quer dar com regularidade - ainda que o treinador também não queira que ele saia.

Por cá ficam Aimar e Carlos Martins, dois jogadores que passaram, passam e passarão 2/3 do tempo lesionados e/ou a recuperar de lesões, tornando-se pouco confiáveis para serem diferenciadores na segunda metade do campeonato.

Em sentido inverso, o SLBenfica parece apostar em Rui Fonte e Diogo Rosado (dois ex Sporting) como aposta em portugueses que entrando pela equipa B cheguem à equipa principal.

Numa primeira análise dois erros de base CRASSOS:

1. As saídas e indisponibilidades do plantel principal enfraquecem as opções de Jorge Jesus. Não sendo titulares absolutos, são alternativas de qualidade aos jogadores mais regulares que, necessariamente terão lesões, castigos e piores momentos de forma.

2. As entradas no plantel estão longe de alternativas a estas saídas, nem sequer é aceitável considerar que serão mais-valias na equipa B e menos ainda é claro que esta aposta é justificável, antes de dar oportunidades aos jogadores que já estão no clube e já estão na equipa B (caso do Miguel Rosa, Cancelo, Cavaleiro, Nelson Oliveira, Roderick, Miguel Victor, etc).

Por fim, de pouco serve continuar a apostar em ir buscar este tipo de jogadores - que terão qualidade é verdade - mas que na prática são uma aposta semelhante à que não quisemos fazer em jogadores como Danilo Pereira, Mário Rui, Sílvio, etc.

Janeiro foi o ponto de viragem na época passada. Foi a partir deste mês que deixámos fugir a vantagem de 5 pontos e entregámos numa bandeja o campeonato ao FCPorto... e com o campeonato foi tudo o resto.

A mesma fase do ano, olhando à forma como os rivais estão a gerir o plantel e o campeonato, pode tornar-se outro desgosto, mas é preciso que fique claro que, desta vez, não parece ter a responsabilidade do treinador que este ano tem muito pouco a apontar-se-lhe.

Veremos quem, em ano de renovação de contrato milionário de 4M€/ano, será responsabilizado por eventuais dissabores neste início de segunda volta.

Oxalá me engane!

Salários em atraso nas ligas profissionais...

 ●  6 comentários  ● 
Dizem-me fontes, geralmente bem informadas, que a segunda metade da época vai ser penosa...com vários clubes das ligas profissionais de futebol português com salários em atraso...numa situação potencialmente explosiva...Os mais prudentes, de entre os que estão em dificuldades, alienam jogadores mais caros e promovem jovens....Os outros....

Aguardemos cenas de próximos capítulos mas existe uma probabilidade nada dispicienda de o último terço do campeonato vir a ser perturbado e adulterado por esta realidade...

A propaganda prossegue.

Avatar
 ●  17 comentários  ● 

"Segue competitivo o campeonato entre o Benfica e o FC Porto. Depois do jogo da Luz, percebeu- se que o FC Porto joga mais e é mais equipa. Não ganhou na Luz e não está isolado na liderança claramente porque o árbitro desse jogo não deixou. Nada de mais. Erros acontecem em todos os jogos. O que não é normal é que esses mesmos erros sirvam para se andar uma época inteira a falar da mesma coisa como foi o caso do golo de Maicon o ano passado." - Júlio Magalhães no Record.



A estrutura da ampulheta no Benfica ( Parte I )

 ●  24 comentários  ● 

João Faria assina pelo Salamanca e Benfica contrata Ernesto Cornejo, ex-júnior do Barcelona ou ainda Claudio Correa no Benfica por 5 temporadas

Em todos os clubes organizados, a base de contratações é feita numa estrutura de pirâmide. É recorrente os clubes contratarem mais atletas para os seus escalões de Benjamins e Infantis, e à medida que o escalão se torna mais velho, como no caso dos Iniciados, Juvenis e Juniores, torna-se mais difícil encontrar atletas com qualidade e perfil adequados para os grandes clubes.

Por exemplo, raramente se vê um clube grande contratar atletas para os seus escalões de especialização - Juvenis e Juniores - que jogue num Campeonato Distrital.
O que costumamos ver é, que esses reforços jogaram no Campeonato Nacional, e não é importante se o clube onde jogavam fez uma boa campanha, ou ainda há casos de, atletas que são chamados às respectivas selecções nacionais de Portugal.

E por isso o efeito é de uma pirâmide, a base mais larga para Benjamins e o topo mais estreito para os Juniores.

Mas esta época no Sport Lisboa e Benfica parece que não tem sido assim, talvez pelo surgimento da equipa B, mas que na minha opinião, não serve de desculpa.
As três notícias no topo deste texto são reveladoras do "efeito ampulheta"

Mas alguém se lembra do João Faria ? Alguém já "botou" olho no Cornejo ? Correa pelo que já jogou na equipa B, tem assim tanta qualidade para ter vindo para o nosso clube e assinar logo por 5 temporadas ?
E porque não mencionar o guarda redes Rafael Copetti ? Chegou faz um ano, foi emprestado à União de Leiria onde não jogou, regressou ao Benfica e ainda ( creio ) que não fez nenhum jogo !!

Só nesta posição específica, o Benfica conta com 7 ( vou repetir por extenso...SETE !! ) guarda redes entre equipa B e Juniores.
Além do já mencionado Copetti, temos :
- Mika, Varela, José Costa, Vítor Rodrigues, Rúben Alfaiate e Miguel Santos ex-Estoril !!
Não esquecer Oblak que está no Rio Ave por empréstimo.

O que ganha o Clube com tantos guarda redes ?
O que podem evoluir tantos guarda redes sem competição ?
Quanto custa ao Benfica manter estes guarda redes nos seus quadros ?

( Continua )

Rubrica GB: O melhor jogador da 1ª volta da Liga

 ●  14 comentários  ● 

Finda a primeira volta, é hora de balanço. A seu tempo iremos analisar a performance das equipas, hoje proponho-vos uma reflexão sobre os melhores da primeira Liga, para os quais faço uma sugestão de alguns nomes que se têm destacado, pedindo a vossa escolha e/ou adição de nomes de jogadores que entendam estarem a fazer a diferença: 

Cardozo, Matic, Jackson Martinez, Artur, James Rodriguez, Moutinho, Garay, Eder (Braga), Edinho (Académica), Ghilas, Lima, Van Wolfswinkel, Hugo Viana, Helton, Patrício, Mangala, Salvio...

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Rui Gomes da Silva no 'Dia Seguinte'.

Avatar
 ●  9 comentários  ● 

Muito bem hoje no programa 'O Dia Seguinte'. Em especial ao esclarecer o famigerado não-caso 'Calabote'.

Nota: O jornalista Paulo Garcia dá uma nova dimensão à expressão 'Paciência de Jó', ao aturar as birras de Dias Ferreira sem perder a compostura. Não é para todos...

Futsal do Benfica...à deriva?

Avatar
 ●  4 comentários  ● 
Comentário retirado do post 'André Lima: o porquê de não treinar em Portugal.'

"Não se desvie a questão do essencial e a questão essencial é a situação interna do Futsal do Benfica
O André Lima não está cá, já esteve e, com a ajuda de uma treinadora credenciada no banco, não deixou de ser campeão e vencedor da UEFA CUP
Mas os responsáveis do Futsal do Benfica, principalmente o senhor Almeida Lima, porque o senhor João Pedro Ferreira já ali está a mais e não tem competência para o cargo, os responsáveis do Futsal do Benfica, dizia, devem centrar as suas atenções e energias na situação interna desta secção. Que está à deriva. 
Não é só o treinador que não serve e de facto não serve: é preguiçoso, laxista, não foi capaz de construir uma equipa em torno de um modelo de jogo, privilegia as individualidades em prejuízo do colectivo, etc. E não digo isto só esta época, já o dizia na época passada.
A secção de Futsal do SLB necessita, pelo menos a partir do final desta época, de uma «limpeza», a começar no topo, onde se encontra um secretário técnico que não lidera e deixou a disciplina afundar-se."

O Futsal do Benfica preocupa muita gente. Confesso que não conheço o suficiente para me pronunciar sobre o trabalho de Almeida Lima e de João Pedro Ferreira.
Já sobre o treinador do Benfica, Paulo Fernandes, a opinião é de que ou não tem uma estrutura que lhe esteja a dar condições de trabalho, ou não tem a categoria que se esperava dele, como treinador.

Benfiquistas até...no Japão!

Avatar
 ●  Sem comentários  ● 
"Através do seu Facebook, o futsalista português Ricardinho partilhou uma foto com um japonês totalmente vestido à... Benfica. Tudo aconteceu no domingo, depois da vitória do Nagoya Oceans sobre o Machida, por 5-1." - retirado daqui.



A exclusão do FC Porto da Taça da Liga.

Avatar
 ●  9 comentários  ● 
Apesar da estratégia de menorização do caso por parte das vozes do FC Porto, o Presidente da Liga comentou hoje o caso, aqui

"Mário Figueiredo, presidente da Liga de clubes, comentou esta segunda-feira a possível exclusão do FC Porto da Taça da Liga, depois da utilização irregular de três jogadores que atuaram pela equipa B menos de 72 horas antes do jogo com o V. Setúbal.

“Os regulamentos foram aprovados em Assembleia Geral. O tema foi gerido e discutido por uma comissão. Foram feitas várias reuniões com os clubes, tudo foi discutido e depois sujeito a uma Assembleia Geral onde os regulamentos foram aprovados por unanimidade”, explicou Mário Figueiredo.

O presidente da Liga comentou ainda o facto de o FC Porto ter jogado a partida com os sadinos à tarde, quando o desejava fazer à noite, o que faria com que os regulamentos não tivessem sido infringidos.
“Os jogos daquela fase determinavam quem passava às meias-finais e tinham de ser jogados todos à mesma hora. Foram marcados para essa hora depois de todos os clubes terem chegado a acordo”, finalizou."

A questão não tem discussão. O FC Porto deve ser excluído.

Por explicar ainda está o porquê de os serviços da Liga não terem detectado esta infracção na altura do jogo. 
E o silêncio do presidente do Vitória de Setúbal, o beneficiado com a exclusão do FC Porto.

1ª volta quase perfeita?

Avatar
 ●  2 comentários  ● 
Nas exibições não. Mas os resultados, que são o que conta, evidenciam essa quase perfeição.

O que faltou? 

Este vídeo, publicado no Youtube, dá uma ajuda a perceber.

Serviço público: Porque beber água é das coisas mais importantes.

Avatar
 ●  8 comentários  ● 
Deixo aqui um artigo muito proveitoso, publicado no blogue 'Em roda da mesa' pela Dra. Inês Gil Forte.

Um blogue que ajuda a comermos melhor, e dessa forma a termos mais saúde. 
Até para ver o Benfica em condições, temos que cuidar da nossa saúde!!!
Podem acompanhar este blogue no nosso blog roll, em 'Outros blogues'. 





domingo, 27 de janeiro de 2013

Domingo à noite.

Avatar
 ●  18 comentários  ● 
"Além de aprender inglês, quero água e shampoo."

A cartilha(como bem lhe chamou João Gobern), foi lida e repetida pelo comentador/cantor. 
Mais uma vez, o mesmo discurso de Bernardino Barros no dia anterior, no mesmo canal, como mencionado aqui.

"Hoje tenho dores nos rins."
Caro Rui, a Liga Real que o Sr. promove no 'Tempo Extra' afinal é ou não o espelho dos erros de arbitragem? Afinal numa semana 'a máquina' do FC Porto domina a arbitragem, mas esta semana o Benfica é que tem os árbitros que quer?
Decida-se, homem. E beba um cházinho de pés de cereja.

O homem é capaz de tudo, assim as condições certas o proporcionem

Avatar
 ●  10 comentários  ● 

Foi com grande interesse que assisti às duas horas de entrevista de Lance Armstrong à Oprah. Entrevista fabulosa. Mas previsível. Mais um capítulo a somar ao circo em que o folhetim Lance Armstrong se tornou.

Lance tinha a lição bem estudada e as suas respostas foram certeiras e apontaram sempre ao coração daqueles que o julgam. Lance sabe como ninguém que no seu caminho para uma possível redenção, não tem outro remédio senão assumir e aceitar todo o mal de que o acusam, quase até auto mutilar-se. Mas o que eu duvido é que Lance tenha dito aquilo que sente de verdade. Duvido que ele se sinta realmente como um criminoso, uma fraude ou quase como um pedaço de merda como se apelidou a si próprio tantas vezes ao longo da entrevista. Lance sabe que venceu dopado num pelotão que também corria dopado, que vantagem foi essa afinal? Em boa verdade: que crime cometeu Lance Armstrong?

Lance Armstrong merece ser punido? De acordo. Merece ser despojado dos Tours que conquistou com recurso assumido a substâncias proibidas? Evidentemente. Mas não destruamos o homem, não queiramos fazer do seu “crime” o resultado de uma mente doente ou algo maquiavélico que ultrapassa em gravidade os “crimes” cometidos pelo comum dos mortais.

Pois se o “crime” afinal é esse, - recorrer à batota para vencer a qualquer preço – o que dizer de Maradona, que num jogo de campeonato do mundo marca um golo com a mão e celebra com o público como se nada fosse? Ou que dizer de um qualquer jogador de futebol que entrando na área se atira para o chão tentando ganhar um penalti que não existe? Ou que dizer de um sete vezes campeão mundial de Fórmula 1 que imobiliza propositadamente o seu carro na última curva do Grande Prémio do Mónaco para conquistar uma pole-position? O que dizer de um estudante que na sala de aula copia permanentemente pelo colega do lado conquistando notas que não merece? Ou que dizer do recém licenciado que vira chefe de secção porque o tio teve um caso amoroso com a dona da empresa? Serão esse “crimes” assim tão diferentes? O “crime” de defendermos os “nossos” e olharmos permanentemente para os nossos interesses, ainda que à custa de algumas injustiças que vamos plantando no resto do mundo?

Criminosos somos então todos aqueles que de diversas formas usam da batota para tirar vantagem em qualquer situação que nos ajude a subir na vida. Criminosos são todos aqueles que sendo apologistas da ética e das boas maneiras, percebem ainda assim que a ética é enrabada todos os dias pela esperteza saloia, e que a fronteira que separa o ser esperto do ser otário é uma linha muito ténue. Criminosos são todos aqueles que na ânsia de sobreviver, percebem desde cedo que vivem numa sociedade que só guarda memória dos vencedores, e que a grande maioria é varrida para debaixo do tapete.

O que torna este caso Armstrong diferente de todos os outros é a sua dimensão. Mas a dimensão do acontecimento não foi algo que Armstrong tenha escolhido. A dimensão deveria ser totalmente irrelevante neste caso. Porque o crime de Armstrong não foi maior que o do Zé do talho que também corria dopado mas acabou o Tour de França na cauda do pelotão e nunca ninguém fez caso dele. O crime cometido, se assim se pode chamar, foi exatamente o mesmo. O que aqui é diferente é a relevância e o mediatismo que se dá a cada um dos casos. Mas o mediatismo não se escolheu. Aconteceu. Juntamente com os salários monstruosos, as capas de revistas, os patrocínios milionários e a vida vivida sob as luzes da ribalta.

Outros dirão que o crime cometido por Lance Armstrong foi acusar uma série de pessoas, chamá-los de mentirosos, colocá-los em tribunal, descredibilizá-los e até arruinar algumas vidas, quando sempre soube que aqueles que o acusavam diziam a verdade. Mas mais uma vez não sei no que é que isso torna Lance Armstrong assim tão diferente da maioria de nós.  

Faz parte da condição humana varrer tudo à nossa frente quando nos sentimos encostados à parede ou quando nos tentam enjaular. Lance não decidiu atacar ninguém nem lançar a primeira pedra. Lance escolheu sim defender-se de quem o atacava a si e ameaçava revelar ao mundo a sua mentira. Comportamento condenável? Evidentemente. Ainda assim, humano e compreensível.

Aqui há uns anos, tive na mão três dias antes a prova específica de matemática que tinha um peso de 50% na entrada para a Universidade. Tive azar, porque era o exame de segunda época e eu já tinha realizado a prova na primeira época. Mas garanto já aqui, teria mesmo aproveitado o “brinde” e não teria pestanejado de hesitação se tivesse roubado lugar a alguém que merecesse o lugar bem mais que eu numa das melhores Universidades do país.

Essa teria sido uma das grandes “mentiras” da minha vida, tal como veio a ser uma grande mentira na vida de alguns amigos meus que não desperdiçaram a ocasião. E para defender algumas das mentiras da minha vida, não tenho vergonha de reconhecer que por vezes fui injusto e tive de revelar facetas do meu caráter de que não me orgulho. A mentira de lance não deixa de ser uma mentira, é apenas  uma mentira à escala planetária.

Alguém disse um dia algo em que sinceramente me revejo, que só há dois sentimentos puros no mundo: o amor e o medo, que não vivem um sem o outro, e tudo o resto são derivados destes. Concordo. Porque o amor é aquilo que nos faz entregar às coisas. Mas o amor despoleta irremediavelmente o medo, o medo de se perder aquilo que se conquistou e que se ama. Como sabemos, quer o amor quer o medo podem dar lugar a comportamentos totalmente irracionais.

O que a história de Lance Armstrong mostrou ao mundo é a fragilidade do ser humano. Pessoalmente, sempre acreditei que todos fazemos parte do circo e que todos somos responsáveis por uma pequenina parte do que de bom e de mau se passa à nossa volta. Quer seja através das nossas palavras, do nosso exemplo, do pouco ou muito de nós que se reflecte naqueles com quem convivemos. Todos nós carregamos dentro de nós um anjo, um diabo, um artista, um médico, um poeta, um visionário, um polícia, um bombeiro, um criminoso, um vilão, um assassino, um advogado, um juiz, um padre, um professor, um filósofo, um político, um romântico, um moralista, um pacifista ou legislador. É o ambiente em que nascemos, o contexto em que crescemos e as circunstâncias que se nos deparam ao longo da vida, que definem que partes de nós se tornam ou não visíveis.

O homem é capaz de tudo, assim as condições certas o proporcionem.

No lugar que merecem.

Avatar
 ●  4 comentários  ● 
Vitória na Taça Hugo dos Santos.

Isolados no primeiro lugar do campeonato.

Em grande!!

Avatar
 ●  1 comentário  ● 


Confesso que preferia Angola, mas é um país lusófono que muito prezo e fiquei contente por vós!!

Parabéns Cabo Verde!!!!!!!!!! 

Vozes de burro...

Avatar
 ●  12 comentários  ● 
"Ao serviço da Rainha Isabel."
Manuel Queiroz na Antena 1 e Bernardino Barros na RTP Informação, ontem após o jogo do Benfica
Dois elementos pagos com dinheiros públicos para a coberto da imparcialidade de comentadores desportivos, não fazerem outra coisa que atacar o Benfica e defender os interesses do FCP.

Juntado isto ao relatado ontem pelo Master Groove, aqui, vemos que a campanha de intoxicação ainda está no princípio.

"O meu ídolo é o António Tavares-Teles."

ranking