O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

sábado, 26 de janeiro de 2013

Final da 1ª volta - retóricas

. 27 comentários

Portugal 26 de Janeiro de 2013

Começa mais logo a nossa 2ª volta da Liga do futebol “portoguês”. Terminada a 1ª fase de todos jogarem contra todos, podemos tirar algumas conclusões e conjecturar outro tanto.
A análise nua e crua dos números indica que temos os mesmos pontos da época passada, mais 6 do que na época anterior onde defendemos o título e mais três do que na época do título. Estou a referir números do ciclo Jorge Jesus, uma vez que antes dele, ninguém se aproximou destes (bons) números.
Em relação ao goal-average, temos um bom número de golos marcados, 39, que a serem confirmados na 2ª volta irão ultrapassar os golos marcados no ano do título, até agora o melhor neste item, dos últimos 15 anos. Em relação aos golos sofridos, são 11, três dos quais de penálti, dois deles em Coimbra. Trata-se também de um bom número, só ultrapassado pela positiva, no ano do título.
Outras características em relação à 1ª volta. Em relação aos confrontos com o SCP, ganhamos outra vez o primeiro jogo (só no ano do título não conseguimos, empatando 0-0), mas em relação ao Braga, pelo 4º ano consecutivo, voltamos a perder pontos com eles (2 empates e 2 derrotas). Quanto ao FCP idem, mas pelo 3º ano consecutivo (1 derrota e 2 empates).
Por muitas voltas que se dê à leitura dos números, esbarramos sempre numa constatação simples: com Lima, Melgarejo, Olá Jonh e Sálvio, fizemos os mesmos pontos do que com Saviola, Nolito, Bruno César e Emerson. Sublinho que no ano passado, em termos de calendário, deslocamo-nos a Braga e ao FCP, e recebemos o SCP. Este ano foi o contrário, pelo que nem é legitimo dizer-se que no ano passado tivemos um melhor calendário.
Dito de outro modo, gastaram-se 5 milhões no Lima, 11 milhões no Sálvio, 8 milhões no Ola Jonh, 2 ou 3 milhões no Melgarejo, e temos os mesmos pontos do que no ano anterior, com Bruno César (5,5 milhões), Nolito (custo zero?), Emerson (1 milhão) e Saviola (5 milhões).
Mas mais. Ao contrário do que esta comunicação social avençada aos interesses do “sistema” (nos quais se inclui a protecção da imagem do Sr.º Vieira) propagandeia, com primeiras páginas de Lima, Sálvio e Ola Jonh, mais colunas de opinião a dizerem o mesmo das “grandes” exibições destes três “reforços”, os números mostram o contrário. Assim, apesar dos golos “fantásticos” do Lima, a verdade é que ele marcou 8 golos em 14 jogos (melhor que Saviola que fez 4 em 18 jogos), média inferior à que teve na última época no Braga, 20 em 30 jogos. Apesar dos “arranques” de Sálvio, marcou 4 golos em 14 jogos, muito fraco quando comparado com os 10 golos do Bruno César em 26 jogos, ou os 11 golos do Nolito em 29 jogos. Ola Jonh nem entra nestas contas.
Como se percebe, compreendo bem a frustração de Nolito e Bruno César. Eles sabem que fizeram uma boa época, marcaram muitos golos e ajudaram o Benfica a ganhar muitos jogos, estiveram nos quartos de final da Champions, ganharam a Taça da Liga e só a arbitragem os impediu de serem campeões. Em vez de serem premiados, não! Foram trocados... é duro...
Então impõem-se a pergunta: como é que os jogadores contratados apresentam binómios custo/resultados piores do que os jogadores que cá tínhamos, e no geral, temos a sensação que estamos a jogar melhor?
Pois é simples: quando falo de comunicação social e sua capacidade de nos iludir e fazer crer coisas que não são, aqui temos mais um exemplo. Como podíamos falar de outros, desde o Roberto, Emerson ou Thomas que não eram tão “fracos” como eles conseguiram fazer crer que eram.
O papel da comunicação social é aqui determinante para formular as opiniões que conhecemos sobre Lima, Ola Jonh e Sálvio. Que, como já aflorei noutros textos, não é um papel desempenhado ao acaso. Há que desviar as atenções dos adeptos da realidade desses negócios: Sálvio foi contratado para que o Atlético pagasse ao FCP o que deviam, Olá Jonh foi já vendido à Doiyen, a mesma empresa que comprou parte do Defour e Mangala ao FCP. E Lima foi contratado para que o Braga não perdesse dinheiro com o jogador, que ficaria livre este mês de Janeiro.
Denominador comum? A imagem de LF Vieira. Há que a proteger, enganando os adeptos e sócios do Benfica, resumidos a papel de figurantes e pagantes de todas estas barbaridades. Mas o Sr.º Vieira não é o presidente do Benfica? Como se percebe, actua como um peão de outros interesses, sobrecarregando o orçamento do Benfica sem contrapartidas desportivas e económicas garantidas. Há pois que o proteger e passando o ideia que não ganha mais porque Jesus é teimoso, como se diz que o Lima é fantástico. O adepto é fácil de iludir...
Ressalvo que os jogadores em causa não têm culpa de nada, e que até os acho bons jogadores. Mas dada a situação financeira do Benfica, o que se passou nesta pré temporada em termos de opção de investimento foi uma arrepiante farsa. Os resultados desportivos confirmam que tudo não passa de uma ilusão. 
Vai começar a 2ª volta. Espero que o desempenho da equipa se mantenha, e dos reforços em particular, que melhore de modo a ajudar o Benfica a atingir a principal meta: o campeonato. Se isso for conseguido, tudo será esquecido.
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

27 comentários

  1. o que eu sei é que, apesar de tudo, se não fossem duas arbitragens manhosas teríamos 4 pontos de vantagem. gostava que juntasses este vídeo à tua análise, porque ficava mais completa...

    http://www.youtube.com/watch?v=x_2OKvS5z2o

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro que sim. Também não esqueço isso. Mas essa questão só é válida para esta época? E no ano passado o empate em Braga como é que foi conseguido (pelo Braga)?

      Hoje, nem por acaso, os dois golos do Benfica são de Lima e Sálvio. Ambos melhoram os seus rendimentos. Como disse, se no final do ano formos campeões, ninguém vai achar estranho e eu ainda passo por ser "anti Benfica" .. :)

      Eliminar
  2. Eagle01,

    Grande artigo! Acho que o teu raciocínio é no mínimo válido. Eu próprio ando muito desconfiado das verdadeiras intenções de quem manda no Benfica.

    As atitudes que estão a tomar são demasiado passivas e apenas para inglês ver. Enquanto isso, cometem-se os mesmos erros de gestão desportiva e financeira, ano após ano. Do lado de lá, eles vão ganhando e crescendo com as vitórias...

    Ainda ontem escrevi sobre a venda do Bruno César, jogador que eu até nem gostei muito que tivéssemos contratado naquela altura, e o reflexo que dá de uma má política desportiva...

    http://o-guerreiro-da-luz.blogspot.pt/2013/01/bruno-cesar-o-reflexo-de-uma-politica.html

    Deixa uma opinião.

    PS: Já agora, não achas que o Salvio acabou por ser uma prenda antecipada eleitoral?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro, não serei a pessoa mais indicada para falar de Vieira, pois detesto um individuo que celebrou golos do FCP contra o Benfica. Nem que seja o individuo mais inteligente do mundo desportivo. São coisas que nunca esquecerei.

      Para além disso já apanhei Vieira em várias aldrabices e como tal, 2+2=4 e tiro as conclusões que tenho tirado ...

      O Sálvio poder ter sido uma prenda eleitoral? Olha, nunca tinha pensado nisso. Se calhar também ajudou. Mas o primeiro motivo foi, para mim (sublinho), para que o Atlético pagasse ao FCP. E porquê? Porque as noticias disseram que o Benfica já pagou. E no dia seguinte diziam "o FCP já recebeu".

      Eliminar
  3. Amigo Eaglea01

    O senhor Vieira continua em silêncio sobre a utilização irregular dos jogadores do FCP na Taça da Liga. Se fosse do outro lado...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro amigo, se reparar desde que o FCP foi jogar à Luz, e criou o "enredo" (habitual) da arbitragem, só tenho ouvido falar que o Matic e o Maxi não deviam ter acabado o jogo, que a Liga até publicou um resultado falso a favor do Benfica de 3-2, que o árbitro tirou 3 foras de jogo ao FCP, etc e depois veio até o lacaio e grande amigo do Sr.º Vieira dizer que a arbitragem do Braga-Setubal lhe fez lembrar a do Calabote (mais uma piada para agradar ao FCP, rival do Benfica nas contas do titulo)...

      E que vi fazer ao Sr.º Vieira? Renovar com Cardozo, Matic, Jardel, André Gomes e Roderick. Concordo com as renovações, mas o timing escolhido foi claramente para não responder à estratégia do FCP. É bom? É mau? Como sempre a resposta estará no meio termo: o Benfica teria de ter desmontado a tese do FCP, pois o Moutinho fez 7 faltas e só levou cartão na ultima, aos 82 mn, quando fez muitas faltas anti desportivas cortando jogadas de ataque do Benfica. O Fernando devia ter sido expulso aos 47 mn porque esse mesmo árbitro tinha expulso André Gomes no jogo com o Guimarães, por lance igual. O mínimo que o Presidente do Benfica devia fazer era responder em tom cordato mas assertivo. Ao mesmo tempo anulava argumentação dos rivais e mostrava que estava atento.

      Há tempos escrevi aqui que as equipas de Vale e Azevedo ganhavam ais ao FCP dos Decos, etc. As pessoas irritam-se logo, mas uma das razões é que o Benfica tinha um Presidente que dava o peito às balas e não estava feito com eles. A equipa era mais respeitada nos encontros com os grandes e daí fazer alguns dos melhores resultados.

      Eliminar
  4. Há 29 anos que o Benfica não era o campeão de inverno em anos consecutivos. Contra evidências continuam as criticas do costume.

    Gastámos mais dinheiro, e será que não temos um plantel mais forte??

    Mas há dúvidas que o Salvio e o Ola John são melhores jogadores que Nolito e Bruno César? Quero lá saber dos números se há anos que dizem mal do Cardozo e quando se fala dos números dele dizem logo que não interessa.

    Mas pelo menos compara o que se pode comparar. O Salvio em 15 jornadas fez 4 golos e 5 assistências. O Bruno César o ano passado em igual período tinha feito 4 golos e duas assistências. O Nolito tinha feito 8 golos e duas assistências. Mas isto só mostra parte da produção de um jogador. O Salvio é muito mais jogador de equipa. Mas de longe. Nem falo do Ola John porque comparar um puto de 20 com gajos de 23 e 25 anos é desde logo desleal.

    O Bruno César foi o único culpado de não ter sido mais utilizado. Porque foi comprado como centro campista e só rendeu como falso extremo. O Nolito se continua a ser parvo, em vez de ser um suplente de luxo nem isso será. E bem pode querer mais mas a seguir as ideias dos empresários e presidentes de outros clubes que só o querem de graça só vai se prejudicar.

    O Sálvio foi comprado porque é bom e jovem. Já antes o Benfica o quis mas era bem mais caro. Arranjar teorias da conspiração para uma compra forçada só mesmo para rir.

    PS: Não penses pelos outros. Se tu te deixas iludir pela comunicação social é problema teu. Se calhar o teu problema é teres-te deixado iludir por um agente mais mentiroso que a CS... o que não é fácil!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nolito é um jogador do caraças. A comparação não deve ser com Sálvio mas sim com Gaitan q não anda a jogar nada mas tem jogado em detrimento de Nolito.

      Eliminar
    2. As estatísticas podem-se manipular como quisermos. Mas os resultados no final é que servem e valem. Aprecio o seu contributo porque vai ao detalhe de comparar golos e assistências à 15ª jornada. Eu não as tenho, por isso fui buscar as do final da época. E aí voltaremos a conversar.

      Mas do que me diz, não corrige nada do que eu escrevi sobre os interesses que estiveram por trás dessas contratações. Se para si, isso não conta, para mim conta e muito. E até serviu para prescindir de 18 anos de associado, porque não estou para pagar isto que o Sr.º Vieira está a fazer.

      Quanto à comunicação social, acho que não percebeu mesmo nada. Eu estou "vacinado" e por isso percebo como essa comunicação social dependente dos financiamentos do BES e dos direitos televisivos (fora comissões ou luvas como queira), tem de apontar aos adeptos e sócios o caminho do treinador ou do jogador A ou B. Mas nunca o da estratégia do Presidente condenado por roubar um camião nos anos 90. Para além de até a mim me ter deixado boquiaberto, quando não respondeu ao FCP acerca daquela história da "coca cola não se escreve com 4 letras" ...

      Por pensar pela minha cabeça é que consigo ser original. Não acha que sou? Você pelo contrário não me parece que seja. Se em 13 épocas continua a achar que o problema do endividamento excessivo, dos negócios e negociatas, é do "outro", então quem anda a ler muitos jornais não sou eu ...

      Eliminar
    3. Repito. O Sálvio foi comprado porque é bom e jovem. Já antes o Benfica o quis mas era bem mais caro.

      O Melgarejo já tinha sido contratado muitos tempo antes. Foi contratado porque é jovem e tem qualidade.

      O Ola John a mesma coisa.

      Alguém ainda duvida da mais valia que é ter o Lima?

      Mas porventura o Benfica pagou 6M de comissões por algum destes jogadores como fazem outros clubes??

      Eliminar
  5. É palermice não incluir as saídas do Javi e do Witsel, mas quando as análises procuram sempre as mesmas conclusões é o que acontece!! Será assim tão difícil esquecer o LFVieira por uns instantes??

    ResponderEliminar
  6. " Bruno César (5,5 milhões), Nolito (custo zero?), Emerson (1 milhão) e Saviola (5 milhões)."

    Saviola já cá estava. Não percebi este raciocínio.

    Sobre a CS concordo em absoluto e o melhor exemplo é mesmo comparar os guarda redes. Roberto, por motivos "estranhos" foi massacrado desde o primeiro dia ( Vieira tem a sua culpa pq pôs em cima dele o carimbo de gr caríssimo) e nenhuma das suas falhas passaram impunes...já Artur tem tido, igualmente, falhas mas todos são tolerantes e o apoiam. Ajudou, claro, que as primeiras falhas de Roberto deram golo enquanto q Artur teve a sorte de as suas falhas não terem dado em nada até recentemente. A forma como a CS abordou esses assuntos ajuda os adeptos a criarem opiniões sobre cada um. O exemplo máximo dessa influência da CS é Deco que é considerado por muitos como um magnifico jogador quando pouco mais que mediano é. Mas a imprensa bajulava todos os dias qqr passe de dois metros para o lado q ele fizesse e ignorava SEMPRE os falhanços e erros q cometia.

    PS: Thomas era mesmo mau, ou, por outras palavras, fez por ser mau.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que o problema Roberto vs Artur se coloca de outra forma. O Roberto não errava tanto como diziam, e o que diziam tinha um objectivo: fragilizar o jogador e a equipa, por tabela. Os erros (poucos) de Roberto custavam pontos? Sim, mas porquê? Porque o Benfica marcava menos golos do que passou a marcar no ano seguinte. É só comparar os golos das primeiras 4 jornadas de Roberto, com os de Artur Moraes. Espero que não venha nenhum iluminado dizer que o Artur faz mais assistências do que o Roberto ... Basta lembrar o jogo com a Académica de Roberto e de Artur. A Roberto foram assacados erradamente culpas nos 2 golos da Académica (e assim não se falou dos 4 penaltys que Cosme Machado podia ter marcado e não marcou). No ano seguinte o Artur leva um golo pelo meio das mãos, uma fifia monumental, mas não houve polémica porquê? Porque o Benfica marcou 4 ... e com o Roberto marcou 1 ...

      E não esqueça que Roberto levou com 2 defesas laterais que subiam muito e permitiam contras de que nasciam muitos cruzamentos, e Artur não. Emerson foi para ele uma grande ajuda.

      Somei Saviola para fazer contas globais: gastamos X milhões numa solução, Y milhões noutra solução, e ficamos na mesma. Porque de facto, como alguém comentou, na arbitragem não fizemos nada. E assim tem sido nos ultimos 12 anos ... com o apoio inequívoco a este "sistema" por parte do Sr.º Vieira que se deixa fotografar ao lado do Rui Moreira, em amenas cavaqueiras (de que falarão eles?).

      Thomas era um excelente jogador posicionalmente falando. Não se mexia muito, mas sabia colocar-se de modo a cortar linhas de passe. Não será por acaso que com ele, o Benfica sofreu em 34 jogos, menos de 27 golos (estes 27 foram nos 34 jogos,mas como JVA o encostou - a pedido dos burros do costume - após empate em Leiria, com golo em fora de jogo de Sérgio Nunes, nas ultimas - creio - 7 jornadas ele não calçou a sapatilha e com o SCP foi 3-3 depois de ganharmos 2-1 na 1ª volta). Se reparar 27 golos ainda hoje, com 30 jogos, é uma marca dificil de obter. E marcamos 71 golos, um dos melhores registos dos ultimos 15 anos ...

      Eliminar
  7. Acho, sinceramente que este raciocínio, além de ser mal feito (como o utilizador anterior referiu) não reflecte o que o Benfica era e o que é, pelo menos no campeonato.

    O Nolito e o Bruno César (sendo que gostava dele) eram inferiores ao Ola John e ao Sálvio. O Lima está também a aportar muito mais do que o Saviola.

    Este ano, a equipa parece-me bastante mais sólida e jogamos sempre em 442!!! O ano passado custava muito mais ganhar jogos (lembro-me contra o Beira-mar o ano passado). Este ano as vitórias, mesmo as mais sofridas, têm aparecido sem muito custo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, mas eu também posso dizer que ganhamos de forma mais forte, porque não joga Aimar e Carlos Martins, como no ano passado. Temos menos talento, mas temos mais imprevisibilidade associada a boa qualidade técnica de quem joga. Enzo, MAtic ou ANdré Gomes resultam em mais músculo e razoável talento, no meio campo. Logo a eficácia defensiva melhorou como prova o numero de golos sofridos (muito menos do que no ano passado e com 3 penaltys encaixado). Portanto a questão pode colocar-se: se Bruno César e Nolito jogassem no actual esquema será que o Benfica estava melhor ou pior do que está, com mais de 20 milhões de euros gastos para, para já, teremos os mesmos pontos ao final da 1ª volta?

      Você como gestor tinha feito essas contratações sabendo que ia aumentar o passivo ~bancário, ia pagar ao FCP, podia ter Lima de borla em Janeiro, etc? Eu se fosse gestor, obviamente não o teria feito. Centrar-me-ía na arbitragem como forma de consolidar o espírito de grupo e manter as rotinas da época passada.

      Eliminar
  8. BENFIQUISTA DO CORAÇÃO26/1/13 15:41

    «Precisávamos de um jogador como Liedson» – Vítor PereiraPor Redação A- A A+

    O treinador do FC Porto, Vítor Pereira, admitiu, este sábado, que a contratação de Liedson é uma importante mais-valia para o plantel, isto porque o luso-brasileiro tem a capacidade de resolver jogos.

    «Liedson é um jogador que traz experiência na posição específica de ponta-de-lança. É um goleador de créditos firmados, traz qualidade ao plantel e tem um conhecimento muito grande do futebol português. Precisávamos de um jogador que conhecesse a Liga e que ajudasse a desbloquear jogos como, por exemplo, frente a equipas como o Gil Vicente», afirmou Vítor Pereira, em conferência de Imprensa."

    ATENÇÃO À CHUVA DE PENALTIS

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Precisam de um levezinho para cair mais facilmente na área.

      Eliminar
    2. Aqui está outro bom ponto de vista .. :) os erros dos árbitros valem mais do que os milhões que gastamos para jogar bom futebol, mas que não pode ser capaz de fazer 100% de pontos. Que era a única maneira de nos garantir o titulo. Ora o FCP vai continuar a ser beneficiado, a incógnita é saber até que ponto eles sabem aproveitar,. Para já têm mais 2 pontos do que na época passada, com Hulk ... Sim, o tal grande jogador que alguns benfiquistas na altura, criticaram por não o termos ido buscar primeiro que o FCP ...

      Eliminar
  9. http://www.futebol365.pt/noticias/artigo.asp?id=77390&CAT=Comentarios&utm_source=dlvr.it&utm_campaign=dlvr.it#.UQQOwL9Gez7

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aqui está um exercício mais interessante do que saber se o Guardiola vai ter sucesso no Bayern. Será que o Liedson vai ter sucesso no FCP, ou como escreve aqui um amigo, eles precisam de alguém que mergulhe com "pinta"? Ou seja, eles precisam de alguém que os árbitros possam ver como referência?

      A arbitragem, sempre a arbitragem .. e nós a contratar mais e mais jogadores a ver se dá ...

      Eliminar
  10. Eagle01 o ano passado não fomos +as meias da Champions como tens no post, fomos aos quartos!

    Quanto ás comparações como disse o 71460_5/8 não são justas visto que estás a comparar estatísticas de uma 1ª volta (2012/2013) com uma época completa (2011/2012), desculpa mas isto não é uma análise séria e tu costumas ser sério nos teus posts!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado, já me tinha apercebido desse erro :) foi a vontade que tive de passarmos (e não fossem os penaltys, se calhar ...)

      Quanto ao resto, não gostava de deixar essa imagem de falta de seriedade. Sei que estou a comparar coisas distintas, intervalos de tempo distintos. Mas como tenho formação matemática, sei que posso extrapolar. Como? Como fizeste: multiplicando por 2 os golos dos jogadores Salvio e Lima.

      Podes-me dizer que a extrapolação pode dar erros enormes, e eu aceito. Mas tanto pode dar para mais como para menos! No final, a média será um caminho prudente. E no final do ano, como escrevi (se ganharmos o titulo, tudo se esquecerá) cá estarei a fazer o balanço.

      Agora ninguém me pode contestar neste ponto, sério e honesto: gastamos muito dinheiro para fazer favores a outros, e temos os MESMOS pontos que no ano passado. Porque mais importante do que qualidade do plantel, se calhar a arbitragem é quem decide os títulos. Então vais continuar a gastar e a financiar os teus inimigos sabendo disto? Pedindo aos sócios que gastem mais e ajudem mais o clube, para o Sr.º Vieira ir dar ao Braga e ao FCP (por via indirecta)? Era isto que eu gostava de evidenciar no texto ...

      Eliminar
  11. Agradeço os comentários. Neste momento aos 72 mn o Benfica ganha em Braga com golos de Lima e Sálvio. Espero que no minimo esse resultado se mantenha. E que seja um sinal de que os reforços vão melhorar na 2ª volta (espero também que Aimar continue a jogar aos "bochechos" porque isso também está ligado aos bons resultados desta época). Se a coincidência do meu texto ajudou, por obra e graça do Menino Jesus, a melhorarem, contem comigo para os "chatear" um pouco mais, a ver se marcam mais e nos dão que queremos.

    Quem quiser prolongar o debate, por favor aceda ao www.basta2002.blogspot.com onde este texto também está publicado e onde posso mais fácilmente entabular "conversa" ...

    ResponderEliminar
  12. benfiquista a serio27/1/13 00:03

    caro pedro e eagle01,
    por favor não comparem o Artur ao Roberto, o Artur é muito melhor e vejam os jogos que este já nos deu pontos.

    comparar Artur com Roberto é a mesma coisa que comparar agricultura com belas artes.

    caro eagle01 eu sempre fui defensor de JVA, mas esta do thomas não concordo. só faltava uma cadeirinha posta no meio campo para ele se sentar. para mim, juntamente com bossio, pringle, pembridge, harkness, tahar, el hadrioui, rojas foram dos piores jogadores que passaram pelo nosso clube. seria por falta de dinheiro na altura que JVA os contratou mas que eram pessimos, ai isso, eram.

    relembro eagle01 que fui e sou um defensor de JVA, mas que teve erros como é normal no ser humano ai isso teve como as contratações dessas individualidades. mas claro que para mim teve mais virtudes que erros, por isso o defendo por onde passo.

    ResponderEliminar
  13. Its like you read my mind! You appear to know a lot about
    this, like you wrote the book in it or something. I think that
    you could do with some pics to drive the message home a bit, but instead
    of that, this is fantastic blog. A great read. I will definitely be back.
    Also see my site: man united latest transfer news

    ResponderEliminar
  14. I really like looking through an article that will make people think.
    Also, thanks for allowing for me to comment!
    Have a look at my website ... latest soccer transfer news

    ResponderEliminar
  15. Tiago Azevedo27/1/13 15:48

    Futebol é muito mais do que apenas estatísticas!! Eagle01 isto não é basebol. O contributo de um jogador não pode ser medido apenas por golos marcados, assistências e golos sofridos

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking