O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

A estrutura da ampulheta no Benfica ( Parte II )

. 43 comentários

Benfica contrata ex-portista com cláusula de 20 milhões
Nélson Semedo e Manuel Liz no Benfica

Muitos dos nossos leitores nem devem saber quem é o ex-portista com a cláusula de 20 milhões !!
Encontram explicação para que um atleta que na última época jogou 307 minutos ( lá vou eu colocar por extenso, trezentos e sete minutos !! ) e que valha uma cláusula de 20 milhões ?!

Chama-se João Amorim e é o único que não tem responsabilidade nisto. João Amorim foi emprestado ao Trofense, sem passar pela "Casa da Partida"....

Nelson Semedo é conhecido por Nelsinho. Assinou contrato por 6 anos !!
Foi emprestado ao Fátima, actual 7º classificado da 2º divisão Zona Sul onde foi 8 vezes suplente utilizado.

Quanto a Manuel Liz, é avançado. Também foi emprestado ao Fátima. Leva 473 minutos esta época ( Pelo menos mais que João Amorim toda a época de 2011 / 2012 no Gondomar ).
Mas um avançado que no Fátima em 473 minutos faz 1 golo, é suficiente para um contrato de 6 anos ?!

Só o plantel júnior teve 7 reforços. Numa base piramidal, coerente, com uma política consistente no futebol de formação, deveriam ter entrado 2 jogadores apenas.
Dos 7 atletas contratados, apenas 2 são portugueses :
- Filipe Oliveira ex- União de Leiria e Élton Carvalho ex- União de Coimbra, que chegou agora no mercado de Inverno


Há alguma política coerente e de mais valia para o Sport Lisboa e Benfica no último patamar de formação do Clube ?

Não.
Porque a estrutura é uma ampulheta...


Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

43 comentários

  1. Estes casos são fenómenos do Entroncamento.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "The Truth Is Out There" !!

      Olha vou fazer agora uma coisa que alguém da Prospecção do Benfica deveria fazer.
      Ver o Anderlecht vs RKC Genk

      Dennis Praet de 1994 e Massino Bruno de 1993, titulares no Anderlecht e Kalidou Koulibaly de 1991, defesa central com 1.95m de altura no Genk

      Eliminar
  2. Mas, quem são os seus representantes?

    Eu noutro dia, em conversa com um Sportinguista, ele indicou-me umas entrevistas do Octávio Machado em que falava do tempo em que o Norton de Matos esteve no Sporting e nos excessos que fazia à conta do clube e dos negócios de jogadores que potenciava...

    Querem dizer-me o que sabem sobre esse assunto? É que fiquei no mínimo desconfiado e com estes movimentos que o snortinho senun tem escrito, mais desconfiado fico.

    Aliás, já as entradas e saídas na equipa principal já metiam-me uma gigantesca impressão agora isto... é brincar com o dinheiro e amor dos adeptos! Só espero que o que eu estou a pensar não seja a realidade...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. PP, o teu amigo sportinguista e o Octávio deviam estar a referir-se do tempo em que Norton de Matos foi Director Desportivo do Sporting, na altura que assinaram com o Kmet e outros por um balúrdio e que não deram em nada.

      Eliminar
  3. RedSpecial30/1/13 14:40

    Mais uma vez se explica numa palavra: incompetência! Alguém levou a sério aquela opereção de marketing no ano passado, onde se apresentou com pompa 4 jovens da cantera para o plantel principal (Miguel Rosa, Ruben Pinto, Nelson Oliveira e ñ me recordo do outro)? Só mesmo para tapar os olhos... para se mostrar que se aposta na juventude! Duas/três semanas depois estavam todos a dar à soleta! Fizeram o trabalho de propaganda e pronto... O mesmo acontece com a assinatura "para a foto" de Fábio Cardoso, Roderick e André Gomes! E com... cláusulas milionárias, só mesmo para a galhofa! Há ali incompetência! Da grossa! Ou da parte da equipa principal que não aposta nos miúdos ou da parte de quem escolhe os jovens jogadores, uma que só escolhe gente incapaz para o SLB! Mas uma coisa garanto: há ali incompetência. E despesismo! Os miúdos podem até não custar muito, mas custam ordenados e instalações no Seixal. É nestas pequenas coisas que também se explicam as contas... O Seixal se não "vender" está a dar prejuízo. E não vende porque não vocação para apostar na formação, nem se aposta em formar bem! Forma-se porque sim. Ou querem-me dizer que em 6 anos não apareceu um jogador capaz! É que se ñ apareceu, "corram" com os treinadores da formação... Ou vieram todos "à la" Norton?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas ontem não jogou o André Gomes? E o André Almeida?

      Eliminar
    2. NSC

      E foram formados no Benfica ?

      Eliminar
    3. Disse André Gomes porque o RedSpecial o mencionou. Ou li mal? E meti mais o outro porque também veio da B.

      Eliminar
    4. Desculpa naõ tinha entendido

      Eliminar
  4. Gostaria de saber se o autor acompanhou a evolução dos jovens e qual a sua competencia para a avaliar?

    È que isto de "chamar" incompetentes a outros, aos que são responsaveis, tambem exige competencias (supeiores) a quem faz este tipo de afirmações ou lança suspeitas.

    xico caçador

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ò Xico mas tu és da PJ para perguntar também??

      Eliminar
    2. Eu levantei alguma suspeita ?

      Eu falei em factos. As notícias estão aí e o tempo de jogo é facíl de se saber, ou se é competente em descobrir ou não....

      Eliminar
    3. Já agora do alto da tua sabedoria, se nos souberes elucidar o facto de haver 7 guarda redes entre a equipa B e os juniores, agradeço.

      É que as minhas competências e sabedoria não são suficientes para entender esse facto

      Eliminar
  5. João Amorim é internacional esperança por Portugal.Não deve ser metido no mesmo saco que os outros. Tem sido titular no Trofense e no Gondomar jogou pouco devido a uma lesão gravissima. É um jogador com potencial.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se me deres um ou dois dias, faço uma lista de internacionais Sub 21 que não deram nada.

      Carole é internacional Sub 21 por exemplo...

      Eliminar
  6. Já tu tens uma politica que a ninguém engana...

    ResponderEliminar
  7. "Acabou o descarregamento de jogadores no Benfica" (para a equipa A...)

    ResponderEliminar
  8. Deixo aqui uma pergunta a uma afirmação feita em 31 de Outubro de 1998:
    Comigo acabaram-se as negociatas no Benfica, o tempo das negociatas acabou.
    Foi feita por mais um que se julga o salvador do Benfica e que se autointitula como um dos melhores presidentes da historia do Benfica.
    De fenomeno do entroncamento não tem nada, toda a gente percebe o que é, mas isto é um país do faz de conta, toda a gente se julga imune, impune, é tudo normal, a interpretação que as pessoas têm da palavra liberdade, é que se pode dizer e fazer tudo, porque são livres, logo nada lhes pode acontecer

    ResponderEliminar
  9. RedSpecial30/1/13 17:11

    Uma pergunta: não acham estranho haver guineenses em todos escalões de formação do SLB?

    ResponderEliminar
  10. RedSpecial30/1/13 17:14

    Agora que se contratou, segundo se diz, um brasileiro de 20 anos para defesa esquerdo, temos a certeza que em Portugal não existe nenhum melhor! Muito menos nos nossos quadros! Muito menos Carole (porquê tê-lo contratado?? POIS). Nem tão pouco Luís Martins! Tivemos de adaptar Melgarejo... Que não me convence, brilha sim quando ataca! Quanto ao tal de Garcia, a confirmar-se, é apenas "business as usual"!
    http://ofuraredes.blogspot.pt/2013/01/conheca-bryan-o-novo-defesa-esquerdo-do.html?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed:+OFura-redes+(O+Fura-Redes)

    ResponderEliminar
  11. Excelente tema Snortinho, para mim interessante o suficiente para não teres de dividir o texto por vários posts tão curtos.

    Isto é algo para ler de enfiada:)))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado RedMoon

      Confesso que ontem se não tivesse parado ia um testamento aqui parar.

      E a malta do NGB paga-me à "posta" - Uma ginjinha e uma sande de torresmo !! :)

      Eliminar
  12. A minha alma de Benfiquista está parva! não quero acreditar nisto!!!!

    ResponderEliminar
  13. Grande exemplo da grande desorganização e falta de competência diretiva,(porque sei que existem treinadores competentes no Benfica) no que toca a formação! È que muitos que por aqui andam vêem 2 ex juniores a jogar no Benfica A e olho para outros clubes e vê-se um ou outro de 17 ou mesmo de 18 anos numa principal!! Ora á quantos anos não se vê no Benfica?? Precisamente quando não havia compras desmedidas lá por fora...
    Depois fico confuso quando ouço JJ dizer que aposta muito na formação, e eu pergunto onde??
    Já aqui perguntava quem eram aqueles scoutings que o Benfica tinha no estrangeiro, até hoje ninguém me disse um nome...e agora pergunto depois de ler este post, quem é o idiota que trata destes assuntos???

    ResponderEliminar
  14. Excelente tema, eu dou desconto por ser o 1º ano das B e foi tudo uma bandalheira ... e sabemos que o nosso clube é agora um super mercado de jogadores , onde lavar dinheiro e ganhar coroas é que está dar. Esses jogadores vão sair sem saber deles e assim tapar a nossa base de formação Portuguesa .

    ResponderEliminar
  15. Os sócios do Benfica não sabem quem são esses jogadores porque simplesmente não é para saber! Estes e outros jogadores só servem apenas para movimentar DiNHEiRO! Mai nada...

    ResponderEliminar
  16. Ilustres Benfiquistas


    A verdade e a nossa actual triste realidade , que muitos tentam fingir que é mentira tentando passar a mensagem sabe-se lá porquê que tudo no Benfica é LUZ que reluz , que tudo é perfeito apelidando quem denuncia e alerta para este afundar do Benfica sem fundo à vista e destes negócios estranhos para não dizer obscuros de burro, de doido e ainda passa por portista em alguns blogs benfiquistas por não concordar com o impensável. é que enquanto estiver LFV á frente do nosso amado clube e a sua politica desportiva , que para mim é ruinosa ,calamitosa e alvo de estudo para não se cometerem os mesmos erros de puro amadorismo e de outras coisas bem piores que eu sem provas não vou aqui referenciar o Benfica não chegará a lado nenhum.Para mim esta politica desportiva implantada nestes doze longos anos de LFV são um atentado "terrorista" ao Benfica com consequências devastadoras.Os resultados estão aí bem visiíeis , apesar de muitos quererem fazer vista grossa , como se não existissem.Doze anos dois campeonatos nacionais.Podemos dar as desculpas dos arbitros , mas a principal culpa de não vencermos como sempre foi tradição e é o nosso ADN mora dentro do Benfica e não fora e tem como responsável principal Luís Filipe Vieira.Enquanto não se mudar radicalmente a politica desportiva começando na base (camadas jovens) , chegando ao topo da piramíde (Equipa principal) nunca conseguiremos alcançar continuamente o que o clube merece e para o qual nasceu.Que é vencer sempre , sem receio de qualquer clube ou Estádio que possamos enfrentar.No actual Benfica o que se verifica é totalmente o oposto.Vemos um clube submisso aos poderes da corrupção , Vemos um clube com um discurso perdedor que nunca se tinha visto em toda a História do Benfica , Vemos negociatas obscuras em transferências de jogadores que um simples mortal por mais que tente não consegue perceber , Vemos apoio declarado em nome do nosso querido clube a corruptos , Vemos uma politica de promessas nunca cumpridas , do show off , mas resultados zero , Vemos uma cultura de pouca exigência onde os nossos erros são chutados para o lado , levando-os o vento e colocando-os em outras pessoas , Vemos um politica desportiva ruinosa (em todos os escalões do nosso futebol) , que nos custa milhões sem vantagens aparentes , mas claros prejuízos, Vemos um silêncio confrangedor para defender o Benfica dos ataques de pessoas e instituições sem escrupúlos. Uma grande mudança tem de surgir no nosso clube para voltarmos a pensar em ser os dominadores do futebol nacional e numa fase posterior tentar feitos na Europa.Chega de promessas , da política do bla bla , e resultados zero.Algo tem de mudar e isso passa por nós Benfiquistas.Luis Felipe Vieira teve doze anos para mudar este paradigma e o que fez não foi mais que cometer os mesmos erros época após época e apoiar corruptos para cargos de importância vital para que tudo se mantivesse na mesma com grandes hipóteses de ficar ainda bem pior que é o que se verifica actualmente.Para mim deixou de ser a solução que aparentava ser quando entrou no Benfica para ser o Problema.O principal Problema.


    Saudações Benfiquistas : Tonecas

    ResponderEliminar
  17. Tonecas , as eleições ja foram!!!
    Vitare

    ResponderEliminar
  18. Pergunto: Para que contratar Luisinho e Michel!? Passados 3 meses já estamos a contratar outro defesa esquerdo...E o Michel!? Desapareceu...É só ir ao Zerozero e ver ano após ano quem entra no Benfica dos juvenis aos séniores e que acabam por ter uma utilização escassa e insignificante ou até nula. Só nos últimos 4 anos entre seniores e juniores encontramos: Felipe Menezes,José Luiz Fernandez, Michel, Djálo, Eder Luis, Franco Jara,Júlio César,Wass,weldon, Keirison,Mora,Sepsi, Shaffer,Patric, Hugo Vieira,Nuno Coelho,Capdvilla,Fábio Faria,Duarte Duarte,Élvis,Mvom, João Faria,João _Mário, Deyverson,Djanny, Evandro Brandão, Rodrigo Cabeça,Alipio, Alseny Bah,Monday,Jean Silva, Diagné,Romulo Santos, Ademir Santos, Bakar, Vinicius, Edson, Ederson,Fagner Soares, Paul Keita, Andrei Silva, Douglas Pires, Alexsandro Silva, Rafael Costa, Tijane Reis, Charles Santos, Abdul, etc...
    Quantos milhares de euros estes jogadores movimentaram!? Destes todos quantos tinham realmente qualidade pra jogar no Benfica!? Que critério levou a estas contratações!? Qual o motivo de contratar jogadores como Hugo Vieira, Luisinho, Nuno Coelho, Djálo e outros se nunca se percebeu vontade de treinador e afins em fazer deles reais alternativas ou jogadores do plantel!?
    Quem lucra com isto!? o Benfica!?

    ResponderEliminar
  19. Snortinho Senun, há uma coisa que me faz uma confusão tremenda... Que é a falta de uma linha orientadora, de uma política de contratações! Na minha opinião, não faz sentido algum contratar um avançado (Rui Fonte) quando se tem, entre equipa principal, equipa B e emprestados, 14 avançados! Sim, 14!! E nem estou a contar com o Derlis, que ainda é júnior, nem com o Cafú e Yannick porque não são exactamente avançados. Nesse caso, contando também com o Rui Fonte seriam 17!!! A ver: Cardozo, Lima, Rodrigo e Kardec, Manuel Liz, Deyverson, João Mário, San Martin, Correa, Djaniny, Mora, Nélson Oliveira, Michel, Hugo Vieira. Se estes avançados têm todos qualidade e potencial, isso é outra história... mas então para que foram contratados?? Andamos a jogar FM?? Não consigo entender, sinceramente.

    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Pedro

      A mim o que me faz confusão é contratarem Deyverson, Correa, Michel e Kardec.
      Kardec é "fibra lenta", falta-lhe agressividade, atitude competitiva.
      Michel conheço-o desde os seus tempos do Penafiel.

      Éder que estava livre na Académica é que não interessou....

      Eliminar
  20. RedSpecial31/1/13 10:25

    Não vale a pena questionar! Para muitos, Vieira é o refundador e salvador do clube... Pena é que quando vemos com atenção as finanças, as coisas estão no vermelho! E aí aparecem os "verdadeiros benfiquistas" a agitar o fantasma Vale e Azevedo! No futebol ng pode indagar estas dezenas de negócios ruinosos, pois aparece quem? A Polícia do Benfiquinha a clamar pelos belos negócios que fizemos! E iremos ter mais 4 anos de ruína vieirista... Ou alguém crê mesmo que quem nos deu 2 ligas em 12 anos nos vai dar 3 em 4 anos??

    ResponderEliminar
  21. RedSpecial31/1/13 10:29

    Isto sem esquecer os uruguaios que vieram. A questão que deixo é: esses encheram os bolsos a quem? Outra questão: alguém acredita mesmo, perante isto, que os empresários... nao mandam? Uruguaios que vão tirar o lugar a miúdos portugueses!

    ResponderEliminar
  22. RedSpecial31/1/13 10:38

    Só mais uns dados:em 2009/10 jogavam nos sub19 do SLB 15(!) estrangeiros! Sabem quantos, destes 15, jogam ainda no SLB? 0! Como se explica isto, apenas 3 épocas depois?? Ou é incompetência na escolha de jogadores ou movimentação de comissões! Uma coisa é certa, o SLB não é beneficiado!

    ResponderEliminar
  23. snortinho,
    nunca falei de suspeitas, falei de competencia e conhecimento.

    E nessa base, é preciso equacionar quantos jovens-promessas são precisos para dar uma certeza.

    E por aqui me fico. Pois já vi que a questão é outra.

    xico caçador

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Xico o teu comentário que vou citar :

      "È que isto de "chamar" incompetentes a outros, aos que são responsaveis, tambem exige competencias (supeiores) a quem faz este tipo de afirmações ou lança suspeitas"

      Quando tu tiveres conhecimento daquilo que tu próprio escreves num espaço de 24 horas num blogue, eu talvez perca tempo contigo a explicar as minhas competências.

      É que eu falo ( como mostro na tua citação ) daquilo que sei. Por exemplo não falo de finanças do Benfica, porque não percebo nada disso...

      Eliminar
  24. Eu defendo que o Benfica, com os jogadores que tem nos seus quadros, não precisa de comprar ninguém para a próxima época. Tem bons jogadores para todas as posições que precisam de ser aproveitados e potenciados.

    Reparem só nos médios centro: Airton, Nuno Coelho, Leandro Pimenta, Ruben Amorim, André Gomes, André Almeida e Guzzo(gosto deste miúdo). Portanto, não há necessidade absolutamente nenhuma de ir ao mercado buscar um médio centro/defensivo.

    Centrais: Miguel Vitor, Sidnei, Ascues, Roderick, Fábio Cardoso, Mora, Kardec.

    O que falta é coragem em apostar em alguns destes valores!!!

    O Benfica não precisa de ir ao mercado se não sair ninguém!!!

    Ah... Ainda temos o Nolito que foi emprestado...


    Lateral direito: Cancelo

    Lateral esquerdo: Carolle e Daniel Martins

    Médios Ofensivos: David Simão Miguel Rosa - O Rosado poderá ser uma excelente aposta se vier.

    Estremos: Urreta, Ivan, Helder Costa

    Avançados: Nelson Oliveira, Derlis, Hugo Vieira, Michel

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, supostamente era aqui que entrava o intitulado mestre da valorização e do potencial Jorge Jesus!! Viram ontem mais uma pérola na conferência de imprensa a seguir ao jogo contra o Paços?? Lindo este JJ...

      Eliminar
  25. snortinho,
    podes citar as vezes que quizeres que não altero uma virgula.

    Registo apenas que nunca equacionastes o numero de promessas necessarias para ter uma certeza.
    Pois é essa a grande questão, por ninguem poder defini-la com exactidão. Tanto se pode acertar à primeira como ao fim de muitos flopes.

    Mas tu sabes e... diz à gente ignorante. Portanto aguardo pela tua sapiencia esclarecedora e exacta. Retorica, não sff.

    xico caçador

    ResponderEliminar
  26. Xico

    Citei-te onde tu afirmas no teu 1º comentário que eu levantei suspeitas. O teu 2º comentário dizes que não escreveste que eu levantei suspeitas.

    E fiz te uma pergunta à qual não respondeste....7 guarda redes nos juniores e equipa B, o Rafael Copetti está cá há mais de um ano, jogou ? Não.

    O que tu não entendes, ou não queres entender, é que tens de trabalhar os que estão lá, que entraram no clube quando eram Benjamins ou Infantis. Dái a estrutura de contratações do Clube ser em forma de pirâmide.
    E não sou eu que o digo, é o próprio Armando Jorge Carneiro, e que também afirma que o Benfica é o clube com mais atletas nas selecções.
    Ora se o somos, ( e somos de facto ) porquê é que chegando aos juniores entram assim tantos jogadores ?

    Sabes quantos jogadores dos juniores foram para o Belenenses do Benfica este ano ? 5 !!

    Sabes quem é o Elton Carvalho ? É o novo reforço do Benfica nos juniores. Veio da União de Coimbra onde se transferiu no início do ano do Real Massamá. Sabes que ele já foi Defesa Central ? E que estava referenciado no Benfica desde esse tempo de Central no Real ?
    E sabes quem é o Vasco Aleixo ? Veio agora do Feirense. Jogou nos Sub 12 no Salgueiros, Sub 13 no Coimbrões, Sub 14 e este ano no Feirense.
    E sabes que o Miguel que está agora no Nacional da Madeira, guarda redes chamado à selecção Sub 19, só foi visto depois de assinar pelo Jorge Mendes ?

    Xico, queres jogar este jogo com que regras ? Muda aos 3 acaba aos 6 ? Muda aos 6 acaba aos 12 ?

    Agora saca este relatório sobre Academias de Futebol Formação na Europa, estuda-o e depois voltamos a falar

    http://www.ecaeurope.com/PageFiles/6175/ECA%20Youth%20Report%20on%20Academies_A4_SECURE_final.pdf

    ResponderEliminar
  27. snortinho,
    escreves redondinho. Retorica. Fazes lembrar aqueles alunos que diziam a tabuada a cantar.

    Quantas promessas são necessarias para fazer uma certeza.?

    Se responderes a isto respondes a tudo.

    Teimas nas suspeitas. ahahahahahah onde está isso escrito por mim.?

    xico caçador

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking