O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

sábado, 26 de janeiro de 2013

Finalmente vitória em Braga!

. 21 comentários
Finalmente viu-se o Benfica a ganhar em Braga com Jorge Jesus!

Um jogo marcado por um Benfica com duas faces.
Na primeira parte, Jesus montou um Benfica diferente do habitual muito por culpa da indisponibilidade de Cardozo. O Benfica entrou com um meio-campo reforçado com Gaitán a jogar como maestro. O Benfica entrou forte e a aposta em Gaitán foi ganha com este a saber lançar os alas e Lima que por sua vez aproveitaram bem as (muitas) fragilidades defensivas do Braga, com o guarda-redes Beto a ficar mal na fotografia nos dois golos.
Viu-se uma equipa concentrada com uma defesa solidária, um Artur ao seu nível habitual (depois das oscilações nos últimos dois jogos para o campeonato) e um meio-campo e ataque fortes. Sálvio e Lima a darem água pela barba aos bracarenses.

Na segunda parte viu-se um Benfica diferente que entrou mais cauteloso e a jogar claramente para defender o resultado. Uma táctica contra-natura para o Benfica de Jesus e que normalmente resulta em dissabores para o Benfica.
Felizmente, desta vez as coisas correram bem porque (atipicamente) o Benfica jogou contra 11 e não contra 14 como costuma ser hábito nestas deslocações. O Braga tentou pressionar e chegar ao empate mas a mim nunca ficou a impressão de que pudesse lá chegar com vários elementos-chave da equipa claramente desinspirados e sem aquela vontade anti-benfiquista típica dos ressabiados.

Apesar de não ter gostado da táctica na segunda parte, tenho que dar a mão á palmatória a Jesus. Baralhou a equipa e com isso confundiu o Braga e na segunda parte a aposta na defesa do resultado funcionou com a equipa a corresponder. Não será algo que recomendo que se faça contra outras equipas fortes (principalmente no Dragão no fim do campeonato) mas desta vez funcionou.

Para ser franco estava á espera que fosse este o jogo em que o Benfica ia ser atirado para baixo pela corrupção. Estava á espera daquelas armadilhas típicas dos Corruptos B, de um árbitro caseiro e de um público hostil. Comparado com anos anteriores não se viu nada disso. O público esteve mais calmo que o habitual (será resultado de os "queridos amigos" do Porto terem provocado a morte de um bracarense? De se aperceberem que a retórica anti-benfiquista de Salvador é só fogo de vista de quem é parceiro de negócios de Vieira e que vende jogadores ao Benfica se o dinheiro aparecer?), não se viram armadilhas rasteiras da estrutura do Braga e o árbitro surpreendentemente não assaltou o Benfica. Devem estar a guardar os Proenças, Jorges Sousas e Xistras para o final do campeonato...
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

21 comentários

  1. Foi uma grande vitória, o jogo era para ganhar e foi com isso em mente que a equipa se apresentou em campo! Força Benfica, o título é já ali!

    ResponderEliminar
  2. Agradecimentos a Jesus, e não ao bom de Jesus de Braga, há?

    - Melgarejo: só fez Alan mudar de flanco,... por ali não passava...
    Vai Mossoró para a direita... só foi substituido, também não passou.

    - Jardel: critiquem agora a renovação.

    - Cardozo fora de campo: aqui, a devida vénia! Há jogos em que o deve fazer. E este era um deles.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu continuo a não gostar do Jardel. Não pela qualidade do jogador mas porque gosto mais do Miguel Vitor. Achei que foi uma contratação sem sentido quando o Benfica tinha um jovem de 20 anos português de enorme qualidade para a mesmas posição.

      Eliminar
    2. Após ler o posto e ler estares posto lol.. fico por aqui.o jardel este bem ai em dois lances,mas pra mim jogou mal, teve culpa no golo e andou aos papeislol. O JJ mostrou medo outra vez,e é por esta mentalidade se chegarmos ao dragão empatados muito dificilmente fazemos aquilo que o porto fez na luz

      Eliminar
    3. Jardel tem estado bem e tem qualidade para ser o 3º central do Glorioso, tendo a vantagem de não ganhar nenhuma fortuna! Hoje esteve quase sempre bem, falhou apenas num lance, infelizmente esse lance deu golo!

      Eliminar
    4. Vermelhusco eu tb gosto muito do MV mas é de ume enorme injustiça atacar o Jardel por causa disso.

      Eliminar
    5. Mas Cardozo não jogou por estar lesionado, ou pensas que foi decisão do JJ?
      Mesmo com um pé a menos ele jogaria sempre.

      Eliminar
    6. E dos três terceiros centrais vai-se embora o melhor (Miguel Vitor) renovaram com um que não compromete (WTF!?!?!?!?) e outro que nem para a equipa B tem capacidade!

      Eliminar
    7. Pedro, eu não ataco o Jardel por causa disso. Quando o critico é porque falha e hoje nem caí em cima dele quando tinha muita razão para isso.
      Outra coisa que me ficou atravessada na garganta foi ele ter sido "comido" pelo Custódio quando o Braga nos eliminou na Liga Europa. Para mim não é central para o Benfica e o que ele faz agora muitos fariam no lugar dele além de que não tem margem de progressão.

      Eliminar
  3. Sem interferencias estranhas dentro e fora do relvado... ganhámos em Braga, normalmente.

    Tambem esperei algo para nos tirar a vitoria.
    Bom sinal, se se continuar assim, sem interferencias anormais noutros campos.

    xico caçador

    ResponderEliminar
  4. benfiquista a serio27/1/13 00:13

    ganhamos mas não gostei da exibição. a segunda parte foi muito má. se eles fossem um pouco melhores iriamos ter problemas. não percebo tantos atrasos ao nosso guarda-redes, não percebo a falta de objectividade na conclusão das jogadas (por vezes estamos na linha de fundo com dois, tres jogadores e em vez destes entrarem dentro da grande area ou cruzarem atrasam a bola que por vezes chega ao nosso guarda-redes) continuo sem perceber a falta de aficacia nos cantos a nosso favor, não percebo o porquê de não chutar à baliza quando há espaço para tal preferindo-se lateralizar o jogo ou entrar na area com tabelinhas quando a area está cheia de adversarios.

    não gostei da exibição mas gostei do resultado. e no fundo é isto que interessa, os 3 pontinhos. vamos lá rumo ao sucesso. viva o BENFICA.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Na segunda parte com a entrada do A Almeida e a deslocação do Gaitan para a ala a equipa perdeu a referencia de construção atacante que tínhamos e o Braga foi mais equipa.

      Eliminar
  5. Existem jogos em que se diz que um clube teve a estrelinha de campeão.
    Não foi o caso hoje. O Benfica fez hoje em Braga 1 jogo de campeão.
    Fomos competentes.
    Pena aquele golo do porto bê, que nos assustou...

    Também gostava que o Glorioso atacasse o jogo todo, mas Jesus foi pragmático e congelou o jogo. O resultado (0-2) assim o exigia.

    Um abraço para os críticos que injustamente falam dos Melgarejos e dos Limas... Muito bom jogo do Jardel.

    Estranhei o facto do árbitro ter passado ao lado do jogo. Muito estranho mesmo.
    Não fora o assalto que fomos alvo em coimbra e estavamos isolados na frente.
    É bom ganhar em Braga (sem o do apito a roubar contra). A favor, só o fecepe consegue, com o silêncio insurdecedor do salvador.

    CARREGA BENFICA!!!

    ResponderEliminar
  6. NauBenfica27/1/13 01:28

    Quando o árbitro só faz o trabalho dele... o Benfica ganha. Em todos os jogos que tem perdido e empatado (falo das competições internas) houve algum em que a equipa de arbitragem não tivesse metido o dedo? Não me lembro!
    Boa jogatana do Benfica, metade a dominar, a outra a controlar. Algum sofrimento no final, mas faz parte.
    A contenção, penso eu, é uma das nossas pechas. Estará JJ a ensaiá-la para a pôr em prática noutros jogos?
    Também estranhei o comportamento dos bracarenses, dentro e fora do campo. Tiveram aulas de formação cívica, querem ver?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo, o comportamento dos bracarenses hoje voltou a ser o que era até sensivelmente 2005!

      Quanto ao árbitro, este não me parece compactuar com o sistema, já não é 1ª vez que gosta a forma como arbitra, tentou não ser protagonista ao contrário de outros!

      Eliminar
  7. Ainda têm lata para falar de arbitragens? Só podem estar no gozo. Há limites, por amor de Deus sejam homenzinhos.

    Cumprimentos,

    Pedro Carneiro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já viste, fomos lá ganhar sem ter de jogar andebol? Nada mau!

      Eliminar
  8. Jardel foi o pior do Benfica, culpado no golo e em mais 2 ou 3 sustos que o Benfica apanhou porque nunca respeita a linha recuando acefalamente e pondo os adversários sempre em jogo.
    De resto a equipa esteve bem, em especial na primeira parte. A entrada do Almeida pouco acrescentou.
    Agora que não há ali, quero ver quantos mais jogos o Aimar vai estar lesionado

    ResponderEliminar
  9. Benfica limitou-se e bem a respoder ao Salvador onde realmente se deve dar uma respota, no campo, apenas e só, o resto é fogo de artificio

    ResponderEliminar
  10. e de referir que foi a primeira vitoria do Benfica nesta epoca num jogo dificil, não contei com o jogo do Sporting porque eles estão num ano latismavel para as suas cores, nas condições é um jogo de extrema dificuldade, mas não este ano, a meu ver para sermos campeões temos que devolver a derrota do ano passado na Luz ao Porto

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking