O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Há coisas que nunca mudam...

. 8 comentários

O SLBenfica optou por deixar sair Bruno Cesar pelo valor que o comprou, aceitando que perdeu apenas o valor gasto em salários. Nolito parece estar de saída para o Granada em busca das oportunidades que Jesus não lhe quer dar com regularidade - ainda que o treinador também não queira que ele saia.

Por cá ficam Aimar e Carlos Martins, dois jogadores que passaram, passam e passarão 2/3 do tempo lesionados e/ou a recuperar de lesões, tornando-se pouco confiáveis para serem diferenciadores na segunda metade do campeonato.

Em sentido inverso, o SLBenfica parece apostar em Rui Fonte e Diogo Rosado (dois ex Sporting) como aposta em portugueses que entrando pela equipa B cheguem à equipa principal.

Numa primeira análise dois erros de base CRASSOS:

1. As saídas e indisponibilidades do plantel principal enfraquecem as opções de Jorge Jesus. Não sendo titulares absolutos, são alternativas de qualidade aos jogadores mais regulares que, necessariamente terão lesões, castigos e piores momentos de forma.

2. As entradas no plantel estão longe de alternativas a estas saídas, nem sequer é aceitável considerar que serão mais-valias na equipa B e menos ainda é claro que esta aposta é justificável, antes de dar oportunidades aos jogadores que já estão no clube e já estão na equipa B (caso do Miguel Rosa, Cancelo, Cavaleiro, Nelson Oliveira, Roderick, Miguel Victor, etc).

Por fim, de pouco serve continuar a apostar em ir buscar este tipo de jogadores - que terão qualidade é verdade - mas que na prática são uma aposta semelhante à que não quisemos fazer em jogadores como Danilo Pereira, Mário Rui, Sílvio, etc.

Janeiro foi o ponto de viragem na época passada. Foi a partir deste mês que deixámos fugir a vantagem de 5 pontos e entregámos numa bandeja o campeonato ao FCPorto... e com o campeonato foi tudo o resto.

A mesma fase do ano, olhando à forma como os rivais estão a gerir o plantel e o campeonato, pode tornar-se outro desgosto, mas é preciso que fique claro que, desta vez, não parece ter a responsabilidade do treinador que este ano tem muito pouco a apontar-se-lhe.

Veremos quem, em ano de renovação de contrato milionário de 4M€/ano, será responsabilizado por eventuais dissabores neste início de segunda volta.

Oxalá me engane!
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

8 comentários

  1. O JJ queria claramente que tanto o Bruno César como o Nolito ficassem, no entanto admitiu que "o que importa é o cifrão".
    Como o JJ conseguiu colmatar as saídas do Javi e Witsel de uma maneira fantástica, a direcção deve pensar que pode continuar a vender jogadores que o JJ lá arranja uma solução. Aliás, o próprio JJ já disse sobre a saída do Bruno e possível saída do Nolito que terá de arranjar soluções (sendo uma delas o Urreta).
    Podem criticar muito o JJ mas neste caso é sem razão visto que não é ele que anda a despachar os jogadores todos sem vir ninguém em troca.
    Quanto ao Rui Fonte, ainda não é certa a sua contratação, e o Diogo Rosado é um médio ofensivo e parece-me que tem qualidade, mas não sei se poderá ser uma mais valia para jogar já. Por isso é que se o Vitor vier acho que será bom pois é um jogador experiente, maduro, que conhece o campeonato português e que poderá ser um jogar útil para o que resta da temporada.

    ResponderEliminar
  2. o Benfica não deixou fugir 5 pontos a época passada. Os pontos foram claramente roubados.

    Hoje vivemos outro tempo, temos uma equipa B. Danilo Pereira, Mário Rui, Sílvio se fossem jovens do Benfica na actualidade podiam ter sido aproveitados. No tempo que foi era muito difícil serem aproveitados, pois não existia equipa B.

    Nolito e Bruno César são grandes jogadores, mas não estavam motivados no Benfica, logo é melhor dar lugar a quem tenha vontade de jogar.

    ResponderEliminar
  3. Para as alas fica Gaitán, Salvio, Ola John, Urreta e ainda temos Miguel Rosa na equipa B que com a saída de Bruno César e Nolito pode ser que passe para a equipa A.

    Quanto ao Rosado parece-me uma boa contratação, ainda para mais a custo =.

    ResponderEliminar
  4. John Wakefield29/1/13 19:13

    Se for mais uma época para esquecer (oxalá que não!), por favor, não culpem tanto, desta vez, o treinador. Perdeu Javi, Witsel e não teve o lateral esquerdo que desejava. Teve o Luisão suspenso por 2 meses mais a lesão que este teve de debelar. Teve o Aimar e o Carlos Martins sempre lesionados. O Bruno César e o Nolito andavam desmoralizados e não jogavam patavina. O Gaitán até parecia que já estava vendido. Tivesse sido outro o treinador, estávamos bem lixados!

    O que é que Jorge Jesus fez? Pegou num extremo e transformou-o em lateral esquerdo, pegou num médio-centro e transformou-o num belíssimo trinco, aproveitou a polivalência dum jogador que tentara forçar a saída do Benfica no ano anterior. E, para além disso, lançou com algum sucesso jogadores como André Gomes e André Almeida.

    Mas a questão é - De quem é a culpa? Dum treinador que tem que lidar com uma equipa de remendos? Ninguém vê que falta um trinco para ser alternativa a Matic? Um nº 8 puro que ajude a dominar o meio campo nos jogos mais exigentes? Um lateral esquerdo puro para concorrer com Melgarejo?

    Exposto isto, digo que Josué e Custódio seriam bons reforços para o Benfica. Um nº 8 e um nº 6 (o trinco do Braga está em fim de contrato) para equilibrar o nosso meio campo e não seria necessário tanto dinheiro. Aliás, para quem recebeu valores na ordem dos 60 ou 70 M no mercado de transferências...

    ResponderEliminar
  5. Como é que um jogador que passa 2/3 do tempo lesionado tem tempo pra fazer 41, 46 e 42 jogos nas ultimas 3 épocas? Só se de repente passou-se a fazer 120 jogos por época... Falo de Aimar...

    ResponderEliminar
  6. O Jesus trabalha as suas equipas para atingirem o pico de forma físico na primeira volta. Ele aposta em ganhar vantagem primeiro para depois gerir a equipa na base da motivação por irem à frente, tentando disfarçar o défice físico. É impossível para um atleta manter os mesmos níveis físicos por 9 meses. Cabe aos responsáveis escolher estrategicamente para quando querem esse pico.
    O Porto, independentemente do treinador, estrategicamente planeia a sua equipa para atingir o pico em Março, fruto da champions que garante a maior parte das receitas p o clube. Todas as épocas vocês vão assistir ao Porto a arrastar-se nos primeiros meses da época e em alta no último terço do campeonato, e as equipas de Jesus a fazerem o contrário. Daí ele ter desabafado "o rival não descola".
    Como o Porto e Benfica estão com os mesmos pontos, devo dizer que o Porto está em melhores condições de revalidar o título, porque o Benfica devia de ter descolado até agora. No entanto o futebol não é uma ciência exacta.
    Boa sorte para o resto do campeonato. Face ao que disse atrás, acho que seria bem jogado ter mantido Nolito e chuta-chuta.

    Cumprimentos desportivos,

    Pedro Carneiro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pedro Carneiro.Esta a esquecer um pormenor.E que o plantel de entao era demasiado exiguo para tantos jogos o que nao acontece presentemente e dai a grande rotaçao de jogadores que este plantel permite. Acredito que este ano e nao obstante as muitas frentes em que estamos envolvidos o resultado sera diferente. Ao contrario o plantel do nosso adversario esta muito curto nao me admirando nada a saida precoce da taça de portugal e da liga para poder ter alguma hipotese de ir longe na liga dos campeoes e ganhar o campeonato.. Este ano sinto que vamos la a nao ser que muita ainda nos possa acontecer. Domingos Vieira

      Eliminar
  7. No inicio da epoca a conversa era a mesma ou seja toda a preparacao estava errada,nao tinhamos defesa esquerdo, nao havia alternativa ao Matic, havia muitos extremos,etc... Agora voltamos ao mesmo e o mercado de inverno ainda nao fechou, eu pergunto quando e que voces concordam com alguma coisa feito por LFV? Esta.sempre tudo mal ou vao dizer que ele esta a fazer de proposito para perder? Ja nao ha paciencia .

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking