O Novo Blog Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com


25 de janeiro de 2013

António-Pedro Vasconcelos: "É assim que se perdem campeonatos"

Avatar
 ●  12 comentários  ● 

António-Pedro Vasconcelos, em exclusivo para o Master Groove.
ESTE CAMPEONATO - DISSE-O LOGO NO PRINCÍPIO DA ÉPOCA, APÓS O ANÚNCIO DA PROMOÇÕES E DESPROMOÇÕES DOS ÁRBITROS PORTUGUESES NA UEFA - VAI SER DECIDIDO PELAS ARBITRAGENS, COMO ACONTECEU, ALIÁS, EM ANOS ANTERIORES.

ESTE ANO, ATÉ AO JOGO NA LUZ COM O FCP, NÃO HOUVE EM GERAL RAZÕES DE QUEIXA NEM DAS NOMEAÇÕES NEM DAS ARBITRAGENS. O CAMPEONATO ESTEVE EQUILIBRADO, NÃO FORAM NOMEADOS ÁRBITROS QUE NORMALMENTE PREJUDICAM O BENFICA (PROENÇA, BENQUERENÇA & C.ª). 

O JOGO DA LUZ, NO ENTANTO, FOI ANTECIPADAMENTE CONDICIONADO PELOS PORTISTAS, QUE LEMBRARAM LOGO QUE JOÃO FERREIRA TINHA SIDO “O ÁRBITRO DO TÚNEL” (ALUSÃO AOS GRAVES INCIDENTES DE HÁ TRÊS ANOS QUE LEVARAM À CONDENAÇÃO DE HULK E SAPUNARU E EM QUE O RELATOR DOS INCIDENTES FOI PRECISAMENTE JOÃO FERREIRA). 
NO FINAL DO JOGO, SEM QUALQUER FUNDAMENTO, TREINADOR E PRESIDENTE DO FCP LANÇARAM-SE DE IMEDIATO NUMA CAMPANHA CONTRA A ARBITRAGEM, NUMA LINGUAGEM EXACERBADA, HISTÉRICA, DA PARTE DE VÍTOR PEREIRA, COMO É COSTUME, CÍNICA, COMO NOS HABITUOU, DA PARTE DE PINTO DA COSTA. 

E O QUE FEZ O BENFICA? CALOU-SE. ENCOLHEU-SE. DEIXOU PASSAR A IDEIA DE QUE HAVÍAMOS SIDO BENEFICIADOS. VIEIRA E JESUS ELOGIARAM A ARBITRAGEM, EM VEZ DE DIZEREM QUE FOI, COMO DEVIAM SER TODAS, IMPARCIAL: JOÃO FERREIRA CONDESCENDEU NALGUNS LANCES DUM LADO E DE OUTRO; ERROU PARA OS DOIS LADOS, COISA A QUE NÃO ESTAMOS HABITUADOS NESTES "CLÁSSICOS". 

A VERDADE É QUE, QUANDO PRECISA DE PRESSIONAR, O FCP FAZ NOTÍCIA, FALA A UMA SÓ VOZ, INDIGNA-SE (SOBRETUDO SE NÃO TIVER RAZÃO), E CHEGA MESMO AO PONTO DE DAR UMA CONFERÊNCIA DE IMPRENSA, COMO FEZ HÁ DOIS ANOS, COM UM VÍDEO HABILIDOSO A DENUNCIAR A ARBITRAGEM DE DUARTE GOMES (LEMBRAM-SE?), NA VÉSPERA DE UM NOVO CLÁSSICO NA LUZ. E O BENFICA O QUE FAZ? REAGE EM VEZ DE AGIR: EM VEZ DE O FAZER NO DIA SEGUINTE, PÕE A CIRCULAR NA NET, ALGUNS DIAS DEPOIS, UM VÍDEO COM UM AR CLANDESTINO QUE MOSTRA JOGADAS DURÍSSIMAS DE JOGADORES DO FCP QUE PASSARAM IMPUNES, A RESPONDER A OUTRO DO FCP.

QUANDO SENTE QUE ESTÁ EM PERIGO, QUE É PRECISO JUNTAR AS TROPAS, O FCP, MESMO SEM RAZÃO, GRITA PARA O EXTERIOR A SUA INDIGNAÇÃO. O BENFICA, CHEIO DE RAZÃO, SUSSURRA PARA DENTRO, PARA OS SEUS ADEPTOS, UMA DENUNCIA ENVERGONHADA.

ENTRETANTO, O FCP MARCOU PONTOS, JÁ CONDICIONOU AS FUTURAS ARBITRAGENS, JÁ FEZ PASSAR IMPUNEMENTE A IDEIA DE QUE FOI PREJUDICADO, JÁ OBRIGOU VÍTOR PEREIRA (ESTOU A FALAR DO QUE NOMEIA OS ÁRBITROS, NÃO DO QUE SE QUEIXA DELES!) A VIR EXPLICAR-SE E CONFESSAR QUE SÓ NÃO NOMEOU PEDRO PROENÇA (O TAL QUE DEU O CAMPEONATO AO FCP NO ANO PASSADO), PORQUE ESTAVA DE FÉRIAS!

E, NA VÉSPERA DO JOGO EM SETÚBAL  VÍTOR PEREIRA INSISTIU NA MESMA TECLA: VEIO DIZER QUE TEMIA AS PRÓXIMAS ARBITRAGENS. O RESULTADO NÃO SE FEZ ESPERAR. FOI NOMEADO PEDRO PROENÇA, O ÁRBITRO QUE PINTO DA COSTA QUERIA NA LUZ, O MESMO QUE NO ANO PASSADO DEU O CAMPEONATO AO FCP E QUE, NA ÚLTIMA JORNADA, FOI NOVAMENTE NOMEADO PARA O JOGO DA CONSAGRAÇÃO.

O RESULTADO NÃO SE FEZ ESPERAR: PP FEZ UMA ARBITRAGEM HABILIDOSA, INDIGNA DE UM ÁRBITRO QUE ACABA DE SER CONSAGRADO O MELHOR ÁRBITRO DO MUNDO (!), QUE DESTA VEZ AJUDOU O FCP NOS ÚLTIMOS MINUTOS, QUANDO A VITÓRIA ESTAVA EM PERIGO, COM UMA DECISÃO ABSURDA, QUE ACABOU COM A RESISTÊNCIA DO VITÓRIA.

A CONCLUSÃO É QUE, EM MATÉRIA DE FUTEBOL, CONTINUAMOS A SER AMADORES. ONDE ESTÁ O DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO? ONDE PÁRA O JOÃO GABRIEL? AINDA ESTÁ NO BENFICA? E SE NÃO ESTÁ, QUEM O SUBSTITUIU? E QUEM LIDERA A DIRECÇÃO DO FUTEBOL? E O QUE FAZ O RUI COSTA NO BENFICA? E O CARRAÇA? 

É ASSIM, MEUS SENHORES, QUE SE PERDEM CAMPEONATOS! E, NO FIM A CULPA VAI SER DO TREINADOR! POR QUE RAZÃO VIEIRA, QUE ESTÁ A RENOVAR CONTRATOS COM VÁRIOS JOGADORES, NÃO RENOVA COM JESUS. PORQUÊ? PORQUE PRECISA DE UM “BODE EXPIATÓRIO”, NO CASO MAIS DO QUE PROVÁVEL, DE QUE AS COISAS CORRAM MAL E QUE O BENFICA, COM DUAS OU TRÊS ARBITRAGENS HABILIDOSAS, APESAR DE SER A MELHOR EQUIPA, COMO ACONTECEU NOS ÚLTIMOS ANOS, ACABE POR PERDER O CAMPEONATO.

ESTIVE HÁ DIAS EM JERUSALÉM, ONDE CONSTA QUE JESUS (O DE NAZARÉ) FAZIA MILAGRES. MAS ONDE TAMBÉM ME LEMBRARAM QUE ACABOU CRUCIFICADO!

QUANDO SERÁ QUE VIEIRA ABRE OS OLHOS? QUANDO SERÁ QUE O BENFICA DECIDE TER UMA ESTRUTURA PROFISSIONAL PARA O FUTEBOL? QUANDO SERÁ QUE DEIXA DE SER VÍTIMA E LEVA ÁS ULTIMAS CONSEQUÊNCIAS OS DESABAFOS QUE, TODOS OS ANOS, O PRESIDENTE, QUANDO JÁ NÃO HÁ NADA A FAZER, LANÇA AOS MICROFONES E PERANTE AS CÂMARAS, E QUE SÓ SERVEM PARA DAR BOA CONSCIÊNCIA MAS NÃO REPÕEM A VERDADE NEM DEVOLVEM TÍTULOS NEM CAMPEONATOS?

António-Pedro Vasconcelos, in: Master Groove

12 comentários blogger

  1. APV no seu melhor! Excelente texto!

    ResponderEliminar
  2. Brilhante!!! LFV respondeu?? Foi uma arbitragem exelente disse ele, ora eu ouvindo isso dá-me vontade de dizer que realmente Pinto da Costa e seu cão têem razão ao afirmar que Benfica foi beneficiado! Uma reação em condições é lembrar a esses tristes o passado recente o menos recente e as colagens destes a dirigentes da liga e federeção! Isso é que para mim era uma resposta!

    ResponderEliminar
  3. http://desporto.sapo.pt/futebol/taca_da_liga/artigo/2013/01/25/fc_porto_arrisca_exclus_o_da_pro.html

    Não podemos abafar. Eles têm de ser eliminados da taça da liga!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Águia Preocupada25 janeiro, 2013 12:16

      Pois é! Mas quem no Benfica exije o cumprimento dos regulamentos?

      - O jogo dos corruptos com o Setúbal foi ilegal. E que fez a direcção? SILÊNCIO!

      Como poderemos pensar em justiça e cumprimento? Eles fazem o que querem e nós calamo-nos! Vieira só pode ter o rabo preso e tem que calar para não ser desmascarado. E os benfiquistas continuam a vê-lo como o grande salvador, alguns até como o melhor presidente de sempre! Que cegueira! Os verdadeiros e grandes presidentes devem dar voltas na tumba!

      Eliminar
  4. O Benfica foi melhor nos ultimos anos? No ano do Villas Boas, apesar de no inicio o Benfica ter sido prejudicado, no jogo em que podiamos ter mudado o rumo do campeonato levamos 5-0, sem espinhas, eles ganharam tudo, campeonato sem derrotas, ainda por cima vieram eliminar-nos na Luz depois de terem perdido no dragão 2-0, e nós fomos melhores? realmente presunção e agua benta cada um toma a que quer, o Benfica no primeiro ano de JJ fez uma epoca extraordinaria e ganhou apenas o campeonato e a taça da cerveja, eles no ano a seguir ganham tudo e fizeram que tipo de epoca?
    No ano do titulo tivemos extrema dificuldade para ganhar o campeonato a um Braga com 1/10 do orçamento do Benfica, mas que mesmo assim foi suficiente para um ano mais tarde eliminar e impedir o acesso a uma final europeia do Benfica, foi das arbitragens tambem?
    Sinceramente este discurso da nação benfiquista já enjoa, ninguem leva isto a serio, porque não foi e não é só por causa dos arbitros que em 19 ganhamos apenas 2 campeonatos e uma taça de Portugal e sem nada de relevante a nivel europeu.
    Não gosto deles nem um bocado, mas reconheço que eles têm mais estofo, mais personalidade, são mais fortes psicologicamente que o Benfica e isso faz a diferença cá dentro e lá fora, o Benfica de JJ é tão bom que na europa, não faz nada de relevante e não elimina uma equipa de categoria igual ou superior ao Benfica, o Benfica de JJ é bom mas contra os mais fracos e nem sempre, com equipas da mesma bitola, raramente levamos a melhor, razão tinha o Skovdahl em 1988, o mal foi o Porto ser campeão europeu, desde essa altura uma psicose tomou conta da nação benfiquista e dura até hoje e sabe-se lá mais até quando vai durar.
    No Benfica continuamos a pensar que somos os maiores, já fomos, e já não somos em campo os melhores faz anos, somos noutros pormenores, mas que não foi por eles que o Benfica se tornou uma lenda, as pessoas devem pensar que ainda estamos nos anos 60/70/80, actualmente vivemos do passado e do nome granjeado nessa altura, actualmente na europa não somos nada, somos da 2ª divisão europeia, a gente que não mude rapidamente de forma de actuar que vamos longe, não passamos desta mediocridade.
    A gente tem que responder é em campo, enquanto pensarmos que temos que responder a toda a trampa debitada por eles, continuamos a ver navios, já não ha paciencia para este tipo de discursos, aliás muito bem aproveitado pela massa dirigente do Benfica para camuflar os continuos insucessos desportivos do clube, continua-se a falar no apito dourado, quando antes do apito dourado houve coisas bem piores, como os quinhentinhos, as viagens, em 1991 transformaram um jogo de futebol numa guerra em pleno estadio das antas, fizeram de tudo extra futebol para o Benfica perder, e como respondeu o Benfica? em campo meus senhores, mesmo com uma arbitragem que além do que se passou extra futebol, prejudicou o Benfica perdoando um penalty limpo como a agua sobre o pacheco feito pelo Aloisio ainda havia 0-0, o Benfica em campo não deu chances e ganhou 2-0, ganhando o titulo no covil deles, só que isso era aquilo que era o Benfica, este Benfica do supra sumo JJ, desculpem a expressão, se sofresse o que o Benfica sofreu nesse ano, já estava todo mijado antes de entrar em campo.
    Em 1983 fizeram de tudo para levar a final da taça de Portugal para as Antas, conseguiram-no pela 3ª vez, que fez o Benfica, é nas Antas, ok vamos lá para ganhar não se preocupem, comparar Eriksson com JJ, é comparar o incomparavel, vão ver um pouco da historia do Benfica e deixem-se de arbitros e desculpas, que ninguem nos leva a serio

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Conconcordo plenamenente....e ponto.

      Carlos Sousa - Lisboa

      Eliminar
    2. O "fcp" ou "futebol com putas" mostra estofo com a amarelinha do Póvoas, personalidade e força psicológica quando joga com Proenças&Ca, distribuindo cacetada livremente e ainda ficando em superioridade numérica e com penalties a favor.

      Quando se joga em 95% dos campos em vantagem, ou porque o outro clube é moribundo e submisso, e porque se joga com 14 contra 11 (ou menos, passados alguns minutos) é uma hipocrisia total dizer-se que se o fcp é melhor.

      Quando se reescreve a história no Nojo e se editam imagens de forma conviniente na Sport TV, para toldar a opinião publicar, inclinar as decisões federativas e da Liga, e limpar o jogo sujo que se fez, fica evidente o total o despudor daquela gente.

      E depois de se terem pago viagens a árbitros, oferecidos apitos, de haver guarda, de termos policias a avisar corruptos para fugir, juizes albergar furagidos à PJ e a receberem benesses do fcp, etc, etc, é um total descaramento considerar pensar no fcp apenas pela valia dos jogadores ou tecnicos. Que resultados teriam sem nada toda esta mentira desportiva?

      Há, e haverá sempre,a voz dos benfiquistas contra o pulpus corruptus montado pelo fcp no futebol português.

      Eliminar
  5. Bandarilheiro Mor25 janeiro, 2013 11:09

    Zé, na "mouche". Acertaste em cheio.

    ResponderEliminar
  6. Águia Preocupada25 janeiro, 2013 12:04

    Vou reproduzir o comentário que fiz no Master pois continua a ser a minha opinião e não muda, aliás, a estrutura nada faz para que eu mude de opinião...

    ""QUANDO SERÁ QUE VIEIRA ABRE OS OLHOS?"
    Eu digo: Quando é que os benfiquistas abrem os olhos e escolhem um presidente que ame e defenda o Benfica e não um oportunista que se serve do Benfica para aumentar cada vez mais a sua riqueza e se alia em amizades comprometedoras aos inimigos do clube?
    Depois destes anos todos, ainda há quem acredite que o Rei Sol quer fazer diferente? (porque melhor não, porque isto é do pior...) Vieira abiri os olhos? Mas será que ele não os tem abertos, BEM ABERTOS, mesmo?
    O Benfica está entregue a uns quantos energúmenos e mais uns quantos seguidistas... e enquanto assim for, nada há a fazer!"

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também acho que o LFV não é presidente para o SLB, o que mais me estranha é não aparecerem candidatos de jeito no mei de tanto benfiquista, o ultimo parece que organizou a lsta num café com tanto tempo que teve para fazer uma alternativa à altura, enquan to não mudarmos de mentalidade e formos andando a falar de apitos dourados não vamos lá, temos de ser muito mais competentes dentro e fora de campo, dou lhe algum mérito, mas algum dia iamos sair da merda e não é assim tão dificil como o LFV faz passar, somos o BENFICA apesar de não termos conquistas de relevo nos ultimos anos somos mesmo muito grandes.

      Eliminar
  7. Concordo com APV. E não discordo de "Zé". Porque se tudo o que "Zé" afirma é verdade, o Benfica nos momentos chave falha sempre, também é verdade que este marasmo comunicacional faz parte, é causa e consequência, deste Benfica perdedor. Também discordo da ideia que o Benfica tem de ser superior ás equipes adversárias e às arbitragens. "Zé" dá vários exemplos de arbitragens e situações condicionadas no passado e que o Benfica ultrapassou. Mas discordo que tenha de continuar a ser assim porque senão é o mesmo que dizer que somos a favor do crime porque até agora sempre nos safamos dos criminosos...

    ResponderEliminar
  8. Ninguém me convence que o FCP não ganhou muitos títulos (e não só de futebol) com jogadas de bastidores. Tenham paciência aqueles que veem nos êxitos do Pintolas a excelência da organização do clube do Porto. Isso é o que o Aguiar anda há anos a dizer! Não! O Biagra tem feito batota da grossa, toda a nação sabe disso e assobia para o lado.
    Temos culpas próprias nos nossos fracassos? Claro que temos. Mas uma coisa não invalida a outra.

    A comunicação é cada vez mais fundamental para que qualquer instituição tenha êxito. Posso compreender alguns engulhos dos responsáveis do nosso clube para entrarem nas jogadas de comunicação javardas que o Pinto utiliza há décadas. Somos um clube diferente, no Glorioso há decência, os dirigentes da fruta não sabem o que isso é.
    Mas temos de lhes dar luta, senhores que dirigem o Benfica. A vida já revelou que aquela maneira transviada de comunicar lhes dá frutos. Então, resta-nos entrarmos no jogo deles e, quando necessário, devemos dar-lhes a provar do próprio veneno. É andar em cima das ratazanas e aproveitar tudo o que possa servir para as atacar. Olho por olho.

    Já agora, lanço daqui uma sugestão aos benfiquistas: a imprensa regional pode ser também uma tribuna onde podemos desmascarar os males que o senhor Costa e os seus lacaios têm feito ao futebol e a outras modalidades do desporto português, nos últimas décadas.

    ResponderEliminar

Atenção: O NGB mantém um registo completo de todos os comentários. Se não estiver registado, assine sempre o seu comentário. Se não o fizer, não se queixe se não for publicado. Seja moderado na linguagem. Se não o for, não se queixe se o seu comentário não for publicado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no âmbito do NGB.

ranking