O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

A estrutura da ampulheta no Benfica ( Parte I )

. 24 comentários

João Faria assina pelo Salamanca e Benfica contrata Ernesto Cornejo, ex-júnior do Barcelona ou ainda Claudio Correa no Benfica por 5 temporadas

Em todos os clubes organizados, a base de contratações é feita numa estrutura de pirâmide. É recorrente os clubes contratarem mais atletas para os seus escalões de Benjamins e Infantis, e à medida que o escalão se torna mais velho, como no caso dos Iniciados, Juvenis e Juniores, torna-se mais difícil encontrar atletas com qualidade e perfil adequados para os grandes clubes.

Por exemplo, raramente se vê um clube grande contratar atletas para os seus escalões de especialização - Juvenis e Juniores - que jogue num Campeonato Distrital.
O que costumamos ver é, que esses reforços jogaram no Campeonato Nacional, e não é importante se o clube onde jogavam fez uma boa campanha, ou ainda há casos de, atletas que são chamados às respectivas selecções nacionais de Portugal.

E por isso o efeito é de uma pirâmide, a base mais larga para Benjamins e o topo mais estreito para os Juniores.

Mas esta época no Sport Lisboa e Benfica parece que não tem sido assim, talvez pelo surgimento da equipa B, mas que na minha opinião, não serve de desculpa.
As três notícias no topo deste texto são reveladoras do "efeito ampulheta"

Mas alguém se lembra do João Faria ? Alguém já "botou" olho no Cornejo ? Correa pelo que já jogou na equipa B, tem assim tanta qualidade para ter vindo para o nosso clube e assinar logo por 5 temporadas ?
E porque não mencionar o guarda redes Rafael Copetti ? Chegou faz um ano, foi emprestado à União de Leiria onde não jogou, regressou ao Benfica e ainda ( creio ) que não fez nenhum jogo !!

Só nesta posição específica, o Benfica conta com 7 ( vou repetir por extenso...SETE !! ) guarda redes entre equipa B e Juniores.
Além do já mencionado Copetti, temos :
- Mika, Varela, José Costa, Vítor Rodrigues, Rúben Alfaiate e Miguel Santos ex-Estoril !!
Não esquecer Oblak que está no Rio Ave por empréstimo.

O que ganha o Clube com tantos guarda redes ?
O que podem evoluir tantos guarda redes sem competição ?
Quanto custa ao Benfica manter estes guarda redes nos seus quadros ?

( Continua )

Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

24 comentários

  1. Já se percebeu há muito que os empresários mandam no Benfica...e o Duarte Duarte!? faz sentido contratar jogadores de 24 anos para equipa B?! Se fossem só esses 2...E o que dizer da contratação do Rui Fonte ou possível contratação do Diogo Rosado?? Fará sentindo tendo A. Almeida e André Gomes??? e o Leandro Pimenta? Para que renovar contrato se não apostam nele? E como diz e bem o número de contratações do Benfica nos juniores, juvenis é simplesmente ridicula...E ainda se atrevem a elogiar o futebol caixa...Gostava que fizessem um apanhado de jogadores contratados nos ultimos anos para os juniores e juvenis e que nunca mais ouviram falar deles...e dou já um exemplo: Rodrigo Cabeça..e depois disto não sei se rio ou se comece a chorar de tão ridiculo que são estas contratações...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro anónimo

      Muitos, para não dizer alguns jogadores, não se adaptam ao novo ambiente, sobretudo os que ficam no Centro de Estágio.

      Ficam longe da família, dos amigos. Não é fácil para alguns

      Eliminar
    2. Isso para mim não justifica nada, o Futebol seja jogado na China ou cá é igual e muitos desses jogadores que possivelmente se referem não mostram a qualidade necessária para se poder dizer que são uma mais valia.Normalmente são de qualidade igual ou inferior ao que já se possui no Benfica...Bastam 5 minutos para reconhecer quando um jogador é craque! Se depois se adapta ou não é outra história...Agora os casos que vemos no Benfica não tem ponta por onde se lhe pegue...Que ninguém fique a espera que o Duarte Duarte, João Faria, Luciano Teixeira, Deyverson,João Mário, para falar dos que já vi, venham algum dia a ser craques ou jogar no plantel principal...

      Eliminar
    3. Nesses casos concordo plenamente

      Eliminar
  2. Bom tema para abordar! A politica é realmente difícil de entender nomeadamente em algumas posições! na de guarda-redes não existe!

    Em relação ao João Faria 22 anos(ex-Varzim) foi provavelmente um jogador que não correspondeu ás expectativas, visto que "deve" ter sido contratado para dar "experiência" ao sector recuado, visto que o outro central poderia ser um ex-júnior (Fábio Cardoso)!
    Já a contratação do seu colega Duarte Duarte 24 anos não se entende de maneira nenhuma!

    Claudio Correa fez sentido ser vir para a equipa B pois era necessário avançados/ponta-de-lança, poderia era ter vindo emprestado e não assinar por 5 épocas!!!
    Rui Fonte será um bom reforço para a equipa B ainda mais porque ou virá a custo zero ou servirá para pagar a transferência de Capdevilla! Mas assinar por 4 épocas e meia!!! se calhar não era necessário tanto anos!

    Ernesto Cornejo foi contratado porque? porque jogava na equipa B do Barcelona? até agora ninguém o viu jogar! Estará lesionado e andamos já aqui a condenar a sua contratação? Ou foi um tremendo erro de casting? alguém sabe quem é o empresário deste jogador?

    Saudações Benfiquistas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado redtiger. Este tema terá continuação esta semana. Este texto é apenas a primeira parte.

      Cornejo é daqueles casos que ninguém percebe. Mas há mais casos como irei demonstrar nos próximos textos sobre o mesmo tema.

      Eliminar
  3. A do Alípio Silva é outra... já agora por onde anda este?

    SNORTNHO SENUN, ainda bem que abordaste este tema. Já agora, relativamente à política desportiva do Benfica, se concretizar-se aquilo que já muitos vaticinavam, a saída de Nolito para o Granada, é algo que deveria ser melhor analisado à luz desse tipo de interesses que colocam tantos jogadores todos os anos na Luz.

    É que o mais beneficiado será até o Ola John... o "prodígio" de 20 anos que nos custou 8 M€, através de um fundo...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro PP

      O Alípio andava pelas "Arábias" a última vez que ouvi falar dele.

      Este é um caso típico de empresário ( Jorge Mendes ).

      Faz me lembrar outro há uns anos. Miguel Ângelo era avançado do Gondomar, Sub 18 e foi o melhor marcador do Campeonato Nacional. Tinha tudo para ser jogador do nosso clube.

      Entretanto Evandro Brandão tinha rescindido com o Manchester United e treinava no Sp Braga.
      De um dia para o outro, assina pelo Benfica.

      A curiosidade é que na altura ( não sei se ainda o é ) ser jogador de Jorge Mendes....

      P.S. Eu acho o Ola John um jogador de elevado potencial. Tal como o Labyad que está no Sporting

      Eliminar
  4. Já agora, não seria interessante fazer um levantamento destes jogadores e respectivos representantes?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não tenho esse conhecimento.

      E para ser sincero, nem acho que num clube com o nosso isso seja importante.

      Importante é haver um rumo, uma política e que se siga esse rumo e não que se ande constantemente em "zigue zagues"

      Eliminar
  5. Cá está um assunto que particularmente me interessa e que muito pouco tempo se perde em debater, salvo o NGB que aparece por vezes aqui "mandar umas postas" mas nada de substancial! È urgente haver uma estratégia de formação e no Benfica por muito que possa parecer não HÁ!
    Há pouco tempo houve uma comentário de um benfiquista que foi ver um jogo ao Caixa Futebol Campos e ficou chateado por aqueles miudos se mostrarem ás suas namoradas e pensar no individualismo, ninguém se apercebeu da crítica construtiva. Já ouvi por aqui o Snortinho Senun dizer que está por dentro da formação do Benfica e gostava de saber o que ele pensa sobre isso e sobre o que trabalha e como trabalha o Benfica para que se possa dizer que existe um programa e uma base! È que a mim mete-me uma confusão equipas de formação distintas trabalharem um esquema tático diferente por exemplo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Pedro S.

      Eu estou por dentro do futebol de formação. Dentro do futebol, o futebol de formação é a minha paixão.

      Esta semana li este PDF : http://www.ecaeurope.com/Global/Research/ECA%20Report%20on%20Youth%20Academies.pdf

      Estamos tão longe destas realidades.

      Um clube que não aposte na sua formação é um clube sem futuro. Porque são os que saiem da sua formação que tem o conhecimento do clube. Que vivem e sentem o clube ( Como vemos o Miguel Rosa cada vez que marca um golo )

      O Guardiola tinha o mundo a seus pés, podia escolher qualquer clube deste Planeta "e arredores" :)

      Escolheu o Bayern pela sua política de formação. Basta ver o 11 base e ver quantos saíram da formação.

      Há vontade no Benfica de apostar na formação, mesmo, pode ser difícil de acreditar, mas é verdade. Mas há muita coisa a melhorar, sem dúvida.

      Eliminar
  6. O que eu acho mais condenável nessa política de contratações é mesmo o tempo do contrato que oferecem. Por exemplo, ao Correa (não o acho mau jogador, trabalha muito e tenta jogar sempre para a equipa mas joga muito sozinho e desapoiado e talvez seja por isso que todos os avançados da nossa equipa B nos pareçam maus: estão sozinhos lá na frente) deveriam-lhe ter dado um contrato mais curto e depois se se mostrasse uma mais valia, aí sim poderia renovar-se contrato. Para quê assinar logo um contrato de 5 anos? E o Rui Fonte? Também poderá vir a ser uma grande valia para o Benfica mas também poderá mostrar-se um flop, por isso, porque é que lhe ofereceram um contrato tão longo?

    Vi o jogo de apresentação do Benfica B, onde o João Faria jogou e apesar de um jogo ser curto para tirar conclusões, gostei do que vi. Pareceu-me um miúdo de qualidade. Depois lesionou-se e com o Sidnei e o regresso do Roderick a sua saída tornou-se óbvia.
    O Ernesto só o vi jogar uns minutitos e não sei porque o miúdo nem sequer é convocado.

    Outra coisa que não gosto é o que o Norton de Matos está a fazer na equipa B. Acho que deveríamos contratar um novo treinador na próxima época. Não gosto que ele ande a adaptar jogadores às posições que não são deles. A equipa B é para os jogadores crescerem e melhorarem as suas qualidades, como é que evoluem se andam a jogar em posições que não são as deles? Porque anda o Carole a jogar a central? Se não há mais nenhum central da B disponível, então chama-se um júnior. Porque andou o Luís Martins a jogar a extremo? Naquela posição, ele algum dia teria qualidade para jogar na equipa principal? Porque não pôr a jogar...o Ernesto, por exemplo? E ainda há mais situações. O que eu espero é que no final da época seja feita um triagem à equipa B, dispensar jogadores que não têm qualidade para o Benfica e contratar um treinador que ponha os miúdos a preocuparem-se a jogarem bom futebol e que os ajude a melhorar e a corrigir os erros.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro hertz

      Correa é do Pedro Aldave...É preciso acrescentar mais alguma coisa ? É !!

      Correa tem idade para estar no Sudamericano Sub 20 que se está a disputar na Argentina neste momento.

      Do Chile há o Castillo, tem as mesmas características que o Correa, mas digamos...Para melhor !!

      Na Colômbia há o Jhon Cordoba, A Argentina o Vietto que é titular no Racing Avellaneda.

      É preciso é ver sem ser influenciado e talvez sem meter dinheiro ao bolso ( luvas ).

      Por vezes o Benfica faz me lembrar o filme dos Monthy Pitons "A vida de O´Brien", porque nunca reparam "no" jogador, mas sim no jogador ao lado...

      Falavam do Funes Mori...Mas nunca repararam no Ocampos...Lucas Ocampos foi parar ao Mónaco, 2ª Liga francesa....
      E até houe jogos que os dois saíram do banco juntos ( As coisas que eu sei...)

      Eliminar
  7. Não me chocam as contratações (hipotéticas? já confirmadas?) de Rui Fonte ou do Diogo Rosado. A equipa B tem falta de avançados, pois os que lá estão são fracos (sobretudo o João Mário e o Deyverson) e desde que os dois Andrés subiram à equipa A que o meio-campo não é o mesmo. E estes dois jogadores eram tidos como dos mais promissores da academia lagarta. O Arsenal faz mais ou menos o mesmo, compra muitos jogadores jovens, promissores, mas nem todos resultam.
    Agora é verdade que há posições carenciadas e posições com gente de sobra. E acho que o Norton de Matos poderá ser um tipo bom do ponto de vista pedagógico mas talvez andem ali adaptações a mais.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro NSC

      A mim também não me choca. Prefiro estes do que os estrangeiros. Para virem estrangeiros têm de ser titulares indiscutíveis das selecções dos seus países, até porque como referi no texto, muitos dos portugueses contratados em Juvenis e Juniores são jogadores de selecção nacional.

      Existem alguns jogadores com 16 e 17 anos que são chamados às equipas principais na Europa e América do Sul. Eu sei quem eles são, eu estou a segui-los...
      Se eu os consigo detectar em minha casa, o nosso clube não consegue ?!

      James Rodriguez tinha 18 anos, era titular do Banfield e o Benfica não o conhecia...E eu através de Stream conhecia-o !!

      Ou se gosta do que se faz ou escolhe-se outra profissão...Já nem falo na competência...

      Eliminar
    2. Tens razão, são fracos! Então por que raio o Benfica contratou estes jogadores!? Difícil de entender. Mas estes dois são apenas o exemplo de dezenas deles que são contratados sem critério credivel e compreensivel...o único critério plausivel é mesmo o pagamento de luvas e afins...

      Eliminar
  8. RedSpecial29/1/13 14:51

    Não vale a pena grandes palavreados. Tudo se resume a isto: Incompetência! Não é admissível no SLB contratar-se jogadores "à pazada", naquela táctica, defendida por muitos, do "em 10 um vai dar, rendendo milhões"! Não é assim que um clube funciona. Pelo meio, com tanto estrangeiro contratado, os nossos miúdos vão vendo o seu lugar tapado... Que motivação tem um atleta de 16/17 anos ao jogar no SLB, pergunto! Qual? Se qualquer espanholito ou sul americano servem para a B! Podemos adquirir Cornejo, mas Jesus nos livre de "lançar" Miguel Rosa ou Cancelo... Incompetência, resume isto... Ou eventualmente outros interesses, pois não é admissível impingirem-nos 5 uruguaios para Maxi renovar! Ou Norton de Matos explica o porquê da sua vinda para o SLB, quando olhamos ao juniores e juvenis do SLB...

    ResponderEliminar
  9. RedSpecial

    Eu leio na diagonal os diários desportivos todos os dias. Eu disse leio...Não compro...:)

    E se há página que gosto de ler é a antepenúltima e a penúltima do Record, e as notícias pequenas, quase escondidas nas páginas dos 3 grandes.

    Há ali muita notícia que pouca gente dá importância e que mais tarde surgem acontecimentos ligados à essa(s) notícia(s)
    A culpa é do Mel Gibson e do filme "Teoria da Conspiração" com a Julia Roberts também.

    E quando vi há pouco mais de um ano, pequenas notícias que falavam em contratações de jogadores do Étoile Lusitana, rapidamente cheguei à conclusão e sem dúvidas, de quem seria o treinador da equipa B do Benfica esta época.

    É que 2 + 2 são sempre 4, não há dúvidas quanto a isso...

    ResponderEliminar
  10. RedSpecial29/1/13 17:35

    Sim, isso era mais do que visto, disse-o qd ele foi anunciado! Mas claro, muitos "verdadeiros benfiquistas" assobiaram para o lado! E claro, loas a LFV! Qd Norton de Matos nada fez para merecer cargo de tal importância! Quer dizer, deveria ter importância, mas para JJ ter lá o Norton ou um boneco é igual!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro RedSpecial

      Ter o Norton ou outro para JJ não seria o mesmo.

      Norton está na equipa B porque se por acaso corresse mal o início de época a JJ, Norton nunca seria o seu substituto. Daí JJ o ter aprovado.

      Eliminar
  11. RedSpecial30/1/13 09:48

    É capaz de ser bem verdade, Senum!

    ResponderEliminar
  12. Snortinho Senun, há uma coisa que me faz uma confusão tremenda... Que é a falta de uma linha orientadora, de uma política de contratações! Na minha opinião, não faz sentido algum contratar um avançado (Rui Fonte) quando se tem, entre equipa principal, equipa B e emprestados, 14 avançados! Sim, 14!! E nem estou a contar com o Derlis, que ainda é júnior, nem com o Cafú e Yannick porque não são exactamente avançados. Nesse caso, contando também com o Rui Fonte seriam 17!!! A ver: Cardozo, Lima, Rodrigo e Kardec, Manuel Liz, Deyverson, João Mário, San Martin, Correa, Djaniny, Mora, Nélson Oliveira, Michel, Hugo Vieira. Se estes avançados têm todos qualidade e potencial, isso é outra história... mas então para que foram contratados?? Andamos a jogar FM?? Não consigo entender, sinceramente.

    Cumprimentos.

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking