O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

segunda-feira, 31 de agosto de 2020

Eleições do Sport Lisboa e Benfica: Quem afinal tem ideias e quem tem... as dos outros?

. 68 comentários

Começo este texto afirmando que os meus 50 votos ainda não estão entregues a ninguém.

Por razões morais e de respeito pelo nosso clube e pela sua história, nunca votei nem votarei Luis Filipe Vieira.

Na pior das hipóteses terei que assumir uma "espécie de voto útil" no candidato que, em Outubro, depois de ler todos os programas, ver todos os debates e observar todas as listas, me pareça ser o que defenderá melhor os interesses e o futuro do Sport Lisboa e Benfica.

Dito isto, estou muito atento a todas as candidaturas e ao que andam a fazer.

Luis Filipe Vieira:

A sua preocupação é arrebanhar os situacionistas, os que têm ganho dinheiro consigo no Benfica e arranjar os "Cavanis" da vida para vencer as eleições. Luis Filipe Vieira não tem nada de novo a apresentar ou a dar aos benfiquistas. A sua propaganda também já não resulta.

As ameaças aos sócios nas Casas do Benfica são disso evidência, para quem as desconhecia.

Cheira a fim de regime, felizmente para o Benfica.

Servir o Benfica:

Um movimento muito interessante pela espécie de romantismo que encerra na sua génese, bem como a forma limpa como apresentam as suas ideias e pelo espírito de grupo que se tem observado nas deslocações que já fizeram.

O seu programa é também ele interessante, com muitos pontos em comum com o outro programa que já se conhece. Levantam a questão do número de votos dos sócios bem como a limitação de mandatos. Têm demonstrado preocupação com o voto electrónico, defendendo o voto físico como a opção mais transparente. Quando analisar o programa completo, esmiuçarei mais em pormenor.

Fico com a ideia de que não irão a votos mas que procuram ser uma espécie de charneira para a luta pela democracia no Benfica.

Se estiver a ser injusto na avaliação, não levem a mal, pessoal do Movimento! Estou a gostar muito da vossa postura.

Rui Gomes da Silva:

Tem sido, para mim, a maior surpresa da campanha até agora.

Digo isto porque todos lembramos o Rui Gomes da Silva com cara de mau dos debates, do Dia Seguinte, sempre impiedoso na defesa dos seus pontos de vista. É positivo termos convicções, mas não o é quando o fazemos de forma tão incisiva que não damos espaço aos outros para contraditar.

Mas o Rui Gomes da Silva que se tem visto é um tipo acessível, no Twitter e no Facebook. Nas entrevistas ao Jornal I e ao jornal A Bola, lemos muitas ideias novas que desconhecíamos que preocupassem Rui Gomes da Silva. A sua campanha até agora pela positiva, sem problemas em até fazer referências aos concorrentes, o que também não esperava.

A carta ao Presidente da MAG, que despoletou também iniciativas idênticas das outras listas, foi muito positiva.

A comunicação com os sócios através de videos semanais que respondem a questões dos mesmos tem também revelado uma abertura que não se esperava da parte de Rui Gomes da Silva.

Impressionou-me ter sido o primeiro a lançar um programa completo, abrangente e que toca em quase todos os pontos que afectam o clube e a SAD.

Discordo da questão dos votos corresponderem a 1 voto por cada ano de associado, mas isso é uma questão de opinião.

Positivo a importância de colocar o futebol feminino na SAD, bem como a promoção de algumas modalidades a projecto europeu. Mas assim como com o Movimento Servir o Benfica, reservo-me para um post de análise mais profunda ao programa.

João Noronha Lopes:

Tem sido a maior desilusão da campanha, ao contrário de Rui Gomes da Silva.

Fiquei entusiasmado quando o seu nome foi avançado na imprensa, e quando depois o vi lançar a sua candidatura no CCB. Um gestor com uma imagem que não está ligada a processos judiciais ou a confusões com a justiça é algo sempre de apreciar hoje em dia.

Mas o passar do tempo tem sido mau para Noronha Lopes. Aquele entusiasmo inicial foi substituído por uma desilusão cada vez maior com o vazio de ideias e com os tiros nos pés dados pela própria candidatura.

Primeiro, as críticas ferozes da candidatura e dos seus apoiantes aos novos equipamentos e ao emblema. Isto quando na apresentação da mesma tinham um símbolo monocromático.

Segundo, a trapalhada que foi a apresentação de apoiantes ex-atletas do clube. Apresentam quatro mas afinal eram só dois, pois os outros desmentiram. Na minha terra, uma mentira só tem um nome e não é trapalhada.

Terceiro, as entrevistas aos jornais A Bola e Record. Iguais, sem nada que as distinga e com a particularidade de ler ali as ideias que Rui Gomes da Silva vem defendendo por meses.

Quarto, a dificuldade que Noronha Lopes tem em falar de Domingos Soares de Oliveira. Não augura nada de bom.

Quinto, a cópia que ontem começou a fazer dos vídeos semanais de Rui Gomes da Silva, com a agravante de, assim como Vieira, precisar de ler papéis para comunicar com os sócios.

Uma dica, João Noronha Lopes: o presidente da Assembleia Geral é o verdadeiro provedor dos sócios. É na Assembleia Geral que os sócios precisam de ser protegidos de quem lhes quer apertar o pescoço ou os quer silenciar. Para resolver problemas administrativos, já existe o departamento de sócios.

Sexto, anunciou ao final da tarde de dia 27 de Agosto que também tinha questionado o presidente da MAG sobre as questões da votação, quando afinal só mandou a carta hoje, datada de hoje. Mais uma vez, reagiu e imitou mais uma iniciativa de Rui Gomes da Silva.

Sétimo, até na apresentação de apoiantes anónimos imitou os apoios anónimos de Bruno Costa Carvalho. 

É preocupante que esta candidatura, que tinha tudo para ser um excelente pólo agregador, esteja a seguir um caminho errado. Sem ideias próprias, preocupada em apresentar personalidades como se o Benfica alguma vez tivesse sido construído por notáveis ou vedetas, e com um candidato frágil. 

Dá ideia de que João Noronha Lopes não segue uma agenda e ideias próprias, mas sim é uma espécie de eco dos mentores da candidatura. É pena. 

Em resumo:

Teremos umas eleições certamente interessantes, capazes de mobilizar os benfiquistas.

Considero fundamental a questão do voto electrónico e a questão dos debates.

Será inconcebível não ter do mesmo lado as 3 candidaturas.

Até Outubro teremos muito que analisar e decisões para tomar.

Ganhar as eleições: E se o plano não mudou?

. 96 comentários

Há uns dias atrás dissemos aqui no NGB que a semana passada seria uma semana importante, na medida em que poderia trazer de uma vez só vários reforços e um titulo que há muito escapava...

Em teoria, ou melhor, de acordo com os factos, tudo ruiu...

Tanto Cavani, como Darwin como De Paula como João Mário... como a Youth League, são na opinião de vários "iluminados" miragens distantes e fora de hipótese.

Se na Youth League houve manifesta infelicidade, aliada a uma primeira parte infeliz da equipa e do treinador, o facto é que nenhum dos quatro jogadores que ganham eleições é um negócio perdido...

A pergunta que se coloca é: E se depois de todo este festival / novela / comédia... os quatro aterrarem em Lisboa o que acham os benfiquistas?

- Vão criticar os investimentos, os tempos de negociações, as cedências etc, etc. etc...

- Ou se que se lixe tudo, o que interessa é tê-los no campo e finalmente chegaram...


Seja lá qual for a postura dos benfiquistas, uma coisa é certa, Jorge Jesus não transforma "cagalhões em pasteis de bacalhau" (para usar uma expressão popular), como ainda ontem se viu com Seferovic ou André Almeida... nem faz do Pizzi um 10 que ele não é... entre várias outras carências.

Não sei se a solução são estes quatro, mas sei claramente que faltam jogadores nesta equipa.

Não temos lateral direito, não temos lateral esquerdo, o Weigl continua a ser capaz do melhor e do pior, o Pizzi não é carne nem é peixe, não temos avançado, não temos Rafa a decidir bem no ultimo passe ou remate... não temos muita coisa para quem quer fazer alguma coisa... 

Entre os mais jovens, Jota e David Tavares já foram "riscados", o próximo é Tomás Tavares e ou muito me engano ou (erro enorme) também o Diogo Gonçalves vai na onda assim como o Nuno Tavares, assim que houver alternativas, de uma vez só o Jesus "limpa" 5 jogadores da formação, aos quais se junta o "empacotamento" do Florentino para o Fulham... meia duzia!!!!

domingo, 30 de agosto de 2020

É esta a BTV que nega cobertura às eleições do SL Benfica?

. 72 comentários

O canal que convida este senhor é o mesmo que nega tempo de antena aos candidatos que não Vieira?

Já lá temos o Guerra, o Marinho, o José Manuel Antunes, o figurinhas e outros parasitas. Também era preciso trazer Carlos Janela, lagartão e alegado autor das cartilhas que tanto nos envergonharam?

Já agora, com o lenço verde só faltava o emblema do Sporting na lapela.

Mas quando o responsável da BTV também lagarto é... Lembramos que a lealdade deles não é ao SL Benfica mas sim ao vencimento.

Coreia do Norte no seu pior.

sábado, 29 de agosto de 2020

(ainda) CAVANI e o Manual de Gestão Desportiva Desastrosa!

. 103 comentários



Não, não me vou voltar a debruçar sobra a "novela" Cavani. O que eu tinha a dizer sobre a (alegada) chegada do jogador, já o disse quando - hás muitas semanas - aconselhei o SLBenfica a formalmente darem as negociações por finalizadas por impossibilidade de acordo de verbas.

O SLBenfica fez precisamente o contrário, foram imensas as tentativas para trazer o jogador, num esforço enorme por parte do SLBenfica a nivel financeiro por um jogador que, recorde-se, não é uma exigência do treinador, mas sim uma ilusão (boa) da SAD.

Ora, o arrastar durante meses desta novela em que é que resultou? Num elemento óbvio para os clubes vendedores: Bora lá esticar a corda que o Benfica pode pagar! Quem anuncia que além do que pagaria ao Cavani ainda pode meter bastantes mais milhões para várias outras contratações... então é porque tem dinheiro (ou um presidente desesperado, acrescento eu).

Segundo sabe o NGB (e é a primeira e última vez que vou falar sobre isto), o SLBenfica teve o Darwin, o De Paula e o João Mario praticamente fechados (acordos com clubes e jogadores)... mas a "falência" do caso Cavani abriu aos clubes vendedores outra prespectiva: Se não entra o Cavani, eles precisam comprar e estarão dispostos a pagar.... e com isso abriram-se várias exigências quando os negócios já estavam quase fechados.

Isto é uma reacção absolutamente óbvia, ainda para mais quando os clubes não sabem se terão publico nos estádios, mas sabem que tendo ou não, as receitas vão baixar, pelo que tentam maximizar as vendas... aos que têm mais dinheiro. Pelos vistos o Benfica, e principalmente o Departamento de Comunicação, IGNORARAM estes elementos.

Só me ocorre uma palavra: AMADORES! 

Dir-me-ão, mas à excepção do Rui Costa, o SLBenfica nunca falou do Cavani... Se perguntarem ao Luis Filipe Vieira, ele dirá que nunca se falou do Cavani porque o Benfica "não se gere de fora para dentro" como ele gosta de dizer...

Pois... lá do alto da cadeira do poder que o faz sentir intocável, ignore-se que o SLBenfica é a empresa mais mediática de Portugal!!! Só o SLBenfica aparentemente é capaz de ignorar o poder actual das redes sociais e da velocidade a que se difunde a informação (uma mais correcta que outra... mas mexe!).

O SLBenfica foi TREMENDAMENTE INCOMPETENTE neste defeso... algo que já tinhamos visto antes, várias vezes, mas que agora é mais evidente quando se quer fazer algo "em grande". 

Isto sem referir a componente das vendas... Quem em seu perfeito juizo achou que ia desatar a fazer dinheiro como louco a vender o Pizzi, o Taraabt, o Seferovic, o Vinicius a devolução do Dyego, o Cervi... quem é que achou que estas vendas e o empréstimo e/ou venda dos miudos como o Jota, Diogo, David, Tomás, etc... iam ser "limpinho limpinho"? Quem é o ET que pensa isto na estrutura?

E o Presidente ignora isto por um elemento principal: 

- estas coisas não ganham eleições! Não é esta malta que vê as redes sociais e os programas de televisão que ganham as eleições... quem ganha eleições são os sócios com mais "anos disto" que se estão nas tintas para estas situações.

Numa perspectiva de poder e perpetuação no cargo... O Presidente está certo!

Numa perspectiva de gestão está cada vez mais errado! O que o levou a ganhar um lugar na história é precisamente o que está a fazer diminuir, de dia para dia, o tamanho da porta pela que vai sair seja em Outubro, em 2021, 2022, 2035 ou seja la quando for...

Seja como for, há algum comum a todos: Quando se aponta ao melhor e se falha de forma tão gritante, tudo o resto que venha vai ser sempre desvalorizado. Culpa de quem? Pois...

O reforço de um plantel tremendamente desequilibrado, por culpa de Lage que não quis reforços dirão uns, continua a ser um plantel desequilibrado. As pessoas que ele ignora, de dia para dia vão "contaminando" os que ele acredita com mensagens de descrédito e incompetência... E, como o Shadows mostrou hoje, parece que a justiça portuguesa anda à procura de se safar da vergonha de não "engavetar" Salgado, Socrates e outros... e parece que esta contestação a Vieira lhes vem como mel, segundo as noticias mais recentes.

Uma coisa é certa... depois de tanta promessa de super-equipas, depois de tanta ambição de Jesus na construção do plantel e até da cagança de dizer que é possível lutar pela Champions porque a pandemia mudou muita coisa... Este DESASTRE de gestão desportiva deixa o SLBenfica na posição de sempre:

- Ou gastamos ainda mais do que pensávamos... ou vamos lutar apenas por um campeonato contra um rival e adversário falido, com problemas enormes no plantel (cujo jogador mais caro anda desaparecido e ninguém aparenta preocupar-se), com problemas para realizar dinheiro em vendas... precisamente pelo mesmo motivo do SLBenfica: O mundo mudou... e, pior, o Mendes está agora no radar da justiça também. E com isto... lá se vai a Europa outra vez... só que a diferença para os outros anos é que de caminho queimámos uma data de jogadores da formação e gastámos rios de dinheiro.

Sabe o NGB que os miudos da Youth League, vendo o descrédito que Jesus coloca no processo de formação interna, olham para a saída do clube com bons olhos e, muitos, nem sequer com a ambição de voltar porque sabem que dificilmente terão oportunidades.

Eu se tivesse que apostar... diria que jogadores como Gonçalo Ramos, Umaro Emabaló, Tiago Dantas, Paulo Bernardo, etc não terão outra escolha senão sair e jogar noutros clubes.

Eu não sei quem foi o responsável por esta lástima de preparação de temporada... VERGONHOSA! 

Não sei também quem é o responsável pela comunicação desta preparação da temporada... DESASTROSA!

Sei que a comunicação não está a cargo de João Gabriel, que está mais preocupado em lidar com os adversários nas eleições (o que já se vai notando na informação que circula a desacreditar alguns) e sei que muita da informação que "chega às redacções" tem um selo óbvio e dedo interno do Clube... O que só afunda ainda mais.

Não diria que Jorge Jesus está arrependido de ter voltado, mas estará muito desagradado com este tipo de situação, pois todos sabemos que Vieira (e João Gabriel) não hesitarão em "deixar cair" alguma informação contra o treinador caso seja necessário para "salvar a pele" para as eleições.

A "máquina" apressou-se a afastar Luis Filipe Vieira de qualquer questão relacionada com Cavani... O que só demonstra o grau de amadorismo da estrutura actual, principalmente a de comunicação, pois se fosse verdade que o SLBenfica preparava uma operação de 40M por um jogador sem o envolvimento do Presidente, é caso para chamar ao clube uma "Republica das Bananas". 

De caminho... Tiago Pinto já foi o primeiro a ser "grelhado" pelo Correio da Manhã, pelo Octávio Machado e pelo Record. Esse já não tem retorno... Rui Costa, pode ser "a próxima vitima" e depois irá Jorge Jesus. O que interessa é proteger o Presidente... até porque aparentemente estará muito doente, pois em cada momento de maior impacto emocional para todos nós, o Presidente revela-se indisposto - como para ir a Nyon.

Não consigo entender como um clube outrora tão bem preparado é capaz de tanto amadorismo em tão pouco tempo. Obviamente que a explicação está no aburguesamento do presidente que acha que tem tudo "tão controlado" que ganha de qualquer maneira... pois desengane-se, como mostrou o FCPorto o ano passado...

ABRE OS OLHOS BENFICA!

O biombo da justiça

. 53 comentários

sexta-feira, 28 de agosto de 2020

Este sistema que domina o futebol português...

. 48 comentários
... só tem prejudicado o SL Benfica.

E a lata não tem fim.


Prémio Prestígio da Liga de Clubes para... Valentim Loureiro.

Prémio Media Partner para a... Sport TV.

Valentim Loureiro simboliza um período do futebol em que o Benfica era roubado descaradamente e comido de todas as maneiras.

A Sport TV simboliza um sistema que retira valor ao SL Benfica para entregar aos nossos rivais, em especial ao FC Porto 

O que espero da próxima direcção do SL Benfica é que não aceite que os jogos saiam da BTV para a Sport TV sem os sócios terem acesso a esse operador em melhores condições que os não sócios.

A Sport TV está de rastos financeiramente e só a volta dos jogos na Luz a pode salvar.

Estejam atentos, benfiquistas. Depois disso virá a conversa de que a centralização dos direitos televisivos é a solução.

Poderá até ser, desde que o SL Benfica receba o seu valor por inteiro e não abdique dele para alimentar gulosos.

Estaremos muito atentos a todas as candidaturas sérias: Servir o Benfica, Rui Gomes da Silva e João Noronha Lopes.

De Luís Filipe Vieira só esperamos manipulação e mentiras.

Que saudades das "mensagens" do Jesus através dos amigos que referia o Lage!

. 52 comentários

 


Não é novidade para ninguém que Jesus, sabendo como funciona o mundo do futebol, sabe bem que necessita de ter "boa imprensa" e para isso tem que relacionar-se bem com jornalistas nos sitios certos... há quem diga que são os tais "almoços" a que se referia o Bruno Lage.

Isto não é sequer uma crítica, pelo contrário... é um elogio. Jesus sabe como mover-se no pantanal horrível que é o futebol português.

Mas não deixa de ser engraçado de ver que agora já não temos apenas as "mensagens" enviadas pelo Presidente através da sua "entourage" aos jornais... agora temos também o treinador a fazer o mesmo para pressionar a direcção e o Presidente.

Já aqui tínhamos assinalado a "porrada" que o Tiago Pinto tinha levado na CMTV, pela mão do Octávio Machado... e desde esse dia basicamente deixámos de ouvir falar nele... e agora a ideia é a mesma: Pressão publica para que as promessas passem a actos e rapidamente...

Que saudades os "esquemas"... Este futebol português dá-me vómitos!

Depois de ver e ouvir as primeiras acções e comunicações dos candidatos...

. 65 comentários

 Luis Filipe Vieira: All In para aproveitar a memória curta dos adeptos de futebol. Um passado indesmentível de "obra feita" uns ultimos tres anos de total desnorte e aburguesamento. Por causa das eleições, assume um risco tremendo esta época que poderá comprometer o SLBenfica de forma desnecessária.

Rui Gomes da Silva: O mais estratégico dos três que desafiam Luis Filipe Vieira. Conhecedor do clube e com passado como dirigente e militante do SLBenfica. Apesar da visibilidade publica ainda falta estrutura ao seu projecto e programa, ainda muito focado na crítica.

João Noronha Lopes: Um candidato de coração. Nota-se enorme boa vontade e vontade boa, mas ainda não descolou de frases feitas e óbvias. Preocupado em projectar a imagem e apoios que recebe.

Francisco Benitez: Um discurso cheio de "lugares comuns", um rosto e equipa sem qualquer passado ou experiencia no desporto e no dirigismo desportivo. 


Conclusão: 
Do que vemos até agora, a pouco mais de um mês / um mês e meio das eleições, o Luis Filipe Vieira tem a eleição no bolso. Os candidatos que o desafiam (perdoem-me não conseguir chamar oposição porque entendo que todos querem o melhor para o SLBenfica) ou são adeptos como nós com vontade de ajudar (Francisco Benitez) ou são empresários competentes com uma paixão enorme mas sem conhecimento na maquina actual do desporto e do futebol (João Noronha Lopes) ou são dissidentes que ainda não encontraram o seu lugar num discurso de progresso e mudança (Rui Gomes da Silva).

Considero que, para haver uma eleição forte as três candidaturas se deveriam unir em torno do candidato mais forte dos três, na minha opinião, Rui Gomes da Silva... e mesmo assim, bastante teriam que progredir para pensar sequer em desafiar o status quo.

A titulo apenas pessoal, de momento não poderia entregar o meu voto a nenhum deles e ver-me-ia forçado a votar em branco, como nas últimas eleições, pois sou também incapaz de votar contra seja quem for.

Dito isto, se Vieira quer o voto de quem ama o Benfica e sente o Benfica além dos negócios (se é que é possivel recuperar esses votos) muito terá que mudar na sua postura de "Dono Disto Tudo". Os demais terão que colocar mais acção e ambição, mas factos e menos criticas... e acima de tudo, consolidar candidaturas que nem sequer tem porque ser num dos três, pode haver um quarto nome que seja conciliador e agregador.

A ver vamos, como diz o cego...

quinta-feira, 27 de agosto de 2020

Entrevista ao jornal A Bola: Candidato Francisco Benitez

. 69 comentários





 

Nunca mais é Outubro para expurgar Luis Filipe Vieira do SL Benfica

. 51 comentários


Luis Filipe Vieira, o homem que se acha dono do SL Benfica, promoveu uma acção para a fotografia conversando com os jovens que disputaram a final da Youth League.

Depois de se ter marimbado para os jovens e não ter ido assistir ao vivo à final, vem agora tentar passar a imagem que se importa com eles e outras banalidades que alguém o fez decorar.

Depois de andar semanas, através da comunicação paga com o dinheiro do SL Benfica, a alimentar novelas na imprensa para que não se fale da gestão danosa que foi a temporada 2019/2020, aparece agora a fingir que se preocupa com alguma coisa que não seja a sua sobrevivência no SL Benfica.

Ainda esperamos pelas justificações quanto ao ano perdido do possível Penta.

Ainda esperamos explicações para o descalabro que foi a temporada 2019/2020.

A única mensagem que é dita aos putos durante o ano é que têm que assinar com Jorge Mendes.

Que lata!

TAD decide que FCPorto não pode ter duas equipas B na I Liga!

. 72 comentários

 


A decisão do TAD em não permitir ao FCPorto manter por mais tempo duas equipas B na I Liga, vai possivelmente representar o fim de um clube histórico do futebol português, pela incapacidade de se manterem nessas circunstancias no futuro.

Aproveito, neste momento difícil, para deixar um abraço ao Makaridze: 

"Vamos tentar fazer um grande jogo. Vai ser para mim muito importante. Vou tentar tudo para não perder contra o Benfica. Prefiro não perder contra o Benfica e depois perder os outros jogos"

quarta-feira, 26 de agosto de 2020

Road to Champions League: Adversários

. 55 comentários


3a Pré-Eliminatória: AZ Alkmaar (Holanda), PAOK (Grécia) ou Rapid Viena (Áustria)
(um jogo apenas, ou seja, não terá duas mãos) - sorteio dia 31 de Agosto
Jogo: 15 ou 16 de Setembro

PlayOff: Krasnodar (Russia)
(eliminatória a duas mãos) - sorteio dia 1 de Setembro
22 e 30 de Setembro

Rescisão por mutuo acordo com Zivkovic!!!

. 43 comentários

O Sport Lisboa e Benfica chegou a acordo com o jogador Andrija Zivkovic com vista à rescisão do seu contrato. O médio sérvio de 24 anos, recorde-se, chegou à Luz no verão de 2016 – após terminar contrato com o Partizan – onde, em quatro temporadas, conquistou dois Campeonatos Nacionais e uma Taça de Portugal. in Site Oficial SLBenfica

Um tremendo talento que se perde por responsabilidade própria e do pai, que já fora uma péssima influencia na Sérvia e continuou a ser em Portugal. Inacreditável como a Sérvia tem dois jogadores fantásticos sem qualquer capacidade emocional para explorar o seu potencial tremendo (Jovic e Zivkovic).

Participou em 84 jogos em 4 temporadas, acumulou apenas 5.149 minutos (corresponde a cerca de 57 jogos completos...

A época em que mais jogou acumulou quase metade dos minutos totais (cerca de 2059) mas ainda assim foi titular em apenas 22 jogos...

Muito muito "curto" e neste caso não se pode culpar o clube, mas sim a falta de compromisso e profissionalismo do jogador.

Boa sorte para o futuro que, face ao tremendo prejuizo gerado ao SLBenfica, espero que tenha sido bem acautelado pelo SLBenfica.

Jogadores adversários levam "banho de bola" e mentem para humilhar jogadores do Benfica!

. 21 comentários

Depois do jogo com o Estoril circulou na internet um excerto de uma conversa de um jogador do Estoril (que por vergonha alheia não vou dizer o nome), onde dava conta que o jogador que se auto-expulsou no Dragão em dois minutos, teria feito "gato de sapato" do Pizzi (que marcou dois golos) e que Jorge Jesus terá humilhado em pleno treino e diante dos adversários jogadores como Ruben Dias e Vinícius.

Rapidamente o pasquim habitual apressou-se a fazer disso notícia Premium... sem ter qualquer confirmação dos factos e relatando elementos que, entretanto já circula em audios de whatsapp que não são atribuidos ao Ruben Dias mas ao Vinícius... numa clara evidencia que nem sequer terão acontecido.

Bem sei que estes "jogadores de caserna" estão habituados a dar luta a equipas como o SportingCP, enquanto têm saido do Seixal com um mínimo de "chapa 4" e um ritmo que lhes custa muito a acompanhar durante o jogo...

... mas não adianta enviarem estas mentiras ao comentador assíudo do nosso blog e director do jornal... o tempo vai encarregar-se de vos desmascarar, como estamos aqui a fazer para que possam ser os jogadores do SLBenfica a humilhar-vos entre pares.

MENTIROSOS VENDIDOS!

Parabéns a quem DESTRUIU a Estratégia de Mercado!

. 85 comentários

 


Ponto base: Contratar um jogador como Cavani para o campeonato português requer um esforço e um elemento negocial muito forte, paciente... mas estruturado.

Dito isto, a contratação alargar-se é normal... o que não é normal é que se alargue para lá do aceitável sem que o SLBenfica formalmente decida proteger o clube e os seus jogadores ou potenciais futuros companheiros de equipa.

Actualmente o SLBenfica está num modo tão perdido que mesmo que contratem o Cavani... os benfiquistas já perderam o entusiasmo... e, pior ainda, destruirá o balneário.

Imaginem bem o que pensarão os jogadores que estão a treinar há duas ou três semanas, a preparar-se para um momento importantíssimo do futuro imediato do SLBenfica, o acesso à Champions, enquanto o Cavani está "de papo para o ar" em Ibiza, a apanhar sol e tirar fotos para o Instagram. Como se não bastasse, a proposta mais baixa do SLBenfica é superior a 6 ou 7x o valor da remuneração dos jogadores mais bem pagos do SLBenfica.

Por menos que isso todos assistimos ao que o Gabriel (e outros) decidiram "fazer" ao Weigl (quem não sabe ao que me refiro, informe-se bem) e por menos que isso vimos outros casos como o descontrolo da defesa do FCPorto com a chegada do Pepe e que também contribuiu para o título do SLBenfica em 2018/19.

Neste momento, a contratação do Cavani é totalmente desaconselhada, não já porque o jogador queira ou não, ou pelas condições económicas, mas porque o desgoverno e descontrolo de gestão de política desportiva é de tal forma absurda que a entrada desse jogador agora só criaria problemas, bastantes mais que soluções.

Se ainda não passou pela cabeça aos dirigentes do SLBenfica acordar com o jogador uma comunicação conjunta a dar por fim as negociações por ambas as partes, desejando os melhores sucessos e elogiando a dedicação de todos ao processo... é melhor que ocorra e rapidamente.

Por outro lado, também rapidamente deixem-se de novelas uruguaias e comece-se a reforçar o plantel com o que tem que ser reforçado porque ha compromissos de curto prazo e o mesmo se aplica às saidas. Se querem "fazer dinheiro" com o Vinicius, Pizzi, Gabriel, Taraabt, Diogo Gonçalves, Gonçalo Ramos, Cervi, etc... pois que façam.... mas rápido! Andar três semanas a treinar no duro para passadas outro tanto tempo... voltar a procurar os principios de treino com outros jogadores é apenas estupido e lesivo. 

Tiros nos pés... uns atrás dos outros! Já dá pena ver esta estrutura!

. 55 comentários


Ora vamos cá ver... o plano alternativo à dupla uruguaia Cavani e Darwin (que fique claro que sem Cavani não há Darwin) é contratar mais Seferovics ou jogadores que, tendo tido potencial em tempos, praticamente não jogam há mais de um ano, como o rapaz do Real Madrid?

Nenhum dos nomes falados para o SLBenfica tem, do que têm demonstrado, sequer competência para retirar o lugar no plantel e, por consequência as oportunidades em campo deste rapaz:


... mas já todos sabiamos que com Jorge Jesus o que interessa é fazer chegar um camião de jogadores ao Estádio da Luz, que sempre permite "umas coisas"...

Não me admiraria que estes rapazes de grande qualidade se deixassem "enamorar" por empresários que lhes acenem com oportunidades em clubes médios na Europa e que rapidamente farão deles jogadores de grande qualidade e que captarão o interesse de outros clubes maiores.

Por falar em tiros nos pés... já encontraram o Nakajima? O Sr 24M€ já apareceu? Quantas paginas de jornais se poderiam encher se um jogador que custasse 24M€ estivesse em parte incerta há meses?

Bom, se o procurarem, tentem encontrar o Jose Luis também... é que entre os dois são 35M€ de jogadores que ninguém onde estão e ninguém sabe como volta o dinheiro à SAD do Rui Pinto.




 

terça-feira, 25 de agosto de 2020

És uma vergonha, Vieira!

. 92 comentários


Mais um jogo, mais uma "indisposição".

Para ir ao Brasil estoirar 200 e tal mil euros num avião não há indisposições.

Luis Filipe Vieira, e todos os que olham para o SL Benfica como um negócio, estão a matar o nosso clube.

Até Florentino Perez foi... o Benfica mandou o Moniz! Será para fazer alguma novela?

VERGONHA.

ABRAÇO AOS "PUTOS"!! FORAM GUERREIROS!!!

MESMO SEM O APOIO DAS ESTRUTURAS DO CLUBE CHEGARAM LÁ. O FUTURO É VOSSO!

Aí vai mais uma! Ainda não te cansaste Bella Guttman?

. 77 comentários


Se duvidas houvesse... aquele penalty e, principalmente, a bola na barra a terminar esclarecem bem!

UEFA Youth League: A terceira Final

. 101 comentários

Hoje é dia de final da Youth League. O SLBenfica vai defrontar um dos clubes mais fortes da competição e com mais tradição em formação, a par do Barcelona. Vai ser um jogo muito dificil.

A questão contudo, e em especial nestas idades, não está em vencer. Obviamente que vencer é fantástico... que está na cabeça de cada jogador que entrará em campo hoje às 17.00

Vejamos o Chelsea... Vencedor por duas vezes e finalista vencido outras tantas... tem dois ou tres jogadores na equipa principal... e não foi porque os vendeu.

O SLBenfica do percurso da Youth League vendeu muitos jogadores e fez muitos milhões: Gonçalo Guedes da primeira edição... da segunda o Ruben Dias é titular do SLBenfica, Florentino é um talento do plantel e Gedson foi emprestado ao Tottenham, João Felix é a maior transferencia de sempre do SLBenfica, David Tavares faz parte do plantel, assim como Diogo Gonçalves.

Pelo caminho jogaram outros também como Renato Sanches, Jota, etc.

A grande questão é a consistencia do projecto de formação que leva jogadores a momentos de decisão de forma recorrente e leva muitos jogadores à equipa principal e a grandes transferências europeias. 

Dito isto, jogadores como Tiago Dantas, Paulo Bernardo (que por um amarelo não poderá jogar a final), Umaro Emabaló, Ronaldo Camará, entre muitos outros, merecem muito a vitória esta tarde. Gonçalo Ramos merece muitos golos... 

Mas o que o SLBenfica provou mais uma vez e isso já ninguém lhes tira é a consistencia do processo de formação que leva o SLBenfica a três finais em sete anos, algo apenas superado pelo Chelsea que esteve em quatro finais e conquistou duas.

Estar numa final uma vez é bom sinal... mérito para clubes com menor tradição de formação como o FCPorto, o Shaktar ou o PSG... mas só o Barcelona e o SLBenfica tinham conseguido estar em duas finais - sendo que o Barça ganhou as duas - e o SLBenfica, que perdeu as duas.

FAÇAM HISTÓRIA! Mas acima de tudo que o SLBenfica saiba continuar o caminho de novas gerações neste percurso e de oportunidades às gerações que aqui estiveram... algo que não acontece com a generalidade dos clubes que chegaram às finais, nem sequer o Chelsea e o Barcelona.

segunda-feira, 24 de agosto de 2020

Já agora, sobre as eleições do SL Benfica...

. 59 comentários


... há um presidente de uma agremiação da Primeira Liga que anda a pedir apoios para um dos candidatos às eleições do SL Benfica ...

Ao que isto chega ... 

A Semana em que Luis Filipe Vieira quer ganhar as eleições!!!

. 95 comentários

 


Imaginem a semana que se poderia avizinhar para Luis Filipe Vieira:

Aterrar em Lisboa com Cavani e Darwin num dia, ganhar a Youth League no dia seguinte e passados dois dias apresentar João Mario (e Patrick de Paula)... e veremos se de caminho não aparece um do Flamengo...

Como são os sócios do SLBenfica, será que valia a pena os outros candidatos continuarem a concorrer a eleições?

ALL IN!

Agora imaginem o oposto...

Será que Luis Filipe Vieira se poderia dar ao luxo de falhar esta semana?

sábado, 22 de agosto de 2020

Novela Uruguaia: O herói que salvará Cavani

. 75 comentários

 Eis as palavras hoje de Rui Costa:

"O Cavani está na lista dos maiores atacantes do mundo. É sabido e é verdade que o Benfica fez uma proposta, agora estamos à espera da resposta dele. Não posso falar mais do que isso"

Afinal o Benfica desistiu e o Cavani já não vem, numa contratação onde o Presidente nunca esteve envolvido? Ou o Cavani tem uma proposta válida à qual tem que responder afirmativamente, mas só o pode fazer depois do jogo do PSG?

Não entendo a necessidade desta novela toda!!! Só desprestigiam o nome do SLBenfica!

Youth League: Terceira vez na Final!

. 29 comentários

 


Não chegaram lá uma vez sem exemplo, nem chegaram lá com uma equipa de jogadores que já tinham tentado por três vezes chegar à final, jogando com jogadores o mais velhos e rodados possível.

Os miudos do SLBenfica chegam à terceira final na competição Sub19.

O adversário é de grande qualidade e tem também excelentes jogadores jovens: Real Madrid!

VAMOS MIUDOS!!!

Cavani, o Roupeiro e o dono do CM

. 35 comentários

Então se Luís Filipe Vieira não esteve presente em qualquer reunião sobre Cavani...

Rui Costa parece que também não...

E já agora: Rui Costa quer mais poder para quê? Ou já está a lançar a escada aos candidatos adversários nas eleições de Outubro?

Ou será que é já a voz da futura candidatura de... Paulo Fernandes?

Carrossel em causa?

. 42 comentários


Queixa apresentada por um conselheiro do Valencia


Antonio Sesé, um antigo conselheiro do Valencia, apresentou uma queixa no Tribunal de Instrução de Valência contra Peter Lim, o dono do clube, e Jorge Mendes, empresário português, acusando-os de quatro crimes, entre eles braqueamento de capitais, que em Espanha é punido com uma pena até seis anos de prisão. Nesta queixa são também visados Anil Murthy, Kim Koh, Layhoon Chan e a Meriton Holdings.

Segundo a notícia avançada pelo jornal 'Las Provincias', o processo inclui ainda acusações de delitos de administração desleal, imposição de acordos abusivos por parte do acionista maioritário e corrupção em negócios privados.
O escritório de advogados 'Durán&Durán' investigou o caso durante um ano e diz estar em condições de provar que Peter Lim e Jorge Mendes desenvolveram um negócio usando o Valencia. "Conseguimos averiguar que o senhor Lim e o senhor Mendes, sob acordo, organizaram-se para comprar direitos de jogadores e vendê-los depois ao Valencia, por um valor superior. Foram contratados jogadores de escasso valor patrimonial por valores elevados. Os beneficiários são o Benfica e equipas portuguesas", contou àquele diário Miguel Durán, advogado, que fala ainda em "associação criminosa".

Sob suspeita estão alguns negócios fechados por Peter Lim e Jorge Mendes com o Benfica - Rodrigo, André Gomes, Cancelo e Enzo Pérez - além de outras contratações alegadamente desaconselhadas devido à condição física dos jogadores. O diretor do departamento penal daquele escritório de advogados, Luis de las Heras, dá um exemplo que o jornal diz tratar-se de Mangala. "Há relatórios médicos que diziam que fisicamente o jogador não estava em condições, mas mesmo assim foi contratado. Queremos que o rasto do dinheiro seja seguido."

Mangala foi contratado em agosto de 2019 ao Manchester City, dois meses depois de ter chumbado nos testes médicos no FC Porto por causa do joelho. Os promotores da queixa garantem que havia relatórios médicos a desaconselhar a contratação, mas mesmo assim o clube avançou e assinou contrato até 2021." - Record.

CAVANI: Finalmente vai entrar Vieira para salvar

. 66 comentários

 


A "entourage" do SLBenfica fez saber às 20.00 junto dos "amigos" que o SLBenfica "deixa cair" o negocio Cavani, fruto das exigências do jogador.

Nas noticias libertadas ao mesmo tempo no Record e n'A Bola, refere-se que o jogador que primeiro fechou por 8M, depois quis 9M e afinal agora exigia 10M... o mesmo que ganhava no PSG! Isto num jogador que está sem qualquer capacidade negocial pois não interessa a uns pela idade nem a outros pela postura gananciosa do irmão.

Mas até aqui estaria tudo bem e normal, eu próprio aqui defendi aqui o rompimento das negociações... não fossem todas as publicações dar-se ao trabalho de fazer questão em destacar o seguinte:

"De referir que Luís Filipe Vieira nunca marcou presença nas negociações tendentes à contratação do jogador de 33 anos." 

MAS ALGUÉM ACREDITA NISTO!?

Alguém acredita que o Presidente não estaria envolvido na negociação do jogador mais caro da história do SLBenfica?

Isto tem duas leituras:

1. Ilibar o Presidente de ser associado ao falhanço da contratação, o que eu considero absurdo pois só uma conjugação de muitos factores (entre eles a sorte) permitiria trazer um jogador assim tão caro para Portugal. Ou seja, não vejo que haja falhanço, salvo o tempo que demorou a cancelar a operação.

2. [o que considero que irá acontecer] nos próximos dias (aponto a segunda-feira) o jogador aterra em Lisboa e os mesmos jornais dirão que, face à postura do Presidente, o irmão CEDEU nas negociações e o jogador é finalmente do SLBenfica por... 8M€/año - o valor há muito anunciado por jornalistas uruguaios e italianos. E com isto todos vão coroar Luis Filipe Vieira como "salvador" e "hiper negociador".

Seja qual for o caso... absolutamente DESNECESSÁRIO e RIDÍCULO!

sexta-feira, 21 de agosto de 2020

O Sevilha e o Lopetegui ganham...

. 40 comentários
... o que o treinador milionário e o presidente grande líder não nos dão.


Alguém que avise Jorge Jesus...

. 37 comentários
... que não é nenhum lagarto que nos vem explicar como se festeja um título.

Ele que faça o seu trabalho, que vença, e que deixe os festejos com quem sente o clube.

quinta-feira, 20 de agosto de 2020

Pedrinho, Yony e o... milhão perdido!

. 62 comentários

COMUNICADO CORINTHIANS:

 "O Sport Club Corinthians Paulista informa que, em nome de seus interesses financeiros e esportivos, firmou com o SL Benfica (POR) uma repactuação dos termos de valores e prazos envolvendo a transferência do atleta Pedrinho.

É do conhecimento público que o Corinthians trabalhava para receber a antecipação dos € 20 milhões referentes à transferência do jogador. O clube português, porém, esperava vincular o negócio de Pedrinho com outra transferência: a aquisição, por parte do Corinthians, de 50% dos direitos do atleta Yony González, recentemente dispensado, pelo valor de € 3 milhões – o que, na prática, resultaria num ganho de €17 milhões para os cofres alvinegros.

O Corinthians entende que as duas negociações nunca estiveram vinculadas e que estaria plenamente seguro de seus direitos, caso questionasse junto à Fifa as atuais intenções do Benfica. No entanto, dadas as circunstâncias geradas pela pandemia e diante de um câmbio altamente favorável do euro, a diretoria alvinegra decidiu fixar a quantia em € 18 milhões. O valor atual se traduz no câmbio de hoje em R$ 12 milhões a mais do que os € 20 milhões significavam na data do primeiro contrato de venda.

No que diz respeito a prazos, o novo acordo selado estabelece que a primeira parcela será paga pelo Benfica em agosto de 2021. Com os novos termos já assinados e em mãos, o Corinthians procederá imediatamente à antecipação dos valores referentes a Pedrinho"


Ora bem:

20M - 3M = 17M (antes)

18M - 0M = 18M (agora)

O Pedrinho numa semana valorizou-se 1M€... a julgar pelos videos do empresario todo entusiasmado, já sabemos como.

Amigo de Jesus "despede" Tiago Pinto!

. 63 comentários

Octávio Machado considerou esta noite na CMTV que há quem esteja a falar demasiado no Benfica numa altura em que há vários dossiês para fechar. O comentador apontou o dedo a Tiago Pinto por causa do que disse à imprensa italiana. (aqui)

quarta-feira, 19 de agosto de 2020

Cavani ou não Cavani? O caminho é simples...

. 58 comentários

 No que me diz respeito, se eu fosse ao Rui Costa mandava uma mensagem ao irmão do Cavani e dizia:

- As condições são as que são e tens até amanhã às 15.00 para chegar a Lisboa. Se não chegares, damos por concluídas as negociações e desejamos o melhor para o futuro do Cavani. Já agora, aqui trabalha-se no duro, se chegares até às 15.00, ele que venha com vontade de treinar, jogar e marcar como nunca.

Em caso de não ser possível, anunciaría publicamente que apesar dos esforços de ambas partes não foi possivel chegar a acordo e FIM DE NOVELA!

Não pode haver público nos estádios, é isso?

. 91 comentários

Isto é uma foto do concerto de Miguel Araújo no domingo à noite no Estádio Municipal da Lavandeira.

Metade das pessoas sem máscara e distanciamento reduzido.

Alguém anda a brincar com a saúde de todos, em primeiro lugar, e andam também a gozar com a cara de todos os artistas que são impedidos de trabalhar, em algumas partes do país.

Mas estou curioso para que venham justificar mais uma vez porque não pode haver público num jogo de futebol.

terça-feira, 18 de agosto de 2020

De acordo!!!

. 39 comentários

SL Benfica: um clube milionário

. 74 comentários

Nem sabia que tínhamos um avião! 
Há desconto para sócios?

segunda-feira, 17 de agosto de 2020

Eis como acabam as parceiras com Jorge Mendes

. 43 comentários

"Quando em 2014 Peter Lim adquiriu o Valencia, poucos imaginariam a realidade do clube seis anos depois. Ao contrário de outros emblemas que foram alvo de investimentos de milionários, os che nunca conseguiram chegar ao topo do futebol do seu país e, pior de tudo, entraram em queda livre do ponto de vista financeiro. Até ao ponto atual, no qual o clube simplesmente não tem dinheiro para pagar os salários aos seus jogadores.

Sem dinheiro nos cofres, os che têm vários vencimentos em atraso e, segundo o 'AS', terão proposto aos jogadores o pagamento dessa verba através de cheques pré-datados para setembro de 2021. Uma opção que de acordo com o mesmo jornal foi rejeitada pelos jogadores, que assim deixam a situação em suspenso e o clube com uma crise bem mais grave em mãos.

Sem qualquer tipo de ingresso, algo que foi agravado pela pandemia de Covid-19, o Valencia recentemente já abriu as portas à saída de vários dos seus jogadores, falando-se mesmo que neste momento ninguém é intransferível." - Record

domingo, 16 de agosto de 2020

Servir o Benfica aceitou o nosso desafio e Sondagem CMTV

. 110 comentários

Por lapso, não incluímos o movimento Servir o Benfica no desafio às candidaturas.

Ficamos felizes que se tenham apercebido dessa omissão e que estejam disponíveis para o responder ao desafio.

Iremos enviar esta semana as nossas perguntas à candidatura, bem como já vimos que eles próprios estão a promover a recolha de questões entre os benfiquistas.

Mentalidade à SL Benfica!

Entretanto a sondagem da CMTV, feita junto de adeptos de todos os clubes, é de rir!

A Intercampus e a CMTV podem borrar a cara de fezes pois apresentar uma sondagem que não é feita a sócios do clube só mesmo o Calado é que lhe atribui credibilidade.

Desconhecem totalmente o que é o SL Benfica. E ainda bem! 

Já agora, façam um sondagem aos portugueses sobre as eleições nos Estados Unidos. Terá a mesma credibilidade.

Venham mais destas que ajudam os benfiquistas a perceber por onde têm que ir.


sábado, 15 de agosto de 2020

Ah e tal... e os orçamentos... e não dá na Europa...

. 36 comentários
Nada bate a competência em campo.

A aplicação, o empenho, a determinação de uma equipa em chegar a um objectivo.

A teoria dos imbatíveis cai por terra.

Nuno Santos, o mau profissional

. 16 comentários

 Dúvida rápida: O Nuno Santos que FCPorto e SportingCP parecem disputar, é o mesmo a quem ambos chamaram mau profissional é capaz de se fazer expulsar propositadamente para beneficiar o Benfica?

A verdade vem sempre à tona

. 112 comentários
Sem a ampola, sem Xavi e sem Iniesta, Messi é um zero.

Escusam de vir as ronaldetes bater palmas porque quem acompanha o NGB há anos sabe o que já escrevi sobre o anão que cresceu uns centímetros valentes à custa de algo ilegal para qualquer outro atleta.

Ontem à noite a Luz e todos nós assistimos ao fim do mito inventado de Messi.

Ainda bem, porque Maradona houve só um.

sexta-feira, 14 de agosto de 2020

Dois CRAQUES apresentados!

. 39 comentários

 



Não me vou sequer alongar muito porque a qualidade do Vertonghen, em especial, mas também do Waldschmidt, falam por si! Dois craques inquestionáveis (aos quais se vai juntar um jogador de seleção brasileira que será apresentado daqui a pouco, Everton Soares).

É caso para dizer que nem só Jorge Mendes consegue colocar jogadores de qualidade no SLBenfica... e é, ainda mais, caso para perguntar onde andou nos últimos seis anos o responsável por convencer jogadores desta dimensão a vir para o SLBenfica.

CARREGA BENFICA!

NGB: Desafio às Candidaturas

. 36 comentários

Reiteramos aqui, formal e inequivocamente, o desafio aos três candidatos Luis Filipe Vieira, João Noronha Lopes e Rui Gomes da Silva:

O NGB desafia os candidatos para uma entrevista escrita ao blog Novo GeraçãoBenfica, que ficará disponível no blog durante 24h e em permanência na barra lateral até final do acto eleitoral.

As perguntas serão enviadas por email e directamente da responsabilidade do Shadows e BenficabyGB. Antes, os leitores do NGB terão a oportunidade de colocar as suas perguntas também e iremos eleger as 5 melhores para incluir na entrevista.

As entrevistas esperam-se incómodas e sem filtros... entre benfiquistas e para benfiquistas. Seria uma desilusão que os respectivos candidatos não manifestassem - através do email do blog - a sua disponibilidade e arrojo para a entrevista.

O NGB não irá mendigar estas entrevistas, pelo que considerem esta a única e ultima informação aos candidatos. Não faremos quaisquer entrevistas presentes ou futuras em que não sejamos nós os únicos responsáveis pelo conteúdo das mesmas.

Entrevista de Rui Gomes da Silva ao Jornal A Bola

. 35 comentários
 Como sempre, as opiniões ficam para cada um...






quarta-feira, 12 de agosto de 2020

Jesus acredita na Champions... E Vieira na reeleição (esta e a próxima)!

. 30 comentários


Não posso discordar mais das teses "anti-formação" do Redmoon! Mas isso não é de hoje nem de ontem... e também não concordo com Jesus, para quem "formar" um jogador contratado fora é mais válido que "partir a cabeça" a um miudo com qualidade e potencial da formação.

Sejamos práticos, eu jamais contrataria o Gilberto se não tem qualidade para ser titular directo, como Jesus já assumiu. Preferiria meter o Tomás Tavares a levar na cabeça treino-após-treino para transformar o seu potencial em valor real...

... Mas isso não invalida que eu olhe para Luca Waldschmidt ou Everton Soares (Cebolinha) como claras mais valias, porque são jogadores que entram directamente e acrescentam, que se valorizam e muito provavelmente sairão em dois anos por mais dinheiro do que custaram.

Onde este "conceito de formação" de Jesus (e o do Redmoon) falha é que a aposta na formação não é branco ou preto... ou só formação interna ou contratações externas.

O que acho absolutamente absurdo é que no plano de um treinador que se faz valer de 20M num período de contrato, não seja capaz de identificar valores essenciais da formação e estabelecer um plano de crescimento e de integração para o jogador sem ser "esperar que vá nascer dez vezes...".

Um exemplo: Paulo Bernardo. Possivelmente um dos melhores box-to-box que o Seixal já viu nascer. Na minha perspectiva terá um futuro bastante risonho, tal como tem Bernardo Silva... é um jogador absolutamente na mesma linha, mas com capacidade para fazer seja a posição 8, 10 ou mesmo o tal 9,5 que Jesus tanto gosta. Para mim, ele faz muita diferença como 8 - é onde mais gosto de o ver.

Temo, contudo, que nesta estrategia de Jorge Jesus "seque" completamente o processo de evolução do Paulo Bernardo, como secará o do Tiago Dantas, porque Jesus não gosta de jogadores pequenos, e possívelmente secará o processo do Jota e do Gonçalo Ramos, porque Jesus "não tem tempo" para investir tempo no crescimento destes jogadores.

Ao aceitar a entrada de "cartas certas" como Vertonghen e Cavani (33 anos), que como muito farão mais duas épocas antes de começarem a ver-se afectados pelas "traições" do corpo que jogou muitos anos ao mais alto nivel, Jesus basicamente acredita que é possível fazer uma equipa de curto prazo para um objectivo de curto prazo...

Jesus quer ser o outsider, com duas / três estrelas na equipa, que complementa com sangue raivoso de jovens como Cebolinha, Waldschmidt e Rafa... e mete-os a jogar com um nível de intensidade e rigor que só Jesus empresta às suas equipas.

É uma jogada muitíssimo arriscada, que deixará uma factura financeira para pagar que irá para lá do período de rendimento desportivo das "estrelas" e que só terá sentido se Jesus levar o Benfica a uma final da Champions nestes seus dois anos de contrato...

Essa é a aposta de Jesus e de Vieira... Um plantel de topo garante a reeleição este ano e uma final da Champions garante a próxima reeleição...

Numa coisa estou de acordo como Redmoon, isto só é possível porque: "o futebol é o momento, e que não há futuro no futebol sem um presente ganhador!"

Mesmo que pelo caminho deixemos mais "vítimas" como o João Cancelo ou o Bernardo Silva... agora chamados Paulo Bernardo, Tiago Dantas ou outros.

A chegada de Jesus e o fim do sonho cor de rosa

. 58 comentários

Não alinho no discurso de que Vieira não quis ganhar este campeonato. Quando se parte para um campeonato com um plantel avaliado em 292 milhões de euros contra 221 milhões do seu maior rival, e quando em Janeiro se contrata um alemão por 20 milhões de euros e se traz um avançado da Seleção Nacional, não creio que a intenção fosse perder.

 

Aceito pois que a política desportiva do Benfica é (tem sido) um absoluto desastre, e que é por isso que perdemos.

 

Também não vou alinhar na cantiga de que LFV foi buscar Jorge Jesus agora para salvar a eleição. Em primeiro lugar porque o nome Jesus também traz anti-corpos (não podem vir dizer que ah e tal os sócios não querem JJ, mas depois dizerem que é JJ quem vem salvar a eleição a LFV); em segundo lugar porque como sabemos, LFV já quis Jorge Jesus há 18 meses atrás, que só não veio por causa de uma questão de impostos e porque Lage... começou a ganhar!

 

E aqui temos de ser justos... Se na altura tantos criticaram LFV porque o próprio parecia ter dúvidas sobre ser Bruno Lage o homem certo (quando os sócios já estavam convencidíssimos que era Bruno Lage que tinha que assinar e assumir o cargo), não podemos agora virar o bico ao prego e dizer que afinal Vieira é que foi o burro por assinar com Bruno Lage quando Jorge Jesus estava ali à mão de semear!

 

Em suma, eu chego até a acreditar que Vieira percebeu desde logo há 5 anos atrás mal Jorge Jesus assinou pelo Sporting, que errou! Que se calhar ele próprio errou ao dar ouvidos a muita gente dentro do clube que não mais queria Jorge Jesus no Benfica, e que ao dar ouvidos a essa gente cometeu um erro crasso.

 

Não posso pois alinhar no slogan de que Vieira se lembrou de Jorge Jesus apenas agora por causa da eleição. Não meus amigos, Jorge Jesus está na cabeça de Vieira desde que saiu! Esteve quando Lage assinou pelo Benfica (foram os sócios e os resultados da equipa com Lage que não permitiram o regresso do desejado). Esteve sempre presente nos últimos 5 anos e é por isso que Jorge Jesus foi sempre um fantasma para todos os treinadores do Benfica!

 

Agora, dito isto, não chega passar uma borracha na história e seguir em frente como nada se tenha passado...

 

Aquilo que está em causa com este regresso de Jorge Jesus é o retomar de uma estratégia totalmente oposta àquela defendida por Vieira como bandeira nos últimos 5 anos: o tal Benfica Made in Seixal. E é isso que tem de ser explicado, como é que se vai de uma à outra, porque as estratégias de Jorge Jesus e de Vieira são tão opostas, que para uma ganhar a outra tem de perder!

 

LFV não pode pois vir agora montar o circo, levantar a tenda, distribuir croquetes e champanhe caros enquanto triunfalista apresenta Jorge Jesus com as luzes dos holofotes todas nele, e não vir explicar minimamente o que é que mudou no Benfica com esta contratação, e não vir assumir o seu próprio erro de estratégia recente!

 

LFV tem de assumir que no fundo, a sua ideia mirabolante de que o Benfica iria reinar em Portugal e na Europa quase só à base do Seixal falhou! É um projeto que nem para derrotar um FCPorto moribundo serviu!

 

É um projeto totalmente falhado? Claro que não! É um projeto totalmente falhado desportivamente, mas no plano financeiro, temos de ser justos e reconhecer que o Seixal é o grande responsável por algum desafogo financeiro que o Benfica parece viver nesta altura, e isso também tem de ser valorizado!

 

Agora, do ponto de vista desportivo, o Benfica Made in Seixal é um redondo fracasso, e a contratação de Jorge Jesus prova-o! Quem achava que era só com meninos tenrinhos, com Svillares e Tavares a fazerem estreias como profissionais nos jogos da Liga dos Campeões que lá íamos, quem dizia que o Benfica ia ser o Barcelona cá do sítio porque os nossos Messis, Xavis e Iniestas também iam ficar no Benfica a vida toda e não sair à primeira oportunidade como se viu, pode perceber agora que houve muita ilusão no meio desta propaganda toda!

 

Aliás, basta olhar aqui ao lado o FCPorto desesperado por fazer vendas de jogadores... Quem é que o Porto está a tentar vender neste momento? São os titulares? Os Coronas ou os Alexes Teles? Ou está antes a tentar vender as promessas e tentar ficar com a equipa campeã com índices competitivos mais elevados à qual poderá juntar um ou dois para acrescentar qualidade?!

 

É uma estratégia que hipoteca o futuro? Que se podem vender "barato" alguns talentos que no futuro podem valer muito mais? De acordo com esta ideia mas há outra ideia que para mim prevalece sempre acima de todas as outras: É que o futebol é o momento, e que não há futuro no futebol sem um presente ganhador!

 

É esse presente ganhador que com LFV se perdeu, em nome de um futuro cor-de-rosa que tanto se prometeu mas nunca chegou a acontecer! A chegada de Jorge Jesus representa o chumbo total desse sonho cor-de-rosa, sonho esse que não mais os sócios aceitarão como “a grande bandeira”, mesmo no dia em que Jorge Jesus sair do Benfica!

 

 

ranking