Hoje é dia de final da Youth League. O SLBenfica vai defrontar um dos clubes mais fortes da competição e com mais tradição em formação, a par do Barcelona. Vai ser um jogo muito dificil.
A questão contudo, e em especial nestas idades, não está em vencer. Obviamente que vencer é fantástico... que está na cabeça de cada jogador que entrará em campo hoje às 17.00
Vejamos o Chelsea... Vencedor por duas vezes e finalista vencido outras tantas... tem dois ou tres jogadores na equipa principal... e não foi porque os vendeu.
O SLBenfica do percurso da Youth League vendeu muitos jogadores e fez muitos milhões: Gonçalo Guedes da primeira edição... da segunda o Ruben Dias é titular do SLBenfica, Florentino é um talento do plantel e Gedson foi emprestado ao Tottenham, João Felix é a maior transferencia de sempre do SLBenfica, David Tavares faz parte do plantel, assim como Diogo Gonçalves.
Pelo caminho jogaram outros também como Renato Sanches, Jota, etc.
A grande questão é a consistencia do projecto de formação que leva jogadores a momentos de decisão de forma recorrente e leva muitos jogadores à equipa principal e a grandes transferências europeias.
Dito isto, jogadores como Tiago Dantas, Paulo Bernardo (que por um amarelo não poderá jogar a final), Umaro Emabaló, Ronaldo Camará, entre muitos outros, merecem muito a vitória esta tarde. Gonçalo Ramos merece muitos golos...
Mas o que o SLBenfica provou mais uma vez e isso já ninguém lhes tira é a consistencia do processo de formação que leva o SLBenfica a três finais em sete anos, algo apenas superado pelo Chelsea que esteve em quatro finais e conquistou duas.
Estar numa final uma vez é bom sinal... mérito para clubes com menor tradição de formação como o FCPorto, o Shaktar ou o PSG... mas só o Barcelona e o SLBenfica tinham conseguido estar em duas finais - sendo que o Barça ganhou as duas - e o SLBenfica, que perdeu as duas.
FAÇAM HISTÓRIA! Mas acima de tudo que o SLBenfica saiba continuar o caminho de novas gerações neste percurso e de oportunidades às gerações que aqui estiveram... algo que não acontece com a generalidade dos clubes que chegaram às finais, nem sequer o Chelsea e o Barcelona.
terça-feira, 25 de agosto de 2020
UEFA Youth League: A terceira Final
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Lá estarei colado no televisor a ver estes magníficos jogadores logo a partir das 17h! Não lhes peço o caneco, peço apenas o que peço a todos os jogadores que vestem o manto sagrado, que transpirem, que corram, que honrem a camisola que envergam! E no fim se levantarem a taça melhor, mais feliz ficarei!
ResponderEliminarEsta merd@ hoje é pra ganhar c@r@lh@! "Acarditem"!
ResponderEliminarConhecem a equipa do real? Temos alguma hipótese?
ResponderEliminarE queres tu ser a ponte das candidaturas unidas.
EliminarEste comentário foi removido pelo autor.
EliminarÉ uma ideia muita boa, a de juntar as candidaturas. Não para já, mas mais à frente. Parece-me a única forma de corrermos com Vieira de lá.
EliminarO que tem isso a ver com o conhecimento da equipa de sub-23 do real? Também não conheço ninguém de lá. Seria suposto conhecer? Ou não pode haver vida para além do futebol?
O Real de Madrid não será propriamente uma potência na formação.
ResponderEliminarO Benfica apanhou-os duas vezes nos últimos anos e deu-lhes ambas as vezes chapa 4.
O Salzburgo que venceu 2 ou 3 vezes esta Youth League, também tem o Red Bull a dar-lhe asas, mercê do investimento brutal que tem vindo a realizar naquele emblema austríaco.
Mas o Salzburgo vale zero em termos de futebol profissional, não aproveitando os jogadores que têm saído brilhantemente daquela competição internacional.
Enfim, mais uma prova que a UEFA inventou para encher chouriços mas que não promove a carreira dos jovens jogadores.
Já agora é bom salientar que o FC Porto tem tradição e bastante no sector da formação.
Não tem é a máquina da propaganda que eleva a grandes estrelas do futebol mundial os miúdos que lá formam.
Os jovens jogadores formados nos clubes não são uma prioridade dos negócios dos agentes e da escumalha que explora os clubes até ao tutano.
Sempre assim foi.
Digam-me - os que se lembrarem - quantos jogadores saídos das famosas selecções campeãs mundiais de 1989 e 1991 do Queiroz atingiram patamares de estrelato...
Talvez nem meia dúzia...
Vítor Baía, Jorge Costa, Fernando Couto, João Pinto, Paulo Sousa, Abel Xavier, Luís Figo, Rui Costa, refiro-me aos que estiveram mais no topo. Há ainda outros que até tiveram conquistas a nível nacional e fizeram carreira nas seleções seniores: Paulo Madeira, Capucho, Rui Bento, Rui Jorge, etc.
EliminarConvém também não esquecer que foi quando esta geração de tornou "sénior a sério" que ocorreram dois dos três últimos falhanços do futebol português a nível de presença em fases finais de competições de seleções, 92 e 94, e o terceiro foi em 98, desde então com o aumento do número de participantes em fases finais, Portugal conseguiu apurar-se para 11 das últimas 11 competições, 100% de aproveitamento.
Além disso os tempos eram outros e essa geração atingiu a maturidade futebolística aquando da "bomba" Lei Bosman, passou-se de um mercado limitado em toda a Europa para um mercado global por todo o mundo, uma transformação destas tem sempre custos durante a transição.
O Porto não tem máquina? Desde quando é preciso máquina para apostar nos jogadores? A tradição do Porto é em desperdiçar talento e não apostar nos jovens.
Eliminarnem a uefa leva a youth league a sério
ResponderEliminaras finais são normalmente jogadas em complexos desportivos de treino, com não mais que 1000 ou 2000 pessoas a assistir
a maior parte dos pintos (miúdos) nunca chegará a galos (futebolistas consagrados)
A aposta dos grandes clubes nunca foi na formação.
ResponderEliminarNormalmente formam para vender. Nunca para tirar rendimento desportivo.
E mesmo as vendas, apenas de aproveitam poucos.
Vem-me sempre à memória aquelas selecções do Carlos Queiroz que se sagraram campeãs mundiais em Riade (1989) e Lisboa (1991).
Quantos dessas selecções singraram e atingiram patamares de notoriedade ? Poucos, muito poucos.
Paulo Sousa, Rui Costa, Figo, Fernando Couto, João Pinto e mais um ou outro.
Demasiado pouco para tanto trabalho e tanto investimento (federação e clubes).
Assim de cor, acho que Fernando Couto não fez parte dessas selecções...
EliminarÁguia Preocupada, o caceteiro-mor Fernando Couto foi campeão em Riade '89.
EliminarOk. Obrigado. Não me lembro dele nessa altura! Mas se o achas "o caceteiro-mor" o que chamas ao Jorge Costa?!
EliminarSerá que a maldição do Bella Guttman também se estende aos escalões de formação ?
ResponderEliminarQual maldição? Não há maldição nenhuma, apenas ignorantes que gostam de espalhar mitos.
EliminarJá era tempo de ganharmos uma final...
ResponderEliminarMas pelos vistos... Ainda não é hoje. 2-0 ao intervalo não augura nada de bom!
EliminarÉ esta a nossa sina... 13 finais... 2 vitórias! Parco pecúlio!
Ao menos tens o título de mais finais perdidas enquanto os falidos de maus finais ganhas..
Eliminaro porto não tem é a máquina de propaganda que o benfica tem, mas também tem tradição na formação
ResponderEliminarpor exemplo, a youth league que venceram categoricamente o ano passado, quase que passou despercebida na comunicação social
caso tivesse sido o benfica, ainda hoje estavam a estalar foguetes e a endeusar os miúdos
Máquina de propaganda não tem porque não precisa, tem a máquina montada no conselho de arbitragem, aí é que se decide muita coisa.
EliminarMas independentemente da nossa opinião acerca de "máquinas" há que dar os parabéns ao FC Porto e à sua estrutura pela conquista da época passada. Que façam o melhor uso que puderem dos jogadores dessa equipa.
EliminarTem tradição em não apostar nos jovens e desperdiçar talento. Já agora, obrigado pelo Felix! ;)
EliminarDe quem é o mérito deste projecto da formação?
ResponderEliminarDos técnicos e dos jogadores.
EliminarO projecto foi iniciado pelo Vale e Azevedo.
EliminarNunca saberemos se outro presidente que não o Aldrabão não teria levado o projecto a melhor sucesso desportivo.
Certo. O vale e Azevedo colocou uma pedra.
EliminarQuanto ao mérito, quando se ganha é dos jogadores e técnicos, quando se perde é do presidente.
Segundo o dono e senhor absoluto do Benfica, quando se ganha é dele o mérito, quando se perde a culpa é dos técnicos e dos jogadores que ele escolheu.
EliminarQuando a formação do Benfica formar e conseguir convencer os treinadores da equipa A a integrar avançados centro, extremos, laterais (esquerdos e direitos), trincos de reconhecida qualidade, darei valor ao trabalho que supostamente se faz no Seixal.
ResponderEliminarMas até agora, o que tem de lá saído são praticamente defesas centrais e de qualidade bastante duvidosa, se nos conseguirmos abstrair da propaganda que os eleva sempre à condição de melhores do mundo e arredores.
Mas vocês são mesmo parvos ou estão só a tentar provocar? Gonçalo Guedes, Renato Sanches, João Félix. Chegam estes ou é necessário dar mais exemplos de jogadores que não são centrais e chegaram à equipa A.
EliminarPois e!!! E quanto tempo jogaram na equipa principal?
EliminarBernardo Silva... Cancelo... Nelson Semedo...
Eliminar"Gonçalo Guedes, Renato Sanches, João Félix."
EliminarJogadores de qualidade? LOL
Se não jogaram mais é precisamente por serem top mundial. Mas claro , o Seixal só forma defesas. Haha há com cada aziado por aqui, devem pensar que enganam alguém...
EliminarBEM-VINDO
ResponderEliminarAs boas vindas do outro dia foram para quem? LOL PALHAÇOS!
ResponderEliminarDe acordo com o post embora importe clarificar o que significa" dar oportunidade às gerações que aqui estiveram" visto que não pode significar o que foi feito este ano com Tomás Tavares e Jota! O 1o chegando à 1a equipa sem passar pela B, ou qq outra equipa profissional e o Jota jogando 5 min. de quando a quando. Não, o SLB não se pode dar ao luxo de sobrepor o interesse individual ao colectivo, nas tb deve encontrar soluções competitivas como aconteceu com Diogo Gonçalves, que originem potencialmente a evolução dos seus melhores da formação. FORÇA BENFICA. RUMO AO FUTURO.
ResponderEliminarVamos putos! É hoje!
ResponderEliminarConfiança.
Parece que não! Parece que o: "Não duas sem três"... É a valer!
EliminarComeço a acreditar na maldição de malvado húngaro!
Que ardas nas profundezas do inferno! MALDITO!
Não acredito nessas coisas.
EliminarFinais são para ganhar. Há que valorizar o trajecto, ainda mais sendo miúdos, num contexto de evolução.
Mas lá está, falta mentalidade. A revolução de mentalidade no Benfica.
Ganhar ganhar ganhar Carrega Benfica
ResponderEliminarCom estas idades praticamente nenhum miudo tem a maturidade necessária para o mais alto nível. Para mim o que este troféu significa é sobretudo maior qualidade individual no futebol destes rapazes. Isto é muito bom sinal para a formacao do Benfica.
ResponderEliminarNo entanto estas vitórias / classificacoes pouco ou nada dizem sobre a qualidade destes jogadores num coletivo ao mais alto nível. Muitos outros fatores pesam nessa transicao.
A formacao do Benfica tem crescido muito no aspeto de formar os jogadores virado para o lado tático e por isso estamos no bom caminho. Mas nao passa disso!
Ha um aspecto da cultura desportiva do SLB, de alto a baixo, das modalidades ao futebol, que precisa de ser alterado.
ResponderEliminarNao sei bem como lhe chamar. Talvez competividade, resiliencia, competencia, orgulho, coragem, fibra ou mistica.
Qualidades que fazem a diferenca quando e muito importante ganhar. Quando entre ganhar ou perder ha titulos importantes em jogo.
A recente final da Taca jogada contra dez e um bom exemplo disto. As tres derrotas seguidas com o contumil sao um bom exmplo disto.
A atitude competitiva nos jogos da Champions sao exemplos do que estou a dizer.
Parece-me essencial que se ajude os jovens da formacao a desenvolver estas qualidades.
Gerir e responder a pressao tera que ser parte importante da formacao e cultura do SLB.
Uma estrutura infiltrada de lagartos de alto a baixo se calhar nao ajuda.
Campanhas de branqueamento de epocas miseraveis como a anterior se calhar nao ajuda.
Propagandistas como os Pedros Guerra se calhar nao ajuda.
A cultura do "nao se pode ganhar sempre" se calhar nao ajuda.
O "novo" adepto do Benfica fundado em 2003, adepto do croquete e telemovel, se calhar tambem nao ajuda.
Ter presidentes tricolores muito mesmo. Casos em tribunal tambem nao.
Espero e desejo muito que os miudos possam hoje comecar a alterar um padrao que ja dura ha demasiado tempo e que parece estar cada vez mais enraizado.
A mentalidade de perder nao faz mal, vem de cima, com dirigentes ke nao sentem o clube!!!!!
EliminarTambém acho que além do valor é preciso cultura, mentalidade, personalidade e ambição. E realmente quando de cima não vem bons exemplos...
EliminarEm alguns jogos, parece que já entramos em campo derrotados... Quando assim é...
Alguém me sabe dizer se o Gutman também estendeu a maldição à canalha?
ResponderEliminarAcho que apenas não abarca o hóquei….de resto foi tudo a eito.
EliminarNão há maldição nenhuma, pelo menos de Béla Guttmann......
EliminarEsse gajo além de nos ter lançado a maldição, também abençoou o outro ex-clube dele, em metade das finais têm o dobro de troféus.
EliminarParece que sim! Enquanto não esconjurarmos a maldição, ela perseguir-nos-á para todo o sempre!
EliminarNão é benção, é mérito.
EliminarMais do mesmo, vedetismo a mais e na hora da verdade não valem um charuto...
ResponderEliminarParece que preferes as 2 taças de papelão (como na apresentação do Jasus) a uma taca verdadeira...
ResponderEliminarO BENFICA NÃO FEZ TUDO NO PASSADO E MAIS UMA VEZ HOJE NÃO VAI FAZER TUDO PARA GANHAR A SUA TERCEIRA FINAL DA LIGA DOS CAMPEÕES JUNIORES. O REAL MADRID JOGARÁ NA MÁXIMA FORÇA ENQUANTO QUE O BENFICA DEIXARÁ DE FORA SETE JOGADORES MAIS FORTES PORQUE ALGUNS JÁ FAZEM PARTE DO PLANTEL SÉNIOR. Há jogadores do SLB com idade para poderem jogar que ficam de fora como o TOMAZ TAVARES E O NUNO TAVARES, Não concordo com estas decisões. O SLB DEVERIA IR À FINAL NA SUA MÁXIMA POTÊNCIA
ResponderEliminarSão os euros à frente do sucesso
EliminarNão. É um verdadeiro projeto de formação. Que termina quando os jogadores são considerados prontos para evoluir para a próxima fase.
EliminarSe acha que o objetivo dos escalões de formação é vencer... está redondamente enganado e não entende nada disto. O objetivo da formação é, como o nome indica.. formar jogadores!
É pena não termos vencido, mas isso não belisca, de forma alguma, o projeto de formação do Benfica.
Parabéns aos miúdos, que honraram a nossa camisola, em todo o percurso da competição.
Especialmente orgulhoso pela guarda de honra feita ao Real, mesmo com muitos em lágrimas. Também isso é formação.
Paulo Bernardo (que por um amarelo não poderá jogar a final).
ResponderEliminarUm jogador que não quis ir à final.
Sabe que o amarelo o impede e mesmo assim atinge por trás as pernas do adversário, que está de costas para a baliza, numa zona lateral do campo e quando a bola já está a uns 2 metros...
Um jogador também se avalia por isto.
A ver se me ocorre uma palavra para este comentario?
Eliminarja sei... ESTUPIDO!
E um “comentador” também se avalia pelos seus comentários. Avaliação ao José Rama: é um imbecil.
EliminarCom o Vieira fomos a 3 finais...!!!!
ResponderEliminarE perdemos as 3.
Eliminar"Com o Vieira fomos a 3 finais...!!!!"
EliminarO porto também. E ganhou-as todas.
So derrotas
EliminarE perdemos todas! Que orgulho.
EliminarEnfim, mais uma final para o caixote. O problema enraizado neste clube é falta de mentalidade vencedora, crença e sacrifício. Enquanto reinar a mediocridade a começar pela estrutura nunca seremos mais do que "quase campeões".
EliminarDeve ser por isso que é o clube português mais titulado.
Eliminar3 finais = 3 derrotas: a marca de Vieira!
ResponderEliminarFlorentino Perez a assistir ao jogo na bancada, e o Vieira tá aonde? a motivação que dá aos putos terem lá o presidente é notória em campo.
ResponderEliminarah fonix! já podiam ter dito que era isso que era preciso para gnahar. Eles olharem para a bancada a verem o Presidente. Porra como é que nunca ninguem se lembrou disso?
EliminarO quê? O arguido não foi ver a final? Que grande presidente! Sim senhor! O maior sim mas em crimes, fraudes, mentiras, pulhices, aldrabices, propaganda, desrespeito pelo Clube e pelos sócios... É mesmo grande o pulha! O maior!
EliminarRIDÍCULO!
ResponderEliminarVenham-se embora e poupem-nos a mais uma vergonha!
RIDÍCULO!
Mais uma final mais uma derrota pra não variar... Chega a um ponto k ir lá tantas vezes e perder é preferível não ir... Os jogadores k estão na equipa A e k podiam jogar este jogo só se entende para o 'produto' não desvalorizar...
ResponderEliminarA mais espectacular academia do Mundo está a levar bailinho na final. O real aprendeu demais connosco, agora aplicou em campo...
ResponderEliminarBernardo, o Sporting está a jogar?
EliminarJoga o Seixalinho...
EliminarVi a primeira parte e até estou arrepiado. Não há ali nenhum talento nem coletivo nem individual. Cometem-se erros primários a defender e o ataque é de uma falta de técnica assinalável. Não acertam um passe, não s desmarcam. nem cantos marcam bem, as bolas vão em balão.
ResponderEliminarUma grande merda. se é com isto que está o futuro do benfica estamos muito mal.
sim sim... chegámos à Final por sorteio nao sabias? comprámos uma raspadinha e saiu-nos a final!
EliminarNos chegamos a muitas finais. O problema é que perdemos todas. E dos segundos classificados nao reza a historia.
Eliminaranalisa quem o real de madrid eliminou até chegar à final e quem o Benfica eliminou e encontrarás significativa explicação para a miséria a que estamos a assistir.
EliminarExato, aliás eu até diria que as 3 finais foram por sorteio. Como não havia outro finalista nomearam o Benfica de forma aleatória.
EliminarGB mais uma derrota pela certa dedica à estrutura..
EliminarAnalisar o quê? Deves pensar que as boas equipas jovens são as mesmas que as seniores. Primeiro vê os jogos e depois comentas.
Eliminaro benfica não tem rotinas de vitória nem se dá bem em jogos de grande decisão
ResponderEliminaros jogadores encolhem-se quando chegam estes momentos, em vez de se galvanizarem e quererem ficar para a história
no fundo, a cultura perdedora sobrepõe-se sempre
parece ser este o ADN do Benfica
nada a fazer
o Benfica parece-se um pouco com o Fernando Mamede
nos treinos batia record's mundiais (penso que uma das melhores marcas mundiais dos 10.000 metros, foi obtida por Mamede num...treino).
depois quando era a doer, desistia
assim está o Benfica
O Benfica, enquanto clube, devia ser um study case.
ResponderEliminarUm emblema que já foi a não sei quantas finais internacionais e que só não saiu derrotado por duas vezes, dá que pensar se não haverá por ali um bloqueio qualquer.
Numa época em que por tudo e por nada se faz apelo à intervenção da psicologia, que tal, investir num técnico especializado que "desbloqueie" tanto complexo e tanto encolhimento ?
O bruxo que acompanha sempre o Jesus não pode dar uma mãoazinha ?
a conclusão a que todos deviam chegar é que a propaganda e a basófia valem zero
ResponderEliminarpodem ser o centro das atenções da imprensa, terem boa imprensa, ser os campeões de todas as pré temporadas, podem andar nas bocas do mundo 365 dias por ano (pelos piores e melhores motivos), mas se nestes grandes momentos, conhecidos por momentos da verdade, falharem, ficarão para sempre reduzidos à sua verdadeira dimensão : a da insignificância.
muitos benfiquistas parece não terem ainda entendido isto
há muitos benfiquistas a vibrarem com o foguetório pífio com que os brindam todo o ano, fazendo-lhes acreditar coitados, que sempre que perdem é por batotice dos outros que os prejudicam indecentemente.
enquanto se entretiverem a procurar bodes expiatórios para os sucessivos insucessos, nunca passarão da cepa torta.
Há os jogadores de futebol e depois existem as bailarinas, os pseudo-craques que caem sozinhos no relvado.
ResponderEliminarA defesa, no seu conjunto e o defesa esquerdo e o keeper, podem ir dar banho ao cão.
Continua, se achas que enganas alguém com os teus 500 comentários a falar do mesmo estás muito enganado.
EliminarMorato é um autêntico flop. Quem teve a ideia de o ir buscar? Que tristeza
ResponderEliminarForam 6 milhões de ideias..
EliminarOs nossos centrais sem pressão conseguem perder bolas a meio campo e expondo a equipa...
ResponderEliminarGONÇALO RAMOS VAI SER UM GRANDE JOGADOR.
Vamos ter uma segunda parte à Benfica, como se dizia antigamente, e esmagamos o Real.
ResponderEliminarAté os comemos carago...
O pateta do Embaló, na mesma jogada, consegue perder a bola, fazer uma falta perigosa, levar um amarelo e lesionar-se.
ResponderEliminarCraque multiações!
O Tiago Dantas não tem força para fazer um remate em condições e o defesa esquerdo é uma avenida sem portagem.
ResponderEliminarsinceramente. os jogadores do Benfica tao a perder e fazem faltas parvas para perder tempo? merecem perder com estas atitudes. Falta de inteligência e noção! Os espanhois tao sempre no chão.
ResponderEliminarVamos morrer na praia, Morato ten 18 anos?? O Umaro 17??.
ResponderEliminarMas os jogadores do benfica só ajudam o real a perder tempo... falta de controlo emocional muito preocupante
ResponderEliminarVergonha. Mais uma perdida. Clube perdedor de finais. O xeixal é uma autêntica falácia. Dali só se aproveita 1 ou 2 jogadores e precisam de muito trabalho.
ResponderEliminarUm bando de falhados e fracassados! A marca deste Benfica!
ResponderEliminarDeram a 1ª parte de avanço. MERECEM PERDER! É PARA CORRER E JOGAR DOS 1 AOS 90. MENTALIDADE PERDEDORA TEM QUE MUDAR DE UMA VEZ POR TODAS
ResponderEliminarO viera ficará na história do benfica como o presidente das finais perdidas.
ResponderEliminarIsso é um facto. O Benfica de Vieira perde mais do que ganha.
Eliminar(assinado por caça-vieiristas)