O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

quarta-feira, 12 de agosto de 2020

Jesus acredita na Champions... E Vieira na reeleição (esta e a próxima)!

. 30 comentários


Não posso discordar mais das teses "anti-formação" do Redmoon! Mas isso não é de hoje nem de ontem... e também não concordo com Jesus, para quem "formar" um jogador contratado fora é mais válido que "partir a cabeça" a um miudo com qualidade e potencial da formação.

Sejamos práticos, eu jamais contrataria o Gilberto se não tem qualidade para ser titular directo, como Jesus já assumiu. Preferiria meter o Tomás Tavares a levar na cabeça treino-após-treino para transformar o seu potencial em valor real...

... Mas isso não invalida que eu olhe para Luca Waldschmidt ou Everton Soares (Cebolinha) como claras mais valias, porque são jogadores que entram directamente e acrescentam, que se valorizam e muito provavelmente sairão em dois anos por mais dinheiro do que custaram.

Onde este "conceito de formação" de Jesus (e o do Redmoon) falha é que a aposta na formação não é branco ou preto... ou só formação interna ou contratações externas.

O que acho absolutamente absurdo é que no plano de um treinador que se faz valer de 20M num período de contrato, não seja capaz de identificar valores essenciais da formação e estabelecer um plano de crescimento e de integração para o jogador sem ser "esperar que vá nascer dez vezes...".

Um exemplo: Paulo Bernardo. Possivelmente um dos melhores box-to-box que o Seixal já viu nascer. Na minha perspectiva terá um futuro bastante risonho, tal como tem Bernardo Silva... é um jogador absolutamente na mesma linha, mas com capacidade para fazer seja a posição 8, 10 ou mesmo o tal 9,5 que Jesus tanto gosta. Para mim, ele faz muita diferença como 8 - é onde mais gosto de o ver.

Temo, contudo, que nesta estrategia de Jorge Jesus "seque" completamente o processo de evolução do Paulo Bernardo, como secará o do Tiago Dantas, porque Jesus não gosta de jogadores pequenos, e possívelmente secará o processo do Jota e do Gonçalo Ramos, porque Jesus "não tem tempo" para investir tempo no crescimento destes jogadores.

Ao aceitar a entrada de "cartas certas" como Vertonghen e Cavani (33 anos), que como muito farão mais duas épocas antes de começarem a ver-se afectados pelas "traições" do corpo que jogou muitos anos ao mais alto nivel, Jesus basicamente acredita que é possível fazer uma equipa de curto prazo para um objectivo de curto prazo...

Jesus quer ser o outsider, com duas / três estrelas na equipa, que complementa com sangue raivoso de jovens como Cebolinha, Waldschmidt e Rafa... e mete-os a jogar com um nível de intensidade e rigor que só Jesus empresta às suas equipas.

É uma jogada muitíssimo arriscada, que deixará uma factura financeira para pagar que irá para lá do período de rendimento desportivo das "estrelas" e que só terá sentido se Jesus levar o Benfica a uma final da Champions nestes seus dois anos de contrato...

Essa é a aposta de Jesus e de Vieira... Um plantel de topo garante a reeleição este ano e uma final da Champions garante a próxima reeleição...

Numa coisa estou de acordo como Redmoon, isto só é possível porque: "o futebol é o momento, e que não há futuro no futebol sem um presente ganhador!"

Mesmo que pelo caminho deixemos mais "vítimas" como o João Cancelo ou o Bernardo Silva... agora chamados Paulo Bernardo, Tiago Dantas ou outros.

Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

30 comentários

  1. Com esta excentricidade de investimentos, o Benfica tem o dever e a obrigação de ultrapassar fácilmente as pré-eliminatórias de acesso à Champions, e de seguida superar a fase de grupos da Champions. Isto porque para vencer a Liga NOS, é desnecessário tamanho investimento, mas uma final da Champions? A sério Benfica by GB?!

    Agora, JJ pensa mesmo na Champions? Bem, Jorge Jesus tem um registo penoso na Champions, em 7 edições (5 no Benfica e 2 no Sporting), só uma única vez passou a fase de grupos, foi na edição 11/12, e num grupo com Man United, Basileia e o FC Otelul Galati (ou galático), extraordinário!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Águia Preocupada13/8/20 03:39

      Deixa esta gente sonhar e tentar vender-nos os seus sonhos com um único intuito: Branquear o desespero do dono!
      Mas alguém daquela gente pensa em champions? O único pensamento é ganhar as eleições e tentar salvar a pele ao criminoso arguido!...

      Eliminar
  2. Os Tavares jamais serão jogadores de futebol...
    Cavani e Verthongen se vierem, serão mais que umas simples "mais-valias"... eu quero é ter uma equipa demolidora em solo nacional e que faça boas figuras no plano internacional (mínimo quartos / meias - finais da champions)...
    Não é com Pizzis, Rafas, Chiquinhos e garotos que lá vamos...
    Estranha-me e muito, como até ao momento não temos já contratos 2 laterais (esquerdo) e (direito) contratados para serem de caras titulares!!
    Mais que grandes jogadores, deveremos ter uma grande equipa... veja-se o PSG, individualidades não levam a lado nenhum... e isso, por muito ue se critique o JJ, ele consegue-o...

    Carrega Benfica!! O céu é o limite!!

    Ps: os jovens que façam o seu caminho... caminhando... como o fez o Renato Sanches e João Félix... foi-lhes dada a oportunidade e aproveitaram... Os Tavares falharam e com tal, RUA!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não diria rua aos Tavares, ou ao José Gomes, ou ao Svilar, pois foram lançados às feras quando ainda nem experiência sénior tinham, e sem um plantel que aliasse kgs, cms e experiência em boas condições. Os miúdos foram duplamente vítimas, quer da sua inexperiência, quer da inexperiência generalizada no plantel.

      Eliminar
    2. Águia Preocupada13/8/20 03:47

      "Os jovens que façam o seu caminho"

      Pois! Se não os puseres a jogar... Que caminho farão?
      Alguém me explique o porquê do catedrático embirrar com os miúdos portugueses. Qual a diferença em "trabalhar" um português de 18/19/20 anos ou um estrangeiro com a mesma idade? Foi isso que ele fez da primeira vez que esteve no Benfica, preterindo os portugueses em favorecimento dos estrangeiros! Dou um exemplo: Talisca vs Bernardo Silva! Ambos tinham talento e...

      Eliminar
    3. Águia preocupada, isso é uma verdade...
      Ou por exemplo o Nélson Oliveira vs Rodrigo... depois do Mundial sub 20 fenomenal que fez, nunca teve a devida oportunidade...
      Ou o Oblak que somente passou a titular, depois da lesão do Artur...
      Por mim, Gasperini seria contratado. Mas agora que já cá está, JJ é o nosso treinador!
      No que toca a jovens, talvez somente o Paulo Bernardo e Gonçalo Ramos terão alguma palavra a dizer...
      Tavares são 0, Ferro idem, e por aí fora...
      Precisamos de gente madura e não uns tenrinhos do Seixal, vindos de um canal panda...

      Eliminar
  3. Tens toda a razão. Percebe-se que os teus posts são o resultado de ponderação e pesquisa forte e não apenas olhares para o espaço vazio no monitor e lá vai mais um chouriço para encher o blog...

    Os Sub-20 Oblak, Lindelöf, Ivan Cavaleiro, Bernardo Silva, Hélder Costa, João Cancelo, André Gomes, João Pereira, Miguel Vítor e Gonçalo Guedes foram lançados pelo Jorge Jesus. São poucos em 6 anos? É ir ver nos grandes clubes da Europa quantos jovens lançam em 6 anos...e o Benfica de Jesus era um grande da Europa com 2 finais europeias.

    Nem todos tiveram continuidade? Porque com Jesus jogam os melhores em cada momento, como deve ser num grande clube da Europa. É melhor forçar a titularidade de jogadores como os Tavares e o Ferro sem capacidade para serem titulares numa grande equipa com os resultados que se viram?

    O Jesus é que está certo (e o Redmoon tb). O Benfica tem de ter os melhores jogadores possíveis e são esses que têm de jogar. Não importa se têm 33 ou 18 anos, se são portugueses ou uruguaios. Os jovens que sejam titulares ou joguem com frequência têm de ser melhores que os outros e isso significa uma bitola de exigência que é a matriz de qualquer grande clube europeu ou mundial.

    Alberto João




    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quê? Quantos? Ora repete lá esses nomes sem mentir....

      Eliminar
    2. Da forma como o Alberto João pôs as coisas é de facto falso, no entanto quase todos esses jovens foram realmente estreados por Jesus na equipa principal do Benfica. Falha o Miguel Victor e o João Pereira que se for o que estou a pensar não teve sucesso no Benfica nem no futebol. Mas por exemplo o Guedes aos 22 anos já era tricampeão nacional.

      Eliminar
    3. Pois são esses e alguns mais que foram lançados pelo Jesus, ou seja, foram com ele que chegaram à equipa principal e jogaram pela primeira vez. Talvez fazer uma pesquisa primeiro antes de contestar?

      Vários desses não tiveram continuidade com o Jesus e tiveram de sair ou vieram a ter com o Rui Vitória? É verdade e referi isso e justifiquei porque. Mas também é preciso referir que em função dessa mudança na politica desportiva com a saída do Jesus nunca mais chegámos longe na Europa e a qualidade do futebol caiu a pique.

      Alberto João

      Eliminar
    4. o lateral esquerdo que jogou um jogo xD o das dez vezes

      Eliminar
  4. Anti- Tretas12/8/20 22:01

    Benfiquismo não é choradeira e dor de cotovelo por se ir arrasar. Tem para aí os velhitos Ronaldos, Ibras e afins que duram mais que dois anitos. A factura é comprar merda aos kilos. Esta época está sem Kanus. Não há porra de factura nenhuma há... o guarda a aposta na Europa antes de eleições. Temos pena dos aspirantes a tacho para os quais sempre é o apocalipse..

    P.S: Vais ser mesmo campeonatos ganhos, dinheiro da champions,aumento da facturação de produtos do Benfica, etc. E a cada cebolinha entre vitórias 1 venda que paga os tais dos velhos. Enfia a carapuça e censura.

    ResponderEliminar
  5. Benfiquista a sério12/8/20 22:18

    Venha o Adrien para a posição 8. Para mim, o melhor jogador do sporting no tempo de JJ.
    E se viesse o Rui patrício tb era muito bem vindo.

    O Dantas tem de ganhar cabedal para ser opção do Benfica. 1 ano a fazer ginásio para ganhar músculo e força é primordial para o futuro do Tiago Dantas. O mesmo se aplica ao Tomás Tavares e ao paulo Bernardo
    Estes 3 deveriam ,este ano, ficar na equipa b para ganharem experiência e principalmente cabedal ( faz-lhes falta força muscular pois são ainda muito franzinos)

    Não se pode queimar etapas na evolução dos jogadores. Os jogadores da formação tem de fazer um estágio de 2 ou 3 anos nos sub-23 e equipa b pois não nascem todos os anos Craques como o João Félix.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E também essa a minha visão para a formação... Nunca lançar juniores às feras como foi feito esta época. Tudo por culpa dos sonhos do totó Vieira...

      Eliminar
  6. O FUTURO é sempre ilusório, os sonhos nem sempre se realizam, mas a perseverança, a resilência,o ter rumo o acreditar fazem parte do caminho. LFV iludiu-se,com enorme estrondo, e perante o aproximar das eleições, deu uma volta de 360 graus, foi do oito para oitenta, alterou completamente o rumo.Um Projecto sério, coerente, com rumo, perseverança e acreditar existe no presente e no equilíbrio, no desejo de construção de uma equipa equilibrada, em que se encaixe a formação e se acrescente maturidade em sectores importantes como complemento. É um percurso, que tem que ser trabalhado por quem entende de futebol, não por luzes, por impulsos, ou interesses de empresários.LFV sem entender patavina de futebol, gosta de ser ele a estrela, o protagonista, o presidente, algo que é sinónimo de amadorismo, nunca teve qualquer interesse de se rodear de quem entende a sério de futebol, veja-se o BAYERN MUNIQUE, funciona com gente que entende de bola, que decide procurando o melhor para a equipa, clube, mas que não deixa de ter uma visão que engloba todas as vertentes e interesses, com decisões que envolvem todas os intervenientes da estrutura: analisando, respeitando a hierarquia, nunca desrespeitando a estrutura existente, que envolve, e que escolhe os seus membros por critérios de competência, e não de forma a servir os interesses pessoais do presidente, desrespeitando, os ditos membros da estrutura, cuja competência é colocada em causa em todas as decisões do presidente, com as consequências daí inerentes.Quando tudo corre bem, isto é, quando a equipa ganha, é ele que ganha, a propaganda acrescenta que é a estrutura, quando perde arranja-se um bode expiatório, mas o cerne do problema está nele, nas estrutura que criou, o como gere os interesses do GLORIOSO.

    ResponderEliminar
  7. Será possível que ainda há quem não perceba que o único projecto do Vieira é manter-se no Benfica, por questões de sobrevivência do próprio? Que, desde que assumiu a presidência, só há 2 marcas constantes: o Benfica como entreposto de jogadores, máquina de rodar dinheiro para agentes, empresários, comissionistas e outros parasitas, e uma propaganda massiva e quase omnipresente da marca LFV, com inúmeros assessores, comunicadores, cartilheiros e ex jogadores em débil situação financeira e de saúde. Houve uma altura em que se comentava que faltavam portugueses na equipa, e lá se inventou o "Made in Seixal";agora que já não dá para aguentar a treta, inventa-se uma candidatura/sonho a campeões europeus, que só aparece em vésperas de eleições, e contra tudo o que tem sido a história miserável nesse aspecto nos últimos largos anos, com ou sem JJ. Nesta fase da história, já só é enganado quem quer. JOSÉ OLIVEIRA

    ResponderEliminar
  8. GB cartilheiro sempre a desviar posts pertinentes...

    ResponderEliminar
  9. “É uma jogada muitíssimo arriscada, que deixará uma factura financeira”

    Explica lá como financiarias a tua equipa Champions do RGS...

    Decidam-se pá

    ResponderEliminar
  10. «MESSI OU RONALDO?
    QUEM DIZ RONALDO FÁ-LO PARA SER POLITICAMENTE CORRETO»
    12-08-2020 23:20
    Arda Turan, internacional turco que voltou agora ao Galatasaray depois de terminar contrato com o Barcelona, concedeu uma entrevista ao canal televisivo beIN Sports na qual foi questionado sobre qual a sua preferência entre Lionel Messi e Cristiano Ronaldo.
    «Messi está presente em todos os momentos do futebol. Ele consegue ditar o jogo em qualquer aspeto», começou por dizer.
    «Não há nada de mal a dizer sobre Ronaldo, mas é um goleador. Messi faz coisas que ninguém consegue imaginar. A sua inteligência, a sua visão, os seus passes são muito diferentes. Todas as pessoas com quem já falei disto concordam comigo, exceto as pessoas mais próximas de Ronaldo, como os seus colegas de equipa, que dizem Ronaldo para serem politicamente corretos. Ronaldo é meu amigo e não estou em posição de questionar a sua qualidade, mas penso que Messi é melhor», justificou o jogador de 33 anos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Águia Preocupada13/8/20 03:54

      E o que é que tem a ver isto com o post?

      Eliminar
  11. Desta vez, para variar, estou bastante de acordo com o Benfica ByGB. No entanto, queria realçar um ponto: JJ no Sporting apostou e fez evoluir muitíssimo os jogadores da formação. E curiosamente o Sporting não os vendeu à primeira oportunidade. Foi, aliás, com o meio-campo do Sporting, mais Renato Sanchez, que Portugal se sagrou campeão da Europa. O problema é que no Benfica, temos um regime de um homem só que anda ao sabor das luzes. Eu cansei-me de JJ, por muitas razões, mas sempre soube distinguir as suas responsabilidades das da Direção. É a velha história do "há para lá umas cláusulas ".

    ResponderEliminar
  12. Precisamente, Anónimo 00:18.

    Além de publicar posts com uma certa regularidade como será habitual nos bloggers residentes, o Benfica by GB distingue-se por ser um especialista em aparecer interrompendo o fluxo de comentários dos que aqui participam, com claro prejuízo do debate.
    Parece ter ciúmes de não lhe ser dada uma atenção permanente e exclusiva, uma vez que não ignora que o último post do NGB será tendencialmente preterido em favor de um novo, neste caso o seu.
    Não deixa de ser um curioso conceito de democracia, aliás muito em voga no actual contexto do Benfica, olha que te aperto o pescoço se não pensas como eu ou discordas do que eu penso.
    É um tique que se dissemina como um vírus, mas que se dispensa.
    Admito que não o faça conscientemente, mas o resultado é lamentável.
    Enfim, é o que temos.

    ResponderEliminar
  13. Eu realmente não sei quem está certo, nem tão pouco sei de quem será o problema, agora opiniões há muitas.
    Fala-se de Bernardo e Cancelo como se a culpa fosse de Jesus ? WTF?
    Tem cota parte sequer ?
    Ora vejamos, qual será a normal evolução de 90% dos jogadores feitos no Seixal ?
    1 ou 2 anos em cada escalão até chegar às equipa B, fazer uma época inteira na B, fazer 1 época num Rio ave/vitória sc etc e aí se decide se tem valor ou não para uma equipa A de um clube como o Benfica.
    Temos espaço para meter um Felix ou um Bernardo no meio de jogadores feitos ? Temos pois.
    Temos espaço para meter Tomás e Nuno Tavares com 18 anos e com pouco jogo na B ou num clube da primeira liga, nunca os 2 para o Plantel principal, nunca 1 deles para ser titular.

    ResponderEliminar
  14. gostava de colocar a seguinte questao? o Jorge Mendes já não trabalha com o Benfica ? penso que as contratações feitas até agora nao sao intermediadas por ele. verdade? o que se passa ? será que neste periodo menos bom que o mundo vive , com claras repecurssoes no mundo das transferencias, o benfica vira as costas ao seu parceiro ? se sim, mostra falta de caratér e será que jorge mendes aceita esta situação de animo leve?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Águia Preocupada13/8/20 11:41

      É para branquear a preferência tão contestada pelos sócios! Ainda não percebeste que estamos em ano de eleições e o ARGUIDO precisa de ganhá-las como pão para a boca?!

      Eliminar
  15. Final da Champions? Ai kraljs não me façam rir.

    Arrasar nas competições nacionais? Tipo lutar até à última jornada e ganhar com meio ponto de avanço como tem sido quase sempre que somos campeões?

    Anda muita gente iludida com o JJ e os Cavanis que vêm reforçar o plantel.

    Tomara o Benfica apurar-se para a fase de grupos da Champions.

    Tomara que os andrades não sejam campeões a 5 jornadas do fim e não acabem o campeonato com mais 10 ou 15 pontos de avanço.

    Tomara que o JJ não volte a ajoelhar no pomar dajantas nem seja goleado por 5-0.

    ResponderEliminar
  16. Pensar que se pode ganhar só com a formação foi a maior ilusão e erro que Vieira vendeu. Finalmente acordou para a realidade de onde nunca devia ter saído.
    Temos que investir todos os anos num misto de jogadores com rentabilidade desportiva e financeira. Cair apenas para um lado é errado. As grandes equipas fazem-se com Cavanis, Rubens Dias mas também Cebolinhas.

    ResponderEliminar
  17. Uma final de Champions? Mas o que andam a fumar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vide o Lion! Eles podem sonhar com uma final de Champions agora?
      Eu sei que é um absurdo mas ningu sabe o que vai acontecer nos próximos 2 anos, e em tempos atípicos tudo pode acontecer.

      Eliminar
  18. Vieira ou o Putin do Benfica...

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking