sábado, 15 de agosto de 2020
Ah e tal... e os orçamentos... e não dá na Europa...

Nuno Santos, o mau profissional

Dúvida rápida: O Nuno Santos que FCPorto e SportingCP parecem disputar, é o mesmo a quem ambos chamaram mau profissional é capaz de se fazer expulsar propositadamente para beneficiar o Benfica?
A verdade vem sempre à tona

sexta-feira, 14 de agosto de 2020
Dois CRAQUES apresentados!

Não me vou sequer alongar muito porque a qualidade do Vertonghen, em especial, mas também do Waldschmidt, falam por si! Dois craques inquestionáveis (aos quais se vai juntar um jogador de seleção brasileira que será apresentado daqui a pouco, Everton Soares).
É caso para dizer que nem só Jorge Mendes consegue colocar jogadores de qualidade no SLBenfica... e é, ainda mais, caso para perguntar onde andou nos últimos seis anos o responsável por convencer jogadores desta dimensão a vir para o SLBenfica.
CARREGA BENFICA!
NGB: Desafio às Candidaturas

quinta-feira, 13 de agosto de 2020
quarta-feira, 12 de agosto de 2020
Jesus acredita na Champions... E Vieira na reeleição (esta e a próxima)!

A chegada de Jesus e o fim do sonho cor de rosa

Não alinho no discurso de que Vieira não quis ganhar este campeonato. Quando se parte para um campeonato com um plantel avaliado em 292 milhões de euros contra 221 milhões do seu maior rival, e quando em Janeiro se contrata um alemão por 20 milhões de euros e se traz um avançado da Seleção Nacional, não creio que a intenção fosse perder.
Aceito pois que a política desportiva do Benfica é (tem sido) um absoluto desastre, e que é por isso que perdemos.
Também não vou alinhar na cantiga de que LFV foi buscar Jorge Jesus agora para salvar a eleição. Em primeiro lugar porque o nome Jesus também traz anti-corpos (não podem vir dizer que ah e tal os sócios não querem JJ, mas depois dizerem que é JJ quem vem salvar a eleição a LFV); em segundo lugar porque como sabemos, LFV já quis Jorge Jesus há 18 meses atrás, que só não veio por causa de uma questão de impostos e porque Lage... começou a ganhar!
E aqui temos de ser justos... Se na altura tantos criticaram LFV porque o próprio parecia ter dúvidas sobre ser Bruno Lage o homem certo (quando os sócios já estavam convencidíssimos que era Bruno Lage que tinha que assinar e assumir o cargo), não podemos agora virar o bico ao prego e dizer que afinal Vieira é que foi o burro por assinar com Bruno Lage quando Jorge Jesus estava ali à mão de semear!
Em suma, eu chego até a acreditar que Vieira percebeu desde logo há 5 anos atrás mal Jorge Jesus assinou pelo Sporting, que errou! Que se calhar ele próprio errou ao dar ouvidos a muita gente dentro do clube que não mais queria Jorge Jesus no Benfica, e que ao dar ouvidos a essa gente cometeu um erro crasso.
Não posso pois alinhar no slogan de que Vieira se lembrou de Jorge Jesus apenas agora por causa da eleição. Não meus amigos, Jorge Jesus está na cabeça de Vieira desde que saiu! Esteve quando Lage assinou pelo Benfica (foram os sócios e os resultados da equipa com Lage que não permitiram o regresso do desejado). Esteve sempre presente nos últimos 5 anos e é por isso que Jorge Jesus foi sempre um fantasma para todos os treinadores do Benfica!
Agora, dito isto, não chega passar uma borracha na história e seguir em frente como nada se tenha passado...
Aquilo que está em causa com este regresso de Jorge Jesus é o retomar de uma estratégia totalmente oposta àquela defendida por Vieira como bandeira nos últimos 5 anos: o tal Benfica Made in Seixal. E é isso que tem de ser explicado, como é que se vai de uma à outra, porque as estratégias de Jorge Jesus e de Vieira são tão opostas, que para uma ganhar a outra tem de perder!
LFV não pode pois vir agora montar o circo, levantar a tenda, distribuir croquetes e champanhe caros enquanto triunfalista apresenta Jorge Jesus com as luzes dos holofotes todas nele, e não vir explicar minimamente o que é que mudou no Benfica com esta contratação, e não vir assumir o seu próprio erro de estratégia recente!
LFV tem de assumir que no fundo, a sua ideia mirabolante de que o Benfica iria reinar em Portugal e na Europa quase só à base do Seixal falhou! É um projeto que nem para derrotar um FCPorto moribundo serviu!
É um projeto totalmente falhado? Claro que não! É um projeto totalmente falhado desportivamente, mas no plano financeiro, temos de ser justos e reconhecer que o Seixal é o grande responsável por algum desafogo financeiro que o Benfica parece viver nesta altura, e isso também tem de ser valorizado!
Agora, do ponto de vista desportivo, o Benfica Made in Seixal é um redondo fracasso, e a contratação de Jorge Jesus prova-o! Quem achava que era só com meninos tenrinhos, com Svillares e Tavares a fazerem estreias como profissionais nos jogos da Liga dos Campeões que lá íamos, quem dizia que o Benfica ia ser o Barcelona cá do sítio porque os nossos Messis, Xavis e Iniestas também iam ficar no Benfica a vida toda e não sair à primeira oportunidade como se viu, pode perceber agora que houve muita ilusão no meio desta propaganda toda!
Aliás, basta olhar aqui ao lado o FCPorto desesperado por fazer vendas de jogadores... Quem é que o Porto está a tentar vender neste momento? São os titulares? Os Coronas ou os Alexes Teles? Ou está antes a tentar vender as promessas e tentar ficar com a equipa campeã com índices competitivos mais elevados à qual poderá juntar um ou dois para acrescentar qualidade?!
É uma estratégia que hipoteca o futuro? Que se podem vender "barato" alguns talentos que no futuro podem valer muito mais? De acordo com esta ideia mas há outra ideia que para mim prevalece sempre acima de todas as outras: É que o futebol é o momento, e que não há futuro no futebol sem um presente ganhador!
É esse presente ganhador que com LFV se perdeu, em nome de um futuro cor-de-rosa que tanto se prometeu mas nunca chegou a acontecer! A chegada de Jorge Jesus representa o chumbo total desse sonho cor-de-rosa, sonho esse que não mais os sócios aceitarão como “a grande bandeira”, mesmo no dia em que Jorge Jesus sair do Benfica!
Só pode ser gozo...

terça-feira, 11 de agosto de 2020
No Benfica há um trunfo que Jorge Mendes não tem...

Mas aqueles jogadores que já não têm nada a provar a ninguém, não é Jorge Mendes que os pode convencer a nada... mas sim quem, como eles, encantou os relvados e criou um nome pela sua capacidade, competência e conduta.
A Rui Costa, enquanto dirigente subjugado no SLBenfica, podemos apontar-lhe muitos defeitos, mas há três qualidades que são intocáveis:
- uma referência mundial no futebol
- um grande benfiquista
- dos poucos que percebe de futebol no Benfica (a quem agora se junta Jesus)
São estes três elementos que podem, não diria facilmente mas pelo menos menos de forma menos complicada, desencadear conversas relevantes com jogadores de créditos firmados ou que seriam apostas seguras "noutros mercados", a apostar num projecto desportivo (e claro, não sejamos ingénuos, economico-financeiro) para jogar no SLBenfica.
Se alguém pode trazer Cavani, depois de ter ido convencer com sucesso o Waldshmit, é Rui Costa. Seria uma dupla de fazer ambicionar coisas boas, ter o alemão nas costas do uruguaio.
CARREGA BENFICA!
Enquanto isso...

segunda-feira, 10 de agosto de 2020
A falta de coluna vertebral do Record (do Bruno Ribeiro)

Apesar de não "enfiar a carapuça" no que afirma sobre os ataques que sofre por parte de blogs, é triste ver um director de um jornal a expor-se ao ridículo dessa forma, arrastando para a conversa os blogs de adeptos dos clubes...
É triste Bernardo... muito triste que o facto de o seu Sporting não ter a pujança que gostaria, resultar em num jornal desportivo cair a pique... podemos considerar estas atoardas... o "estrebuchar do morto".