O Novo Blog Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. email: novogeracaobenfica@gmail.com


sábado, 15 de agosto de 2020

Ah e tal... e os orçamentos... e não dá na Europa...

Avatar
 ●  36 comentários  ● 
Nada bate a competência em campo.

A aplicação, o empenho, a determinação de uma equipa em chegar a um objectivo.

A teoria dos imbatíveis cai por terra.

Nuno Santos, o mau profissional

Avatar
 ●  16 comentários  ● 

 Dúvida rápida: O Nuno Santos que FCPorto e SportingCP parecem disputar, é o mesmo a quem ambos chamaram mau profissional é capaz de se fazer expulsar propositadamente para beneficiar o Benfica?

A verdade vem sempre à tona

Avatar
 ●  112 comentários  ● 
Sem a ampola, sem Xavi e sem Iniesta, Messi é um zero.

Escusam de vir as ronaldetes bater palmas porque quem acompanha o NGB há anos sabe o que já escrevi sobre o anão que cresceu uns centímetros valentes à custa de algo ilegal para qualquer outro atleta.

Ontem à noite a Luz e todos nós assistimos ao fim do mito inventado de Messi.

Ainda bem, porque Maradona houve só um.

sexta-feira, 14 de agosto de 2020

Dois CRAQUES apresentados!

Avatar
 ●  39 comentários  ● 

 



Não me vou sequer alongar muito porque a qualidade do Vertonghen, em especial, mas também do Waldschmidt, falam por si! Dois craques inquestionáveis (aos quais se vai juntar um jogador de seleção brasileira que será apresentado daqui a pouco, Everton Soares).

É caso para dizer que nem só Jorge Mendes consegue colocar jogadores de qualidade no SLBenfica... e é, ainda mais, caso para perguntar onde andou nos últimos seis anos o responsável por convencer jogadores desta dimensão a vir para o SLBenfica.

CARREGA BENFICA!

NGB: Desafio às Candidaturas

Avatar
 ●  36 comentários  ● 

Reiteramos aqui, formal e inequivocamente, o desafio aos três candidatos Luis Filipe Vieira, João Noronha Lopes e Rui Gomes da Silva:

O NGB desafia os candidatos para uma entrevista escrita ao blog Novo GeraçãoBenfica, que ficará disponível no blog durante 24h e em permanência na barra lateral até final do acto eleitoral.

As perguntas serão enviadas por email e directamente da responsabilidade do Shadows e BenficabyGB. Antes, os leitores do NGB terão a oportunidade de colocar as suas perguntas também e iremos eleger as 5 melhores para incluir na entrevista.

As entrevistas esperam-se incómodas e sem filtros... entre benfiquistas e para benfiquistas. Seria uma desilusão que os respectivos candidatos não manifestassem - através do email do blog - a sua disponibilidade e arrojo para a entrevista.

O NGB não irá mendigar estas entrevistas, pelo que considerem esta a única e ultima informação aos candidatos. Não faremos quaisquer entrevistas presentes ou futuras em que não sejamos nós os únicos responsáveis pelo conteúdo das mesmas.

Entrevista de Rui Gomes da Silva ao Jornal A Bola

Avatar
 ●  35 comentários  ● 
 Como sempre, as opiniões ficam para cada um...






quinta-feira, 13 de agosto de 2020

quarta-feira, 12 de agosto de 2020

Jesus acredita na Champions... E Vieira na reeleição (esta e a próxima)!

Avatar
 ●  30 comentários  ● 


Não posso discordar mais das teses "anti-formação" do Redmoon! Mas isso não é de hoje nem de ontem... e também não concordo com Jesus, para quem "formar" um jogador contratado fora é mais válido que "partir a cabeça" a um miudo com qualidade e potencial da formação.

Sejamos práticos, eu jamais contrataria o Gilberto se não tem qualidade para ser titular directo, como Jesus já assumiu. Preferiria meter o Tomás Tavares a levar na cabeça treino-após-treino para transformar o seu potencial em valor real...

... Mas isso não invalida que eu olhe para Luca Waldschmidt ou Everton Soares (Cebolinha) como claras mais valias, porque são jogadores que entram directamente e acrescentam, que se valorizam e muito provavelmente sairão em dois anos por mais dinheiro do que custaram.

Onde este "conceito de formação" de Jesus (e o do Redmoon) falha é que a aposta na formação não é branco ou preto... ou só formação interna ou contratações externas.

O que acho absolutamente absurdo é que no plano de um treinador que se faz valer de 20M num período de contrato, não seja capaz de identificar valores essenciais da formação e estabelecer um plano de crescimento e de integração para o jogador sem ser "esperar que vá nascer dez vezes...".

Um exemplo: Paulo Bernardo. Possivelmente um dos melhores box-to-box que o Seixal já viu nascer. Na minha perspectiva terá um futuro bastante risonho, tal como tem Bernardo Silva... é um jogador absolutamente na mesma linha, mas com capacidade para fazer seja a posição 8, 10 ou mesmo o tal 9,5 que Jesus tanto gosta. Para mim, ele faz muita diferença como 8 - é onde mais gosto de o ver.

Temo, contudo, que nesta estrategia de Jorge Jesus "seque" completamente o processo de evolução do Paulo Bernardo, como secará o do Tiago Dantas, porque Jesus não gosta de jogadores pequenos, e possívelmente secará o processo do Jota e do Gonçalo Ramos, porque Jesus "não tem tempo" para investir tempo no crescimento destes jogadores.

Ao aceitar a entrada de "cartas certas" como Vertonghen e Cavani (33 anos), que como muito farão mais duas épocas antes de começarem a ver-se afectados pelas "traições" do corpo que jogou muitos anos ao mais alto nivel, Jesus basicamente acredita que é possível fazer uma equipa de curto prazo para um objectivo de curto prazo...

Jesus quer ser o outsider, com duas / três estrelas na equipa, que complementa com sangue raivoso de jovens como Cebolinha, Waldschmidt e Rafa... e mete-os a jogar com um nível de intensidade e rigor que só Jesus empresta às suas equipas.

É uma jogada muitíssimo arriscada, que deixará uma factura financeira para pagar que irá para lá do período de rendimento desportivo das "estrelas" e que só terá sentido se Jesus levar o Benfica a uma final da Champions nestes seus dois anos de contrato...

Essa é a aposta de Jesus e de Vieira... Um plantel de topo garante a reeleição este ano e uma final da Champions garante a próxima reeleição...

Numa coisa estou de acordo como Redmoon, isto só é possível porque: "o futebol é o momento, e que não há futuro no futebol sem um presente ganhador!"

Mesmo que pelo caminho deixemos mais "vítimas" como o João Cancelo ou o Bernardo Silva... agora chamados Paulo Bernardo, Tiago Dantas ou outros.

A chegada de Jesus e o fim do sonho cor de rosa

Avatar
 ●  58 comentários  ● 

Não alinho no discurso de que Vieira não quis ganhar este campeonato. Quando se parte para um campeonato com um plantel avaliado em 292 milhões de euros contra 221 milhões do seu maior rival, e quando em Janeiro se contrata um alemão por 20 milhões de euros e se traz um avançado da Seleção Nacional, não creio que a intenção fosse perder.

 

Aceito pois que a política desportiva do Benfica é (tem sido) um absoluto desastre, e que é por isso que perdemos.

 

Também não vou alinhar na cantiga de que LFV foi buscar Jorge Jesus agora para salvar a eleição. Em primeiro lugar porque o nome Jesus também traz anti-corpos (não podem vir dizer que ah e tal os sócios não querem JJ, mas depois dizerem que é JJ quem vem salvar a eleição a LFV); em segundo lugar porque como sabemos, LFV já quis Jorge Jesus há 18 meses atrás, que só não veio por causa de uma questão de impostos e porque Lage... começou a ganhar!

 

E aqui temos de ser justos... Se na altura tantos criticaram LFV porque o próprio parecia ter dúvidas sobre ser Bruno Lage o homem certo (quando os sócios já estavam convencidíssimos que era Bruno Lage que tinha que assinar e assumir o cargo), não podemos agora virar o bico ao prego e dizer que afinal Vieira é que foi o burro por assinar com Bruno Lage quando Jorge Jesus estava ali à mão de semear!

 

Em suma, eu chego até a acreditar que Vieira percebeu desde logo há 5 anos atrás mal Jorge Jesus assinou pelo Sporting, que errou! Que se calhar ele próprio errou ao dar ouvidos a muita gente dentro do clube que não mais queria Jorge Jesus no Benfica, e que ao dar ouvidos a essa gente cometeu um erro crasso.

 

Não posso pois alinhar no slogan de que Vieira se lembrou de Jorge Jesus apenas agora por causa da eleição. Não meus amigos, Jorge Jesus está na cabeça de Vieira desde que saiu! Esteve quando Lage assinou pelo Benfica (foram os sócios e os resultados da equipa com Lage que não permitiram o regresso do desejado). Esteve sempre presente nos últimos 5 anos e é por isso que Jorge Jesus foi sempre um fantasma para todos os treinadores do Benfica!

 

Agora, dito isto, não chega passar uma borracha na história e seguir em frente como nada se tenha passado...

 

Aquilo que está em causa com este regresso de Jorge Jesus é o retomar de uma estratégia totalmente oposta àquela defendida por Vieira como bandeira nos últimos 5 anos: o tal Benfica Made in Seixal. E é isso que tem de ser explicado, como é que se vai de uma à outra, porque as estratégias de Jorge Jesus e de Vieira são tão opostas, que para uma ganhar a outra tem de perder!

 

LFV não pode pois vir agora montar o circo, levantar a tenda, distribuir croquetes e champanhe caros enquanto triunfalista apresenta Jorge Jesus com as luzes dos holofotes todas nele, e não vir explicar minimamente o que é que mudou no Benfica com esta contratação, e não vir assumir o seu próprio erro de estratégia recente!

 

LFV tem de assumir que no fundo, a sua ideia mirabolante de que o Benfica iria reinar em Portugal e na Europa quase só à base do Seixal falhou! É um projeto que nem para derrotar um FCPorto moribundo serviu!

 

É um projeto totalmente falhado? Claro que não! É um projeto totalmente falhado desportivamente, mas no plano financeiro, temos de ser justos e reconhecer que o Seixal é o grande responsável por algum desafogo financeiro que o Benfica parece viver nesta altura, e isso também tem de ser valorizado!

 

Agora, do ponto de vista desportivo, o Benfica Made in Seixal é um redondo fracasso, e a contratação de Jorge Jesus prova-o! Quem achava que era só com meninos tenrinhos, com Svillares e Tavares a fazerem estreias como profissionais nos jogos da Liga dos Campeões que lá íamos, quem dizia que o Benfica ia ser o Barcelona cá do sítio porque os nossos Messis, Xavis e Iniestas também iam ficar no Benfica a vida toda e não sair à primeira oportunidade como se viu, pode perceber agora que houve muita ilusão no meio desta propaganda toda!

 

Aliás, basta olhar aqui ao lado o FCPorto desesperado por fazer vendas de jogadores... Quem é que o Porto está a tentar vender neste momento? São os titulares? Os Coronas ou os Alexes Teles? Ou está antes a tentar vender as promessas e tentar ficar com a equipa campeã com índices competitivos mais elevados à qual poderá juntar um ou dois para acrescentar qualidade?!

 

É uma estratégia que hipoteca o futuro? Que se podem vender "barato" alguns talentos que no futuro podem valer muito mais? De acordo com esta ideia mas há outra ideia que para mim prevalece sempre acima de todas as outras: É que o futebol é o momento, e que não há futuro no futebol sem um presente ganhador!

 

É esse presente ganhador que com LFV se perdeu, em nome de um futuro cor-de-rosa que tanto se prometeu mas nunca chegou a acontecer! A chegada de Jorge Jesus representa o chumbo total desse sonho cor-de-rosa, sonho esse que não mais os sócios aceitarão como “a grande bandeira”, mesmo no dia em que Jorge Jesus sair do Benfica!

 

 

Só pode ser gozo...

Avatar
 ●  48 comentários  ● 
A sério que o Benfica também enviou o saco de boxe do Catão para negociar na Alemanha?

O que falta? Convidar o Reinaldo Teles para ser consultor do SL Benfica?

terça-feira, 11 de agosto de 2020

No Benfica há um trunfo que Jorge Mendes não tem...

Avatar
 ●  65 comentários  ● 

 

Quando queremos convencer os que ainda têm tudo para conquistar na vida, os que são incertezas e procuram quem os guie rumo à fama fortuna, admito que as promessas de Jorge Mendes - as ligações, em especial - e o portfólio de bons jogadores será seguramente um aliciante.

Mas aqueles jogadores que já não têm nada a provar a ninguém, não é Jorge Mendes que os pode convencer a nada... mas sim quem, como eles, encantou os relvados e criou um nome pela sua capacidade, competência e conduta.

A Rui Costa, enquanto dirigente subjugado no SLBenfica, podemos apontar-lhe muitos defeitos, mas há três qualidades que são intocáveis:

- uma referência mundial no futebol
- um grande benfiquista
- dos poucos que percebe de futebol no Benfica (a quem agora se junta Jesus)

São estes três elementos que podem, não diria facilmente mas pelo menos menos de forma menos complicada, desencadear conversas relevantes com jogadores de créditos firmados ou que seriam apostas seguras "noutros mercados", a apostar num projecto desportivo (e claro, não sejamos ingénuos, economico-financeiro) para jogar no SLBenfica.

Se alguém pode trazer Cavani, depois de ter ido convencer com sucesso o Waldshmit, é Rui Costa. Seria uma dupla de fazer ambicionar coisas boas, ter o alemão nas costas do uruguaio.

CARREGA BENFICA!

Enquanto isso...

Avatar
 ●  129 comentários  ● 
... parece que não acabamos de perder um campeonato e uma Taça de Portugal para o clube falido.

Nem ninguém estranha que o clube que abdicou do seu primeiro Penta, ou que entregou o campeonato na época que findou, tenha agora dinheiro para toda a gente.

Tenha dinheiro para jogadores de 8 milhões por temporada, para uma equipa técnica que custará mais de 12 milhões por temporada, e até tenha dinheiro para rebentar mais de 200 mil euros num aluguer de um avião privado.

Há benfiquistas que parece que viram a luzinha do luzinhas..  tipo MIB.

Esqueceram que Vieira enterrou o Benfica nos últimos três anos sem qualquer remorso ou problema de consciência.

Já agora, as malas de dinheiro de Minas Gerais já chegaram?

segunda-feira, 10 de agosto de 2020

A falta de coluna vertebral do Record (do Bruno Ribeiro)

Avatar
 ●  44 comentários  ● 

 


É preciso ter muito pouca coluna vertebral para escrever este artigo no Jornal Record. O principal ponta-de-lança da campanha de comunicação do SportingCP de Bruno de Carvalho, vem agora queixar-se de uns apertos por parte da comunicação do SLBenfica e do FCPorto por andarem a escrever mentiras ou tentarem propositadamente dar destaque a "soposições" que mais não fazem do que tentar criar ruido ou dificuldades a SLBenfica e FCPorto...

Apesar de não "enfiar a carapuça" no que afirma sobre os ataques que sofre por parte de blogs, é triste ver um director de um jornal a expor-se ao ridículo dessa forma, arrastando para a conversa os blogs de adeptos dos clubes...

É triste Bernardo... muito triste que o facto de o seu Sporting não ter a pujança que gostaria, resultar em num jornal desportivo cair a pique... podemos considerar estas atoardas... o "estrebuchar do morto".

Já agora, caro Bernardo Sporting Ribeiro, o Paco Ayastarán não "teve ligações ao Benfica"... o espanhol foi treinador adjunto do SLBenfica. Bem sei que nesse jornal se vive de "ligações"... mas este profissional foi apenas um treinador do SLBenfica... não vale a pena insinuar nada no jornal para que pensem que vai favorecer o SLBenfica.


Demora muito?

Avatar
 ●  33 comentários  ● 

 

ranking