O Novo Blog Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. email: novogeracaobenfica@gmail.com


sexta-feira, 26 de julho de 2019

A armadilha de Ana Gomes e o erro de Luis Filipe Vieira

Avatar
 ●  132 comentários  ● 

Não será negócio de lavandaria?

- Ana Gomes (@AnaMartinsGomes) June 27, 2019


Foi esta simples frase da ex-eurodeputada Ana Gomes que despoletou a indignação do presidente do Sport Lisboa e Benfica, Luis Filipe Vieira.

E facilmente poderia, como até o fez, divulgar publicamente nota dessa mesma indignação. Colocar um processo até, como também foi anunciado.

E a coisa teria ficado por aqui não tivesse Luis Filipe Vieira, provavelmente aconselhado pelos experientes assessores políticos Luis Bernardo e Pedro Guerra, resolvido enviar uma carta ao Partido Socialista.

Relatou o DN:

"No documento a que o DN teve acesso, o líder benfiquista refere que a "citada afirmação teve como propósito consciente disseminar junto da opinião pública a suspeita, tão gratuita como infundada, de que a Sport Lisboa e Benfica Futebol SAD se encontra envolvida em práticas criminosas de diversa natureza relacionadas com branqueamento".

Luís Filipe Vieira lembra que o "Partido Socialista, por intermédio dos seus dirigentes, não tomou até à presente data qualquer posição institucional sobre as mesmas, mesmo sabendo que se trata de declarações proferidas por Ana Gomes em exercício de funções e em representação do Partido Socialista junto do Parlamento Europeu".

Na carta de três páginas, a direção encarnada deixa escrita a hipótese de existir "naturalmente o risco de o silêncio continuado do Partido Socialista perante as declarações proferidas pela então (sua) eurodeputada Ana Gomes, atento o evidente propósito de calúnia e a gravidade criminal associada, poder ser publicamente lido e entendido como aceitação tácita ou, pelo menos, tolerância quanto ao respetivo teor, enquanto tal extensível à Direção do Partido".

Perante esta situação, Luís Filipe Vieira pede ao PS que "com a brevidade possível, e através da sua Direção, esclareça, de forma a não subsistirem publicamente quaisquer potenciais equívocos, se as declarações proferidas por Ana Gomes refletem a opinião do Partido ou se, ao invés, como está convicto o signatário, tais declarações não merecem senão rejeição e repúdio por parte do Partido"."

Ana Gomes ao levantar aquela questão lançou a ratoeira ao SL Benfica e principalmente ao seu presidente.

Uma simples declaração de um vice-presidente do clube ou um comunicado curto e incisivo quanto ao repúdio e possível processo seria mais que suficiente.

E quando se esperaria que homens experientes nos jogos políticos como Luis Bernardo ou Pedro Guerra defendessem o Sport Lisboa e Benfica, Luis Filipe Vieira e a suas imagens públicas e os afastassem ao máximo desta polémica com Ana Gomes, os antigos assessores do PS e do CDS/PP fazem o contrário.

Não só se metem em argumentações e jogos de palavras desnecessários com um partido, arrastando o Sport Lisboa e Benfica para o combate político como qualquer outro partido faz, como ainda fazem Vieira assinar essa carta envolvendo o presidente do SL Benfica pessoalmente.

Como seria de esperar, o Partido Socialista respondeu onde Carlos César, líder do PS, expressa que o partido "não tomou qualquer 'posição institucional'" em relação às declarações de Ana Gomes, considerando mesmo que as opiniões da mesma "refletem apenas uma posição própria e pessoal" e que, como tal, essa visão "não vincula o partido". 

Não sei qual seria a real intenção de Luis Bernardo e Pedro Guerra, mas quem deles aconselhou Luis Filipe Vieira a meter-se com um partido político cometeu um grande erro. 

Obrigaram o presidente do SL Benfica e o clube a caírem na armadilha de Ana Gomes, e ao mesmo tempo, a entrarem numa arena de combate que não é a do SL Benfica. Também não será de ignorar que há muitos meses que nenhum governante ou dirigente do PS ou de qualquer outro partido político é visto na tribuna presidencial do Estádio da Luz, quando até determinado momento eram visitas frequentes.

Vamos ignorar ou fingir que Ana Gomes não saberá muito mais do que diz? 

Ou vamos acreditar que Ana Gomes não perguntou ao hacker o que ele sabe sobre o mundo do futebol? 

Vamos acreditar que só nos outros clubes há malandros e que no SL Benfica são só anjinhos?

O simples episódio do casamento da filha de Domingos Soares de Oliveira, facturado directamente ao SL Benfica SAD, revelou como é fácil poderem existir mais situações idênticas e menos próprias.

O presidente do SL Benfica, Luis Filipe Vieira, foi mal aconselhado. E em política, como Luis Bernardo e Pedro Guerra bem sabem, cair em armadilhas como estas pode ser fatal.

Para o bem do Sport Lisboa e Benfica esperemos que não.

quinta-feira, 25 de julho de 2019

Fiorentina 1 - SL Benfica 2

Avatar
 ●  156 comentários  ● 

Foto: SL Benfica
O SL Benfica venceu esta madrugada a Fiorentina por 1-2 em mais um jogo da ICC.

Era um jogo mais a sério e por isso já se esperava ver alguma coisa do desenho da equipa para a nova temporada.

Percebe-se que Bruno Lage não quer inventar no esquema e aposta em replicar rotinas e o esquema que implementou.

Os primeiros 15/20 minutos de jogo foram agradáveis de ver com o SL Benfica a pressionar e com dinâmica no miolo do terreno.

No 11 inicial, não percebi a inclusão de Tavares como defesa direito. Só mostra como há uma lacuna clara nesse lado e pelo visto não vai ser resolvida. Foi esforçado mas não parece ser a solução que precisamos.

Foto: SL Benfica
Depois no miolo Florentino esteve relativamente bem no processo defensivo mas revela as mesmas dificuldades que Fejsa: no jogo ofensivo é quase zero. Samaris, como mostrou desde que Bruno Lage chegou, defende bem e ataca melhor. A dupla que fez com Gabriel produziu o meio campo mais sólido da temporada.

Ficou demonstrada também a necessidade de um GR. Zlobin e Svilar juntos não fazem um...com pena minha pois acreditava que Zlobin pudesse aproveitar as oportunidades para se evidenciar.

Nas restantes opções, Raul de Tomás mostra que tem qualidade mas tem que ser mais constante durante o jogo inteiro. Talvez o ritmo de jogo e entrosamento lhe possam dar isso.

Caio Lucas marcou um grande golo mas também ainda ficam dúvidas sobre se é jogar de 11 inicial ou de banco para entrar. 

Rafa esteve mais discreto assim como Ruben Dias e Grimaldo, com imensas dificuldades a defender. A defesa continua a ser uma preocupação, não só pela lacuna do lado direito que já mencionei mas porque não atua como um bloco compacto. Ferro é o melhor mas o resto...

Em qualidade de jogo, o SL Benfica foi decaindo e não terminou o jogo por cima. No entanto, é para isto que estes jogos servem. Testar e experimentar.

Foto: SL Benfica
E para finalizar, o pior em campo: Pizzi. (Lá está o gajo a embirrar com o rei das assistências, com o melhor do mundo, com o MVP de quase todos os jogos, com o eleito pelos jornalistas portugueses que trabalham para a UEFA, etc,etc...). 

Pizzi, invariavelmente, foi o pior em campo a vários níveis. 

Teve uma boa jogada de entendimento com Rafa mas de resto...ZERO.

Não defendeu e em especial quando tinha atrás de si um miúdo inexperiente e adaptado à função. Eu não sei se Pizzi se tem assim em tão boa conta ou acha que tem o lugar garantido para não fazer um esforço para ajudar a equipa a defender. Não é aceitável. 

Ou será que já esqueceram quantos golos sofremos devido à preguiça de Pizzi em defender? Eu lembro 3 mais recentes: Eintracht em casa, Bayern em casa e AEK fora. Só assim de repente...

O Chiquinho claramente produz mais que Pizzi. Já percebemos que Pizzi dificilmente perde o lugar seja para quem for. Foi exactamente pela protecção a certas vacas sagradas que Rui Vitória se começou a enterrar. Espero que Bruno Lage não insista nesse caminho.

Mas Pizzi foi também capitão de equipa. Não entendo que critérios existem para atribuir a braçadeira de capitão no SL Benfica. Já se percebeu quando Jardel recebeu a braçadeira que esses critérios estão distorcidos.

Um capitão de equipa no SL Benfica é um líder em campo. 
Um exemplo de trabalho, de empenho e de motivação para todos os colegas. E qualidades de liderança não se injectam no braço. Ou se tem ou não se tem. E Pizzi não tem nenhuma. 

Ninguém ganha a braçadeira de capitão por estar à mais tempo no clube. Não é uma questão de antiguidade mas de liderança e identificação com o clube.

Samaris é claramente o jogador que se destaca quando analisadas estas qualidades e requisitos.

Como disse, Bruno Lage ainda vai tempo de corrigir várias coisas. Também Vieira e o ressuscitado Rui Costa têm muito a fazer para dotar o plantel de qualidade.


terça-feira, 23 de julho de 2019

Primeira jornada às 21h30!

Avatar
 ●  112 comentários  ● 

Email recebido de um benfiquista e que partilhamos com todos.

Subscrevemos totalmente. Obrigado JS pela tua iniciativa.

"Sou detentor de RedPass pela 7ª época seguida. Presença assidua no estádio apenas e só porque moro em Lisboa. Por causa de vergonha de horários que cada vez mais nos impõem.

Pouca paciência tenho eu para colaborar em teorias de conspiração mas nisto não me posso calar. O Benfica é um clube NACIONAL, é inaceitável, tem de ser inaceitável para nós Benfiquistas deixar que, salvo situações super excepcionais, tenhamos jogos a horas proibitivas para pessoas do Algarve ou de Trás-os-Montes venham ver um jogo ao nosso Estádio.

Não é admissível que a Primeira jornada do campeonato seja jogada às 21H30. Para termos uma ideia do absurdo, os jogos que o Benfica fez e vai fazer no fim de semana agora na ICC, nos Estados Unidos, no outro lado do Mundo, são mais cedo (!) que o jogo da Primeira jornada.

É inaceitável um clube da nossa dimensão ficar calado e estar nas mãos de um canal de televisão falido que se aproveita da grandeza do clube para ter audiencias. Aliás, por eles nós jogavamos à meia noite. Aí ainda enfrentariam menos concorrência.

Não sei que mais poderei fazer na minha condição de sócio que expressar a minha indignação junto dos meios oficiais do clube.

Dirigo-me a vocês no sentido de pedir a vossa ajuda. De, tal como eu, expressarem a vossa indignação que penso ser semelhante, seja por textos vossos, seja incluindo o meu.

Unidos somos fortes. Bem me lembro como à uns anos por força da pressão popular o nosso patrocínio na camisola deixou de ter um fundo azul horrível. Façamos barulho, expressemo-nos. Chega de jogos às 21h30. 

Chega de jogos às segundas-feiras às 21h. Que falta faz o futebol à tarde. Que saudades tenho eu dos jogos à tarde quando a BTV os começou a transmitir e a ser o próprio clube a determinar horários (visto não ter sido um felizardo de assistir às mágicas tardes na Velha Catedral)."

SL Benfica toma posição acerca da nova lei contra a violência do desporto

Avatar
 ●  25 comentários  ● 

"A nova lei contra a violência do desporto recentemente aprovada pela Assembleia da República merece a contestação do Benfica, pois opõe-se à constituição obrigatória dos Grupos Organizados de Adeptos. Os responsáveis benfiquistas alegam a inconstitucionalidade da lei, baseando-se no artigo 46 da constituição, onde está expresso que "ninguém pode ser obrigado a fazer parte de uma associação".

Os responsáveis benfiquistas alegam que os dados que o clube dispõe dos elementos afetos aos No Name Boys e Diabos Vermelhos, por estes serem praticamente todos sócios e portadores de Red Pass, seria suficiente para apresentar às autoridades responsáveis pela segurança nos estádios.

Nuno Gaioso Ribeiro e João Costa Quinta, vices-presidentes do Benfica, consideram que a lei que irá entrar em vigor na época 2020/21 é insuficiente e que, por isso, irão procurar sensibilizar os órgãos de soberania destas lacunas, para que esta possa ser alterada." - Record.

--------------------------------------------

Quem acompanha o NGB sabe que me revejo completamente nesta posição do SL Benfica no que diz respeito a esta lei.

Por várias vezes analisamos exaustivamente a lei 39/2009 e todas as suas falhas.

Esta nova lei ainda é pior que a anterior. A questão do cartão de adepto é do mais ridículo que já vi.

Esta posição do SL Benfica é bem oportuna e certamente que, se a mantiver, será o garante de que esta lei será ainda alvo de revisão antes de entrar em vigor.

Como prometido, iremos publicar um texto sobre o tema amanhã.


Faltam 13 dias para o arranque da temporada...

Avatar
 ●  83 comentários  ● 


...E ainda está muito por definir.

Falta o tal guarda-redes de classe internacional. Alguém que nos garanta pontos em especial na fase de grupos da Champions. Vlachodimos é bom para consumo interno. Para Champions não chega.

Faltam 2 laterais. Quer André Almeida(lesionado até quando?) quer Grimaldo não garantem qualidade extra na Champions. Se estão acomodados com o campeonato, servem.

Falta um central de qualidade e experiente. A confirmar-se a venda de Ruben Dias nas próximas semanas, é obrigatório comprar um parceiro para Ferro. Nem pensem que Jardel tem condições para ser esse parceiro. E Conti poderá ser essa alternativa no futuro mas precisa de mais cabedal.

Do meio campo para a frente, tudo é mais confuso. Não vejo alternativa clara a Gabriel, continuo a achar que Florentino ainda tem que melhorar muito para ser alternativa a Samaris.

Vai ser difícil entender que Willock não tenha oportunidades esta temporada.

Na frente, é também uma incógnita que opções vai tomar Bruno Lage face ao que tem.

Demasiados temas em aberto.

segunda-feira, 22 de julho de 2019

FC Famalicão: um investimento sem fim

Avatar
 ●  93 comentários  ● 

Cafu Phete (V. Guimarães), Fábio Martins (Sp. Braga, empréstimo), Rúben Lameiras (Plymouth Argyle), Guga (Benfica), Diogo Gonçalves (Benfica, empréstimo), Lionn (Desp. Chaves), Lawrence Ofori (Leixões), Alex Centelles (Valencia, empréstimo), Luka Oliveira (Sp. Espinho), João Caiado e Pedro Gonçalves (Wolves), Gustavo Assunção (Atlético de Madrid), Vítor Caetano (Figueirense), Nehuén Pérez (Atlético Madrid), Josh Tymon (Stoke, empréstimo), Nicolás Schiappacasse (Atlético Madrid, empréstimo), Toni Martínez (Lugo).

Nada mais que 17 novos jogadores, muitos deles vindos de campeonatos como o espanhol ou o inglês.

Certamente que para as gentes de Famalicão isto é motivo de alegria. Ver o clube novamente entre os grandes e com tanta mão de obra "nova" deve ser motivo de grande entusiasmo.

Mas o que leva o dono de um império enorme de investimentos milionários, dono de 33% do Atlético de Madrid, a investir tanto num clube que tem um estádio com 5307 lugares e com um público alvo de pouco mais de 30 mil pessoas?

Aliás, que SAD do futebol português que seja controlada por capitais alheios ao clube, é que se pode dizer que é um caso de sucesso? 

Ou que se percebeu o investimento feito e que se viu o devido retorno?

Olhem mais em pormenor para o Quantum Pacific e vejam onde está a ligação. 

Há coincidências do caraças.

Curtas: Jonas, Nova Lei Violência e Digressão SL Benfica

Avatar
 ●  69 comentários  ● 
Jonas em entrevista ao Record
Jonas: O ex-jogador do SL Benfica afirmou em entrevista ao Record que sofreu muito nos últimos 2 anos e que teve de abandonar por um problema crónico.

Ou seja, afinal tudo o que fomos relatando nos últimos 2 anos aqui no NGB sobre Jonas, e já agora sobre Salvio, correspondia inteiramente à verdade.

Por várias vezes Jonas nem no autocarro da equipa viajava. Tinha que regressar a Lisboa de automóvel, com Júlio César, que era outro lesionado crónico.

Daí ser incompreensível como se renovou o contrato a Jonas e colocando-o como o mais bem pago do plantel. Não é para isto que existem seguros? Perguntem ao Brassard.

Mas ainda mais incompreensível é como todos no SL Benfica têm esta informação e no mercado de inverno da temporada passada ainda mandaram embora Castillo e Ferreyra, sem reforçar um ataque debilitado e que como se viu foi espremido até ao tutano, tendo a falta de opções custado as eliminações na Taça de Portugal e Liga Europa.

Por tudo isto o episódio Perin ainda é mais incompreensível.

Nova Lei sobre Violência no Desporto: Já nos referimos várias vezes sobre este tema no NGB.

Esta nova lei ainda é mais absurda e estúpida que a anterior. E é inconstitucional assim como a anterior.

Está lei chega ao ponto de definir tamanhos para tarjas. Não querem ser mais ridículos?

Vamos voltar a referir-nos a este tema de forma mais exaustiva, mas sugiro que todos os adeptos de futebol se preparem para uma guerra. Ninguém nos pode obrigar a registarmo-nos em lado nenhum para podermos ver um jogo de bola.


Digressão SL Benfica: O jogo com o Chivas não trouxe ainda grandes novidades sobre o SL Benfica 2019/2020.

O Chivas rodou e o SL Benfica também por isso não há grandes conclusões a retirar neste momento da preparação. O resultado foi o menos importante.

Mas nos 2 últimos jogos desta ICC já terão que ser diferentes não só pela dificuldade dos adversários mas porque há que dar tempo ao provável 11 de Bruno Lage para o primeiro embate desta temporada, a 4 de Agosto.

Já ansiamos todos por jogos a sério!!! :)

E fica uma recomendação a todos: não desvalorizem à partida o que esperar de Sporting CP e FC Porto.

Qualquer superioridade terá que ser demonstrada no tempo certo: em campo. Tudo o resto são conversas desnecessárias.

ranking