O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

terça-feira, 9 de julho de 2019

Há limites quanto ao símbolo. Não inventem.

. 80 comentários

O autor da substituição da sigla SLB por Benfica não faz mesmo ideia do que é o Sport Lisboa e Benfica, da sua origem e fundação.

Ou então faz mas está a borrifar-se.

O nosso clube é o Sport Lisboa e Benfica, fundado por 24 senhores em 1904 como Sport Lisboa e reformulando o nome para Sport Lisboa e Benfica em 1908 após fusão com o Sport Clube de Benfica.

Cosme Damião, referência histórica do clube como tantos depois, veio do Sport Lisboa.

Querer apagar o que os fundadores decidiram e que faz parte do nosso ADN já por 115 anos é querer reformular o que não é alterável.

São bem vindas todas as sugestões que permitam algum ajuste de bom gosto no símbolo do Sport Lisboa e Benfica.

Tudo menos obliterar o seu nome.

(Ver também 1904 não é 1908 do blogue Em Defesa do Benfica)







Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

80 comentários

  1. Respostas
    1. Anónimo9/7/19 17:44

      Também eu!

      Eliminar
    2. era o ideal. só BENFICA não. Mas SL BENFICA podia ser. se o problema de marketing é colocar o nome que se associa imediatamente ao clube, que é a palavra BENFICA (e que S.L.B. não revela) então coloquem SL BENFICA. Ou S.L.BENFICA.

      Eliminar
  2. Cá para mim isto vai acabar com a águia a ficar com bigode... :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo9/7/19 17:30

      Bem xD

      Eliminar
    2. Ou com as asas em forma de orelhas !...phoda-se.

      Esta pandilha de culambistas, engraxadores e caninos funcionários que ajudou a trupe do betão a tomar de assalto (com a induzida alteração dos Democráticos Estatutos, na AG de 2010, salvoerro, por 157 dos nossos consócios...!!!) o Glorioso - Sport Lisboa e Benfica e que até pela pena de um lagarturso, auto-intitiludo 'estoriador' do futeluso, já tentou reescrever a Gloriosa História, está a tirar-me do sério !...

      Eliminar
  3. por mim desde que não sejam duas orelhas no lugar das asas...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. eu como mui insigne benficense (se bem que apenas nado e criado) pode ser "Benfica" por cima de tudo. Tou a brincar.

      Tás coberto de razão, Shad. "Sport Lisboa" é incontestavelmente ADN, fifty-fifty com Sport Club de Benfica, como é evidente.

      Essa sugestão é somente mutilação.

      Eliminar
  4. Anónimo9/7/19 17:29

    Em parte, até compreendo as motivações.
    O que internacionalmente conta e distingue a marca é BENFICA.
    A parte da história pouco ou nada mesmo interessa aos investidores, isto no pressuposto que o que está em causa é a continuidade do processo de internacionalização da marca BENFICA.

    O que preocupa e levanta suspeitas fundadas, é a personalidade narcisista do actual presidente que, já se viu, quer a todo o custo perpetuar-se e até substituir-se à marca BENFICA.

    Por vezes, com certas pessoas do género de Vieira, as coisas aparentemente mais inocentes e com alguma lógica, escondem desígnios muito pouco saudáveis.

    Não seria o primeiro nem será o último a querer usurpar a identidade da organização que dirige em proveito da sua infindável vaidade.

    E o que ainda mais preocupa, é que ele já se apercebeu que tem margem para isso e...muito mais.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Alerta Vermelho9/7/19 18:17

      " A parte da história pouco ou nada interessa mesmo aos investidores,..."
      Isto quer dizer que agora vivemos debaixo de uma ditadura dos investidores.
      Investidores, entidades divinas, cuja vontade é soberana, e todos de devem ajoelhar!
      Os BENFIQUISTAS,por esta lógica devem comportar-se como prostitutas, ou seja deixar os investidores fazerem tudo quanto querem por causa do dinheiro! Ainda assim, os investidores não fazem nenhum favor a ninguém, pois as verbas que investem, saem multiplicadas. Ou será que os investidores são alguns beneméritos!

      Eliminar
    2. Boa noite. Pois eu também sou pela modernização. Qual roda de bicicleta quando já não temos ciclismo há alguns anos? E se amanhã deixarmos de ter uma águia viva a voar e tivermos periquitos no Seixal, também podemos pôr um no emblema. E também não percebo por que razão não se muda a bandeira de Portugal! Se já não temos colónias, porquê a esfera armilar? E as quinas fazem sentido, se já não temos Mouros a quem conquistar território? Devíamos sim ter uma imagem pequenina da estátua do Cristiano na Madeira, que é o que divulga o país por esse Mundo fora! Temos que nos modernizar e pegar nos livros de História e mandá-los ao lixo! Quero lá saber da 2ª guerra para alguma coisa se nem havia armas nucleares! Também não percebo porque temos a estátua do Eusébio à entrada do Estádio se já nem a Eusébio Cup existe! Agora a sério: tenho muito orgulho no passado do nosso Clube. E nada apago, mesmo o que me desagradou. Nada é imutável, mas a marca histórica essencial tem de permanecer. Não somos um Clube de raízes descartáveis. Sport Lisboa e Benfica ganhou fama no país em grande medida graças ao ciclismo. É bom saber-se quem foi o senhor José Maria Nicolau. Com o senhor Eusébio da Silva Ferreira ganhou raízes europeias e mundiais. Outros se seguiram, todos importantes e grandiosos. E assim será depois de nós. E PLURIBUS UNUM sendo o Latim considerado hoje uma língua morta é sempre E PLURIBUS UNUM. Abraço

      Eliminar
  5. Na sigla SLB as duas palavras mais importantes são o Sport e o Lisboa. Daí vêm os princípios e ideais elevados.
    Retirá-los do símbolo é inaceitável.

    ResponderEliminar
  6. Anónimo9/7/19 17:33

    Mudava a imagem da águia para uma mais realista e a remoção da roda não me chocaria também.

    Não esquecer que daqui a 3 épocas temos (ou eu gostaria) de pôr 4 estrelas por cima do emblema pelos 40 campeonatos.

    Miguel Valente

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo9/7/19 18:19

      Pode ser já esta época....Se os campeonatos de Portugal passarem a contar como campeonatos....ou seja se os lagartos passarem para 22 nós passamos para 40.... :S Aguarda-se a decisão da FPF (aka Craveiro e Seus muxaxos)

      Eliminar
    2. além das 3 amarelas que passarão brevemente a 4... eu colocaria mais 2 de cor diferente pelas 2 campeonatos europeus

      Eliminar
    3. Anónimo9/7/19 20:39

      Errado. O Benfica fica com o mesmo nº de títulos se essa inaceitável decisão for para a frente

      Eliminar
    4. Os campeonatos de Portugal foram decididos, como percursores da Taça de Portugal, pelos dirigentes da FPF, na hora, em 1938...!!!

      Eliminar
    5. eheheheheh...saía-lhes o tiro pela culatra!!!

      Eliminar
    6. Fica com o mesmo número de títulos...mas se o Campeonato de Portugal for considerado um título de campeão nacional...Passa para 40....E deixa de ter os 3 campeonatos de portugal...Vamos aguardar pela decisão....O Sporting só não quer que o SLB possa dizer que tem o dobro dos campeonatos...é só isso que os consome :)

      https://www.zerozero.pt/competicao.php?id_comp=1317

      Esta é uma resposta ao anónimo das 20:39.

      Eliminar
    7. O que me desagrada, e não me consome, é não é a quantidade de títulos do vosso clube. Podiam ser cinco vezes mais q não havia azar. O q me desagrada é que uma grande parte deles foi à conta só do nome, só do tamanho e só do poder. A artimanha de passar de um número x de campeonatos, num ano, para x + 3 no ano seguinte, não adveio de jogo em campo mas de jogo do tamanho e poder. Com o jogo jogado não teve nada a ver! uma artimanha de secretaria para ter mais uns campeonatos q os outros. Tenho respeito MESMO pelo clube SL Benfica. Não tenho nenhum por muita da gente que o tem vindo a administrar. É gente batoteira. Há muito tempo q é assim.
      E acho absurdo esse prazer em ver o adversário "consumido".
      É vontade de jogar sozinho.

      Eliminar
    8. Silvestre10/7/19 16:39

      Conana, seguramente estiveste criopreservado nos anos 80 e 90.
      Essa complexo é assustador.
      De qualquer forma o que te fizer dormir à noite por nós está tudo bem. Agora negar que o Vosso ex-presidente salvador, ex-sócio e ex qq coisa....pretendia mesmo era evitar que se dissesse que o SLB tem o dobro dos campeonatos que o SCP. Tudo o resto são histórias para o boi dormir. Tudo o resto são paleativos para acalmar a mente dos desassossegados. Nem vale a pena vires com a historia do Salazar...Os que pugnam pela verdade sabem que o SLB foi o clube mais prejudicado pelo regime, sabem que tanto SCP como FCP tiverem dirigentes que faziam parte da máquina do Estado Novo e que até o FCP foi "salvo" da descida pela máquina política. Tudo o resto é revisionismo histórico para tu te sentires bem...mas esse discurso aqui não cola. Todos sabemos bem o que Vos consome...Tem ficado latente no Vosso comportamento como rivais e como instituições rivais nos últimos anos.
      Força nessa luta.

      Eliminar
  7. Anónimo9/7/19 17:38

    Nada de anormal.
    Tem sido essa a tendência de alguns clubes de topo do futebol europeu.
    Pode é esconder outras motivações que desconhecemos objectivamente mas que deduzimos pelo perfil da pessoa que está à frente dos destinos do Benfica.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo9/7/19 21:54

      "Nada de anormal."
      "Tem sido a tendência de clubes de topo..."

      Conclusão: esconde outras motivações que desconhecemos.

      Criticar por criticar...

      É legítimo não querer o homem a presidente. Agora ser mentecapto só para seguir determinado caminho não faz sentido.

      Miguel Valente

      Eliminar
  8. Outra vez arroz? Por mim não se muda nada no nome, mas alguém acha normal um clube português ter no seu nome "Sport"?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Considerando que o "Sport" está no seu nome desde a FUNDAÇÃO, sim considero perfeitamente normal.

      Eliminar
    2. Anónimo9/7/19 18:34

      para os Benfiquistas, SIM, faz TODO O SENTIDO!!!

      Eliminar
    3. PNunes. Até 1911 muitas palavras existiam que agora não existem ou sofreream alterações.
      Tal como "pharmacia", "sport" e muitas outras. Se reparar, os outros clubes grandes também tiveram e têm palavras do género. O FCP fez a adaptação, o SCP não...

      Eliminar
  9. Isto é uma festa ! Mais vale ele tirar a aguia e por as trombas dele! E mudar o nome para sport lisboa e vieira!

    ResponderEliminar
  10. Shadows, não inventes.
    Sabes perfeitamente qual é o ajuste que vai ser feito ao simbolo, escusas de lançar boatos infundados.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo9/7/19 18:35

      quais são?

      Eliminar
    2. Anónimo9/7/19 22:22

      O Shadows sabe perfeitamente o que está em causa, mas como miserável que é lança a confusão. Típico dele. O que está em causa é onde as garras devem segurar o simbolo. A alteração para SL Benfica não me choca.

      Eliminar
  11. Novo símbolo vai ser a cabeça do LFV com a águia. LOL.

    ResponderEliminar
  12. Anónimo9/7/19 17:59

    O emblema actual pode dizer-mos muito a nós benfiquistas, mas na verdade está ultrapassado em todos os aspectos.
    Vivemos tempos em que a imagem e o seu impacto, contam bastante.
    Aliás, não é só o Benfica a ir por esse caminho (alteração dos emblemas).
    A Juventus por exemplo, mudou-o há bem pouco para um bem mais apelativo.
    Devemos abrir-nos à modernidade e às tendências ditadas pelas exigências do mercado.
    Até porque, por exemplo, a roda de uma bicicleta alusiva ao ciclismo, stá completamente off.
    Ainda estou à espera da promessa de Vieira de o Benfica ter uma equipa de ciclismo capaz de animar - e ganhar - as estradas de Portugal por ocasião da Volta a Portugal.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo9/7/19 18:36

      pode não estar actualizado mas adulterar nunca é a solução.

      Eliminar
    2. Sem mais nem menos, olhar em frente nunca pra trás.
      Pra trás ficou a história, à que escrever uma nova e mais bonita ainda.

      Eliminar
    3. Que se foda o Juventos depois da corrupção até o nome deviam mudar lol

      Eliminar
    4. Anónimo9/7/19 21:57

      O emblema da Juve está muito mau. 2 Jotas apenas?

      Era o "fim do mundo" se o LFV fizesse algo assim.

      Miguel Valente

      Eliminar
  13. Se for feita alguma mudança, tem que ser mínima. Simplifiquem e melhorem o design da águia e não mexe mais.
    Se querem meter a palavra "Benfica" no símbolo então que metam SPORT LISBOA E BENFICA, no máximo S.L.Benfica. Mas isso já me deixa pouco satisfeito.

    ResponderEliminar
  14. Anónimo9/7/19 18:04

    A roda da bicicleta está a mais no actual emblema, embora Vieira tivesse prometido tudo fazer para que o Benfica voltasse a ter o ciclismo.
    Hoje em dia as grandes organizações não se podem furtar a estas exigências, caso contrário acabam-se os negócios e a visibilidade.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo9/7/19 18:37

      a roda, roda, é movimento, dinâmica, óptimo estar no simbolo!

      Eliminar
    2. Anónimo9/7/19 20:41

      é a origem. e quem renega os seus….

      Eliminar
  15. Vieira pensa que o SLB nasceu só em 30 de Outubro de 2003.

    Um dia destes vamos ver que a nossa ÁGUIA nasceu nas Furnas...

    ResponderEliminar
  16. Não me choca a mudança do símbolo, ou melhor uma renovação. No que se refere à águia, penso que poderíamos ter uma um pouco maior, nomeadamente nas asas. A questão da sigla SLB, considero importante mas não necessariamente intocável, pois quem quiser saber o nosso nome completo irá com certeza informar-me, há de facto que potenciar o nome Benfica.

    ResponderEliminar
  17. Anónimo9/7/19 19:24

    Conter o escudo dentro da roda e em baixo na roda escrever o nome completo - Sport Lisboa e Benfica!

    ResponderEliminar
  18. Anónimo9/7/19 19:26

    E já agora mudar o desenho da Águia, mais realista, este é um desenho de um miúdo de 10 anos sem sem jeito para o desenho!

    ResponderEliminar
  19. Pessoalmente sou de acordo com a modernização do símbolo alias todos os grandes clubes da europa o fizeram, esse é outro dos problemas do Benfica ficam agarrados a coisas mesquinhas como estas e depois vêm o comboio passar.
    O futuro constrói-se agora como se contruiu no passado o símbolo já mudou inumeras vezes e sou de acordo que ainda precisa de mais.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tu ja tem aí uma sugestão na tua foto... mas tb me parece pobrezinha demais... gostava de ver algo moderno mas k nao perdesse totalmente a identidade do símbolo atual.

      Eliminar
  20. Anónimo9/7/19 20:20

    Mas estão a falar da nova sigla do Sport Lisboa e Bieira 2003?

    Tenho uma dúvida, a Bieira-TV também já passou da SAD para o clube?

    Já faltou mais, mas um dia destes convida o Pinto da Costa para chairman do novo clube re-fundado em 2003, e os benfiquistas até vão aplaudir! (afinal quem era mesmo "o homem da inteira confiança do senhor Pinto da Costa?")

    Janela_Opaca

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo9/7/19 22:34

      Este acordou agora da hibernação. As hastes já desincharam? O pedófilo da costa nunca teve homens de confiança, no máximo uma ou outra puta, ou algum macaco, é um ser tão repugnante que nem os filhos gostam dele. O futuro do mafioso é na quinta das tabletas e já deve uns aninhos à terra.

      Eliminar
    2. Anónimo9/7/19 22:52

      Estamos de acordo, e não se esqueça, deixe o leitor de Galamba obrar!

      O Quim Oliveira no último sorteio da Liga, leu com teleponto um texto que alguém lhe escreveu, quando é que o Moniz prepara o leitor de Galamba para ler escorreitamente com tele-ponto, para dar um ar de improviso ao seu discurso sempre arrebatador? "E, k`passouse"? Vou mais longe, quando o nome do leitor de Galamba vem à baila, só me ocorre uma palavra: Classe, é aliás, o legitimo herdeiro de Borges Coutinho!

      Janela_Opaca

      Eliminar
  21. Aqui concordo que o nosso símbolo precisa de um rejuvenescimento. Aquela águia parece do tempo dos egípcios.

    ResponderEliminar
  22. Pequenas alterações estéticas, não vejo problema. Incluir "Benfica" no emblema... desde que S.L.Benfica, também não vejo problema.

    Fazerem o que fizeram no SCP ou na Juve... não, obrigado!

    E já agora, aproveitem e acabem com a merda dos logos como agora parece ser moda no equipamento alternativo. Os estatutos definem bem o que é o símbolo do Benfica. Se não estão satisfeitos, AG e façam o pedido de alteração.

    ResponderEliminar
  23. Anónimo9/7/19 21:19

    É só velhos do Restelo.

    Rui Silva

    ResponderEliminar
  24. Olha uma boa ideia era Red bull Lisboa e Benfica.

    ResponderEliminar
  25. Desde que tirem o azul,tudo bem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo9/7/19 23:04

      Exacto! O azul ali não se compreende. E antes que venham dizer 'ah e tal e a fundação e os valores e o São Cosme e tal' faço lembrar que a faixa original no emblema do Grupo Sport Lisboa era em amarelo (mais aceitável e complementar à cor vermelha no meu modesto ponto de vista)

      João

      Eliminar
    2. Cá está o actual benfiquista: tacanho.

      Obrigado propaganda, aqui tens o que criaste. Parece a escumalha do norte. Bem, parece não... A escola resulta.

      Eliminar
    3. Olha quem é ele!...Mas 'tacanho' porquê? Eu até me considero algo conservador em relação a estas coisas (como a maioria dos benfiquistas o são em comparação com os adeptos de outros clubes nacionais e estrangeiros) mas não poder questionar NADA é absurdo. Até o insuspeito Alberto Miguéns sugere alterações ao nosso emblema. Será ele um tacanho influenciado pela propaganda vieirista?

      João

      Eliminar
  26. Anónimo9/7/19 22:21

    Eu só virava a cabeça da águia para o outro lado

    ResponderEliminar
  27. Anónimo9/7/19 22:57

    “Who controls the past, controls the future. Who controls the present controls the past.”

    George Orwell, 1984.

    E Pluribus Unum
    A Canadian Benfiquista.

    ResponderEliminar
  28. Anónimo9/7/19 23:26

    Nada com este assunto. Mas, para quem gosta do desporto, aqui vão mais de 13 minutos de nirvana. Que saudades de Ali e Jordan!

    https://www.youtube.com/watch?v=kE7D7qFayVg&feature=player_embedded

    E Pluribus Unum
    A Canadian Benfiquista

    ResponderEliminar
  29. A águia vai sair do emblema...
    O Vieira olha para ela com desconfiança pois já foi atacado uma vez. Na sua natural intuição a Vitória não acredita no benfiquismo do farsante!

    ResponderEliminar
  30. Eu só rezo,para que a maioria das pessoas que aqui comentam nao sejam socios,ou que nao vao a assembleias gerais.tem alguns que só falta dizer que se lhes oferecerem o red pass o orelhas atè pode la por um leao ou coisas assim.ao que o Sport Lisboa e Benfica chegou.
    SEMPRE PRESENNTES 1992

    ResponderEliminar
  31. com tanta coisa que se pode mudar, actualizar, aguia e a sua relação com o lema, até uma modernização da roda da bicicleta.
    depois vamos mexer naquilo que não se pode, deve, mexer.

    ResponderEliminar
  32. Se alterarem de SLB para SL Benfica para mim nao faz sentido como mau cantor que sou ja estava tao habitaudinho a cantar slb slb slb glorioso slb glorioso slb e ate nao estava muito desafinado,com a mudança la temos que apender outro tom de musica,ate a Aguia Vitoria vai estranhar.

    ResponderEliminar
  33. Vendam tudo, mudem tudo, nome, estádio, cor das camisolas, cor da relva, nome do estádio, e não se esqueçam de mudar a música do hino, porque aquela música é antiquada, percam a identidade, carácter, personalidade, vendam-se a patrocinadores, vendam-se a tudo e mais alguma coisa, a gente que dirige o Meu é o Benfica de muitos são uma vergonha para a história do clube, façam como o de lá de cima mudem a data da criação do clube

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já agora, mude de clube.

      Eliminar
    2. Como sabes, a canção do Piçarra nem o hino original é...

      Eliminar
    3. Lampião muda tu e a turma que tomou de assalto o clube e todos aqueles que andam a encher o rabinho à conta do clube,

      Lampião sabes que mudar de clube é ser sócio se vários tens que perguntar à quem tem experiência no assunto, o actual presidente do Benfica, homem de confiança da maior merda que apareceu no desporto em Portugal, o pintinho do contumil, mas temos um instalado no Benfica que ser uma cópia do original, ele tem experiência nesses assuntos eu não, eu só fui sócio do Benfica, 41 anos, para nadar havia mais piscinas em Lisboa que a do campo grande, o Benfica também tinha por wxemplo

      Pablito não é o original nas é aquele que toca desde de comecei a ver o Benfica no início dos anos 70 e que eu saiba continua a tocar porque eu não frequento o estádio da Luz

      Eliminar
  34. Das várias mexidas que o símbolo já teve, fico agradado que seja modernizado mas com alguns detalhes:
    -obrigatória a permanência da águia mas com um design mais moderno e com a cabeça em posição frontal e com o olhar de matadora
    -obrigatório a frase com as cores de Portugal (lá tem que ficar o verde)
    -retirar o azul da faixa com o nome
    -manter a bola mas mais moderna e retirar a roda de bicicleta, modalidade que já bem temos (só no triatlo?)

    ResponderEliminar
  35. Helder Silva10/7/19 10:12

    Infelizmente chegamos ao ponto em que LFV faz o que quer e o que lhe apetece do clube. Depois vem o sistema apoiar a decisão. Ainda vamos ver a águia com uma juba

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. eu vi alguns da corja vieirIsta que lá foram ... são cartilheiros de primeira. é camarotes . comem do bom, tem tudo do melhor ... o que Soum eu e vos para o vieira ..... uns pelintras.... quo vadis... nasceu o novo pintinho ....

      Eliminar
    2. Impressionante10/7/19 11:37

      É só invejosos.

      Eliminar
  36. que meta o símbolo do euro e o retrato dele com bigode afiado. pobreza de espírito.e tudo isto decidido por gameleiros Tipo Fernando seara .....

    ResponderEliminar
  37. No símbolo actual não gosto da águia. Visivelmente pior que no símbolo anterior, parece que está em agonia... Também mudava as cores azul e verde. O destaque tem que ser o vermelho e branco.

    ResponderEliminar
  38. Deviam meter uma roda de BTT porque com o LFV já de viu q o Benfica mete-se sempre por terrenos apertados.

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking