O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

quinta-feira, 11 de julho de 2019

Os árbitros para 2019/2020

. 42 comentários

Em 21 árbitros, 10 são da AF Porto, AF Braga e AF Aveiro. 

Da AF Lisboa, apenas 3. De AFs que historicamente sempre deram bons árbitros, Setúbal e Évora, só 1 cada um. Da AF Beja nem um.

Nós avisamos sobre isto no NGB há muito tempo, com especial atenção para as movimentações das AF Porto e AF Braga. Entre elas, VAR incluído, asseguram 11 árbitros.

Mas na realidade, mesmo até anunciando "um novo apito dourado" na BTV, a direcção do SL Benfica não pediu uma única vez a demissão de Fontelas Gomes, mesmo com as arbitragens incríveis a que assistimos.

Muito menos pediu responsabilidades a Fernando Gomes, presidente da FPF, ou ao seu braço direito Tiago "Cachecol do Porto" Craveiro, o tal que dizem entrar sem bater à porta em qualquer gabinete da cidade do futebol.

Portanto, feito este post sobre os árbitros, não tornaremos a falar de arbitragens pois se a direcção do SL Benfica está contente com este quadro....

Categoria C1 Pro

André Narciso (AF Setúbal)
António Nobre (AF Leiria)
Artur Soares Dias (AF Porto)
Carlos Xistra (AF Castelo Branco)
Cláudio Pereira (AF AF Aveiro)
Fábio Veríssimo (AF Leiria)
Gustavo Correia (AF Porto)
Hélder Malheiro (AF Lisboa)
Hugo Miguel (AF Lisboa)
Iancu Vasilica (AF Vila Real)
João Bento (AF Santarém)
João Pinheiro (AF Braga)
Jorge Sousa (AF Porto)
Luís Godinho (AF Évora)
Manuel Mota (AF Braga)
Manuel Oliveira (AF Porto)
Nuno Almeida (AF Algarve)
Rui Costa (AF Porto)
Rui Oliveira (AF Porto)
Tiago Martins (AF Lisboa)
Vítor Ferreira (AF Braga)

Quadro VAR

Bruno Esteves (AF Setúbal)
Luís Ferreira (AF Braga)
Vasco Santos (AF Porto
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

42 comentários

  1. Se estás a dizer que Aveiro é Norte... amigo, estás a esticar demasiado. Aveiro é terra de Benfiquistas, o "Norte" acaba para os lados de Espinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. spoken like a true aveirense. eu como lisboeta também antes de aveiro entrar na minha vida estava convicto que era um reduto portista. mas é mesmo como tu dizes.

      no entanto, a proximidade ... ir a casa do pintinho faz-se pacificamente numa tarde

      Eliminar
    2. E novidades? Portugal no seu todo é terra de benfiquistas

      Eliminar
  2. O futebol português tem duas dimensões :

    1 - A do campeonato paroquial entre 18 clubes com 95% dos jogos para adormecer de tão maus serem, com um ambiente irrespirável, de cortar à faca, com suspeições de corrupção que pairam sobre tudo e sobre todos e acusações várias para todos os gostos e feitios;

    2 - A Selecção nacional AA que tem servido de trampolim para gente ambiciosa e que passa mais tempo em Nyon do que em Portugal

    Todos os olhos e atenções dos dirigentes portugueses vão para a Selecção AA e o que ela faz, para que, tendo visibilidade, também eles possam lucrar.

    Tiago Craveiro está muito bem visto nos bastidores da bola a nível internacional.
    Foi ele aliás o pai da Liga das Nações, essa competição da treta que para nada serve a não ser para expor os jogadores a mais riscos de lesões pela fadiga resultante de épocas longas e desgastantes..

    Mas se virmos bem, tem sido desde sempre assim.
    Desde Silva Resende a João Rodrigues até Gilberto Madaíl e agora Fernando Gomes, todos querem é poleiro, visibilidade e boas ajudas de custo.

    Mas falando de arbitragem, que é o cerne deste post, a mesma atravessa uma crise como há muito não me lembro.
    E não é só em Portugal.
    Ocasionalmente vejo jogos das ligas espanhola, inglesa e italiana e o nível das arbitragens é confrangedoramente pobre. Diria mesmo medíocre.

    Pôr homens de 40 anos a apitar jogos jogados cada vez com maior velocidade, traz este tipo de riscos.
    Longe vai o tempo em que os árbitros corriam mais que os jogadores.
    E muitos deles (árbitros e bandeirinhas, como dantes se dizia) tinham cá umas panças que era de fugir.
    Mas dava perfeitamente para não se saírem mal. Os jogos eram lentos, jogados a 20 à hora e dava para tudo.

    ResponderEliminar
  3. Até já é preciso deitar a mão a romenos (Iancu Vasilica) para compôr o quadro.
    Ao que isto chega...

    ResponderEliminar
  4. Ontem o VARissimo já nos gamou um penalty..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exactamente, só por isso não ganhámos. Até na pré época somos roubados...

      Eliminar
    2. JP não seta pateta. Acha mesmo que só por isso não ganhamos? Escreve cada idiotice que até dá pena...

      Eliminar
    3. "O Fabio Verissimo nunca mais pode apitar", LFV em Janeiro de 2019

      >>>

      Fabio Verissimo convidado para apitar o jogo de apresentação do Benfica aos sócios.

      Eliminar
    4. Significa que LFV manda mesmo nisto tudo.

      Eliminar
  5. A minha opinião divide-se entre concordar com o Shadows e perceber que no fundo, o que o Shadows propõe é inconsequente e até negativo para o Benfica.

    O novo apito dourado, desta vez reformulado sem calor da noite, funciona à base de pressão e condicionamento total sobre os árbitros e agentes desportivos, e para isso, os dirigentes do FCP, com ajuda dos seus aliados SCP e alguns clubes pequenos, elegem as pessoas certas para os locais certos de forma a que todo este condicionamento não seja exposto nem condenado.

    Ou seja, de que nos adianta realmente condenar, barafustar, atacar, agentes desportivos que estão-se nas tintas para isso? Que conseguimos com isso mais do que antagonizar quem de forma directa ou indirecta está nesses lugares para nos prejudicar e favorecer o FCP?

    Outro aspecto importante é que durante 3 ou 4 anos a aliança altis atacou, difamou, injuriou o Benfica, mas, porque o Benfica faz um par de comunicados os meios de comunicação social apressam-se a colocar o Benfica no mesmo saco que os outros, ou seja, uma declaração de guerra às entidades desportivas nacionais resulta só e apenas no Benfica a ser o causador de todo o mau ambiente no futebol nacional na opinião dos merdia nacionais. Vale a pena?

    A posição do Benfica parece-me clara, aguentar, aguentar, aguentar. Aguentar até ao dia em que a camorra do desporto nacional perca força e a normalidade seja pelo menos parcialmente estabelecida, e tendo em conta os ataques que tem sido feitos contra o clube, está a aguentar-se muito bem. O pânico e o desespero está instalado na camorra.

    Mas por outro lado, ver uma instituição com a grandeza e os valores do Benfica a comer e calar, é doloroso.

    ResponderEliminar
  6. De Lisboa são apenas 3 e todos lagartos! Do Benfica há um, o Manuel Mota e está bem controlado. É obra.
    Foram muitos anos a virar frangos pelo máfia de Palermo que, aliada aos sapos de Alcacete, conseguiram expulsar todos os árbitros benfiquistas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E ainda por cima no apontam como controladores da arbitragem, segundo as ilações tiradas dos e-mails...
      O Bufas repete isso à boca cheia!

      Eliminar
    2. E é logo citado com grande destaque por toda a comunicação social que se baba toda com as suas piadinhas!

      Eliminar
  7. AOS VIEIRISTAS ASSANHADOS
    Bernardo Martins que custou ao Benfica 800 mil euros, intermediado por Paulo Gonçalves, lembram-se(?), foi agora cedido definitivamente ao Paços de Ferreira a custo zero. Os vieiristas assanhados que expliquem agora este bom negócio. Foi ou não foi só para pagar uma comissãozinha ao Paulo Gonçalves, como aqui foi dito na altura? E por que carga de água o Benfica gosta tanto de ajudar as equipas do norte? LFV que responda!...

    VENDER E COMPRAR
    Ao nível das vendas, sobretudo com o encaixe de João Félix, há muito que o Benfica está na Champions League, mas já quanto às compras, LFV faz lembrar aquele turista acidental de fim de semana, que vai à Espanha à procura de caramelos, e no regresso aproveita para encher o depósito do automóvel.
    As quatro contratações feitas até agora resumem-se a: Chiquinho (ex-Moreirense), Cádiz (ex-Setúbal), Caio Lucas (ex-Al Ain) dos Emirados Árabes Unidos, Raúl de Tomás (ex-Rayo Vallecano), entretanto despromovido à segunda divisão espanhola. Não é querer estar a augurar desgraças, pelo contrário, e estarei aqui para morder a língua e dar o braço a torcer se me enganar, mas acham que é com estas contratações pindéricas que vamos arrasar cá dentro e fazer boa figura lá fora?

    ALTERAÇÕES AO EMBLEMA?
    Se querem acreditar que colocando uma betoneira no lugar da águia, no nosso emblema, vai dar mais visibilidade e internacionalização à marca Benfica, então continuem esse caminho para o precipício, que hão-de ir longe!
    Abram os olhos benfiquistas, não os vieiristas, que esses já nasceram com eles fechados, de tão encadeados que estão pela luz brilhante do grande chefe líder.
    Amo-te, Benfica!

    José Reis

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E o que tem isso a ver com o teor do post? Andas a ser pago para desviar as atenções do que realmente interessa ou isso são apenas manifestações da tua capacidade de iniciativa empreendedora??

      Eliminar
    2. Os Benfiquistas só têm dois olhos e estão bem abertos

      A ti recomendo fechares o terceiro olho pois já chega de tanta azia e ardor..descansa esse “olho” por uns dias rapaz

      Está a custar assim tanto as vitórias do Benfica no campo nas finanças???

      Irra que a estupidez e a inveja não têm limites

      Eliminar
    3. "... quanto às compras, LFV faz lembrar aquele turista acidental de fim de semana, que vai à Espanha à procura de caramelos, e no regresso aproveita para encher o depósito do automóvel." ---> excelente ilustração. Finamente contextualizada.

      Subscrevo, face às 4 contratações resta-nos fazer figas para que jota, e outros miudos, como os tavares ou o dantas, "expludam"

      Eliminar
    4. A mim parece-me que quem veio a Portugal à caça de caramelos foram os espanhóis e levaram uma tonelada deles.

      Eliminar
    5. MARQUÊS DA PRAIA E MONFORT

      E para baboseiras basta ver o CARLOS XISTRA NESSA LISTAGEM...

      Eliminar
  8. Arbitros portugueses é para esquecer com a pressao mediatica que existe.

    Sou a favor de se criar uma pool europeia de arbitros tal como existe para as competicoes europeias, e os arbitros serem nomeados pela Uefa!

    ResponderEliminar
  9. 100% de acordo isto este ano JÁ começou BEM CEDO com a nomeação do (var)issimo que foi mais uma provocação CLARA deste ca QUE DEVERIA DE TER SIDO IMEDIATAMENTE REPUDIADA PUBLICAMENTE PELA DIREÇÃO e depois para nao variar ainda teve MAIS uma abitragem (ao seu nivel)a roubar o Benfica ficou um penalty por marcar a favor do Benfica que so nåo é marcado por falta de qualidade ou má fé seja qualquer uma delas o varissimo NÃO PODE ARBITRAR MAIS JOGOS DO BENFICA!E A Direção deve DEVERIA primeiro Repudiar PUBLICAMENTE mais uma má arbitragem do varissimo segundo boicotar este mau arbitro (fazer pressão publica seja o que for)imediatamente este varissimo não pode arbitrar mais nenhum jogo do Benfica!

    Carrega Benfica

    Rumo ao 38

    Red 1

    ResponderEliminar
  10. Luigi SLB11/7/19 20:25

    E não esquecer que Carlos Xistra foi CONVIDADO a ficar na categoria C1 Pro.
    Já nem as insígnias de internacional têm.

    ResponderEliminar
  11. Ora vejamos, o FC Porto no último campeonato, perdeu 9 pontos na 2ª volta, com que equipas, e com que árbitros?

    VSC 0 FC Porto 0, apitado pelo Rui Costa da AF Porto.
    Moreirense 1 FC Porto 1, apitado pelo Jorge Sousa da AF Porto.
    FC Porto 1 Benfica 2, apitado pelo Jorge Sousa da AF Porto.
    Rio Ave 2 FC Porto 2, apitado pelo Soares Dias da AF Porto.

    Olha, olha, o FC Porto só perdeu pontos na 2ª volta, e só apitado por árbitros da AF Porto... "k passousse"? Lá se vai a tese do Fernando Santos ou do Pedro Guerra e quejandos...

    Mas mais interessante, é observar as nomeações do Benfica em jogos grandes:
    Benfica 1 Sporting 1, apitado pelo imberbe Luís Godinho.
    Benfica 1 FC Porto 0, apitado pelo também Internacional do aviário Fábio Verissimo.

    E nos jogos em Alvalade e Dragão, quem apitou o Benfica?
    Sporting 2 Benfica 4, apitado pelo Soares Dias.
    FC Portro 1 Benfica 1, apitado pelo Jorge Sousa.

    Portanto, nos jogos Grandes na Luz, os nomeados são jovens Internacionais do aviário mais sujeitos ao erro e à pressão. Em contraste, em Alvalade e no Dragão, é bem mais confortavel ser apitado pelos consensualmente 2 melhores arbitros em Portugal, porque são melhores, e erram menos...

    Mas há mais, na fase decisiva e terminal do campeonato, há uma curiosa inversão, isto quanto aos árbitros mais capazes:
    Benfica 5 Portimão 1, apitado pelo Soares Dias.
    Benfica 4 Sta Clara 1, apitado pelo Jorge Sousa.
    (jogos teóricamente faceis na Luz, nomeados os melhores).

    E fora da Luz?
    Braga 1 Benfica 4, apitado pelo Tiago Martins.
    Rio Ave 1 Benfica 2, apitado pelo Hugo Miguel.
    (na fase decisiva, e em jogos fora, e de elevado grau de dificuldade, nem Sousa, nem ASD, é curioso...)

    A verdade é uma coisa boa, mas terrível, por isso deve ser tratada com maior cautela....


    Janela_Opaca

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Luigi SLB11/7/19 22:14

      Esqueceste de colocar aqui as 8 jornadas seguidas que foste levado ao colo. E já agora os nomes desses árbitros e VAR. Só falas do que te interessa ou melhor a CARTILHA do FCP.
      Só para que conste o Benfica em 18/19 devia acabar o campeonato com uns 12 pontos de avanço. E para não te causar azia o teu 2o lugar é demasiado duvidoso.

      Eliminar
    2. Ora gaita, se jogo sim e outro também o FCP era arbitrado por árbitros do Porto...

      Eliminar
    3. No ano zero do VAR, na Holanda aconteceu um facto curioso :

      "Vídeo-árbitro anulou golo, e deu penálti à equipa adversária
      Caso insólito na supertaça da Holanda, entre o Feyenoord e o Vitesse.


      O lance aconteceu logo no início da segunda parte. O Feyenoord ganhava por 1-0 no jogo da Supertaça da Holanda quando aconteceu um lance polémico na área da equipa de Roterdão. Um avançado do Vitesse é derrubado, mas o árbitro manda seguir o jogo.

      O problema aconteceu quando, no contra-ataque que se seguiu, o Feyenoord marcou um golo, aumentando a vantagem para 2-0. Mas, quando os jogadores festejavam, o árbitro Danny Makkelie mandou parar a festa. Por indicação do video-árbitro, foi analisar a jogada no ecrão vídeo ao seu dispor.

      Conclusão? O juiz entendeu que foi mesmo penálti e castigou triplamente o Feynoord - golo anulado, cartão amarelo para o defesa El Ahmadi e penálti para o Vitesse, por falta sobre Tim Matavz.

      O Vitesse marcou golo e fez o 1-1 com que se chegou ao final da partida. "

      Não sei porquê, mas o que ocorreu na Holanda, tem tanto de Vila do Conde, a única diferença, o golo anulado do Feyenoord que daria o 2-0, não foi obtido num fora de jogo "milimétrico". Luigi, não está de acordo?

      Janela_Opaca

      Eliminar
    4. Águia Preocupada12/7/19 00:17

      Estas janelas são realmente opostas... Não viram o segundo golo do Benfica no ladrão... Ó janela, não foi o teu clube 1 - Benfica 1! Foi: o teu clube 1 - Benfica 2! É muita opacidade...

      Eliminar
    5. Com arbitragens justas o Calor da Noite e o Alcacete tinham acabado atrás do Braga. O Braga foi o grande prejudicado! E não é a 1ª vez.

      Eliminar
    6. Jorge Leitão12/7/19 01:15

      Em suma, para o janela suja só dois árbitros deveriam apitar o Benfica: o Jorge Super-cagão e o Artur Soares Dias e Dias.

      O curioso é que o Benfica ganhou 3 desses 4 jogos, mesmo acabando vários deles com menos um jogador, fruto de belíssimas arbitragens.

      No Pingo Doce, esgotaram-se os produtos para limpar vidros?

      Eliminar
    7. Luigi SLB12/7/19 10:26

      No dia que conseguires explicar como é que o Vasco Santos ainda é VAR? Aí vou dar-te crédito.

      Eliminar
    8. O Janela_Opaca que faça o favor de explicar como é que nos dois jogos para o campeonato entre FC Porto e Benfica o clube que fica a jogar com menos um em ambas as partidas é o SLB e quem agride a frente do arbitro um jogador do Benfica é o Brahimi e fica em ambos os casos em cammpo, já para não falar nos lances de carrinho do Herrera de carrinho as pernas dos atletas do SLB.

      Agradeço tb que explique como é que na taça da liga quando os dois clubes se voltam enfrentar o Marega empurra o Grimaldo e Marca golo e o Herrera faz falta sobre o Gabriel para começar outro lance que deu golo ao FCP, já para não falar no golo mal anulado a favor do BEnfica!

      Faça o favor de dizer quem foram os arbitros desses jogos assim como o do FC Porto Guimarães, ou arbitro do Estoril -FCP da época passada... podia ocntinuar a referir mts outros jogadores ou dizer que o FCP não tem nenhum jogador expulso a mais de três anos quando são a equipa mais "agressiva" e com atitudes anti-desportivas, fora os penaltis contra que não são marcados, quem é a equipa que em desvantagem nos ultimos 15 minutos tem faltas marcadas a favor duvidosas nas laterais para ambicionarem golos de bola parada.
      Podia tb falar do recorde de pennaltis marcados a favor do SCP vai para 2 épocas desde que matrimonio foi oficializado.

      Desculpem sei que falta ainda muita coisa para mencionar.

      É só para lembrar a todos os antis que o Benfica foi Campeão com um treinador da academia, que só foi integrado a meio da época e com 7 pontos de desvantagem sobre o primeiro classificado, para além disso apostou em vários jovens da academia um deles FElix, Florentino,Ferro e já lá tinha Ruben Dias!

      O Benfica na 1ª metade de uma época apostou nos jovens foi campeão com os mesmos , o Sporting anda a mais de 10 anos a tentar desde Paulo Bento e peanuts!!

      Tenham vergonha na cara são uns tristes ressabiados, foram vencidos a toda a linha depois de o maior ataque de difimação a uma instituição, para além do ataque cibernautico, agora quando os processos comessarem a cair e a serem condenados fujam suas ratazanas.

      Ass: Madskinn

      Eliminar
  12. Espinho é cidade vermelha, é ver como são os festejos junto à casa do Benfica.

    ResponderEliminar
  13. Que interesse tem isto quando os 3 da AF Lisboa são 3 andorinhas?? Parece um choradinho a pedir mais árbitros de lx a apitar o Benfica, para quê mesmo??

    Os do Porto choram ao contrário visto que quase todos os pontos que perderam foram com árbitros da AF Porto.

    A mim não me interessa para nada a associação de um árbitro, interessa-me a qualidade e imparcialidade do mesmo. O resto são peanuts.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se chamas andorinhas a lagartos e a sapos, concordo contigo. Os 3 árbitros de Lisboa são todos sapos verdes. Aliás, a maioria dos árbitros são sapos. Basta contá-los.

      Eliminar
  14. mas alguma vez o iluminado ia criticar quem ele apoiou e os amigos do seu grande compincha dos velhos tempos.

    já agors os acólitos passam a vida a reclamar que somos sempre prejudicados e que é tudo uma vergonha.
    mas depois acham que não se deve criticar quem manda, o nandinho e o fontanelas, porque depois eles ainda podem retaliar.
    é só rir estes argumentos mas vindo de fantoches só podia ser para rir.

    ResponderEliminar
  15. Este domínio descarado dos árbitros do norte (Porto, Braga e Aveiro), é como recuarmos umas décadas, ao tempo do Adriano Pinto. Eles controlam a arbitragem para poderem controlar o resto.
    A direcção do SL Benfica deve estar satisfeita com este quadro de árbitros, porquanto, ainda agora no jogo de apresentação e homenagem a Jonas, foram desencantar o árbitro Fábio Veríssimo, que nem sequer é de Lisboa, e o LFV comeu e calou. Começa bem!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E se estiveram atentos, nos cursos para mulheres árbitros são todas do Porto e arredores. Não sei o que a AFL anda a fazer. A dormir? EU sei que a afluência é dominado pelos lagartos, Infomrç

      Eliminar
  16. acho esta polarização uma escandaleira.

    Qual o critério, as notas dos árbitros ? e quem é que, praticamente, atribui as notas aos arbitros (e aos irmaos) e não teem problemas em dize-lo a viva voz?

    com outra distribuição regional ao menos pesava mais na conta do gasoleo do madureira e dos super-cagões para intimidação nos negócios fsmiliares, para imputarem como ajudas de custo ao frutabol.

    E mais, acho que a escolha dos árbitros devia ser perfeitamente aleatória.
    Não sei se o meu estomago aguenta ver constantemente ainda esta época a tromba de ASD, hugo miguel e fábio verissimo.

    ò fontelas, vai-te catar, meu. inscreve-te em paraquedismo livre com o proença e o fernando martins

    ResponderEliminar
  17. ZacaelRusso14/7/19 19:26

    Shadows, Deixem os árbitros em paz, preocupem-se em "lutar" para que a directoria reforce o plantel com jogadores que façam a diferença, mas mesmo a diferença. Marcar mais golos, do que se sofremos «Basta» não há árbitros que nos derrubem. E nunca vai haver jogos sem árbitros, por isso, temos que dançar conforme a música. Já agora o que se passa com os árbitros passa-se com os clubes. Quantas equipas disputam o Campeonato de Coimbra para baixo. Pois é!!!

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking