O Novo Blog Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. email: novogeracaobenfica@gmail.com


sábado, 24 de outubro de 2020

A 4 dias das eleições, Carta Aberta aos sócios

Avatar
 ●  104 comentários  ● 

Estamos a um passo de sermos confrontados com um SLBenfica de investidores e dinheiros. É isso que este acto eleitoral nos tem demonstrado, não porque os candidatos o assumam, mas porque os benfiquistas se conformam com atitudes e posturas de candidatos que não mais pretendem do que actuar como donos do SLBenfica.

De Luis Filipe Vieira já todos conheciamos a postura. Uns gostam, outros não, mas Luis Filipe Vieira não é nem nunca será um presidente emocional. É um homem de negocios (e não vou julgar a legitimidade de alguns nem os poderes que o aguentam) e onde se mete é para estar num negócio. Nós olhamos para a Luz cheia e arrepiamo-nos de emoção, Luis Filipe Vieira (como Domingos Soares Oliveira) sorri de satisfação pela elevada receita que isso representa na bilhetica e nos gastos indirectos em dia de jogo.

Esse é, desde logo, um elemento em que tanto João Noronha Lopes como Rui Gomes da Silva são distintos de Vieira. Nota-se bastante mais emoção e paixão pelo SLBenfica nas palavras, gestos e atitudes.

Tratam-se de duas candidaturas diferentes, e o que me afasta de João Noronha Lopes é ainda maior do que me afasta de Luis Filipe Vieira, porque como desafiante (será?) ao presidente em funções teria a obrigação clara de apresentar uma postura diferente.

Nos ultimos dois dias abriu-se novamente a polémica sobre a unificação das candidaturas o que, num sentido óbvio, faria a disputa com Luis Filipe Vieira bastante mais arrojada, mas  João Noronha Lopes demonstrou não o querer fazer segundo as notícias e relatos que o candidato Rui Gomes da Silva deu nota e cujos factos não foram desmentidos. É legítimo que João Noronha Lopes não queira essa convergência, mas isso deixa também claro que não pretende vencer as eleições... o que só acentua a acusação que muito lhe tem sido apontado de ser uma candidatura para "proteger" Vieira conquistado bastantes votos a outros candidatos... mas não o suficiente para vencer.

No que me diz respeito, como benfiquista, revejo-me nos elementos que Rui Gomes da Silva colocou como condições:

- Quebrar o regime de "exclusividade" ou parceria com Jorge Mendes
- Assegurar que o capital da SAD jamais será alienado a investidores
- Garantir que os jogos do SLBenfica em casa continuarão na BenficaTV.

Já hoje soube-se que o mesmo candidato que não pretende reforçar a oposição a Vieira, a fazer fé nas palavras de Rui Gomes da Silva não desmentidas por João Noronha Lopes, tentou na secretaria que as candidaturas de Rui Gomes da Silva e Bruno Costa Carvalho não fossem aceites...

Ora, isto das duas uma: 
- Ou se trata de uma manobra que sabia à partida que não terá sucesso, que teve o cuidado de "publicitar" num jornal que - como já aqui se comprovou várias vezes - tem dado muita visibilidade a João Noronha Lopes (mais que qualquer outro). Objectivo? Fazer-se destacar pelo compromisso alegado de cumprimento dos estatutos! Um objectivo muito fraco...

- Ou efectivamente quer concorrer sozinho contra Luis Filipe Vieira... mas não está disposto a ceder nos três pontos acima O QUE É MUITÍSSIMO GRAVE!

Por outro lado ontem tivemos uma notícia refrescante mas infelizmente não comunicada na forma como todos gostaríamos:

- Rui Gomes da Silva apresentou a sua lista e anunciou que se ganhar convidará Lourenço Pereira Coelho para liderar todo o futebol do SLBenfica. Não podemos, contudo, chamar "trunfo eleitoral" porque Lourenço Pereira Coelho, na qualidade de funcionário da SAD actualmente liderada por Luis Filipe Vieira, rapidamente saiu a terreiro a dizer que não assume (pelo menos por agora) que aceita esse convite.

- Também já ontem, num esclarecimento sobre porque anunciou o nome de Lourenço Pereira Coelho, Rui Gomes da Silva anunciou que alem deste também João Gabriel será convidado para integrar a sua equipa no SLBenfica, para liderar a comunicação. Algo que o próprio nem sequer comentará, obviamente, por ser o actual responsável de comunicação de Luis Filipe Vieira.

Além disto, anunciou toda a lista para a Direcção e teve também a atitude aberta de anunciar a estrutra da SAD e dos nomes que pretende anunciar. Infelizmente nenhuma das candidaturas resolveu seguir o exemplo.

Os dois nomes anunciados por Rui Gomes da Silva como sendo quem o candidato quer para o SLBenfica são um indício do que já há muito se sabia e que revela, pelo menos, coerência por parte do candidato: Reconhece que há profissionais de valor no percurso de Luis Filipe Vieira, que foram responsáveis por factores positivos ao longo dos anos, porém há elementos na gestão de Vieira com os quais concorda e por isso saiu e se candidata para assumir a mudança. 

Coerente! Goste-se ou não do discurso e da agressividade... a transparência e coerência que não temos visto em Noronha Lopes parece ser a aposta de Rui Gomes da Silva que, porém, não apresenta a máquina de comunicação que João Noronha utiliza para fazer chegar a palavra aos sócios


Ora, dito isto... no próximo dia 28, antecipação que apenas interessa a Luis Filipe Vieira - ainda para mais quando coloca o acto eleitoral a meio da semana, vejo que enfrentamos mais uma vitória da monarquia de Luis Filipe Vieira, que já nos deu conta que a dinastia terá sucessão em Rui Costa - de quem continua a não se ouvir uma palavra, talvez na salvaguarda que outro candidato o leve também se algo muito estranho acontecer nas eleições.

Há muito que aqui assumi a minha postura distante de João Noronha Lopes, por factores que aqui fui expondo. Acho que isso é legitimo, cada um vota em quem quiser... Mas quero também assumir que perante a desconfiança que me dá João Noronha Lopes (e aceito que outros não o vejam assim), se houvesse convergência de listas sob a liderança de João Noronha Lopes eu possivelmente votaria em Luis Filipe Vieira, como já aqui expliquei, pois a incerteza que me oferece João Noronha Lopes é algo em que não me revejo como sócio do SLBenfica.

Quero mais uma vez reforçar que não tenho qualquer dúvida sobre o benfiquismo e idoneidade de João Noronha Lopes e de Rui Gomes da Silva. Não posso dizer o mesmo de Luis Filipe Vieira pelo que acima expliquei... ao contrário de muitos não coloco em causa o seu benfiquismo, mas a falta de emoção e paixão que demonstra, se por um lado nos dão certezas sobre a sustentabilidade empresarial... por outro lado são facadas ao ADN benfiquista.

Caso Luis Filipe Vieira vença, como antecipo face às circunstâncias criadas (pelos factos expostos) por culpa de João Noronha Lopes, será o meu Presidente, como o seria João Noronha Lopes, como o seria Rui Gomes da Silva.

Luis Filipe Vieira terá o meu apoio em tudo o que fizer bem e a minha crítica em tudo o que fizer mal, como assim o terá outro caso seja vencedor. Não sou nem serei anti ninguém e considero bastante mais plausível que Rui Gomes da Silva dê luta a Luis Filipe Vieira do que João Noronha Lopes, mas ganhe quem ganhar... que ganhe o SLBenfica.

Pouco importa fazer apelos ao voto no candidato X ou Y! Cada um que vote de acordo com a sua consciência, mas acima de tudo não votem contra ninguém, é o meu único apelo! Votar em Noronha Lopes (ou em Rui Gomes da Silva) porque acreditam que esse candidato pode "fazer cair" Vieira é um erro... Foquem-se nos compromissos, na seriedade que entenderem ter cada candidatura e votem acima de tudo no Presidente que gostariam de ter no SLBenfica...

Mas lembrem-se que o SLBenfica é muitos do que promessas, é talvez a estrutura orgânica mais dificil de liderar em Portugal, pela exposição mediática e por muitos muitos interesses que gravitam à volta de uma organização tão enorme.

VOTEM BEM! VOTEM NO SPORT LISBOA E BENFICA! Mas acima de tudo saibam no dia a seguir continuarem todos a ser benfiquistas, exigentes e devotos do Clube que amamos, seja quem for e porque for que ficou como líder. Sejam intolerantes como as mentiras e esquemas. Sejam "letais" com espinhas dobradas e ditos por não dito. SEJAM DO BENFICA!

O meu maior desejo é que, seja quem for o futuro Presidente (eu sei em quem vou votar e não votarei contra ninguém, votarei a favor do que acredito)... que no futuro não sejamos defensores de pessoas individuais, mas do Clube e que isso esteja sempre acima de qualquer homem.

BEM HAJA A TODOS E VIVA O SPORT LISBOA E BENFICA

sexta-feira, 23 de outubro de 2020

Comunicado Oficial

Avatar
 ●  25 comentários  ● 
COMUNICADO OFICIAL
Conforme é do conhecimento público não será possível a realização do ato eleitoral para os Órgãos Sociais do Sport Lisboa e Benfica na data inicialmente prevista, dia 30 de outubro, decorrente das rigorosas restrições anunciadas pelo Conselho de Ministros, de proibição de livre circulação de cidadãos entre concelhos, entre os dias 30 de outubro e 3 de novembro.

De acordo com o previsto agravamento da situação pandémica para os próximos tempos, conforme assumido publicamente pelos responsáveis e especialistas da área da saúde com a inerente implementação das mais variadas medidas de segurança e restrição.

Respeitando o rigoroso cumprimento dos Estatutos do Clube, que estabelece e define, nos termos do artigo 55, número 2, alínea a), que os atos eleitorais para os Órgãos Sociais do Clube (Mesa da Assembleia Geral, Direção e Conselho Fiscal) devem realizar-se entre 24 e 31 de outubro, de quatro em quatro anos.

A Mesa da Assembleia Geral do Sport Lisboa e Benfica, reunida hoje com representantes das quatro listas candidatas às Eleições dos Órgãos Sociais do Sport Lisboa e Benfica, comunicou-lhes a decisão de antecipar e convocar o ato eleitoral para o próximo dia 28 de outubro de 2020, quarta-feira, nos termos e condições previstos na convocatória anteriormente publicada, designadamente quanto a horários e locais de voto. 

Lisboa, 23 de outubro de 2020

A Mesa da Assembleia Geral do Sport Lisboa e Benfica

O futebol do SLBenfica não é Jorge Jesus

Avatar
 ●  85 comentários  ● 

Jorge Jesus pode dar as desculpas que quiser... mas ontem foi dado um tiro directamente no coração, na tradição e nos valores do SLBenfica. Ver, na segunda parte, o Otamendi entrar em campo como capitão roça a provocação por parte de Jorge Jesus e denota uma postura de "estou-me nas tintas para o SLBenfica, isto é como eu quero".

Já sabíamos que infelizmente Luis Filipe Vieira se deixou entrar nessa situação de ignorar os sócios e focar-se em ser um "Dono Disto Tudo" que todos têm a obrigação moral de aceitar.

... mas um assalariado do SLBenfica fazer o mesmo que quem se considera dono, mas que pelo menos foi eleito para ser considerado dono... isso já é demais.

O futebol do SLBenfica não é Jorge Jesus...

... o futebol do SLBenfica necessita de um líder. Luis Filipe Vieira já escolheu o seu (Jorge Jesus) e está claro que não interessa ao SLBenfica esse caminho. 

Para os que diziam que a formação não chega para a Europa do futebol... ontem vimos que os milhões pelos vistos também não chegam, ainda para mais quando equipas como o City entram em campo com mais jogadores da formação do SLBenfica que... o SLBenfica.

Infelizmente, os candidatos que muito falam e pouco concretizam também não se demonstram disponíveis para ser claros com os sócios do SLBenfica. Muitos falam em grandes projectos para o futebol, mas nenhum diz quem o vai liderar, como o vai liderar, etc. CREDIBILIDADE ZERO!

O futuro do SLBenfica será muito complicado com Luis Filipe Vieira nestes termos, mas os candidatos não parecem ser mais transparentes, pois não apresentam as suas equipas nem quem vai liderar aquilo que se comprometem executar... a menos que os candidatos o único que queiram seja trocar-nos um "one man show" por outro (neste caso eles) e para isso: Não obrigado!

quinta-feira, 22 de outubro de 2020

É isto que tem para oferecer, Luís Filipe Vieira?

Avatar
 ●  95 comentários  ● 
Uma equipa que se vê aflita para vencer um clube da segunda divisão europeia.

Uma defesa que é um passador, e em que continuamos sem laterais de qualidade superior...mais um ano!

Valeu a grande exibição de Darwin, que todos desejamos que seja para continuar, mesmo que o desgraçado que treina o SL Benfica já venha dizer que é para vender.

E só mesmo um desgraçado para quem o SL Benfica é uma teta milionária é que coloca a braçadeira de capitão em alguém como Otamendi.

Tanto Jorge Jesus como Luís Filipe Vieira e toda a corja que gravita na SAD é que pode aceitar a braçadeira do SL Benfica no braço de Otamendi.

Lech Poznan - SL Benfica

Avatar
 ●  53 comentários  ● 

ONZE DO SL BENFICA: 

Odysseas, Gilberto, Otamendi, Vertonghen, Grimaldo, Gabriel, Taarabt, Pizzi, Everton, Waldschmidt e Darwin.


SUPLENTES: 

Helton, Jardel, Ferro, Nuno Tavares, Weigl, Diogo Gonçalves, Chiquinho, Cervi, Pedrinho, Rafa, Seferovic e Gonçalo Ramos.

ESCÂNDALO: Porto SAD com 110M€ de prejuízos, 310M€ de prejuízos acumulados e -200M€ de capitais próprios negativos

Avatar
 ●  41 comentários  ● 

 

A Porto SAD vai acumular cerca de 60M€ de prejuízos no 2º Semestre 2019/2020, que vão somar aos 51,8M€ do 1º Semestre 2019/2020, superando os 110M€ de prejuízos em 2019/2020... que a Porto SAD vai anunciar até final do mês!

 

 De forma resumida, o "melhor cenário possível" a anunciar pela Porto SAD, até 31/10/2020, será a seguinte, podendo os números ainda ser ligeiramente piores:

- 110M€ de prejuízos na Porto SAD em 2019/2020.

- 310M€ de prejuízos acumulados e do exercício, desde a criação da Porto SAD.

- 200M€ de capitais próprios negativos atribuidos aos accionistas da Empresa-mãe (F. C. Porto).

 

A Benfica SAD apresentou em 2019/2020, de forma resumida:

+ 41,7M€ de lucros na Benfica SAD em 2019/2020.

+ 46M€ de lucros acumulados e do exercício, desde a criação da Benfica SAD.

+ 161M€ de capitais próprios positivos.

 

A eventual "venda" do plantel do Porto não chegaria para cobrir os prejuízos acumulados e do exercício, no valor de -310M€, ao contrário do que Pinto da Costa referiu na TVI, atendendo a que o Plantel do Porto (sem emprestados) está avaliado em apenas 200M€ (segundo o transfermarkt).

Têm saudades não é? Mas esse tempo acabou

Avatar
 ●  32 comentários  ● 

 


Os andrades têm muitas saudades da impunidade. 

Dos tempos em que o Catão, o Abel e outra escumalha do género agredia sem castigo jornalistas, dirigentes e atletas adversários.

Esses tempos já acabaram. A vossa impunidade ainda não, mas como era já não volta a ser.

Já agora, grande Bernardo Silva! Um benfiquista sente sempre alegria por vencer a batota.


quarta-feira, 21 de outubro de 2020

Números "críticos"

Avatar
 ●  40 comentários  ● 
12 anos de actividade em defesa do SL Benfica.

11498 textos publicados. 

438622 comentários aos textos.

Mais de 60 milhões de visitas.

Quando os "críticos" armados em imparciais quiserem falar em publicações sobre o SL Benfica, é melhor pensarem novamente.

Nós no NGB nunca fomos nem seremos imparciais quando toca ao SL Benfica.

Pensamos pela nossa cabeça e isso custa muito aos "imparciais travestidos de cordeiros".

Não estamos cá para gostarem mais ou menos do que escrevemos. Nem vamos atrás de modas, de clickbaits ou de grupos de fãs de candidatos.

Por isso é que em 12 anos o único anúncio que existe nesta página é um link para se fazerem sócios do SL Benfica.

Seja o Guerra, o Marinho, o Bernardo, o Janela, o Manha ou qualquer outro cartilheiro de cara vermelha, aqui terão sempre azar.

Vieiristas, Noronhistas, Gomes Silvistas ou outros adeptos do fanatismo e adoração por pessoas e não pelo clube terão sempre aqui um local de oposição.

Aqui não se lava a imagem de ninguém nem se mente aos benfiquistas.

O nosso foco é e será defender o SL Benfica de todos os que se querem aproveitar do clube.

João Noronha Lopes não tem ideias...ou tem mas são de Rui Gomes da Silva e da sua equipa!

Avatar
 ●  69 comentários  ● 
Há quem ache que é uma embirração com João Noronha Lopes. Não, não é.

Queremos o melhor para o SL Benfica e defenderemos o clube até à exaustão, como o temos feito desde 2008.

Já tivemos um presidente eleito pela comunicação. Não vamos ter outro. 

Exemplo 1:

Rui Gomes da Silva a 30 de Julho: “Formar para reter e não para vender”.

João Noronha Lopes a 07/10, 20/10 e sempre que dá uma entrevista: “Formar para jogar, não é formar para despachar”.

Decorridas umas 10 semanas, a equipa multidisciplinar que inclui experiência obtida na candidatura de Barack Obama terminou a leitura do dicionário de sinónimos. Assim, “reter” passou a “jogar”, enquanto “vender” se tornou “despachar”.

Exemplo 2:

Rui Gomes da Silva a 01/10: "Luís Filipe Vieira diz que quem o critica, critica o Benfica. […] Quem, de entre todos nós, ao criticar o primeiro-ministro ou o senhor Presidente da República, sentiu estar a criticar Portugal?"

João Noronha Lopes a 18/10: "Quando estamos a criticar a gestão de Luis Filipe Vieira não estamos a criticar o Sport Lisboa e Benfica. Seria a mesma coisa que nas próximas eleições presidenciais os outros candidatos não poderem criticar Marcelo Rebelo de Sousa porque então estariam a criticar Portugal".

Habituado a um negócio em que vendia um gelado Sundae e seu concorrente direto vendia um gelado igual Sandy, o gestor de reconhecida qualidade, mas que se desconhece por que não tem emprego, tenta vender ideias dos outros.

Exemplo 3:

Rui Gomes da Silva a 29/09: "Se fosse presidente, não gostaria que nenhum dos atletas ou funcionários do clube se pronunciasse sobre o ato eleitoral."

João Noronha Lopes a 12/10: "Eu acho que qualquer funcionário do Benfica se devia abster de apoiar qualquer candidato".

JNL, como não tem uma ideia original, tem a sorte de ser produto de uma máquina de comunicação que ouve quem sabe do Benfica e copia as ideias.

Exemplo 4:

Rui Gomes da Silva: Programa lançado em Julho com 5 pilares.

João Noronha Lopes: Programa lançado em Outubro com 3 pilares.

Igualmente assente em “pilares”, o programa de João Noronha Lopes apresenta maior ousadia de engenharia, reduzindo em 2 o número de pilares necessários, em comparação com o de Rui Gomes da Silva.

Exemplo 5:

Rui Gomes da Silva a 30/07: "Implementação do sistema eleitoral a duas voltas […] a legitimidade democrática no Benfica tem de ser alcançada com “50% + 1 voto”."

João Noronha Lopes a 28/09: "Queremos introduzir uma segunda volta sempre que nenhum candidato obtenha uma maioria absoluta dos votos expressos na primeira volta."

Num momento invulgar de honestidade na sua campanha, João Noronha Lopes já afirmou que copiou uma (só uma?!) ideia do programa de Rui Gomes da Silva. E depois, com direito ao Óscar da Cara de Pau, disse que “as ideias não pertencem a A, B ou C”.

Exemplo 6:

Rui Gomes da Silva a 30/07: [voto eletrónico] deverá ser acompanhado de voto físico em urna […] O processo eleitoral deve ser validado por entidade externa idónea, competente e independente do clube e da SAD.

João Noronha Lopes a 28/09: "Haverá obrigatoriedade de voto em urna. O voto em urna poderá ser complementado por voto eletrónico desde que com procedimento auditado por entidade externa".

Dois meses foram necessários para apresentação do programa da candidatura nascida para dividir a oposição a Luis Filipe Vieira. Esperava-se, no mínimo, originalidade.

Exemplo 7:

Rui Gomes da Silva, em entrevista a A Bola (14/08): "Um presidente do Benfica não pode esconder-se atrás de um treinador. Seja ele qual for."

João Noronha Lopes a 10/09: "Pedimos que não se esconda atrás de Jesus e venha debater com todos".

Razzie de ator secundário vai para… Frei Tomás!
O candidato que se esconde atrás de um humorista aponta o dedo ao candidato que se esconde atrás de um treinador.

Exemplo 8:

Rui Gomes da Silva a 30/07: "Para presidente da Direção, para presidente da mesa Assembleia Geral e para presidente do conselho fiscal, alteração para idade mínima de 35 anos e 15 anos de sócio efetivo; 

- Para os restantes membros dos órgãos sociais, alteração para antiguidade mínima 10 anos de sócio efetivo. 

e) Limitação de mandatos do presidente a 2 consecutivos de 4 anos, de forma a promover o rejuvenescimento do clube e evitar que se criem rotinas e vícios de ocupação do poder que prejudiquem gravemente a modernização e o crescimento do Benfica."

João Noronha Lopes a 28/09: "Queremos reduzir de vinte e cinco para quinze o número de anos de sócio (correspondente e efetivo) requeridos para a candidatura a presidente dos três órgãos (Direção, Assembleia Geral e Conselho Fiscal) e manter em dez o número de anos de sócio requeridos para membro dos órgãos sociais. No caso dos presidentes dos três órgãos, imporemos também a obrigatoriedade de se ter, pelo menos, trinta e cinco anos de idade. O presidente do Sport Lisboa e Benfica poderá cumprir apenas três mandatos, consecutivos ou alternados, num período máximo acumulado de 12 anos na presidência do clube.

SEGUNDA VOLTA ELEITORAL 

O presidente do Benfica deve ser o presidente de todos os benfiquistas. Para que isso aconteça, queremos introduzir uma segunda volta sempre que nenhum candidato obtenha uma maioria absoluta dos votos expressos na primeira volta."

Razzie de guarda-roupa. O programa tenta vestir-se de novo, mas só acrescenta remendos. Neste caso, aumenta o número de mandatos de dois para três.

Exemplo 9:

Rui Gomes da Silva a 30/07: "Criação de um comité de história do clube […]será composto por personalidades de reconhecido mérito na historiografia do Sport Lisboa e Benfica e do desporto português. […]O comité será responsável por: 

- Revisão e, se necessário, correção de eventuais incorreções históricas existentes no museu e em outras comunicações institucionais do clube; 

- Recolha contínua de informação para aumentar o conhecimento sobre a História do clube; 

- Elaboração (ou patrocínio) de uma história universal do Benfica – rigorosa e isenta de interesses (sujeita a escrutínio por parte de um colégio de personalidades de reconhecido mérito); 

- Revisão e, se necessário, correção de dados históricos do clube tornados públicos por meios de comunicação social, federações, associações e outros organismos."

João Noronha Lopes a 28/09: "Este projeto (projeto história do Benfica) visa, através do lançamento de um projeto de investigação multidisciplinar, estimular uma História do Benfica que complemente a narrativa desportiva já existente com um estudo da componente institucional e sociológica do clube, da avaliação do seu papel na sociedade portuguesa, da sua relação com os poderes instituídos e do contributo para a projeção de Portugal no mundo".

A História do Benfica merece mais que uma candidatura cuja grande atributo é copiar.

Exemplo 10:

Rui Gomes da Silva a 24/09: "Apresentação de uma solução financeira em parceria com a fintech portuguesa Pagaqui. A utilização de um cartão bancário por parte dos sócios gerará, em velocidade cruzeiro, no mínimo 5 milhões de euros, a aplicar nas modalidades e em apoios permanentes às Casas do Benfica."

João Noronha Lopes a 28/09: "Criação de um fundo de emergência para as Casas do Benfica, que assegure a sobrevivência destas instituições no contexto excepcional em que vivemos".

Uma medida de futuro em comparação com uma medida paliativa, apenas para não dizerem que não apresentou nada.

Exemplo 11:

Rui Gomes da Silva a 30/07: "Crescimento em mercados estratégicos através de parcerias com agentes locais, por exemplo, através de escolas de futebol".

João Noronha Lopes a 28/09: "Vamos expandir a rede de escolas do Benfica fora do território nacional."

2 meses para não ter uma única ideia original. 

Exemplo 12:

Rui Gomes da Silva a 30/07: "Acompanhamento das modalidades por parte da direção do clube, com presença nos pavilhões".

João Noronha Lopes a 28/09: "A Direção deverá marcar presença assídua no acompanhamento das equipas das várias modalidades."

Percebem ao pormenor que foi o apenas replicar o programa de Rui Gomes da Silva?

Exemplo 13:

Rui Gomes da Silva a 30/07: "[nas equipas de formação] elemento na equipa técnica com história e glória no clube que passe a mística e a grandeza do Benfica aos jovens, de forma a incutir-lhes a cultura de mística e vencedora do Clube."

João Noronha Lopes a 28/09: "É nosso firme propósito assegurar que todas as equipas técnicas em todos os escalões têm pelo menos um membro com um passado significativo como atleta do Benfica, garantindo mística e cultura de vitória no Seixal."

O humorista que decidiu apoiar um candidato sem história nem mística e representante de interesses económicos, tem já muito material para o próximo programa “isto é gozar com quem tem trabalho feito”: no jogo de palavras, “elemento” passou a “membro”, a “história e glória” passou a “passado significativo”, e por fim, da “cultura de mística e vencedora” passaram a “mística e cultura de vitória”.

Exemplo 14:

Rui Gomes da Silva a 30/07: "Integração do futebol feminino na SAD. Queremos dotar o nosso plantel de condições para lutar pela conquista da Liga dos Campeões."

João Noronha Lopes a 28/09: "[…] futebol feminino, vamos transferi-lo para o universo da Benfica SAD, de modo a potenciar a dimensão europeia da equipa […] Investiremos nesta equipa, de forma a colocar a nossa equipa no top europeu."

Sem vergonha nenhuma em copiar tudo ao ínfimo pormenor.

Exemplo 15:

Rui Gomes da Silva a 30/07: "Teremos de equacionar o fim da equipa B ou da equipa sub-23".

João Noronha Lopes a 28/09: "Consideramos importante reavaliar a continuidade da equipa de sub-23."

Foi fazer copy/past.

Exemplo 16:

Rui Gomes da Silva a 30/07: "O Sport Lisboa e Benfica não pode continuar a gastar milhões de euros anuais em jogadores que nunca jogaram no clube e que servem apenas para alimentar a máquina comissionista que se move ao redor do clube".

João Noronha Lopes a 28/09: "Não podemos contratar jogadores que nunca vestirão a camisola do Glorioso, não somos porta giratória e não devemos participar em fluxos internacionais pouco claros".

------------------------------

Podem querer muita coisa, menos que se vote em alguém que se limita a copiar e que nem isso faz bem.

Quem quer derrotar Vieira, e nisso o NGB é o primeiro da fila, não o pode querer fazer a qualquer custo. Já lá meteram um João Vale e Azevedo, que até escritório na Avenida da Liberdade tinha. 

Já tentaram meter Rangel com uma campanha na internet muito grande. Teve 13%.

O futuro do SL Benfica faz-se com ideias e com quem as tenha e saiba executar e não com bandas desenhadas ou campanhas de marketing. 

Não esperem que se apoie um candidato que até no orçamento mente e que esconde os seus apoios financeiros. 

Não esperem que se acredite num candidato que é gozado pelos jornalistas porque vai para as entrevistas colar papéis nas cadeiras com o que tem que dizer. 

Não esperem dar credibilidade a um candidato que só pede debates a quem sabe que não os vai fazer.

Mas acima de tudo, não esperem que se apoie um candidato que está feito com Luis Filipe Vieira e que não se apresentou para ganhar mas para fazer com que ninguém possa derrotar Vieira. 

João Noronha Lopes é o Abílio que não quer ganhar mas que outros percam. 

E se alguma vez conseguisse vencer, teríamos o SL Benfica transformado num Sporting em 4 anos, cheio de primos, tios e tias, todos a parasitar o clube até não haver mais dinheiro.

Não somos lagartos.

terça-feira, 20 de outubro de 2020

E era preciso uma equipa de milhões ou uma equipa equilibrada e com alguns craques, e um treinador competente e ambicioso?

Avatar
 ●  104 comentários  ● 

"A passagem de Ronald Koeman pelo Benfica esteve em destaque na conferência de imprensa de antevisão do duelo entre Barcelona e Ferencváros. Isto porque o técnico lembrou as campanhas na Champions pelo Ajax (2002/03) e pelas águias (2005/06), tendo caído em ambas nos quartos-de-final. Ao serviço do clube da Luz, até foi eliminado pelo Barça. "Jogámos em casa e ficou 0-0. Na segunda mão, o Simão Sabrosa teve uma oportunidade para empatar quando perdíamos 0-1, mas não conseguiu. Às vezes temos a sorte do nosso lado e outras não", recordou o holandês." - Record.

Já o escrevi aqui no passado. Despedir Ronald Koeman foi uma das piores decisões de Luis Filipe Vieira.

Com ele, jogamos olhos nos olhos com algumas das melhores equipas da Europa na altura, uma delas campeã europeia.

Aquele jogo do Barcelona ainda hoje me dá azia, quer pela oportunidade falhada a que se refere o treinador, mas pela dualidade de critérios da arbitragem, na Luz e em Nou Camp.

Foi nessa temporada que vimos um dos jogos mais épicos dos últimos 20 anos, em Anfield frente ao Liverpool.

Luis Filipe Vieira trataria de rebentar com essa equipa e de despachar Ronald Koeman.

segunda-feira, 19 de outubro de 2020

Canal público oferece tempo de antena a um dos maiores devedores do país, que já custou 200M€ a todos nós

Avatar
 ●  100 comentários  ● 
"Luís Filipe Vieira participou no Trio D'Ataque claramente na qualidade de candidato à presidência do Benfica. Por isso, e ainda para mais tratando-se de um canal público, é imperativo que a RTP faça o mesmo convite aos restantes candidatos nas próximas edições do programa. Já seguiu pergunta para o provedor da RTP"
(Militância Benfiquista).

Luis Filipe Vieira recebeu o que os outros candidatos não têm: tempo de antena no canal público.

Aqui ficam os tópicos que o Record resumiu:

Jorge Jesus e as eleições 

"Não foi contratado para eu ganhar as eleições, até porque o Jorge Jesus é um nome controverso no mundo benfiquista. Há um ano ninguém sabia que ia haver uma pandemia... Numa conversa em casa dele há um ano disse-lhe que se houvesse uma alteração no Benfica ele seria o próximo treinador do Benfica. Estava o Bruno Lage. Ele foi em maio ou junho para o Brasil, esta conversa foi em março."

Uma das primeiras mentiras de LFV. Sabe muito bem que JJ só não veio muito antes porque LFV não conseguiu fechar essa operação. E JJ não é controverso. JJ é um miserável pelo que ele fez e disse quando esteve no Sporting.

Benfiquistas já perdoaram Jesus?

"Ele foi muito claro na apresentação e no que disse, qualquer benfiquista deve estar feliz, ele é o nosso treinador e todos queremos que o Benfica ganhe."

Não se trata de perdão, mas sim de que JJ nunca mais deveria ter entrada na Luz como colaborador do clube. 

Investimento no plantel
"Acho que benfiquistas não devem estar preocupados. Primeiro titulo que Benfica adquiriu foi credibilidade. Nunca o Benfica comprava o Everton por 20 milhões o ano passado. Waldschmidt igual. Darwin será uma referencia do futebol mundial. Jogadores que alem de termos retorno desportivo bastante alto, vamos ter desportivo também. No tempo que vivemos hoje, não é o Benfica Sporting ou Porto, qualquer empresa vai passar dificuldades. E Benfica tem de estar preparado para ela. Posso dizer que há jogadores destes comprados a 5 anos sem juros. Quando se tem credibilidade conseguem-se coisas diabólicas e é nas crises que devemos investir. Benfica será fácil recuperar 100 ou 150 milhões de euros."

Esperemos que a auditoria que será pedida após as eleições seja pública. As operações financeiras que andam a suportar as contratações estão a colocar em causa o futuro do clube. Ou é mentira que todas são a pagar além do próximo mandato?

António Costa na Comissão de Honra
"Tenho sido sempre homem coerente. O António foi meu apoiante em 2012, 2016 e já como primeiro-ministro, mas como cidadão e sócio do Benfica. Agora foi na mesma condição. O que se passou desta vez? Isso é que me está a intrigar? Foi o mesmo primeiro-ministro e o mesmo cidadão… Nas anteriores não perturbou tanto porquê? Entendi que ele não podia estar a sofrer nada comigo. Nem ele nem nenhum político, então entendi tirá-los todos de lá. E a situação do presidente da CM Lisboa igual."

Nada a dizer. Cada um apoia quem quiser. 

Ataques à campanha?
"A minha campanha é limpa. Não vou atacar ninguém. A minha vida é limpa, tenho resposta para toda a gente. Outros se calhar podem não ter."

Pedro Guerra e o Marinho ainda não conseguiram parar de rir...

Defesa-central pretendido por Jesus
"Uma coisa é o que jornalistas escrevem, outra é o que conheço do Jorge Jesus. Podem dizer que ele ambiciona ter um determinado jogador. Mas até dezembro… até posso já nem ser eu o presidente. Jesus é treinador do Benfica, tem grande relação com administração, com Tiago Pinto e comigo. Nós somos amigos. Jorge é hoje a cara do Benfica. As vezes dizemos ‘eu quero’ e não é bem assim. Vinícius saiu por empréstimo e ele não quis nenhum avançado, foi buscar Gonçalo Ramos e já renovámos com ele."

Todos somos estúpidos e não percebemos o que JJ disse mais que uma vez sobre os defesas centrais.

Rui Costa sucessor
"É o meu ultimo mandato. Só podia abdicar para ganhar um penta, mas isso é outra coisa… Dizem que aquilo é monarquia. Dentro do Benfica há gente qualificada para dar continuidade ao projeto. Quem vota são os sócios. O que eu disse foi ‘Eu sou o presente e tu, Rui, és o futuro’."

Acredita quem quer. Eu não. Não acredito que LFV saia a não ser preso ou falecido. Nem acredito que Rui Costa tenha capacidade para ser presidente do SL Benfica.

Último mandato
"Há um tempo para tudo na vida. Eu tenho família também. Sei quantos dias tive de férias no Benfica nestes anos. Fazer o que se fez em 20 anos não é para todos. Benfica era caso de estudo para saber como foi possível tornar isto tudo assim e este projeto, que é empresarial com amor popular."

Pensava que seria nesta parte que as lágrimas apareciam. 

Ambição
"Prioridade é onde entrar ganhar todos os jogos e no fim fazemos as contas. É uma aposta firme minha ganhar um título europeu. Nestes 4 anos vou lá chegar. Uma jura que fiz ao meu pai e só falta cumprir esta. Hei-de conseguir."

Já cá faltava. Quem foi o único que passou os últimos 2 anos a dizer que o SL Benfica tinha que lutar por uma Liga dos Campeões? Que o disse ainda no passado dia 16/10? 

Resposta a Varandas
"O presidente de um clube dizia ontem que o Benfica e o Porto... Ele se calhar nem viu o Benfica-Farense, para ver o que é o segundo golo. É falta e foi golo. No Benfica não há lobby com ninguém. Há trabalho e credibilidade."

Fernando Gomes e Fontelas Gomes ainda não conseguiram parar de rir...

O Benfica a 100 por cento
"A minha vida é Benfica, empresa e casa. Até dizem que sou um bocado bicho do mato. Não tenho nem conheço maioria das pessoas que estão no poder. Não tenho poder com ninguém. Tenho boa relação com presidente da federação. É proibido dizer que sou amigo do António Costa? Fez-me algum favor? Não lhe pedi nenhum favor."

Um dia falamos sobre Londres.

Relação com Rangel
"(Risos) Primeiro não lhe ofereci nada. A justiça funciona neste país. Nunca vou ser julgado por jornal nem televisão. Se não fosse presidente do Benfica não estava metido naquilo. Há escuta e gravação que eu digo ‘Rui se quiseres eu vou contigo ao tribunal’. Não era eu que devia ao Estado, era o Estado a mim. O que se devia dizer é como é que o Estado português demora tanto a pagar. O que é que eu tinha de pedir ao Rui Rangel? Ajuda-me aqui ou ali em quê? O que fiz qualquer um fazia."

Ainda assim, o Estado demora menos a pagar que os devedores do BES ou NovoBanco. E faltou falar na escuta em que LFV oferece um lugar no Benfica a Rangel...

Rede de influência (caso dos emails)
"Há quanto tempo dura os emails? Já deviam ter apresentado alguma coisa. Nos últimos anos o Benfica não tinha os melhores planteis em Portugal? Ganhámos 4 campeonatos seguidos. Acham que era preciso andar a pedir favores árbitros? Nomes deviam ser investigados em que ajudaram o Benfica. Caso acaba por prejudicar o Benfica, lógico. Sofri 12 anos com o caso Mantorras. Passado esse tempo foi arquivado. Tenho consciência completamente tranquila. Meus filhos e mulher poder ter orgulho no pai e marido que têm. Os meus amigos também. Vou ter de lutar pelo meu nome. Puseram muitas noticias cá fora. Já me viraram ao contrário 10 vezes seguidas e continuo em pé."

Sobre os emails, a única coisa que espero é que o SL Benfica nunca seja prejudicado. Agora vir falar no caso Mantorras é de uma lata tal...

Vilarinho e proteção
"Benfica nunca me protegeu em nada, pelo contrário. Prejudicou e continua a prejudicar. A inveja neste país é uma coisa… Se eu não tenho aparecido no Benfica não havia estádio, não havia nada. E há testemunhas disto. Se doutor Fonseca Santos abrir o véu pode-se saber o que se passou naquela altura. Vilarinho falou comigo, em prol do Benfica desisti de concorrer. Foi um alívio naquela altura. Isto em outubro. Em maio recebo telefonema a dizer que tinha de ir para o Benfica. Vilarinho sabe quem o ajudou a revolucionar o Benfica."

Nem o Estádio dependeu de LFV, nem Vilarinho ligou a ninguém. Ricardo Salgado sim.

Cavani
"Tivemos dois advogados a tratara disso. Benfica fez proposta que podia fazer. Há altura em que eu digo para meterem proposta por escrito e era o dobro. Então mandamos email a dizer que não queríamos. Houve interesse. E se me tivesse encontrado com ele tínhamos assinado."

Então porque não se encontrou?

Debates
"Eu vi debates do Sporting e não quero que o meu clube tenha debates como aqueles, aquela palhaçada, que foram o riso total. No Benfica há um candidato que apareceu agora e veio de um grupo de Whatsapp. E nem era para ser ele o candidato. Piadas têm aumentado. Se vou para debate para ofender e criticar, não vou. Depois de dia 30 tem de haver Benfica unido e não quero criar roturas que possam ser irreversíveis. Ainda não ouvi nenhum candidato dizer o que quer fazer de novo no Benfica. BTV nunca interferiu em nenhuma campanha. Tem de estar à parte. Porque diriam sempre que era eu a beneficiar."

A Democracia nunca dá vontade de rir a ninguém. Só a ditadores, a cobardes ou a mentirosos que nem para defenderem o seu próprio projecto são capazes de dar a cara. Não cabe aos candidatos opinar sobre a qualidade dos debates mas sim defender a realização dos mesmos.
Só quem não quer ser confrontado é que foge dos debates.

Ficamos a saber que a BTV não vai dar qualquer minuto aos candidatos. 

Paulo Gonçalves
"Não tem negócios com o Benfica. Falo com ele, sou amigo dele e falo com ele quando me apetecer. Quando for julgado as pessoas vão saber. Marginalizá-lo? Parece que não pode ter vida normal nem pode ganhar dinheiro normal."

Deixemos passar dia 30. Depois falamos.

Pedro Proença
"Disse-me que estava farto e que se ia embora da Liga. Se não sair mentiu. A carta que fez não podia fazer sem autorização dos clubes, pelo menos dos três grandes."

E então foi por isso que voltou atrás no pedido de demissão de Pedro Proença...? Que lata...

Futuro
"Era muito mau sair do Benfica neste momento e sou a pessoa mais bem preparada para estabilizar o Benfica. Quando cheguei foi o maior desafio que tive. Nem as pedras da calçada eram do Benfica."

Momento Vintage. As pedras da calçada. O SL Benfica não é você.

Pinto da Costa
"Houve um encontro testemunhado por António Salvador, Júlio Mendes, Soares de Oliveira e Antero Henrique. Disse-lhe que a resolução do futebol português passava por nos dois mas a Liga tinha de ser liderada por alguém que não podia ser Benfica nem Porto. Eu falei no Luís Duque e ele disse para lhe telefonar. Andámos numa paz e numa relação normal. O que cortou esta relação? Um dia Pedro Proença entra no meu gabinete, vem despedir-se da arbitragem e entrega-me camisola, a dizer que se queria candidatar a presidente da Liga. E disse que tinha apoio do FC Porto. A partir daí nunca mais."

Não foram as décadas de ataques ao SL Benfica nem sequer os roubos em campo de que o nosso clube foi vítima. Não foi isso que fez LFV azedar com PdC.

Comforme alguns se lembrarão, batalhamos no NGB a denunciar o conluio de LFV com PdC para dinamitar a direcção da LPFP e colocar lá alguém mais conveniente ao FCP. Como é óbvio, não seria Luis Duque essa pessoa e muito menos Pedro Proença.

Mas LFV tem que tentar passar a narrativa de que estava de boa fé e que foi "enganado" por PdC. Só que, caro LFV, só vai na sua cantiga quem quer.

domingo, 18 de outubro de 2020

Rio Ave - SL Benfica

Avatar
 ●  89 comentários  ● 
ONZE DO SL BENFICA: Odysseas, André Almeida, Otamendi, Vertonghen, Grimaldo, Gabriel, Pizzi, Rafa, Everton, Waldschmidt e Darwin.

SUPLENTES: Helton Leite, Gilberto, Jardel, Nuno Tavares, Weigl, Chiquinho, Pedrinho, Seferovic e Gonçalo Ramos.

Onze do Rio Ave: Kieszek, Ivo Pinto, Borevkovic, Aderllan Santos, Nélson Monte, Filipe Augusto, Tarantini, Carlos Mané, Piazon, Francisco Geraldes e Bruno Moreira.

Suplentes: Leo Vieira, Pedro Amaral, Pelé, Diego Lopes, Ronan David, Jambor, Meshino, Gabrielzinho e Gelson Dala.


Noronha Lopes entrega apoiantes a Vieira em "bandeja dourada"

Avatar
 ●  14 comentários  ● 
Salvo se for uma estratégia "especial" levada a cabo pelos muitos miudos que se viu na reportagem da SIC... salvo se for um "azar do Kralj", uma infelicidade do Adão ou do Ricardo Araujo Pereira... a entrevista ao jornal que mais tenta denegrir a imagem do SLBenfica, no exacto mesmo dia em que assue que "ou votam nem agora ou não contem mais com ele"... foi um entregar de votos a Vieira em bandeja dourada.

Têm-se esforçado muito por essas redes sociais fora de desmistificar a teoria do "Abilio dos tempos modernos" associada a Noronha Lopes.... bom, quando precisam de a desmistificar... está bom de ver que tenta sacudir os factos.

Não sei se esta ideia absurda de dizer que não se candidata mais vez nenhuma é dos mesmos autores e  gajos do humor que lhe têm dito para insistir que não tem nada a ver com interesses de grupos empresariais, que não representa elites ou que não é "Abilio"...

... mas uma coisa é certa: como um bom "Abilio dos tempos modernos", fazer uma reta final repleta de erros que não escapam aos eleitores com mais votos é uma bela estratégia quando queres ser Abilio... admitindo que isso é apenas uma coincidência, não resta outra definição e constatação que não seja a de INCOMPETÊNCIA!

Vai lá explicar aos putos as asneiras... ou diz-lhes que foi "um azar do kralj.

ranking