Em primeiro lugar, o mais positivo de tudo: a afluência dos benfiquistas às urnas. Para quem pensava que o clube poderia ser propriedade de qualquer entidade que não os sócios, teve ali a resposta.
Os resultados eleitorais (mais ou menos "afinados") foram inequívocos.
Luis Filipe Vieira ganhou em toda a linha.
A estratégia delineada por João Gabriel (talvez a melhor contratação de Verão de LFV) resultou na perfeição e permitiu que Luis Filipe Vieira jogasse os trunfos certos nos momentos certos.
A mexida de Rui Costa para a Direcção foi um ponto importante, como o foi manter o controlo sobre os tempos da Comunicação Social. Lá está. João Gabriel sabe o que faz.
Mas Vieira beneficiou também de outras situações. Três delas fundamentais.
A primeira: o voto descentralizado. Beneficiou Luis Filipe Vieira. O voto nas Casas foi esmagador a favor de Vieira.
A segunda: O bloqueio da BTV às eleições. Impediu que os outros candidatos chegassem ao eleitorado mais velho e tradicional. Eleitorado que não acompanha redes sociais mas que vê a BTV como se fosse a Missa.
A terceira: a guerra que não permitiu a convergência da oposição.
Nunca perceberam, e em especial os conselheiros de João Noronha Lopes, que não era com "desistências" mas com convergências que chegariam lá. Era a congregar várias sensibilidades que se conseguiria vencer Vieira e não apenas uma.
Quem estava decidido a votar Rui Gomes da Silva nunca votaria Noronha Lopes sem uma candidatura agregada. Como quem estava decidido a votar Noronha Lopes nunca votaria Gomes da Silva sem uma candidatura agregada dos dois.
Noronha Lopes e Luis Filipe Vieira monopolizaram os meios de comunicação devido ao investimento financeiro brutal mas só Vieira capitalizou realmente esse mano a mano criado pela SIC e pela CMTV.
Neste ponto, fico satisfeito que esses canais de televisão miseráveis e anti-Benfica não tenham conseguido eleger um presidente, como tanto se esforçaram. Aliás, parte fundamental dos anticorpos à convergência na candidatura de João Noronha Lopes era o lobby proveniente dos meios de Comunicação Social.
Pedro Adão e Silva, Vasco Mendonça e Pedro Ribeiro foram gurus falhados a todos os níveis na estratégia de João Noronha Lopes. Apostaram tudo na imagem e nas redes sociais, revelando como fui denunciando aqui no NGB um desconhecimento total do que é o SL Benfica e a sua realidade no terreno. Tweets e roulotes, bandas desenhadas e teatros nas Casas não dão votos para ganhar.
João Noronha Lopes bem pode "agradecer" a estes senhores em particular não ser hoje presidente do SL Benfica.
Os resultados mostram que a absorção do "Movimento Servir o Benfica" acabou por significar zero no resultado final de Noronha Lopes. Francisco Benitez e os "seus" eram irrelevantes e assim vão continuar. Pelo menos os que dobraram a espinha.
Finalmente, Rui Gomes da Silva acabou por ser a vítima deste mano a mano criado na última quinzena de eleições. Os últimos 15 dias foram fatais para a candidatura que anunciou logo em Agosto que tinha escassos meios financeiros, e isso acabou por ser parte da explicação para o esmorecimento na fase final, apesar de alguma visibilidade nas televisões.
Rui Gomes da Silva viu a SIC boicotar ainda em Agosto os debates entre candidatos, onde ele certamente teria uma palavra a dizer quanto à troca de argumentação e ideias.
Acabou por ser o primeiro a estruturar um programa completo, a dar todas as ideias e dicas sobre os vários temas, e que Noronha Lopes agarrou na última quinzena, mas não teve máquina para as capitalizar publicamente.
Declarei o meu apoio no NGB a RGS e tornaria a fazê-lo por todas as razões que escrevi, sobre ele e sobre os outros. Rui Gomes da Silva não merecia tão reduzida percentagem e pouco interessa se o "computador" o penalizou ou não por ter sido o único que virou as costas a Vieira durante os últimos quase 20 anos. O que fica registado é o resultado e não o "jogo".
Os próximos tempos serão de desafio para todos os benfiquistas.
Não só pelos tempos difíceis na economia e na saúde, mas também porque temos de estar muito atentos ao que Luis Filipe Vieira vai querer fazer no SL Benfica.
Não pensem que a expressão da vitória de Vieira lhe dá qualquer cheque em branco. No NGB estamos vigilantes e assim continuaremos.
Se Vieira pensa que vai ter a vida facilitada, está muito enganado.
Shadows, subscrevo os três (3) últimos parágrafos. Se houve uma coisa positiva que esta eleição trouxe, foi um despertar de uma falange importante de sócios e adeptos para a vida do Clube. A vigilância e estado de alerta vão ser permanentes!
ResponderEliminarViva o Benfica!
Rui Gomes da Silva foi o meu candidato mas reconheço que se apagou progressivamente. Por outro lado, RGS sempre teve uma dificuldade grande em comunicar de forma assertiva, directa e objectiva.
EliminarRGS perde-se frequentemente, dispersa a mensagem quando sabia que com o poder comunicação dos adversários era poderoso, porque tudo neles apostaram para ganhos futuros, e RGS alongava ideias com conversa excessiva, acho eu, mas posso estar enganado.
Temos todos que recuperar RGS porque é a única voz descomprometida com esquemas e pronto a denunciá-los.
Apesar de tudo o que já escrevi sobre o voto eletrónico, não duvido especialmente dos resultados eleitorais.
ResponderEliminarUmas eleições em que o incumbente se apresenta a votos acabam sempre por ser um referendo à sua atuação e pouco mais. É assim em quase tudo na vida, seja na política ou num clube. Estas eleições podem ter sido livres, não coloco tal coisa em causa, mas não foram justas e democráticas. Para falar em verdadeira democracia é necessário muito mais, como não boicotar debates, monopolizar a TV do Clube e muito menos colocar a máquina do clube ao seu serviço. Espirito democrático é saber responder às perguntas que se impõem, é discutir ideias, submeter-se ao contraditório. Até hoje alguém já ouviu uma palavra de LFV sobre a miserável performance desportiva da época passada?
É engraçado ler que "quem pensava que o clube poderia ser propriedade de qualquer entidade que não os sócios, teve ali a resposta" e, depois, que houve um "bloqueio da BTV às eleições".
ResponderEliminarQuanto a democracia e verdade estamos conversados.
Adicionalmente, dizer que "Não pensem que a expressão da vitória de Vieira lhe dá qualquer cheque em branco" é de quem não tem seguido o Benfica nos últimos 15 anos...
E, obviamente e já o sabes, o facto de não facilitares a vida a vieira é ir contra o Benfica.
Este post é inacreditável. Só faltou dizer que os sócios do Benfica são tapados.
ResponderEliminarO parêntesis assassino não pode passar em claro. A postura assumida, perante os 600 eleitores arrebanhados, face ao voto eletrónico mais não é que uma confissão da manipulação que aqui foi feita: qualquer candidatura com um mínimo de convicção daquilo que foi dizendo do voto eletrónico e da sua vulnerabilidade ao desvirtuamento, ontem, com os resultados obtidos, nunca poderia deixar de exigir uma recontagem. Assim, foi mesmo só lama para cima do Benfica.
https://1.bp.blogspot.com/-3FodZAL7mlQ/X5rv5H5y2uI/AAAAAAAAkyg/PAWIxUim3okqNjEM29bKz0q5g3Bo4nxtgCLcBGAsYHQ/s500/eleicoesslb.png
EliminarTodos são culpados da vitória de LFV exceto o mérito de LFV.
ResponderEliminarMuito triste terem levantado suspeições antes de se saber o resultado. Vivem num mundo em que acreditam que toda aquela gente é corrupta. Ficou muito mal ao concorrente. Não gostei nada dele, mas tinha uma máquina de propaganda forte. Quando há dinheiro dos grupos!
ResponderEliminarShadows com todo o respeito mas dizer que "faltou tempo de antena" ao RGS depois de mais de um ano a escrever aqui semanalmente, dessas crónicas sairem num jornal na integra e noutro apenas parcialmente, depois de sempre que podia o RGS aparecia num qualquer lugar a tecer um comentário contra tudo e todos....
ResponderEliminarOh Shadows com todo o respeito o que não faltou foi espaço para RGS fazer a sua campanha, só que o pessoal tem memória..
Só havia uma lista capaz de ganhar a LFV, que era a do Noronha, porque conseguiu ter individualidades com reconhecimento a eles associadas, com a chegada da lista do Benitez mais peso ganhou, e o Bruno Carvalho se a essa lista se juntasse mais peso Noronha teria ganho....já o RGS nem que a lista do Nornha se fundisse com a dele, existe uma antipatia pelo RGS porque acha-se um sabichão e gosta de se afirmar como mais benfiquista que qualquer outro, esquecendo que ele é apenas apenas e só mais um no meio de milhares ou milhões.
Isto foi uma vitória do pragmatismo, as pessoas escolheram o conhecido ao do desconhecido com toda a legitimidade.
Pedro, subscrevo a 100% o vosso comentário.
EliminarO Benfica é realmente enorme. Nem precisa de adversários pois há "sócios" que fazem o trabalho por eles. Continuar a bater na tecla do voto electrónico revela bem e a diversidade doente de adeptos.
ResponderEliminarHaja pachorra.....
Mas então ... o Benfica é um clube democrático ou um rebanho de automatos que pensam e dizem o que o chefe lhes indica?
Eliminar
ResponderEliminarRescaldo não é a palavra certa, pois o incêndio no Benfica continua sendo que mais uma vez os sócios andaram a deitar mais gasolina no fogo.
O nível de inteligência dos sócios deve ser o mais baixo de sempre.
Basta ver as barbaridades que o Da Fonseca escreve, aliado ao insulto..
Eliminar"Se Vieira pensa que vai ter a vida facilitada, está muito enganado."
ResponderEliminarGarantidamente.
EliminarJá anunciaram um possível aumento da lotação do estádio, em plena "pandemia da treta".
Obviamente, servirá para lavagem de dinheiro.
Vieira e muito competente a facilitar a sua vida.
EliminarTemo que seja o SLB a nao ter a sua vida facilitada por Vieira.
Shadows,
ResponderEliminarCerto no final. Esse é o lema.
Não façam é do Dr.RGS a vítima, pfv. Cheira a desculpa. Além de que chamar "irrelevante" ao Movimento Servir o Benfica é um tanto ou quanto paradoxal depois daquela demonstração inequívoca dos benfiquistas ontem e da postura perante RGS.
Pugnou o seu benfiquismo (inatacável) como se isso por si só fosse suficiente. O resto, foi um vazio de ideias para quem disse conseguir levar o Benfica à glória na Europa. Achou-se especial por ser um benfiquista do Porto. Eu também sou do Norte e não sou nem mais nem menos que os outros. Para isso ia para lá o Paneira...
O blog, que eu tanto aprecio, foi uma decepção, pela informação seletiva de alguns escribas, pela propaganda feita a este senhor, quer agora por não assumir que os próprios erros. Teve palco para falar o Dr.RGS. Anos. Começou a campanha antes dos outros, escreveu aqui semanalmente. Simplesmente os benfiquistas nem o consideraram, é a realidade.
Talvez não tenha ajudado que a cada momento mau ele viesse ironizar como fez quando perdemos com o Paok, 5min depois de termos perdido já andava aí. Atitudes como está que foi tendo e que acha de grande elevação e na verdade só causam desconforto.
Defendo a mudança de rumo, e o que dizes no fim está certo: sempre vigilantes, sempre para melhorar. Mas com espírito crítico e de missão, não com posts escolhidos a dedo e em certos momentos que mais convém. Só nos descredibiliza e prejudica o Benfica.
Continuação de um bom trabalho.
Um abraço benfiquista
É uma pena que o Eagle não goste de ver as suas incoerências expostas nem de sarcasmo. Quem perde é este blog e a pluralidade que sempre o caracterizou.
ResponderEliminarMuito lamentável!
Mas enfim somos muito diferentes... Vejo que o objectivo da maioria é sermos superiores aos Corruptos e ao SCP. Temos mais que condições para nos distanciarmos do lodo e nos afirmamos na hierarquia europeia - Champions league ou Superliga europeia, liga Europa é segunda ou terceira divisão!
Um abraço
Temos mais que condições de nos afastarmos... como no último mandato em que em quatro anos ganhamos só 2 campeonatos contra um clube falido!!!!
Eliminar“Acabaram as eleições, acabaram as divisões. Agora o que é preciso é ganhar o próximo jogo. As maiores felicidades a todos os eleitos, parabéns pelo resultado que Luís Filipe Vieira teve, não deixa dúvidas a ninguém» - by RGS
ResponderEliminarEspero que faças o que diz o teu presidente, caro Shadows....
Aceita a derrota...
Acabaram-se as divisões entre os sócios? E a BTV está ao serviço de quem? Só lá debitam opinião os vieiristas, e muitos deles nem benfiquistas são como o Carlos Janela.
EliminarForam os sucessivos mandatos de LFV, caracterizados pela prepotência e arrogância, do quero posso e mando, que dividiram os benfiquistas, e agora é que vem com cara de sonso e pedir união?
Respeito o resultado das eleições e a vontade dos sócios, mas isso não me inibirá de defender os interesses do Benfica, que estão muito distantes dos interesses de LFV, e quando assim é, o presidente terá sempre a minha feroz oposição.
O Benfica é dos benfiquistas e não daquele que tem no currículo sujo 25 anos de sócio ligado ao clube dos mafiosos.
Tal como já tinha comentado esta manhã, totalmente de acordo com o domínio do Promovalor no circuito das casas e emigração! Há que reconhecer que fez um bom trabalho na agregação das casas e acredito que tenha oferecido umas quantas viagens e bilhetes para jogos na luz... É uma grande vantagem que o concorrente incumbente sempre terá com estes estatutos!
ResponderEliminarAcredito que tenhamos arrancado esta eleição com 10000 votantes no bolso do Promovalor... Depois foi só gerir a vantagem!
Mas foi bom ver o Rui Costa fora da toca, depois do Promovalor ter lido um discurso de vitória pobre - deve ter sido ele quem escreveu!;) Vejam a entrevista que o Rui Costa deu às televisões após o discurso do Promovalor. Respondeu a tudo de forma genuína e com muito Benfiquismo. Muito bom mesmo e é a grande notícia da noite eleitoral!
Um abraço
Rui Gomes da Silva foi derrotado pela própria estratégia: comentador em programas (puro eufemismo, pois o termo certo é peixeiradas) de televisão e, depois o ataque cerrado ao Vieira através do NGB. Ver o RGS nesses "debates" (aspas de propósito) e depois, ler os escritos do RGS e do Shadows aqui no NGB contribuiu e muito para ser capaz de olhar para o RGS como potencial presidente do Benfica.
ResponderEliminarShadows, não duvido do teu benfiquismo e acredito que Rui Gomes da Silva é tão Benfiquista como eu, mas... SLB4EVER, isso o que interessa!
"A primeira: o voto descentralizado. Beneficiou Luis Filipe Vieira. O voto nas Casas foi esmagador a favor de Vieira." - Desenvolve lá isto. Que eu saiba o voto descentralizado beneficiou toda a gente e principalmente o Benfica.
ResponderEliminar"A segunda: O bloqueio da BTV às eleições. Impediu que os outros candidatos chegassem ao eleitorado mais velho e tradicional. Eleitorado que não acompanha redes sociais mas que vê a BTV como se fosse a Missa. " - Shadows, tu como sócio com 50 votos e que não votou em Vieira, como explicas isto?
"A terceira: a guerra que não permitiu a convergência da oposição." - A verdade foi que o único candidato que não quis guerra foi Vieira.
Perante a vontade da esmagadora maioria dos sócios, espero que a tua postura passe a ser outra. Que não chegues ao ponto de pôr em causa a democracia tal como fizeste ao longo dos últimos tempos. E já agora, que não te esqueças quando joga o Benfica.
Cumprimentos
JF falas como se o Benfica fosse democrático, a OPA que passa se e estarias a falar de outra coisa, vai lá ver se o dono arrota o espumante..
EliminarEstou preocupado com a Águia.
ResponderEliminarAlguém sabe alguma coisa da Águia Preocupada?
Espero que recupere e volte Benfiquista com educação.
Abraço ao Shadows, sei que não foi fácil, dar este esforço em prol de um candidato sem carisma.
Espero que defendas o Benfica com unhas e dentes, mas não vale tudo, só desgastas a tua imagem.
Também sei que não estás preocupado porque ninguém te conhece.
E pluribus uno
Luigi SLB, eu não diria melhor. Estou inteiramente de acordo.
EliminarShadows boa sorte para a tua luta
ResponderEliminarEu estou fora, continuarei a ser do Benfica até ao fim da minha vida, mas do Benfica que conheci e amei e adorei, isto pode ser o que quiserem chamar, até podem chamar de Benfica, mas como não é o meu, o meu tinha outros valores, pessoas com outros valores e outros objectivos, mantenho o meu afastamento, já são 8 anos e serão mais 4 anos, não me afecta nem me precupa absolutamente nada.
Continuarei a pagar as minhas quotas, sempre, para quando existirem ocasiões como a de ontem poder exercer o direito que tenho desde Agosto de 1978, de resto não quero ter nenhum contacto