O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

quinta-feira, 29 de outubro de 2020

Rescaldo das eleições do Sport Lisboa e Benfica

. 28 comentários

 


Em primeiro lugar, o mais positivo de tudo: a afluência dos benfiquistas às urnas. Para quem pensava que o clube poderia ser propriedade de qualquer entidade que não os sócios, teve ali a resposta.

Os resultados eleitorais (mais ou menos "afinados") foram inequívocos.

Luis Filipe Vieira ganhou em toda a linha. 

A estratégia delineada por João Gabriel (talvez a melhor contratação de Verão de LFV) resultou na perfeição e permitiu que Luis Filipe Vieira jogasse os trunfos certos nos momentos certos.

A mexida de Rui Costa para a Direcção foi um ponto importante, como o foi manter o controlo sobre os tempos da Comunicação Social. Lá está. João Gabriel sabe o que faz.

Mas Vieira beneficiou também de outras situações. Três delas fundamentais.

A primeira: o voto descentralizado. Beneficiou Luis Filipe Vieira. O voto nas Casas foi esmagador a favor de Vieira. 

A segunda: O bloqueio da BTV às eleições. Impediu que os outros candidatos chegassem ao eleitorado mais velho e tradicional. Eleitorado que não acompanha redes sociais mas que vê a BTV como se fosse a Missa. 

A terceira: a guerra que não permitiu a convergência da oposição.  

Nunca perceberam, e em especial os conselheiros de João Noronha Lopes, que não era com "desistências" mas com convergências que chegariam lá. Era a congregar várias sensibilidades que se conseguiria vencer Vieira e não apenas uma.

Quem estava decidido a votar Rui Gomes da Silva nunca votaria Noronha Lopes sem uma candidatura agregada. Como quem estava decidido a votar Noronha Lopes nunca votaria Gomes da Silva sem uma candidatura agregada dos dois. 

Noronha Lopes e Luis Filipe Vieira monopolizaram os meios de comunicação devido ao investimento financeiro brutal mas só Vieira capitalizou realmente esse mano a mano criado pela SIC e pela CMTV.

Neste ponto, fico satisfeito que esses canais de televisão miseráveis e anti-Benfica não tenham conseguido eleger um presidente, como tanto se esforçaram. Aliás, parte fundamental dos anticorpos à convergência na candidatura de João Noronha Lopes era o lobby proveniente dos meios de Comunicação Social. 

Pedro Adão e Silva, Vasco Mendonça e Pedro Ribeiro foram gurus falhados a todos os níveis na estratégia de João Noronha Lopes. Apostaram tudo na imagem e nas redes sociais, revelando como fui denunciando aqui no NGB um desconhecimento total do que é o SL Benfica e a sua realidade no terreno. Tweets e roulotes, bandas desenhadas e teatros nas Casas não dão votos para ganhar.

João Noronha Lopes bem pode "agradecer" a estes senhores em particular não ser hoje presidente do SL Benfica.

Os resultados mostram que a absorção do "Movimento Servir o Benfica" acabou por significar zero no resultado final de Noronha Lopes. Francisco Benitez e os "seus" eram irrelevantes e assim vão continuar. Pelo menos os que dobraram a espinha.

Finalmente, Rui Gomes da Silva acabou por ser a vítima deste mano a mano criado na última quinzena de eleições. Os últimos 15 dias foram fatais para a candidatura que anunciou logo em Agosto que tinha escassos meios financeiros, e isso acabou por ser parte da explicação para o esmorecimento na fase final, apesar de alguma visibilidade nas televisões.

Rui Gomes da Silva viu a SIC boicotar ainda em Agosto os debates entre candidatos, onde ele certamente teria uma palavra a dizer quanto à troca de argumentação e ideias. 

Acabou por ser o primeiro a estruturar um programa completo, a dar todas as ideias e dicas sobre os vários temas, e que Noronha Lopes agarrou na última quinzena, mas não teve máquina para as capitalizar publicamente.

Declarei o meu apoio no NGB a RGS e tornaria a fazê-lo por todas as razões que escrevi, sobre ele e sobre os outros. Rui Gomes da Silva não merecia tão reduzida percentagem e pouco interessa se o "computador" o penalizou ou não por ter sido o único que virou as costas a Vieira durante os últimos quase 20 anos. O que fica registado é o resultado e não o "jogo".

Os próximos tempos serão de desafio para todos os benfiquistas. 

Não só pelos tempos difíceis na economia e na saúde, mas também porque temos de estar muito atentos ao que Luis Filipe Vieira vai querer fazer no SL Benfica.

Não pensem que a expressão da vitória de Vieira lhe dá qualquer cheque em branco. No NGB estamos vigilantes e assim continuaremos. 

Se Vieira pensa que vai ter a vida facilitada, está muito enganado.

Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

28 comentários

  1. Shadows, subscrevo os três (3) últimos parágrafos. Se houve uma coisa positiva que esta eleição trouxe, foi um despertar de uma falange importante de sócios e adeptos para a vida do Clube. A vigilância e estado de alerta vão ser permanentes!

    Viva o Benfica!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rui Gomes da Silva foi o meu candidato mas reconheço que se apagou progressivamente. Por outro lado, RGS sempre teve uma dificuldade grande em comunicar de forma assertiva, directa e objectiva.
      RGS perde-se frequentemente, dispersa a mensagem quando sabia que com o poder comunicação dos adversários era poderoso, porque tudo neles apostaram para ganhos futuros, e RGS alongava ideias com conversa excessiva, acho eu, mas posso estar enganado.

      Temos todos que recuperar RGS porque é a única voz descomprometida com esquemas e pronto a denunciá-los.

      Eliminar
  2. Apesar de tudo o que já escrevi sobre o voto eletrónico, não duvido especialmente dos resultados eleitorais.
    Umas eleições em que o incumbente se apresenta a votos acabam sempre por ser um referendo à sua atuação e pouco mais. É assim em quase tudo na vida, seja na política ou num clube. Estas eleições podem ter sido livres, não coloco tal coisa em causa, mas não foram justas e democráticas. Para falar em verdadeira democracia é necessário muito mais, como não boicotar debates, monopolizar a TV do Clube e muito menos colocar a máquina do clube ao seu serviço. Espirito democrático é saber responder às perguntas que se impõem, é discutir ideias, submeter-se ao contraditório. Até hoje alguém já ouviu uma palavra de LFV sobre a miserável performance desportiva da época passada?

    ResponderEliminar
  3. É engraçado ler que "quem pensava que o clube poderia ser propriedade de qualquer entidade que não os sócios, teve ali a resposta" e, depois, que houve um "bloqueio da BTV às eleições".

    Quanto a democracia e verdade estamos conversados.

    Adicionalmente, dizer que "Não pensem que a expressão da vitória de Vieira lhe dá qualquer cheque em branco" é de quem não tem seguido o Benfica nos últimos 15 anos...

    E, obviamente e já o sabes, o facto de não facilitares a vida a vieira é ir contra o Benfica.

    ResponderEliminar
  4. Este post é inacreditável. Só faltou dizer que os sócios do Benfica são tapados.

    O parêntesis assassino não pode passar em claro. A postura assumida, perante os 600 eleitores arrebanhados, face ao voto eletrónico mais não é que uma confissão da manipulação que aqui foi feita: qualquer candidatura com um mínimo de convicção daquilo que foi dizendo do voto eletrónico e da sua vulnerabilidade ao desvirtuamento, ontem, com os resultados obtidos, nunca poderia deixar de exigir uma recontagem. Assim, foi mesmo só lama para cima do Benfica.

    ResponderEliminar
  5. Todos são culpados da vitória de LFV exceto o mérito de LFV.

    ResponderEliminar
  6. Muito triste terem levantado suspeições antes de se saber o resultado. Vivem num mundo em que acreditam que toda aquela gente é corrupta. Ficou muito mal ao concorrente. Não gostei nada dele, mas tinha uma máquina de propaganda forte. Quando há dinheiro dos grupos!

    ResponderEliminar
  7. Shadows com todo o respeito mas dizer que "faltou tempo de antena" ao RGS depois de mais de um ano a escrever aqui semanalmente, dessas crónicas sairem num jornal na integra e noutro apenas parcialmente, depois de sempre que podia o RGS aparecia num qualquer lugar a tecer um comentário contra tudo e todos....

    Oh Shadows com todo o respeito o que não faltou foi espaço para RGS fazer a sua campanha, só que o pessoal tem memória..
    Só havia uma lista capaz de ganhar a LFV, que era a do Noronha, porque conseguiu ter individualidades com reconhecimento a eles associadas, com a chegada da lista do Benitez mais peso ganhou, e o Bruno Carvalho se a essa lista se juntasse mais peso Noronha teria ganho....já o RGS nem que a lista do Nornha se fundisse com a dele, existe uma antipatia pelo RGS porque acha-se um sabichão e gosta de se afirmar como mais benfiquista que qualquer outro, esquecendo que ele é apenas apenas e só mais um no meio de milhares ou milhões.
    Isto foi uma vitória do pragmatismo, as pessoas escolheram o conhecido ao do desconhecido com toda a legitimidade.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pedro, subscrevo a 100% o vosso comentário.

      Eliminar
  8. O Benfica é realmente enorme. Nem precisa de adversários pois há "sócios" que fazem o trabalho por eles. Continuar a bater na tecla do voto electrónico revela bem e a diversidade doente de adeptos.
    Haja pachorra.....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas então ... o Benfica é um clube democrático ou um rebanho de automatos que pensam e dizem o que o chefe lhes indica?

      Eliminar

  9. Rescaldo não é a palavra certa, pois o incêndio no Benfica continua sendo que mais uma vez os sócios andaram a deitar mais gasolina no fogo.

    O nível de inteligência dos sócios deve ser o mais baixo de sempre.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Basta ver as barbaridades que o Da Fonseca escreve, aliado ao insulto..

      Eliminar
  10. "Se Vieira pensa que vai ter a vida facilitada, está muito enganado."

    Garantidamente.

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Já anunciaram um possível aumento da lotação do estádio, em plena "pandemia da treta".

      Obviamente, servirá para lavagem de dinheiro.

      Eliminar
    2. Vieira e muito competente a facilitar a sua vida.
      Temo que seja o SLB a nao ter a sua vida facilitada por Vieira.

      Eliminar
  11. Shadows,
    Certo no final. Esse é o lema.
    Não façam é do Dr.RGS a vítima, pfv. Cheira a desculpa. Além de que chamar "irrelevante" ao Movimento Servir o Benfica é um tanto ou quanto paradoxal depois daquela demonstração inequívoca dos benfiquistas ontem e da postura perante RGS.
    Pugnou o seu benfiquismo (inatacável) como se isso por si só fosse suficiente. O resto, foi um vazio de ideias para quem disse conseguir levar o Benfica à glória na Europa. Achou-se especial por ser um benfiquista do Porto. Eu também sou do Norte e não sou nem mais nem menos que os outros. Para isso ia para lá o Paneira...
    O blog, que eu tanto aprecio, foi uma decepção, pela informação seletiva de alguns escribas, pela propaganda feita a este senhor, quer agora por não assumir que os próprios erros. Teve palco para falar o Dr.RGS. Anos. Começou a campanha antes dos outros, escreveu aqui semanalmente. Simplesmente os benfiquistas nem o consideraram, é a realidade.
    Talvez não tenha ajudado que a cada momento mau ele viesse ironizar como fez quando perdemos com o Paok, 5min depois de termos perdido já andava aí. Atitudes como está que foi tendo e que acha de grande elevação e na verdade só causam desconforto.
    Defendo a mudança de rumo, e o que dizes no fim está certo: sempre vigilantes, sempre para melhorar. Mas com espírito crítico e de missão, não com posts escolhidos a dedo e em certos momentos que mais convém. Só nos descredibiliza e prejudica o Benfica.
    Continuação de um bom trabalho.
    Um abraço benfiquista

    ResponderEliminar
  12. É uma pena que o Eagle não goste de ver as suas incoerências expostas nem de sarcasmo. Quem perde é este blog e a pluralidade que sempre o caracterizou.
    Muito lamentável!
    Mas enfim somos muito diferentes... Vejo que o objectivo da maioria é sermos superiores aos Corruptos e ao SCP. Temos mais que condições para nos distanciarmos do lodo e nos afirmamos na hierarquia europeia - Champions league ou Superliga europeia, liga Europa é segunda ou terceira divisão!
    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Temos mais que condições de nos afastarmos... como no último mandato em que em quatro anos ganhamos só 2 campeonatos contra um clube falido!!!!

      Eliminar
  13. “Acabaram as eleições, acabaram as divisões. Agora o que é preciso é ganhar o próximo jogo. As maiores felicidades a todos os eleitos, parabéns pelo resultado que Luís Filipe Vieira teve, não deixa dúvidas a ninguém» - by RGS

    Espero que faças o que diz o teu presidente, caro Shadows....

    Aceita a derrota...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acabaram-se as divisões entre os sócios? E a BTV está ao serviço de quem? Só lá debitam opinião os vieiristas, e muitos deles nem benfiquistas são como o Carlos Janela.
      Foram os sucessivos mandatos de LFV, caracterizados pela prepotência e arrogância, do quero posso e mando, que dividiram os benfiquistas, e agora é que vem com cara de sonso e pedir união?
      Respeito o resultado das eleições e a vontade dos sócios, mas isso não me inibirá de defender os interesses do Benfica, que estão muito distantes dos interesses de LFV, e quando assim é, o presidente terá sempre a minha feroz oposição.
      O Benfica é dos benfiquistas e não daquele que tem no currículo sujo 25 anos de sócio ligado ao clube dos mafiosos.

      Eliminar
  14. Tal como já tinha comentado esta manhã, totalmente de acordo com o domínio do Promovalor no circuito das casas e emigração! Há que reconhecer que fez um bom trabalho na agregação das casas e acredito que tenha oferecido umas quantas viagens e bilhetes para jogos na luz... É uma grande vantagem que o concorrente incumbente sempre terá com estes estatutos!

    Acredito que tenhamos arrancado esta eleição com 10000 votantes no bolso do Promovalor... Depois foi só gerir a vantagem!

    Mas foi bom ver o Rui Costa fora da toca, depois do Promovalor ter lido um discurso de vitória pobre - deve ter sido ele quem escreveu!;) Vejam a entrevista que o Rui Costa deu às televisões após o discurso do Promovalor. Respondeu a tudo de forma genuína e com muito Benfiquismo. Muito bom mesmo e é a grande notícia da noite eleitoral!

    Um abraço

    ResponderEliminar
  15. Rui Gomes da Silva foi derrotado pela própria estratégia: comentador em programas (puro eufemismo, pois o termo certo é peixeiradas) de televisão e, depois o ataque cerrado ao Vieira através do NGB. Ver o RGS nesses "debates" (aspas de propósito) e depois, ler os escritos do RGS e do Shadows aqui no NGB contribuiu e muito para ser capaz de olhar para o RGS como potencial presidente do Benfica.
    Shadows, não duvido do teu benfiquismo e acredito que Rui Gomes da Silva é tão Benfiquista como eu, mas... SLB4EVER, isso o que interessa!

    ResponderEliminar
  16. "A primeira: o voto descentralizado. Beneficiou Luis Filipe Vieira. O voto nas Casas foi esmagador a favor de Vieira." - Desenvolve lá isto. Que eu saiba o voto descentralizado beneficiou toda a gente e principalmente o Benfica.

    "A segunda: O bloqueio da BTV às eleições. Impediu que os outros candidatos chegassem ao eleitorado mais velho e tradicional. Eleitorado que não acompanha redes sociais mas que vê a BTV como se fosse a Missa. " - Shadows, tu como sócio com 50 votos e que não votou em Vieira, como explicas isto?

    "A terceira: a guerra que não permitiu a convergência da oposição." - A verdade foi que o único candidato que não quis guerra foi Vieira.

    Perante a vontade da esmagadora maioria dos sócios, espero que a tua postura passe a ser outra. Que não chegues ao ponto de pôr em causa a democracia tal como fizeste ao longo dos últimos tempos. E já agora, que não te esqueças quando joga o Benfica.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. JF falas como se o Benfica fosse democrático, a OPA que passa se e estarias a falar de outra coisa, vai lá ver se o dono arrota o espumante..

      Eliminar
  17. Estou preocupado com a Águia.

    Alguém sabe alguma coisa da Águia Preocupada?

    Espero que recupere e volte Benfiquista com educação.

    Abraço ao Shadows, sei que não foi fácil, dar este esforço em prol de um candidato sem carisma.

    Espero que defendas o Benfica com unhas e dentes, mas não vale tudo, só desgastas a tua imagem.

    Também sei que não estás preocupado porque ninguém te conhece.

    E pluribus uno

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Luigi SLB, eu não diria melhor. Estou inteiramente de acordo.

      Eliminar
  18. Shadows boa sorte para a tua luta

    Eu estou fora, continuarei a ser do Benfica até ao fim da minha vida, mas do Benfica que conheci e amei e adorei, isto pode ser o que quiserem chamar, até podem chamar de Benfica, mas como não é o meu, o meu tinha outros valores, pessoas com outros valores e outros objectivos, mantenho o meu afastamento, já são 8 anos e serão mais 4 anos, não me afecta nem me precupa absolutamente nada.

    Continuarei a pagar as minhas quotas, sempre, para quando existirem ocasiões como a de ontem poder exercer o direito que tenho desde Agosto de 1978, de resto não quero ter nenhum contacto

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking