PELA VERDADE
Rui Pinto, o hacker que o mundo do futebol teme, foi extraditado para Portugal, onde será julgado pelos crimes que cometeu!
Uma grande oportunidade para o Benfica se ver ressarcido, pelo menos moralmente, de uma inadmissível, insustentável e ilegal violação da sua privacidade!
Aproveitemos, então, essa oportunidade para continuar o combate pela transparência e pela verdade do futebol português!
E - porque quem não deve, não teme - só teremos que “cavalgar” o que se vier a passar nos próximos meses ou anos, ... em homenagem a essa transparência!
Como ainda ontem noticiava, na sua 1.ª página, um jornal diário:
“Justiça investiga fraudes no futebol
Negócios de 250 milhões sob suspeita de fuga ao fisco e branqueamento
Ministério Público já abriu vários inquéritos criminais
Comissões pagas a empresários passadas a pente fino pelas Finanças”
E quem é do Benfica só se pode congratular com esse esforço, ... com essa luta pela seriedade e contra a corrupção no futebol!
Porque - com a certeza de que nada atingirá o meu clube nem envolverá nenhum dos seus dirigentes -esse combate será feito contra quem ou se aproveita da grandeza do Benfica ou a quer destruir!
Desta vez sem desculpas de formalismos não cumpridos, que inviabilizem ou anulem a prova ... como aconteceu no “Apito Dourado”!
Ou será que o futebol português irá voltar a passar pela vergonha de termos condenados que invocam a sua inocência, não pelo que não fizeram, mas com base em meras formalidades?
Isso seria mais uma vergonha!
O mesmo se diga para os crimes de fuga ao fisco, branqueamento de capitais e questões relacionadas com pagamentos de comissões a empresários ...
Nós, os do Benfica, que sempre fomos intransigentes com a honestidade, seremos os primeiros a exigir a condenação desses casos!
Por isso ... venham de lá os processos, primeiro contra Rui Pinto e depois para quem se aproveitou dele, sem esquecer os outros crimes ... desde que lá cheguem sem atropelos à lei!
Porque foi por isso - pela verdade - que sempre nos batemos no Benfica!
De consciência tranquila!
OS INTOCÁVEIS
E por falar em consciência tranquila ... só posso aplaudir a decisão do Presidente do Benfica de processar a Embaixadora Ana Gomes pelas suas afirmações!
Só não percebo é porque não fez o mesmo perante o ataque pessoal e direto (de segunda feira passada, na SIC) de Manuela Moura Guedes, mulher do Vice Presidente e Administrador da SAD do Benfica, José Eduardo Moniz!
Depois de ter ouvido a “Procuradora” acusar o Presidente do Benfica de ser um “intocável” (com toda a conotação negativa dessa designação), a propósito da situação do Novo Banco (ex BES), ... esperei pelos títulos dos jornais dos dias seguintes ... para saber ... se, ainda antes de Ana Gomes, ela seria alvo de um processo.
E se, cumulativamente, se tinha divorciado do marido ou se ele se tinha demitido dos cargos que ocupava na estrutura do Benfica!
Afinal ... nem processo, nem divórcio, nem demissão!
Até agora ... porque não vejo diferença - no objetivo e no conteúdo - entre a declaração de uma e a afirmação de outra!
Intocável...quem?
O BENFICA EUROPEU NÃO VENDE
A propósito de “afirmações bombásticas” ... disse, há uns meses, o Presidente do Benfica que - e cito - “Está a nascer o novo Benfica”!
Apesar de um clube como o Benfica - com 115 anos - não precisar de renascer, mas apenas de que quem o dirige seja fiel e saiba honrar a grandeza com que foi imaginado pelos que o criaram, constatamos também ser do Presidente do Benfica a frase de estar a - e cito, novamente - “construir o Benfica do futuro e um Benfica com dimensão europeia”!
Para além do problema destas declarações ser a sua confrontação com a realidade (em 2010 estávamos nos 20 primeiros clubes da Europa, .. hoje acabámos de reentrar nos ... 30), há um princípio a respeitar para que isso possa ser verdade!
Mesmo por muito valor ... o Benfica europeu não vende!
O desejo - anunciado - de querer reconstruir uma equipa para voltarmos a ser Campeões Europeus não pode coexistir com uma decisão de vender os melhores , quer venham eles da formação, quer não!
E se vender - volto a repetir, mesmo deixando os “defensores de interesses alheios” muito irritados - então que seja pela cláusula de rescisão!
Sem mais!
Nem condições ... nem comissões!
Com a totalidade das cláusulas de rescisão - a totalidade - a entrar nas contas da SAD!
Pois se nós não queremos vender...será que alguém quer?
Então ... à Benfica ... pelas cláusulas de rescisão, ... sem condições nem comissões!
O comprador(ou compradores) que pague as comissões.
MAIS OBRA NO SEIXAL? E QUAL É O LIMITE???
E se o Benfica Europeu não vende ... um Benfica que quer ser Campeão Europeu não pode privilegiar obra em vez de investir em grandes jogadores!
Acabem lá com obra atrás de obra ...
Mais obra no Seixal, ... obra em Oeiras ... obras pequeninas no Estádio ...
Obras que ... consomem valor mas ... não acrescentam valor!
O Seixal não pode crescer indefinidamente, sob pena de estarmos a formar jogadores que nunca valorizaremos, ... porque nunca jogarão na nossa 1ª equipa.
A não ser que ... todos os anos vendamos meia equipa ...
De facto ... há investimentos que apenas consomem valor!
O HOMEM DO ESTÁDIO
Por último ... uma palavra de agradecimento e de homenagem!
Eu sei que - tantas vezes - nos lembramos dos homens no Estádio e nos esquecemos dos homens dos Estádios.
Hoje, nas novas gerações, ninguém se lembrará do Presidente Joaquim Ferreira Bogalho, como o “Homem do Estádio”!
Talvez porque, depois desse, inaugurado em 1 de Dezembro de 1954, há um novo Estádio, desde 25 de Outubro de 2003.
Sendo Presidente Manuel Vilarinho, que deixou a Mário Dias, ele que - citando o livro oficial do 100° aniversário do Sport Lisboa e Benfica, vol 2, pág. 76 - ... “em todas as fases do processo, pelo empenho demonstrado, ganhou o estatuto de “homem do Estádio”!!!
Ao Mário Dias - que no passado dia 9 de Março recebeu o emblema de ouro, em homenagem aos seus 50 anos de sócio, e que na quinta feira passada recebeu uma justa homenagem na Gala para a entrega dos Prémios Cosme Damião - por tudo o que soube dar ao Benfica ... um enorme obrigado!