O Novo Blog Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. email: novogeracaobenfica@gmail.com


sábado, 7 de julho de 2018

Liga assume benefícios ao Sporting e ataque ao Benfica

Avatar
 ●  73 comentários  ● 


No ano passado, para permitir o sucesso do Sporting no acesso à Liga dos Campeões, a Liga impôs deliberadamente várias regras ao sorteio. Este ano, curiosamente, essas regras desapareceram apesar de continuar a haver um clube português a precisar de lutar pelo acesso à mesma competição.

Pelo contrário, a Liga resolveu impor ao Benfica um derby a meio do playoff da Liga dos Campeões.

Isto já sem sequer falar da recorrência de o campeonato do Benfica, mais uma vez e de forma consecutiva nos últimos anos, ter um derby ou clássico nas últimas jornadas.

Coincidências que, infelizmente, merecem o silêncio do Benfica!


A palhaçada

Avatar
 ●  29 comentários  ● 

O sorteio bem como as regras que esta temporada desapareceram são uma vergonha.

Mas para isto Vieira e amigos ficam em silêncio.

sexta-feira, 6 de julho de 2018

Pele confirmado no Mónaco.

Avatar
 ●  37 comentários  ● 

Empresário Ulisses Santos e Pele (foto: Record)



"O médio-defensivo Pelé assinou pelo Monaco por cinco temporadas. Segundo Record apurou, a transferência fez-se por 10 milhões de euros, com Benfica e Rio Ave a receberem cinco milhões cada.

Recorde-se que o centro-campista pertenceu às águias até à época passada, altura em que se transferiu para os vilacondenses - os dois clubes ficaram com metade do passe. O regresso à Luz esteve em cima da mesa mas Pelé segue para França, onde será orientado por Leonardo Jardim." - Record.

--------------------------------------------

Pele passou por pelo menos 8 clubes desde 2011, entre eles o Milan e o SL Benfica. Passou também pelo Paços de Ferreira, Feirense, Belenenses e pela equipa B do SL Benfica.

Ora é assim que o seu passe passa a ser partilhado por SL Benfica e Jorg...quer dizer Rio Ave, que o Mónaco(coincidência...) se interessa pelo jogador e em poucos meses resolve pagar 10 milhões de euros por um jogador com um valor de mercado de 4 milhões de euros!

E assim o Rio Ave, o novo clube maravilha do futebol português, em pouco tempo já encaixou quase 20 milhões com 2 jogadores do SL Benfica que de um momento para o outro passaram a ver metade dos seus direitos económicos transitar para o clube de Vila do Conde.

O que andará o Rio Ave a fazer ao dinheiro? A investir em estruturas e jogadores? Ou está a render num aforro qualquer? Ou será que............................?
 

Treino aberto - Estádio da Luz, 07/07/2018

Avatar
 ●  8 comentários  ● 

O treino é aberto a todos os Sócios, Adeptos e Simpatizantes de todas as idades! Todos à Luz!

A abertura de portas do Estádio da Luz será às 9h30, sendo que os adeptos deverão dirigir-se às portas 17 e 19 para acesso às bancadas SAGRES, BTV e RED POWER do Piso 0.

quinta-feira, 5 de julho de 2018

Caro Fernando Gomes:

Avatar
 ●  53 comentários  ● 

Em que estado está o inquérito da FPF ao sucedido no Estoril-FC Porto? A invasão ilegal do campo, a falsa ameaça de derrocada, a não realização do jogo no dia seguinte, o pagamento de quase 1 milhão de euros entretanto e o papel do Estoril Praia e do seu presidente em não insistirem na realização do jogo. 

Em que estado está o inquérito às ameaças aos árbitros e famílias?

Informe por favor o que o seu braço Tiago Craveiro tem feito neste tema. 

Já agora, informe por favor o que se está a passar na Arbitragem. A razão dos segredos, das subidas e descidas, e porque Fontelas Gomes está a ser protegido da imprensa.

Também gostaríamos de saber se vão ser chamados para o VAR ex-árbitros ligados a polémicas na arbitragem e com conhecidas tendências clubísticas inultrapassáveis. 

Queremos saber o que a FPF vai fazer caso, por exemplo, os indícios do Cashball se revelem verdadeiros.

Para finalizar, pode garantir que todos os apoios financeiros da FPF a Associações de Futebol não envolvem presidentes de clubes ou suas empresas pessoais?

Obrigado.

quarta-feira, 4 de julho de 2018

Alfa Semedo

Avatar
 ●  109 comentários  ● 



Não está em causa o possível valor desportivo do jogador, mas o que diríamos se isto se tivesse passado com o FCP? 

Um jogador vendido por 25 mil euros a 07/07/2017, portanto considerado pelo SL Benfica, por Vieira e por Rui Vitória sem valor para ficar, e um ano depois o SL Benfica paga por ele 80 vezes o valor pelo qual o vendeu.

O SL Benfica é um excelente negócio para todos, menos para o próprio SLB.

Entretanto o universo Porto...

Avatar
 ●  29 comentários  ● 

...escolhe os ábitros para a Primeira Categoria.

Fontelas Gomes não divulgou a classificação dos árbitros.

Os treinadores com ligações ao FCP espalham-se pela Primeira Liga.

Tudo com o silêncio incrível dos do costume. A preocupação é outra.

Pelé, o novo Ederson.

Avatar
 ●  54 comentários  ● 

"Pelé, 26 anos, ex-Rio Ave, deve ser hoje oficializado como jogador do Mónaco, clube orientado pelo português Leonardo Jardim e no qual já estão João Moutinho e Rony Lopes.

Segundo a edição de A BOLA desta quarta-feira, a transferência do médio, formado no Belenenses, deve ascender a valores consideráveis, muito perto dos €10M, num negócio em que tanto os vila-condenses como o Benfica lucram, pois os encarnados, quando trespassaram o jogador para o Rio Ave, mantiveram metade dos direitos económicos." - A Bola.

É esta a nova realidade do SL Benfica: dividir tudo com o Jorg...quer dizer, com o Rio Ave.

Exclusivo: A falácia do modelo empresarial de gestão

 ●  85 comentários  ● 


A profissionalização da gestão ou um modelo empresarial de gestão têm sido chavões usados pela atual direção do Benfica para descrever o caminho a seguir pela gestão do clube e da SAD. São afirmações que os adeptos e os sócios gostam de ouvir. Transmitem uma certa sensação de rigor à qual os benfiquistas associam legitimamente maiores probabilidades de sucesso desportivo. Por outras palavras, são bons instrumentos de propaganda.

Contudo, entendo que se trata de uma falácia. O Benfica não é uma empresa (nem a SAD o é na sua essência). Assim, um modelo empresarial de gestão para algo que não é uma empresa, poderá não ser o mais adequado (como não é). 

Note-se que o principal objetivo de uma empresa é a maximização da riqueza dos detentores do seu capital. Não creio que algum verdadeiro benfiquista tenha alguma vez tido este propósito quando se associou emocionalmente ao clube. 

O principal objetivo de um clube desportivo que compete ao mais alto nível é a maximização do seu sucesso desportivo. Gerir um clube para maximizar a riqueza dos detentores do capital pode (e não tão poucas vezes), em determinados contextos, conflituar com a maximização do sucesso desportivo. 

Por exemplo, alienar os passes de atletas pode originar um aumento considerável da riqueza dos que têm interesses de capital (qualquer que seja a forma desses interesses) no clube ou na SAD. Porém, tal medida de gestão pode grandemente condicionar a obtenção de verdadeiros sucessos desportivos (por exemplo, a conquista de competições internacionais).

Vamos agora fazer um exercício de abstração e vamos assumir que o modelo de gestão empresarial é adequado para o clube e para a SAD. Estarão de facto estes princípios de profissionalismo, rigor e responsabilização a ser adequadamente postos em prática no clube e, em particular, na SAD?

Uma forma de tentar responder a esta questão passa por analisar as práticas de governação da SAD (páginas 78 a 83 do relatório e contas referente ao exercício findo em 30 de junho de 2017). Nesta secção do documento é feita uma autoavaliação do grau de cumprimento das recomendações da CMVM em matéria de governo das sociedades. 

De acordo com a referida autoavaliação, a administração da SAD do Benfica afirma não cumprir com 12 das 40 recomendações da CMVM. Sabendo que 7 das recomendações não são aplicáveis à SAD, esta situação traduz-se num rácio de incumprimento de 36% (aproximadamente 1 em cada 3 recomendações não é cumprida). Trata-se de um desempenho medieval ao nível do cumprimento das recomendações de governo das sociedades da CMVM… bem longe da taxa de incumprimento média de 9% das 18 entidades incluídas no PSI 20 no início do ano. Em termos de governação societária, a SAD do Benfica parece estar claramente algumas décadas atrás das empresas do PSI 20.

Mais relevante ainda se torna este desempenho em termos de governação societária quando olhamos para a natureza das recomendações que, assumidamente, não são cumpridas. 

Trata-se de recomendações relacionadas com a composição e funcionamento do conselho de administração, com os sistemas de controlo de riscos, com a área de auditoria interna, com as remunerações dos administradores, com negócios com partes relacionadas com a SAD… São, por exemplo, taxas leoninas de incumprimento de 40%, 50% e 67% em áreas relacionadas, respectivamente, com fiscalização, remunerações, supervisão e administração… tudo áreas críticas quando se fala de rigor e transparência. 

Se o caminho da gestão do Benfica e da SAD é, alegadamente, o de um modelo empresarial, então o trabalho parece não estar a ser bem feito… como aliás facilmente se poderia concluir perante situações como o acesso externo não autorizado aos sistemas de informação do clube e da SAD, como os negócios incompreensíveis sempre com os mesmos clubes e agentes, como as vendas de passes de atletas que se traduzem no recebimento de menos de metade do correspondente valor, como os atletas formados no clube que hoje brilham nos melhores clubes da Europa sem nunca terem dado o seu contributo à equipa principal de futebol do Benfica…

Urge que o modelo de gestão e as práticas de governação sejam revistos, para que seja possível atingir o principal objetivo do Benfica: 
SER O MAIOR E O MELHOR CLUBE DO MUNDO.

terça-feira, 3 de julho de 2018

Atualidade SL Benfica

Avatar
 ●  117 comentários  ● 

- O SL Benfica tinha, na temporada 2017/2018, 123 jogadores sob contrato entre plantel principal, equipa B, equipa sub-19 e emprestados.

Calculando cerca de 25 jogadores para um plantel(muitos treinadores preferem 22 ou 23), sobram ainda quase 50 jogadores. Uma enormidade sem explicação. 

- Luis Filipe Vieira, segundo o prospecto do EO, tomou decisões bastante graves no que diz respeito aos valores que envolvem o contrato com a NOS.

Adiantou valores até 2024, quando o seu mandato vai apenas até 2020. 

Também coloca um peso adicional sob futuras direcções pois adiantou valores que vão para além da atual duração do contrato (3 anos renovável). Ou seja, obriga a que o SL Benfica (salvo solução alternativa) renova com a NOS o contrato até aos 10 anos. 

Sabendo em como este contrato com a NOS é desastroso para o interesse do SL Benfica e dos próprios benfiquistas, estas decisões de Luis Filipe Vieira são trágicas.

- Adiantamos na semana passada que a situação de Jonas no SL Benfica não estava definida por vários motivos, que não quisemos revelar na altura. Pois já foram revelados publicamente. 

Jonas, que vai a caminho dos 35 anos, quer receber 2,2M líquidos por temporada. Está a forçar a negociação sob pena de ficar contrariado. Já no final da temporada, Jonas tinha assumido posições de "imprescindível" face aos colegas.

Pois um jogador que não marca golos na Champions já fez 2 anos, que em 4 anos só marcou 2 golos (e de penalty) a Sporting e FC Porto, que fora do SL Benfica só conseguiu estar num Valencia e acabou dispensado...diria que tem que ter noção de que é o SL Benfica que lhe dá possibilidade de brilhar como nunca o fez e não o contrário.

Espero que a direcção do SL Benfica não ceda a nenhuma chantagem.

- Luisão terminou contrato no passado dia 30 de Junho e até agora a direcção do SL Benfica não se dignou a anunciar a renovação de contrato. 

Se as condições se mantiveram, Luisão a caminho dos 38 anos, manterá um vencimento de 3,5M/ano. Um peso enorme nas contas da SAD por um um jogador sem condições para ser utilizado. Mais um sinal de que o sucesso desportivo não é objectivo para a SAD do SL Benfica. 

Jonas goza com Samaris...

Avatar
 ●  28 comentários  ● 
... ou a forma como vai o jornalismo em Portugal!

Ontem era o Samaris que queria ganhar o mesmo que o Jonas, hoje é o brasileiro que quer ganhar o mesmo que o Ferreyra.

Caros amigos do Correio da Manhã, quando é que chega a minha vez de ganhar o mesmo que o Janota Marques?

segunda-feira, 2 de julho de 2018

Exclusivo: "SL Benfica rumo ao 37! Nós queremos, e tu?" por Rui Gomes da Silva

Avatar
 ●  111 comentários  ● 

AS ENTREVISTAS QUE NUNCA EXISTIRAM ... 

OS 20 MILHÕES QUE NUNCA FORAM ANUNCIADOS ... 

OS 10 ANOS À FRENTE QUE NÃO SERVIRAM PARA NADA

1. ACABOU A SELEÇÃO!

O que vale o que vale ... valendo, neste caso, sobretudo, pelo factor de distracção que a própria “equipa de todos nós” representava!

Não tão forte nem tão atrativo como o factor de distração BdC ... que já tinha acabado há uma semana (não sei se definitivamente ... embora espere que não ...para que nos continuemos a rir)!

E acabou como normalmente acabam as coisas connosco.
Com o mundo todo contra (não bastando lamentar os golos de Cavani).

Confesso - como sempre confessei - que há coisas, desportivamente falando, que me entusiasmam mais ...

Mas que o facto de, em sucessivas convocatórias, prevalecerem mais “os interesses de outros” - sim, desses - que a possibilidade de não se esquecer o Benfica ... tem afastado muita gente de sentir mais a Seleção ... lá isso tem ...

Vamos, por isso, voltar ao nosso Benfica!

Sem desculpas, o que equivale a dizer ... com muita pressão!

2. ACABOU O SPORTING!

Não nessa perspectiva - que seria a desejada por alguns (não tão poucos quanto isso) adeptos de outros clubes - mas o “circo” em que se transformou o clube de Alvalade ... por culpa própria!

Culpa de quem lá estava, ... da “loucura” que demonstrava, mas - vamos lá chamar as coisas pelos nomes - culpa de quem alimentou a saga!

Por isso ... sem essas diversões (selecção e Sporting que os “outros” continuam como o dono ... sem reacção) ... temos tudo a olhar para nós!!!

3. OS MILHÕES QUE NÃO GASTAMOS EM JANEIRO E ... NOS TIRARAM O PENTA

Numa das entrevistas que (nunca ... a acreditar no Presidente do Benfica) aconteceu, foi, então prometido um investimento de 20 milhões de euros em Janeiro!

20 milhões que nunca chegaram a ser gastos mas que - pelos vistos - existiam na Luz!

Na verdade, segundo revelou a SAD (no prospecto apresentado à CMVM, de promoção do empréstimo obrigacionista), o Benfica gastou 16,6 milhões de euros com a compra de Nicolás Castillo (7,879 milhões, com a aquisição do passe e os custos da intermediação), de German Conti (4,721 milhões de euros) e de Facundo Ferreyra (4,089 milhões, entre intermediação e prémio de assinatura).

21 milhões no total, com todas as contratações feitas até agora, a acreditar na comunicação social (pois algumas ... muitas, para o meu gosto, ... são as compras que não implicam a obrigação de comunicação, por o seu valor não atingir o mínimo que a isso obriga).

Tudo isto ... sem vender!

Então, se havia esse dinheiro (sem contar, sequer, com os ridículos 4,653 milhões - se comparados com os habituais 15 - resultantes da venda de André Horta), porque é que não compramos em Janeiro (ou evitamos vender, no Verão passado ...), de forma a ... termos podido chegar ao penta?

Ao penta e aos 40 milhões da LC, sem ter de ultrapassar 2 eliminatórias!

Há coisas tão estranhas, mas ... não quero acreditar no que me dizem ...

Até porque - independentemente dos erros que possam ter cometido - já têm idade para saberem que “Roma não paga a traidores”!

Ou - melhor - que não vale a pena tentar fazer pactos com o Diabo ... muito especialmente quando esse Diabo (que neste caso não é vermelho) nos quer destruir!

4. A ESTRATÉGIA DOS OUTROS 

De facto ... já tinham idade para perceber que esta vai ser a estratégia dos “outros”, durante o próximo campeonato!

E ... ou nada têm a temer - como acredito que não têm - ou vão “morrer” todos os dias ... até ao dia em que, tendo perdido tudo, voltarão a poder respirar, para estarem lá, na outra época, como os outros querem, para continuarem a perder!

É - portanto - uma questão de consciência e de resistência ... o que aí vem!

Com um aviso: ser resistente de nada servirá se não se tiver a consciência tranquila!!!

5. ACABAR COM OS EMPRÉSTIMOS

Na sua última declaração ... de muitas que se seguirão, por certo, o Presidente do Benfica anunciava, do alto da posição que lhe dá esse mesmo estatuto ... “Não sei se o Benfica voltará a contratar ou emprestar jogadores em Portugal"!

Essa será - creio bem, como, aliás, sempre defendi - uma das formas mais eficazes para acabar, de vez, com todas as dúvidas!

Acabar com os empréstimos (entre equipas do mesmo escalão)!

Quando algo depende da nossa vontade, só não o fazemos quando não o queremos ou não nos deixam!

Mas se admitimos ser essa a hipótese que melhor serve os nossos interesses ... só não o decidimos se ... não formos livres!

Livres ... de interesses que não os que interessam - neste caso - à defesa do Benfica!

Porque, se isso não acontecer, de imediato, ou é porque o que se afirmou serviu só para enganar quem estava a ouvir ou haverá outros interesses a defender ... que não os do Benfica!

Ora, se não é o caso ...

6. 10 ANOS À FRENTE

Apesar da declaração glorificada dos 10 anos à frente, ... há anos assim!

Um ano como este ... em que perdemos tudo!

Ou quase tudo o que verdadeiramente conta.

No futebol, como nas “modalidades”!

10 anos à frente, este ano, ... não chegaram!

Só espero que cheguem para voltarmos a ganhar tudo ... o que só se conseguirá com consciência tranquila e disponibilidade para enfrentar tudo ... pelo Benfica (e não por causa dos interesses ... de cada um)!

Porque o Benfica é muito mais importante que qualquer interesse individual ...
Como todos sabemos!

BENFICA ... RUMO AO 37!!!

NÓS QUEREMOS!

E TU?

ranking