O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

quarta-feira, 25 de julho de 2018

Miguel Maria: mais um?

. 63 comentários




O Manto Sagrado divulgou estas imagens, alegadamente do Facebook do novo jogador do SL Benfica de basquetebol, Miguel Maria.

Como já o disse no passado, ao nível de atletas, equipas técnicas e treinadores, a questão dos clubes de coração tem pouca relevância desde que quando estão em campo isso fique de fora, desde que não sejam fanáticos ou não tenham revelado para com o SL Benfica e os seus adeptos hostilidade ou faltas de respeito.

O SL Benfica nos últimos tempos tem contratado gente que revelou no seu passado recente faltas de respeito para com o clube ou os seus adeptos. Por exemplo, enquanto o treinador de futebol feminino permanecer no clube, aquela modalidade para mim está riscada.

Quando o SL Benfica contrata um atleta que tem, alegadamente, como linguagem os termos "graças a Deus não nasci lampião" ou se refere à Luz como "salão de festas", revelando um fanatismo pelo seu clube tipo Cardinal, não posso compreender a sua contratação.

Espero que isto seja ou não confirmado. 
Sendo confirmado, aguardo que este atleta nem sequer tenha oportunidade de vestir o Manto Sagrado pois vá chamar lampiões aos andrades que o carreguem.

Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

63 comentários

  1. Se quem os contrata tb é dragarto, nao é de estranhar. É por isso que eu hoje votaria em RGS. Apesar de nao me inspirar total confiança, é benfiquista de gema e jamais toleraria isto.

    MS

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Podes crer. Com RGS estas poucas vergonhas não aconteceriam.
      Com RGS o Benfica voltará para os Benfiquistas porque, nos dias de hoje, anda em parte certa, nos dragartos.

      Zé Carlos

      Eliminar
  2. O problema não é o rapaz ter clube do coração, é ser profissional de uma modalidade e expressar-se dessa forma. (a ser verdade)

    ResponderEliminar
  3. Começa a enjoar, ver como quem dirige o SLB não se dá ao respeito e não respeita o sentimento dos adeptos/sócios, relativamente à falta de rigor em certas contratações que faz.
    À mal contada estória do suposto benfiquismo do tal treinador do futebol feminino, junta-se agora esta outra. Veremos o que dirão os nossos dirigentes. Por mim, já não vestia o manto sagrado - é que nem vê-lo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. o fernando tavares disse que conhecia o benfiquismo do treinador do futebol feminino. Tens ai a tua resposta, se até os dirigentes eleitos não têm qq pejo em dizer que um andrade é benfiquista........

      Eliminar
    2. Águia Preocupada25/7/18 22:45

      O fernando tavares foi eleito onde? E por quem?

      Eliminar
  4. Shadows w mais do mesmo! Aconteceu o mesmo com o treinador do futebol feminino e ele ainda la continua! Por isso com este vai ser a mesma coisa!

    É disto que o vieira gosta, afinal de contas tamos a falar do presidente que festejava golos do porto e festejava vitorias no balneareo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Águia Preocupada25/7/18 22:47

      "afin"al de contas tamos a falar do presidente que festejava golos do porto e festejava vitorias no balneareo!

      E mandou os sócios para o ca@r@lho! Queres maior desfaçatez e ousadia?

      Eliminar
    2. O amigo houve do voleivol que fez a mesma coisa e foi de frosques

      Eliminar
  5. Em acção a PIDE moderna... a policia das indecências diminutas encarnadas...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O teu comentário é lamentável.

      Eliminar
    2. Caro 7..., (acho que dá para perceber o destinatário),

      Não está em causa se o atleta é de outro clube que não o Benfica, nem sequer se é (ou foi) um adepto mais "fervoroso", eu também sou um adepto "fervoroso" do Benfica, e se ainda tivesse idade, e sobretudo jeito a sério em algum desporto, caso o Porto ou Sporting me tentassem contratar e não tivesse uma proposta melhor, em princípio não hesitaria, mas isso obviamente nunca iria apagar o meu passado como adepto "fervoroso".

      O que está em questão aqui é se quem comanda o Benfica toma atenção a estas questões do comportamento dos potenciais futuros atletas nas redes sociais.

      Concordo que é uma postura algo "orwelliana", mas é uma realidade nos tempos de hoje em qualquer profissão, das mais bem remuneradas às menos bem remuneradas, e para colaboradores com maiores ou menores responsabilidades.

      Também é contra a minha natureza essa postura de coscuvilhice, mas isso sou eu no meu dia-a-dia, não me parece desajustado que quem é pago para servir o Benfica e escolher outros para igualmente servirem o Benfica, se nunca de toda a informação acerca do passado de quem escolhe.

      Esta minha posição é até porque considero que caso os responsáveis das mais diversas secções do clube souberem antecipadamente destas situações, poderão ajudar a que estas situações sejam mais facilmente explicadas, ou até que não cheguem ao domínio público.

      Mais ainda, após estas situações serem públicas, quem garantirá que os atletas em questão darão tudo pelo Benfica?

      E mais, quando os atletas em questão não conseguirem dar o seu melhor pelo Benfica, quem garante que os benfiquistas mais "fervorosos" serão compreensivos ou tolerantes com os atletas?

      Cumps

      Eliminar
    3. Também não gostei mas como não sou fanático, sou anti fanático, estou de acordo com o 71460.
      O Brunismo, o facciosismo acéfalo e o fanatismo irracional começa a criar raizes entre muitos benfiquistas.
      Lamentável porque é contra a cultura do Benfica, que ao longo da sua longa historia se notabilizou por ser um clube anti fanatismo, de vistas largas e de universalidade entre os seus adeptos.
      Neste aspecto estamos a copiar a lagartagem, o que é lamentável.

      Eliminar
    4. Achas?

      Eu cá acho que com o teu critério nunca mais um jogador não benfiquista joga no clube. Se houvesse facebook ou twitter há umas décadas o João Vieira Pinto por exemplo não podia jogar no clube porque tenho a certeza que como adepto de outro clube de pequenino disse qualquer coisa que não passaria no teu crivo. É só juntar os milhares de outros jogadores nas mesmas condições para se perceber que o que alguns querem é condenar o clube ao fracasso. Daqui uns tempos estão a investigar os familiares para verem se são puros sangue!

      Eliminar
    5. Anónimo25 Julho, 2018 22:00 nem acho que estamos a copiar a lagartagem, é mais que isso anda aí uma polícia do tweet e facebooks, acho que até já há jurisprudência sobre isso com a quantidade de despedimentos que já aconteceram devido a comentários em redes sociais. Excepto Trump que parece imune a qualquer merda que faça

      Eliminar
    6. Compreendo perfeitamente que, quem nunca praticou desporto a um certo nível, duvide da seriedade que um portista pode (não) ter, se jogar com uma camisola diferente da do FCP e vice versa.
      Ora bem, quem pratica desporto a um certo nível, gosta acima de tudo da modalidade que pratica (basquete, futebol, andebol, voleibol, hóquei, etc, etc.), independentemente da cor da camisola que envergar ser encarnada, azul, verde, castanha ou...cor de burro quando foge.

      Sei que é difícil, no mundo que vivemos cheio de maldade, desconfiança e perversão, compreender isto.

      Mas basta olharmos com atenção para os muitos exemplos que temos à frente e nas várias modalidades, para concluirmos sem grande esforço que por exemplo um portista, se jogar pelo Benfica dará tudo pelo Benfica; um benfiquista que jogue de dragão ao peito, dará tudo pelo emblema que apostou e confiou nele.

      Sei que é difícil compreender isto, sobretudo para quem sempre teve uma relação com o desporto muito apaixonada, facciosa e padecendo de clubite aguda.

      Erros, todos os atletas cometem. Como aliás todos os profissionais nas mais variadíssimas áreas.

      Agora pôr em causa a integridade das pessoas, só porque em determinado momento da vida publicaram uma parvoíce qualquer numa rede social, é de um mau gosto a toda a prova.

      Por vezes, acho que as pessoas avaliam os outros pela sua própria bitola, que, pelos vistos, é em muitos casos, bastante rasteirinha.

      Eliminar
    7. Alerta Vermelho26/7/18 00:09

      É a pide moderna? Quem tenta desesperadamente implementar um pensamento único, tal como acontecia no regime do estado novo, é a actual direcção, e os seus adeptos. Quantas e quantas vezes em desespero de causa, e perante a falta de argumentos, não tentaram já chamar lagarto a quen discorda, do cada vez maior número de disparates da direcção?

      Eliminar
  6. Porco 🐷 nojento!!!!

    ResponderEliminar
  7. Pelo que aqui se pode ler, vai ser tão difícil aos benfiquistas vê-lo vestido de vermelho como vai ser difícil ao Miguel Maria suportar estar vestido com aquela camisola. Mas se o contrato for bom, ainda o vamos ver aos beijinhos à águia que trará ao peito... Dizer que é benfiquista desde pequenino é que será mais difícil (mas não impossível).

    ResponderEliminar
  8. O que vem fazer este animal que não tem outro nome para o Benfica?

    ResponderEliminar
  9. O BENFICA têm que voltar para os verdadeiros benfiquistas e atenção a estes mandatos prelongados depois é que são elas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É preciso outra Direcção para que haja uma revisão dos estatutos. Entre muitas outras coisas a serem mudadas, não exceder dois mandatos para a Presidência seria uma delas!

      Eliminar
    2. A direcção não muda os estatutos. Quem muda os estatutos são os sócios em AG!!
      Eu não acho que esse ponto seja necessário mudar. Os sócios decidem quem querem quando votam. Os sócios do Benfica são soberanos a decidir, não precisam que lhes imponham regras. O clube tem é de ser defendido das maroscas externas.

      Eliminar
  10. Espero que nao seja verdade A SER o Miguel M nao pode vestir o Manto Sagrado nao sou contra os atletas contratados do Benfica (temos centenas nas varias modalidades)serem adeptos de outro clube que nao o Benfica (embora nao saiba o porque pois o Benfica e o Maior e Melhore Clube do Mundo)mas sei creio que todos sabemos que nem todos sao do Benfica agora manisfestacoes e expressoes como as que o Miguel M usou(a confirmarem se verdadeiras) sao Inaceitaveis NAO PODE VESTIR O MANTO SAGRADO(repito mais uma vez a confirmarem se a veracidade das declaracoes)o mesmo vale para o treinador de futebol femenino do Benfica

    Carrega Benfica

    Red 1

    ResponderEliminar
  11. São escolhidos a dedo?

    ResponderEliminar
  12. Não percebo como não há pesquisa nas redes sociais antes de contrata estes entulhos?

    ResponderEliminar
  13. Vieira não anda nas redes sociais. A estrutura, neste domínio, anda 10 anos atrasada. Quanto ao atleta, acaba por representar tantos outros que dizem ou escrevem o que sentem, ou não, nas redes sociais. Este Manuel Maria não me incomoda. Mas, Vieira, Domingos Soares de Oliveira, Jorge Mendes e Rui Vitória incomodam-me até ao limite do suportável.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Águia Preocupada25/7/18 22:55

      "Vieira não anda nas redes sociais" Pois não! Mas manda e paga as brigadas vermelhas para andarem por aqui a espalhar a fé e a propaganda! Não percebes quando um comentário é do braço armado do Querido Líder?

      Eliminar
  14. Entendo o desagrado, mas também é verdade que se esta a adquirir um dos melhores base portugueses (para mim apenas ultrapassado pelo Barbosa da Oliveirense). A contratação já tá feita e quanto a isso há pouco a fazer, é esperar que seja exemplar e profissional!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exacto! E que seja decisivo quando formos campeões!!

      Eliminar
    2. Alerta Vermelho26/7/18 00:31

      Eu ainda não me esqueci de quando se contratou para treinar a equipa de futebol, o Artur Jorge!
      Contratações vindas dali, dão quase sempre para o torto! Seria preferível, engolir uma piranha viva!

      Eliminar
    3. Caro Alerta Vermelho, o Artur Jorge já antes tinha sido atleta do Sport Lisboa e Benfica, e até tinha conseguido ser melhor marcador do Campeonato pelo Benfica à frente de Eusébio, não me parece que a contratação de Artur Jorge tenha sido exactamente um erro grosseiro, até porque o treinador Artur Jorge foi o primeiro treinador português campeão europeu.

      Eliminar
  15. O gajo é bom jogador? É competente.

    Tinha 20 anos quando escreveu essas mensagens. Um miúdo. Eu fiz tantas asneiras quando ti há 20 anos.

    Vocês não, vocês nunca fizeram asneiras quando eram novos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Peço desculpa pelas gralhas do texto. É o que dá escrever no telemóvel.

      Eliminar
    2. Águia Preocupada25/7/18 23:04

      Não se trata de fazer ou não asneiras! Todos fizemos e continuaremos a fazer! Só que as asneiras de há 20 anos ou mais, não tinham o impacto público de hoje. As redes sociais colocam a nu muito dos nossos pecadilhos se não tivermos cuidado e cabecinha!
      Um atleta de alta competição, não pode nem deve tecer comentários que mais tarde lhe poderão dificultar a vida!
      Toda a vida houve atletas adeptos de um clube a jogar noutro... E daí não vem mal nenhum ao mundo! Só que como o futuro é sempre imprevisível não pode, não deve, mencionar de forma pejorativa possíveis entidades patronais!
      Caramba! Hoje os jovens consideram-se tão espertos e tão qualificados e cometem erros destes?

      Eliminar
    3. UI! Então eu, nem imaginam!! Até aos 25 anos só fiz asneiras!

      Eliminar
  16. Sinceramente, não alinho pelo diapasão de um Benfica cheio de talibans e fundamentalistas fiscalizadores dos bons costumes e de um benfiquismo irrepreensível.
    Os tempos mudaram muito, o desporto profissionalizou-se e os atletas raramente representam o clube do seu coração. "Vendem" a arte do seu saber a quem lhes pagar melhor.

    O Miguel Maria tem agora 25 anos; aquelas publicações no facebook (a serem dele) foram há cerca de 6 anos, teria o rapaz sensivelmente 19 anos.
    Vamos lá contextualizar as coisas e não marcar as pessoas por excessos de linguagem que, creio que ninguém pode dizer que nunca teve.

    Ou será que há quem pense que todos os atletas que representam o Benfica são (ou deviam ser) benfiquistas de alma e coração, nunca pensaram noutro clube a não ser o Benfica e nunca proferiram uma palavra desagradável para com outro qualquer clube ?

    Seria isso sim preocupante, se o moço tivesse falhas gravíssimas de carácter, se lhe fossem imputados actos de gravidade social passíveis de condenação.

    Agora, por publicar (supostamente) umas bocas no facebook quando ainda era praticamente um adolescente, é motivo para ser marcado e odiado ?
    Por amor da santa...
    Às vezes, quando aqui venho a este blog, fico a pensar na idade que muitas pessoas que aqui escrevem têm. Terão 80 anos ? 90 ? 110 ?

    É que o Mundo mudou imenso, mas dá a impressão que as pessoas mumificaram e vivem e pensam como se estivéssemos em 1920.

    O Vieira também, segundo dizem, não foi sócio do Porto e do Sporting ?

    Se enveredássemos pelo caminho de só recrutarmos benfiquistas de gema para todos os sectores da vida do Clube, provavelmente estaríamos em muitas áreas desfalcados de pessoas.

    Espiolhar o passado das pessoas, analisando à lupa o que publicaram ou deixaram de publicar nas redes sociais, é de um mau gosto tremendo - configura mesmo tiques pidescos - de uma mesquinhez que não devia fazer parte do ADN do Benfica.

    Ou será que há alguém que pensa que o rapaz durante um jogo, desata a fazer pontos no próprio cesto de propósito para que o Benfica saia perdedor ?

    Gostava de saber se algum dos administradores deste Blog fosse aliciado para "montar" um Blog favorável a quaisquer outras cores que não as do Benfica, a troco de 1 milhão de euros/ano, quantos de vós recusariam alegando que o vosso amor ao Benfica a isso (recusa) obrigaria...

    Muitos de vós parecem e comportam-se como os associados daquelas colectividades de aldeias recônditas, os quais odeiam os da colectividade vizinha que fica a 150 metros da deles.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. " Muitos de vós parecem e comportam-se como os associados daquelas colectividades de aldeias recônditas, os quais odeiam os da colectividade vizinha que fica a 150 metros da deles."

      Nunca esteve tão perto da verdade !

      Eliminar
    2. Grande comentário. À Benfica!! Os meus parabéns!!!

      Eliminar
    3. Alerta Vermelho26/7/18 00:38

      Discurso típico de um mercenário! Aproveita-se o balanço. e cá vai disto! Se a própria direcção, está cheia de não BENFIQUISTAS, isto até dá jeito! Não compro este discurso, e por este caminho, o BENFICA perderá a mistíca que o caracterizou até aqui!

      Eliminar
    4. 100% de acordo, temos que nos dar ao respeito mas com maior cuidado estas situações podem ser evitadas, até para salvaguarda dos atletas.

      Eliminar
  17. OBRIGADO PROENÇA...gostei dessa.

    ResponderEliminar
  18. Isto é mais um facto adicional ao que ontem foi escrito aqui...o Benfiquismo para LFV e seus muchachos é algo que só sabem o que é quando Rui Gomes da Silva dá uma opinião contrária a LFV! Eles comem o Benfica, o Benfica é neste momento uma chacota nacional, é um antro de comilões e chupistas!!

    ResponderEliminar
  19. Rodrigues25/7/18 22:09

    Se este morcão ficar no plantel serei o primeiro a me manifestar no nosso pavilhão.
    Espero que a direcção não benfiquistas do Benfica tenha bom senso e anule a contratação deste deficiente..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se te manifestares na zona dos benfiquistas sujeitas-te a levares a lição da tua vida!!

      Eliminar
    2. Alerta Vermelho26/7/18 00:41

      Leva a lição da vida dele porquê anónimo das 23:46? Não me digas, que LFV, também já tem umas milicías como tinha BDC?

      Eliminar
  20. Deviam é estar preocupados com a CMTV e a "directora de informação do Sporting", a Tânia Laranjo. Ela e o Sousa Cintra fizeram um pacto de não agressão, excepto ao Bruno. A seguir às eleições de 8 de Setembro, o grupo cofina vai atacar o Benfica sem dó nem piedade.

    ResponderEliminar
  21. Eu também tenho acesso ao ficheiro de sócios do Benfica e já reparei que :

    1 - Muitos dos que por aqui criticam, não são sócios do SLB;
    2 - Muitos outros, têm quotas em atraso;
    3 - Imensos insinuam-se adeptos/sócios do Benfica e não contribuem nem que seja com 1 cêntimo.

    Ou seja, em todos os sectores há "benfiquistas" da treta, que exercem o seu benfiquismo nos blog's e daí não passam.

    O que mais por aqui há são "migueis marias".

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Alerta Vermelho26/7/18 00:44

      Se assim é, não sei para que perdes o teu tempo com BENFIQUISTAS da treta, e te dás ao trabalho de responder! Enfim...!

      Eliminar
    2. E... ? Não tarda nada um porco anti-benfiquista que está a mamar do Benfica vale mais que um benfiquista que tenha quotas em atraso ou que não seja sócio, querem ver... escusado será dizer que a pessoa que escreveu isto é tudo menos benfiquista. Meu caro, escusa de vir para aqui fazer-se passar por um dos nossos que topamos-lo à distância.

      Eliminar
  22. Um meco deste nao pode ser nosso jogador,.ja agora shadows,o k te parece ver meia equipa nossa de chuteiras azuis?fora do campo tudo bem mas dentro tem de ser as nossas,ou cores neutras e/ou k n façam alusão ao rival,. N ha um preto,branco,amarelo? G. Vilas Boas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Chuteiras azuis? E as verdes? Isso é um escândalo de todo o tamanho! É contra a mística do Benfica que só permite adereços vermelhos ou encarnados!!

      Eliminar
  23. Credo Shadows, que post com tão mau gosto.
    Se nos lembrarmos que o 25 de abril, com todos os defeitos e virtudes que comporta, foi "apenas" há 44 anos, até me arrepio só de pensar neste tique tão português de vasculhar a vida dos outros para depois os catalogar, perseguir e odiar...

    A sociedade portuguesa, e não me refiro apenas à que compõe a "tribo do futebol", vem dando sinais de uma intolerância preocupantes.

    Vasculhar a vida dos outros, à procura de algo com que possamos implicar, é demasiado pidesco para o meu gosto.

    Quanto muito, devemos conceder o benefício da dúvida. Guardamos a informação e analisamos atentamente o comportamento do rapaz.

    Caramba, trata-se de um jogador valioso, internacional e sinceramente não creio que o seu rendimento desportivo esteja relacionado com a cor da camisola que envergar.

    Agora, perdoa-me que te diga, estiveste mal.
    Nem os talibans são tão fundamentalistas. Acho mesmo que nem os radicais islâmicos :-) :-) :-)

    ResponderEliminar
  24. se não nos dermos ao respeito não seremos respeitados e se continuarmos a pactuar com isto cada vez as situações serão piores.

    e a historia de que ele cometeu um erro, e quem não comete, não cola porque eu, eu e todos nós, quando cometo um erro pago por ele e ele só tem de pagar serve de emenda.

    agora já sabemos o que a casa gasta não vão fazer nada quando deveria ir à sua vidinha.

    ResponderEliminar
  25. Vejo aqui alguns pseudobenfiquistas muito ofendidos por benfiquistas daqueles maduros não quererem entre nós gente que teve como lema o "FDP SLB", temos pena, mas por favor vão lá para os vossos blogues dragartos do Porco, Sperding, ou SL Vieira, este é um blogue de lampiões... ninguém vos obriga a vir aqui, excepto claro a YTN, ou a dragartagem ao serviço do LFV.

    ResponderEliminar
  26. Os 10 anos à frente não chegam para fazer um rastreio nas redes sociais? Que incompetência....
    Pode ser que emendem como fizeram com um jogador de voleibol.

    ResponderEliminar
  27. benfiquista a serio26/7/18 06:02

    só falta mesmo contratar o sousa cintra para a presidencia da sad e o octavio lopes para liderar o departamento de comunicação.

    esta é mais uma prova da mediocridade, da incompetência e da sabotagem que impera no BENFICA.

    ResponderEliminar
  28. Será que ninguém pensa que para o rapaz também é difícil: vestir uma camisola que ele detesta, andar com um símbolo ao peito que ele associa ao inimigo, chamar "casa" ao que se habituou a chamar "salão de festas", ver como adversário o clube que ama... isto é o que se chama profissionalismo. É sacrifício para ganhar a vida. É a necessidade a obrigar a fazer das tripas coração.

    ResponderEliminar
  29. Bom Dia a todos,

    Completamente de acordo. Nao consigo compreender quem contrata estes tipos. Nao sabem que eles escrevem isto? E estes tipos tambem mostram pouca intelegencia, como e possivel colocar este tipo de coisas em redes socias quando no futuro nao sabem se irao jogar nos clubes que ofendem. Espero que aconteca a este tipo o mesmo que aconteu com o outro do. Nao percebo como e que ninguem mete mao nisto. Eu nao quero este tipo no meu Benfica.

    Cumprimentos
    Diogo Dias

    ResponderEliminar
  30. Este blogue é verdadeiramente trumpiano. Ataca putos de 20 anos por serem fanáticos do seu clube, devassa palavras buscando ter com o que acicatar os seus seguidores, ataca repetidamente o Benfica e os seus dirigentes (TUDO, mas TUDO o que o Benfica faz hoje em dia é motivo de crítica destrutiva), este blogue está a tornar-se um blogue de ódio.

    ResponderEliminar
  31. Nisto tenho de concordar

    Jogar noz Benfica e ser adepto de outro clube não tem qq problema.

    Mas isto não é ser adepto, é ser fanático, um merdas que nos insulta a nos e aos Benfiquistas

    Este Mariazinha é mais um FILHO DO APITO DOURADO e produto de uma campanha de ódio anti-Benfica que já dura à 30 anos

    Mesmo assim continuamos grandes

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking