O Novo Blog Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. email: novogeracaobenfica@gmail.com


sábado, 25 de novembro de 2017

Seja o caminho que for, não podemos é ser tolos!

Avatar
 ●  51 comentários  ● 

Bem sei que para os adeptos não há outra via que não GANHAR! E mais do que isso, ganhar sempre! Quando tipos como o Eriksson chegam e dizem que "o Benfica não pode ganhar sempre" é uma conversa que os adeptos nem sequer querem perceber...

Os adeptos estão-se nas tintas se o clube tem dinheiro pagar os "luxos" e custos de estar sempre no topo, ano após ano. Isso é problema da Direção, dizem eles...

O Benfica ganhou o título, depois o bi-campeonato e seguiu-se o tri-campeonato. Era chegado o momento histórico do Tetra! Ninguém aceitaria que se perdesse essa oportunidade... mas depois dessa ninguém aceita que se perca a oportunidade do Penta... ao que se seguirá a incompreensão de não se chegar ao Hexa, depois ao Hepta e por aí fora... acho que nem como Deca-campeões os adeptos vão perceber que não se atinjam os 11 campeoantos seguidos... e por aí fora!

Ora, já sabemos que, uma vez habituados a ganhar, os adeptos vão sempre criticar quando o clube parar de ganhar. Dito isto, há dois tipos de clubes que não ganham:

- Os que investem de forma irresponsável e não ganham, aumentando cada vez mais os problemas de sustentabilidade.

- Os que decidem alterar a forma como investem e não ganham, mas asseguram que estruturam o modelo de gestão e finanças de forma responsável assegurando um futuro sustentável.

Se, por um lado, os adeptos de FCPorto e SportingCP toleram a primeira dimensão... os adeptos do Benfica não toleiram nenhuma delas, e menos ainda depois de termos ganho quatro vezes seguidas.

O problema da atual situação já aqui a descrevi várias vezes: OS ADEPTOS E OS PROFISSIONAIS DO CLUBE ACHAM QUE AGORA GANHAM "PORQUE SIM".

Os adeptos só olham para os nomes nas camisolas e para os resultados dentro do campo... se não gostam, berram! Fácil! Já o mais grave, para mim, é a perspetiva do Clube. Ter jogadores em campo que acreditam que os resultados se fazem "porque sim" e se habituam a correr menos e pior... é inaceitável.

Dir-me-ão que a situação está assim pelo que referi no tópico A diferença entre cair e... cair de pé!, e está! Não só perdemos jogadores que já cá não estão, mas também perdemos os que cá estão.

Se a primeira dimensão é irrecuperável, a segunda dimensão tem a responsabilidade integral dos que lideram o clube (Vieira e Vitória) por manterem uma perspetiva de compreensão e justificação para todas as falhas.

É inevitável a comparação com o FCPorto, mesmo com as saídas no SLBenfica, têm um plantel inferior... porém um treinador que não perdoa quem não corre, quem não luta, quem não se entrega (sim, umas ajudas externas, também têm ajudado)!

O Presidente do Benfica tem que impor uma cultura de exigência por oposição com permitir que os profissionais do clube assumam uma postura de "ok, se investimos menos talvez não dê para ganhar!" ou pior ainda "ganhamos dê lá por onde der, por isso é só esperar".

Já Rui Vitória tem que ter a CORAGEM de agir e exigir! Tem que deixar os nomes à porta do centro de estágio do Seixal e escolher os que querem lutar e superar, ou os que estão em condições de o fazer.

Os melhores exemplos são Pizzi, Jonas e Salvio. Jamais penso ser possível dizer que estes jogadores não querem correr... mas também não é menos verdade a evidência que... não estão em condições de render como já aconteceu no passado.

Volto ao mesmo que tenho sempre dito... Se é para alterar a política de investimentos e apostar na formação, então tenha-se coragem de lançar os miudos que podem colocar a superação em campo

Luis Bernardo: o SL Benfica não é o Sócrates.

Avatar
 ●  44 comentários  ● 

"Ainda recentemente houve um tweet pouco feliz da nossa parte, que indiretamente afetou um árbitro que é respeitado pela sua honestidade e integridade, que foi o caso do Artur Soares Dias".

No referido tweet, o Benfica escreveu: "É oficial o regresso das arbitragens do Apito Dourado às Antas: expulsões perdoadas ao FC Porto, expulsão inventada contra o Portimonense, sete minutos de descontos sem explicação. A total impunidade perante as ameaças e coação compensa." - Luis Bernardo, director de Comunicação do Sport Lisboa e Benfica.

E é isto. Depois venham com tretas do "novo Apito Dourado". 

Peçam desculpas também ao Calheiros, ao Garrido, ao Martins dos Santos e a tantos outros que têm "sido uns bacanos" com o SL Benfica.

No SL Benfica não somos trafulhas como o seu antigo patrão e por isso não vamos agora branquear o que todos estamos a ver.

Já só falta virem defender a FPF novamente ou que uma nova reunião com Fernando Gomes e Pinto da Costa resolverá os problemas do futebol.

Enquanto estes totós andam a apanhar bonés, Pinto da Costa já esteve 2 vezes com Fernando Gomes em privado. Falaram dos velhos tempos, certamente.

sexta-feira, 24 de novembro de 2017

Ministério Público confirma abertura de inquérito a Horácio Piriquito. Quem faltou em Moscovo?

Avatar
 ●  47 comentários  ● 

"O Ministério Público confirmou hoje à agência Lusa que foi instaurado um inquérito a Horácio Piriquito, antigo membro do Conselho Fiscal da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), por alegada partilha de documentos internos do organismo com pessoas externas.

A 15 de novembro, data da publicação da notícia Sábado, Horário Piriquito demitiu-se do cargo que tinha no Conselho Fiscal da FPF.

"Tomei esta decisão, repito, não porque considere ter praticado algum ilícito, mas porque é esta a forma de melhor defender o prestígio e o bom nome da instituição em causa", justificou o dirigente." - DN.

---------------------------------

Pena é que Pedro Guerra se esteja completamente a borrifar para o Sport Lisboa e Benfica e a sua imagem e permaneça no clube e na BTV agarrado com unhas e dentes ao tacho. E pior: pena é que acima dele ninguém se preocupe em defender a imagem do Sport Lisboa e Benfica ao correr com este traste da BTV e do clube.

Uma nota final: É ou não é verdade que Luis Filipe Vieira nem se deu ao trabalho de acompanhar a equipa a Moscovo, num jogo que era decisivo? 

"Cada vez até tenho mais pedalada. Eu não estou cansado, não estou doente.", dizia Vieira há 15 dias na entrevista à BTV. Portanto, saúde não foi. 

Então, caro presidente, ficou "zangado" com quê? Que lata. 

RIP Pedro Rolo Duarte

Avatar
 ●  19 comentários  ● 
Pedro Rolo Duarte e João Gobern. Juntos faziam o "Hotel Babilónia" na Antena1
Morreu Pedro Rolo Duarte.

Dono de uma cultura notável, Pedro Rolo Duarte tinha o condão de através das palavras nos fazer crer que mesmo a coisa mais insignificante era interessante de aprofundar.

Juntamente com João Gobern, fazia o "Hotel Babilónia" na Antena 1, onde em 2 horas boa música e melhor conversa nos davam o conforto de parecer que estávamos a ouvir amigos em tertúlia na nossa sala.

Independente, Se7e, K, Visão, DN, RR, Comercial, RTP e RDP, foram muitos os sítios onde deixou a sua marca: bom gosto, cultura, informação e inteligência. Não há muitos assim hoje em dia.

A sua avidez de ler, conhecer, saber era uma das suas qualidades. As suas sugestões semanais de leitura em blogues, revistas ou sites nacionais e estrangeiros eram uma fonte inesgotável de conhecimento, cultura e de olhar crítico para um mundo cada vez mais acizentado pela "opinião produzida em série".

Era do SL Benfica mas o futebol é a coisa menos importante em tudo o que PRD foi. E ainda bem.

As palavras finais deste post são do próprio Pedro, escritas por ele no passado dia 03/11/2017 a propósito da morte de Tomaz Bairros. Substituo só o nome de Tomaz pelo nome do próprio Pedro:

"O Pedro foi a surpresa que já não se espera – e a sua morte, a tristeza funda que não se deseja a ninguém. Hoje é um dia muito triste. Muito triste. Não há como contornar as palavras. São o que são. E ardem cá dentro."

A piada do dia: Luis Filipe Vieira "ZANGADO"

Avatar
 ●  86 comentários  ● 

Quem informou o jornal "Record" deste estado de espírito de Luis Filipe Vieira enganou o jornal desportivo com mais leitores em Portugal.

Não é possível que Vieira esteja zangado pois se ainda há 15 dias afirmou que:

- "Não há resultado possível que tire Rui Vitória do Benfica". Veremos.

- "Nas situações difíceis, sou sempre o primeiro". Alguém viu ou ouviu Vieira depois de Moscovo?

- "Mitroglou se não tem sido vendido estava em casa a receber o vencimento pois não tinha lugar na equipa". É de notar que a alternativa de negócio de Vieira à venda de Mitroglou, Jimenez, continua a não jogar. E quando 52 golos se despacham por 15 milhões...mas não faz falta não é presidente?

- "Imaginemos que o Garay viria para o Benfica e eu pergunto onde estava o Rúben Dias". Onde estava o Ruben Dias? Estava a jogar ao lado do argentino. 

Quantos milhões de euros custará ao SL Benfica esta campanha miserável na Champions, por exemplo? O "gestor fantástico verde" que manda nas contas do SLB não pensou nisso? 

Não vale a pena passarem mensagens a tentar ilibar Luis Filipe Vieira e Domingos Soares de Oliveira desta espécie de sabotagem que está a ser feita à temporada do Penta. São os principais responsáveis.

quinta-feira, 23 de novembro de 2017

LFV a garantir que Rui Vitória está a salvo, no matter what?! Uma merda é que está!

Avatar
 ●  133 comentários  ● 
Como aqui escrevi quando fiz o balanço da última tertúlia anual do Presidente do Benfica na BenficaTV, o que me preocupava mais no meio daquilo tudo era tê-lo ouvido dizer que Rui Vitória ficaria muitos anos no Benfica, no matter what, que é o mesmo que dizer que pode perder um, dois ou três campeonatos seguidos, pode acabar outra Liga dos Campeões ou no caso do Benfica muito provavelmente a Liga Europa com zero pontos, 1 golo marcado e 14 sofridos, que o seu lugar no Benfica está seguro porque é o homem certo no lugar certo!

E aqueles que como eu acham que Rui Vitória é o homem errado no clube errado, até podem dizer que ontem já era tarde para por Rui Vitória a andar, mas têm depois de levar com aquele velho argumento do Ah e tal, e o Jorge Jesus também perdeu três campeonatos, toda a gente o queria dali para fora, e o Presidente aguentou-o conseguindo de seguida dois campeonatos.

O problema é que esta comparação mais não é do que comparar melancias com maças rainetas. A comparação é descabida!

E antes de dissertar aqui nas razões pelas quais a comparação é descabida, vou voltar a lembrar aqui aquilo que já disse várias vezes, que nenhum treinador ganha sempre nem eu posso esperar que tal aconteça, e que por isso eu não sou daqueles que acha que quando a equipa ganha está tudo bem e há que manter tudo, nem depois acho que quando se perde está tudo mal e que tem de se por o treinador a andar apenas porque a bola não entrou!

E porque razão foi então Jorge Jesus capaz de ficar os primeiros três anos dos seus seis no Benfica conquistando apenas um campeonato na estreia e perdendo os dois seguintes, entrando no seu quarto ano na Luz com os adeptos maioritariamente do seu lado e vida tranquila, apesar das derrotas recentes?

E ao invés, porque razão é Rui Vitória tão impopular na Luz, apesar de ter ganho dois campeonatos em dois anos, e esta ser a época em que de facto se sente um descalabro?!

A razão é precisamente essa, é que ganhar e perder não é tudo, e a grande maioria dos adeptos até são inteligentes e conseguem ver bem mais além das vitórias e das derrotas.

E ao contrário de Jorge Jesus na sua hora das derrotas, na hora de analisarmos Rui Vitória no seu momento MAU, vamos agarrar-nos a quê para sermos condescendentes e acreditarmos que a seguir à tormenta vem a bonança?!

E é aí que no caso de Rui Vitória há muito, muito pouco a que nos agarrarmos.

Rui Vitória ganhou no Benfica sim, mas ganhou sem melhorar nada, sem transformar nada em relação ao que já havia... Rui Vitória ganhou sim mas com o que já havia, com os mesmos jogadores que antes dele também já tinham ganho com outro treinador.

Rui Vitória não alterou o modelo, nem sequer os jogadores, e seguramente não levou o Benfica apesar das vitórias para outros patamares exibicionais nem competitivos. Sempre que Rui Vitória quer mudar, muda para pior, só não vê quem não quer!

Qual é o selo de Rui Vitória neste Benfica quando a bola não entra? Agarramo-nos a quê? À boa educação? Ao não empurrar o Shéu? À forma como se relaciona com os seus jogadores criando se calhar um balneário mais tranquilo (mais se calhar também menos exigente em consequência disso?) Quantos destes jogadores têm fé neste treinador? Arrisco dizer que, muito poucos!

Vamos agarrar-nos a mais quê? Ao discurso de Rui Vitória?! Por amor de Deus?! Mas desde quando Rui Vitória teve um discurso à Benfica?! “Há vida no Benfica para lá da Europa?!” A sério?!

Vamos agarrar-nos às palavras de Guardiola quando disse que o Benfica era das equipas que melhor defendia na Europa?! Se calhar até era sim, mas quando tinha a equipa do “outro”! Porque agora que muitas das pedras já são novas e são as suas, esta equipa a defender é um desastre sempre prestes a acontecer!

Ou então vá lá, vamos agarrar-nos ao facto de que Rui Vitória dá oportunidade aos jovens! Que bom! Para aqueles que achem que o futuro do Benfica ganhador (aquele que eu desejo) é o Benfica Made in Seixal! Mas eu não sou dos que defende isso, bem pelo contrário!

Nada contra a aposta na juventude desde que inseridos num grupo já de si competitivo e talhado para as vitórias, o que não é o caso! Este é um grupo talhado para as derrotas, um grupo que não se tem renovado em qualidade, e que está à espera que seja a juventude inexperiente e sem calo nenhum a elevar os seus níveis competitivos, com a agravante que assim que algum ameaça conseguir isso é imediatamente despachado para outras paragens!

Jorge Jesus, apesar dos seis anos na Luz e em três desses anos não ter ganho o campeonato, teve apenas, apesar de meia dúzia de Shadows que legitimamente o queriam daqui para fora, apenas um momento bem difícil na Luz, a ainda assim um ano em que numa semana podia ter ganho tudo, e nessa semana acabou por perder tudo: Um campeonato, uma final de Liga Europa e até uma final da Taça de Portugal. Mas teve lá, quase sempre com bom futebol, e quase quase a conseguir nesse ano quatro títulos!

Claro que hoje é ouvir LFV lembrar esse momento de génio, e de como APENAS ele teve a visão para segurar Jorge Jesus nesse final de época fatídico, contra a vontade de todos os Benfiquistas!

Eu tenho a minha visão quando lembro esses dias:

LFV segurou Jorge Jesus sim, porque percebeu que esse ano em que perdeu tudo foi também o ano em que esteve a minutos de ganhar tudo!

LFV percebeu que ali estava um treinador que todos os anos vendia 100 milhões de mercadoria e conseguia inventar soluções para continuar a ganhar e sempre a lutar pelas finais todas, mesmo que as perdesse! Rui Vitória quando vende, não inventa nada a seguir! Consegue contratar Zivkovic, Rafa, Carrilho e Cervi, e de mais de 40 milhões de euros não inventa um extremo titular no Benfica!

E por último, LFV sabia também que assumir o fracasso Jorge Jesus depois de “apenas” um campeonato era também assumir o seu, e esse foi um risco que não quis correr, preferindo dar mais uma oportunidade ao seu próprio projeto.

Jorge Jesus teve ainda a sorte do seu momento fatídico ter acontecido no último jogo da época no Jamor, indo de seguida de férias e dar tempo aos Benfiquistas de serenar os ânimos.

Jorge Jesus não teve ao contrário de Rui Vitória, de enfrentar a fúria dos adeptos logo três dias depois, para mais um jogo onde os Benfiquistas já pouca fé têm que possa ser muito melhor do que o que se tem visto. Jorge Jesus por sua vez pôde... sair dos olhos das pessoas a seguir ao Jamor, ter mais uma pré-época e começar a sua quinta temporada de cara lavada!

Rui Vitória está pois... no fio da navalha, e pressente-se que basta um desaire que nos coloque definitivamente arrumados do título para os Benfiquistas darem voz a toda a desilusão que sentem neste momento!


E vem LFV garantir que Rui Vitória está a salvo, no matter what?! Uma merda é que está! Rui Vitória que tenha o azar de se ver em Janeiro arredado do título, da Europa e quase tudo o resto, para LFV perceber finalmente que embora pareça o Benfica ainda não é dele, e que os adeptos do Benfica são pacientes mas também não papam tudo, nem estão dispostos a pactuar com um Benfica que a olho nú (pelo menos ao meu) nos leva rapidamente para a mediocridade.  

Eu sei que o problema está longe de ser só Rui Vitória mas...

Avatar
 ●  91 comentários  ● 

...alguém acredita que Rui Vitória ainda tem ascendente ou efeito no plantel?

Não acham que outro treinador mais competente não teria feito bem melhor na Champions e mesmo no campeonato?

Um treinador com coluna vertebral não teria a coragem de recusar impedimentos superiores na utilização de jogadores ou sugestões na escolha de outros?

Um treinador que saiba(ou queira) ver futebol não entende que o que interessa não é o ego do jogador A ou B mas sim o resultado da equipa?

Rui Vitória tem a consciência de que no SL Benfica nenhuma derrota é admissível ou justificável com "atipicidades"? 

Destaco um comentário que inclui vários pontos nos quais me revejo e também escrevi no passado:

"O problema do Benfica, logicamente, é o RV.
Já escrevi várias vezes aqui, ganhámos os 2 últimos campeonatos APENAS porque:
1. SCP (em 2015) e o FCP (em 2016) desperdiçaram oportunidades básicas de nos passarem para a frente;
2. o RV manteve esquema tático e onze dos tempos do JJ;
3. todos os jovens lançados (TODOS) foram lançados apenas e só porque não existiam alternativas (baseado em lesões ou em vendas/saídas súbitas), e, por acaso, POR MERO ACASO, alguns pegaram de estaca na equipa. Até porque, não houve 1 (NEM UM) jovem lançado que tivesse tido uma entrada em falso na equipa e o RV, com o tempo, o tenha transformado em titular (NEM UM).

Passados 2 anos, não há um sintoma positivo no estilo de jogo do Benfica que o RV tenha implementado:
1. deixámos de marcar golos de bola parada;
2. deixámos de conseguir contra atacar até contra equipas pequenas (só contra as grandes e porque é a nossa única forma de sacudir a bola da zona de pressão);
3. Passámos a ter posse de bola "a la" Lopetegui (troca de bola entre centrais e trinco);
4. e, o mais grave, passámos a jogar como equipa pequena (A. discutimos olhos nos olhos jogos com equipa pequenas, e, quando temos posse de bola, é inconsequente e B. nos jogos com equipa grandes, jogamos fechados lá atrás, e atacamos apenas em contra ataque)." Mesquita.

Claro que não concordo que o problema central seja Rui Vitória. Se o treinador fosse outro e mais competente provavelmente estaria a mascarar os verdadeiros responsáveis do desinvestimento no plantel desde a saída de Jorge Jesus: Luis Filipe Vieira e Domingos Soares de Oliveira.

Rui Vitória colocou-se na posição de capacho da direcção. Por isso proscreveu jogadores como Zivkovic, João Carvalho, Krovinovic ou até Jimenez favorecendo jogadores que nada acrescentam ou resolvem.

E sem falar noutros miúdos com valor que poderiam ser aposta. É que todos falam que os miúdos não são solução(e não o são como um todo) mas lembram que foi a entrada dos "putos" Renato Sanches e Lindelof que estabilizou a equipa e acrescentou qualidade?

Não tem sido Ruben Dias a cimentar a posição de melhor central do plantel? Diogo Gonçalves não tem mostrado jogo após jogo empenho, qualidade crescente e enfoque no resultado da equipa?

Portanto, o problema não está nem nunca esteve na utilização dos miúdos. Está sim na obrigação de utilizar vedetas detentoras do RedPass Relvado, que estão a mandar nas escolhas do treinador e a ajudar a enterrar uma temporada que deveria ser histórica pelos melhores motivos.

Pode um clube ser campeão trocando de treinador a meio da temporada? Já aconteceu. Desde que não se escolha outro capacho.

“Há vida para além da Champions.” Só este comentário merecia o despedimento.

A diferença entre cair e... cair de pé!

Avatar
 ●  61 comentários  ● 
INQUALIFICÁVEL! É a unica palavra que me ocorre para o que venho alertado há muito tempo: Não defrontámos ainda nenhum adversário que justifique a total ausência de dominio em campo pelo SLBenfica (sim, nem mesmo o Manchester United!).

O SLBenfica é uma equipa amorfa, previsível, sem chama, sem paixão e, muitas vezes, sem entrega e determinação.

A justificação? Está longe, muito longe de ser "apenas" a saída de quatro jogadores (Ederson, Semedo, Lindelof e Mitroglou) sem que tenham sido devidamente colmatadas.

Na minha opinião, o problema "deste Benfica" assenta em duas dimensões distintas, porém interligadas:

- As figuras que "faziam" a diferença, ou sairam ou - talvez devido a lesões ou a terem "carregado o piano" durante vários anos - estão a anos luz do que já renderam.

Neste ponto, objetivamente, o SLBenfica não tem Ederson, Semedo, Lindelof, Mitroglou... mas também não tem Jardel, Pizzi, Samaris nem Jonas. E Salvio tem a espaços! Face à equipa do ano passado são 9 jogadores entre 12/13 que constituiam o core dos ultimos anos.

- O Benfica "aburquesou-se" nos títulos. A situação do ponto acima só existe porque ao cabo de tantas vitórias, "alguém" acreditou que iamos ganhar estivesse lá quem estivesse. É uma especie de "olha agora sem mãos" que a estrutura do Benfica tentou fazer.

Não foram poucos os jogos em que Ruben Dias e Diogo Gonçalves, que no ano passado jogavam na equipa B, foram os principais elementos de uma tentativa de reação. Não foram poucos os jogos onde Luisão, um capitão de 37 anos, é que deu o exemplo de entrega dentro das limitações que já vao crescendo com o passar dos anos - e já muito faz ele.


Estes são, na minha perspetiva os dois elementos que afastaram o Benfica da Champions (e da Europa) de forma absolutamente humilhante - repito, humilhante - e que porventura poderão por em causa o Penta porque, ao contrário do que pensam os dirigentes do Benfica, isto não vai lá "agora sem mãos".

Não vale a pena virem com discursos de o jogo com o FCPorto não é decisivo. Claro que é! E de que maneira... É bom que todos, mas todos, percebam que TUDO agora é decisivo - simplesmente porque já perderam todas as hipótesses de fazer algo que possa ter retorno.

É impensável o SLBenfica ser campeão este ano se não forem imaculados até Maio! O Benfica tem que arrancar para vitórias sucessivas, e ser implacável com os seus rivais.

Talvez seja a hora de tirar de cena quem (ja) não é de cena e dar espaço aqueles que não foram campões, bicampeões, tricampeões e tetracampeões! Dar espaço a quem quer mostrar e provar, a quem entende que ainda quer fazer a sua história e ainda não se sente parte dela.

É dessa fibra que é o feito o jogo do Bruno, do Ruben e do Diogo, mas talvez comece a estar na hora de ser tambéma a fibra do João, do Alex, do Filipe, do Jota ou do Flô... Não quero com isto dizer que deveremos começar a jogar com seis ou sete da equipa B, mas quero sim dizer que temos que perder a vergonha de lhes dar espaço.

Se o Almeida está a passar mal, avance o Alex. Se o Fejsa precisa de rodar e não temos Samaris nem Augusto, avence o Florentino. Se o Pizzi precisa de sair, que assuma o Krovi e o Keaton. Que avance o Zivkovic, mas que não se limite a ambição do João Filipe nem do Felix. Que não se substime a capacidade do João Carvalho.

Se os "graduados" não estão a render... entre quem tem ambição e paixão de carregar o símbolo ao peito, quem quer ser inconformado... mesmo cometendo erros de quem quer fazer tudo de uma vez.


Que avance o Benfica!

quarta-feira, 22 de novembro de 2017

As evidências.

Avatar
 ●  73 comentários  ● 

Os números não deixam margem para propaganda.

Quero que Luis Filipe Vieira venha dar outra entrevista a explicar que o Mitroglou, se tivesse ficado, estava em casa a receber o vencimento porque não tinha hipótese de jogar com este plantel.

Também peço que repita que o Garay, se tivesse sido contratado, tinha impedido que Ruben Dias jogasse e não Jardel, Lisandro ou Luisão.

Já agora, peço que explique devagarinho a proposta de renovação de contrato para Salvio. Ou a compra de direitos económicos adicionais de Jonas por mais de 2 milhões de euros.

Ainda, peço que garanta que a aposta nos melhores "putos" é uma realidade, mesmo que o treinador prefira meter uma nódoa chamada Filipe Augusto em vez de qualquer um deles.

Adicionalmente, quero perceber o que leva Rui Vitória a colocar em campo Zivkovic em campo aos 80 e tal minutos. Foi de mestre.

Ou a deixar o Samaris no banco.

Como a não inclusão de Krovinovic na lista da Champions foi uma visão de génio.

E para finalizar...


Obrigado puto. Não repetimos Basileia por tua causa. Não desfrutas do tempo e das desculpas aplicadas aos outros.

Miserável.

Avatar
 ●  157 comentários  ● 

O da esquerda continua a insistir na mediocridade e em tornar evidente que já não tem ascendente sob os jogadores.

O da direita continua a achar que está tudo bem e que ainda podemos vender mais em Janeiro.

Entretanto, contra equipas de valor médio não ganhamos um jogo.

Os RedPass Relvado fazem o que querem.

Alguns dos melhores ou ficam no banco ou na bancada.

Tenham vergonha nessa cara.

CSKA Moscovo - SL Benfica: 11 iniciais.

Avatar
 ●  84 comentários  ● 

Onze do Benfica: Bruno Varela; André Almeida, Luisão, Jardel e Eliseu; Fejsa, Filipe Augusto e Pizzi; Salvio, Jonas e Diogo Gonçalves.

Onze do CSKA Moscovo: Akinfeev, Mário Fernandes, Vasin, Ignashevich, V. Berezusk e Shchennikov; Dzagoev, Natcho e Golovin; Vitinho e Wernbloom.

Suplentes do Benfica: Fábio Duarte, Lisandro, Samaris, Raúl Jiménez, Seferovic, Zivkovic e Cervi.

---------------------------------

Só a vitória disfarça(por pouco tempo) a miserável Champions desta temporada. 

Luis Ferreira que explique a sua ascensão da 3ª Categoria para a 1ª Categoria...

Avatar
 ●  59 comentários  ● 

...quando a apitar NÃO TEM CATEGORIA NENHUMA.

Advogado de defesa no "Apito Dourado", revelado pelo NGB


Relembro os posts que fizemos quanto a arbitragens deste senhor e quanto ao facto de termos revelado, em primeira mão, que este senhor este na defesa do maior escândalo de sempre do futebol português: O Apito Dourado.

Podem aceder aos posts:

- "Isto é só o início", de 14 de Janeiro de 2017
- "Luis Ferreira, um dos maiores escândalos da história do futebol português", de 15 de Janeiro de 2017
- "Luis Ferreira, roubo e escândalo no FC Porto - Tondela", de 17 de Fevereiro de 2017
- "Liga da Verdade NGB 16/17", de 6 de Maio de 2017

Sim, no NGB antecipamos e avisamos sobre o que se passava ainda em 2015. A preparação desta actual estrutura que visa salvar o FC Porto de uma ruína financeira no final desta temporada começou há muito com a renovação da equipa de Fernando Gomes para a sua reeleição de 2016.

Os posts "Arbitragem na FPF: avisamos e tornamos a avisar. Agora aguentem-se" ou "Enfraquecer Fontelas para reforçar Paulo Costa" foram 2 de muitos posts em que alertamos para o caminho que estava a ser realizado de forma a condicionar o SL Benfica.

Portanto, torno a avisar as mentes brilhantes na Luz que não é com imitações e figuras menores que conseguirão inverter a campanha que está montada contra o Glorioso.


São os responsáveis eleitos que têm de vir dar a cara e têm que EXIGIR A FERNANDO GOMES que tome medidas ou se demita!

terça-feira, 21 de novembro de 2017

Os efeitos do "novo Apito Dourado"? Fracos.

Avatar
 ●  84 comentários  ● 

Para já os esperados face à fraca contundência do apresentado pelo SL Benfica.

Possível greve de árbitros, queixas contra o SL Benfica por alguns indivíduos e reacção da AF Braga. No que diz respeito à AF Porto, também foi curioso o SL Benfica deixar de fora Lourenço Pinto. Não lembra ao diabo.

No "O Dia Seguinte" notou-se um Guilherme Aguiar mais agressivo muito pela ausência de Paulo Garcia e porque seria esse o único registo que evitaria que fosse chamado a pronunciar-se sobre alguns dos nomes e processos descritos. 

Na Comunicação Social, como já foi escrito no NGB, por razões diversas não pegaram no assunto como tema central e com excepção do jornal "O Jogo", muito por culpa do fraco conteúdo e intervenientes do "Chama Imensa".

Mas o que mais se destaca é o silêncio da FPF. Não há comunicados ou reacções. Nem sequer pedidos públicos de investigação.

Como já o disse, o apresentado pelo SL Benfica tardou e por isso deveria ter sido mais incisivo. Não vou dizer que foi errado tomar esta iniciativa, porque a reclamei no NGB dezenas de vezes. E registo com agrado que finalmente o SL Benfica tenha decidido agir.

No entanto, como escrevi, o SL Benfica tem que "corrigir o calibre das balas" sob pena de isto ser uma imitação do que fazem FCP e SCP. E para fazer isso mais valia estarem quietos.

E não pode ter data e hora marcada. O clube dispõe de um canal em que pode e deve fazer um "Especial" sobre o tema. Que pode e deve ter responsáveis do clube e não "funcionários". É assim que se dá peso ao que se afirma. 

Mas há algo fundamental que repito: as decisões e opções tomadas no futebol português dependem SÓ DAQUELES 3 SENHORES NA BOLA VERMELHA: FERNANDO GOMES, TIAGO CRAVEIRO E FONTELAS GOMES(com Paulo Costa na sombra).

Quem quiser atacar o "novo Apito Dourado" tem que olhar para dentro da FPF e não para quem anda cá fora a "atirar algumas pedras".

Tudo o resto é fogo de artifício. 

O "novo" Apito Dourado

Avatar
 ●  99 comentários  ● 


O Sport Lisboa e Benfica divulgou ontem o que entendeu chamar de "novo" Apito Dourado.

Nomeou vários nomes e apontou o seu "papel" no esquema que alegadamente tenta condicionar os árbitros e o futebol.

Para quem não conhece os meandros do futebol português e muitas destas personagens terá sido um bom esclarecimento da forma como o FC Porto actua. Em particular o facto de clarificar o que há muito se sabe que é o conluio entre a AF Porto e a AF Braga em favor do clube condenado por corrupção.

Serão estes alguns dos nomes que estarão a ser investigados pelas autoridades e por isso, provavelmente tendo tido acesso a alguma informação dessa investigação, o SL Benfica entendeu que era altura de a partilhar.

Mas olhando para tudo aquilo que se disse e para o impacto público do divulgado, devo dizer que foi fraco.

A primeira coisa que o SL Benfica no programa de ontem seria ter prestado um esclarecimento mais profundo sobre tudo o que foi divulgado pelo FC Porto. Não são 2 frases de Vieira a dizer que não há corrupção que apagam a imagem péssima a que ficou associado o SL Benfica. Os sócios e adeptos merecem muito mais.

Não era preciso explicar cada email, nem pouco mais ou menos, mas sim pegar em 2 ou 3 casos como exemplo(em que os conteúdos divulgados não estivessem adulterados) e explicar o que pretendia o SL Benfica. Chama-se a isto "clean slate".

Após isso então partiam para uma explicação do que entende o SL Benfica ser o "novo" Apito Dourado.

Mas mesmo no que foi divulgado, apenas tocou numa pequena parte do que a real influência do FC Porto na estruturas do futebol. Se é para fazer tipo "o melhor ainda está para vir" foi um erro. 

É difícil de entender como se fala no ex-assistente de Paulo Costa e não se aponta o dedo ao actual vice presidente do CA da FPF Paulo Costa e que foi indicado por Pinto da Costa. Muito menos se entende como Fontelas Gomes não é considerado um problema grave no que diz respeito aos critérios que tem revelado, por exemplo, na divulgação dos audios do vídeo-árbitro. 

Anunciamos com antecedência que seriam estes 2 os escolhidos para a arbitragem nas listas de Fernando Gomes. O que fez o SLB? Apoiou.

Não se compreende como se poupa a própria FPF que, como ontem Rui Gomes da Silva escreveu e bem, poupa Hermínio Loureiro indiciado por dois crimes de corrupção, cinco de prevaricação, um de tráfico de influência e outro de posse de arma proibida e obriga à demissão qualquer outro que seja adepto do SL Benfica e que nem sequer esteja acusado de qualquer crime.

Por isso, também é inaceitável que o "novo Apito Dourado" poupe Fernando Gomes e Tiago "Cachecol do Porto" Craveiro.

Foi uma divulgação tímida e que em consequência sabe a muito pouco. Há quanto tempo não divulgamos este esquema de pressão aos árbitros no NGB perante o silêncio do SLB? 

Há quanto tempo não identificamos o agressor de Canelas como um dos que tinha ido ameaçar Soares Dias? 

Há quanto tempo não revelamos em primeira mão a reunião secreta de Fontelas Gomes e Pinto da Costa na FPF(ou seja com o conhecimento de Fernando Gomes e Tiago Craveiro) e que mudou o comportamento dos árbitros a partir daí?

Há quanto tempo andam os Super Dragays a intimidar árbitros e delegados? Quantas vezes não vimos imagens na TV ou mesmo aqui no NGB de agressões sucessivas a adeptos do SL Benfica no norte, em especial em Braga e Guimarães?

Será que enquanto o SL Benfica liderava o campeonato tudo isso era encarado como "temas menores"?

O SL Benfica acordou tarde, não o fez com o impacto de que devia ter feito, mas veremos se corrige "o calibre das balas" nos próximos dias. Não queremos uma imitação do "Universo Totó" ou da "Hora do Saraiva". 

Não se pode esperar que o impacto público seja grande com tão fracas figuras como painel. Incluir um ex-árbitro foi um erro. 

Não ter alguém da direcção do clube a assumir esta "guerra" e a dar a cara foi outro maior. Ou vamos imitar a cobardia do FCP em colocar "funcionários" a fazer as despesas? Não somos clubes regionais.

Penso até que o SL Benfica toma esta iniciativa mais a pensar no curto prazo(deslocação ao Dragão) que outra coisa qualquer. Se calhar por isso é que foram figuras menores a fazerem esta divulgação.

O que espero das próximas semanas?

Espero que o SL Benfica mantenha a "agressividade comunicacional" mas que seja concreto e incisivo e não intoxicador como os outros. Quem imita a porcaria, porcaria é. 

Estamos a chegar a uma fase crítica da temporada em que atrasos ou avanços pontuais dão fôlego para o último terço do campeonato.

Não é a fazer cócegas nos pés que se incomodam os batoteiros. E ontem, para escumalha como Pinto da Costa, foram cócegas como ainda agora se viu com o resultado vergonhoso do julgamento da "Operação Fénix".

segunda-feira, 20 de novembro de 2017

O Jogo: Eles já nem escondem ao serviço de quem estão

Avatar
 ●  103 comentários  ● 


No dia em que o SLBenfica lançou um ataque direto à estratégia mentirosa do FCPorto, expondo o que se está realmente a passar e que tenta ser incoberto pelo faitdivers do Sporting e FCPorto, o jornal O Jogo assume a sua agenda e relega essa notícia para uma breve notícia sem qualquer imagem de destaque, Por oposição, chama ao destaque a reação do Chico Esperto e um inquérito ao SLBenfica pelas mensagens no Twitter...

Conseguiram ser a única publicação que não deu qualquer destaque à divulgação de hoje do SLBenfica!




Exclusivo: "O insolvente, a pressão sobre os sócios do SL Benfica e outras histórias...", por Rui Gomes da Silva

Avatar
 ●  58 comentários  ● 

O INSOLVENTE, A PRESSÃO SOBRE OS SÓCIOS DO  BENFICA E OUTRAS HISTÓRIAS SOBRE OS PEQUENINOS...COMO O PEQUENINO!!!


1 - O INSOLVENTE


Numa semana de Taça, mesmo sem “tomba-gigantes”, há sempre algo que nos surpreende!
Nem que seja ... o regresso aos tempos do “Apito Dourado”!

Mas, ainda assim, há coisas que nos fazem felizes … Pequenas, pequeninas como o autor em causa, mas ainda assim, capazes disso mesmo!

Soube – do que me contaram, que é texto que nunca lerei, … “tão reles é o defunto …” – que terá havido por aí uma “publicaçãozinha” que poderá contribuir para um qualquer insolvente arranjar uns cobres para pagar as suas dívidas.

Afinal, dando razão ao velho Eça … ainda há por aí muito Palma Cavalão que, na falta de uma “Corneta do Diabo” ao nível do que escrevem, … publica livros com material roubado ou inventado (sendo, neste caso, a ordem dos fatores arbitrária )!

Se, como diria Antero de Quental, “o carácter é metade do talento” ... só estamos a jogar para 50%.

E como este não abunda ... deixemos de nos preocupar com o que não é importante!

2 - A PRESSÃO SOBRE OS ADEPTOS DO BENFICA

Ainda assim, e no meio de tanta pressão mediática artificial sobre o Benfica – e da forma, algumas vezes inábil, de como se defende quem é alvo desses ataques – há um tema que passa os limites da decência.

É o da pressão de quererem obrigar grupos de adeptos a inscreverem-se como tal.

O assunto já mereceu posição muito esclarecida aqui no NGB, do que vi, em sucessivos posts (Shadows … presumo foi o autor de alguns desses textos).

E mereceu bem!

Tenho, para mim, que a norma que os “pequenos” citam para tentarem cria problemas aos sócios do Benfica que gostam de ver o futebol juntos … é inconstitucional.

Nos termos da alinea i) do art.º 3º da a Lei n.º 39/2009, de 30 de julho (Combate à violência, ao racismo, à xenofobia e à intolerância nos espetáculos desportivos), “… entende-se por «Grupo organizado de adeptos» o conjunto de adeptos, filiados ou não numa entidade desportiva, tendo por objeto o apoio a clubes, a associações ou a sociedades desportivas”.

Ou seja, um qualquer grupo de adeptos – mesmo de amigos e respetivos filhos – que queiram apoiar o seu clube, em deslocações sucessivas (como tantas vezes acontece), para por exemplo poder comprar bilhetes, de acordo com determinados critérios … tem de se inscrever no IPDJ?

É o que diz o nº 1 do art.º 14 da Lei em causa (“É obrigatório o registo dos grupos organizados de adeptos junto do IPDJ, I. P., tendo para tal que ser constituídos previamente como associações, nos termos da legislação aplicável ou no âmbito do associativismo juvenil”) pelo que me sinto um verdadeiro … fora da lei.

Então não é que eu e os meus 3 filhos – comprando bilhetes nas bilheteiras do Benfica (um apoio … pois então … já que a lei não distingue apoios pequenos, médios, grandes ou enormes …) – já infringimos a lei tantas vezes?

Amanhã – é isso que querem os dirigentes dos “outros” – vou inscrever-me no IPDJ (apesar de já não ser … verdadeiramente … um jovem) para poder continuar a comprar bilhetes para ver o Benfica a jogar pelos estádios deste nosso Portugal?

Com grupo, com nome e tudo o mais ... que nem ao Diabo lembra.

Ora, determina a Constituição da República Portuguesa, no nº 3 do seu art.º 46º (Liberdade de associação) que … “Ninguém pode ser obrigado a fazer parte de uma associação nem coagido por qualquer meio a permanecer nela”.

No mesmo sentido (como não pode deixar de ser) dispõe o nº 1 do art.º 2º do Decreto-Lei n.º 594/74, de 7 de novembro (“Ninguém poderá ser obrigado ou coagido por qualquer modo a fazer parte de uma associação, seja qual for a sua natureza”), determinando o nº 2 do mesmo art.º que … “Aquele que, mesmo que seja autoridade pública ou administrativa, obrigue, ou exerça coação para obrigar, alguém a inscrever-se numa associação incorrerá nas penalidades cominadas no artigo 291º do Código Penal”.

Porquê, então esta discussão toda?

Porque eles acham que isso criará instabilidade no interior do Benfica.

Enquanto lá estive percebi as diferentes opiniões sobre a matéria que há entre os sócios.
E aprendi a respeitar a maioria!

Sendo todos sócios do Benfica (o que não acontece nos grupos de adeptos dos “pequeninos”) para quê criar um outro tipo de associativismo quando os interessados não o querem?

E não o querem, apoiados no que determina a … Constituição da República Portuguesa!!!

Como diriam Gomes Canotilho e Vital Moreira (insuspeita citação no que se me refere), nas anotações ao artigo 46º da CRP (Constituição anotada), … “o n.º 3 garante a liberdade negativa de associação, isto é, o direito do cidadão de não entrar numa associação, bem como o direito de sair dela”.

Para Ana Sofia Penna Simões de Moura Stoffel F. Castro (em "As limitações à constituição de partidos políticos – Uma questão de direito constitucional”), tal liberdade … “inclui … o direito de … não ser obrigado a fazer parte de qualquer associação”.

E esse direito – continua – … “impõe que ninguém possa ser prejudicado ou beneficiado em virtude de fazer, ou não, parte de qualquer associação, única forma de garantir os restantes direitos nos quais se divide”.

Mas também Jorge Miranda (com quem cheguei a dar aulas … de Direito Constitucional … precisamente) vai no mesmo sentido, quando, no tomo IV do seu Manual de Direito Constitucional (Coimbra Editora, 2000, pág. 476) enumera princípios gerais relativos do direito de associação, nomeadamente o de … “não ser coagido a inscrever-se ou permanecer em qualquer associação”.

Obviamente que ninguém pode ser membro de uma associação contra a sua vontade (o que se pode designar por … “liberdade negativa de associação, isto é, a liberdade de se não associar ou de deixar de pertencer a associação de que seja membro, não podendo as autoridades públicas impor um acto de associação ou de adesão a uma associação ou a permanência numa associação, quer essa imposição seja directa, quer ela decorra indirectamente da sujeição de certo direito ou de certa vantagem ao acto de associação (citando, de novo, Gomes Canotilho e Vital Moreira, Constituição da República Portuguesa Anotada, Vol. I, Coimbra Editora, págs. 644 – 647).

E se não posso ser obrigado a pertencer a uma associação a que não quero pertencer, por maioria de razão não pode a lei prever que eu só possa ter determinados tipos de apoio se estiver inscrito onde não quero estar!

Por isso não lhes dava mais trela!

Nem a eles nem aos avençados – em qualquer “latitude” – que insistem no que não têm razão … só porque alguém lhes pede (ou lhes paga para isso … sem nós sabermos)

De facto, o Benfica é muito grande para alguns que por aqui nasceram.

Uma única consolação: é que esses ... não são do Benfica!

3 - A FEDERAÇÃO … OU O DIFERENTE TRATAMENTO ENTRE PIRIQUITOS E LOUREIROS

Sou, apesar de isso me custar algumas criticas, … “por aqui” … um assinante assíduo de elogios ao Presidente da FPF.

E sendo-o, estarei tanto mais à vontade para lhe dizer que não gosto de dois pesos e duas medidas.
Eu sei que quando este artigo for publicado, já muitos se terão referido ao assunto.

Sobre a dualidade de critérios dado aos casos Hermínio Loureiro e Horácio Periquito.

Mas faço-o com a liberdade e a autoria moral de Horácio Periquito já ter estado contra mim em eleições anteriores e de Hermínio Loureiro ter sido meu Secretário de Estado, durante parte do tempo em que exerci funções Ministeriais.

Horácio Periquito, dizem-me, foi obrigado a demitir-se por pressão da cúpula da FPF, … por causa de um email roubado!

Sem se saber se tinha algum argumento em sua defesa, … nomeadamente o facto de poder ter enviado um documento … que já era público quando o enviou!

Sem qualquer processo de inquérito … antes oferecendo a sua cabeça … “como Rei Herodes ofereceu a de S. João Baptista a pedido da filha”!

E quem será aqui a filha … que estonteante com as danças da noite (e do calor … que as mesmas fazem) pedem cabeça atrás de cabeça … até pedirem a do próprio Rei?

Fez bem o Presidente da FPF em manter Hermínio Loureiro … porque a inocência se presume!

Presunção de que não beneficiou Horácio Periquito … arrependido, por certo de tanta “mercearia”, mas objeto de um verdadeiro julgamento sumário!

Visto de fora, … foi o que pareceu!

E nestas coisas (nunca é demais repeti-lo) … “o que parece, é”!

Não me atrevo a afirmá-lo, mas dei comigo a pensar na pergunta que me dirigiram tanto e tantos … “Se o Dr. Horácio Piriquito fosse adepto do Porto ou do Sporting, teria sido esta a reação?”

Que pergunta ….

E a outra, que também me faziam e a que não soube dar resposta … … “Se o Hermínio Loureiro fosse adepto do Benfica, teria sido aquela a reação?”

O Benfica é muito grande … de facto!!!

4 - O OUTRO, OUTRA VEZ 

Há uma voz recorrente na análise desportiva portuguesa que se deleita em tentar dizer mal de mim, sempre que lhe surge a oportunidade.

Valendo-se de algumas cumplicidades…das cumplicidades de que não percebe que “Roma não paga a traidores”!

Porque, pagando uma vez, como cães que não conhecem o dono, morderão a mão que lhes deu de comer, isto é, informação com encomendas.

No fim do dia, virar-se-ão sempre contra o Benfica, porque eles fazem desse “ódio” ao Benfica a sua imagem de marca.

Porque o Benfica respeita a opinião diferente…

Mas que me divirto a vê-los dizer mal de quem lhes deu informação dirigida e a atacar – pedindo consequências jurídicas pesadíssimas – a quem há tão pouco tempo o elogiou por uma coisa que só foi introduzida para nos tentar tirar o penta … lá isso divirto-me!

E não julguem que o facto de alguém de outro clube o ter insultado ... ao nível a que nos habituou e que deve ser o seu ... me faz ter outra opinião!

Mais tarde ou mais cedo ... ele voltará a atacar-nos ... para mostrar serviço (não se enganem ... por isso ...).

------------------------------

(Rui Gomes da Silva escreve no NGB à segunda-feira)

ranking