O Novo Blog Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. email: novogeracaobenfica@gmail.com


sábado, 17 de agosto de 2013

Estamos a torcer por vós, rapazes.

Avatar
 ●  12 comentários  ● 

Chegou o dia.
Depois de semanas a fio sem competição a sério, regressa o campeonato e as emoções do fim de semana.

A pré-época do Benfica não foi a melhor. As exibições da equipa foram fracas, com um ou outro momento de maior fulgor exibicional.
Depois de 3 temporadas falhadas e com o trauma das 3 'finais' perdidas, a massa associativa do Benfica olha, na sua maioria, com muita reserva para a nova época.

Daí ser com enorme expectativa que todos aguardamos pelo jogo. Para ver as escolhas de Jorge Jesus, a forma como a equipa se apresenta, e podermos assistir ao nosso Benfica.

Foi no Funchal que o Benfica 'supostamente' teria dado um passo importante para garantir o título de campeão. Esse foi um erro que se pagou caro ao desvalorizar o Estoril.

É esse erro que espero ver corrigido. Jorge Jesus passou os últimos 3 anos a desvalorizar alguns jogos, quer antes ou depois.

Este jogo, assim como todos os outros, são para ganhar. Sem desculpas ou contas de somar/subtrair.

É essencial para o grupo de trabalho uma vitória. Quer para aproximar de novo os adeptos da equipa, como para que Jorge Jesus possa ter mais margem de manobra para poder realizar um bom trabalho nesta temporada.

Estão demasiadas coisas em jogo. 
O investimento contínuo de milhões de euros no plantel, a renovação de um contrato milionário com o treinador e que obrigará a um esforço financeiro enorme em caso de despedimento, a implementação da BenficaTV numa nova fase da sua 'vida' e o evitar de uma crise que colocará em causa o próprio presidente do Benfica.

Ganhem por vocês, por nós. Ganhem pelo passado, presente e futuro do Sport Lisboa e Benfica.    

sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Sob pressão

 ●  7 comentários  ● 


Portugal, 16 de Agosto de 2013

Sob pressão é uma das mensagens mais utilizadas hoje nos títulos do RECORD online, e que demonstra uma estratégia de comunicar desse jornal, bem assumida, enquanto os outros dois jornais optam por outras formas menos assumidas mas que procuram o mesmo objectivo: colocar o Benfica sob pressão.

O anedótico da questão é que até colocam o portista Villas-Boas a pronunciar essas palavras, logo ele que é dos treinadores mais pressionados em Inglaterra pelo falhanço de todos os objectivos da época passada: acesso à Champions, Liga Europa, Taça de Inglaterra e Taça da Liga. De facto há uma enorme diferença entre perder títulos no mn 92 e nem sequer estar lá perto.

A pressão é um dos “condimentos” do campeonato que se soma a muitos outros “condimentos” como seja a arbitragem. Há dentro do Benfica quem interprete isto com sentido positivo, como sendo fruto da dimensão do clube, sem perceber que isso faz parte, em sentido negativo, de uma estratégia – assumida ou não – de tentar fragilizar o Benfica, os treinadores e os jogadores perante os seus exigentes adeptos, tornando assim a pressão como um estimulo aos adversários e árbitros, uns para se galvanizarem, outros para se tentarem.

Nada acontece por acaso. O SCP não está sob pressão? Depois de um 7º lugar e a primeira (ou será segunda?) ausência das provas europeias, o SCP não está sob pressão? Está, e não é pouco. Está sobre pressão dos resultados desportivos porque destes dependem em boa parte, os resultados financeiros. Está também sobre pressão o treinador Leonardo Jardim, que é o oitavo treinador em 5 épocas (com esta) e se a exigência que levou ao despedimento dos anteriores, se mantiver, Leonardo poderá ter pouco tempo para mostrar o seu trabalho. Está ou não sobre pressão? É óbvio que está.

O FCP está sobre pressão? Também está. A pressão de defender o título, embora seja dos 3 o que tem menos, pois é o detentor do título de campeão da treta. Um título ganho à custa de muitas jogadas de andebol na sua área, se muitos penaltys intencionalmente não assinalados contra, mesmo existindo, de alguns penaltys intencionalmente marcados a favor, mesmo não existindo, de muitos foras de jogo não tirados ao seu ataque, mesmo existindo, da mesma maneira que foram assinalados aos seus adversários, mesmo não existindo.

Outro factor de pressão que o FCP tem é provar que consegue fazer melhor que o Benfica nas provas europeias, para que a comunicação avençada venha (finalmente) propagandear que o FCP é melhor cá dentro e lá fora, coisa que não pode dizer no presente. Eles sabem que o FCP não é melhor que o Benfica (de Jesus) nas últimas duas épocas europeias, duas épocas em que o Benfica deveria ter sido campeão, não fossem os erros de manual, da arbitragem.

Também aqui as opiniões dividem-se. Há os tais que já referi, que não percebem que não é a grandeza do Benfica que explica esta busca da pressão, mas sim uma agenda de comunicação determinada. Esses tais acham que não perdemos o campeonato pelos erros sucessivos de arbitragem com matriz nunca existente contra o FCP, mas sim pelos “erros” do treinador. E depois há os outros, como eu, que defendem que enquanto as leis de jogo forem aplicadas de forma distinta contra o FCP e contra o Benfica, não há forma de ganhar, pois o FCP não tem um plantel de 2ª divisão e ao não ser possível fazer 100% de pontos, o nosso treinador (seja qual seja) vai estar sempre sujeito a criticas.

A pressão assume muitas formas e feitios. Por exemplo, nos últimos tempos vimos noticias dando conta que o Benfica está interessado num novo guarda-redes. Para competir com Artur Moraes. Pelo menos o JOGO online referiu que Luisão estava na lista de vendas prioritárias (!?) para além de manter no seu sítio de internet o suposto interesse num avançado italiano, que o Benfica já desmentiu.

A estratégia é óbvia: colocar pressão em posições fulcrais de uma equipa de futebol: baliza, defesa e ataque. Um futebolista não gosta de saber que a sua Direcção ou o seu treinador, não estão a 100% com ele. Um jogador não pode gostar de saber que alguém vem para competir com ele, sabendo que a sua carreira, o seu contrato, passa a depender de terceiros. A possibilidade de ficar, sair a custo zero ou ser vendido deixa de depender dele. Isso faz mais mal do que bem, embora os iluminados pensem que não. Se há uma minoria de jogadores que encaixam bem essa competição, a esmagadora maioria não. Agora imagine-se quando é a posição de guarda-redes a ser pressionada....

Perante este estado de coisas, que aliás é repetitivo ano após ano, a Direcção do Benfica mais uma vez assobia para o lado. O treinador que resolva. O “faz que é Presidente” continua desaparecido, deixando que assente a “poeira” dos estranhos negócios Pizzi+Roberto+Cedências ou Farina+Cedência... tal como fez sempre nos 12 anos que leva de gestão do futebol do Benfica. A divida bancária do Benfica lá vai subindo, na inversa proporção das possibilidades do futebol do Benfica se sagrar campeão...

Perguntem ao amigo Joaquim Oliveira...

Avatar
 ●  35 comentários  ● 

...quanto andou a 'mamar' à conta do Benfica todos estes anos.

Poupem-nos com os artigos de opinião sobre se o Benfica vai ou não ganhar com a BenficaTV o mesmo valor que a Olivedesportos oferecia.
Não está em causa só o valor das mensalidades pagas pelos assinantes do canal, mas sim também toda a receita de publicidade que agora fica nas mãos do clube.

Além do mais, não me lembro de ter lido artigos sobre o valor miserável que Joaquim Oliveira pagou ao Benfica durante anos face ao valor que embolsava com todo o 'package' Benfica.

A BenficaTV está a fazer o seu caminho. Tirando os Luis Lemos e Guerras e o seu culambismo, estou certo de que a programação irá melhorar e sair do registo de 'partido único'.
Conseguir mais de 150 mil assinantes em tão pouco tempo, nesta crise, e com os resultados desportivos miseráveis dos últimos anos não está ao alcance de todos.

A decisão de colocar os jogos em casa na BTV foi das melhores que a direcção poderia ter tomado. Jogar o ás de trunfo que é a Liga inglesa cimentou esta decisão.

Podemos discordar da direcção em muita coisa(e é público que discordo) mas o que está bem feito tem que se elogiar e apoiar.
Já subscreveu a BenficaTV?

Será o treinador, mais uma vez, o único a pagar a factura?

Avatar
 ●  32 comentários  ● 
Não me lembro, sinceramente, de um inicio de época tão pouco entusiasmante para os adeptos como aquele que se vive este ano.

E é grave, muito grave, aceitar-se essa realidade num plantel que vale muitos, muitos milhões de euros, e que em condições normais, tinha a obrigação de vencer (e convencer), ou pelo menos ter o condão de galvanizar os seus adeptos, de fazê-los acreditar!

Explicar essa falta de chama (e confiança) é fácil, começando obviamente, pelo péssimo final de época do ano passado. Mas há mais, muito mais...

Da minha parte, o que verdadeiramente me desola neste momento, é ter percebido (se calhar tarde demais), que a direção do meu clube não tem qualquer capacidade para gerir um departamento de futebol que torne o nosso clube ganhador. Ao fim de quase 13 anos, é o que é, e já perdi a esperança de ver mais!

O que me desola, é a total incapacidade em corrigir os erros...

O que me desola são este últimos meses desta direção... o acumular de erros... erros básicos e graves... o silêncio ensurdecedor que continua a matar muita gente à sua volta!

Caricato, o processo de renovação de Jorge Jesus: Primeiro Jorge Jesus quer mas a direção não sabe se quer. Depois a direção já quer mas o treinador não quer pensar no assunto naquele momento. Depois o Presidente confirma a comunhão de ideias e quase anuncia o casamento mas o treinador diz que não é hora de falar em renovações e que tem de ponderar várias coisas. Depois a direção parece que já não quer, o treinador quer e o presidente não se sabe se quer. E por fim aí está Jorge Jesus ao leme do Benfica mais dois anos. Mas só... Muito só! Diria abandonado mesmo! Totalmente entregue à sua sorte!

Caricato o plantel deste ano. Quais eram as deficiências do plantel do ano passado? Unanimemente, os laterais e os substitutos de Enzo e Matic. Para onde vieram os reforços? Para os lugares que já eram os mais fortes da equipa. As laterais mais uma vez o elo mais fraco... E o coração da equipa mais uma vez entregue à sorte dos Deuses, para que nada se parta! Por mais que me esforce, não consigo entender isto! E ainda não tivemos nós de assistir a qualquer saída!

Caricata a novela Cardoso. Absolutamente caricata a forma como se tenta resolver este dossier. Absolutamente indesculpável que se ponha a batata quente deste problema nas mãos do treinador, e que se deixe começar uma nova época com um problema do tamanho de um elefante herdado da época passada, e que ameaça minar todo o presente e futuro da equipa bem cedo!

Caricata a contratação de Fariña... para emprestar para o Dubai... Jogador que aparentemente Braga e SCP também quiseram... Veio para o Benfica e queimou-se... Este nunca mais vai ser jogador... No Dubai?! Para evoluir?! E admira-se a gente que Oblak por exemplo tenha querido desaparecer o mais rapidamente possível!

Caricato o negócio Pizzi... 6 milhões por 50% de um jogador de quase 24 anos... para emprestar... Alguém diga a quem manda no clube que jogadores de 24 anos não se compram para emprestar! Ou jogam no clube ou são dispensados... Jogadores de 24 anos têm de estar na plenitude das suas capacidades!

Caricato o assunto Roberto... Que mentira descarada nas barbas dos sócios!! Os milhões da treta de que Pinto da Costa falava (como sabia ele?) Primeiro 8.6 milhões... Depois não são 8 mas são 6... Na verdade não são 6 milhões, é meio Pizzi... Para se fazer esta merda, era preferível ter o Roberto no banco para apertar com Artur, do que ter meio Pizzi, que já todos perceberam, nunca há-de vestir a camisola encarnada... nem faz falta nenhuma.

Caricato este silêncio da direção... Esta gente já perdeu a vergonha toda e já nem acha ter sequer obrigação de explicar aos sócios porra nenhuma... Há quanto tempo não se ouve a voz do Presidente?

Caricato ver Jorge Jesus abandonado e entregue aos lobos... Caricato ver os lenços brancos ainda antes do inicio de época, e não ver uma almofada de ar em volta do treinador, alguém da direção que saia em sua defesa e o proteja de ataques que têm sido diários. Renovaram-lhe o contrato, e acham que é tudo o que é preciso fazer! Que agora é com ele! Desemerde-se!

Caricato todos nos lembrarmos de Fernando Santos e já todos adivinharmos como esta história vai acabar...

Felizmente aí está a bola prestes a rolar... Que venham os golos para ajudar a esquecer a realidade, a incompetência que se fareja ao longe... Que só não vê quem não quer, ou só não vê quem prefere discutir sempre o suposto amor ou o ódio que se tem às pessoas e às direções, em vez dos verdadeiros assuntos que se tenta discutir.

Ainda assim, apesar de tudo, desconfio que vai ser um ano importante...

Para o bem de todos, oxalá tudo acabe por correr bem, que o desempenho da equipa (também ela descrente) contrarie toda a lógica dos números...

Mas a correr mal, só um clube já muito, mas muito resignado, e já totalmente desprovido dos seus valores, deixará que mais uma vez, seja apenas o treinador a pagar a fatura de toda esta incompetência!

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

ONDE ESTÁ MORI ?!?!

 ●  9 comentários  ● 



Até mudou de empresário para fugir ao FCPorto...! in: CM
Será que decidiu voltar para o amor antigo!?

Cardozo de parte.

Avatar
 ●  13 comentários  ● 

Cardozo treina à parte do grupo. 

Se não está sob a alçada disciplinar do clube, se não foi vendido, se ainda por cima se fez aquela cena tipo telenovela venezuelana na BTV, porque não treina Cardozo com o grupo?

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Vai Começar... Lá vamos nós!

 ●  12 comentários  ● 

TOCA A ENCHER O PEITO DE AR E GRITAR BEM ALTO PELA VITÓRIA!


Está quase a começar nova maratona, vamos apertando as chuteiras, alongando as pernas, e ajeitando as caneleiras. Este fim de semana recomeça o prazer de ver o glorioso jogar pela conquista do título e sofrer com as bolas que beijam os ferros e não entram. 

Apesar de tudo, o que achamos da direcção, treinador, plantel, uma coisa é segura e garantida: Queremos vitórias atrás de vitórias, e festejar mais um campeonato! Que este pontapé de saída sejam os 3 primeiros pontos de uma cavalgada vitoriosa! Para tal, partilho aqui um vídeo, que já vem da época passada, mas que julgo ser uma óptima motivação para que juntos gritemos pelos nossos!! Até ARREPIA!


ET PLURIBUS UNUM! sintam a Mística, Carrega Benfica!

Preçário do Benfica-Gil Vicente.

Avatar
 ●  17 comentários  ● 


Pede-se banho de multidão para as 15 horas.

 ●  3 comentários  ● 


"Terá lugar, esta quarta-feira, dia 14 de Agosto, no Largo Camões, em Lisboa, uma acção de promoção do recém-inaugurado Museu Benfica – Cosme Damião.

A iniciativa, agendada para as 15 horas, contará com a presença de três jogadores do plantel principal de Futebol profissional do Sport Lisboa e Benfica e das glórias José Augusto e Fernando Chalana." 
- in SL Benfica.

Uma boa oportunidade de 'vender' a imagem do Benfica perante os milhares de turistas que circulam todos os dias na Baixa de Lisboa. Excelente iniciativa.

Anda o Benfica a fugir dos sócios?

Avatar
 ●  54 comentários  ● 

14/08/2013:
A equipa principal do Sport Lisboa e Benfica desloca-se, este domingo, à Madeira para enfrentar o Marítimo em jogo alusivo à 1.ª jornada do Campeonato Nacional.
O apronto está agendado para as 9h30 de quarta-feira no Caixa Futebol Campus e terá lugar à porta fechada. - in SL Benfica.

12/08/2013:
Depois de dois dias de folga, o plantel principal de Futebol do Sport Lisboa e Benfica regressa aos treinos, esta terça-feira, no Caixa Futebol Campus.
O apronto tem início agendado para as 9h30, terá lugar à porta fechada e visa a preparação para o primeiro jogo do Campeonato Nacional com o Marítimo, no Funchal. - in SL Benfica.

06/08/2013:
O plantel principal de Futebol profissional do Sport Lisboa e Benfica tem uma sessão de trabalhos agendada para esta quarta-feira, 7 de Agosto, no Caixa Futebol Campus.
O treino da formação liderada por Jorge Jesus está marcado para as 9h30 e decorrerá à porta fechada. - in SL Benfica.

06/08/2013:
O treinador da equipa principal de Futebol do Benfica, Jorge Jesus, orienta, esta terça-feira, mais uma sessão de trabalho no Caixa Futebol Campus.
O apronto tem inicio marcado para as 9h30 e terá lugar à porta fechada. - in SL Benfica

04/08/2013:
Após a partida ante o São Paulo a contar para a Eusébio Cup, a equipa principal de Futebol do Sport Lisboa e Benfica volta aos treinos, esta segunda-feira, no Caixa Futebol Campus.
A sessão de trabalho está agendada para as 17 horas, terá lugar à porta fechada e visa a preparação do encontro particular com o Nápoles que vai ter lugar no dia 9 de Agosto, pelas 20 horas, no estádio San Paolo. - in SL Benfica.

01/08/2013:
Jorge Jesus orientará mais uma sessão de trabalhos, que decorrerá a partir das 9h30 desta sexta-feira, 2 de Agosto, à porta fechada. O treino terá lugar no Caixa Futebol Campus. - in SL Benfica.

29/07/2013:
Jorge Jesus orientará mais uma sessão de trabalhos, que decorrerá a partir das 17 horas desta terça-feira, 30 de Julho, à porta fechada. O treino terá lugar no Caixa Futebol Campus. - in SL Benfica.

28/07/2013:
Após o ciclo de jogos no Algarve, o plantel principal de Futebol profissional do Sport Lisboa e Benfica está de volta aos treinos no Caixa Futebol Campus.
Jorge Jesus orientará, assim, mais uma sessão de trabalhos, que decorrerá a partir das 17 horas desta segunda-feira, 29 de Julho, à porta fechada. - in SL Benfica.


Depois do cancelamento do habitual estágio e banho de multidão na Suíça, embora mantendo os jogos previamente agendados, ainda está para acontecer um treino em que os sócios e adeptos possam assistir ao vivo.

Não me lembro de nada assim na história do Sport Lisboa e Benfica.

Está o Benfica ou o seu treinador com medo dos sócios e adeptos do clube?

Inglês, 25 anos e 2 metros de altura

 ●  5 comentários  ● 

FRASER FORSTER PARA CONCORRER COM ARTUR MORAES

Enquanto não se toma uma posição sobre o "caso" Oblak, o Benfica pretende contratar um guarda-redes, e nesta altura o objectivo principal é Fraser Forster, do Celtic. 

Jorge Jesus pediu um guarda-redes para fazer concorrência a Artur e foram colocados vários nomes em cima da mesa, nomeadamente brasileiros, mas nesta altura a prioridade é Forster, de 25 anos, e as negociações evoluíram nos últimos dias.

Natural de Hexham, o guarda-redes assinou pelo Newcastle na fase final do percurso de formação, mas em seis anos nunca conseguiu jogar pela equipa principal. Andou emprestado ao Stockport, Bristol e depois ao Norwich, onde deu nas vistas.

Em agosto de 2010 mudou-se para o Celtic. Nas duas primeiras épocas esteve emprestado, mas há um ano o clube escocês avançou para a compra do passe, por aproximadamente dois milhões de libras (cerca de dois milhões e meio de euros).

Forster está avaliado em quatro milhões de euros (segundo o conceituado «Transfermarkt»), mas as negociações entre o Benfica e o Celtic estarão um pouco acima disso (entre os seis e os sete milhões de euros), sendo que é preciso ter em conta a concorrência de equipas inglesas.


Forster tem despertado a atenção de vários clubes do seu país, tendo em conta as belas exibições que tem rubricado ao serviço do Celtic, inclusive na Liga dos Campeões, prova em que defrontou o Benfica na última época (recorde-se que o emblema escocês passou a fase de grupos e o Benfica não). As duas exibições frente ao Barcelona, principalmente, mereceram rasgados elogios. O guarda-redes foi, na última época, chamado várias vezes à seleção, embora ainda não se tenha estreadoO Celtic tem consciência de que esta pode ser uma oportunidade de fazer um bom negócio, mas hesita em abrir mão de uma das figuras da equipa.

Vamos assim ver o que vai dar este interesse "efectivo". O último GR contratado por uma "maquia" apreciável  (Roberto Jimenez - 8M) não teve muito sucesso, e não convenceu o tribunal da luz. Depois, foi vendido... comprado de volta, vendido, emprestado... enfim... não sei bem como foi, ou tão pouco se ainda fará parte do nosso plantel (amanha ainda aparece um novo comunicado e ainda nos rimos todos mais um bocado) pelo que ao fazer mais um investimento apreciável num GR, todos esperamos que não se repitam os erros do passado! Ninguém iria perdoar. 

Carrega Benfica, Sintam a Mística!

terça-feira, 13 de agosto de 2013

Hélder Cristóvão em diversas declarações.

Avatar
 ●  16 comentários  ● 



«Este jogo serviu para dar minutos ao Rodrigo, ao Melgarejo, ao Ola John. Ficámos contentes pelo progresso dos jogadores, não com o resultado. O objetivo da equipa B para esta época? A ideia é que todos os jogadores se identifiquem com os métodos de trabalho do mister Jorge Jesus». - in A Bola.

"O Benfica é só um, independentemente de haver equipa A ou B. Temos de lutar sempre para vencer até porque as duas equipas estão alinhadas e só faz sentido ganhar. A interligação com a equipa principal tem sido positiva e importante para todos. Temos um fio condutor único liderado pelo Jorge Jesus e estamos a encarar este trabalho de forma séria e vamos ter frutos no futuro”, afirmou em conferência de imprensa." in Record.

"O treinador do Benfica B, Hélder Cristóvão, sublinhou este domingo que toda a equipa sai satisfeita da Taça de Honra de Lisboa, onde ficou em terceiro lugar, e elogiou a presença de Jorge Jesus no banco de suplentes.
«Eram praticamente todos jogadores da equipa B, tirando o Paulo [Lopes, guarda-redes]. Estou contente com os processos, com a evolução e é seguir. A grandeza do Benfica fica patente pela presença do mister Jesus. Dignificou o Benfica, ajudou os miúdos a crescer, sentiram de perto o que é uma liderança forte de alguém que quer e está a construir um Benfica diferente. Por isso, muito contentes por estar a participar neste torneio», referiu o técnico." in Desporto Sapo.

Para esclarecimentos adicionais, ver post anterior.

O Engraxanço e o Culambismo Português

Avatar
 ●  9 comentários  ● 

"Noto com desagrado que se tem desenvolvido muito em Portugal uma modalidade desportiva que julgara ter caído em desuso depois da revolução de Abril. Situa-se na área da ginástica corporal e envolve complexos exercícios contorcionistas em que cada jogador procura, por todos os meios ao seu alcance, correr e prostrar-se de forma a lamber o cu de um jogador mais poderoso do que ele. 

Este cu pode ser o cu de um superior hierárquico, de um ministro, de um agente da polícia ou de um artista. O objectivo do jogo é identificá-los, lambê-los e recolher os respectivos prémios. Os prémios podem ser em dinheiro, em promoção profissional ou em permuta. À medida que vai lambendo os cus, vai ascendendo ou descendendo na hierarquia. 

Antes do 25 de Abril esta modalidade era mais rudimentar. Era praticada por amadores, muitos em idade escolar, e conhecida prosaicamente como «engraxanço». Os chefes de repartição engraxavam os chefes de serviço, os alunos engraxavam os professores,os jornalistas engraxavam os ministros, as donas de casa engraxavam os médicos da caixa, etc... Mesmo assim, eram raros os portugueses com feitio para passar graxa. Havia poucos engraxadores. Diga-se porém, em abono da verdade, que os poucos que havia engraxavam imenso. 

Nesse tempo, «engraxar» era uma actividade socialmente menosprezada. O menino que engraxasse a professora tinha de enfrentar depois o escárnio da turma. O colunista que tecesse um grande elogio ao Presidente do Conselho era ostracizado pelos colegas.Ninguém gostava de um engraxador. 

Hoje tudo isso mudou. O engraxanço evoluiu ao ponto de tornar-se irreconhecível. Foi-se subindo na escala de subserviência, dos sapatos até ao cu. O engraxador foi promovido a lambe-botas e o lambe-botas a lambe-cu. 
Não é preciso realçar a diferença, em termos de subordinação hierárquica e flexibilidade de movimentos, entre engraxar uns sapatos e lamber um cu. 

Para fazer face à crescente popularidade do desporto, importaram-se dos Estados Unidos, campeão do mundo na modalidade, as regras e os estatutos da American Federation of Ass-licking and Brown-nosing.Os praticantes portugueses puderam assim esquecer os tempos amadores do engraxanço e aperfeiçoarem-se no desenvolvimento profissional do Culambismo. 

(...) Tudo isto teria graça se os culambistas portugueses fossem tão mal tratados e sucedidos como os engraxadores de outrora. O pior é que a nossa sociedade não só aceita o culambismo como forma prática de subir na vida, como começa a exigi-lo como habilitação profissional. O culambismo compensa. Sobreviver sem um mínimo de conhecimentos de culambismo é hoje tão difícil como vencer na vida sem saber falar inglês." 


Miguel Esteves Cardoso, in 'Último Volume'

Balanço da pré-temporada

 ●  2 comentários  ● 


Portugal, 13 de Agosto de 2013



A denominada “pré-temporada” terminou e chegada a altura de fazer um balanço, concluímos que para FCP e SCP, a pré temporada é um período para fazer experiências com novos jogadores a entrar para o lugar de outros que saíram, mas para o Benfica a pré-temporada é analisada com um pseudo-rigor científico que enviesa as conclusões para o pior lado possível.


Desde que me lembro, talvez desde a pré temporada da época 96/97, que o Benfica tem dois tipos de pré-temporadas: 1) as que correm bem, e então o Benfica é o “campeão” da pré-temporada, sendo o titulo de “campeão” usado com ironia para comparar com os títulos de campeão efectivamente perdidos para o rival do costume, ou então simplesmente usado para criar pressão sobre a equipa, 2) as que correm menos bem, e então tudo é utilizado para por em causa o trabalho realizado, desde o treinador aos jogadores, as tais experiências que são para FCP e SCP, e que para o Benfica não são.


Portanto não me surpreendo com o tom de critica que vejo e leio, na comunicação social entenda-se, pela simples razão que é assim há quase 20 anos que levo a ver futebol com olhos um pouco mais abertos, do que quando comecei. E vai ser assim novamente para o ano, etc, porque já percebi que as sucessivas Direcções não têm estratégia de comunicação estando reféns do que os jornalistas e “analistas”, pensam, dizem e escrevem. Como não se faz pressão, eles pensam, escrevem e dizem o que lhes vem à “mona”.


O que eu penso da pré-temporada resume-se ao seguinte: 1) ficou provado que a “evolução” da equipa no sentido de retirar Cardozo, enfatizando Lima (ou Rodrigo) e acrescentando sérvios de boa qualidade técnica, tornou a equipa mais frágil defensivamente, 2) ficou provado que o Sílvio não tinha razão para ficar chateado com o Benfica há 2 anos quando se transferiu para o Atlético de Madrid, 3) ficou provado que o Benfica tem um problema com o defesa esquerdo e com todo o respeito, Cortez sendo uma espécie de Coentrão (sobe e não desce) não dá garantias (do quê?), 4) ficou provado que Lima e Rodrigo marcam mais golos ao lado de Cardozo, 5) ficou provado que a equipa de futebol é feita pela estrutura e que o treinador não tem, ou terá raramente, opinião sobre as novas contratações. Passo a explicar.


Quanto ao ponto 1 já falamos do mal resolvido dossier Cardozo, da tentativa de venda entroncada com as sondagens que pediam a re-integração do jogador, mas que em simultâneo experimentavam uma teoria muito em voga na época passada, de que Cardozo era lento e falhava muitos golos, enquanto Lima era mais rápido e ao fim e ao cabo, marcava mais do que Cardozo, pelo que a eficácia do ataque estava garantida. Os primeiros jogos com adversários mais simples, iam confirmando a teoria, mas quando os adversários aumentaram de dificuldade, viu-se o enorme erro da teoria, que foi não considerar a influência do “poste” – Cardozo - pouco móvel mas que retém 1 ou 2 defesas, permitindo assim libertar algum espaço, algumas linhas de passe que Lima e Rodrigo aproveitam com a sua maior velocidade. Eu não percebo nada de futebol (assim me julgo) mas já previa que isto se ia passar. Por alguma razão critiquei pontualmente certas opiniões de José Augusto, um dos que faz escola na BTV e não percebe o futebol actual.


A acrescentar a este ponto 1), a entrada de sérvios, dois da escola holandesa e um da escola sérvia, dois países onde o futebol é jogado para a frente e não para trás, resultou que passamos a ter alguma qualidade (pontual) na posse de bola, mas quando não temos a posse de bola o adversário ataca mais e melhor, pois cada um desses 3 jogadores não sabe defender e tem ainda muito que trabalhar para ser bem sucedido no Benfica. Não estou a ver como isso se podia fazer em escassas semanas da pré-temporada... 


O ponto 2) é óbvio ao ver como levamos o 2º golo do Bordéus e o 2º golo do Nápoles. Ingénuo num caso, distraído noutro, mostrou estar muito longe do que precisamos. Ao pé do Maxi é um pigmeu... Mas bom, é português e do Atlético de Madrid, dois factores a ter em conta este ano. Antes que me venham sobre a parcialidade da minha apreciação, deixem-me lembrar que o Emerson safou o Benfica de muitos golos e ninguém quis saber...


Quanto ao ponto 3) sobre o defesa esquerdo reina a confusão. Ora criticamos o Emerson porque não atacava, depois criticamos o Melgarejo porque atacava e não defendia tão bem. Cortez já vai pelo mesmo caminho e ainda não começou o campeonato. Uma vez que é a “estrutura” que diz como quer que se jogue, temos de perguntar a Vieira e a Rui Costa onde é que já viram um defesa subir e descer com a mesma eficácia? E qual a vantagem de ter um defesa que sobe e cruza, e um médio de ataque que depois recua para defender e cobrir o defesa que subiu e não conseguiu descer em tempo útil. Não entendo isto. Pode ser que me esteja a escapar algo...


O ponto 4) é daqueles de mais fácil previsão. Apenas a estúpida presunção de quem continua a ditar regras no Benfica sem observar os jogos, poderia pensar que essa dupla, ou cada um isoladamente, poderia resolver os nossos problemas. Spartak-Moscovo, os dois jogos com o Barcelona, o jogo com o Spartak na Luz até à entrada do Cardozo, permitiam concluir o que eu já disse. No futebol benfiquista e suas especificidades de jogar com 3 bons médios de ataque, mas quase “cepos” a defender, é um erro pensar que jogar com 1 ponta de lança móvel pode significar sucesso. Errado, como a história recente demonstra...


Por último, depois de vermos como foi contratado e emprestado Farina, de como foi feita a troca de 100% de Roberto (outro que saiu por causa das sondagens e agora vai jogar na Champions League) por 50% de Pizzi, para de seguida ser emprestado, de como dizem vai chegar o “Falhado” Mori, e recuarmos para ver como foi contratado Michel e Lusinho, ou Djaniny e Mika, mais outros exemplos que podia dar sobre os últimos 12 anos de Benfica, e facilmente se constata que ao invés do que a amestrada (quanto nos custa?) comunicação social faz crer, quem devia estar no banco dos “réus” é a Direcção do “super” Vieira e não os treinadores que pontualmente vêm treinar o Benfica. O engano e o engodo, assentaram arraiais no Benfica, com a nova gestão do “sabemos para onde vamos”.

Defesa Rolando a jogar ao Ataque!

 ●  27 comentários  ● 


LIBERDADE DE EXPRESSÃO, HÁ QUE LHE DAR VALOR QUANDO A TEMOS!


Poucos dias após assinar pelo Inter Milão, por empréstimo do FC Porto, Rolando criticou Vítor Pereira, antigo técnico dos dragões, e Antero Henrique, diretor geral da SAD, acusando-os de terem o papel principal no seu afastamento da equipa portista: "Tentaram fazer-me a vida negra!!"



"Umas pessoas tentaram fazer-me a vida negra. Não gosto de falar em nomes mas claro que todos sabem que a minha relação com o Vítor Pereira... quer dizer, nunca houve relação com ele. Não ganhei nada em trabalhar com Vítor Pereira, que como pessoa desiludiu-me muito. Aliás, há uma outra pessoa, o senhor Antero Henrique, com quem tinha uma relação saudável, mas quanto chegou Vítor Pereira complicaram-me tudo. Do nada, deixei de ser capitão e titular absoluto, treinando como se fosse um favor que me faziam",  contou o defesa à "Antena 1".

Rolando teceu ainda rasgados elogios a Pinto da Costa, agradecendo o contributo do presidente nos empréstimos ao Nápoles e ao Inter Milão.

"Pinto da Costa é um senhor, um gentleman. Com a ajuda dele o FC Porto ainda conseguiu ser campeão. Com um presidente como Pinto da Costa, não que seja fácil ser campeão, o FC Porto está sempre um passo à frente dos adversários», argumenta Rolando, acrescentando: «Ajudou-me, disse-me sempre que, como presidente do clube e adepto, sentia muito o que eu passava e, à mínima hipótese, iria ajudar-me. A prova disso são os empréstimos ao Nápoles e agora ao Inter. Agradeço ao presidente por tudo o que tem feito".

Dito isto, está visto como funciona aquele clube da escola do macaco! Se falas... encho-te a boca de areia e os pés de betão armado, e vais parar ao RIO! E não, não estou a falar do Rui.

A máquina da pouca vergonha continua bem oleada, e está á vista mais um caso em que ninguém pegou na história, ou no desagrado do jogador. Agora, já mais perto do país dos canelonis, já se sente seguro para "deitar cá para fora" toda a dor que o sufocava. Queria ainda destacar aqui duas frases chaves de alguém que está por dentro do antro: 

1) Com a ajuda dele (Pinto da Costa) o FC Porto ainda conseguiu ser campeão

2) Com um presidente como Pinto da Costa (...) o FC Porto está sempre um passo à frente dos adversários

Amigos... para bom entendedor... quem tiver LIBERDADE DE EXPRESSÃO, que comente estas "entre-linhas" 

Quanto ao resto já sabem, Sintam a Mística, Carrega Benfica!

Série Grandes jogadores do Benfica: Vítor Paneira.

Avatar
 ●  22 comentários  ● 


Para os que não o viram jogar, foi um jogador que tinha garra, raça, classe e honrou sempre a camisola do Benfica.
Dispensado pelo portista Artur Jorge e pelo capacho de Pinto da Costa, Manuel Damásio, nunca renegou o seu amor à camisola do Benfica e nunca dobrou a espinha a outros interesses.

Sabe o que é ser benfiquista, honrar a camisola e é um exemplo de entrega e profissionalismo .
Será sempre uma adição fantástica ao departamento de futebol do Benfica como dirigente que sabe o que é SER BENFIQUISTA, coisa rara nos corredores da Luz.

VÍTOR PANEIRA: um jogador à Benfica.






O Protocolo passo a passo

 ●  1 comentário  ● 

TUDO PRETO NO BRANCO!

E lá foi Luís Filipe Vieira, deslocando-se à Sérvia para assinar um protocolo com FK Vojvodina, clube sediado em Novi Sad.

 Segundo foi possível apurar, o acordo estabelecido visa uma parceria na área da formação prevendo a troca de conhecimento desportivo e também de jogadoresmas nesta fase não está prevista a chegada de qualquer outro futebolista sérvio ao centro de estágio do Seixal, apesar de que a imprensa sérvia tem colocado os médios Mijat Gacinovic e Milinkovic-Savic, ambos do Vojvodina, na órbita da Luz.

LFV fez-se acompanhar de Paulo Gonçalves, assessor jurídico da SAD encarnada. Os dois responsáveis portugueses acederam assim a um convite de Mateja Kezman, atualmente a desempenhar a função de vice-presidente do FK Vojvodina. Este encontro entre os responsáveis foi promovido numa fase inicial por Vlado Lemic, representante de Sulejmani.

O acordo, válido por três anos, tinha sido proposto ao clube da Luz na semana passada pelos responsáveis do Vojvodina, sendo agora assinado em Novi Sad, cidade da Sérvia, pelo próprio Luís Filipe Vieira e o seu homólogo Balse Butorovica.

Após terem assinado este acordo, Vieira e Paulo Gonçalves assistiram ao FK Vojvodina-FK Donji Srem (0-0) referente ao campeonato sérvio. Na bancada esteve ainda o ex-leão Vukcevic, um reforço já assegurado pelo FK Vojvodina para a nova temporada.

Carrega Benfica, Sintam a Mística!


segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Sou do Vojvodina desde pequeno !!

 ●  12 comentários  ● 

Sou do Vojvodina desde pequeno...
Sou do Panetolikos desde pequeno...
Sou do Travadores desde pequeno...
Sou do Varzim desde pequeno...
Sou do Coritiba desde pequeno...
Sou do Corroios desde pequeno...
Sou do Seia desde pequeno...
Sou do Balantas desde pequeno...
Sou do Guimarães desde pequeno...
Sou do Taboeira desde pequeno...
Sou do Odivelas desde pequeno...
Sou do Vasco da Gama desde pequeno...
Sou do Tires desde pequeno...

E como eles todos fizeram protocolos ou parcerias com o Benfica, também sou do Benfica desde pequeno...

Novas oportunidades no Benfica, pela mão da BTV.

Avatar
 ●  18 comentários  ● 



Pegando no tema dos horários dos jogos, destacado no 'Vozes Encarnadas', reabre-se uma porta para as tardes de 'benfiquismo' na Luz.

Era comum no antigo estádio da Luz (que saudades!!) assistir-se a não sei quantos jogos seguidos de Benfica. Eram as modalidades e o futebol, com os horários cuidadosamente programados para tirar proveito das multidões que o futebol arrasta e ter casa cheia no basquetebol, hóquei, andebol e outros.

Os jogos em casa este ano não dependem do agendamento da SportTV. Isso felizmente acabou.

Por isso, não há melhor momento para potenciar o apoio às modalidades utilizando esta excelente oportunidade que a transmissão na BenficaTV fornece.

Horários decentes para que quem vem de longe possa regressar a horas decentes a casa, e conjugação dos jogos de futebol com os das modalidades.

E já agora bilhetes para o público e para quem não tem RedPass a preços convidativos. 

Nota: Assim como muitos outros, não fui ver o jogo de apresentação. Pagar quotas e RedPass para nem o jogo de apresentação ser de entrada livre...os preços praticados nesse jogo mereciam era estádio vazio.  

Bruma e Rui Patrício no Benfica: 2 casos diferentes.

Avatar
 ●  29 comentários  ● 

Fala-se insistentemente em que Bruma já terá um acordo com representantes do Sport Lisboa e Benfica, e que Rui Patrício estará também a caminho do Benfica, numa parceira com uma entidade que não vou nomear.
Os rumores são insistentes e vêm dos mais variados sectores.

Das duas uma: ou estamos perante a fase 2 da estratégia do FC Porto em tentar minar de todas as formas que conseguir as relações Benfica/Sporting, ou realmente há fogo por debaixo deste fumo.

A fase 1 falhou pois Bruno de Carvalho não se deixou intimidar. Apesar de ter Inácio na sua equipa.

A fase 2 passará por tentar colocar por detrás da decisão de Bruma o Benfica, o que a nação sportinguista certamente não deixaria passar em claro e colocaria novamente separados os únicos 2 clubes que podem trabalhar no sentido de expulsar dos orgãos do futebol todos os miseráveis corruptos que tornam o futebol português um sítio pouco recomendável.

Mas se a hipótese for real?
Relativamente a Bruma, sou completamente contra a sua contratação, se feita sem um acordo com o Sporting. 
Um acordo que passe por uma compensação financeira e/ou partilha do passe do jogador será a única forma em que as relações entre os 2 clubes permaneçam intactas.

Quanto a Rui Patrício, é um excelente guarda-redes e é uma boa contratação para qualquer clube. Mas o valor a pagar é igual ao que o Benfica pretende por Cardozo. Logo, este possível negócio poderá estar pendente da saída do paraguaio. 
E também não sei se Bruno de Carvalho quererá arriscar ser conotado com um negócio parecido com o que JEB fez com Moutinho e o FC Porto.

O ideal?
Que o Sport Lisboa e Benfica não se meta com estes jogadores, pois temos soluções dentro do clube para as suas posições.

Durante algum tempo, quis acreditar que bastaria o Benfica para que uma nova ordem surgisse no futebol português.
Infelizmente, o 'portismo' que circula nas veias de alguns dos assalariados do Benfica tem toldado esse processo.

As relações Benfica/Sporting são fundamentais para um futuro diferente no futebol português. 
  

Os mais utilizados da Pré-Época

 ●  10 comentários  ● 


OS NÚMEROS DA MATEMÁTICA OU A MATEMÁTICA DOS NÚMEROS




Terminada a Pré-Época, para a banda da luz, acabaram todas as margens de erro. Agora vai ser a valer, já não pode haver aquele discurso de "estamos tristes com o resultado, mas foi um bom treino, deu para melhorar o entrosamento e assimilar movimentações tácticas"

Após uma das mais atribuladas pré-épocas dos últimos tempos, quer pelo final de época passada, quer pelos dossiers mal geridos, quer pela total ausência de certezas / confirmações de qual vai ser o nosso plantel, quem fica e quem sai, estamos já de sobrolho meio franzido, senão mesmo totalmente, já cansados ainda antes de terem começado os jogos a valer. Eu pessoalmente estou muito pouco optimista para a nova época, principalmente por estar tudo preso por arames, quer o treinador, numa posição frágil como nunca teve na luz, quer pela própria direcção dar a impressão que "no pasa nada", deixando as coisas correr em lume brando, sem ser expedita na resolução dos "casos" ou de mostrar uma assertividade que já demonstrou noutras épocas.


Lembro aqui que ainda ninguém falou de Oblak (querem lá ver que foi tudo invenção dos jornais e o GR está a treinar com a equipa B?), os quase três! meses que demorou a "acabar" o caso Cardozo, o caso Roberto e a contratação de Pizzi, Fariña contratado para emprestar a um clube do Dubai?!, o Carlos Martins "encostado" na B ainda não abriu a boca... quando abrir, alguém vai-se magoar por ... baixo, Posição 6 é coisa que não se procurou resolver, Roderick e Leandro Pimenta "dados" ao Rio Ave sem uma única nota de informação, tal como Miguel Rosa, o Adeus obrigatório de Nelson Oliveira sem termos Ponta de Lança, o procurar reforçar o ataque com um suplente de um jogador emprestado por nós (Funes Mori é suplente de Mora no River...), ... enfim, tudo muito muito "cinzento" para o horizonte da Luz. 


Apesar de tudo, aqui ficam os números da Pré-Época do Glorioso:

Resultados dos "amigáveis":

V Etoile Carouge-Benfica, 1-6
E Bordéus-Benfica, 3-3 
Sion-Benfica, 2-3
D Benfica-Sporting, 1-2
V Benfica-Belenenses, 0-0 (6-5, após g.p.)
E Benfica-Peñarol, 1-1
Benfica-Levante, 2-1
Benfica-Nice, 2-1
Elche-Benfica, 1-3
Benfica-São Paulo (Eusébio Cup), 0-2
D Nápoles-Benfica, 2-1



Eis os jogadores mais utilizados:

Cortez: 613 minutos, 9 jogos
Matic: 609, 9 jogos
Lima: 565, 9 jogos
Luisão: 533, 7 jogos
Artur: 495, 8 jogos
Gaitán: 481, 9 jogos
Paulo Lopes 466, 8 jogos
Markovic: 453, 9 jogos
Enzo Pérez: 451, 8 jogos
Sílvio: 436, 9 jogos
Sulejmani: 380, 9 jogos
Amorim: 364, 9 jogos
Garay: 360, 5 jogos
Salvio: 358, 6 jogos
Rodrigo: 337, 7 jogos
Djuricic: 327, 8 jogos
Maxi: 311, 5 jogos
Mitrovic: 292, 6 jogos
André Gomes: 290, 9 jogos
Lisandro: 279, 5 jogos
André Almeida: 277, 8 jogos
Ola John: 254, 7 jogos
Jardel: 179, 3 jogos
Steven Vitória: 157, 5 jogos
Urreta: 143, 3 jogos
Melgarejo: 131, 4 jogos
Djaló: 50, 3 jogos

Luis Fariña: 37, 2 jogos - já saiu da luz

Michel: 35, 2 jogos - já saiu da luz



Alguns dados: saindo Sálvio aparece Sulejmani. é o ex-Ajax que parece partir na pole. ( Sem o argentino em campo, foi sempre muito difícil chegar á área adversária... Lima é o terceiro mais utilizado do plantel nesta pré-temporada. Ai se este se magoa... Gaitán é titularíssimo na esquerda, onde Ola John jogou menos do que seria de esperar. Markovic vai ser utilizado como apoiante do ponta de lança. É nessa posição que entra neste onze. 



Tendo em conta a utilização dos jogadores, o onze encarnado seria: Artur; Sílvio, Luisão, Garay e Cortez; Sulejmani, Matic, Enzo Pérez e Gaitán; Markovic e Lima.


Agora, algumas perguntas / ideias para o futuro:
1) sempre a sofrer golos em todos os jogos...

2) continuo a querer saber do Oblak...

3) Cardozo vai ser convocado para o jogo com o Marítimo? e Melgarejo?

4) Vieira vai falar para mostrar que está tudo bem antes da 1a jornada, ou vai mandar Rui Costa fazer esse papel, para acalmar a massa associativa? 


Quanto ao resto já sabem, Carrega Benfica, Sintam a Mística!

domingo, 11 de agosto de 2013

Volta Artur, estás perdoado!

 ●  Sem comentários  ● 

AFINAL, O NOSSO ARTUR NÃO É ASSIM TÃO MAU GUARDA-REDES!


Isto não podemos só olhar para o nosso umbigo! E como diz a frase universal, errar é humano! Mas aqui está uma prova de que um Guarda Redes, neste caso Mark Schwarzer, a jogar no Chelsea, apesar de toda uma carreira já bem preenchida e experimentada, ainda faz aqui e acolá um ÉPICO FALHANÇO, para podermos ver nos apanhados do futebol!



Como podem ver, o nosso Artur Moraes ainda tem um longo caminho a percorrer! Confiança hombre, que és (ainda?) o nosso Guarda Redes, e queremos ter-te ao teu melhor nível, sem "tremideiras"! 

E obrigado Mark, por seres quem és! Devo dizer que sempre achei este um dos bons guarda redes a jogar actualmente, o que só prova que no melhor pano cai a nódoa!

Sintam a Mística, Carrega Benfica!



Gimba - um sportinguista nascido na Luz!!

Avatar
 ●  2 comentários  ● 

"Gimba e os Bandidos"
"Apesar de ser do Sporting, gosto do Benfica, mas tenho pena do Benfica… e dos benfiquistas!

O Sporting, já se sabe: funciona como as garras do leão – ora de fora, afiadíssimas, ora recolhidas num sono afroparadisiaco. É assim o leão… Agora com a águia, o assunto é diferente: Exige-se garra afiada e olho Varilux – permanentemente! Mas a nossa águia anda muito miope, e pelos vistos, agora frequenta uma manicure… o Benfica de hoje em dia está irreconhecível! Como alguém comentava durante o último derby com o Sporting – Isto não é o Benfica!

Vou explicar porque não sou do Benfica: As primeiras vezes que fui ao futebol, foi no verdadeiro estádio da Luz – o autêntico, a “catedral” – pela mão do meu avô, benfiquista dos sete costados. Aos meus olhos e ouvidos de criança tudo aquilo era melhor que na televisão: O jogo era a cores – a relva verdíssima. 
As camisolas, verdadeiras “papoilas saltitantes”. 

O som, ouvido da confortável bancada central de sócios – abrigada da chuva por baixo do famosíssimo "terceiro anel" – chegava lá acima com ligeiro atraso: primeiro via-se o pontapé, e só depois vinha o barulho seco do chuto na bola – que na altura era vermelha como o clube. 

Nesses tempos as chuteiras tinham uma cor decente – pretas – muito longe da era das starlettes de bota dourada… E lá em baixo jogava o dream team: Eusébio, Coluna, Simões, José Augusto, e Torres – isto citando apenas a secção de cordas. Violinos? Decerto. Cinco, como os outros, mas eléctricos, e com pedal wah-wah… 6 a 2 ao Varzim. 7 a 0 ao Belenenses. 4 a 0 ao Braga, e por aí fora. 
Um festival! 

Estavam reunidas as condições para o pequeno Gimbinha aderir ao clube da águia. Mas não aderiu. Porquê? Porque o Benfica metia medo à criança! 
O ambiente do estádio era insano: Homens – pessoas crescidas – vermelhos de álcool e gritaria, apertados em gabardinas e cachecóis, desfaleciam como adolescentes num concerto de Bryan Adams! 
Apoplexias, enfartes, congestões, desmaios… De cinco em cinco minutos passava uma maca com mais uma vítima. 
O Benfica metia medo! O meu próprio avô morreu à conta do clube: Certa quarta feira europeia, foi a pé da Luz à Av João XXI sob uma chuva miudinha que lhe provocou uma pneumonia fatal… 

Repito: o Benfica metia medo! Esse Benfica “campeão dos campeões”, orgulho nacional, Benfica “à Benfica”, assustou irremediavelmente a criança! 
E muito naturalmente, seguindo as pisadas do pai – atleta olímpico, de leão ao peito – o pequeno Gimbinha decidiu entregar o seu coração, para sempre, ao Sporting Clube de Portugal!"

Que é sincero desta maneira, merece uma verdadeira homenagem. 
Grande Gimba!!

Podem encontrar o Gimba em Produções Banana.

Frase lapidar.

Avatar
 ●  15 comentários  ● 

Rui Sinel de Cordes
há 15 horas através de telemóvel
O FC Porto é a Universidade Lusófona dos treinadores. Basta um dia para transformar um Zé Ninguém num gajo com currículo.

ranking