O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

terça-feira, 27 de agosto de 2013

O amor à camisola que os adeptos exigem, muito poucos o merecem

. 35 comentários
O que me vai parecendo é que para alguns existe a ideia instalada de que aos adeptos permite-se tudo, porque os adeptos pagam bilhete, e isso dá-lhes o direito não só de exibir lenços e assobiar, mas até de ofender as mães de jogadores que fazem um passe mal feito ou de chamar de chulos a jogadores que ao longo dos anos sempre deram provas de defenderem a camisola do Benfica até à exaustão, mesmo quando jogam mal.

Como hoje se soube, a reação de Luisão até foi em defesa de um colega, Maxi Pereira, um daqueles que jogue bem ou mal deixa sempre a pele em campo, e que terá seguramente sido arrasado literalmente por alguém que gritava daquela bancada, e a quem, Luisão, por princípio ou até pelo papel que tem no balneário, sentiu necessidade de defender respondendo à letra.

Por isso, as imagens mostram um insulto de Luisão, o que não provam é se é um insulto generalizado, se é um insulto dirigido a alguém em particular, que se calhar até o mereceu. Seguramente também, se calhar erradamente, fê-lo naquilo que julgava ser a defesa do seu colega de equipa, da equipa e do balneário. Pelo que consta, o assunto nem era com ele. 

Os adeptos podem pois chamar os jogadores de "filho da puta", "chulo", o que quiserem, menos chamar de "preto" a um jogador que até é preto, se não o jogo pára; ofensa pois bem mais grave que chamar filho da puta a um jogador cuja mãe até é freira. E ai do jogador que responda!!

E os jogadores também podem pois agredir treinadores e os adeptos fazem vigílias exigindo que o jogador fique. Ofender adeptos é que não, isso é sagrado!

Não terão sido inocentes também os abraços no fim do jogo de Jorge Jesus, Luisão, Rui Costa e outros colegas a Maxi Pereira, até porque, devido ao erro ou ao que foi ouvindo da bancada, saiu do relvado completamente arrasado na sua auto-estima, o que prova que alguma coisa se passou. Quero com isto dizer que Luisão reagiu bem e merece ser condecorado? De maneira nenhuma. Mas quero dizer que este não é um caso de fácil avaliação, tipo ou é preto ou é branco, e toca a fazer um estágio na equipa B! Há atenuantes.

Nuno Gomes, um grande benfiquista segundo alguns, fartou-se de mandar calar os sócios do Benfica ao longo da carreira, de cada vez que marcava um golo decisivo já debaixo de coros de assobios. O mesmo fez Cardozo, Ronaldo, Rooney, Tevez, Suarez, tantos outros, ou até Cantona que deu uma biqueirada num adepto por se ter sentido ofendido com algo que ouviu da bancada. Não foi por isso que deixou de ser quem é, de ser capitão do Man United, nem de ser um herói nas bancadas de Old Trafford! 

Sinceramente, isto a mim melindra-me pouco, porque tenho a certeza de que não foi a mim que Luisão mandou para o car&/*o!! Estou tranquilo, porque eu não adopto em nenhum estádio de futebol comportamentos que firam a dignidade das pessoas, protegido pela cobardia do anonimato que a multidão da bancada me dá. Seguramente não chamo chulo a ninguém, e muito menos a alguém que defende com toda a sua alma, no melhor que sabe, a camisola do meu clube há uma carrada de anos. Já assobiei... no final do jogo, que é quando acho que o devo fazer.

Pois se para alguns o argumento é de que o adepto paga bilhete e que por isso tudo lhe é permitido, e ao jogador resta apenas comer e calar, gostaria de perguntar qual seria a resposta desses mesmos moralistas, se um dia nos seus empregos, depois de um mês de entrega total a algum projeto no qual deixaram sangue, suor e lágrimas, o patrão chega e arrasa tudo o que se fez, juntando ainda à critica profissional, um epiteto de “chulo” em público ou até de um “filho da puta” à mistura, epítetos que ferem naturalmente a dignidade das pessoas e fazem virar mesas e voar cadeiras!

Aquele minuto 92 foi de facto de muita, muita emoção, e muitos comportamentos irracionais. Enzo por exemplo celebrou o golo dando uma biqueirada na câmera fotográfica de um fotógrafo, que teve de ser paga e podia ter causado ferimentos ao próprio fotógrafo. Deve também ser punido com a equipa B?

Àqueles que hoje criticam Luisão, e lembram alguns episódios infelizes do capitão ao longo dos anos, eu gostaria de lembrar o seguinte:

Luisão tem 10 anos de clube! DEZ! Apanhou o mau, o bom, o crescimento, os treinos no campo do Real Massamá, os jogos do Estádio Nacional quando a Luz foi abaixo. Ao longo desses 10 anos foi sempre um exemplo de dedicação no relvado e fora dele. Acho que profissionalmente nada se lhe pode apontar. Foi um jogador que chegou do Brasil internacional brasileiro, naturalmente cheio de sonhos, profissionais e naturalmente financeiros também. Chegou ao Benfica, como poderia ter chegado ao Porto, ao Lyon ou ao Arsenal. Não chegou seguramente benfiquista, não chegou ao clube dos sonhos dele, nem com objetivos de fazer na Luz toda a sua carreira. 

Chegou, afeiçoou-se ao clube, ganhou importância na estrutura e foi ficando. E se foi ficando, é porque à Luz, apesar do seu valor, nunca chegou uma proposta irrecusável, tipo aquela de David Luíz. Mas é também admissível que se calhar, a Luisão chegaram muitas propostas irrecusáveis de outros clubes, propostas salariais, se comparadas com aquilo que recebia do Benfica.

Claro que nestas horas vêm sempre os românticos com as conversas dos contratos assinados, das responsabilidades contratuais (esquecendo-se que ao fim de dois anos os contratos ou são renovados ou os jogadores podem sair ao fim do terceiro), mas eu, na forma como vejo as coisas, não me surpreende nem melindra mesmo nada, que em certas alturas da sua vida Luisão tenha reclamado melhores condições salariais, em troca da sua dedicação, em troca do peso que sempre teve no balneário, e em troca de muitas propostas financeiras milionárias que recebeu de outros clubes e de que nunca pode usufruir, pois o Benfica nunca o cedeu.

Ainda em relação a Luisão, gostaria de lembrar a última conquista da Taça da Liga pelo Benfica, há dois anos, quando o capitão se dirigiu à bancada para oferecer a camisola aos adeptos, e depois de a atirar para a bancada esta foi-lhe devolvida e deixada no chão. Este para mim, um dos maiores insultos que vi num estádio de futebol, a um jogador com 10 anos de casa e que em termos profissionais não há nada a apontar. 

Da minha parte, Luisão, apesar de um ato que poderia ter sido evitado, todo o respeito do mundo, porque te entendo. És a prova provada de que os adeptos esquecem sempre tudo muito rapidamente, e que no fim das contas, no fim de tudo, na hora em que as pernas já pesam e outro há-de chegar para te substituir, aquilo que guardam na memória, é a meia dúzia de momentos menos felizes, coisas menores, com que apagam toda a dedicação e a paixão, e todo o suor deixado na nossa camisola ao longo de toda uma longa carreira.

O amor à camisola é cada vez mais algo que muitos adeptos exigem, muito poucos o merecem!

Bem hajas Capitão!


P.S. Como resolveria eu este incidente? Sem grande alarido, numa conversa privada com Luisão, pedindo-lhe mais sangue frio nestes momentos a quente, que claro podem e devem ser evitados.
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

35 comentários

  1. Por acaso acho mesmo que os adeptos são sagrados. Já outros acham que os adeptos são meros clientes sem direito a livro de reclamações.
    Se Luisão estava a defender o Maxi de insultos da bancada devia dirigir-se directamente a esses insultos no momento da falha de Maxi, no momento em que os insultos terão ocorrido. Fazê-lo depois do 2-1 cheira a hipocrisia até pq Luisão dirigiu-se a uma zona onde, certamente, não estava esse tal adepto.

    Tretas. Metem o pé na poça e depois ainda se afundam mais.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Águia Preocupada27/8/13 21:55

      Eh! Pá! Mas que raio de argumentação... Se ele fizesse o que dizes era expulso... E depois passava por culpado da derrota como aconteceu com Carlos Martins no jogo com o Estoril!
      Ele há cada raio de opinião...
      Realmente andamos todos muito nervosos! É preciso calma e ponderação!

      Eliminar
    2. Os adeptos são sagrados?
      Mas espera lá, e o Luisão não é adepto?

      Ou só os adeptos da bancada é que podem reagir com a emoção e o coração, enquanto os adeptos do relvado não têm mais que razões para atitudes muitas vezes irreflectidas, já que ninguém, tanto como eles, tem em certos momentos os nervos tão à flor da pele!

      Os jogadores chamam filho da puta a árbitros, a jogadores, a adversários... Os adeptos fazem o mesmo... Os treinadores e dirigentes idem idem aspas aspas, mas quando algum jogador decide responder à letra a um adepto mais escaldado, cai o Carmo e a Trindade!

      Poupem-me com esse tipo de moralismos.

      Nos dias que correm, até já é permitido dar uns carolos aos treinadores em pleno relvado, e verem-se campanhas de adeptos a dizer viva o jogador que ainda lhe devia ter dado mais!

      Eliminar
    3. NÃO! O Luisão não é nem nunca será, enquanto jogador, um adepto.

      Profissionais para umas coisas, benfiquistas para outras??? Nada disso!

      Além disso, 10 anos com a camisola não lhe confere o estatuto de adepto. Talvez quando deixar de jogar...

      Eliminar
    4. Desculpa mas já nem sabes o que amor a camisola! isso chama-se jogador adepto ou adepto jogador! Coisa antiga e rara eu sei principalmente nos dias de hoje! Mas claro quem tem isso merece ser queimado mesmo com uma carreira exemplar ao minimo deslize vamos o enterrar!

      Eliminar
    5. ó Águia achas mesmo que o que eu quis dizer é que Luisão fosse à bancada dar uma lambada no adepto? Tenham paciência...pensem antes de dizer baboseiras.

      O Luisão não é adepto? Não. Se achas que é então estamos conversados.
      Os jogadores chamam fdp aos árbitros e eu critico sempre pq podem ser severamente penalizados por isso. Têm que pensar. Têm que ser inteligentes. Não é só ganhar balurdios e dar pontapés na bola. Se a malta não percebe uma coisa tão simples como isto não vai perceber nada.

      Quando se acha bem que o capitão insulte os adeptos está tudo dito do caos moral em que o SLB se encontra...

      Eliminar
  2. "P.S. Como resolveria eu este incidente? Sem grande alarido, numa conversa privada com Luisão, pedindo-lhe mais sangue frio nestes momentos a quente, que claro podem e devem ser evitados."

    E quando o comportamento é se repete, quando o capitão do Benfica tem estes desvaneios em capo varias vezes (situação com o arbitro alemão no ano passado)?

    Não se deve queimar o Luisão, mas fechar os olhos a estas coisas não é solução.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Podia ter sido evidentemente evitado. E há que evitar que se repita. Mas tirar-lhe a braçadeira? Relegá.lo à equipa B?!

      Por defender o grupo de que faz parte e lidera, da maneira que melhor soube naquele momento, mesmo que de uma forma errada?

      Eu não duvido que Luisao sofre tanto com as derrotas como eu!

      É adepto, tal como o adepto da bancada

      Eliminar
    2. Ninguem aqui falou em relagar o jogador para a equipa B, mas sim em castiga-lo um ou dois jogos com uma "lesão arreliadora". Ou seja, publicamente protegia-se o jogador que tem 10 anos de clube e internamente dava-se o devido "apertão" e castigo.

      SIMPLES!

      Eliminar
    3. So gostava de perceber onde isso beneficia o Benfica...

      Eliminar
  3. Há alguns anos peguei-me com um dos "apitadores" profissionais que enxameiam o Estádio da Luz. Mal o jogo tinha começado e o merdas ja estava a assobiar. Não aguentei e quase chegamos a "vias de facto". Eles, juntamente com os do lencinho branco são gente que faz tanta falta ao Benfica como a fome. Luisão limitou-se a exprimir o que sentia todo o plantel por esta gente. Mas não há nada a fazer, infelizmente. O Benfica é tão grande que cabe lá toda a merda.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quantas e quantas vezes me apeteceu fazer o mesmo!

      Até aceito lenços brancos e assobios (depois do jogo), mas ataques pessoais à dignidade das pessoas?! Fiquem em casa!

      Eliminar
    2. Exactamente, RedMoon. Também já assobiei, depois do jogo. Mas só e apenas quando não gostei da atitude e postura dos jogadores. Mesmo que o Benfica tivesse perdido com o Gil Vicente jamais assobiaria porque todos os jogadores deram o máximo e só a sorte (e alguma azelhice) levou a que o Benfica quase perdesse o jogo. Essa gente que insulta, assobia e mostra lencinhos brancos durante o jogo não presta mesmo. E nesse jogo ficaram com um melão nem se apercebendo da figura triste que fazem. São benfiquistas? Ficar desgostoso com a vitória do Benfica? Duvido.

      Eliminar
    3. Engraçado...eu nunca assobiei. E a condeno totalmente a atitude de Luisão. Não devo prestar como adepto. Como cliente sou razoável já que tenho RedPass e cotas pagas a tempo e horas...

      Eliminar
  4. o Luisão sentiu-se injustiçado e mandou os detratores levar no cu, epá nao é bonito mas tambem nao deixa de ter uma certa razao.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Luisão é um adepto do Benfica como eu, que naquela altura reagiu com emoção a dobrar ou a triplicar do que aquela que senti.

      E como eu senti muita, imagino que o que o luisao sentiu naquele momento seja dificil de exteriorizar.

      Eu, se calhar, fazia o mesmo... Dizia, "assobia agora idiota!!"

      Eliminar
  5. Excelente Post!
    Concordo na íntegra!

    ResponderEliminar
  6. Concordo 100% com este excelente texto.

    ResponderEliminar
  7. Águia Preocupada27/8/13 22:08

    Olha, sou capaz de concordar um pouco contigo! Mas é preciso ver e isso é bem evidenciado no texto, que Luisão já não é um debutante ou um caloiro! Luisão tem 10 anos de Benfica e tem mais de 30 anos...
    Se a atitude viesse dum André Almeida ou dum miúdo acabdo de chegar... Mas Luisão?!
    E já agora, razões pelos vistos, teria o Maxi para reagir... Mas não o fez, porque sabe que não deve nem pode! Talvez tenha mais condições para ser capitão...
    Não me parece que este seja um caso dramático, uma violação deontológica, uma questão para fazermos arakiri... Mas também temos que assacar responsabilidades a quem as devia respeitar e exercer!
    Não sei o que se passou. Também não me parece ter havido grandes assobios... Houve alguns lenços brancos sim, mas não foram para a equipa. Foram para Vieira e JJ! E Luisão já é suficientemente crescidinho para perceber!
    Numa semana que antecede um jogo dificílimo, andarmos aqui às voltas e a remoer com um assunto destes, é estarmos a dar o ouro ao bandido. Já todos vimos que os nossos jogadores são de porcelana... A mais pequenina ponta de vento basta para os derrubar.
    Que tal colocarmos um ponto final nesta questão?

    ResponderEliminar
  8. Respostas
    1. É da chuva das ilhas:))

      Mas olha que o GB não gostou e a resposta vem já a seguir:)))))))

      Eliminar
  9. metes muita coisa no mesmo saco quem procura a cabeça do luisão é quem o fez no caso do cardozo, depois contona pontapeou um adepto adversário lá como cá passava sempre a herói do clube.
    luisão pode ter muita razão mas perdeu-a quando generaliza o seu protesto com a agravante de que é o capitão.
    já o disse no outro post que o caminho é o mesmo do cardozo quando mandou calar que o assobiava lamentar o sucedido e ser multado internamente tal como foi no caso entre ele e o katsouranis não fazer isso é só aumentar a contestação ao capitão que em nada beneficia neste momento a equipa

    ResponderEliminar
  10. Redmoon e shadows fizeram 2 artigos e ambos tem opiniões diferentes
    Achas justo o Luisão ter uma reacção daqueles, tudo bem que está exausto de um jogo complicado e de lutarem para dar a volta.
    Mas depois Luisão vir com as tais mensagens de ninguém ser o dono do clube!?
    Quem apoia a equipa?
    Quem paga as cotas?
    Quem é que merece mais luta e garra nos jogos?
    A única resposta é nós os sócios e adeptos do Benfica que vamos ao estádio e apoiamos e pagamos bilhete e cota, os jogadores se estão la devem honrar a camisa e a mais um capitão que deve ter outra reacção e proferir outras palavras.
    Quantos de nós não pensou no pior(derrota) mandar todos para o cara...e pensou fdx estamos na 2 jornada e já estamos a morrer no mar.
    Portanto assobiar e lenços brancos é normal e jogadores como o Luisão tem que estar habituados a este tipo de situação, não se faça de p...ofendida e jogue a bola

    ResponderEliminar
  11. Qual seria a reaccao de Mario Coluna ou Humberto Coelho aos assobios?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. VITORIAS!

      Eliminar
    2. Pois...gostava de saber se alguma vez eles reagiram assim pq tenho a certeza que assobios às más exibições sempre existiram.

      Eliminar
  12. Cantona teve um golpe de karate mas num adepto adversario, e só te digo isto, no dia que nunca acontecerá infelizmente que eu ganhe um ordenado pornografico como ganha Luisão que não passa de um jogador banal apesar dos seus 10 anos de Benfica, RIcardo Rocha saiu, David Luiz saiu e Garay acabará por sair, mas Luisão fica porque ninguem o quer, mas como te dizia se esse dia acontece-se quem me paga-se um ordenado desses tinha todo o direito a exigir, por muito menos um gajo trabalha e quase todos os dias lhe lixam a cabeça no emprego e muitas vezes sem razão e pagam uma merda, Luisão tem que ouvir e calar não gosta tire bilhete que já ontem era tarde, há muito tempo que já o tinha deixado ir embora.
    Aliás Luisão é useiro e vezeiro em vir depois das ferias com exigencias salariais, o ano passado fez trampa na Alemanha, os respnsaveis do Benfica riram-se e depois levou e bem com 2 meses de suspenção, mas não aprendeu, a missão dele era ter evitado o comportamento vergonhoso da equipa do Benfica ao permitir que a equipa abandona-se o campo sem o adversario ter recebido a taça, da outra vez armou-se em bom com o Katso, mas este fez-lhe frente, episodios é que não faltam, mas voçês acham tudo bem.
    Coitado do Néné que gerou tanta discussão no 3º anel, e foi tão mal tratado, era maricas, era paneleiro, era sei lá mais o quê não sujava os calções, não corria a bolas perdidas, mas jogava para caralho e marcava que se fartava, e nunca mas nunca teve uma atitude de protesto contra os adeptos nunca, há 30 anos Luisão quando volta-se a sair de casa levava logo um aperto que ficava a pensar tres vezes, bem fiz eu que nunca passei cartão a jogadores de futebol, para mim são pessoas iguais a outras quaisquer.
    Por isso é que nunca mais ganhámos nada, não me farto do Benfica, mas de quem lá está e de tudo o que o rodeia até já enjoa.
    Há um ditado mulher honrada não tem ouvidos, mas Luisão tem ouvidos de tisico, pois ouviu um adepto qualquer na bancada e conseguiu identifica-lo e manda-lo para todos os lados e mais alguns, O Benfica dos dias de hoje tornou-se ridiculo, esta gente não se cansa de fazer mal ao clube, são todos no mundo contra o Benfica, é o Benfica contra o mundo, é só teorias da conspiração em todo o lado, tudo o que respira é teoria da conspitração, até a propia sombra virou teoria da conspiração
    Portanto é a tua opinião respeito por educação mas na minha modesta opinião está totalmente errada e casa onde não há disciplina é dificil ir a algum lado

    ResponderEliminar
  13. benfica tornou-se em ditadura.-28/8/13 00:57

    cardozo foi quase queimado vivo pelo que fez. se formos a ver uma questao, luisao todos os anos nesta epoca de transferencias faz sempre alguma coisa ou e porque quer sair para ganhar+ fazer contrato melhor, ou e porque quer aumento de salario todos os anos, com isto que luisao fez por mim era ja vendido. ficamos sem o capitao?. ha la mais quem possa ser capitao.

    ResponderEliminar
  14. Redmoon parabéns pelo o post alguém com tino que fale a coisas como deve ser! Gostaria de acrescentar e que devias sublinhar, que o mais importante no Benfica e ganhar(sem batotas a pinto da costa)! O Benfica não ia beneficiar nada com suspender o Luisão, e o que com uma simples conversa se resolve!

    Rigidez a mais sem qualquer logica humana não e bom tal como não e bom indisciplina a mais! No meio esta virtude! O futebol ainda esta muito afastado da realidade do desporto hoje em dia, tirando alguns métodos de treino, regras e maneiras de lidar com os jogadores só podem ser do milênio passado! Nao ver os jogadores como seres humanos faz-me tanta impressão como os árbitros não usarem replay para decidir os lances polêmicos!

    Detesto o Maxi como jogador acho um cepo, mas se tiver no estadio não o ofendo, e quando joga bem ate bato palmas! considero que qualquer jogador pode provar que estou errado tanto para o bem como para o mal, De qualquer forma a culpa dele jogar não e dele logo não me adianta nada o insultar, quem o mete a jogar e o culpado! Também gosto que quando as coisas não estão bem os adeptos não se calem e se façam sentir, mas no final dos jogos, o Benfica também não pode ser uma balburdia! No geral adorei atitude dos nossos adeptos apoiaram a equipa ate ao fim e depois iam manifestar-se e assim e que deve ser! Ganhamos não foi preciso, siga para o próximo jogo!

    P.S. O Luisão tem toda a razão o Benfica não e de ninguém mas a uns adeptos que tem a mania que o Benfica e deles e não nosso!

    ResponderEliminar
  15. o Benfica e' dos socios diz o gang do assobio, e por isso podem assboiar e insultar....mas esquecem que o Luisao tem 10 anos de socio do Benfica...logo tem todo o direito de responder a' letra os insultos...o Benfica e' dele tb!

    ResponderEliminar
  16. RedMoon, parabéns.
    Excelente.
    VIVA O BENFICA

    ResponderEliminar
  17. Misturam-se alhos com bugalhos.
    Atirar essa lista de jogadores para o ar não defende o Luisão. Muito pelo contrário!!! É que tirando o caso com o Katsou, e mesmo aí foi beneficiado relativamente ao colega, nunca o Luisão foi punido. Passou-se sempre uma esponja pelo assunto.
    No caso do Cantona, por exmeplo, o jogador até foi punido pelo clube antes de ser punido pela federação.
    Uma coisa é preceber que o Luisão, como homem que é, tenha uma atitude daquelas. Outra completamente diferente é desresponsabilizá-lo. Eu não o condeno por não ser de ferro, mas se não é de ferro e ainda por cima está imune à crítica e à responsabilidade do cargo que ocupa, então deve considerar-se se pode ser o capitão.

    ResponderEliminar
  18. E vamos lá ver uma coisa. O que Luisão fez é gravíssimo (para mim, já percebi que para outros até é de louvar) e merece um reparo interno, uma chamada de atenção. Agora castigos, multas etc não faz sentido.

    ResponderEliminar
  19. No Benfica tudo se desculpa,dai estarmos sem rei nem rock...
    Ser capitão implica muita responsabilidade,se o Luisao quer defender o Maxi , então que peça palmas e apoio ao publico,não vai ser com insultos que o conseguirá.
    O publico,uns mais calmos outros nem tanto,terá sempre o direito à critica!
    Muitos aqui dizem que ahh e tal são homens e sofrem como nós...
    Então se assim é ,o que dizer quando são roubados pelos Proenças da vida...
    Isso é de longe o que mais me enfurece,se o Luisao sofresse como adepto certamente já teria morto 2 ou 3 árbitros!
    Mas ao que parece,aí baixa as orelhas,logo também tem que o fazer quando é criticado pelo publico do Glorioso!

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking