O Novo Blog Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. email: novogeracaobenfica@gmail.com


sábado, 4 de junho de 2011

FUTSAL: Benfica na Final

 ●  3 comentários  ● 
Depois da primeira derrota com o Instituto D. João V, a vitória de ontem (8-2) e uma vitória à tangente mas em grande superioridade hoje (2-1) deixaram-nos na final para jogar com o Sporting.

Silly Season é para falar de "craques"

 ●  16 comentários  ● 
Que me perdoem as "notícias do SouBenfica", mas Silly Season que se preze é para falar de jogadores. E o habitual, infelizmente, entra-e-sai no SLBenfica dá-nos sempre muito espaço para nos recrearmos com conjunturas... e fazer de "jogador de FM" também é interessante como hobby nestas alturas.

Vou começar pelo que acredito que devem ser empréstimos nacionais. Ou seja, jogadores do SLBenfica, preferencialmente da formação, e o respectivo enquadramento nacional.

Liga ZonSagres (jogadores a emprestar a clubes da I Divisão)
» Roderick Miranda e Ismahel Yartey merecem clubes do meio da tabela para cima e poderiam ser os novos "alvos" de Rui Vitória. Também os recém contratados Nuno Coelho e André Almeida deveriam estar em clubes com objectivos de lutar pela Europa. Estes dois só poderão entrar nas contas do plantel principal (como alternativas) se saíssem Maxi e Amorim. Por fim, João Pereira e André Carvalhas (estavam no Fátima) merecem e têm qualidade para um clube da I Divisão, juntamente com Lassana Camará e o Mário Rui, mas compreendo que estes, até por terem baixa estatura, pode ser complicado a I Divisão.

A confirmar-se, como desejo, a entrada no plantel de Oblak, M.Rosa, D.Simão, N.Oliveira e M. Victor, bem como de Urreta e Rodrigo, penso que sinceramente não temos mais nenhum jogador da formação que "cole" com possibilidades de jogar com regularidade.

Liga Orangina (jogadores a emprestar a clubes da Divisão Honra)
Meus amigos, temos neste divisão dois clubes de Lisboa (Belenenses, Estoril), um do Algarve (Portimonense), um clube treinado por Mozer (Naval) e pode ainda subir o União da Madeira que, como sabem é o "parente pobre" do futebol da Madeira. Clubes interessantes para colocar jogadores.

Assim sendo, temos a sair da formação o Bakar, Ruben Pinto, Alípio Brandão, Diogo Caramelo, Luis Martins, Junior, José Graça, Ademir, Diogo Caramelo e Jean Silva (acho que não me esqueci de ninguém)... Destes penso que o Jean, o Bakar, definitivamente o Ruben e o Diogo, pelo menos merecem ter um projecto que, no mínimo, lute pela manutenção na Liga Orangina.

Mas para o topo da Orangina, a lutar por títulos, temos ainda o Mário Rui e o Saná (se não conseguirmos a I Divisão) e o Leandro Pimenta. Os restantes, acho que não me estou a esquecer de ninguém, devem quebrar o vínculo com o SLBenfica e seguir o seu caminho.

Quanto ao que vai além da formação, sinceramente não vejo interesse em manter sob contrato com o SLBenfica jogadores como Weldon, Julio César, Airton, Menezes, Eder Luis, Fillipe Bastos, Fernandez, Balboa ou Kardec. Isso não quer dizer que não sejam até jogadores com alguma qualidade, como Airton, por exemplo ou mesmo Julio César. Mas será que têm qualidade que justifiquem ser atletas do SLBenfica? Isso não me parece... os padrões têm que ser mais elevados.

Pego ainda na dúvida do SouBenfica no tópico anterior (sou um craque do FM a fazer planteis ahahaha), em relação às posições de defesas centrais e avançados.

Defesas: A vinda do Garay parece cada vez mais certa, até pelo desinteresse do Sporting que via nele uma prioridade, e fará companhia a Luisão numa dupla que oferece garantias. Mas e os demais? Penso que não deveríamos ter mais que quatro, ou seja, mais dois jogadores, pelo que Jardel e Leo fechariam esta posição, mas eu sinceramente prefiro que um destes não fique e que Miguel Victor entre para ser solução.

Avançados: copiando directamente do tópico anterior, teremos: Nelson Oliveira, Weldon, Saviola, Cardozo, Nuno Gomes, Mora, Jara, Rodrigo, Uche, Melgarejo. Destes todos acho que Cardozo e Saviola não ficarão no SLBenfica... Uche e Melgarejo será bastante mais positivo emprestá-los para adaptação ao futebol europeu. Não tem que ser em Portugal, mas seria desejável. Nesse sentido, creio que é importante manter Rodrigo e contratar talvez um avançado de credenciais inquestionáveis. Claro, já não estou a contar com Weldon nesta equação.

Ah... A saída de Coentrão implica a entrada de um defesa esquerdo para titular. O problema é... quem?

Agora é vossa vez de "jogar FM".... :)

É notícia no Benfica...

 ●  8 comentários  ● 
25M + Garay levam Coentrão para o Real Madrid - Record

Melgarejo assume-se a caminho do Benfica para substituir Cardozo- Record e Jogo

Africano Uche chega para o ataque - ABola e Record

AG do Clube, com ponto único na ordem de trabalhos numa 3ª-feira - Record e ABola

Weldon tem presença garantida no plantel - Jogo

Rui Costa pondera abandonar o Benfica - ABola atráves do CM

Saviola é... transferível - DN

Não vou repetir os erros do passado em as tomar todas como boas ou sequer más. Quis só lança-las a vossa apreciação e comentário. E desejar que a atrocidade que constitui a permanência do Weldon seja mentira, tal como a venda do Coentrão envolvendo o Garay. É 30M ou nada e ponto final.

Sobre os avançados, já vamos em Nelson Oliveira, Weldon !!, Saviola, Cardozo, Nuno Gomes, Mora, Jara, Rodrigo, Uche, Melgarejo e o Ruiz diz que há negociações. São 11 no total e só vejo sairem uns dois. A não ser que o Nélson venha para fazer figura e o Rodrigo continue a rodar os 6M.

Na defesa, seria o Garay e o Luisão, Jardel, Leo Kanu, Miguel Vitor ou Roderick Miranda. Está aqui gente a mais.

Quanto ao Rui Costa, sem desprimor pela pessoa ou pelo benfiquismo, a ser verdade já vai tarde. O que lhe fizeram não se faz a ninguém e se ele realmente ama o Benfica não o pode permitir. Sobre esta notícia, já li num blog um post que deixa-me a ideia que pode mesmo ser o que vai acontecer. Se isso for assim, quem substitui? Couceiro, Humberto? Será que aquela notícia era verdade?

Por fim, gostava apenas de me recordar das muitas AG a que fui e que eram sempre, sempre à sexta-feira às 21 para permitir o maior número de sócios possível e incluindo sempre na ordem de trabalhos mais do que simples votações de números que os «velhos» aprovam sempre, mesmo que sejam pornográficos... não os percebem.

Não seria o momento (e local) certo para os sócios falarem à direcção? Para a direcção sentir os sócios, ouvir as críticas, dar as suas justificações e fazer as promessas de correcção? Não seria o local e momento certos para fazer tudo isso sem a presença de jornalistas? Fica a ideia...

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Sem margem de erro

 ●  14 comentários  ● 
A minha errada postura de terra queimada face a LFV, fez-me pensar sobre o clima que está criado no Benfica e que possivelmente é um dos maiores problemas do nosso clube.

Não há meios termos. Ou se apoia ou se quer derrubar, ou se é amigo ou inimigo, ou benfiquista ou portista, bem...

Dei por mim a recordar-me dos insultos que fui alvo por parte de benfiquistas que não se reviam nas minhas opiniões, apelidando-me de «infiltrado» do Porto até ameaças de porrada. E olhei também para as coisas que escrevi e tudo ia sempre entroncar a LFV na rua.

O facto de ter que moderar a minha atitude é isso mesmo, a atitude, e não as opiniões. Continuo a ser da opinião que LFV já faz mais parte do problema do que da solução, ainda que tenha que admitir que não é nenhum «cristo» como o pintei recentemente antes de, e bem, ter sido chamado a atenção pelo GB em nome também de outros colegas do blog.

No forum serbenfiquista onde participo, li um post que também já foi elogiado pelo Bola 7 e que diz assim:

«Demissão do Presidente que comete os mesmos erros há anos? Nem pensar, há que apostar na estabilidade.

Demissão do DD que ganhou uma liga em 3 anos e que ora é promovido, ora é despromovido sem que ninguém perceba o que anda lá a fazer? Nem pensar, há que apostar na estabilidade.

O técnico também fica (provavelmente devido ao contrato milionário senão era o bode expiatório perfeito) e então o que acontece?
O normal, revolução no plantel, ou seja passados anos a gastar dezenas de milhões por ano e com mais de 60 jogadores com contrato, descobre-se que é preciso rodar mais uma dúzia para isto ir ao sítio.

Mais surpreendente que este modus operandi, que já é repetitivo e enche os bolsos á troika, só a letargia e o conformismo dos verdadeiros benfiquistas que aplaudem e já viram os canhões para o porto, comunicação social, e abutres, parecendo que nem lhes custou nada esta mega enrabadela a todos os níveis do rival do norte».

É nesta parte final que gostava de me centrar e pedir aos benfiquistas para pensarmos nisto. Ou seja, o Benfica tornou-se o clube que não tem culpa de nada e onde a responsabilidade é sempre do que não estão ou já não estarão, ao ponto de sermos simpáticos sempre que alguém diz, mesmo que ao fim de 10 anos a persistir em determinadas situações, «desculpem lá que errei».

O Benfica infelizmente está letargico em cima de uma mentalidade subjugada ao «medo» do Porto. «Medo» no sentido de estarmos sempre preparados para lhes apontar movimentações na CS, nos bastidores da liga ou da fpf, com os árbitros, enfim, já criamos aquela ideia estranha de que não se critica nada no Benfica porque isso é dar força e razão ao Porto.

O resultado disso são anos e anos de erros, são centenas de jogadores contratados (mais de 200 na última década), são dezenas de treinadores dispensados e remunerados por tal (mais de 20), são directores desportivos, imprensa, dirigentes da liga e acima de tudo o papão da corrupção.

Temos que sair desta! Não podemos continuar a dar importância a quem não tem: O Futebol Clube do Porto, os seus dirigentes e as suas manobras. O Sport Lisboa e Benfica cresceu na sua história sem dar cavaco a ninguém, crescendo mais até que o país. É esse o caminho que temos que continuar.

Não temos, na próxima temporada, margem de erro. Nem no futebol nem em qualquer outra modalidade que, este ano, sem excepção ficámos sempre atrás do Porto, evidenciando sempre dificuldades em enfrentá-los com dimensão e capacidade, parecendo sempre termos maior fragilidade mental que eles.

JÁ CHEGA! Chega de andarmos a reboque deles. Que merda, mas afinal quem é que é o clube grande e quem é que tem o maior número de adeptos em Portugal? A primeira coisa que temos que rapidamente criar no Benfica é a noção de intolerância a falhar! NÃO SE FALHA NO BENFICA! Chega de ouvir o Jesus e outros a dizer que «não se pode acertar semrpe, é normal falhar algumas contratações, mas acertámos no Coentrão, DiMaria, etc.». NORMAL? Fonix... NORMAL É ACERTARMOS! A excepção deve ser falhar.

JÁ CHEGA! Chega de entramos em campo com medo deles, acabrunhados como se lhes ganhar fosse um feito muito complicado e que devemos levar ao céu se conseguirmos. SE?! Se o caraças, é para ganhar e acabou, joguem eles com 10, 12, 14 ou com todas as putas que usam.

O Vieira não tem margem de erro para continuar a justificar profissionais de competência questionável e para continuar a justificar as suas próprias atitudes questionáveis na competência, não há espaço para voltar a andar com conversas estéreis. Não podemos continuar a errar e de vez em quando acertar.

"Vai vir charters" para o Seixal

 ●  2 comentários  ● 

O mercado asiático é prioritário. O nosso presidente esteve há um ano atrás em Macau e estabeleceu contactos e esses foram desenvolvidos nos últimos meses, chegando a este ponto com a visita deste departamento governamental chinês ao Caixa Futebol Campus. Estamos muito perto de evoluir para um acordo de cooperação com este departamento no sentido de virmos a acolher atletas chineses junto da nossa instituição”

Passando a brincadeira do Futre, obviamente que olhando à dimensão e potencial do mercado asiático, não tanto em qualidade desportiva, mas mais em potencial de retorno financeiro, o SLBenfica tem que "surfar esta onda". Nunca será, claro, com a dimensão económica de um Manchester United, Real Madrid ou Barcelona, mas será algo a explorar claramente.

Por outro lado, com a dimensão Mundial que temos, haja títulos e performances significativas na Champions e veremos esse retorno financeiro com o mercado asiático a ser cada vez maior.

Força para o futuro

 ●  4 comentários  ● 
O Benfica infelizmente perdeu o campeonato de Basquete hoje para o Porto por 86-76.
Gostava no entanto de deixar uma palavra de incentivo para um conjunto de jogadores e treinadores que nesta época elevaram o nome do clube tendo conseguido títulos e feito uma participação bastante acima das expectativas na Europa. Acredito que esses jogos extra contribuíram decisivamente para a perda do campeonato pois impediram o clube de acabar a fase regular no 1º lugar e consequentemente de ter a vantagem de jogar mais jogos em casa na final dos play-off.

Esta derrota é um resultado óbvio de ter dado um passo maior que as pernas, não só pelo próprio clube mas também pela falta de preparação da Federação como se viu pelo agendamento de alguns jogos.
Para o ano acredito que com o mesmo treinador e ligeiras modificações na equipa, com americanos novos mais preponderantes e com mais sangue novo no banco acredito que será possível roubar o campeonato ao Porto.

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Apresentação do Benfica

 ●  25 comentários  ● 
Segundo consta, numa pré-época os clubes tentam entusiasmar os adeptos tentando marcar amigáveis com equipas de topo europeu... E se na Eusébio Cup o Benfica vai defrontar um dos clubes que pratica melhor futebol na Europa custa-me a perceber o raciocínio por detrás da escolha do Toulouse para o jogo de apresentação aos sócios.

Ainda para mais na entrada para uma época em que é essencial criar uma onda encarnada para carregar a equipa a repetir a época de 2009/2010.
Então não se conseguia convidar os amigos do Chelsea ou Real Madrid ou Atlético de Madrid que tão bem se têm safo em negócios com o Benfica tendo sacado alguns dos melhores jogadores a jogar na Europa nas suas posições ou a livrarem-se de refugos por 8,5 milhões?

P.S. - Consta hoje n'A Marca que Coentrão vai para o Real por 22 milhões. Mesmo que Garay esteja incluído no negócio um abate de 8 milhões ao valor da cláusula seria escandaloso especialmente porque o Benfica não é detentor da totalidade do passe. Antes de amaldiçoar Vieira, a sua mãe, querida esposa e filha vou esperar e rezar a todos os santinhos para que isto seja apenas notícia encomendada pelo Real em Espanha. Vou rezar e sou ateu, o que uma pessoa faz pelo Benfica...

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Ricardo Lemos - bem escolhido!

 ●  24 comentários  ● 
Volto a escrever o que já ando a dizer há umas semanas: Estou optimista para a próxima temporada e a contratação do benfiquista Ricardo Lemos para o lugar até agora ocupado por João Gabriel que "sobe" para o posto certo face às suas competências... é um excelente exemplo.

No tópico Duas contratações para 2011/12 e futuro disse-vos que para esta função deveria entrar alguém "do meio" jornalistico do futebol. Alguém que conheça as pressões e "necessidades" dos que diariamente se "alimentam" das notícias do SLBenfica. Ricardo Lemos é um desses, há outros, mas Ricardo Lemos é claramente um nome que encaixa no perfil. E é benfiquista...

Para "completar o ramalhete" do que disse há semanas serem motivos para ficar animado, falta manter Fábio Coentrão, preferencialmente com o contrato muito melhorado, vender Cardozo por 20M€ e libertar o peso salarial de Aimar e Saviola (estimo cerca de 4M€/ano de poupança) - são dois excelentes jogadores, mas face ao momento económico a sua performance pode ser colmatada (talvez com menos "brilhantismo", mas colmatada)... e por muito menos dinheiro.

Sei que são saídas discutíveis, mas é a minha opinião.

Por fim, é cada vez mais sólido o "boato" do Record sobre o Octávio Machado. Só me pronunciarei depois de conhecer o enquadramento da sua função no SLBenfica e qual o futuro destinado a Rui Costa, Luis Filipe Vieira e (eventualmente) mais alguém que venha para a SAD no que diz respeito, portanto, ao futebol. Se for para a função que acredito, sou favorável à sua entrada.

Como disse antes do último jogo da Luz, no tópico De saída para a Luz para (não) me despedir deles... assim de repente, estou contente com a preparação da nova temporada.

PS- Muitos parabéns ao Eagle01 pelos seus recentes contributos. Sem dúvida um (muito) valor acrescentado ao blog.

Obesidade mental

 ●  18 comentários  ● 
Portugal, 1 de Junho de 2011

Há anos que escrevo sobre assuntos que directa ou indirectamente estão relacionados com o Benfica, desde as primeiras cartas que enviei para o RECORD e JOGO, na década de 90 do século passado, cartas que eram publicadas com regularidade na secção do “correio” ou “tribuna” dos leitores, até aos comentários que vou conseguindo registar nas edições de BOLA e o RECORD online.

Desde sempre que tenho como principal preocupação defender a verdade desportiva e o Benfica, mas cedo descobri que esta “luta” não pode ficar completa sem identificarmos (e combatermos) um “inimigo” subtil e aparentemente “invisível” que se chama “comunicação social”.

Há muito que nas minhas cogitações de leigo, percebi que as mensagens da comunicação social não são iguais nem agressivas e geradoras de instabilidade para todos os clubes. E percebi que há uma modulação de conteúdos das mensagens em função dos poderes económicos que hoje tomaram conta dos órgãos de comunicação social (ocs), sejam jornais, rádios e televisões. E que condicionam a orientação editorial dos seus próprios ocs. O caso da Olivedesportos, da TSF, DN e JN serão os mais evidentes. Mas há outros.

Ao longo dos anos, tenho assistido a campanhas mediáticas lançadas por estes jornalistas do bulling, contra elementos do Benfica e por tabela, contra o próprio Benfica. O caso mais antigo que recordo foi a critica sobre o brasileiro Lima que marcou o golo em Marselha, na meia-final da Taça dos Campeões, e que nunca teve vida fácil porque havia demasiadas referências negativas sobre ele nos jornais (assim eu entendia). Depois tivemos os “problemáticos” russos, a seguir a táctica do “pirilau” de Paulo Autuori, mais tarde foi a história da “armada inglesa” e do “casmurro” Souness, no 2º ano de contrato descobriram que Heynckes não percebia o futebol português, depois Vale e Azevedo que queria “vender” o Benfica (fora as trapalhadas), mais tarde foi o Trapatoni “defensivo”, a seguir Koeman que deixou de perceber o futebol português quando apostou em Moretto em detrimento de Quim, Fernando Santos que não tinha “carisma”, Camacho que já estava “fora de época” e Jesus que de um ano para o outro, deixou de ser um bom treinador para ser um despedido em fila de espera. Ah, e Roberto que virou “frangueiro”.

Todas estas ideias e muitas mais que não cabem aqui (outras já nem recordo), são “vendidas” pela comunicação social aos adeptos do Benfica com determinados propósitos. Deformar em vez de formar, condicionar em vez de ensinar.

Vem a propósito disto um “powerpoint” que circula na net há alguns anos, sobre um alegado livro escrito por um alegado Prof. Andrew Oitke de Harvard. O livro intitulado “Obesidade Mental” contém referências que se encaixam bem nesta problemática. Aqui vão algumas:

As pessoas viciaram-se em estereótipos, em juízos apressados, em ensinamentos tacanhos e em condenações precipitadas. Todos têm opinião sobre tudo, mas não conhecem nada”.

Os ‘cozinheiros’ desta magna “fast food” intelectual são os jornalistas, os articulistas, os editorialistas, os romancistas, os falsos filósofos, os autores de telenovelas e mais uma infinidade de outros chamados ‘profissionais da informação”.

Os telejornais e telenovelas estão a transformar-se nos hamburgers do espírito. As revistas de variedades e os livros de venda fácil são os “donuts” da imaginação.”

O jornalista alimenta-se, hoje, quase que exclusivamente de cadáveres de reputações, de detritos de escândalos, e de restos mortais das realizações humanas. A imprensa deixou há muito de informar, para apenas seduzir, agredir e manipular.”

Jornalistas e comunicadores em geral desinteressam-se da realidade fervilhante, para se centrarem apenas no lado polémico e chocante.”

Estas opiniões agradam à minha sensibilidade. Também penso que é assim e que todo este envolvimento mediático e mediatizado, desde que bem “orquestrado” resulta em prejuízos monstruosos para pessoas e instituições. Para algumas, não para todas.

“Hoje” foi Jesus e as alegadas “luvas” no contrato de Júlio César, “ontem” foi Vale e Azevedo e o alegado aproveitamento de 5 milhões de euros nos negócios com a Euroárea, “anteontem” foi o contrato de benefício que Monteiro Lemos, administrador da RTP, teria assinado com o Benfica de Jorge de Brito, quando nos comprou os direitos televisivos. Tudo falso ...

Condenações feitas na praça pública por meliantes de papel e caneta. Condenações que não têm reparação possível. Até quando?

Um pedido de desculpa e um agradecimento

 ●  5 comentários  ● 
Primeiro de tudo quero dizer que se calhar tenho o coração muito perto de garganta e quando vejo o Benfica a perder então fico doido e se calhar digo coisas sem pensar e sem saber o que estou a dizer!

Há uns post atrás ataquei o treinador de andebol o Sr José António Silva porque tinha dito que queria continuar a ganhar.... e eu perguntei ganhar o que ? Se o porto tem sido campeão desde que este sr chegou ao nosso clube?
Depois de ter criticado forte e feio foi ver o percurso da nossa equipa de andebol e tenho a dizer que são uns verdadeiros lutadores , não por terem ganho a taça mas sim pela forma como correm e lutam pela nossa camisola por isso peço desculpa por ter falado do que não sabia e acima de tudo para o ano vou acompanhar mais de perto esta modalidade para ver se o porto também não ganha estes campeonatos como ganha os do hóquei ....

Obrigado


1Miguel MoreiraGuarda Redes00
12João FerreirinhoGuarda Redes300
16Ricardo CandeiasGuarda Redes320
10Cláudio PedrosoLateral Direito30135
88Milan VucicevicLateral Direito3254
2Pedro PenedaLateral Esquerdo138
6David PintoLateral Esquerdo12
7João LopesLateral Esquerdo3122
9Georgi ZaikinLateral Esquerdo1646
13Nuno RoqueCentral3298
18Carlos CarneiroCentral30198
17João PintoPivot10
19Rui SilvaPivot1529
54José CostaPivot3087
5David TavaresPonta Direita32158
22António AreiaPonta Direita2030
8João PaisPonta Esquerda2338
11Pedro PinheiroPonta Esquerda30
15Pedro GraçaPonta Esquerda2848

E um muito obrigado

Director Desportivo Luís Gomes
Treinador Principal Prof. José António Silva
Treinador Adjunto Prof. João Castro
Fisioterapeuta João Leitão

terça-feira, 31 de maio de 2011

Bullying jornalístico

 ●  19 comentários  ● 
Portugal, 30 de Abril de 2011

As notícias dadas à estampa nos últimos dias não podem deixar sossegados os benfiquistas. Por várias razões.

A 1ª razão é que se pensava que com esta Direcção, definitivamente tinham acabado as visitas da PJ aos escritórios do Benfica.

A 2ª razão é que com esta Direcção se pensava que tinha acabado a falta de respeito da comunicação social relativamente ao Benfica.

A 3ª razão é que com esta Direcção tinham acabado as novelas com contratos, prémios de assinatura, prémios de conquistas, etc.

E como se percebe, nos últimos tempos diversos acontecimentos comprovam que afinal está tudo quase igual aos tempos da Direcção do Dr.º Vale e Azevedo. E está quase tudo igual, porque – tal como nessas alturas – as notícias baseando-se em meias verdades e meias mentiras, são programadas para desestabilizar a massa adeptos do Benfica e dar um pretexto aos ditos notáveis para criticarem a gestão. E também para entreterem os adeptos dos clubes rivais. Tal como há 11/12 anos atrás.
A substância das notícias anda tudo na base do mesmo, num dia é um jornal que cita fontes, no outro dia é uma rádio que cita o jornal, no dia seguinte é uma televisão que faz noticia no telejornal, citando a rádio e o jornal, etc. É aquilo que eu chamo de “requentar” a comida feita na véspera e continuar a chamar-lhe “prato do dia”. Mas este é o jornalismo que temos e nunca procede desta forma com os outros dois clubes rivais. O recente caso das “luvas” pagas por Pinto da Costa apareceu num dia e desapareceu no dia seguinte.

Não sendo apoiante de Vieira nem das mentiras que fizeram dele o Presidente do Benfica, também não sou inocente e jamais me colocarei do lado de fora para atacar o Benfica e os seus dirigentes. Por isso a minha posição hoje e sempre é defender o Benfica, porque entendo que havendo problemas de legalidade ou outros, eles devem ser resolvidos internamente e no âmbito dos Estatutos do Clube. Não na praça pública como quer a comunicação social.

Lembro que durante 3 anos, o Dr.º Vale e Azevedo foi acusado de tudo e mais alguma coisa através da comunicação social. Eram os contratos suspeitos da contratação de Poborsky, era a falta de pagamento, era a falta de credibilidade, era mil e uma coisa que depois se veio a resumir em 3 miseráveis processos: (1) o do cheque do Ovtchinikov (em que foi condenado por peculato, foi absolvido de devolver o dinheiro), (2) o dos terrenos da Euroárea onde foi acusado de ter metido ao bolso 5 milhões de euros e afinal acabou condenado por ter falsificado uma assinatura que teria beneficiado a contabilidade do Benfica (falsificação que qualquer um poderia ter feito) e (3) o do não pagamento de impostos, processo em que foi absolvido (mas não veio na 1ª página dos jornais, só nas interiores e em letras bem pequenas).

Estamos hoje, mais de 10 anos depois, em situação semelhante. Começou pelo contrato do Júlio César, onde o Benfica apenas foi notificado a mostrar recibos de pagamento mas já se especula que parte do dinheiro foi para pagar a nova casa de Jorge Jesus (!?). E também já se especula que há mais contratos de jogadores do Benfica a ser investigados, sem o Benfica ter sido notificado, mas especula-se. O caso mais mediático, é o de Roberto que alegadamente terá servido para pagar o prémio do campeonato (!?) a Jorge Jesus.

Analisando o que foi publicado e lendo nas entrelinhas, temos uma mão cheia de nada. A casa de Jesus custou mais de 1,5 milhões e o seu advogado também o representa noutros processos, assim como a muita mais gente. Até ao verdadeiro empresário do jogador. Depois o Roberto, que já não basta ser mal tratado pela crítica como é utilizado contra Jesus, que ainda há dias tinha sido noticiado (e pelos mesmos do CM) como tendo declarado mais de 3 milhões de euros de rendimento em 2010. Ora se o acusam de ter sonegado informação fiscal, como é que os jornais publicam que ele ganhou toda esta barbaridade de dinheiro? Mentiram quando? Na 1ª notícias dos 3 milhões ou agora?

As “peças” claramente não encaixam. E por isso vejo que a comunicação social continua a fazer bullying jornalístico ao Benfica. Eles não nos querem no “recreio”. Entenda-se, em boa posição para ganhar o campeonato. Qualquer coisa serve para dividir a massa adepta do Benfica. Basta alguém dar a “ordem”.

Não nos podemos esquecer que este é o último ano de mandato. E que vão haver eleições para a Direcção do Benfica. E que os contratos com a Olivedesportos terminam em 2013.

Há coisas engraçadas...

 ●  12 comentários  ● 
Segunda a Federação Argentina de Futebol, o Benfica é o clube com mais jogadores convocados actualmente para o jogo particular com a Nigéria.

Boas notícias?

 ●  12 comentários  ● 
Li com muita atenção alguém que, pelo seu benfiquismo, aprendi a respeitar. Mordaz como todas as pessoas inteligentes, mas sempre apaixonado pelo SLBenfica. Reza assim:

"Muitos de vocês estranharam o facto da entrevista de Luís Filipe Vieira ter sido, não na BenficaTV, mas sim na TVI.

Neste processo todo das notícias que vieram a público, após a acusação da ainda ex-mulher-ou não de Pinto da Costa, das chorudas comissões que no FCP se vai recebendo. Nada de novo portanto, aquela SAD é paga e sempre funcionou assim, como também não é novidade nenhuma a existência das famosas comissões escuras.

Tanto o FCP como SCP, beneficiaram da renegociação do contrato com o Olivedesportos, algo que com o Benfica não sucedeu. A pressão foi colocada pelo Benfica exigindo um valor acima dos 25M€ -pelo que se falava o ano passado ofereceu Joaquim Oliveira 20m€- e o Pinto da Costa ainda mais intensificou essa pressão, exigindo que, fosse qual fosse o resultado da renovação do Benfica, o FCP receberia sempre 80% do valor a ser pago ao Benfica.

Ontem, Luís Filipe Vieira foi à TVI. Não foi À SIC nem à RTP. E porquê?

Há uma "relação" entre Pais do Amaral e o Benfica desde que Manuel Vilarinho e Luís Filipe vieira, tentaram combater o Benfica.

Em entrevista ao Correio da Manhã, falava assim Pais do Amaral:

«(...) Ou seja, a aproximação da TVI ao Benfica de Vilarinho foi apenas estratégica…
Não, nessa altura nós manifestámos interesse em colaborar com a direcção e investir nalgumas áreas. Mas depois a direcção de Manuel Vilarinho optou por uma aliança estratégica com a PT e com a Olivedesportos e nós ficámos de fora e não pensámos mais no assunto.
Uma decisão que não caiu bem junto da Media Capital. A TVI ficou com esse ‘crédito’ no Benfica? No deve e haver, a TVI sente que deu mais a Vilarinho do que Vilarinho à TVI?
(pausa) Bem, se calhar se não fosse a TVI não haveria Benfica hoje.
Benfica talvez houvesse, não teria havido provavelmente é direcção de Manuel Vilarinho…
Eu penso que não haveria Benfica. Tal como ele é, Benfica dos sócios, não haveria.
E, portanto, está aí a reclamar o seu ‘crédito’ junto do Benfica. Quando é que a TVI cobrará essa ‘factura’ ao clube encarnado?
(risos) Não estou a reclamar nada. Estou só a constatar um facto. Não há dívida nenhuma. (...)»

http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/lazer/tv--media/se-nao-fosse-a-tvi-ja-nao-havia-benfica?nPagina=3

http://www.tsf.pt/PaginaInicial/Interior.aspx?content_id=723989&page=1

Agora, o empresário português Pais do Amaral está a regressar em força aos ‘media’, depois de no mês de Fevereiro de 2011 ter concluído a aquisição de 10% da Media Capital, dona da TVI, de que foi nomeado presidente do Conselho de Administração.

Ou seja, o regresso ao passado (ano 2000, após o Bug do milénio falhar!), é visível em todo este processo de união de forças entre Luís Filipe Vieira e Pais do Amaral, com o intuito de fazer frente ao poderoso Joaquim Oliveira e aos media que ele comanda.

Por isso a presença ontem de Luís Filipe Vieira na TVI.

Agora o que importa falar.

Tudo indica que a Partrouge, empresa financeira do empresário português, passou a ser titular da Worldcom, que detém os direitos de venda da Liga espanhola para Portugal. Miguel Pais do Amaral e Pedro Morais Leitão foram nomeados gestores da empresa, enquanto Carlos Soares, irmão de Rui Pedro Soares, e Rui Mão de Ferro (que tinha entrado para a gestão do grupo durante o mês de Maio) saíram.

De recordar que a Benfica SAD admitiu à CMVM estar em conversações para vender os direitos televisivos dos jogos do Benfica ao empresário. Miguel Pais do Amaral, sabe o CM, tem intenção de lançar um canal desportivo que possa concorrer com a Sport TV, de Joaquim Oliveira.

Ontem, foi mencionado várias vezes entre Amigos, que tudo indica estar para breve uma informação definitiva em relação ao futuro das verbas dos direitos televisivos que o Benfica irá receber.

Será por isso que há uma certa inquietude em Joaquim Oliveira?

... mesmo assim, ainda vou esperar para ver.

Nunca escondi a ninguém a relutância que sinto nesta aproximação ou num cenário de "não-renovação" com a Olivedesportos. Relutância não porque me falte vontade, mas sim porque receio não haver coragem para tal.

Mas também não sou cego e começo a juntar as peças do puzzle. Se estas opiniões - aprendam de uma vez a ler os blogs como apenas isso - se confirmarem no tempo, estarão porventura reunidas as condições para Luis Filipe Vieira dar um dos maiores abanões da história do futebol português.

Corria o dia 16 de Março deste ano quando falei precisamente da possibilidade de se cortar com Joaquim Oliveira, e afirmei: "se o fizer, Luis Filipe Vieira será possivelmente um dos mais importantes presidentes do SLBenfica, de sempre e quem sabe se para sempre".

É isso que está em causa e, sinceramente, estou-me nas tintas se decidiu fazê-lo porque se "sente apertado" com os maus resultados e que tem que fazer algo que... o "segure" no SLBenfica. Eu já disse, e agora que isso das comissões volta a ser tema, e repito: Por mim não me choca que haja recebimento/pagamento de comissões em vez de vencimentos, o que me choca é se houver gente a ser paga em comissões e o SLBenfica não saia beneficiado disso, com a contratação de jogadores que sejam mais valias efectivas.

PS- Só a mim é que esta notícia, a confirmar-se, cheira Octávio Machado?

segunda-feira, 30 de maio de 2011

ESTOU ESCLARECIDÍSSIMO!

 ●  37 comentários  ● 
O Presidente falou e, face às questões em causa, não tenho motivo para não acreditar totalmente nas suas palavras:

- Julio César não é nem pode ser motivo de suspeita face à forma como foi pago ao Belenenses.
- Roberto não foi nem pode ser motivo de suspeita e foram apresentadas provas nesse sentido.
- Os jornais e jornalistas (espero que não se esqueça do DN e JN) serão algo de queixa judicial
- Foi lançado o desafio - e muito bem - para que se investigue tudo no SLBenfica e FCPorto
- Fábio Coentrão só sai por 30M€.

Obrigado pelo esclarecimento, Presidente.

Quando não concordo consigo assumo-o, quando o Presidente está bem tem o meu devido elogio.

Presidente fala no Jornal da 8, na TVI ás 20.00

 ●  11 comentários  ● 
A minha expectativa, tal como pedi antes e estou totalmente convicto que vá acontecer, é que o Presidente esclareça todos os benfiquistas sobre a calúnia que temos sido alvos por parte da Cofina e pelo grupo de Joaquim Oliveira.

Aos que achavam que o Presidente não tinha nada que o fazer, fica a resposta que o GB e muitos outros blogs estavam certos quando diziam que era a melhor forma de esclarecer os benfiquistas e humilhar a Cofina e a Sportinvest.

Como sabem, criticar apenas o que deve ser melhorado... Mas também elogiar sempre que faz sentido e é merecido.

Não é fácil estar perante temas desta delicadeza. Mesmo inocentes, podemos sempre dizer algo que, por imprudência, nos co prometa injustamente e não deixe claro na cabeça de todos a transparência que caracteriza o SLBenfica, face até ao oposto levado a cabo pelos corruptos a norte e respectivas filiais de norte a Sul (SCP incluído).

Parabéns ao Presidente do SLBenfica pela frontalidade e disponibilidade.

Fez o que tinha que ser feito.

Tudo de volta ao normal...

 ●  13 comentários  ● 
Que é como quem diz: os roubos ao Benfica e aos clubes não alinhados são agora a regra e segundo Vítor Pereira - o cabrão que manda na arbitragem - o balanço das arbitragens nesta época foi francamente positivo!


Isto na época com arbitragens mais vergonhosas desta década (o que já era difícil) em que o Benfica foi escandalosamente roubado e os corruptos escandalosamente carregados ao colinho.

Por estas e por outras é que ainda não me resigno ao apoio ao Corrupto Fernando Gomes para a Presidência da Liga. Foi a subida desse indivíduo ao poder com o apoio de Vieira que entalou totalmente o Benfica esta época e que para mim vai continuar a prejudicar o clube enquanto que a Arbitragem e Justiça não passarem totalmente para a esfera da FPF.

Só me resta esperar que essa mudança esteja a ser bem preparada pelo Benfica, com a construção de uma candidatura forte em que as Associações prejudicadas pelos corruptos do Porto e Braga se revejam e votem em força.

Miguel Rosa até 2016

 ●  5 comentários  ● 
Muitas vezes falado aqui neste espaço, Miguel Rosa parece ter de facto conquistado um lugar no Benfica. Aos vinte e dois surge a renovação de contrato até 2016, naquela que parece ser uma aposta séria no médio que nas últimas duas temporadas esteve emprestado ao Carregado e Belenenses, tendo nas duas temporadas sido o melhor marcador das respectivas equipas ... curiosamente com o mesmo número de golos, onze!

Já me foi garantido. Falei com o presidente, mas tanto Rui Costa como Jorge Jesus têm conhecimento. Vou fazer a pré-época e ficar [no plantel]”, confirmou Miguel Rosa este fim de semana antes do último jogo em Belém para a Liga Orangina.

Adivinhem quem desceu à 2º Divisão B

 ●  13 comentários  ● 
Quem desceu à 2º Divisão B??? O Varzim, que fez o protocolo com o SLBenfica e o Fátima que já tinha o protocolo com o SLBenfica.

E quem sobe à Liga ZonSagres? Mais dois clubes do Norte, ambos com conhecidas afinidades com o azul-corrupto do Dragão.

Não chega? Então e... quem desce à Liga Orangina? O clube do Sul que pouco honrou as ajudas corruptas (Portimonense) e a Naval que ousou ter um treinador benfiquista.

QUE VERGONHA ESTE FUTEBOL NACIONAL!
CORRUPTOS!!!!!

Entretanto, por falar em corruptos...


Piqué, em Agosto terás oportunidade de repetir essa frase, mas desta feita aos "mestres" da corrupção e dopagem... depois de mais uma vitória do Barça (eu que até prefiro o Real Madrid!). Acredita que sejam quem forem os teus destinatários, perto desse vosso futuro adversário... são uns meninos.

PS- E a cruzada com CM pelo tema do Jorge Jesus continua! Volto a apelar à contenção verbal dos benfiquistas e a esperarem por dados oficiais para julgarem seja quem for neste assunto. É um tema delicado, que mexe mais do que com a responsabilidade profissional, mas também com o bom nome das pessoas. Vamos com calma, companheiros. Ninguém é culpado através do CM.

Pedido de Desculpas

 ●  8 comentários  ● 
Conforme já tinha sido dado conhecimento pelo GB, quando fui há dias confrontado por este e por alguns comentários de benfiquistas no blog, sobre o teu dos meus tópicos apercebi-me que se calhar me deixei levar em demasia na ansiedade de «mudar o rumo».

Dei por mim a tomar tudo o que é noticia por certa e a apontar sempre o mesmo culpado.

Obviamente que não vou com este email fazer um elogio à política do Vieira que não concordo e não me revejo, mas daí até ao teor de alguns posts que tenho escrito, vai uma grande distância.

Segundo me informou o GB a verdade é que houve queixas de leitores e de outros bloggers que me pediram mais contenção verbal e melhor triagem quando comento as notícias.

Pelo meu erro, como assumi perante o fundador deste espaço, peço desculpa. Não confundam o pedido de desculpas com estar a dizer que está tudo bem ou sequer com concordar com o GB quando este escreve que a época que vem está quase fechada e bem planeada. Mas por outro lado também não tenho o direito de estar sempre a disparar sobre o presidente do Benfica.

Talvez seja mais correcto, quando se é parte do problema, fazer como o Jedivermelho e fazer uma pausa sabática para não prejudicar o blog com textos onde os benfiquistas não se revêem.

domingo, 29 de maio de 2011

SONDAGEM: Quem deverão ser?

 ●  14 comentários  ● 
No seguimento do tópico Duas contratações para 2011/12 e futuro, que vos pedia que lessem antes de comentar este tópico, gostaria de lançar uma sondagem:

1. Que posições devem ser reforçadas ou definidas na SAD?

2. Quem deverá ocupar essas posições?

Respostas GB:
1. Director Geral para o Futebol e Responsável de Comunicação da SAD
2. Director Geral Futebol: José Veiga ou Rui Costa; Responsável de Comunicação: José Marinho, João Gobern ou Carlos Daniel

PS - Não se dispersem em comentários sobre a minha escolha. Façam a vossa! Antecipo-vos uma explicação sobre José Veiga e José Marinho: Em primeiro lugar porque entendo que o SLBenfica deve deixar de ser um clube de facções e oposições para passar a ser um clube onde têm lugar todos os que querem o melhor para o SLBenfica. Um clube de União. Depois, porque (tal como aos outros que indiquei) lhes reconheço competência, um pelo trabalho feito (Veiga) e outro pelo que tenho lido das suas posições na blogsfera.

Não julguem as opiniões uns dos outros. É uma sondagem, não um julgamento.

BASQUETE: Na negra, nas asas de Ben Reed

 ●  7 comentários  ● 
Um grande final, com uma enorme exibição de Ben Reed & Companhia. Vamos à negra para vingar os festejos corruptos no relvado da Luz. FORÇA BENFICA!

A MÍSTICA ganhou a Taça de Portugal!!

 ●  8 comentários  ● 
Depois de batermos o Porto na Meia Final da Taça de Portugal, o Pavilhão de Tavira assistiu a um super-intenso jogo de Andebol.
O nosso Benfica puxou dos galões e numa exibição de grande raça, querer e ambição chegou á conquista do segundo troféu na temporada, a Taça de Portugal que não conquistávamos desde 1987.

Numa equipa que foi verdadeiramente fantástica nos momentos mais difíceis da partida (a cinco minuto do fim estivemos a jogar com menos dois), sobressaiu toda a classe do Carlos Carneiro e um guarda redes intransponível (Ricardo Candeias!!!!) nos últimos minutos que defendeu tudo.

Parabéns Equipa!!

Duas contratações para 2011/12 e futuro

 ●  16 comentários  ● 
Não tenho qualquer motivo para alterar a expectativa favorável que tenho em relação à construção do plantel para 2011/12. A aposta em alguns jovens da formação e alguns reforços a custo zero relevantes contratados há algum tempo como Nolito, Mora, Rodrigo...

O que gostaria de falar é sobre a necessidade de a SAD do SLBenfica rapidamente apostar na importância do "Killer Instinct" na Gestão e, por isso não contratação de duas figuras centrais para o futebol e comunicação.

O mundo do futebol, especialmente no que diz respeito a Clubes com elevadíssima dimensão mediática como o SLBenfica, é cada vez mais competitivo e obscuro no que toca à contratação e/ou venda de jogadores. Cada vez mais se usam "armas exteriores" para jogar neste tabuleiro da contratação, venda e até manutenção dos jogadores nos planteis. Armas exteriores são... a imprensa, os emissários corruptos, os empresários, enfim...

Tentemos não ser faccioso e olhemos a exemplos de terceiros. O SportingCP por exemplo, com a chegada de Luis Duque e Carlos Freitas, independentemente da qualidade dos alvos, a realidade é que quando os nomes aparecem na imprensa, em menos de nada são anunciados com reforços do clube. No FCPorto este tipo de movimentação faz escola e as... "armas exteriores" são muito bem controladas.

Um bom exemplo da importância deste factor é o que fez José Mourinho em Madrid. Ao perceber da forma pouco direccionada como Valdano liderava o futebol, não descansou enquanto não o fez "cair da cadeira" para alterar o paradigma de comunicação e gestão do futebol.

Há, neste momento, duas funções no SLBenfica a precisarem de intervenção imediata.
Em primeiro lugar o cargo que está em aberto: Responsável de Comunicação da SAD. Com a saída de João Gabriel para a comunicação do Grupo Benfica e não apenas do futebol (boa medida), tornou-se fundamental preencher o cargo de responsável de comunicação da SAD.

A escolha que vier a ser feita para este cargo tem que ser absolutamente criteriosa. Tem que ser alguém do meio da comunicação no futebol e, acima de tudo, benfiquista. Infelizmente o Presidente do SLBenfica conseguiu criar, entre estas pessoas, um conjunto de anticorpos que impedem a escolha de alguns. Neste perfil encaixam nomes como Nuno Farinha, João Gobern, José Marinho ou Carlos Daniel... mas não têm que ser estes, pode ser outros.

Como com Socrates, a pessoa que lidera tornou-se um problema para implementar de forma viável... as suas próprias ideias. Luis Filipe Vieira, para conseguir chegar ao fim deste mandato e poder renova-lo nas eleições tem, de uma vez por todas, de colocar de parte aquela sua ideia que consegue ser o "Pinto da Costa do Benfica". Isso não existe, nunca vai existir... e não pode existir.

Será o "Killer Instinct" desta pessoa que permitirá controlar e antecipar as movimentações na impensa, ao mesmo tempo que definir as mensagens de comunicação dos diferentes "players" do futebol do clube - jogadores, treinadores, director desportivo, etc.

A outra função que tem que ser novamente suportada de forma efectiva é, obviamente, a de Director Desportivo ou, se preferirem, Director Geral da SAD... ou ambas também poderá ser uma opção.

Há duas escolhas óbvias para este cargo: 1. Não ser Vieira; 2. Rui Costa.
Quanto à opção "Não ser Vieira" parece-me óbvia e fundamental para todos. Como no assunto anterior, a capacidade de Luis Filipe Vieira se distanciar de uma área onde é incompetente (o futebol) será algo que marcará a sua possibilidade de se manter no SLBenfica como Presidente.

Sinceramente, essa postura por parte do Presidente é algo que não lhe revejo possível. Na última década a sua postura tem sido bastante mais sobranceira, altruista e... Presidencialista. Os resultados disso estão à vista e era importante que ele percebesse que qualquer sucesso será efémero se não souber ser bem estruturado ou se for executado de forma sobranceira.

Por outro lado, se a opção Rui Costa já mostrou sucesso e lançou as bases do que viera a ser o SLBenfica campeão, por outro lado a sua postura de silêncio face às sucessivas desvalorizações do seu cargo e função... não inspiram grande opção.

Nunca escondi que com Rui Costa a Director Geral para o futebol - com gestão autónoma deste pelouro - e com Nuno Gomes como pilar de ligação com a equipa de futebol profissional, este ano acumulando com a função de jogador e na próxima temporada definitivamente "no gabinete", seria a opção mais directa.

Se não quisermos apostar no Nuno Gomes, outra opção pode ser (e nunca pensei dizer isto) Octávio Machado, sim. Na directa função de operacional da SAD junto da equipa de futebol. O ponto de contacto entre a SAD, o Dpt. de Comunicação e a equipa de futebol.

Para a Direcção Geral a aposta não pode ser simplificada em Humberto Coelho. Não funcionaria. O SLBenfica precisa de alguém que conheça os meandros das negociações, que possa chegar aos mais conhecidos empresários e liderar negociações de forma rápida, objectiva e favorável.

Seja quem for que ocupe esse cargo tem que ter uma postura: Não delegar em emissários as negociações, que tem sido uma "assinatura" cómoda de Luis Filipe Vieira e tem os resultados que se vêem em Lisandro Lopez, Falcão, Alvaro Pereira, James Rodriguez, entre outros.

A contratação de jogadores tem que ser liderada directamente pelo Director Geral para o futebol que não pode ver nos empresários dos jogadores... gente sem relevo. Eles são elementos-chave nas negociações e devem ser respeitados e remunerados como tal. Não gostamos das regras? São as que existem... seguramente é com clubes que o tratam assim que, por exemplo, Jorge Mendes tem feito as grandes transferências.

Serei só eu que vejo nestas duas funções, factores absolutamente vitais - tão ou mais que a contratação de um grande jogador - para o sucesso do SLBenfica no futebol?

ranking